PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 17 de agosto de 2013

Moral e Religião






                      Geralmente eles que apontam e censuram, tem os dedos sujos.

Nos conceitos básicos das religiões há sempre a indicação de que essa é um conjunto de sistemas culturais e de crenças nos quais aparecem sempre os VALORES MORAIS como monólito basilar.

Entretanto a MORAL não é nem nunca foi uma coisa única de quem tem religião. A MORAL independe de ter ou não ter o homem uma religião ou mesmo seja um convicto ateu.

A MORAL, palavra que deriva do latim, mores e é relativa aos costumes, que vai surgir da tentativa dos romanos de traduzirem a palavra grega êthica, que tem sentidos complementares
.
Lembrando que ÉTICA, para muitos esquecida, que segundo o escritor e cineasta canoense Jesus Pfeil é também um acordo feito entre canalhas, o que está coberto de razão, pois os que mais usam a ética são exatamente esses, e isto vemos entre larápios, contraventores, traficantes e políticos desonestos. Ou seja, tanto MORAL como ÉTICA podem ser atribuídas aos vários segmentos da sociedade, mesmo que alguns segmentos não tenham MORAL nem ÉTICA.

Outrossim, deveriam as Universidade em seus cursos ligados a educação incluir a ÉTICA em seus currículos, pois para muitos colegas meus, diga-se de passagem a maioria não sabe, nem tampouco utiliza a ÉTICA em suas relações profissionais e é um tal de puxar o tapete uns dos outros, de falar um dos outros, no sentido profissional, no desfazer, do denegrir, do, em outras palavras “fofocar”.

ÉTICA segundo Mário Cortella é um conjunto de valores e princípios que você e eu usamos para decidir as três grandes questões da vida, que são - quero, devo e posso. Ou seja, quero, mas não devo, devo, mas não posso e posso, mas não quero.

Portanto ÉTICA ou MORAL independe do homem ser religioso ou não, pois o que vemos é que nos cárceres 100% dos apenados, bandidos que vão de traficantes a estupradores, de pedófilos a ladrões, todos, sem exceção crêem. Aliás, é sempre bom lembrar que há milhares de processos junto a justiça, não só no Brasil, onde os arrolados por pedofilia são pastores ou padres.

Quanto a MORAL, tão alardeada pelos que crêem, vimos esta semana a confirmação da condenação do Bispo Rodrigues, envolvido no escândalo do Mensalão, condenado à seis anos de prisão, sem falar daquele outro  evangélico e ex-apresentador de telejornal chamado Lino Rossi, quando deputado sendo jogado feito um saco de batatas, para não dizer outra coisa, dentro de um camburão da Polícia Federal por corrupção, máfia dos sanguessugas, e do salafrário Pastor Evangélico Mizael Lourenço condenado a 52 anos de prisão por estuprar as filhas e enteadas, uma delas de apenas seis anos.

Lembrando que esses pedófilos, estupradores e corruptos são contra o aborto, são contra os homossexuais, são contra as relações extraconjugais. São contra tudo, esses pulhas, e se dizem homens de deus.


Poderia discorres horas sobre este assunto, mas para isso basta o leitor acessar a Internet e verá milhares de casos, porém para não ser enfadonho fico nestes três casos, lembrando que enquanto esses RE-LI-GI-O-SOS curtem a vida adoidados, trapaceando, roubando, assassinando, estuprando e tantos outros “andos”, há homens discriminados por serem ateus, porém ninguém tem moral o suficiente para lançar uma única pedra contra o Digno Doutor Dráuzio Varela, contra o Escritor Monteiro Lobato, que tantas coisas lindas produziu para as nossas crianças, contra o amado escritor Jorge Amado ou contra o grande e eterno Arquiteto Oscar Niemayer, entre centenas de milhares de ateus dignos, corretos, ilibados e amantes da natureza o dos princípios éticos e morais.

E como sempre digo, é mais provável ser um canalha aquele que vive alardeando ter “deus” no coração do que ser um canalha o homem que se quer acredita neste deus irreal, neste deus fictício, neste deus inventado pelo próprio homem para mascarar sua contumaz pequenez e sua ínfima importância no contexto universal.

Somos se comparados a grandiosidade dos planetas, das galáxias e dos prováveis Multiversos (muitos universos) um zero à esquerda, apesar da soberba humana.

Mas isto é outra história.






Nenhum comentário:

Postar um comentário