PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 29 de abril de 2018

Homem e Macaco


   O homem foi feito do barro. Que bobagem, que histeria.

Então Deus, que fez todo o infinito Universo num simples “fiat”, ou seja, faça-se, com dois trilhões de galáxias conhecidas, dados atuais, porém muitas e muitas outras poderão existir, sendo que a nossa galáxia de extremo a extremo tem a dimensão de cem mil anos luz, sabendo-se que a luz percorre o espaço a velocidade de trezentos mil quilômetros por segundo e este infinito espaço é composto de infinitos corpos celestes de miríades de formas e tamanhos, com buracos negros, supernovas, quasares, pulsares, planetas, sóis (estrelas), de anãs a gigantescas.

   O nosso "gigantesco" Sol está representado na pontinha da seta vermelha. Não dá nem para ver seu tamanho minúsculo.
 
   Clique sobre a imagem para ampliá-la.

Hoje os astrônomos citam como a maior estrela a UY Scuti, que se fosse posicionada no centro do Sistema Solar a sua fotosfera poderia engolir todos os planetas até Júpiter. Ela contém um volume de aproximadamente 5 bilhões de vezes o do Sol. Outras maravilhas que compõem esse Universo, que os olhos humanos não conseguem enxergar, mas hoje, com o auxilio de mega telescópios como o Hubble se conhece apenas 70 septilhões de estrelas, teve então, esses poderoso deus que sujar as mãos para fazer do barro um simples, minúsculo e pretensioso bicho homem, que tem a veleidade, a arrogância e a extrema pretensão de se dizer filho dele, seja lá o nome que inventaram.

Resultado de imagem para grande muralha hércules-corona borealis

Não esquecendo que a descomunal Grande Muralha Hercules-Corona Borealis, tem um tamanho avaliado em dez bilhões de anos-luz e não apenas os miseráveis 100 mil anos luz de nossa exuberante Galáxia.

               Nossa Galáxia.

É no mínimo hilário dizer que o homem é uma criação especial de um deus omisso, incompetente e vaidoso.

     Mamãe bonobo carregando as costas seu filhote.


Porém o que a esmagadora maioria nem sonha é que um simples macaco como o bonobo, por muito tempo confundido com o chimpanzé e chamado erradamente de chimpanzé anão ou pigmeu, por estudos de renomados cientistas e não dos toscos e ignorantes homens que escreveram essa história hilária do tal boneco de barro, compartilha 98,7% do mesmo DNA humano, ou seja, quase nada diferente.


Quando afirmo que o homem tem a inteligência pouco maior que esses animais os números confirmam, porém, é claro que tão pequena diferença no DNA, dá aos seres humanos uma vantagem astronômica, porém as pessoas inteligentes verão que se trata de um percentual ínfimo.


Assim sendo os que ficam magoados quando faço tais afirmações devem saber que as faço com bases em estudos recentes, que mostram e provam que nós, os bichos humanos, nada mais somos que a evolução desses primos selvagens.

Em falar em selvagem, quem na verdade é o selvagem.

            Paz e amor, bicho!

Os bonobos que vivem numa sociedade feminista, onde todas as diferenças são resolvidas harmonicamente, onde não há violência, onde esses verdadeiros “hippies” das florestas têm suas maneiras eficazes e prazerosas de resolver com paz e amor, suas raras diferenças, enquanto o bicho homem, tão deificado por ele mesmo, cria cada vez mais armas, armas de destruição em massa, faz guerras, genocídios, agride as fêmeas, agride os filhos, desfiguram as companheiras, mata a própria prole, rouba, assassina, tortura o semelhante, corrompe, extorque, amaldiçoa, faz fofocas, que são piores que atentados terroristas e tantos outros males.

Afinal, quem é o selvagem?

Claro está que não evoluímos dos bonobos, mas nossa raiz é a mesma. Será tão difícil para a maioria compreender isto?


O homem vem há milhões de anos num processo de evolução, conforme se descobriu Lucy, a nossa avó ancestral, ainda não é matéria acabada. Talvez um dia, se esse bicho mesquinho, arrogante, pretencioso, mau, covarde, tosco chegue à outra forma, se até lá todos esses adjetivos não o levarem a destruir não só a humanidade, mas destruir o próprio planeta azul. Seremos tão diferentes que alguns duvidarão, no futuro, que teriam evoluído do próprio homem.


Claro está que a inteligência também evoluirá e quando usarmos um pouco mais dos 10% de nossa capacidade mental que hoje usamos, alguns duvido que usem apenas 1%, dirão esses futuros seres inteligentes, do alto de sua sabedoria que SIM, evoluímos, não apenas dos homens e sim de simples bactérias que surgiram na Terra há 3,8 bilhões de anos.


Quando compreendermos a nossa insignificância, talvez aí deixe o homem de ser selvagem.

19 comentários:

  1. Oi Pedro, sobre a focaccia: é um pão, era feito em tempos de pobreza na Itália, quando a farinha era escassa, tempos de guerra. Usava-se batata cozida e amassada junto com a farinha de trigo, para aumentar a massa e todos poderem comer. Eram assadas em fornos públicos, em algumas partes do país, para todos comerem e matar a fome. Mas é claro, vais encontrar muitas história, cada canto tem uma. E isso eu adoro.
    Na minha família sempre foi um prato de grandes amores, muito perfumado e feito com fermento de pão. Minhas nonna/mamma/zia faziam um tipo de salada fresca com cebola, alho, nacos poderosos de suculentos tomates maduros, quando possível filés de aliche ou anchovas italianas, azeitonas, ervinhas verdes, muito azeite, que depois da massa assentada na assadeira, punhados desta salada eram afundados parcialmente na massa e deixava-se crescer. Enquanto assava, deixava qualquer um louco, muitos queriam comer saída do forno, mas minha nonna ficava brava. Tinha que esperar um pouco, para o melhor do pão acontecer.
    Mas na Itália, é feita um pouco diferente, usam tomate tipo cereja (que são uma preciosidade, cultivados em solo vulcânico), com azeitona preta ou verde. O azeite dá o tom e todo o charme. Há um outro tipo de focaccia, feito com alecrim e sal grosso, muito popular (também feita pela minha nonna). Acompanha os antepastos e faz qualquer festa a mais feliz. Adorávamos com sardella, que nada tinha de sardinha: era pimentão vermelho e aliche, cremoso, maravilhoso.
    Aqui no Brasil, eu vejo a focaccia mais recheada, com atum, sardinha, alguns juntam (mas sem os peixes) nacos de gorgonzola e o que mais desejarem. É mesmo um belo pão. Amo com vinho! Mas sabe, tenho um ritual diário, o meu café das 17:00, de todos os dias. Gosto de tomar este café, forte e curto e se possível 'espresso' com uma bela fatia de focaccia. Mas não ocorre todos os dias, fácil saber o porque, temos que manter a linha, né! Mas o café, sim, todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Glória, li e reli varias vezes teu comentário e viajei tanto na história, tempos difíceis, famílias separadas por diversos motivos, porém a tradição continua. Isto é belo. Quando falei para Sandrinha sobre a focaccia, pois fui pesquisar sobre essa na Internet, Sandrinha me lembrou que Ivete Marasca, de família italiana do interior do RS, quando passava alguns dias em nossa casa fazia a focaccia e meus filhos ainda meninos ficavam ao redor vendo-a rechear aquela bela forma e muitas vezes usava somente a batata cortada em rodelas, queijo, presunto, ovos, cheiro verde, tomates e fazia a festa. Encontrei na internet várias outras maneiras de fazê-la, mas todas nos dão água na boca. Aqui no RS há tantas e diferentes culturas, que se juntam e formam uma coisa maior. Temos os Gaúchos na Campanha e Fronteira Oeste, Alemães, russos, italianos na Serra, Birivas no Planalto e neste caldo de culturas nos vem as raízes portuguesas e espanholas, além é claro da presença marcante dos negros e dos índios que tanto contribuíram na formação deste povo, assim a cozinha tornou-se um Universo de coisas boas, saudáveis e cheias de histórias.
      Caríssima Maria Glória, que tenhas um bom feriado amanhã e muita saúde, paz e alegria. Sem esquecer. Como vai tua recuperação? Tudo bem, tenho certeza.
      Abraços.

      Excluir
    2. Oi Pedro! Sim, você lembrou bem da focaccia recheada com batata, conheço em rodelas. Mas como você mesmo disse, toda essa diversidade de culturas, tão rica no Rio Grande do Sul, favorece que se prove e tenha a experiência de conhecer tanta delícia. Assim é o nosso Brasil, vários países dentro de um grande país.
      Não conhecia a palavra biriva e fui ao google pesquisar. Aqui, meu amigo, sempre se aprende, pelo conteúdo do blog e pelo editor ser um professor. Muito bom!
      Aproveito para deixar o meu abraço para a Sandrinha, que desde já, tenho simpatia. Vi a foto dela Pedro, é uma bela mulher, parabéns!
      Passamos eu e o marido bem no feriado, mesmo com o fogo a arder como já se sabe e a simpatia com que o presidente foi recebido pelo povo :)
      Hoje fui tirar os pontos na odontologia da USP. Está tudo bem, apenas uma leve sinusite instalada, de forma que o tratamento com remedinhos, continuará por mais 5 dias. Tudo em paz.
      Abração a toda família.

      Excluir
    3. Maria, Maria, Maria!
      Sempre que leio o teu nome uma saudade imorredoura toma meus pensamento, pois era o nome de minha amada e saudosa mãe, Doña Maria Joaquina, a pequena grande fera "hija de un oriental" Oriental para nós Gaúchos, verdadeiros tauras da fronteira identifica os Uruguaios. Era uma mulher ao extremo, educadíssima, brava em defesa da prole, fera que se agigantava, destemida e valerosa. (termo gaúcho para valorosa). Mamãe fez história com seu jeitinho amoroso, companheira e "mestra" na cozinha, que nos alegrava quando fazia o seu célebre pão de figueira. Pão doce, sovado com erva doce e assado em cima de uma ou duas folhas de figueira. Maravilha. A focaccia que Ivete fazia era com batatas em rodelas e recheada com presunto ou salaminho, tomates e cebola. Com temperos verdes e azeitonas sobre aquela preciosidade. Esta explicação que deste sobre o Brasil é o que eu sempre falo. O Brasil é um país com diversos países, não vou nem me ater ao Brasilsão, mas o nosso Estado do Rio Grande do Sul. Temos aqui, além dos Gaúchos e Birivas, Italianos, Alemães, Russos, Judeus, Árabes (no Uruguai chamados de Turcos Asiáticos), Índios (lembrando que os verdadeiros Gaúchos se autodenominam Índios), e se não me falham as catracas somso o único povo que se orgulha de ter sangue índio nas veias, negros que tanto contribuíram com suas culturas, sabores e músicas, apesar de ser o Estado com o menor percentual de afrodescendentes é marcante suas culturas, pois nossos afrodescendentes são provenientes de diversos locais da Mama África e também para cá vieram de diferentes regiões do Brasil. Sempre que fala nos negros não posso esquecer dos valerosos negros que formavam o grupo do Exército Farroupilha, conhecidos como os Lanceiros Negros, que deram suas vidas em defesa da Independência do Rio Grande do Sul (1835-1845), que foram os últimos a deixarem de lutar por esta terra. Leia neste espaço o post "Negros. Ora Negros!", de 21 de junho de 2017.
      Sandrinha ficou exultante com teu amável carinho e retribui o abraço. Sandrinha é uma mulher especialíssima, culta, educada, pedagoga e leitora voraz, tão ela é especial que me atura por longos 45 anos. Fico feliz em saber que está recuperada da intervenção bucal e espero que essa sinusite passe logo e que aproveites bem outros bons feriados com o maridão, não só feriados como tenham sempre essa convivência harmônica. A ele mando um abraço, com dizemos aqui, um quebra costelas e a ele também desejo muita saúde e paz.
      Amiga Paulista e Paulistana, muita saúde e alegria em tua vida. Um beijo à Mariana.

      Excluir
    4. PS: ERRATA - (1) substitua somso por somos. KKK. Não somos somsos, somos, somos. (2) Substitua "fala" por falo, do verbo falar, nos negros".(3) Está, por estás recuperada.
      Abraços a todos.

      Excluir
    5. Acabo sempre por falar, que o mundo também é feito de Marias, em toda parte existe e temos sempre na família, que privilégio!
      Por volta dos meus 51 anos, uma grande amiga teve o desejo de me chamar de Maria, sem o Glória e então, muitas são as pessoas que só me chamam de Maria. Aconteceu assim, naturalmente. Eu nada me importo. Mas quando jovem não gostava. Sempre fui Maria Glória, especialmente, na a família. Quando comecei a trabalhar fora, aos 16 anos, fiquei só Glória. Marido me chama pelo apelido, Branca.
      Outra coisa, nada como lembrar da mãe. Faço isso diariamente, sinto muito a presença dela. E sabe como? Ao acordar, por exemplo, calço os chinelos e penso que ela está a andar atrás de mim, mas não, eu que já arrasto os chinelos como ela arrastava. Ao olhar no espelho, para me arrumar e quando não gosto do que vejo, concluo que não ficou bem kkkk e faço a mesma expressão que ela fazia, nesta idêntica situação. Quando o meu lado italiano dramático aflora (hoje em dia mais forte), e começo a falar mais pelas mãos, menos pela boca, a assim vai, vejo a minha mãe em meu ser! Ela permanece comigo, fala comigo, de forma que parece a morte não existir, não passa de uma ilusão. É tanta presença!
      Sobre comida das mães, bem agora o âmbito é o reino sagrado! De vó nem dá para falar. É assunto que só dá para sentir, palavras só estragam. Prefiro calar, entende! Vai para o jardim da cura a alma, ninguém mais tem esse Poder.
      Fiquei pensando neste pão sovado com erva doce, imagino o perfume. Pão doce, né? Mas pensei no matrimônio deste pão de erva doce com pedaços linguiça, para comer devagar e prosear, com café nas tardes. Hummm fiquei aqui pensando... como é que acontecia esta sova? Será que pode me explicar, porque aqui houve um chamado. Obrigado sra Maria, muitíssimo prazer em conhecê-la!

      Copie este link e abra, verá a foto da minha mamma, Nilva era o seu nome - http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br/2013/04/brandade-de-bacalhau-com-batata-e-feliz.html

      E neste outro, vais ver a minha nonna materna, Seraphinna, além da madrinha Cacilda - http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br/2015/10/bolinho-de-chuva-com-maca.html

      Um abração, muitos beijinhos para a Sandrinha, que com o que já sei dela, dobra a simpatia. Já disse que gostei de ver as fotos desta bela mulher. Sim, é bela Pedro! Ela tem blog? Pergunto porque tenho uma amiga, a Tais Luso, é gaúcha também e querida, talvez conheça, ela e o marido são editores de blogs que aprecio muito. Pensei que talvez a Sandrinha também possa ter um.
      Um abração e o desejo de um bom final de semana.

      Excluir
    6. Marias Glória.
      Se ontem não respondi este comentário foi por ter viajado em tua bela história contada em Bolinhos de Chuva com Maçã. Que maravilha, vou comentar no próprio.
      Ouvir ou ler esses relatos maravilhosos do tempo de criança é um tônico rejuvenescedor que em poções homeopáticas vamos tomando e assimilando uma época maravilhosa. Maravilhoso, não digo pela época, mas pelo que éramos. Crianças que se divertiam com qualquer brinquedo, brinquedos que a maioria era feita por nós mesmos. E era tão divertido.
      Maria a soberana, a vidente, a pura, seja qual for o significado ou a origem, não importa, pois o importante é ser Maria.
      Foi uma emoção ler este teu comentário, tanto ontem como agora, que me faz pensar muito em minha Maria-Mãe, pois não há tempo que passe sem dela recordar, seja na hora da alegria ou mesmo na hora de um problema, ela está sempre presente, pois sempre foi a mão amiga, o ninho aconchegante a palavra de entusiasmo, o beijo carinhoso, o sorriso que fortificava. Meu pai, o vejo a todo o momento, pois basta olhar-me em um espelho ali ele está, eu que sou filho fico extremamente impressionado, cópia fiel, no aspecto físico, temperamento, gestos. É uma coisa “impressionível”. Esculpido em Carrara.
      Pão doce sovado com erva-doce e assado sobre uma folha de figueira era a festa. Há uns anos tentei fazer este pão, porém não tinha a folha ou folhas de figueiras que dão um aroma e gostinho especial. Vou tentar desencava-lo e fazer. Fica delicioso.
      Sandrinha não é da blogosfera e passa suas horas em constantes leituras. Vive comprando livros e os devora de um dia para outro. Ela sempre fica contente com o carinho que demonstras e os retribui com emoção e alegria. É uma mulher fascinante, competente pedagoga, que hoje, em virtude de uma queda, tem obrigatoriamente que usar uma bengala.
      Caríssima Maria Glória, fraterno abraço.

      Excluir
    7. Pedro, boa noite!
      Final de semana foi preenchido com a neta, filho e nora! Almoçamos juntos. E eu fico na emoção da pureza, com uma criança por perto. A inocência reaparece, da forma mais ternurenta do mundo!
      Sobre os bolinhos de chuva ficarem derretidos por dentro, já provei dessa maneira e gostei. Estes que faço com maçã, ficam úmidos e fofos por dentro. Que carinho da Mônica preparar estes bolinhos! São estes instantes que a gente leva para uma vida inteira! Também aprecio muito bolinhos de arroz, outra comidinha antiga e deliciosa, quando tudo era aproveitado. Gosto com uma pimenta perfumada. Eu ainda pratico muito aproveitar comidinhas. A gente aprende com a mãe e fica para o resto da vida.
      São tantas lembranças do tempo de criança, dos nossos pais e avós. De um tempo seguro, de histórias contadas, domingos que nunca acabavam, o tempo era desacelerado e a gente nem percebia passar.
      Finalmente o tempo esfriou por aqui. Ainda não tivemos um dia de outono, mesmo hoje com um clima mais fresco. Teve céu com ares de chuva.
      E a Sandrinha, tudo bem? Filhos?

      Excluir
    8. Olá Maria Gloria.
      Há muito não tenho criança por perto. Meu neto está com quase 19 anos, preparando-se para fazer Medicina. Mônica não quer filhos e Fábio também, acho eu, que não terá e sua esposa, a Grasiela me faz crer que também não quer. Não os tiro a razão.
      A Maninha, ou Monica, adora bolinhos de chuva e gosta de fazer e inventar. Quando pequenos gostava de ensinar a eles as coisas que fazia. Ficavam no volta, com atenção vendo eu fazer schimier (doce de qualquer coisa para passar no pão), sucos concentrados, doce de laranja cristalizado ou em calda, goiabada, etc. Aprenderam muitas coisa que até hoje é motivo de grande e intermináveis assuntos. Adoravam quando eu fazia bolinhos de arroz com banana amassada junto e para ficarem sequinhos botava um boa dose da "marvada". Bom tempos que me fazem viajar aos tampos de menino e lembrar das coisas boas que mamãe, com tanto carinho e perfeição fazia. Por aqui ainda não fez frio e acho que não teremos mais aqueles invernos com formação de geada ou precipitação de neve. Ano passado fez uma semana de frio, mas este ano, até agora as roupas de inverno estão esquecidas.
      Sandrinha esta melhorando de um resfriado e os filhos e neto estão bem. Obrigado pela lembranças.
      Fraterno abraço extensivo ao maridão, cujo nome ainda não sei.

      Excluir
    9. Fico entristecida quando penso que os dias de inverno podem ser esquecidos. Gosto tanto do frio. Eu realmente vivo melhor no frio.
      Sobre não ter filhos na atualidade, eu concordo plenamente. Já é realidade em outros países e creio que também o casamento passará por mudanças. Na verdade, tudo está mudando, já vivemos em outro cenário.
      Luiz é o meu amado maridex, para a minha neta é o nonno e ela tem adoração. Faz declaração de amor para ele, até por telefone.
      Eu tenho um filho, o Bruno, do primeiro casamento, pai da Mariana e o Luiz tem três filhos do primeiro casamento. É avó da Laurinha, com a mesma idade da minha Mariana. E assim são as famílias modernas.
      Casamento de quase 20 anos, mas por opção, não tivemos filhos.
      Boa noite Pedro e Sandrinha.

      Excluir
    10. Maria Glória.
      Muitas vezes me pego pessimista, leio muito sobre tudo e como uma e minhas formações é a geografia não deixo passar muitas coisas relacionadas. Leio alguns relatórios de renomados cientistas e acompanho o que está acontecendo com nosso clima. Total balburdia. Neve em locais que há mais de mil anos não nevava, calor sufocante fora de épocas em regiões tradicionalmente frias. Invernos menos inclemente e verãos sufocantes. Degelo de calotas polares. Dá para se antever o que vem pela frente. Deixemos pois o pessimismo e voltemos as ligações fraternas que encontramos nesta Blogosfera. Meu irmão é Luís, meu neto é Bruno, tenho uma sobrinha Mariana, és tu, Maria como minha mãe, irmã e tia. São ligações importantes. Quanto às mudanças que passa a humanidade, muito ainda irá mudar neste cenário, não só nas relações individuais como nas sociais. Aqueles que pensam que as coisas não mudarão, são os mesmo que na Idade Média acreditavam que o feudalismo seria eterno. Nada o é. Há uma necessidade humana, ecológica e fraterna de que haja uma profunda mudança em toda a sociedade. Caso contrário, acho eu, que o futuro será um verdadeiro Inferno de Dante. Porém ainda acredito que a humanidade, mesmo a beira de um precipício conseguirá contornar e seguir novos rumos.
      Um cordial abraço a Dom Luiz, que tão amado pela neta só pode ser uma pessoa especialíssima. A ti caríssima amiga um grande e respeitoso abraço, cá desta terra de tauras e taitas.

      Excluir
    11. Olá Pedro, boa noite!
      Pois tive o final de semana muito bem preenchido com a família. Foi excelente, alegre e muito sereno. Sábado próximo vamos continuar a paparicação familiar, na casa do meu filho. Eu adoro, pois com a neta, a pureza e a inocência estão presentes e fortes. Um mundo amplo de encanto, nada deixo passar e mais que falar, olhar e ouvir, deixo o meu sentir disponível quando tenho uma criança por perto.
      Quantos nomes temos em comum nas famílias, bonito isso!
      Penso como você sobre as mudanças e tenho lido muito sobre o assunto, textos de psicólogos e filósofos. Mas a minha nonna, que viveu em outros tempos, já alertava sobre as mudanças, sobre nossa disponibilidade de observar, sem julgar. Os que são cristalizados no tempo é só tristeza, e o pior, causam tanto sofrimento, especialmente familiar.
      Maridex te manda um forte abraço, tem em comum com você o gosto por churrasco e vinho. Gosta de pilotar uma churrasqueira e adora a boa conversa.
      E nós daqui de Sampa, assopramos outros abraços a você e Sandrinha.

      Excluir
    12. Olá Maria Glória.
      Mesmo com atraso. Não! Não há atraso, pois todos os dias são dias das mães. Ser mãe é uma coisa que só vocês mães sabem. Parabéns pelos teus 365 dias de mãe a cada ano e 366 nos bissextos. Domingo por aqui, os filhos se organizaram e levaram a mãe a uma churrascaria maravilhosa, fui muito carinho, alegria e amor juntos. Logicamente eu fui de contrapeso. Mas estava uma delícia e como os filhos estavam ao volante, pude eu tomar uma “gelada”, coisa que há muitos anos não fazia fora de casa.
      Interessante foi essa interligação de nomes.
      Quanto às mudanças antevejo muitas coisas que levarão a nossa sociedade a outros patamares. Nada é eterno, assim como os grandes impérios da antiguidade esvaíram-se, assim como o feudalismo acabou, muitas coisas que hoje achamos serem eternas sumirão a curto e médio prazo. As próprias relações interpessoais, coisa que eram esporádicas e difíceis, hoje se tornaram comuns e ligam as mais diversas culturas e povos. As próprias relações econômicas tendem a mudar. Muitos se isolam em conceitos religiosos, políticos e filosóficos achando que, como dizem, o que deus criou é eterno. Nada é eterno e quem criou foi a natureza, lembrando que o Sol é um “senhor” de meia idade, que caminha doravante para o ocaso. Tento viver o momento e ser o meu caminhar sobre a Terra o mais gentil e prazeroso, pois podemos encontrar a felicidade em qualquer coisinha da natureza. Infeliz é aquele amargurado e insatisfeito que não vê a beleza a seu redor. Devemos levar a vida como se cada segundo fosse o derradeiro e ver as coisa com naturalidade sem arrogâncias, sem ódios, sem rancores. Todos nós estamos juntos nesta nave chamada Terra, que por enquanto é o único lar que dispomos. Mas até quando? Caminhamos na incerteza, caminhamos no fio da navalha e não sabemos.
      Ao Luiz.
      “Meu caro! Homens que gostam de churrasco e apreciam um bom vinho e entabulam boas conversas são os melhores dentre os melhores. Um grande e fraterno abraço e que tenhas muita saúde e paz. Teria um imenso prazer em conhecê-lo”.
      Cá, no Rio Grande do Sul recebemos com carinho e retribuímos os abraços aos Paulistas, com muito carinho e admiração.

      Excluir
    13. Pedro, achei tão bela e poética estas tuas palavras: "...lembrando que o Sol é um “senhor” de meia idade, que caminha doravante para o ocaso."
      Tudo que existe neste universo é impermanente, portanto, é recriado e caminha para a constante evolução, podendo ser muito bem apreciado, por exemplo, em um jardim.
      Cá, o maridex Luiz, retribui tanta saúde e paz para você, Sandrinha e família. Quem sabe um dia poderemos pessoalmente, vibrar pela nossa saúde com batidas nos nossos copos preenchidos com um bom vinho. Deixemos que o universo conspire a nosso favor.
      Um forte abraço meu e do maridex, enviado com afeto para você e para a querida Sandrinha.

      Excluir
    14. Maria Glória, fico realmente lisonjeado com tanto carinho o qual é recíproco e verdadeiro. Vivemos constantemente em uma roleta russa, ou seja não sabemos quando acontecerá, sabemos que acontecerá! Mas quando? Esta atroz dúvida nos dá esperança e até otimismo, porém chegará um dia que nada mais existirá. Calcula-se em milhões de anos, porém estamos em um Universo feroz, perigoso e com altos riscos. Enquanto houve ignorância, em um passado não muito distante, profetizavam coisa boas e até ruins, mas dentro daquela concepção de graça e pureza. Hoje não há espaço para tais conjecturas, já que a ciência dispões de imenso arsenal de informações sobre o cosmos, os perigos que rondam a Terra e o que é pior, os males que nós, seres humanos estamos causando ao nosso frágil planeta. Porém, continuo a admirar o canto dos pássaros, as trilhas infindáveis de formigas, a luta persistente de uma uma borboleta para sair do casulo e nos brindar com tanta graça e cores. Sou um amante da natureza e sei que não posso interferir, pois todas as intervenções feitas pelo homem resultaram em catástrofes maiores. Não quero ser pessimista, apesar de muitos conspirarem contra, mas infelizmente vejo um mundo de calamidades, fome e guerras. Fazer o quê? O bicho homem é brutal por natureza. Enquanto isto vamos em frente, apreciando o belo, cultivando o bons amigos e tentando enxergar o lado bom da vida. Obviamente com um bom cálice de vinho e na esperança de que o Universo conspira a nosso favor.
      Um grande abraço ao Luiz, e que ele tenha sempre saúde e paz para que vocês vivam felizes. Sandrinha agradece e retribui gentilmente o carinho.
      Um quebra costelas (abraço) a vocês e ao povo paulista.

      Excluir
    15. Olá Pedro!
      De pleno acordo com as tuas palavras, do começo ao fim deste comentário.
      E quanto ao pessimismo, eu penso que não somos pessimistas, somos realistas. E não há como ser diferente, já que pensamos igual sobre religião e blá blá blá (li muito os seus posts sobre religião, de pleno acordo aqui também). A religião é uma ilusão, onde tudo parece que um dia vai ser bom, salvação, etc, sempre láááá na frente e no céu, que deve ser a coisinha mais chatinha para se viver. E quando somos realistas, pé no chão, sabemos que em nada a religião resolve, ao contrário, emburrece, principalmente a fé, que é e sempre foi cega e limitadora.
      Está certo Pedro, sobre apreciar o belo, cultivar bons amigos, apreciar a arte, a boa música, a boa mesa, com sorrisos, gentilezas e gargalhadas.
      Estou falando contigo, com a minha net tossindo, pode ser por conta do vento, que hoje está nervosinho. Mas eu gosto, está um friozinho que chama a saúde!
      Um abração a você a Sandrinha!

      Excluir
  2. Olá, Pedro, meu querido amigo...

    espero k estejas bem, tal como tua rainha, príncipes e princesas.
    eu tenho estado pior da mão, pois qdo comecei a receber fisioterapia, creio k já te tinha falado disso, os tecidos, ainda mto verdes, esgaçaram e o processo de melhoria retrocedeu, mas agora estou melhorando aos poucos, todavia sei que já nada ficará como dantes. gosto do realismo e sou realista.

    estive lendo teus anteriores posts e claro "delirei" com aquele churrasco, que juntou toda a família. foi uma festa. Não te vi em nenhuma foto. estavas fazendo de fotógrafo, não?

    fizeste depois uma publicação de teor político e começaste pela revolução, pelo golpe de estado, corretamente dizendo, de abril em Portugal. "Quem conta um conto, lhe acrescenta um ponto", mas tu soubeste falar do cerne da "coisa".
    Passaste depois a outras considerações, nomeadamente em teu país.

    o post mais recente, esse, é um LUXO, uma CLARIFICAÇÃO e uma APRENDIZAGEM para mim. contigo, sempre aprendo mto. Obrigada!

    evidentemente que o homem não foi criado por quem não existe. Não achas?

    O homem descende do macaco, e disso não tenho dúvidas. A inteligência deles, em determinados aspetos, acho superior à nossa. vivem numa harmonia bonita e sincera, embora existam desentendimentos, que resolvem perfeitamente, sem violência.

    "Nós" é que somos e continuamos selvagens e acho k qto mais tempo passa, pior "estamos". Um dia, isto tem de mudar, e nesse dia, talvez percebamos nossos erros, dados como certezas, e nossas atitudes, dadas como as mais acertadas, mas bem primárias.

    beijinhos e um enorme abraço para ti e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssima amiga. Que bom receber teu comentário, pois andava apreensivo com tua ausência, o que me enchia de preocupações.
      Andei pelo teu espaço, e por duas ou três vezes tentei inserir um comentário, porém não o consegui fazer. Mais me preocupou.
      Como te falei em outro comentário, mãos e pés são como entrar em uma central elétrica com fios de alta tensão para todos os lados, são regiões de nosso corpo cheias de tendões os quais se podem esbarrar, mas acho que com um bom tratamento e tempo as coisas deverão se acomodar na perfeição.
      Quanto a Revolução dos Cravos leio muito e assisti vários vídeos sobre esse movimento, inclusive o filme, se não me falha a memória de título “Os Capitães de Abril” e a participação das diversas autoridades civis e militar envolvidas, mas como todos os movimentos podem ter seus lados positivos e seus lados obscuros e negativos, a duvida sempre permanece. Mas acho eu, longe de me imiscuir em assuntos internos de outros povos que, não há como negar que a democracia, principalmente em um país tão culto como Portugal, é e será sempre o melhor caminho. Continuamos aqui a sofrer com os golpistas, agressões, assassinatos, violência e muito ódio. Famílias desagregadas por convicções políticas, desconfianças e maldades.
      Hoje no centro de São Paulo, Temer foi expulso pela população em violentas manifestações de repúdio a esse bandido, que fora ao local do desabamento de um enorme edifício ocupado por pessoas sem moradia. Tal desmoronamento deu-se por causa de um incêndio que irrompeu a partir do 5º piso e os bombeiros nada puderam fazer, pois foi rápido e devastador. Temer teve o carro apedrejado, chutado e a polícia pouco ou nada conseguia fazer. Foi um recado forte do povo contra esse tipo asqueroso e golpista.
      Não sei o que nos aguardo para o futuro próximo, a extrema direita é violenta e vingativa, as redes sociais estão inundadas de ódios e ameaças, mas o povo mais consciente continua em sua luta em “ideias”. Muitos membros do governo golpista estão na mira da Justiça, porém duvido que esses Juízes façam alguma coisa, pois são farinha do mesmo saco.
      Deixando essas barbáries de lado vamos ao CHURRASCO. Fábio resolveu reunir os pais e irmãos e afins para um maravilhoso churrasco, regado com muita alegria, carinho e brincadeiras sãs, o que nos trouxe uma paz interior muito grande. Foi um dia maravilhoso.
      Com o avanço das ciências, com os estudos de Newton, Darwin e outros homens das ciências, e hoje com os avanços maravilhosos que tivemos neste último Século, lembrando o Projeto Genoma, cada vez mais vemos que somos sim a evolução de minúsculas bactérias, bactérias essa que propiciaram a Terra diversificar as formas de vida. No caso específico dos Bonobos, que por sorte deles estão separados dos chimpanzés e gorilas, sua maneira de vier e tranquila, sem violência, sem a necessidade de concorrer com esses dois outros, vivem tranquilos e resolvem todas as suas diferenças com prazer. Já os gorilas e chimpanzés, assim como outros animais há uma violenta disputa pelas fêmeas e pela alimentação e o bicho homem supera a todos em sua sordidez e maldades.
      Estou contentíssimo em teres reaparecido e desejo que tenhas restabelecida a mão e desejo muitos, maravilhosos e alegres dias vindouro.
      Cá deste Brasil conturbado, mando um grande abraço e que a paz reine em teu país e que tenhas muitas saúde e harmonia.
      Beijos.

      Excluir
    2. PS: Newton com seus estudos sobre a Gravidade e Darwin com a evolução das espécies, além de outros.

      Excluir