PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 30 de julho de 2018

46º Festiva Internacional de Folclore de Nova Petrópolis – V



A Grande Emoção


Dedico este post à Caipirada Capim Canela que me trouxe recordações maravilhosas do Estado de Goiás, pois por muito tempo viajei por esse Estado, conhecendo praticamente todos os seus municípios e conhecendo o que de mais belo e tradicional tem nesta Unidade da Federação.




              Luisinho, repentista e marcador.







Confesso que sempre me opus veementemente às murchas e insossas festas de São João realizadas nas Escolas Públicas de nosso Estado, pois nada tem a ver com a nossa tradição, pois essas festas foram trazidas para o Brasil por portugueses e devemos lembrar que tirando parte do planalto e litoral nordeste do Rio Grande do Sul o resto foi primeiramente colonizado pelos espanhóis que aqui ficaram até 1750, nas Missões e outras áreas e que as terras ao sul do Ibicuí somente passaram a fazer parte do Brasil, propriamente dito, a partir de 1828 quando do tratado do Rio de Janeiro, assinado pelo Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, hoje Argentina, concedeu a independência da Província Cisplatina, hoje República Oriental do Uruguai, que pertencia ao Império do Brasil, mas o Brasil avançou sobres suas terras até o Quarai e Chuí ou Xuí.






Já no Século XIX vieram para o Rio Grande do Sul em 1824 os primeiros Pomeranos (alemães) que começaram a se estabelecerem no vale do Rio dos Sinos e com o tempo em outras regiões. Em 1870 começaram a chegar os primeiros italianos, portanto esses povos, italianos, pomeranos e Gaúchos de cepa inconteste espanhola nada tem a ver com esses folguedos. Sempre via com maus olhos essas festas tipicamente de “caipiras” sendo apresentadas por crianças pilchadas de gaúchos, meninos e meninas e colegas professores trabalhando feito loucos para dar à comunidade esses festejos que nada tem a ver com a maioria esmagadora de nosso povo.


           As lindas meninas ficavam no meio da plateia 
           e conforme o marcador ia contando a história
           elas com graça levantavam e iam para o palco.


            Lindas, bem maquiadas e bem vestidas e 
            nada do que se faz aqui no RS, com meninas 
            propositadamente feias, cheias de pintas pelo  
            rosto, roupas remendadas e dentes pintados 
            para parecerem podres. 
            Acordem!
            Os tempos são outros.
               Goiás é mil! 
            


Entretanto como tive a oportunidade de, por diversas vezes assistir em Goiás esses festejos, como as Cavalhadas, os Fogaréus, e a tão arraigada Festa do Divino, sem falar nas Congadas de Catalão, sempre tive um encantamento pelo que o povo de Goiás faz e faz com graça, leveza e beleza, ficando para os Rio-grandenses do Sul essas festinhas colegiais xoxas e até patéticas.



Porém ao assistir o 46º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis meu coração encheu-se de alegria e emoção ao encontrar entre os grupos folclóricos que fariam as apresentações um em especial, a Caipirada Capim Canela.



Verdadeira aula de cultura.


Verdadeira aula de alegria contagiante.


Verdadeiros “Caipiras” que como ninguém sabem e fazer com estilo, amor e graça estas festas tão maravilhosas.




Temos que ter a grandeza de reconhecer que neste campo não basta ser topetudo, metido a facão-sem-cabo, pois nestas festas de São João, São Pedro e seja lá o santo que for temos que tirar o chapéu e reconhecer que Goiás é ouro, outros são prata e bronze e nós somos apenas sobras de cavacos de madeira.


Nossa cultura é outra, ou são outras, pois tendo dentro do Rio Grande do Sul cinco grandes culturas, entre outras menores, ou seja, os Gaúchos, os Birivas, os Alemães, os Italianos e os Negros, não podemos querer nos comparar com o beleza goiana. Eles são fascinantes.


Um detalhe que passa despercebido pela maioria: Quem nasce no Rio Grande do Sul deveria ser chamado de Rio-grandense do Sul, pois “Gaúcho” é outra coisa. Gaúcho pode ser grande parte dos Rio-grandenses do sul, mas também pode ser Uruguaio, Argentino, Paraguaio das Missões e Chilenos do extremo Sul do Chile. Basta conhecer a história deste povo bacanudo de tauras e taitas.


Tão grande foi o fascínio que ao encontrar essa Caipirada foi um amor à primeira vista. Cercado pelas lindas meninas de Goiás tive o imenso privilégio de conhecê-las, assim como a Lucas Carlos e neste exato momento conhecer seu sogro e criador do Grupo, Carlos Humberto Lucas.  Nos dias em que ficamos em Nova Petrópolis, diariamente reuníamos para conversar, tomar um café e com o tempo isto foi se tornando numa amizade bela que não só me conquistou como conquistou minha mulher Sandrinha, que saiu do festival apaixonada por essas e esses goianos maravilhosos que há 37 anos abrilhantam as festas não só em Goiás e que nos trouxeram a belíssima história das flores de girassóis que se apaixonam pelos espantalhos. Luisinho, o repentista e marcador, com sabedoria e criatividade deu ao espetáculo uma aura especial, pois tudo de improviso, jamais falhou no apresentar esta história.

                 Sandrinha com a linda Amanda.

Todos, enfim, mesmo não sabendo o nome de cada um, todos ficaram em nossos corações e espero um dia ir vê-los em Goiás.

A emoção fez com que o velho Taura do Sul em determinado momento da apresentação, emocionado e cercado pelo grupo de meninas e meninos, caipiras de Goiás não conseguisse segurar as lágrimas que inundaram meus olhos de emoção.


Foram momentos maravilhosos, ao ponto de em uma apresentação na segunda noite, um dos participantes do grupo, o Noivo, em pleno casamento na roça tenha saltado do palco, corrido entre os espectadores e viesse até mim e minha amada Sandrinha para nos cumprimentar em homenagem a amizade travada com o maravilhoso grupo. Todos os espectadores ficaram sem entender, ao ponto de um senhor da plateia perguntar se eu era de Goiás.

              Com Carlos Lucas.

Além dessa demonstração de amizade, a filha de Carlos Humberto Lucas, casada com Lucas Carlos ter nos fotografado segurando a bandeira de Goiás e em minutos Carlos Humberto me presenteava com a foto. Mais uma vez a emoção tomou conta de meu coração.

                 Com Lucas Carlos.


No dia de nossa partida de Nova Petrópolis não o fizemos sem antes ir assistir a mais uma apresentação deste maravilhoso corpo de dança.

Caipírada Capim Canela estará sempre em nossas lembranças e em nossos corações. 


Clique sobre as fotos para ampliá-las

23 comentários:

  1. Nossa que bacana esse festival e já acontece há muito tempo...
    Bela partilha só informação boa.
    Boa entrada de mês para ti e para os teus.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janicce!
      Em primeiríssimo lugar fico feliz com a tua participação, és sempre bem-vinda.
      Esse Festival de Nova Petrópolis é um encanto. Estamos já nos planejando para o 47º e pretendemos ficar por lá enquanto durar o Festival. Foi também muita emoção ter conhecido essa Caipirada Capim Canela e ter a oportunidade única de ver os outros grupos de dança como o Te Roopu Manutaki dos Maoris da Nova Zelândia. Foi lindo esse encontro com diferentes culturas.
      Também desejamos a vocês muita alegria, saúde e paz neste mês que está para iniciar.
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Amigos Pedro e Sandrinha!
    Eu posso imaginar a emoção que ocorreu nestes dias. Lendo o post, eu consigo perceber, digo melhor, sentir do lado de cá da tela. Isso está explícito! Realmente, uma beleza!
    "Verdadeira aula de cultura' Pedro, também se pode ter aqui no teu blog. Parabéns por esta belíssima postagem, que nada mais tenho a dizer, apenas sentir e vibrar pela amizade, afeto e fraternidade, sentidos com esta leitura.
    Fiquem com meu abraço afetuoso, mas muito agradecida por ter a oportunidade de desfrutar, mesmo que virtualmente, destas belezas que a vida bem vivida pode proporcionar. Vocês estão de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Paulista do coração. Tudo Bem? Como está Dom Luiz? Dê-lhe um fraterno abraço. Foram sim, momentos maravilhoso e cheios de emoção. Tanto Sandrinha como eu adoramos esses festivais e outros momentos culturais. Perdemos, infelizmente, uma palestra do sensacional Leonardo Boff, que proferiu sua palestra no Teatro Baroni em PA, entretanto não quero perder a apresentação de Andréa Bocceli que fará uma apresentação no dia 29 set, também em PA. Quanto ao Festival de Nova Petrópolis foi um entrevero de beleza cultura e fraternidades. Continuarei postando mais sobre tal, inclusive fotos que tiramos junto com os maoris da Nova Zelândia.
      Grande abraço ao casal de amigos.

      Excluir
    2. Sim Pedro, tudo ótimo por aqui. Dom Luiz está bem, hoje trabalhando e muito focado. Não consigo falar com ele, para enviar teu fraterno abraço, mas não consigo agora. Mas em pouco tempo, creio que ele terá as tarefas concluídas, então imediatamente, receberá o teu braço e sei, desde já, que será retribuído de maneira igualmente fraternal. Você sentirá por ai, tenho certeza!
      Gosto do Boff, da sua história, das palestras. Por aqui, quase não ouvimos falar dele, ultimamente. E também, gosto do Bocelli, vocês não devem perder mesmo.
      No meu aniversário, eu fiz uma publicação no meu blog, será um prazer receber você e Sandrinha por lá.
      Um forte abraço a todos vocês e um beijinho especial para a querida Sandrinha. Um ótimo e tranquilo domingo.

