PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Semana Farroupilha

                                    20 de Setembro de 1835 - Revolução Farroupilha.

Hoje deu-se início aos festejos da Semana Farroupilha.

Para os que não sabem, esta semana se comemoram os feitos macanudos dos Farrapos, os revolucionário Gaúchos que no ano de 1835 levantaram-se em armas contra o Império do Brasil na busca de sua Independência dentro dos ideais Republicanos, e por dez anos a REPÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL lutou contra o todo poderoso Império.

                 Revolução Farroupilha

Foi a mais extensa Guerra dentro do Continente Americano. Dez anos de peleias, morte, atos heroicos e traições.

Porém pouco se tem a comemorar este ano, pois vemos o Estado arruinado em suas finanças e um Governo Estadual que não sabe que caminho tomar.

                Revolução Federalista 1893 - Maragatos

Infelizmente o Rio Grande do Sul, vendo a situação de seu funcionalismo público quer civil ou militar,  desrespeitado pelo Governador, desrespeito que iniciou ainda durante a campanha ao Governo do Estado, quando disse que se os professores quisessem o piso, referindo-se ao piso salarial, mandou-os passar em um Loja de material de construção onde tem muitos tipos de pisos.

Debochado.

Piadista sem graça.

Mal educado.

Professor algum merece ser tratado desta maneira, Senhor Governador.

                Revolução Federalista 1893 - Maragatos

Mesmo assim milhares de professores deram o seu voto ao Gringo, que nem é Gaúcho por origem. Pois se é gringo é italiano, e italiano nem mesmo se diz brasileiro.

                          O velho Zeca Neto - 1923

Segundo ato falho dos Rio-grandenses, pois o primeiro foi ter eleito para governar o nosso Estado uma estrangeira lá de São Paulo que deu início a ruína econômica de nossa terra tricolor.

O Rio Grande na verdade está de luto e sem rumo político.


Vergonha.

Uma vergonha que muitos vão ter que amargar e espero que erros grosseiros como esses não mais voltem a acontecer.


Por uma questão puramente de tradição, gosto e costume, andarei toda a semana pilchado, porém, mais em protesto do que por comemoração.

Rio Grande erga tua cabeça, não esqueça os ideais Farroupilha e lembre sempre que a traição é tão hedionda que deixou a mercê dos Imperiais nossos bravos Lanceiros Negros, para que fossem cruelmente assassinados em Porongos e sinto que as promessas feitas em campanha soam hoje como um traição, não a mim, mas aos que nesse Gringo votaram.

                Getúlio e a Revolução de 1930.

Pelo sangue dos Lanceiros, pelo valor de minha Terra, pelas tradições e pelos feitos Farroupilhas de 1835, pela Federalista 1893, onde os Maragatos se entreveraram com os Pica-Paus, pela Revolução de 1923, onde novamente os Maragatos pelearam desta vez contra os Chimangos, pela Revolução de 1930 ao lado de Getúlio Vargas, que mudou a cara do Brasil e terminou com a nefasta política do Café com Leite, dos atrasados coronéis mineiros e paulistas, pela bravuro e obstinação dos Gaúchos e outros Rio-grandenses que em 1961, levantaram o nosso Estado, que peitou novamente solito todo o Brasil na Campanha da Legalidade e por vergonha de ver o Rio Grande quase que de joelhos, não deveríamos comemorar nada com esse este governo meia-boca, que diz governar o Estado. 

                O Rio Grande Resistirá.Leonel Brizola 1961
              Campanha da Legalidade.


Fui!

Tapado de nojo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário