PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

A Estrada Longa e Pedregosa.

Há muitos e muitos anos um Sábio Chinês, macérrimo, com seus longos bigodes caindo aos cantos da boca, apoiando-se em uma bengala de madeira já carcomida pelo tempo, viu um pobre homem cansado, sentado em uma pedra ao longo de uma  pedregosa estrada, chorando e vociferando contra a vida.

O sábio aproximou-se e apoiando as duas mãos naquele cajado, com uma voz suave, perguntou:

- Por que choras bom homem?

E o homem com lágrimas rolando em seu rosto empoeirado e marcado pelo tempo e pelas vicissitudes respondeu:

- É uma desgraça! Meus pés doem nesta terra abrasiva e eu não tenho sapatos, nem mesmo uma sandália para enfrentar esta tão longa jornada.

O Sábio balançou a cabeça, e com a mão destra puxando seus longos bigodes, olhou para os pés daquele infeliz e lhe disse:

- Senhor! Olhe a sua volta e veja quantas pessoas não tem sequer os pés para caminhar, sequer tem pernas e arrastam-se sem esmorecer, mas seguem o caminho com muito sacrifício e obstinação.

O homem olhando para o velho Sábio instantaneamente parou de chorar e de reclamar e enxugando as lágrimas viu em sua volta o mundo se abrir em muitos sofrimentos alheios enfrentados com coragem.

Resignado levantou-se, contemplando fixamente os olhos serenos do Sábio e sem nada dizer continuou em seu árduo caminho sem nada mais reclamar.

 

Por covardia culpamos os outros e as coisas pelos nossos infortúnios e por incompetência usamos alguma deidade inexistente para nos amparar.

Mas a força está dentro de nós.

 

 

2 comentários:

  1. Excelentíssimo Prof Pedro, uma linda reflexão, simples e direta ao ponto, claramente e iluminadora para uma rápida ilustração de como nós seres " Humanos ", avaliamos por um todo o contexto, esbravejando distorções de como vivemos, principalmente por uma preguiça mental muitas vezes.
    "A Pior de todas as preguiças."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caríssimo Lucas,meu grande aluno e amigo acima de tudo. Por onde andas meu filho, esta semana pensei muito na gurizada macanuda que ficava na escada da Sala dos Professores. Turma boa. Meu caro, a vida nos impões desafios e nós, somente nós podemos optar por algum caminho, se erramos a culpa é nossa, e acertamos os louros são nossos. Não devemos culpar ninguém pelos nosso fracassos, pois tudo depende de nós. Viver reclamando da vida não nos leva a nenhum lugar, precisamos saber qual caminho a seguir, se cairmos mil vezes o erro está em não levantar todas as vezes e insistir. Um grande abraço e muita saúde. Foi uma honra em tê-lo em meu espaço, comentando.

      Excluir