PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O Adeus ao Velho Comunista



                                         Leonardo Boff e Oscar Niemeyer

Li esta semana um texto do imparcial e sensato Leonardo Boff, homem corajoso, digno e inteligente que tem a destreza de colocar no papel tudo aquilo que pensamos e não temos muitas vezes capacidade ou coragem de fazê-lo, em relação às pessoas e a sociedade, sociedade esta extremamente hipócrita.

Ao escrever seu magnífico artigo “O Comunismo Ético e Humanitário de Oscar Niemeyer”, o fez com doçura e pureza de um coração valente e ao mesmo tempo singelo, que expõe de maneira cordial sua amizade com o velho comunista, ateu e genial arquiteto não só do Brasil como arquiteto do mundo.

Eleva nossa auto-estima, faz com que venhamos a refletir bem sobre os nossos valores e eleve nosso moral, pois como Oscar, somos brasileiros e temos que ser geniais e não incompetentes. E muitos terão que engoli-lo. Derrotistas, pessimistas, ensandecidos, ignorantes que nadam contra a corrente e não saem de seu lugarzinho escuro e miserável, nos fétidos calabouços dos reacionários que não conheceram ainda a evolução, continuam bestas humanas em suas cavernas e que dizem o contrário, como muitos trogloditas estão fazendo.

Enquanto o mundo curva-se diante de Oscar, pela sua inegável genialidade, enquanto gênios, filósofos, sociólogos, cientistas, pensadores e outros membros da inteligência não só brasileira como mundial reverenciavam esse impar e destemido arquiteto, alguns menos privilegiados, por ranço político ideológico e pelo que há de pior, pela intolerância religiosa, já que Ele era ateu, superaram-se em estapafúrdias declarações que bem mostram a pequenez de quem tem a mente obtusa e carente de inteligência e caráter.

Outros, sem argumentos, o odeiam por ele ser um velho de quase l05 anos. Preocupam-se tanto com a vida dos outros que deixam de viver suas próprias vidas, e quando pensarem e vivê-la será tarde e todos esses ignóbeis que o criticam não chegarão a velhice. Não conhecerão como é magnífico chegar lá.

Mesmo sendo também um ateu, vi nas belas linhas de Leonardo tudo aquilo que falta para a maioria dos cristãos. Genialidade, coerência, amor, fraternidade, amizade, doçura, perdão, capacidade, raciocínio e um extremo senso de coerência, que é a marca de Leonardo e foi a marca do velho camarada Oscar.

 
Em nenhum momento encontrei, mesmo nas entrelinhas qualquer ranço, recriminação, censura, crítica ou maldade velada ou ostensiva que encontramos na maioria dos cristãos, que dizem ser cristãos, mas estão muito longe dos verdadeiros paradigmas do cristianismo, pois são recriminadores, agressivos, toscos, violentos, que não conhecem as palavras amor, fraternidade, igualdade, democracia, direito e liberdade, liberdade de ter a liberdade de pensar, mesmo que esse pensar, subverta, escandalize ou seja tão diametralmente diferente para ser entendido pela maioria e para alguns impossível de aceitar.

Assim como tento conviver com respeito com quem crê, tenho ao mesmo tempo que estar sempre alerta pois são desses que partem as agressões, o desrespeito, o bullyng e todo o tipo de manifestações acérrimas, contundentes e maledicentes.

E infelizmente a pessoa que não crê é tratada como se fosse um leproso, portadora da peste, de uma doença incurável e danosa, pois a maioria dos cristãos não perdoa. Não conhecem a palavra chave de sua crença.  

Essa maioria é extremamente arrogante, soberba, cruel, má e desrespeitosa.

Quiçá um dia todos os cristão sejam como Leonardo.

Quiçá um dia todos os cristãos compreendam o que lhes foi ensinado, talvez aí chegaremos a um mundo de paz, de liberdade, de humanidade e fraternidade. 

Quiçá um dia exista respeito.

Pois acredito que possa sim a humanidade viver sem hipocrisias, sem maldades e sem recriminações, onde todos tenham o direito de pensar, de criar, de recriar e progredir. De fazer e refazer, de construir e de "se reconstruir".

A Oscar minha admiração pelo seu gênio criador, e pela sua coerência ideológica que o acompanhou até a morte, pelo seu humanismo iluminado e sua não crença tão resplandecente.

A Leonardo minha admiração pelo seu gênio, seu intelecto, sua postura diante dos desafios, pela sua luta pela liberdade e pelo seu crer tão puro e cristalino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário