PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 31 de março de 2018

Peixada Silveira Kenewitz.




Há uma tradição junto à família Silveira Kenewitz, família de minha nora Grasiela, casada com o meu filho mais novo o Fábio, fazer todos os anos uma peixada e cada ano é na casa de um patrocinador, mas todos esperam esta data anual com muita alegria.


Ano passado foi na casa do pai de Grasiela, Antônio, porém como já havia marcado uma visita ao meu amigo Manoel Garcia, que reside em Albatroz, no litoral, eu e Sandrinha não comparecemos à peixada do Toninho e fomos naquela semana churrasquear, muita carne vermelha, com o velho amigo Manoel. Uma amizade que ronda bem aos 67 anos.


Desta vez, ontem, a festa foi na casa do tio de Grasiela, o grande amigo Telmo, em Santo Antônio da Patrulha, que gentilmente convidou-nos para esta espetacular festa familiar.


Coincidiu que nesse dia era o aniversário de Fábio, o caçula que completou 40 primaveras, com bolo e parabéns.


Foi tri.


Telmo é um homem simples, amigo e de boníssimo coração, requisitadíssimo por sua profissão, já que trabalha com explosivos.  O homem bomba do Rio Grande.


Muita alegria, traíras, cerveja, traíras, refrigerante, traíras, sobremesas, traíras, saladas diversas, traíras, além é óbvio de muitas traíras. 

         Pedro e Telmo.

         Grasiela e Monica

         Pedro, Fábio e Sandrinha, com "su bastón" que se vê atrás de Fábio.

         Franco e Sandra.
          Fábio e Monica.

         Pedro, Fábio e Telmo.
         Fábio e a mamãe.

          Pedro e Fábio.

  Fábio, Sandrinha, Franco, Pedro Grasiela, Liane e Monica.

  Na roda corria mais cerveja do que chimarrão.


E para quem não conhece, eu apresento a rainha da festa.

Ela, a TRAÍRA,


5 comentários:

  1. Como são 3 da manhã e estou postando o blogue k da casa;
    já que estou logada k, aproveito para te desejar
    uma boa páscoa e um bom mês de abril junto aos teus.

    Nossa! que peixão!
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noooossa! Menina. 3 da matina ainda acordada?
      Janicce amada, retribuo os votos e desejo que sempre tenhas esta disposição, saúde e alegria.
      Foi um dia ótimo, comemos muito peixe, conversamos, rimos, juntamente com a filharada e os amigos que lá estavam.
      Grande abraço a ti e aos teus.
      Maravilhosos dias vindouros.

      Excluir
  2. Olá, Pedro, meu amigo!

    Que festança e k alegria!

    É bom se fazerem essas comemorações, pois toda a família e amigos se juntam.

    Vocês, estão todos mto felizes, alegres e com o coração maior que o peito (rs). Se nota tão bem pelos vossos rostos.

    Fábio, "rei" da festa tem m ar doce e o acho mto parecido contigo.

    Sandrinha parece a primavera, e mesmo com "bastão" está linda e risonha.

    Não conhecia esse peixe, mas ele é enorme. É gostoso?

    Beijos para todos e um big abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu! Olá querida amiga.
      Momento agradável. Amigos, filhos e muita alegria.
      Havia bem umas 40 pessoas reunidas. Foi maravilhoso. Telmo, o festeiro deste ano, como sempre dentro de sua simpatia e cordialidade vive conquistando o apreço dos amigos, pois é um homem simples e de grande coração. Amicíssimo de Fábio, o qual trata como um filho. Isto faz com que o respeito e a amizade cresçam. Franco, acho eu muito parecido com meu pai. Monica é a cópia de minha mãe e Fábio, sim, é parecido comigo, mas todos tem também os traços argentinos e uruguaios, tanto de Sandrinha como os meus, pois somos de mesma cepa.
      Quanto ao peixe "traíra" é um dos mais deliciosos, sua carne firme e com um sabor característico. A melhor maneira de ser saboreada é frita. Há uma variedade muito grande de peixes no Brasil e os de água doce são os preferidos, como a própria traíra, a piraputanga, o dourado, o jundiá e tantos outro. A bacia do Amazonas encontra-se a maior diversidade de peixes de água doce do mundo. Há um gigantesco chamado pirarucu, na Amazônia, que pode chegar a três metros de comprimento e atingir até 200 quilos. Outro peixe que faz muito sucesso é a conhecida tainha, que chega a ter uma festa anual, a Festa da Tainha de Tramandaí (Tramandaí é um município no Litoral do Estado e quer dizer literalmente - rio sinuoso, do tupi-guarani).
      Foi muito gratificante esta reunião e todos saíram satisfeitos. Sobrou peixe e sobrou muitas sobremesas. Pudins, tortas, quindins e outras tantas.
      Amada, que tenhas belíssima semana, cheia de alegria e saúde. E como está a mão? Deve estar boa.
      Todos agradecem e sei que retribuem os beijos e abraços.
      Hoje tivemos um tremor de terra que atingiu entre outras cidades, Brasília e a nossa megalópole São Paulo, (mais de 12 milhões de habitantes) com o epicentro na Bolívia. Porém não houve danos pessoais.
      Grande abraço e um beijo.

      Excluir
    2. PS: TRAÍRA:
      No linguajar popular "Traíra" pode ser uma pessoa não confiável, velhaca, caborteira, falsa, traidora, sem escrúpulos.

      Excluir