PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Teixeira





Desde menino tinha a curiosidade de saber o que queria dizer o meu sobrenome Teixeira. E a meu pai perguntava e ele dizia que um seu bisavô teria vindo de Portugal para o Brasil, de onde trouxera este sobrenome.


Não entendia, mas contentava-me saber que meu pai tivera um ancestral português e eu teria também sangue desta gente dura e trabalhadora que foram em determinada época os donos do mundo, pois o Grande Império Português foi um dos mais extensos e ricos.



Porém a dúvida continuava e cada vez que eu perguntava ouvia sempre a mesma resposta, até que um dia perguntei a meu pai o que queria dizer Teixeira e ele me respondeu que era um nome de família.

Oh dor! Oh dor!

Continuava eu com minhas dúvidas.

Com o passar de muitos e muitos anos fui aprendendo que cada nome tinha um significado e que geralmente os sobrenomes estavam associados a locais, animais, coisas ou profissões.

Muitos são os nomes em diversos países que tem um significado, como os sobrenomes alemães que significam profissões como Schneider, Schmidt, Wagner, Schumacher e outros, então os nomes portugueses deveriam ter também um significado semelhante, já que a história de Portugal é bem mais antiga e que ao Império Romano pertenceu e foi inoculado pela cultura romana, enquanto que os outros eram considerados bárbaros.

Ora, pensava: Se existem dois Antônios, um que fabrica santos de madeira ou barro e o outro que é pescador e vive no litoral então para diferenciá-los chamavam um deles de Antônio dos Santos e o outro que mora junto às costa do país seria o Antônio da Costa.

Bingo! 

Será isto?

Vamos então procurar a origem de meu nome Teixeira.



Há na Península Ibérica uma árvore da família das coníferas, que pode alcançar até vinte metros de altura e que se espraia desde as Ilhas Britânicas até a Ásia, porém na Península Ibérica é conhecida por vários nomes, como teixo, teixim, teixido, teixeido, teixedelos, teixedais, teixeida, teixeiro e teixeira.





Que legal, meus ancestrais herdaram o nome de uma árvore que vamos encontrar em Galiza, uma comunidade da Espanha ao norte de Portugal um dos mais extensos bosques de teixos da Europa, o Teixedal de Casaio que se localiza no Maciço de Peña Trevinca, onde podemos encontrar mais de 400 exemplares.

Outrossim calcula-se que o teixo do cemitério de Brabourne em Kent, na Inglaterra tenha mais de 3000 anos.
 

alvez seja por isso que minha família tenha essa maravilhosa longevidade como de Tia Maria que faleceu com 98 anos e outros afortunados.


O teixo, em muitos países da Europa atlântica representa a imortalidade.


Hoje vamos encontrar os teixos em muitos jardins pelas cidades já que é uma árvore bela e resistente a poluição.

Mas aqui para nós, eu me contentaria em viver a metade do tempo do teixo de Brabourne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário