PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Bifes de Fígado.



Para começar a prosa vou fazer um desabafo.

Têm umas prendas frescas e uns queras maulas, cheios de não me toques, que não gostam de bifes de fígado.

Mas me tapo de nojo.


Os alcaides comem pão com banha e tem nojo de bife de fígado. Não sabem os biguanos que tais bifes são pra lá de macanudos, nutritivos, é ricos em vitamina A, torna mais forte o esqueleto do vivente, ajuda a manter o sistema imunológico e melhora até as enxergas.

Além do “más” o complexo B desses bifes protegem as hemácias, alcunhadas de eritrócitos ou glóbulos vermelhos. Vermelho cá pra nós é encarnado ou colorado e quando servido aos piás de colo, aqueles que ainda mamam feito terneiros, ajuda a prevenir uma série de doenças. Minimiza nos bacudos a possibilidade de derrames, ameniza inflamações e combate a asma e as artrites.

E não me venha denovamente a dona Eufrosina com nhenhenhém.

Hoje vou fazer uns bifezitos de fígado, pois a patroa anda meia abichornada, com um forte resfriado e assim fazendo o almoço, ela passa uma semana me chamando de meu bem.

Mas que barbaridade!


Buenas! Vou usar seis bifões como esse que esta nesta travessa de louça branca, uma cebolona, sal, e uma colher de banha de chancho, cerdo ou porco, como queiras.

E o ovo que aparece na foto?

Mas os queras fazem cada pergunta de me caírem os butiás do bolso. O ovo é só para teres a noção do tamanho da cebola.

E agora queres saber o que é “queras”?

Não é kera e sim Cuéras! Mas se escreve queras são homens, índios, gente. Bem feito, foram tirar o trema só para confundir os baiquaras, que ainda não tomaram conhecimento do tal Acordo Ortográfico.

Ainda bem que sou calmo.

Vamos à feitura dos bifes, que é um prato delicioso e rápido de se fazer.


Corte a cebola ao meio e depois vá cortando em rodelas generosas. Desmanche as camadas e coloque-as num “pirex” e as leve, por no mínimo uma hora ao freezer, pois facilita na hora de fritar, pois congeladas elas não ficam moles como lesmas.


Para fritar os bifes use banha de porco que é mais saudável, se usada com moderação do que esses venenos feitos de soja e principalmente o tal óleo de canola. Canola é apelido que deram a colza para enganar os biguanos.

- O que é dona Eufrosina?

- A senhora não sabe que os canadenses apelidaram de óleo de canola para engrupir os desavisados, pois canola quer dizer Canadian Oil Low Acid CANOLA. Se os espertos usassem como óleo de colza, niguém comprava esse veneno.

- Pois é dona Eufrosina, a senhora tem que ficar mais esperta do que sorro em volta de rancho cercado de jaguaras malevas.

Frite os bifes, já devidamente temperados apenas com o sal, na banha de cerdo e é num vu.

E não me fiques corrigindo o Sal, pois escrevi corretamente com S, caso houvesse escrito com Ç, então tu poderias estar me corrigindo o sal.

Eu frito numa wok. Wok é como chamam a panela tipo chinesa. Tão logo tenhas fritado os bifes, tire-os do recipiente e ali mesmo, naquela gordura que sobrou e no caldinho que escorreu frite as cebolas rapidamente para que elas não desmanchem. Neste momento acrescente mais uma pitadinha de sal nas cebolas.


Depois é só jogar a cebolas por cima dos bifes, pois naquela mesma fritura ela já pegou o sabor e levar à mesa.


Sirva com arroz branco e uma saladinha e pronto. Neste caso eu fiz uma saladinha de couve-chinesa, somente as folhas cortadas bem fininhas, com azeite de oliva e sal.

E os talos das folhas da couve-chinesa?

- Já te digo o que vou fazer com os talos. 

Num dos próximos posts te mostrarei uma comida pra lá de deliciosa feita com esses talos. Vocês ficarão surpresos. É de cair as tranças da dona Eufrosina.

Quanto mais simples for a receita, menor é a possibilidade de errar e melhor será o sabor.

Mas tche, por que uma receita de bifes de fígado?

É que tem umas e uns baiquaras que cozinham os bifes de fígado numa panela cheia de tempero e água e o negócio fica mais duro que sola de bota de tropeiro.


Mas bah! Fui.


Elucidário:


Abichornado – Triste, sem forças, doente, melancólico.

Alcaide – Pessoa imprestável, homem ou mulher.

Bacudo - Homem sem muita cultura.

Baiquara - Homem do interior, sem muito trato social.

Biguano - O mesmo que baiquara.

Chancho - Porco.

Denovamente – Novamente. De relancina, De soco.

Engrupir - Enrolar, enganar, iludir, embaraçar, ludibriar.

Enxergas – Olhos.

Jaguara – Cachorro, vinagre, guaipéca, cusco. Au! Au!

Macanudo - Bacana, bonito, torena.

Maleva - Ruim, perverso, mau.

Maula – Covarde, tímido, medroso, frouxo, ordinário.

Num vu – Rapidamente, ligeiro.

Prenda: Menina, moça, mulher muito cara, verdadeira joia.

Quera Pronuncia-se “cuéra” - Homem, índio. Indivíduo.

Sorro - Zorro. Graxaim. Animal canídeo, muito comum nos     

            campos do sul (RS. Argentina. Uruguai)

4 comentários:

  1. Eu fiquei salivando do lado de cá, imagino a textura macia e o perfume. Sim, fígado é uma carne muito perfumada. Maridex adora e acebolado, com cebolas 'al dente' nada parecidas com lesmas kkk! Mas como já te disse, nunca congelei as fatias de cebola, que vejo serem bem grossas, para se sentir bem na boca. Hummm!
    Conheço uma Eufrosina que não come fígado, porque diz o fígado ser o filtro do corpo, energeticamente de baixa vibração, portanto cheio de toxinas, que faz mal à saúde do corpo e mente. Mas conheci também, uma médica anestesista, do famoso Hospital Israelita Albert Einstein, também graduada em medicina Ayurveda (milenar da tão antiga Índia), que em seu consultório particular, tratou de uma moça com falta de ferro no organismo, que nada e nem ninguém conseguiu salvar, e prescreveu que ela comesse fígado crú. Foi um evento para a moça, mas ela seguiu com coragem e foi salva. Tudo neste mundo existe e tem seus motivos, deixemos de lado as frescuras, olhemos para a sabedoria dos antigos, a moça foi salva, mesmo com difícil ação para o tratamento.
    Agora o ovo kkkk prendeu a minha atenção e ri com vontade. Gostei da comparação. Muito bem!
    Um prato simples e de personalidade, saudável, nutritivo. Dessas nossas prosas sobre o fígado, acho que para a semana vou comprar e fazer. Faz tempo que não faço. Entendi que os bifes são cortados grossos e em grandes pedaços, é assim mesmo? Na wok, tudo muito rápido. Agora preciso achar por aqui, banha de porco, porque só fiz até o momento com azeite de oliva. Tipo 'alla Veneziana', aprendido com os italianos, também é muito bom. Acho difícil achar por aqui banha de porco que eu confie, vamos ver como será.
    E fico esperando sobre os talos, fiquei curiosa, sabe?
    Outra coisa que gostei muito, foi a combinação no prato, com arroz branquinho e a salada. Adoro com as folhas crocantes. Que saudável, que delícia. Só isso basta, um manjar do Olimpo, Zeus está aqui no canto do meu ouvido, pedindo o endereço do teu blog, para ver este fígado, nunca feito por lá kkkkk, pelo menos desta maneira. Pobre Zeus, que acaba de decidir repaginar os moldes da cozinha do Olimpo, que nunca lhe apresentou um fígado de respeito!
    Agora estou com fome, o jantar não terá fígado, pena! Mas tenho frango assado, acompanha floretes de brócolis aglio/olio e salada de batatas com ovos cozidos, perfumadinhas com raspinhas de limão. Simples, como eu gosto e bem gostosa.
    Semana que vem, 'Habemus Figadum Aceboladum' kkkkkk com direito até à 'fumaça' kkkk.
    Mais um abração de Sampa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga que vai nos conquistando com tão belos comentários. Confesso-te, jamais mastiguei uma lesma, mas acho que aquelas cebolas moles são verdadeiras lesmas. Gosto de cebola, mas tem que ser crocante, que se sinta ao mastigar, e desta forma que eu faça elas ficam, como podes ver nas fotos, inteiras, crocantes e nada ácidas. Gosto de fazer uma carne cozida apenas com sal, cortar nacos generosos, encher de cebolas em corte grandes e mergulhá-las no vinagre, muito vinagre por alguns dias e saborear, principalmente as cebolas (acho que é a vinagrete). Ficam maravilhosas. Se a dona Eufrosina soubesse o valor de um fígado. Assim como essa moça foi salva com o fígado cru, muitos outros teriam mais saúde, Quem não gosta deste prato não sabe o que perde. Por sinal a minha janta hoje foi um pãozinho francês que, como sabes aqui chamamos de cacetinho, com um belo bife de fígado e muito cebola. Algumas frituras o indicado é a banha de porco, não consigo imaginar o fígado frito no azeite. Usamos muito o azeite, porém para regar pratos, principalmente peixe e saladas e até lentilha com linguicinha eu gosto de regar com azeite. Uso para comer com pão ou torradas e café.
      Se Zeus entrar em meu blog até domingo, vai ver o prato que eu preparo com os talos da couve-chinesa. Mas voltando ao "ovo", nada a ver KKK. Na hora da foto resolvi fazer uma piada adicionando o ovo. Por sinal o ovo é indispensável à noite. Quase todas as noite faço enorme omelete com dois ou três ovos. Ontem fiz um omeletão com couve-chinesa que havia sobrado do almoço. O velho Kisoborô. Meu filho mais velho chega a comer meia dúzia do ovos por dia. Não por economia, mas como ele luta Jiu-jítsu é recomendado, devido aos exaustivos exercícios antes e depois das lutas.
      Que tenhas tido um bom jantar, que pelo visto foi muito bom mesmo. Gostei do Habemus Papa, digo, Habemus Figadum. kkkk.
      Caríssima um abraço cá do Sul para toda Sampa!
      E um especial para ti e para o Maridex.

      Excluir
    2. Muitas noites, eu janto um lanchinho com a sobra do almoço. Eu gosto muito! Meu pai amava comer um lanche com pão italiano e catalônia feita pela minha mãe, com muito alho e azeite. Só de falar, fico salivando! Nunca faltava na minha casa esta verdura deliciosa, para comer com pão.
      O azeite é usado no Brasil de maneira particular. Muitos médicos e nutricionistas por aqui, dizem que não se pode aquecer o azeite, porque perde as propriedades. Alguns dizem até que faz mal. Na Europa, o azeite é usado de uma maneira muito diversa, frio, aquecido, quente, até para frituras. E ele perde sim um pouco das propriedades, assim como a cenoura perde quando é cozida. Ao contrário do que muito pensam, aquecer o azeite não faz mal. Eu cozinho só com azeite de oliva, quase não uso óleo de girassol. Mas quando frito meus bolinhos de chuva ou de arroz, por exemplo, então uso óleo de girassol.
      Aprecio muito omelete Pedro, faço com batatas, tipo tortilla espanhola ou até com sobra de espaguete. Ficam deliciosos.
      Domingo de manhã fui ao açougue que gosto e confio e comprei bifes de fígado. Estão congelados. Anda tenho mais um procedimento na boca, será feito amanhã e só então, depois dos dias de sopinhas kkk, farei os bifes de fígado acebolado.
      Um abraço a todos.

      Excluir
    3. Olá amiga de São Paulo.
      Também à noite procuro me alimentar e não refugo o kisoborô, porém passo as noites melhores quando faço minhas omeletes com dois ou três ovo. Ontem comi um carne assada, pão francês e uma pizza com atum e o resultado foi uma noite horrível. Como sempre digo, doravante só omeletes. Até parece. E acabo comendo outras coisas que sei que me farão mal. Usamos muito azeite e pouquíssimo óleos, tanto de soja, milho, arroz ou o de colza (colza=canola - este, jamais). Sandrinha é mestre em tortilhas, afinal foi criada pela Avó Argentina e faz um tortilha espetacular, com as batatas cortadas em cubinhos e fritas antes de serem transformadas nas famosas e deliciosas tortillas. Faças esse último procedimento na boca e logo logo estarás saboreando esses belos bifes de fígado acebolados. Saúde e paz.

      Excluir