PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 26 de maio de 2013

Arroz com Caldo de Laranja.




 
Buenas tche, esperaste um tempão pra lá de largo, para finalmente ter a receita do arroz amarelinho.

Mas que tal?

Buenas. Vamos a tal receita.

Dona Quininha era especialista neste prato, que aprendeu a fazer com a dindinha Felizina, lá no Canto Grande, Passo das Pedras, no Capão do Leão. Isto lá pelos anos 20.

Não tendo umas tambeiras para sacar o leite, mas tendo muitas laranjas certo dia ela resolveu e fez o tal arroz. Fui uma festa só. E o piazedo lá de casa se lambuzou todo de tanto saborear esta sobremesa.

De quando em vez, o bacudo aqui resolve e faz o tal arroz.

Em primeiro lugar tu tens que ter uma dúzia de laranjas suculentas. Para tal tem que ser da crioula. É mais forte e tem bastante caldo.


Mas antes de mais nada, pegues uma cambona de arroz escolhido, lavado e escorrido e ponhas a cozinhar somente na água, pois se tu de vereda por o açúcar ele vai ficar meio duro. (Ele que eu estou falando é o arroz, não vá pensar em outra coisa, lá se põe talco). 

Dependendo do tamanho da cambona pode ser até duas. Pois o negócio não pode ser cheio de frescura, tem que ser meio grosso. Se não acertou faz “denovamente”.

Vá com calma, o arroz deve ser pré-cozido com pouca água até ficar quase ao dente, meio duro. Mas fique experto, para o tal arroz não secar de vereda, deixe uma cambona com água fervendo a mão e de quando em vez de umas escorridas de água sobre o tal arroz. 

Enquanto o arroz está cozinhando, tu já deves estar com o caldo pronto e passado numa peneira, tirando assim as sementes e o bagaço. Mais ou menos um litro de suco.

Ei! Olhe lá, não vá queimar o arroz.

Coloque o açúcar no caldo de laranja e misture bem.



Ai, com o fogo baixo, já que nessas modernidades o que se usa e o fogão a gás, o tal de GLP, vá colocando o caldo das laranjas sobre o arroz quase ao dente e mexendo devagarzito, e ponha uns cravos e uns paus de canela.

Antes do arroz secar, tu desligues o fogo e deixe o vapor fazer o resto do serviço extenuante.

Mas bah! Que cheirinho bom.



Chego a estar salivando. E isto que são apenas seis horas da manhã.

Buenas tche! Eu cá no meu potreiro gosto deste arroz ao estilo do arroz com pêssegos. Ou seja, frio.

Tche louco, cada um pode ir aperfeiçoando a maneira de fazer, eu mesmo levei muito tempo, pois dependendo da quantidade de suco o gosto fica meio amargo, porém se a laranja for de boa qualidade e de caldo denso, “é tanquilito no más”.



Mas me tapo de nojo quando vejo uns queras (cuéras) botando leite condensado, morangos, chocolate, leite de égua e tantas outras baboseiras que tiram o estilo meio bagual deste arroz.

Tem uns até que colocam o tal de chantilly, melancia e chucrute neste arroz.

Que baita alcaide. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário