PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 31 de agosto de 2013

Dentaduras








                 Dentadura parcial etrusca com ponte de ouro - 1700 aC
 
Por incrível que pareça os Etruscos eram os melhores dentistas do mundo antigo, e por volta do ano 700 anterior a nossa Era, faziam dentaduras com dentes de osso ou marfim, ou dentes naturais de outras bocas, fixados aos dentes naturais por cintas de ouro.


                         Dentadura completa de mola, Suíça, do ano de 1500

Os dentistas medievais raramente faziam dentaduras, pois criam que os males dos dentes eram causados por bichos nas gengivas. O  que não estavam de todo errados.

Outros para tentar resolver o problema de falta de dentes em pessoas de posses compravam dentes de pessoas do povo e após, sem nenhuma assepsia implantavam a martelo o dente, muitas vezes dias após sua extração nas gengivas do infeliz paciente. Obviamente era um processo desastroso.

A rainha Isabel I da Inglaterra preocupada com sua aparência, pois tivera os dentes da frente arrancados e seu rosto afundara, aparecia em público com a boca cheia de tecido branco.
                 Dentadura esculpida em marfim, início do século XIX

Jorge Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos da América usava chumaços de algodão para disfarçar a falta dos incisivos superiores.

Em fins do século XVII os ricos já podiam obter dentaduras, cujos dentes eram atados com fios de seda aos dentes naturais restantes, e chegou-se a esculpir a mão dentadura inferiores completas, muitas vezes para mantê-los no lugar o dentista transfixava a gengiva do paciente com arame e após atar a dentadura.
                            Anúncio de l880

Dentes naturais eram engastados em gengivas esculpidas em marfim fazendo-se assim uma prótese que era usada pelos bacanas
.
                                    Moderna dentadura.

Porém nas cortes muito sangue real usavam dentes de prata, madre pérola ou ouro, e no caso com o Lord Hervey em 1735, seus dentes eram de ágata italiana.


               Moderníssimas próteses e implantes



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário