PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 1 de abril de 2018

Páscoa.




A criançada, alvoroçada na manhã da Páscoa, levanta na esperança de encontrar os tão esperados ovinhos de chocolate. Risos, gargalhadas e corre-corre. Todos (?) felizes e animados, sedentos por bons ovos e coelhos de chocolate.


Até meus filhos entravam nesta algazarra. Mesmo eu não crendo, também, por uma questão de tradição e fascinado em ver a alegria em cada rostinho faceiro e cheio de ilusão, esparramava em diversos lugares de meu enorme e arborizado pátio, entre bananeiras, canas-de- açúcar, sob os pés de tais e tais árvores, no meio da grama alta, em meio aos canteiros de alfaces ou couves e nos mais difíceis e impensados locais, só para assisti-los em correrias estonteantes em busca das dicas que deixara como numa corrida ao tesouro, em mapas por mim mesmo desenhados, contando passos e num alarido e gritos de: 

- Achei! Achei!

Mas afinal qual é o significado da Páscoa?

Para os judeus a páscoa remonta ao ano de 1513 antes de nossa era, goela abaixo imposto pela santa igreja como antes e depois de Cristo. Nesse ano, no dia que corresponde a Páscoa, os judeus, foram poupados de uma vil matança de inocentes mandada por esse deus extremamente perverso, que aniquilou todos os primogênitos do Egito, poupando como sempre os seus prediletos israelitas. E para esse deus que sabe tudo os judeus tiveram que marcar com sangue as suas casa, pois esse deus incompetente poderia novamente errar e cometer os seus já conhecido erros, pois um deus que se arrepende de fazer as coisas não é muito lúcido.
Gênesis 6.6 - E arrependeu-se deus...


Para os Cristãos, além de ser o encerramento da semana, dita santa, a páscoa é recheada de simbolismos, a começar pelos ovos, preexistente em festividades pagãs que significa o recomeço, o nascimento ou a boa colheita. Mais uma cópia engendrada pelos “cristãos”.


Um costume antigo era presentear as pessoas com ovos, muito comum entre os povos do Mediterrâneo, do leste europeu e do Oriente Médio, durante as festividades da chegada da primavera, quando ovos de galinhas eram cozidos e adornados, na esperança de boas colheitas e fertilidade do solo.


Para os Cristãos, a páscoa representa o renascimento de Cristo. Muito confusas são as diferentes versões dessa suposta ressurreição. A começar pelos quatro evangelhos que dizem que foram as mulheres a descobrirem o túmulo vazio de J.C.


Marcos, Lucas e João dizem que foi no primeiro dia da semana, ou seja, domingo, já para Mateus teria sido no sábado.


Para João foi apenas Maria Madalena; para Mateus foi Maria Madalena e outra Maria; para Marcos foi Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, juntas com Salomé; para Lucas foram as mulheres que teriam vindo com ele da Galileia.


Essas contradições também são relatadas quanto ao quê às mulheres encontraram. Para Marcos foi um jovem; para Mateus, um anjo; para Lucas dois homens; para João dois Anjos.


Pô meu! Antes de mentirem, ajustem a mentira.


Se não acertarem a mentira que vão pregar pode acontecer que, para Mateus e Lucas elas foram alegres contar a notícia; para Marcos, elas fugiram apavoradas e não abriram a boca e para João, Maria Madalena corre para avisar o roubo do cadáver.


Porém recentes estudos históricos, de renomados arqueólogos e cientistas mostram que havia naquela época um único livro, não como os que se tem hoje e sim folhas costuradas toscamente umas as outras, que relatava esse episódio. Tal livro teve suas últimas páginas perdidas e que tal história terminava no momento em as mulheres haviam encontrado a tumba vazia. 

Ponto final.


Fim.


The end.


Ce fini.


Finito.


Ende.

Perdidas as últimas folhas tal história não tinha um final comovente e feliz ou deprimente e melancólico. Glorioso e santificado. Não tinha um epílogo cheio de paixões, bonito e rebuscado para o homem que só a partir do Concílio de Niceia passou a ser glorificado. (325).


Então com o passar do tempo e muito tempo, as coisas foram sendo arrumadas para dar ao dito Messias um final a altura das crenças, então surgiu essa história engendrada de que ele ressuscitou e subiu aos céus em corpo e alma e em glória, escrita por diversas mão de espertalhões de plantão.


Explicando aos mais novos e lembrando aos mais velhos que era desta forma que a cristandade orava o Creio em Deus Pai o que me foi ensinado pela malévola Irmã Conceição, lá na Escola São Pedro, no Fragata, em Pelotas, no primeiro lustro dos anos 50, hoje Colégio Militar Tiradentes.

Creio em Deus Pai, todo poderoso,
...
...

...

Foi crucificado, morto e sepultado,

Desceu ao Inferno.

E patati-patatá.

Porém nos anos 60, a Igreja ardilosa e muito esperta mudou para:

Creio em Deus Pai, todo poderoso,
...
...

...

Foi crucificado, morto e sepultado.

Desceu à mansão dos mortos.

E patati-patatá.

Ou seja, para tudo tem um jeitinho, não precisa ser o jeitinho brasileiro, mas o jeitinho que os ministros religiosos que são ardilosos em mudar, inventar, inserir ou suprimir as coisas e continuar enrolando essa multidão de cordeirinhos, honestos, simples, ordeiros, porém longe do verdadeiro conhecimento, de fatos escamoteados, engendrados perfidamente para manter a cristandade sob o seu jugo medieval.


Muitas contradições são relatadas, que foram as mulheres embalsamar o corpo ou que apenas levaram perfume e uma porção de outras contradições, porém ninguém fala da lei romana que dizia que “todo o crucificado deveria permanecer na cruz até mais nada de sua carne ou ossos restarem. Que deveria o crucificado ficar ali para ser consumido pelas aves de rapinas ou outros animais”. 


Isto ninguém fala ou sabe.


Muitos choram, emocionam-se com o suposto martírio de Cristo, porém isso era prática comum com todos os “criminosos” não romanos, como ocorreu a Spartacus e seus seguidores, no total de seis mil escravos mortos, por ordem de Crasso, desta forma horrenda, por terem se rebelado contra o poder. Além desses seis mil escravos, dezenas de milhares de outros pobres coitados foram através do tempo sendo pregados à cruz. Portanto não foi como a maioria pensa, uma morte dolorosa de um simples e analfabeto homem judeu, chamado Yeshua.


Tão analfabeto que nada deixou escrito e tudo o que se sabe dele foram por outros contado e já cheio de contaminações.

Haja paciência.


Mas quem sempre sai ganhando é o comércio, que nesta época fica abarrotado de iludidos comprando ovos, cestinhos, barras dos mais diferentes chocolates, vinhos e outras bebidas, porém a esmagadora maioria não lembra, assim como não lembra no Natal, que a figura central dessa farra comercial, deste embuste religioso, há muito tempo foi esquecida.

Tradição?


Religião?


Ou simplesmente comércio?

Desta vez não vou!


Fico por aqui com as minhas indagações.

Fico pensando que enquanto parte da humanidade se diverte com chocolates baratos ou caríssimos, que para muitos seria uma fortuna, milhões de crianças e adultos morrem de fome nos campos de refugiados, em aldeias isoladas na África e em todos os lugares da Terra alguém está sofrendo de doenças dores horrorosas e excruciantes, nascendo com doenças incuráveis, padecendo todos os tipos de agressões e males. Se Cristo sofreu algumas horas o que poderemos dizer de quem sofreu e sofre a vida toda, como milhões de escravos martirizados todos os dias, de milhões de pessoas que a cada momento sofrem pela exploração capitalista e vivem no sofrimento do desemprego, da falta de moradia, na falta de comida, da falta de saúde?


Veja o mal que as religiões fazem às cabeças fracas que as seguem, isto aconteceu na sexta-feira santa, em Nova Hartz, RS, zona de colonização alemã.  Uma cena teatral foi interrompida por um celerado que agride, em total desequilíbrio o ator, gritando que iria salvar Cristo, batendo várias vezes com seu capacete de motoqueiro no pobre e surpreso intérprete.



Agora sim;

Fui!

2 comentários:

  1. Olá, Pedrito, meu querido amigo!

    Tudo bem com vocês? Por aqui, tudo satisfatório, embora eu não possa esforçar a mão intervencionada, pois comecei, ontem, a receber fisioterapia, mas isso é uma questão de tempo.

    Já tinha lido teu ELUCIDATIVO, VERDADEIRO E FANTÁSTICO Post, mas agora, o li, devagarinho e com toda a atenção que ele me merece.

    Qdo era criança e ia de férias para o Alentejo no natal, na páscoa e férias grandes, sempre acontecia na páscoa aquilo que tu descreves com a criançada apanhando rebuçados, amêndoas e ovinhos de chocolate. Ninguém sabia o porquê, mas era tradição e a garotada amava aqueles docinhos, como é natural.

    A explicação k deste sobre o significado da Páscoa está muito bem escrita, mas de forma k qualquer um pode entender.
    Judeus, israelitas e cristãos, 3 grupos distintos e até aqui se nota a influência das preferências, do poder.

    Sabes, Pedro, eu acho e talvez já tivesse dito isso aqui e tu tb decerto, que a religião serve o poder e ambos estão intimamente ligados e associados, aliás, eu acho k existem religiões, devido à ânsia do poder, do domínio de uns, os mais trafulhas, sobre outros, de coração mais limpo e com menos possibilidades económicas.

    os homens dos evangelhos se deviam ter entendido para a mentira sair mais arrumadinha, mas tb eles desejavam ter um lugar cimeiro lá naquele abominável sistema, julgo. as mulheres, caso tenham existido, foi o disse k disse e assim a "coisa" ficou péssima, resumindo mentiras, só mentiras.

    A ti tb te foi ensinado O credo. A minha mãe e tias o sabiam de cor, mas eu só consegui aprender, papaguear 2 ou 3 linhas da ladainha. Não sabia k a igreja tinha alterado o vocábulo inferno pra mansão dos mortos. fazem o k lhes dá na real gana, essa gente.

    Importantíssima a LEI ROMANA, Pedro, que alguns ou mtos desconhecem e quem a conhece, faz por desconhece-la, sobretudo se estiver "mamando" à custa de ingénuos crentes.

    Claro, natal, páscoa e afins é altura para o comércio disparar as receitas, os lucros. eu comi 4 amêndoas, k tinha da páscoa do ano passado. foi um tempo igual a qualquer outro. serenamente e em casa.

    Que anormalidade! Em RS um crente, "louco", fez isso ao intérprete, ao ator. Não tenho palavras.

    Beijos, meu querido e um mega abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu.
      Com atenção e carinho li teu comentário e não há uma vírgula para se por, está corretíssima tua visão. Infelizmente muitas pessoas, de bom caráter, dignas, cultas e ordeiras se deixam levar pelas crendices e não contestam ou não buscam conhecer a verdadeira face desta história macabra que em vez de concertarem o conúbio entre as pessoas, provocam a cizânia, semeiam o ódio e se acham no direito de criticar quem vê essas histórias com olhos críticos. A religião, ou o começo dessa, antecede ao homo sapiens. Outros, primitivos tinham essa mesma visão distorcida dos fatos, para muitos inexplicáveis. O homem (Homo Sapiens)começou a regulamentar, normatizar e inventar maneiras para, não tendo o poder das armas, tivesse então o poder do sobrenatural. Usaram essas crenças como forma de domínio. Isto até hoje é assim. Se não tenho o poder político ou militar, arrumo uma maneira de dominar as mentes. Os judeus foram pródigos e cruéis neste campo. Os cristão, além de pródigos e cruéis, foram por séculos massacrados pelas superstições, sabes bem o que aconteceu na Idade Média. Assim também são os Islâmicos, que usam da religião para cometerem todos os tipos de barbáries. Mas todas as três religiões normativas tem uma característica comum. Todas são misóginas. Pobres mulheres que se deixarem levar por essas ditas palavras de deus. Não as culpo, pois são também vítimas desta verdadeira lavagem cerebral que se faz há milhares de anos. No meio político a podridão e escancarada, porém dentro das religiões elas são veladas, sorrateiras, pérfidas. É muito fácil atribuir tudo a um inexistente deus, porém o difícil é ver com razão os acontecimentos. Assisti um Rabino dizer ao ser perguntado qual da diferença de ser teísta ou ateu? Respondeu ele que quando um miserável chega para um ateu e pede uma ajuda, o ateu imediatamente dá-lhe umas moedas para o infeliz aplacar a fome, já o teísta diz: deus vai te ajudar.(?????)
      Achei muito interessante ter partido essa resposta de um religioso, de um rabino. Há de se pensar!
      Quanto ao maluco de Nova Hartz, tenho o vídeo, porém ainda não consegui baixá-lo para o computador. Assim que consiga fazê-lo vou publicar. Foi uma total insanidade. Pobre do ator, levou várias bordoadas. Mas é isto que a religião faz com as cabecinhas de alguns atormentados. Que vergonha!
      Amada Céu, como sempre, imensamente feliz em receber teu comentário e que bons dias venham ao teu encontro, sei que com a fisioterapia tua mão voltará a ser novamente sã e forte.
      Em falar em forte; um forte abraço e muitos beijos.

      PS.: Sim, tudo é comércio, vendem a carne de Cristo, vendem a fé, vendem terreninhos no céu. Tudo não passa de um vil comércio.
      Beijos, beijos.

      Excluir