PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Soja







O soja é originário da Ásia onde já era cultivado em pequena escala há milhares de anos na região do Rio Amarelo, mas somente chegou ao Brasil em 1882.


O primeiro registro do cultivo desse grão em nosso país ocorreu em 1914, porém somente nos anos 70, com a ampliação das fronteiras agrícolas, principalmente no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso começou a ter importância na balança de exportações brasileiras, e não como alguns afirmam que foi somente nos anos 80/90.


Conheci no Centro Oeste homens que fizeram fortunas com o plantio desse grão, principalmente em Dourados onde residia e via as lavouras multiplicarem-se e no Mato Grosso a floresta transformar-se em lavouras e do nada surgirem cidades como por exemplo Sinop, hoje uma grande e movimentada cidade, que quando a conheci não passava de uma pista de pouco de terra e uma casinha de madeira no meio da imensa floresta.

               Sinop - Mato Grosso, do nada, uma grande cidade 

Hoje, já desbancada a China, o Brasil está a um passo de ultrapassar o poderoso Estados Unidos da América e tornar-se o maior produtor desse grão, e isto se nota na excelente safra, safra recorde deste ano.


Porém há com urgência de se pensar no escoamento desta magnífica produção, o que já vem sendo feito pelo Governo Federal ampliando portos e rodovias, porém falta ao Brasil investir fortemente nas ferrovias e nas hidrovias. Coisa que em breve acontecerá, pois não podemos ficar atrelados aos dispendiosos caminhões,  cujo frete representa um gasto extraordinário.


Os dois maiores portos de exportação desse produto são o de Santos em São Paulo, devido a sua proximidade do Centro Oeste, o atual celeiro do Brasil e o de Paranaguá, no Paraná onde também a safra bate recordes.

Maravilha-me, sobremaneira, a ampliação do porto de Rio Grande, que como já escrevi em matérias anteriores está alavancando a economia da Zona Sul do Rio Grande do Sul, onde milhares de caminhões formam intermináveis filas para descarregarem o produto.

Ainda assim o porto, apesar de seu tamanho, ainda é pequeno para tal, e está sendo vigorosamente ampliado, afinal de contas Rio Grande está se transformando numa grande e cosmopolita cidade, com rostos de todos os cantos do planetas, onde técnicos e engenheiros dos mais distantes países ali aportaram para trabalhar e ganhar polpudos salários e consequentemente Rio Grande ajuda outras cidade ao redor a saírem da secular pasmaceira.


Esta oportunidade está sendo perdida por muitos brasileiros que não tem aspirações, pois há uma necessidade muito grande em todas as áreas, basta querer.

E infelizmente muitos não querem, contentam-se com o marasmo, a vida parada e sem compromissos, enquanto isso os que querem, os que tem vontade e aspirações saem de seu mundinho e vão enfrentar o trabalho compromissado, com horário e muitas vezes além do horário, em jornadas ampliadas, porém beneficiam-se em ter a certeza de ganhar e ganhar muitas vezes bem, muito bem, pois pensam no futuro e este é incerto para os que não se preocupam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário