PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Eva – A primeira Mulher.





Como surgiu esta lenda todos sabemos.


Surgiu do não saber explicar como o homem surgiu, e foram inventando uma série de lendas, pois imaginem há 5 ou 6 mil anos o que se sabia de evolução – NADA.



Fico pensando um homem, ou um grupo de homens em choças primitivas, às escuras, sem um vocabulário desenvolvido falando em australopitecos, homem de Neandertal ou Homo Sapiens. Isto simplesmente, nem em ficção existiria.


Por este motivo, o de não saber quase nada os homens foram inventando historinhas bobas para tentar explicar o que para eles era inexplicável.


Entretanto, especificamente vamos ver donde surgiu essa lenda de uma mulher formada de uma tosca e simples costela de um homem. Uma visão bastante machista, me parece.


Mas vamos lá.




A escritura cuneiforme dos Sumérios o símbolo TI pode ser interpretado tanto como Senhora da Vida ou como Senhora  da Costela.


Ora, a primeira interpretação - “Senhora da Vida” era entendida como a primeira mulher, já que, como escrevi acima os primitivos homens não tinham conhecimento antropológico nenhum e iam inventando coisas para que a massa tão ou mais atrasada compreendesse as coisas, mesmo sendo fábulas mal contadas.



Mas como TI, em sua segunda interpretação significa “Senhora da Costela”, estava feita essa enorme confusão, comparada ao sincretismo religioso que afirma que certas “entidades” das crenças afro são as mesmas das crenças cristãs. E que por mais que se explique as pessoas com suas mentes embotadas em fantasias não conseguem entender.


Assim sendo a primeira confusão já havia sido plantada.


Entretanto ao estudarmos o hebreu, vamos ver que Hawwah, que está ligada a palavra “hay” que quer dizer “vivente”, também evoluiu para Eva, ou seja a vivente. Sendo assim foi interpretado como sendo a primeira. A  primeira mulher.




Assim sendo A senhora da Vida passou a ser a mãe de todos, que com o tempo confundida com a Senhora da Costela desaguou nesta história que há milhares de anos vem dominando a mente dos homens, ou seja, Hawwah passou a ser a primeira mulher feita de uma costela, “Senhora da Costela”. A vivente, mãe de todos.


Dirão alguns que se consideram mais atilados que vamos encontrar essa história de uma mulher primordial entre várias outras culturas que se desenvolveram isoladamente.



Entretanto não sabem que só passaram a ter tal história após o contato com outros povos, ou seja, uma simples reprodução do que ouviram e não um fato concreto e verdadeiro.


Bingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário