PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 8 de março de 2018

A Vida Desenhando






Ontem, arrumando meu escritório, encontrei no fundo de um armário, minha caixa de lápis, tintas e pincéis e de imediato parei o que estava fazendo e em uma folha comecei a rabiscar um rosto feminino.


O tempo passou e eu não me dei por conta, mas fiquei por algumas horas, absorto neste desenho e ainda não está como deveria estar, mas dá para o gasto.

Não mexi nas tintas nem nos pincéis, mas com os lápis, esfumador e paciência comecei a produzir coisas que há muito tempo estavam em mente e mesmo desabituado, com as mãos não mais precisas como eram, pois há muito tempo não as usava para o desenho, lá vão dois para começar uma série.



Lembrem-se que eu jamais frequentei uma escola de desenho ou pintura, mas o que faço foi por mim mesmo aprendido, pois deste piazinho meu prazer era ter um lápis e uma folha de papel, podia ser até o papel que embrulhava o pão. Servia.

Meus cadernos da escola eram cheios de desenhos, muitas vezes um professor estava dando a matéria e eu concentrado em meu caderno desenhando e ele pensava que eu estava copiando o que ele acabara de colocar no quadro de giz. 

Ledo engano. O que eu fazia era aquilo que me vinha na mente, viajava na batatinha e saiam desenhos bons, que com o tempo fui aperfeiçoando, mas ainda sou um amador.

Não sou poeta, não tenho essa veia artística, porém gosto de desenhar, pintar e quando mais novo fazia esculturas na areia. Já esculpi em giz, argila, chumbo e madeira, mas essas, hoje não tenho mais paciência de fazê-las.

Antes de terminar o rosto feminino, já havia começado a rabiscar o rosto de um homem, que estando pronto venho a publicar. 

Outros também serão expostos neste espaço.

Quando?

Em breve.





Clique ou prima sobre a foto e nas imagens para ampliá-las.

17 comentários:

  1. olá, meu amigo... só estou escrevendo com a mão dta. e daí não aparecerem maiúsculas e alg. sinais de pontuação.

    tudo bem contigo, Sandrinha, menina e meninos... eu a cada dia melhor e espero k na próxima semana me retirem quase todos os pontos da mão intervencionada.

    que pot interessante... tu és o homem dos sete ofícios e fazes todos mto bem. acho que fazes lindos retratos, com perfeição.

    tenho saudade de teus textos, de índole religiosa, pois me esclarecem e ajudam imenso meu caminhar.

    beijos, um big abraço e dias bem felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu, amada amiga.
      Que bom que está tudo bem contigo, por aqui tudo bem.
      No sábado fomos para GRAVATAÍ, comemorar o aniversário de Grasiela, que aniversariou no dia 7/3. Chegamos em casa quase meia-noite. Ontem, domingo, a casa também estava cheia. Filha, filhos, noras, neto e a namorada, vieram a tarde aqui para casa e ficaram até a noite. Muita alegria, afinal era o meu aniversário (mais um)e o presente maior foi a presença da família reunida.
      Estou com outro texto sobre esse assunto pronto para publicar. Aguarde.
      Mil beijos nossos para a amiga do coração.
      Mega abraço.

      Significado de Gravataí. Do Guarani quer dizer rio do gravatá. Ou seja, GRAVATÁ são plantas duras e espinhentas e "I" quer dizer rio. Ou seja, Rio das plantas chamadas de gravatá.

      Excluir
  2. olá, nené, querido1

    tudo bem por aí... aqui, tudo quase bem. é uma questão de tempo, apenas.

    parabéns a grasiela, feliz aniversário e saúde. um big beijo.

    parabéns, feliz aniversario, felicidades e saúde, tb, para ti com todo meu afeto. e que contes mtos. minha mãe, se fosse viva, faria 76 no dia 15, próxima quinta-feira.

    agradeço tua explicação qto a gravataí, k desconhecia, de todo. agradeço, tb, as palavras amigas k deixaste em meu blog.

    no final de semana, passarei os comentários e farei o respetivo agradecimento. dia 21, se tudo correr bem, postarei, visto ser dia mundial da poesia. qdo ouvires e olhares o vídeo, vais adorar. depois, me diz. merci...

    beijinhos e um enorme abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cielito.
      Que ótimo que está tudo bem e assim continuará.
      Agradeço por Grasiela, minha encantadora nora e filha do coração. Agradeço também de minha parte tuas palavras, lembrando que no dia 10 passado completei também, 45 anos de um casamento duradouro com Sandrinha.
      Estava há minutos em teu blog, porém não consegui postar um comentário. Estarei ansioso a espera do dia 21, de certo serei um dos primeiros a lê-lo e obviamente comentar.
      Saúde e paz e o que desejamos a tão prezada amiga do Hemisfério Norte. Beijos amada.
      Amanhã, se der, pois estou em reformas no "banheiro" (quarto de banho) pois me parece que banheiro em Portugal é outra coisa, é o que chamamos aqui Guarda-vidas ou Salva-vidas (???), parece-me, postarei um tema controverso mas sei que gostarás.
      Mega, hiper, super abraço.
      Dom Pedrito de la Pampa Gaucha.

      Excluir
  3. olá, pedrito...

    tudo caminhando bem, felizmente, comigo e com voces.

    não tens de agradecer nadinha. e de ♥.

    dois acontecimentos felizes. teu casamento com sandrinha e teu aniversário. parabéns e que todo continue como até aqui.

    alg. dos teus comentários vão parar ao spam, como já te falei e nem entendo a razão. continua, tentando, se der para ti, pke querer é poder.

    sim, penso postar logo a seguir a meia-noite do dia 20, que aqui, será já dia 21. aí devem ser 20 ou 21h do dia 20.

    mto obrigada, queridos amigos...

    eu fiz no verão, mas é tão chato ter reformas em casa. banheiro, em Portugal, não significa nada, concretamente. banheiro pode ser o homem, k cuida das praias, mas não socorre banhistas, por falta de formação específica. os k os socorrem em caso de afogamento, se chamam nadadores-salvadores.

    aqui, se diz casa de banho e os mais antigos, mas chiques, dizem quarto de banho. afinal, na casa de banho, a gente não toma só banho. na sanita-retrete fazemos nossas necessidades fisiológicas, urinar e defecar e no lavatório, lavamos mãos e rosto. bidé, k é um termo francês, tb, é mto útil, mas mais para as senhoras, como sabes.

    minha casa k é grandinha, tem 3 casas de banho, uma com banheira, outra com poliban e outra de apoio a cozinha, que não tem nem uma coisa, nem outra. tem retrete e lavatório, apenas.

    fico então aguardando teu post, mas sem pressas. eu gosto de controvérsias.

    Dom Pedrito de la Pampa, beijinhos mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, luz que ilumina o meu espaço e me deixa de coração estreleiro.
      Um sonho recorrente me tirou da cama às quatro horas desta madrugada meio fria e após um chimarrão e meu desjejum, estou aqui mais feliz que que pinto em quirera, respondendo teu elucidativo comentário.Havia lido em um blogue que banheiro seria um socorrista. Legal tua explicação tão pormenorizada. Mais uma coisa que venho a aprender. Aqui, nos novos apartamentos e casas o bidé foi suprimido. Porém há o box. compartimento dentro da "casa de banho, feito de acrílico ou vidro temperado, que serve não só para tomar o banho, que é um hábito diário, as vezes até dois ou três por dia, mesmo nos rigorosos invernos ou para fazer, como aqui dizemos, uma meia-sola, ou seja, uma higiene apenas das partes baixas.Já a sanita-retrete nos chamamos de sanitário, vaso sanitário, ou como é comum da fronteira uruguaia chamá-lo de bateclô. Termo que eu muito uso. Alguns mais das antigos chamam a casa de banho ainda de patente. Em meu apartamento há duas casas de banho. Uma social e outra junto a área de serviços. O lavatório também aqui é assim chamado, porém a maioria chama de pia. Outra coisa que foi com o tempo suprimida foi a banheira, e as que tem e são poucas, é raramente usada, pois o comum é usar o chuveiro. Meu filhos chegam a tomar três banhos por dia. O banho aqui é um hábito nacional, já entranhado na cultura o que causa em muitos estrangeiros, principalmente dos países muito frios uma certa estanheza. Por que tanto banho? Este hábito que adquirimos dos índios é um acontecimento bem verde-amarelo, ou seja bem brasileiro. Canadenses, americanos e alguns europeus não entendem porque tanto banho. Ou seja: Levantamos, banho, saímos de casa e no regresso, banho. A noite, antes de dormir, banho. E banho completo, das orelhas aos pés. É um hábito bem típico dos brasucas. (brasileiros). Voltando aos socorristas ou nadadores-salvadores, os quais são chamados de guarda vidas ou salva vidas, aqui no Rio Grande são profissionais da Brigada Militar, ou como são chamados nas outras Unidades da Federação de Policia Militar, são profissionais altamente treinados, excelentes nadadores, com cursos de primeiros socorros e atendimento imediato e especializado aos afogados.
      Ia esquecendo. Aqui chamamos a casa de banho com apenas o vaso sanitário e a pia de lavabo. Êita língua portuguesa rica e variada.
      Amore mio. Que tenhas um boníssimo dia, que ora começa a clarear aqui no Sul. Beijos e até breve. Estarei aguardando teu novo post.
      Abraços.

      Quirera = milho moído, quebradinho, especial para alguns pássaros e principalmente para pintos.

      Excluir
  4. Bom dia Pedro e Sandrinha!
    Quando eu era criança, participei de alguns concursos de desenho, pela escola. Todos achavam que eu daria para desenhos e seria de alguma forma, o meu futuro. O tempo foi passando e o interesse foi perdido.
    Esta tua postagem trouxe deliciosas lembranças dos meus 7/8 anos de idade, incluindo meus pais, que estavam sempre presentes, atentos, nestes concursos que participei.
    Os teus desenhos são caprichados, belos e o mais incrível, é que aprendeste sozinho. A tua arte do último post, me agradou muito, porque tudo está acontecendo, em pleno movimento, dando a impressão que estou participando da cena. Amei!
    Beijocas a toda família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláááá! Maria Glória e Dom Luiz.
      Pena que paraste de fazer desenhos, eu sempre foi um amante desta arte e nos anos em que servi ao Exército era mui requisitado para fazer mapas, desenhos e gráficos. Gostava tanto de fazer mapas com escalas e curvas de níveis, cursos d'águas e fronteiras que me formei primeiramente em geografia e geografia parece estar em meu sangue. Sou um simples amador no desenho e de meus filhos o mais novo, Fábio, foi o único que saiu com essa veia artística. Obrigado por teres gostado deste post. Outros desenho publicarei. Em breve.
      Sandrinha e eu desejamos ao casal um belo final de semana. Beijos e abraços.

      Excluir
    2. Pedro, tenho navegado pelas páginas do teu blog e vejo que temos uma grande e querida amiga em comum, a Céu.
      A Céu é muito querida, amiga, gostamos muitíssimo de conversar, temos muito em comum.
      Fico imensamente feliz em saber que ela também é tua amiga e da Sandrinha.
      Preciosos presentes que a vida nos dá, saber destes encontros com pessoas tão queridas! Imensa alegria!
      Beijos a todos, Céu, Sandrinha e Pedro.

      Excluir
    3. Olá. Depois de muita chuva e violento temporal que se abateu sobre o Estado, estamos enfrentando muito frio e umidade. Tudo bem! Não podemos nos entregar, mas para suportar passei o dia enroladito no poncho de lã.
      Pois é Maria Glória, a, como eu chamo "Cielito" (Céu) participava ativamente deste espaço, porém ultimamente anda meio sumida. Tentei acessar o blog dela, mas não consegui por nenhum comentário. Também não sei como ficou a mão dela, pois ela havia operado. É uma pena que não tenho notícias desta amável alentejana. Quarta-feira à noite assisti um belíssimo documentário sobre o Alentejo e fiquei pensando na Cielito.
      Bueno, quem sabe ela venha a aparecer para matar a saudade.
      Querida amiga, uma excelente semana junto ao maridex. Um grande abraço nosso para vocês.

      Excluir
    4. Olá, querida Glorinha!

      A vida tem coincidências e mtas vezes felizes. É o caso. Nós, tu, o Pedro e eu somos amigos, nada mais verdadeiro e tu nem sonhavas, embora eu já tivesse passado por cá e rido mto pke se "juntaram" dois cozinheiros de se lhe tirar o chapéu para além de amarem passear. Os "minino" são uns "vadios" - RISOS é o k é.

      Beijos, um abraço enorme e inté.

      Excluir
    5. Olá, Dom Pedrito de la Pampa Gaucha -rs!

      Espero k a chuva e o temporal já tenham passado e k estejas bem e feliz. O frio e a humidade fazem parte do "pack" daí, como aqui se diz. Nada a temer, não é Temer -rs e vamos vencer isso com teu poncho de lã.

      Piazito, querido, não achas k minhas mãos merecem um pouquinho de descanso? Então, está justificada minha ausência aqui, em teu blog. minhas mãos não têm pernas pra andar -rs, como vulgarmente se diz, mas agora terei de lhes dar um descansinho no Alentejo para onde vou dia 14.

      Qdo der, acede a meu blog e dá tua opinião sobre poema e vídeo. Ah, femmes, toujours les femmes -rs! Depois, passarei tuas palavras, com imenso prazer.

      Já cá estou em teu blog, Pedrito e teremos muitas oportunidades de trocar impressões. Também me tenho lembrado imenso de ti, meu mestre, meu iluminado, meu grande, grande amigo.

      Não quero matar nadica. Quero vida, continuação.

      Alentejo=CÉU; CÉU=Alentejo. Verdad, guapo?

      Besitos e um quebra-costelas daqueles k tu me costumavas dar -rs. Evidente k depois, tinha e tenho de ir ao osteopata-rs.

      Excluir
    6. Cielito alentejana que imenso prazer em reencontrar tão estimada amiga, o frio, a umidade, a chuva, tudo isto passou e o calor humano tomou conta de meu cantinho. Sei bem que tua mão merece um belo descanso. Espero que tudo esteja bem contigo. Por aqui vamos levando a vida. Os filhos bem. A Sandrinho bem. Eu bem. Bem preocupado também. Cielito amada, tenho conversado via blogue com a amiga Maria Glória e seu esposo Luiz, um casal maravilhoso de São Paulo. Andei por teu blogue várias vezes, inclusive agora, neste exato momento estou novamente bispando, principalmente as belas fotos. Adoro o vermelho e branco. Sou um eterno apaixonado. Tentarei deixar-te um comentário, pois tenho tentado e não consigo concluir as postagens. Minha amada alentejana, que imenso prazer. Mil beijos e que tenhas uma bela estada no Alentejo, que por esse documentário que citei em resposta à Maria Glória, fiquei um pouquinho mais embevecido com esta terra maravilhosa, seus vinhedos e sua gente. Beijos e um grande quebra costelas pampeano.

      Excluir
    7. Céu, Pedro e Sandrinha! Boa tarde meus queridos amigos. Estamos bem, eu e o maridex.
      Terça feira passada estive na otorrino, por conta de sinusite e possível refluxo. Estou em tratamento e passando bem, disposta e pronta para a reunião que estamos planejando, por conta da copa, neste próximo domingo. Não sou muito de jogos, mas reunir amigos, conversar, celebrar e compartilhar comidinhas com bons vinhos, não perco de vista.
      Céu, sobre o teu comentário acima, olhe querida: passear, prosear e degustar comes e bebes são das coisitas boas da vida. E como sabes que gosto de cozinhar, fiz antepastos para a reunião com os amigos no domingos. Cada um vai levar delícias e assim, todos contribuem e não fica pesado, nem no valor e no trabalho. Seremos em oito pessoas.
      Um beijo e abraço afetuosos aos meus queridos amigos, do Rio Grande do Sul e de Lisboa. Aqui está frio, úmido e céu cinzento. Por mim, está bem.

      Excluir
    8. Olá gente amada de São Paulo.
      Que a paz e a saúde estejam presentes.
      Sandroca sofre com a sinusite e eu sofria, hoje quase nada me incomoda. Quanto a Copa eu fico com a letra da música da cantora Luka, "TÔ NEM AÍ", não vou, não quero e não consigo ver jogos de futebol. Ando muito arredio. Dom Luiz pode ter um parceiro para saborear um bom vinho, mas futebol não faz minha cabeça. Eu sou uma amador na e da cozinha, Maria Glória apresenta receitas fenomenais e a Cielito, quando vai nos brindar com um prato bem português? (Não vale bacalhau, pois aí é covardia. kkkk). Também retribuímos os beijos e abraços aos queridos amigos de Sampa e de Lisboa. Aqui no sul está muito frio. Abraços a todos.

      Excluir
    9. Mais uma vez, um bom final de semana meus queridos amigos!

      Excluir
    10. Obrigado e beijos. Boníssimo final de semana aos amigos Maria e Luiz.

      Excluir