PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Protocolizar ou Protocolar - Corrigir errando é pior do que errar.


             
Muitas dúvidas este verbo tem suscitado, inclusive na apresentação de um grande telejornal de nossa televisão local onde um renomado apresentador criticou veementemente um político que havia dito que “protocolizaria um tal documento”.
             
No mesmo momento liguei para tal emissora de TV comunicando que tal forma empregada pelo político em questão estava correta. Para minha surpresa o mesmo apresentador, minutos após reconheceu seu erro ao vivo, descendo do pedestal, o que poucos fariam.
             
Houve também em rede nacional o mesmo fato onde um também renomado apresentador, com ironia ter censurado o Deputado Severino por este mesmo motivo, dizendo inclusive que se deveria usar a forma correta do português do Brasil, ao que lembro ao eminente âncora desse programa que se o mesmo assistisse com atenção todas as programações de nossas televisões certamente ficaria estarrecido com o número de erros ditos pelos mais renomados repórteres e apresentadores além de outros erros que dói até os ossos, como em um grande telejornal o apresentador dizer que o México pertencia a América Central, sem falar nos repórteres que por total afetação usam palavras tiradas não sei de onde, como “meixmo”, “treisch”, no lugar de mesmo e três, entre outras tantas baboseiras que dizem. Isto não é sotaque e sim pura e simplória afetação.
             
Já grandes professores da língua portuguesa assim como os renomados dicionaristas Aurélio, Houaiss e Michaelis aceitam as duas formas, tanto protocolizar como protocolar.
             
Para não ser enfadonho darei apenas a conjugação do verbo PROTOCOLIZAR no Presente do Indicativo

                         Eu protocolizo
                         Tu protocolizas
                         Ele protocoliza
                         Nós protocolizamos
                         Vós protocolizais
                         Eles protocolizam

Nenhum comentário:

Postar um comentário