      Excluir
    3. Olá Maria Glória.
      Que legal esta reciprocidade. Não vamos atrapalhar quem está trabalhando, mas desde já agradeço o abraço de Dom Luiz. Leonardo Boff é amigo de um grande amigo meu, ainda de adolescência, Prof. Dr. Luiz Augusto Passos, da UFMT-Cuiabá. Boff é uma celebridade, centrada e coerente. Admiro muito. Mandei ontem para Luiz Augusto Passos um trabalho meu que será entregue a Boff. Isto me deixa muito honrado. Passarei em teu blogue ainda hoje. Na verdade não tenho passado em quase nenhum, pois tenho os dias mui ocupados. Domingo passado passamos com o filho Fábio e Grasiela no Templo Budista em três Coroas. Fui um passeio maravilhoso como sempre. Porém farei uma passada nos blogues dos amigos o mais breve possível.
      Saúde, Paz e bem.

      Excluir
    4. Que maravilha Pedro, poder compartilhar, trocar com Boff. Eu diria um privilégio!
      Agradeço a tua visita e comentário no meu blog, um prazer ter você e Sandrinha por lá.
      Marilina e Sandra me comovem. Ambas tem histórias de vida muito interessantes. Tenho gostado muito dos artistas argentinos. Ouço e desfruto de suas artes diariamente. Sandra é uma interprete elegante e tem voz que me agrada. Canta bem em português, Bossa Nova.
      As melodias e os poemas trazem muitas recordações. Nem imaginas como meu coração vibra quando escuto fado, que adoro.
      Muito obrigado mais uma vez pelos votos no meu aniversário e por lembrar com carinho de todos os meus queridos.
      Desejo a você e Sandrinha as melhores realizações, com muita saúde e alegria. Muitas viagens e festivais, não faltarão.
      Um beijo e abraço fraternais a toda família.

      Excluir
    5. Olá amiga paulista.
      Visitar-te o privilégio é nosso. Tenho muito respeito por Boff e leio quase tudo que ele publica, inclusive comprei o livro "A Águia e a Galinha" em Buenos Aires, um pequeno grande livro. Tenho em meu "coche" muitos CDs de músicas platinas. Dos argentinos, mi gusta mucho "Soledad Pastorutti y el viejo Horácio Guarany. De los orientales (uruguaios), acompanho desde os anos 70, hoy, los viejos Pepe Guerra e Braulio López, do conjunto Los Olimareños. A instantes vinha do Supermercado escutando-os. Maravilha para os ouvidos. Infelizmente Horácio Guarany, faleceu ano passado y Los Olimareños estão mui viejitos, e já não fazem mais apresentações. Vou procurar por Marilina e Sandra.
      Amados amigos, muitos beijos e abraços e que a saúde reine constante.

      Excluir
    6. PS: Hoje fui comprar os ingressos para a apresentação de Andréa Bocelli. Transferiram a data e o local. Ele se apresentará no Ginásio do Gigantinho da Beira Rio, com uma capacidade de 5.100 pessoas. Mas já estão esgotados os ingressos.

      Excluir
    7. Estive pesquisando os cantantes que gostas, Pedro. Fiquei encantada por Los Olimareños. Ainda estou ouvindo no youtube, deixei correr. Belíssimo!
      Esgotados os ingressos? Mamma mia! Ainda bem que conseguiu garantir.

      Excluir
    8. Oi Maria Gloria.
      Que bom que tenhas gostados de Los Olimareños, são excelentes. O pior é que eu não consegui os ingressos para o show de Andréa Bocelli. Que lástima. O verei em outra oportunidade. Cai gelo na Serra Gaúcha, Gramado, Canela e arredores a neve se acumula. O frio está castigando quem não tem bom abrigo. Estou aqui em meu cantinho cheio de roupas mas o frio não dá trégua.
      Grande abraço ao casal.
      Por aqui.... Brrrrr! Que frio. Vou para baixo das cobertas.

      Excluir
  3. Pedro ,que linda homenagem!!
    Muito obrigada,pela receptividade,Caipirada Capim Canela agradece a vc e Sandra por nos acolher tão bem ,dentro dessa cidade tão linda ,q ficou marcada em nossos corações...
    Abraços a vcs ,e espero em breve revê-los ou até mesmo aqui no nosso Goiás....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos tão belo espetáculo que vocês, da Caipirada Capim Canela nos proporcionaram. Ficamos imensamente felizes em assisti-los e a saudade aumenta a cada dia. Vamos sim nos rever, afinal vocês marcaram muito a nossa vida. Foram os melhores momentos deste Festival estar, compartilhar, conversar e aprender com vocês. Beijos a todos e todas deste maravilhoso corpo de dança que deu um brilho especial ao Festival de NP. Esperamos revê-lo. Quando? Não sei! Mas em breve estaremos reunidos e comemorando essa amizade tão pura.
      Novamente beijos a todos e todas. Amamos vocês.
      Estou para publicar outro post sobre o festival e logicamente vocês estarão lá. Bjs. Bjs.

      Excluir
    2. ÊTA! lasquera, vai ser muito bom ler seus comentários! grato amigo Pedro.

      Excluir
    3. Caro amigo.
      Honrado e feliz com seu comentário, havia perdido o contato, porém ontem o encontrei e assim que puder estarei ligando para Lucas. Sempre é um prazer. Grande abraço cá deste garrãozinho do Brasil. Quanto a mais um post sobre o Capim Canela, o farei em breve. Abraços.

      Excluir
  4. Agradecemos imensamente pelo carinhos, e pelas tão belas palavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela amada menina, não precisa agradecer, nós sim temos mito a agradecer o brilho que vocês trouxeram ao nosso Rio Grande do Sul e com estilo e garbo mostraram tão bem essa cultura maravilhosa. Poucos sabem fazer e esses poucos são vocês, maravilhosos. Ficamos mui honrados em poder dividir com vocês momentos tão belos, encantadores e que permanecerão eternamente em nossas lembranças. Beijos a cada um com muito carinho e respeito.

      Excluir
  5. Nosso como nao se emocionar com tantas nobres palavras. Ensaiamos meses após meses para trazer alegria e mostrar um pouco da nossa cultura pras pessoas e chegando em Nova Petrópolis, foi ao contrário conhecemos novas culturas e pessoas maravilhosas e dentre elas foi esse casal que em particular conheci , pessoas distintas que entendem o valor da arte e que assistiam cada apresentaçao com um brilho nos olhos e sempre aplaudiam de pé, sem palavras é como a gente fica pois no fim é isso que nos alimenta ! Muito obrigada ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, que honra indescritível tê-la em meu modesto espaço comentando. Sandrinha manda muitos beijos a todos vocês, e diz que vocês além de lindos, carinhosos são muito talentoso e alegres e manda mil carinhos. Amanda amada, como foi maravilhoso conhecer essa Caipirada do Capim Canela que além de me emocionarem me propiciaram momentos tão felizes, impossíveis de descrevê-los, mas que marcaram muito nossas vidas. Cá do extremos sul do Brasil mando a todos muitos beijos e abraços. Vocês foram "MIL" e com certeza todos que os assistiram, saíram do Festival com o coração maravilhado. Vocês são únicos. Mil beijos.
      Estou com novo post sobre o festival para publicar e obviamente os meus amados Goianos estarão lá, pois sorrateiramente e com muita alegria tomaram posse de nossos corações. Beijos. Beijos.

      Excluir
  6. Olá amigo Pedro, tudo bem?
    Eu e todo o grupo ficamos lisonjeados pelas belas palavras, espero que o senhor tenha oportunidade de ver várias outras apresentações nossa, vai ser um prazer imenso.
    Lucas Carlos Rodex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caríssimo Lucas.
      Quem bom foram e são esses contatos que matam um pouco a saudade que tenho de Goiás e tudo o que escrevi sobre vocês foi pouco pela grandiosidade que vocês carregam, não só nas apresentações como no coração. Um beijo grande para essa Caipirada que tomou nossos corações.
      Por aqui está caindo gelo, hoje na Serra houve precipitação de Neve. Foi vocês viajarem para o norte e o sul gelou. A pouco via na TV a neve caindo em Gramado, Canela e acho até que em Nova Petrópolis.
      Filhos amados do coração, certamente hei de vê-lo novamente e se viajarmos para o Mato Grosso do Sul ainda esse ano, certamente esticaremos até Goiás. Lembrando que amigos nos aguardam também em Cuiabá (MT).
      Lucas, um grande abraço Gaúcho para ti e para todos deste maravilhoso Capim Canela.

      Excluir
  7. Eu perdi o seu contato, quando puder me liga para eu anotar novamente.

    Lucas Carlos Rodex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas.
      Privilégio imenso trocar essas palavras contigo. Anote aí:
      Meu E-mail é: decastroteixeira@hotmail.com - Por ele poderemos troca mais informações.
      Abração

      Excluir