PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 14 de março de 2018

Bíblia - Dissecando as Escrituras – 8





Desde que publiquei o post “Bíblia - Dissecando as Escrituras 7”, comecei a pensar neste novo post sobre tal e conflitante assunto, já que muitos que creem não tem a sensibilidade de constatar as barbáries contidas nesse livro misógino, cruel que ilude, amordaça, aliena e torna as pessoas verdadeiros "condutopatas" atormentados por essas mentiras sórdidas e mal contadas.


Fico muitas vezes pensado se é realmente fé ou mera ilusão?


Para tal vamos tentar entender mais um pouco dessa lorota que é contada há muitos e muitos séculos, que surgiu entre povos que nada sabiam ou tinham um conhecimento menor que qualquer criança de seis ou sete anos da atualidade, entre verdadeiros selvagens ignorantes e carcomidos de superstições, porém continua a iludir pessoas até cultas e que dispõe de farta literatura científica, que nos últimos 150 anos suplantou todo o conhecimento humano desde os seus primórdios, há mais de 200 mil anos.


Tais superstições, fruto da ignorância, enraizaram-se em mentes pouco mais desenvolvidas do que um simples macaco, já que somos nada mais nada menos que a evolução desses animais. Obviamente não é como dizem que o homem veio de um macaco, somos sim frutos da evolução de símios que pertencem a grande família dos primatas A ordem dos Primatas é um grupo de mamíferos que compreende os popularmente chamados de macacos, símios, lêmures e os seres humanos, mas ainda não perdemos a sua selvageria e a maioria, a sua ignorância animalesca.



Muitos dizem que não, porém lhes falta o conhecimento científico, falta-lhes o conhecimento da antropologia, falta livrarem-se da calhorda arrogância, da doentia pretensão de se dizerem filhos de um deus, seja lá o nome que tenham dado a esta entidade inexistente.


São tão gritantes as contradições e maldades encontradas não só nos ditos livros sagrados do Judaísmo, como nas cópias mal feitas dos cristãos, a chamada Bíblia ou no livro dos islâmicos, o Corão, cópia de cópias de cópias.


Por que são cópias?

Os livros sagrados dos judeus são relatos copiados de historietas muito mais antigas que existiam entre outros povos, que viviam a seu redor, entre eles os sumérios que foram os primeiros a produzir uma obra literária, em placas de argila com escrita cuneiforme, que relata a chamada Epopeia de Gilgamesh, rei sumério fundador da cidade de Uruk, que governou a região por volta do ano 2.700 a. C. Devemos saber que a lenda absurda, pueril e fantasiosa de um dilúvio universal veio dessa Epopeia. 


Quais conhecimentos científicos tinham os que escreveram tal Epopeia, e qual o desenvolvimento cultural tinham os que simplesmente a copiaram?



Hoje, muitos “cientistas” religiosos tentam minimizar esse plágio e que os relatos do Velho Testamento não são cópias dos sumérios, entretanto enveredam por um caminho fantasioso da criação, pueril narrativa sem comprovação científica. Prefiro então ficar com as relatadas cópias e com os estudos científicos e não com uma suposta intervenção divina para a criação da Terra e do homem. Vemos na história que os ameríndios não conheciam a história de um dilúvio e em contato com os europeus passaram a dissertar sobre tal acontecimento, muitos dizendo que houve tal dilúvio e um casal de índios subiu em uma árvore, salvando-se assim do referido desastre maldoso enviado por esse fictício deus, que nada resolveu e as coisa só pioraram. E como Noé acondicionaria milhões e milhões de animais dentro desta casca de noz? (basta pensar).

Vemos então que não passam de relatos pueris de quem não tendo uma história similar, infantilmente, engendraram a sua, de maneira inocente e até hilária.


Outros mais atilados negam tais cópias, mas caem na vala comum do fictício criacionismo. Mesmo que não fossem cópias, todos os defensores dos Gênesis caem no mesmo e infantil erro de acharem que deus, a partir de um boneco de barro, teria criado a humanidade o que fere frontalmente todas as pesquisas científicas que apontam outra vertente. A vertente evolucionista. Negar a evolução é negar o óbvio, já que pelos cálculos religiosos, segundo o arcebispo James Ussher (1581-1656) baseando-se nos relatos bíblicos afirmou que a Terra teria sido criada no dia 23 de outubro do ano 4004 a.C, coisa que nem calendário existia, o que foi amplamente aceito pelos religiosos, não só da época mas que ilude muitos e honestos cidadãos da atualidade.

Entretanto os cientistas atualizados concluíram, por medições de átomos de urânio, de chumbo, superposições de camada, fósseis e miríades de outras fontes cientificamente comprovadas que a Terra tem 4,5 bilhões de anos, com uma margem de dez% acima ou abaixo. Ou ficamos com os cálculos, permeados de superstições e lorotas de um homem religioso, porém de parco conhecimento ou com os exaustivos estudos de renomados cientistas, que dispõem de uma gama infindável de aparelhos e técnicas modernas.


Não vou me estender na Epopeia de Gilgamesh, pois para isto há infindáveis publicações.


Grande parte dos primeiros livros judaicos foi sim baseada nessas lendas, que serviram de instrumento à suas cópias não fiéis e que muito tempo depois foram plagiadas na chamada Bíblia que nada tem de sagrada, pois é contraditória e perversa que por sua vez serviu de base para o Corão, que não precisa apresentações, já que os seus seguidores mais radicais, os fundamentalistas, assolam o mundo com o terror e a maldade.


Essa mesma maldade e terror mostrados hoje pelas nossas imprensas televisivas ou escritas, foram por muitos séculos usados pelos cristãos para aterrorizar e manter sob seu domínio povos inteiros, lembrando que foram as religiões as responsáveis pelos maiores genocídios da história, levando a morte de mais de 70 milhões de seres humanos somente no chamado Novo Mundo, levado a cabo por ingleses, espanhóis e portugueses. Porém todos eram Cristãos, os ingleses dissidentes e cruéis, os espanhóis bárbaros e desumanos e portugueses supersticiosos e extremamente dominados por uma fé fanática e doentia.


Fora isto, houve essa tragédia em todas as partes do mundo, inclusive na própria Europa e Oriente Médio, não só as perpetradas pelas Cruzadas, como pela maldita “Santa Inquisição” que teve como um dos expoentes o satânico Torquemada.



É tão gritante essa maldade que vamos encontrar em Êxodos citações cuja perversidade fere qualquer princípio humano, como a de sacrificar todo o primogênito de homem e animal. Puro sadismo deste deus déspota, pois qual seria o propósito desse ser cruel. Extremamente cruel em matar animais e crianças inocentes. 


A Bíblia na verdade torna os homens verdadeiros cegos, pois o verdadeiro cego é aquele que não quer ver.


Veja o que diz:

Êxodo 13:5.

- E acontecerá que quando o Senhor te houver metido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amoreus, e dos heveus, e dos jebuseus, e dos gineceus, e dos androceus, a qual jurou a teus pais que tal daria, terra que mana leite e mel, guardará culto neste mês.

As citações bíblicas deixam as pessoas tão susceptíveis às mentiras que não notaram três coisas:

1ª – Como esse deus dos judeus prometeu a eles, as terras dos outros.  Tudo aos judeus, os outros que se danem.


2ª – Sendo Deus, tão grandioso e sábio precisaria jurar?


3ª – Deixam tão cegas as pessoas que a maioria não notou que eu, propositadamente incluí neste texto “Bíblico” as palavras gineceus e androceus. 


Portanto podemos disto tirar a seguinte conclusão:


Os que voraz e ensandecidamente leem a Bíblia realmente ficam com a mente embotada com essas besteiras e muitos vão à loucura. Ficam dominados por esses contos lendários que nada tem a ver com a nossa realidade, nem nossa cultura, nem mesmo com a verdade.


Seguindo essas maldades vamos encontrar também em Êxodo 22:29 essa barbárie que chega a demência:

“O primogênito de teus filhos me darás”.


Perguntar não ofende, mas que avô em plena lucidez, mesmo sendo um acérrimo seguidor deste livro maldito dará em holocausto ao senhor os seus primeiros netos? Sim, pois se um homem tiver cinco filhos e cada filho tiver filhos, os cinco primeiros serão sacrificados para agradar esse perverso deus.


Isto é mais uma prova de quão maligna são essas ditas escrituras sagradas. E se tiveres estômago forte leia com atenção não só Êxodo, mas também Levíticos, aí verás que a maldade descabida, a loucura e a ignorância é que permeiam todos os versículos deste livro de terror, pois manda matar, matar, matar. Matar bois, matar cordeiros, matar pombos, matar os próprios filhos para agradar a esse deus sádico.


Muitos dirão que o velho testamento não vale mais e sim o novo. Então pegues esse livro de maldades, arranque essas páginas e as queime, sobrando apenas o Novo Testamento, porém esse também é outra atrocidade, a começar pela Epistola de São Pedro, que vê a escravidão como coisa normal, pois diz ele que “tu terás no reino dos céus os mesmos escravos que tinhas na Terra”. Ou “é agradável aos olhos de deus que alguém sofra agravos”.

Poupe-me!

Para finalizar vejamos que esse deus condena a relação sexual, pois isto para esse deus impotente é um pecado. Ter filhos é então, ter pecado, porém “ele” mesmo diz que devemos crescer e multiplicar.

Pô meu! Faço ou não faço?

Nossa! Ouvi ao longe alguém dizer que há diferentes interpretações.

Bem, aí tiro o meu chapéu, pois um livro divino deveria ser perfeito e sem espaço para as mais estapafúrdias interpretações.


Interpretações servem para quem não tem basilar conhecimento e foge sempre pelas tangentes.

Fui.


Mas vou chamando o Hugo.

Torquemada – Tomás de Torquemada (1420-1498) O Grande Inquisidor ou o Inquisidor-Geral da ordem dos dominicanos, dos reinos de Castela e Aragão, confessor da rainha Isabel a Católica, perseguiu, mandou torturar, queimar e matar mais de dez mil pessoas, entre judeus, muçulmanos, hereges, homossexuais e todos aqueles que por algum motivo caíssem em seu desagrado.

Chamar o Hugo – Vomitar. Chamando o Hugo - vomitando.

Gineceu e Androceu – São os órgãos reprodutivos de uma flor, que nada tem a ver com aquela ladainha e muitos não notaram.
.








26 comentários:

  1. Tu és tão inteligente, querido pedro... sabes como explicar, sem puxar a brasa a tua sardinha, como aqui se diz. és exímio.

    li, reli e me esclareceste mais uma vez. tenho de ler, amanhã, essas passagens nesse livro inventado, adulterado escrito, reescrito, enfim, falso e mentiroso.

    voltarei depois.

    um big beijo, de ♥ e sonhos felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu.
      Grande maioria que lê a Bíblia, o faz sem conhecimento acurado, faz envolto nessa névoa espessa chamada fé. Não os culpo e respeito a todos da mesma forma. Mesmo que existisse um deus, jamais essas histórias narradas nesses livros e pergaminhos poderão ser levadas ao pé da letra. Pois é um amontoado de bobagens que partiu de cabeças totalmente desprovidas de qualquer conhecimento. Imaginemos o que a maioria do povo na Idade Média tinha de conhecimento, agora retrocedemos há milhares de anos. Não quero com isto puxar a brasa para a minha sardinha (aqui também se diz), mas fico muitas vezes olhando algumas pessoas que frequentam essa igrejas evangélicas e outras e noto em seus rostos, em seus olhos, o tormento a qual foram e são submetidas. Verdadeiros condutopatas, verdadeiros cordeirinhos dominados pelo terror, pelo medo de uma danação. Enfim - dominadas.
      Amada alentejana, que tenhas saúde e paz, muita harmonia e amor.
      Beijão.

      Excluir
  2. olá, querido pedro...

    penso tal como tu. creio que a maioria das pessoas estão iludidas, eu tb estava, e essa coisa, entre aspas, passa de pais para filhos e a corrente se mantém forte e arreigada.

    creio, tb, que muitos precisam de uma bengala, para em caso de doença ou algo parecido, terem onde se apoiar. e depois, há o facto do pecado, da condenação, ou seja, se os crentes fizerem isso ou aquilo, vão para o inferno -qual inferno... e não habitarão a nova terra- só tonteiras. eu acho até que qto mais religiosas são as pessoas, pior procedem em relação a si mesmo e aos outros. possivelmente, haverá mto boa gente, que age de coração, pensando que estão no único caminho certo, mas acho que o tempo e tempo aqui são séculos, lhes dará a resposta. o tempo sempre aliado ao conhecimento, que caminha a galope, felizmente.

    como tu dizes e bem, já não estamos na idade das trevas, onde quase não havia conhecimento e diziam - água vai - pela janela -rs. a ciência não parou de se desenvolver, felizmente, em mtos campos e aqueles k conseguem ir acompanhando esse desenvolvimento, reparam que há mta gente cega, entre aspas e tentam, tal como tu, de forma fundamentada, esclarecer.

    qdo frequentava a faculdade, li um livro que não lembro o autor, mas lembro o título. achei o conteúdo do livro um espanto e me deu uma clarividência pouco usual na altura. o livro se chamava - a história começa na suméria.
    após essa leitura, achei a civilização egípcia mto menos atraente e passei a me interessar mto pela suméria e pelos sumérios e aí fui descobrir o rei gilgamesh e sua atuação.

    continuamos a conversar, depois, pois teu post aflora mtos assuntos e todos de grande interesse.

    beijos e um enorme abraço para ti, meninas e meninos.

    bom final de semana, com amor, verdade e esclarecimento, sempre mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, amada.
      Claríssimo o teu comentário. Bem como eu penso. Passei a tarde, já que estava só, pois hoje foi o dia das meninas (sempre as sextas-feiras)aproveitei para ler muito sobre esse assunto e muitos são os que realmente pensam e dizem taxativamente que os povos conforme vão evoluindo, quer seja econômica ou culturalmente, sem os medos antigos da fome, do desemprego, das doenças, esses povos vão se tornando menos susceptíveis as religiões, pois nenhuma delas nos trás fatos concretos e tudo não passa de especulação, como dizes muito bem que isto passa de pai para filho. Sim. É. A religião nada mais é que uma bengala. Hoje vemos povos que vão no sentido contrário e se dizem não religiosos, agnósticos e ateus. Quando menino ouvia sobre a árvore da verdade, o fruto proibido, ou a árvore da sabedoria, ficava eu pensando se isto não seria o verdadeiro conhecimento que nos levará a uma nova visão da vida, do mundo e das próprias pessoas. O conhecimento sempre foi para as religiões um mal que deveria ser debelado. Proibido. Esquecido. Sim, pois o conhecimento nos abre novos rumos, novos horizonte que não são permeados por fábulas até grotescas. Quanto aos sumérios, como afirma Kramer "nenhum povo contribuiu mais para a cultura", Realmente, a história começa na Suméria, há mais de 5000 anos, e Gilgamesh nos trouxe essas lendas que até hoje dominam as mentes, como a do Dilúvio.
      Beijos amada Cielito, que tenhas um belíssimo fim de semana.
      E como está a mãozinha? Espero que esteja muito bem.
      Mega abraço.

      Excluir
  3. olá, meu querido pedro ...

    mais que claro é teu excelente post, mas pra quem não tem nem um terço dos teus conhecimentos, o meu caso, tenho de ir ler na wikipédia e em histórias universais os assuntos, para os entender, razoavelmente. hoje, acedi a bíblia e a confusão foi total. minha bíblia era de meus pais e a editora, edições paulistas, acho k já nem existe. lá encontrei, e depois de mto fuxicar, as passagens, que tu aqui referes, e, de facto, o conteúdo está lá, mas a pontuação, que faz toda a diferença, altera o sentido do texto. se eu escrever - não, falo alto, pondo a vírgula no não, advérbio de negação, é completamente diferente de eu escrever - não falo alto. e assim se fez nos diferentes livros religiosos.

    tens toda a razão em afirmar que os livros do judaísmo são cópias de cópias, e portanto, não são, nem um pouco fiáveis.

    em relação ao dilúvio e a entrada daquela gente toda mais os animais pra arca de noé, vejo agora que foi uma mentira, algo bem inventado, para quem não tem dois dedos de testa, acreditar. aliás, nem teólogos mto experientes e conhecedores, visto k alguns já se baseiam no conhecimento, conseguem explicar semelhante estapafúrdio.

    deus, esse tal deus não precisa jurar, confirmar, dar tudo a uns e nada aos outros, portanto, explorar, pke ele tudo sabe, tudo ve, com acento, e é justo, bom, pai, amor etc. e tal.

    tens razão, meu querido - deus é, foi e continuará sendo um déspota, mas não iluminado, infelizmente, caso ele tivesse existido ou exista, pke a maldade está entranhada nos crentes, k o seguem, fervorosamente.

    no teu país, numa frase, dizem 10 vezes, estou exagerando, se deus quiser. eu ouço isso na TV e então os jogadores de futebol usam e abusam dela. não entendo tanto ato de violência por aí, e os bandidos, os k assassinam pessoas assim a queima roupa, crime organizado e encomendado, qdo interrogados falam em deus pra se desculparem. pobres... quanta falsidade... mas eles estão convencidos de k deus existe e se falarem dele, terão atenuantes e tem, com acento, pke 90 por cento dessa gente e de outros países pensa desse jeito. a violência será maior nas grandes cidades, s. paulo e rio, mas creio que por todo o brasil existe uma onda de violência geral, por exemplo, para roubarem um celular. vontade de roubar ou necessidade... ontem, escutei um debate e o brasil é considerado, não em economia e desenvolvimento, mas em violência e corrupção um dos países mais perigosos do mundo e o consideraram, nesse aspeto, como sendo do terceiro mundo. depois, me dá tua opinião.

    voltaremos a conversar depois, pedrito de mi ♥.

    amanhã, retorno a minha vida profissional, pois estou francamente melhor. pra semana, vou tirar os dois pontinhos, que faltam retirar e o curativo, definitivamente.

    hoje, é dia de fábio ou franco e sei k estás mto feliz.

    um beijo e um enorme abraço pra ti e para todos vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ceuzinha, encantadora.
      Fico feliz com teu consistente comentário e para respondê-lo vamos em partes:
      Os livros do judaísmo que serviram de base e plágios para a bíblia, nada mais é que histórias e costumes do povo judeu, obviamente que eles copiaram o cerne de seus livros de contos e fábulas preexistentes e de outros povos. Citei a Epopeia de Gilgamesh, pois esta foi a primeira obra literária e realmente escritas pelos sumérios, a saga de um homem que buscava a imortalidade, e nessa lenda vamos encontrar não só a árvore da verdade, a serpente, a expulsão do paraíso, o dilúvio, a arca e muitas outras coisas correlacionadas, como os dez mandamentos. A bíblia nada mais é que cópias mal feitas e aprimoradas ideologicamente, para servir de bandeira a um povo. Encontramos nelas muitos conceitos de uma época. Uma época de total ignorância.
      Existe ainda no Brasil as Edições Paulistas, assim como as Edições Paulinas, esta última de cunho realmente religioso.
      Note que nas citações bíblicas, as faço conforme estão nesse livro, cheio de contradições e brutais erros. Não são respeitadas as regras nem acentos. Verdadeiros assassinatos. Claro está que nenhuma delas está dentro do Acordo. É óbvio.
      Outrossim foram tantas vezes traduzidas que muitas coisas perderam o sentido, pois há milhares de traduções, sumério, assírio, grego, copta, aramaico, hebraico antigo, hebraico moderno, latim, grego moderno, inglês, alemão e para o língua portuguesa foi usado um exemplar, se não me falha a memória, holandês. Obviamente temos que lembrar que as pessoas que as copiaram não atinham muita cultura. Na verdade nenhuma. Muitas coisas foram introduzidas séculos depois, conforme a vontade de algum papa, ou foram suprimidas. Dizer que fulano ou beltrano escreveu tal e tal parte da bíblia é coisa temerária, pois muitos foram os que se aproveitaram de textos, muitas vezes pequenos, para discorrerem laudas e mais laudas, principalmente na Idade Média e depois, para atender algum Papa, Rei ou Príncipe ardiloso, como no caso do Anglicanismo de Henrique VIII.
      Deus realmente é um déspota, cruel, vingativo, vaidoso, ardiloso, mentiroso, mau caráter e que nos dá exemplos péssimos. Meu filho Fábio certa vez disse: Deus é a escuridão, pois se foi ele quem criou a luz ele era a própria escuridão.
      Realmente, a tua visão de Brasil é isto mesmo. Mas há uma profunda propaganda contra o Brasil. Lula deixou o Brasil como a sexta maior economia do mundo, agora caiu para a nona posição, pois há interesses, principalmente dos americanos em manter o Brasil fora da festa das grandes nações. Lula enterrou em sua época o G8 e criou o G20. Agora está sendo indicado para o Prêmio Nobel da Paz, indicado por Adolfo Pérez Esquivel, escrito argentino e ganhador desse prêmio em 1980, com o apoio do Mercosul.
      Somos o 16º país mais violento do mundo, atrás até do pequeníssimo Puerto Rico, dependência americana nas Antilhas, porém essa violência inexiste em muitas regiões. O problema é que vários crimes ocorridos, por exemplo, na Polônia não são sentidos em Portugal, pois sendo o Brasil um imenso país, o que hoje acontece no Rio de Janeiro não atinge todo esse mundão que é o país. Mas a imprensa tendenciosa faz o maior alarde.

      CONTINUA:

      Excluir
    2. Principalmente aqueles que tendem a generalizar – Toda brasileiro gosta de carnaval. Todo o brasileiro joga futebol. Toda a brasileira é devassa.
      Houve um plebiscito e esse povo de “coitadinhos” votou contra as armas. Ou seja, o cidadão foi desarmado, mas os bandidos não ligam para as leis. Sempre tive minhas armas e andava sempre com uma delas, assim como meu pai. Nem por isso matamos alguém. Só mamãe que alvejou um larápio.
      Infelizmente o próprio povo votou contra o seu interesse. Espero que O STF venha a anular esse vergonhoso plebiscito.
      Os roubos pequenos, como os de celulares, são para os viciados comprarem crack. Nos meus mais de 70 anos, apenas duas vezes tentaram me assaltar, mas como eu estava armado à dissuasão foi imediata. Já Fabinho, como sabes, sofreu muito por causa de uma bicicleta. Mas isto nós levamos com cuidado e sabemos por que caminho andar. Às noites bares, restaurantes, pubs e xis, vivem cheios.
      Essa intervenção do Exército no Rio de Janeiro, para mim não passa de um laboratório.
      Amor de portuguesa, continuaremos a nos comunicar, pois para mim é um privilégio esta troca de ideias.
      Beijos, beijos, boa semana e que a mãozinha fique legal. E vai ficar.

      Excluir
    3. pedro, meu querido amigo...

      muito obrigada por tua cabal, completa e clara explicação. és mesmo professor, mas dos bons.

      sim, tb acho que a bíblia e outros livros considerados sagrados são cópias de cópias, e portanto há muita adulteração.
      qto ao corão, não sei de onde tiraram eles aquelas ideias, práticas, de rezarem 5 vezes ao dia virados pra meca, dar esmola uma vez por dia, etc. pra eles, jesus não é filho de deus, mas sim um discípulo, como bem sabes. então, se existe só um deus, porque tantas religiões... cada um inventa o k mto bem lhe apetece no campo religioso.

      qto a interpretação dos livros considerados sagrados, te digo k ontem estive lendo algumas passagens da bíblia, no antigo testamento, e fui ficando cada vez mais confusa. me pareceu uma manta de retalhos, mto mal unida e cosida e mta coisa eu não entendi.

      então, se eva foi tirada de uma costela de adão - a mulher a ser inferiorizada - e tiveram dois filhos, abel e caim, então como continuou a geração... sabes, me explicar, por favor...

      sim, sei que as citações, que fizeste são as k estão na bíblia, mas a maior parte das bíblias são impressas no brasil, creio, e daí o português não ser igual ao nosso. além disso, o português é bem arcaico e até há termos, que não sei o que significam e me parecem descontextualizados, mas os obcecados pela religião aceitam tudinho e praticam aquela coisa, sem fundamento.

      a bíblia é um livro pavoroso e temeroso, pke é castigo atrás de castigo, sacrificar animais, etc. e tudo isso para um deus perfeito e de amor. não dá a bota ca perdigota, como por cá se diz.

      sei que os papas e reis, como tu bem escreveste, influenciaram tb as escrituras e tanto acrescentavam o k era do seu interesse, como retiravam aquilo que não os favorecia.

      as traduções alteram o conteúdo, sim e mto, aliás, ainda atualmente, se um intérprete estiver fazendo a tradução de uma conferencia de impressa, vamos imaginar, de um conferencista chines, a tradução não corresponde, exatamente aquilo k o chines está dizendo. ora, mtos anos depois aquilo k o chines disse, já está adulterado.

      os monges copistas, que na idade média, copiaram livros, não sei se foram assim tão direitinhos e corretos a fazer tal trabalho. só eles sabiam ler, é verdade, mas mesmo assim, tenho minhas dúvidas.

      continua. bises

      o fabinho não deixa de ter razão. não sei com k idade ele fez tal afirmação, mas k tem lógica, ah, isso tem.

      Excluir
    4. Olá Céu, amiga do coração.
      Que a saúde esteja presente.
      Discorrer sobre as mais diferentes religiões é um trabalho hercúleo, pois são milhares, sendo que a mais antiga religião conforme conhecemos hoje certos critérios para considerar como tal, com seus os conceitos doutrinários é o Hinduísmo, no qual vamos encontrar mais de 300 milhões de deuses catalogados sendo que esse número pode bem ultrapassar a casa de 1 bilhão. O Zoroastrismo, também muito mais antigo que o Cristianismo, foi a primeira religião a manifestar a existência de um único deus. Para o mundo muçulmano o último profeta foi Maomé, sendo que creem ser Jesus apenas mais um profeta. Porém tudo o que se escreveu sobre Jesus foi muito tempo depois de sua suposta morte na cruz, coisa que era comum essa forma de tortura e morte aos não romanos, e já estavam contaminados e cheios de historias e superstições. Há inclusive dúvidas da própria existência deste homem naquela época. Coisa curiosa é que todas as seitas são escatológicas, brutais, cheias de ritos e mistérios tenham ocorrido no Oriente Médio, o que se pode até especular sobre um transtorno coletivo (não sei).
      Quanto às citações bíblicas diferentes, são frutos de diversas traduções que já começaram erradas, ainda em tempos imemoriais. São tantas as traduções que levam a bíblia para um campo totalmente questionável, a própria tradução feita nos EUA sofreu bárbaras e ideológicas transformações. Muitas são as palavras, tanto no Brasil, Portugal, EUA, Alemanha entre outros que sofreram modificações descabidas. Coisas mais profundas foram feitas durante o período da Idade Média, em mosteiros por toda a Europa, que foi na bíblia, muitas coisas modificadas, acrescentadas, suprimidas, etc.
      É bem como dizes. A bíblia sofreu muito com as constantes traduções e citas o chinês, num excelente exemplo. Mesmo hoje, com os sofisticadíssimos meios de tradução, vejo muitas delas serem feitas de maneira totalmente sem sentido. Para te dar um exemplo simples, temos aqui no Brasil (obviamente traduzida por algum carioca) o caso de uma música de língua espanhola que o alcaide traduziu a palavra EMPEZAR (começar) para “em pensar”. Imagine na bíblia.
      Há na bíblia miríades de palavras grafadas mal. Não respeitando palavras ou nomes que deveriam ser com letra inicial maiúscula, como Sol, Terra (enquanto planeta) e Lua, com letras minúsculas, Até é desculpável, além de outras, Eu mesmo, geralmente uso Deus com minúscula, pois para mim deus não é um nome próprio e, em diversas religiões há muitos deuses.
      Fabinho fez tal afirmação de deus ser a escuridão quando contava com 27 anos. Eu estava ao computador escrevendo o meu livro A Grande Mentira, quando ele fez esta afirmação correta e no mesmo momento a transcrevi em meu livro e provavelmente saíra na página 43:
      Dizem os teólogos que no início tudo era trevas e caos, cabe então perguntar:
      “Se deus é luz, como tudo era trevas?”,
      “Se deus é a harmonia, como tudo era um caos?”,
      “Ou seja, se tudo, mas tudo mesmo fosse trevas, deus seria a escuridão e não a luz, sim, porque ele a criou”.
      Fábio de los Santos Teixeira
      Cidadão brasileiro
      Meu filho

      Amada Cielito, não dei uma resposta de pronto, pois ontem quando vi teus comentários já era hora de ir para o esplêndido berço e hoje cedo chegou o pedreiro-encanador que continua seu trabalho em nosso banheiro social e continuará por mais uns dias. Oh dor! Oh dor!
      Beijos amada e que tenhas um belo dia. Aqui começou o outono, passou a noite chovendo e continua a cair água.
      Beijos.
      Dar-te-ei (olha só, uma mesóclise) logo, a outra resposta.

      ALCAIDE - Pessoa ruim, sem serventia. Imprestável.

      Excluir
  4. como afirmaste, mediante leituras, a terra tem 4,5 bilhões de anos... então, os cientistas chegaram a essa conclusão só através de medições de metais e outros materiais...

    estive lendo um resumo da Epopeia de Gilgamesh e, de facto, acho que é algo semi lendário, daí não servir como prova dos nove - rs.

    e tanta gente morta por portugueses e outros povos em nome de alguém, de algo k não existe. que triste...

    e a famigerada inquisição, que foi bárbara, insensível e maldita. Portugal tb a teve e esse santo ofício cometeu brutalidades, k nem consigo classificar. os autos de fé me impressionaram, sempre, mesmo só lendo aquilo k fizeram a tanta gente inocente. e tudo isso em nome da religião.

    tomas torquemada, espanhol e chefe da quadrilha a inquisição espanhola. estive lendo, tb, alg. coisa sobre a ação dele e fiquei apavorada.

    dar o primogénito dos filhos de um casal a deus. mas para que ele o queria... seria sinal de sacrifício... tanta crueldade e anormalidade. onde está o amor desse deus...

    na epístola de s. pedro se diz aquilo... tenho de ler, qdo tiver tempo. escravos na terra e no céu... isso é mesmo coisa inventada pelos poderosos ao londo dos séculos.

    em relação as diferentes interpretações das escrituras, dessas cópias, eu sei k um advogado pode dar várias interpretações sobre um acontecimento, na base da mentira e jeito para contrapor, mas as frases são o k são. se eu te disser - pedro, hoje é segunda feira, dia 19. que interpretações pode ter essa frase... apenas uma.

    pobrezinho de quem se chame hugo. não achas.... sei k é uma forma de expressão, somente.

    aqui, hoje, se celebra o dia do pai. aí, celebra-se conjuntamente o dia dos pais, não é isso...

    creio que já falei dos pontos principais de teu fabuloso post. gosto de saber e de trocar ideias.

    hoje, recomecei minha atividade profissional, com mta paz e calma. as aulas do segundo período terminarão dia 23. depois, avaliações e férias para alunos e para nós. aí, está começando o ano letivo, julgo.

    beijos e um abraço gordo -rs do meu coração para o teu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Amore mio.
      Não vou pedir desculpas, mas explicarei o motivo da demora em responder-te:
      Enquanto o pedreiro-encanador trabalhava no banheiro, eu, euzinho, fui para a cozinha fazer o almoço, dando uma trégua à Sandrinha que ficou viajando no face e vendo as últimas notícias sobre a caravana de Lula que percorre o país de ponta a ponta. Uma coisa impressionante que a mídia esconde, mas não consegue calar o povo delirante e apaixonado pelo Lulinha Paz e Amor, apesar de toda a perseguição feita por essa imprensa direitista, tendenciosa e extremamente odiosa, por latifundiários reacionários e perversos e por essa elite burra e cruel.
      O almoço ficou maravilhoso, um prato por mim mesmo inventado, que em outra postagem darei a receita passo a passo. Cogumelos, ervilha torta, caule de couve chinesa cortados em tiras finas, ao comprido, peito de galinha em cubos, cebola em conserva no vinagre e mel, bem picadas, molho shoyu, e temperos diversos. Maravilha.
      Quanto a teu comentário:
      Tais medições para saber a idade da Terra, vários processos foram usados, um deles é a formação do chumbo, já que este nada mais nada menos é que o urânio 238, muito antigo que perdeu sua radioatividade transformando-se em chumbo (Pb). Elementos radioativos se decompõem formando novas substâncias. Outros critérios são usados, um deles é o exame do carbono 14 para materiais orgânicos que dá com quase exatidão, para não dizer total exatidão, a idade dos elementos. Superposição de camadas, elementos fósseis também são analisados. Também podemos analisar a deriva continental para datação de outros eventos. Estudo de meteoritos e rochas lunares também foram usados para essa datação.
      Quando a bíblia, realmente em seu nome muitas barbáries foram feitas e não podemos ficar com a culpa coletiva e sim mostrar para as novas gerações os malefícios perpetrados pelas diferentes religiões, que ainda continuam ocorrendo.
      Quanto a S. Pedro isto é só o início da barbárie, pois em S. Pedro em sua Primeira Epistola Universal (2.18), o malévolo diz: “Vós, servos, sujeitai com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus”. E em 2.19 diz: Porque e coisa AGRADÁVEL, que alguém, por causa da consciência para com deus, sofra agravos, padecendo INJUSTAMENTE.
      Bem, com esse deus que acha agradável o sofrimento e a injustiça para quê ter um demônio se ele é o próprio.
      Vejas que a bíblia é tão misógina que além de tratar as mulheres como seres de segunda ou terceira categoria ainda tem o desplante de dizer que o Varão é a glória de deus e a mulher é a glória do varão. Ou seja, mulher não tem muita importância para esse deus machista, chauvinista, misógino e perverso, pois diz também para a mulher que o homem a dominará.
      Caríssima Céu, hoje é um dia de correrias. Após o almoço vim te dar a resposta, mas já estou saindo, preciso ir ao Banco, passar na prefeitura de Sapucaia do Sul e Esteio pegar meus rendimentos e se der, irei até a empresa que administra meus imóveis para pegar os rendimentos do ano passado, pois o Leão do Imposto de Renda esta rugindo em minha volta.
      Beijos amada e que este teu recomeço de aulas sejam sempre como foram, proveitosos.
      Mega abraço.



      Excluir
    2. oi, meu lindo e querido amigo...

      isso, isso dá uma folga pra sandrinha e cozinha um dos teus pitéus, que eu tb como, mesmo virtualmente.

      qto a lula, se diz tanta coisa. aqui, na TV, dizem k ele tem casas e casas, que mentiu, que aldrabou, k arrecadou pra ele dinheiro, enfim k nunca mais vai chegar, voltar ao poder. eu não sei o k se está passando aí, mas sei o k se está passando aqui.

      sabes que tenho um ideal político, que não vou chamar de direita, nem de centro, nem de esquerda, mas tento ser o mais correta possível, embora com defeitos e errando, por vezes. o meu país está a ser governado por uma série de partidos e mini partidos de esquerda para que possam ter maioria, visto que a direita ganhou as eleições, mas sem maioria absoluta. o Presidente da República é de direita, ele mesmo o diz e toda a gente sabe disso. é do partido k ganhou as eleições sem maioria absoluta, e está fazendo um trabalho notável de aproximação ao povo. é formado em direito e seu pai foi ministro de oliveira salazar.

      esse governo aumentou os funcionários públicos, tal como prometeu, só que os professores recebem menos do k recebiam, ou seja, o governo deu o aumento, mas teve que aumentar um imposto qquer, não sei, portanto, até ficámos prejudicados. ele diz que irá repor. por mim, pas de problemes, pois o k ganho me é suficiente e nunca fiz uma greve, nem fui a qualquer manifestação política ou não, mas o seu a seu dono.

      agradeço tua explicação, tão detalhada, qto ao número de anos de existência desse planeta, tal como as barbaridades k a epístola de s. pedro fala. incrível...

      sempre achei k na bíblia, já pra não falar no corão, onde a mulher é morta a pedrada, sempre foi inferiorizada, tratada como coisa. enfim, haja esclarecimento. eu não quero ser igual ao homem. somos, felizmente, diferentes e por isso nos completamos tão perfeitamente. vocês possuem mais força física, mas somos nós que parimos.

      espero k tenhas conseguido fazer todas as tuas tarefas.

      qto as aulas, está tudo bem.

      bises, mon cheri.

      Excluir
    3. ah, uma coisinha - HOJE É DIA DO BLOGUEIRO. tu, eu e muitos outros estamos de parabéns. se não fosse a blogosfera, nós não nos contactávamos.

      beijinhos de ♥

      Excluir
    4. Céuzinha, caríssima amiga.
      Em primeiríssimo lugar quero parabenizar-te pelo dia do blogueiro, estamos de parabéns. Essa blogosfera une pessoas de diferentes nacionalidades, diferentes pensamentos, mas o que mais importa é esta convivência harmoniosa e pacífica que mantemos com as mais diferentes e distantes, geograficamente, pessoas de boa índole e educação. Isto vale muito.
      Quando em vez me atrevo a ir para a cozinha, gosto de fazer coisas diferentes, adoro a culinária chinesa e atrevo-me a quando em vez fazer alguma coisa bem diferente. Também gosto de pratos com frutos do mar. Amanhã penso em fazer uma caldeirada com camarões, lula e mexilhões. A base para tal prato foi tentando fazer até chegar ao grosso caldo de feijão branco cozido e passado em uma peneira o qual já esta pronto e congelado para tal. Há uma grande churrascaria, não muito longe de casa que aos sábados, além do tradicional churrasco, o conhecido espeto corrido, pois não param de te servir as mais variadas carnes, serve também frutos do mar. Delícia. Gosto também de um arroz com coração de galinha, mocotó e do sarrabulho à moda campeira.
      Quanto à política, coisa que não vivemos sem ela, muitas coisas falam de Lula. Há sim uma campanha para desprestigiá-lo, coisa condenada por órgãos internacionais como o Mercosul, OEA e ONU. Fazem isto porque se ele concorrer ganha disparado, segundo as pesquisas. Falam de um simples triplex que o mesmo teria ganhado de uma empreiteira, porém ninguém fala do luxuosíssimo apartamento que o Ex Presidente Fernando Cardoso tem em Paris, que foi avaliado em mais de 11 milhões de euros. Não falam dos desvios de Serra que ultrapassam a 250 milhões de dólares, nem dos de Aécio e outros conhecidos elementos da direita raivosa. Porém, seja qual for o governo, desde que seja sério, para mim não faz diferença. Entretanto é inegável o crescimento dos salários e do desenvolvimento ocorrido durante o governo de LULA, milhões compram casas, apartamentos e automóveis. 40 milhões de brasileiros saíram da secular miséria. O Estado do Maranhão está sendo governado pelo Sr. Flávio Dino, formado em direito e é um Estado que serve de exemplo para os demais. Sério, competente, que elevou os salários dos funcionários públicos e estabeleceu um piso para os professores estaduais de cinco mil reais, enquanto muitos estados pagam a miséria de mil ou mil e poucos reais. Dá ênfase a educação e a saúde. Recebeu mais de 62% dos votos que o elegeu Governador e é comunista filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Não vejo qualquer problema, pois o que importa é a honradez e caráter. Já tivemos no Brasil bons governos de direita, como o de Getúlio Vargas, que andou namorando com o Nazismo, mas foi um governo popular, voltado ao trabalhador, donde surgiu toda uma legislação trabalhistas, desde os anos 30 em vigor, cujo o atual governicho de Temer quer acabar, pois os neoliberais brasileiros são de ultra direita, fascistódides a serviço do grande capital especulativo internacional. Isto é que me desagrada, o que me faz lembrar das palavras do nosso grande Rui Barbosa "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
      Passei em dois concursos estaduais e não assumi o que me valeu muito, pois hoje o nosso Rio Grande está sendo governado por um dissidente do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e foi cooptado pela direita raivosa e está acabando com o Estado e pagando pessimamente o

      CONTINUA

      Excluir
    5. funcionalismo, com atrasos e parcelamentos. Minha vontade primeira seria a de formar a República o Sul é o Meu País, ou ir de mala e cuia para o Uruguai, aonde tenho direito, tanto eu como Sandrinha à residência, pois somo netos de "Orientales' (Uruguaios), estive conversando com meus filhos para que eles vissem a possibilidade de irem para o Canadá, lembrando que Fábio há alguns anos recebeu uma proposta de ir para a Austrália. E neste torvelinho penso, penso e penso, porém tenho certeza que um dia as coisas mudarão por aqui. É o Brasil um belo país, rico, alegre, ensolarado, maravilhoso, florestas luxuriantes, praias paradisíacas, mas falta-lhe homens sérios na política. Caso contrário seríamos a terceira ou quarta economia do mundo. Sem dúvidas. O Brasil é o maior produtor, exportador e consumidor de carne do mundo, somos o terceiro maior exportador de grãos, somos grandes produtores de ferro, alumínio, automóveis, aviões e até armamentos de ponta, que são largamente exportados para muitos países e equipam nossas Forças Armadas.
      Falta o quê?
      Vergonha.
      Quando no Governo de Lula foi formado os BRICS, parceria econômica entre o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os americanos ficaram “magoadinhos” e fizeram de tudo para acabar com essa União. O primeiro passo era afastar o PT do governo, o que conseguiram. Agora vão comer pela beiradas, pois já conseguiram comprar o “ Pre-Sal, que elevaria o Brasil as nuvens das riquezas. Infelizmente isto a imprensa tendenciosa não fala.
      Desculpe-me se me estendi demais, mas meu coração ainda é verde-amarelo.
      Beijos amada alentejana, que a paz e a saúde estejam juntinhas.

      Excluir
    6. PS: Amo as mulheres e não concordo com o que a bíblia fala delas. Como sempre digo: AMO AS MULHERES, POIS SOU NETO, FILHO, MARIDO E PAI DE MULHERES FANTÁSTICAS.
      Consegui fazer quase que tudo, faltando apenas passar no Banco do Brasil pegar os extratos de minha conta e aplicações para o Imposto de Renda. Mas isto amanhã o farei.
      Hiper, mega, super abraço.

      Excluir
  5. olá, pedrito...

    li tuas fabulosas respostas e entendi tudinho. sei k falas com o coração limpo.

    passando, tb, para agradecer tão eloquente e carinhoso comentário deixado em meu blog.

    beijos com imensa estima para ti, meninas e meninos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cielito.
      Tudo bem por aqui. Monica acabou de sair aqui de casa.
      Saúde e Paz.
      Beijos.

      Excluir
  6. Parabéns pelo belo post. Sabe que sou um pouco estranha. Morro de medo de ler coisas da inquisição e sobre essa época das trevas. Perco o sono e fica encucando. Isso deve ser herança de minha tia que nos assustava com essas coisas. E eu das mais apavorada acreditava em tudo.
    Abraços, lembrei do senhor, estivemos na praia do Hermenegildo. Depois vou mostrar nossa aventura. Que lugar lindo. Alfredo ficou indignado de ver as construções a beira mar. Aqui tudo é proibido. São dois mundos distintos. Na fronteira tudo pode.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ CARÍSSIMA ANAJÁ.
      Fico sempre feliz em encontrar teus comentários. Tudo bem por aí? Espero que tudo esteja as mil maravilha. Por cá, tudo bem.
      Sempre fui um curioso e queria saber estas coisas, mas tropeçava sempre nas fantasias mal contadas. Vejas bem, se deus é um ser onipotente, onisciente, onipresente, que tudo sabe, do passado, do presente e do futuro, então me perguntava: Por que este deus que tudo sabe, não anteviu que um de seus mais próximos anjos o trairia. Por que o criou? Por que permitiu que este anjo transformasse-se em Lúcifer. Lembrando que Lúcifer quer dizer "o portador da luz". Minhas dúvidas aumentavam e continuava a me perguntar: Se deus é tão bom, porque deixou ou criou o inferno. Vendo nos próprios escritos bíblicos, leio com olhos críticos que deus tenha dito: Eu crio o bem e crio o mal. Não dá para entender. Com o tempo fui vendo que tudo isto não passam de lendas que foram usadas como um moderador dos homens. Ou seja, o crime e o castigo. Maneira simples de atormentar e controlar as pessoas. Hoje, se alguém seguir a lei "divina" que manda matar o filho comilão ou beberrão, far-se-a valer a lei dos homens, e quem seguir essa lei divina irá para a cadeia e cumprirá pelo seu crime. Então passei a ver que as leis dos homens tem mais poder que as leis de deus. Daí poderemos tirar muitas dúvidas que nos atormentam. São as leis divinas nada mais nada menos que invenções e lendas inventadas pelo próprio homem. Maneira de dominação. Coisas ideológicas que nada tem de sagradas. Quando menino também ficava apavorado e muitos pesadelos me atormentavam. Um belo dia, aos nove anos de idade tive a coragem de romper com a igreja e neguei-me peremptoriamente a fazer a Primeira Comunhão e jamais aceitei esta intromissão nefasta da religião em minha vida. Hoje sou um crítico contumaz das religiões, pois só servem para atormentar as pessoas e fazer fortunas as custas dos que crendo ficam cegos e manobráveis. Infelizmente vejo que muitos deixam de comer para levar seus parcos dízimos aos ladinos pastores. E me vem a seguinte pergunta: Para quê deus precisa de dinheiro? Mitos que corroem muitas vidas, mitos que são cheios de perversidade e ódio. Jamais assustei ou deixei que alguém assustasse meus filhos com essas fábulas. A retidão de caráter, a educação com os semelhantes, a bondade, um simples bom-dia a um gari ou a qualquer pessoa faz uma grande diferença. O respeito ao próximo é o meu lema. Ao ouvir de um cidadão "que deus o ajude", meu filho mais velho respondeu: Não! Deus deve ajudar a quem precisa, eu tenho força e saúde, posso trabalhar, porém muitos estão na miséria, na fome, na doença e esse deus não os ajuda.
      Vemos hoje milhões de pessoas morrendo a cada minuto de fome no mundo, África, Ásia, América Latina. Verdadeiro circo de horrores e este deus aonde está? São perguntas que não calam e todas as respostas são claudicantes, pois carecem de coerência.
      Esperarei para ver as fotos desta aventura ao Hermenegildo, pois há muito tempo não vou àquele encantador lugar. A última vez que lá estive era um imenso e maravilhoso vazio.
      Caríssima, tenhas um belo final de semana e um grande abraço, extensivo a Dom Alfredo.

      Excluir
  7. Olá, amigo, querido...

    estás bem... e sandrinha...

    por aqui tudo quase normal e minha mão está cicatrizando mto satisfatoriamente. ontem, o cirurgião retirou os 2 últimos pontos e disse k estava tudo mto bem. o homi - rs é híper, mega, super religioso, é católico, mas esteve me contando uma série de coisas, que até me impressionaram. quer agradar a gregos e troianos para receber honorários de ambos e toca de mentir, de fazer carta para a, dizendo mal de b, etc. enfim, é disso k vivem os crentes em...


    passando para te desejar-te/vos um excelente fim de semana. hoje, a hora muda em Portugal, horário de verão, isso é, avança uma hora, qdo for uma da manhã.

    beijos e um enorme abraço, sincero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, querida amiga.
      Há pouco o mundo despencou em nossa cidade, trovões, relâmpagos e muita água. Minha cidade natal Pelotas, recebi vídeos de lá, está embaixo d'água, Ruas e Avenidas alagadas, em algumas, a água chegou a quase um metro. E eu estava planejando viajar para lá hoje. Ainda bem que transferimos a viagem para o próximo mês.
      Aqui tudo bem, apesar das dores constantes de Sandrinha. Fico feliz que tua mãozinha esteja bem.
      Há um mês trocamos o nosso horário, saímos do horário de verão.
      Agradeço e retribuo um bom final de semana, Sandrinha manda recomendações. Amada Céu, um grande abraço e um beijo, com todo o carinho.

      Excluir
  8. Olá, querido Pedrito!

    Espero k a situação em Pelotas já tenha passado e que tu estejas calmo e feliz. Se compreende, perfeitamente, tua aflição.

    Irás no próximo mês lá e tudo decorrerá a vosso contento.

    Sandrinha tem de ter paciência, pke esse tipo de dores tem dias melhores e outros piores. Reumatismo é coisa terrível, mas o importante é saber levar a situação na boa.

    Por aqui, vento e frio, embora haja sol. Estou aguardando com alguma ansiedade os meses de verão.

    beijos e um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amada Céu.
      Qualquer chuva forte deixa Pelotas alagada, pois é uma região baixa em relação ao nível do mar, tem a leste a laguna dos Patos, o canal de São Gonçalo e está cercada de extensas áreas inundadas para a plantação de arroz, além de muitos açudes, brejos. Vista de cima é um mar de água em sua volta. Por isto sua vazão é pouca. É uma cidade muito úmida, talvez a mais úmida do mundo, ou uma delas. Há previsões de mais e violentas tempestades para os próximos dias.Hoje já choveu muito e o dia está carregadíssimo.
      O problema das dores de Sandrinha são os joelhos que, em virtude de um acidente, perderam as cartilagens. É osso contra osso. Mas está chegando a época de fazer nova aplicação visco elástica, o que ameniza em muito tais dores. Hoje ela está bem e não sentiu dores.
      Não há como o verão. Apesar de que aqui ocorrerem fortes chuvas nessa época, mas o inverno que se aproxima parece que será muito frio em alguns dias.
      Irei na próxima sexta-feira à Santo Antônio da Patrulha, cidade de boa cachaça. A família de Grasiela faz todos os anos uma festa do peixe e casualmente este ano cairá no dia do aniversário de Fábio e será na casa do amigo Telmo, tio de Grasi. E na outra semana talvez (talvez) vá à Pelotas. Se o tempo melhorar. Não tenho muito o que fazer por lá, a não ser visitar uma família de amigos e rever uma amiga especial. É coisa rápida de dois ou três dias. Porém ainda não sei se iremos. Oh dúvida! Oh dúvida!
      Que venha logo o verão e que te traga alegria e muita saúde.
      Beijos.

      Excluir
  9. Olá, querido Pedro!

    É um problema geográfico, natural, esse, e pouco há a fazer com tua amada cidade.

    É assim, a perda das cartilagens. Que venha logo a aplicação viscoelástica para melhorar os joelhos de Sandrinha.

    Então, na sexta-feira, dia 30, é a festa do peixe e o aniversário de Fábio. Não posso esquecer. Se divirtam!

    Vai a Pelotas, mas se as circunstâncias o permitirem.

    Ah, que venha logo o verão! roupa leve, sol, mta luz e liberdade corporal e mental. SI BON!

    teus amigos comentaristas, excetuando a Anajá, não têm aparecido por cá, mas tu sempre tens uma palavrinha pra eles. É assim que tu mostras teu caráter e elevação. Eu já não conto nos comentaristas, pois teu blog, é um pouco meu, também.

    Beijinhos e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cielito.
    Vamos por partes:
    Pelotas sempre foi uma cidade de clima péssimo, muito úmida, mesmo no verão. Um, entre outros motivos que não me agrada. Azar. Fazer o quê?
    Sexta-feira irei nesta festa, afinal é também o aniversário do Fabinho, ou Fabião, pois é grandão. Na sexta pela manhã nos reuniremos na casa de Fábio e de lá seguiremos em caravana para Santo Antonio da Patrulha, é logo ali, há léguas de queixo de Gravataí e ele servirá de sinuelo, pois já estive na casa de Telmo, mas esqueci o caminho.
    Iremos sim à Pelotas, depois, mas com calma e tempo bom.
    Quanto aos comentaristas que sumiram, com exceção da Anajá, talvez tenham outras coisas a fazer, porém há muitas postagens e seguidamente alguém aparece. Mesmo em postagens de muito tempo. Como a maioria de meus posts são críticos e para muitos, conflitantes, alguns deixam de comentar, porém é da discussão que nasce a luz. Estarei sempre aberto, mesmo às críticas. O mundo não é perfeito. É o meu estilo, muitas vezes ferino, poucas vezes ameno. Porém a todos respondo, mesmo críticas, com educação e urbanismo, mas não perdendo o foco.
    Saibas que tu já faz parte deste blogue, enriquecendo-o com teus sempre bem-vindos comentários.
    Beijos amada menina do Alentejo, que a saúde e a harmonia estejam contigo, sempre.

    PS: Duas coisas que afastam as pessoas são as opiniões religiosa e políticas. Tudo neste mundo é admissível, menos o contraditório. MEGA ABRAÇO.

    ResponderExcluir