PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 10 de março de 2013

Identidade Nacional.




                         Meus filhos, Franco, Monica e Fábio.

Vários conjuntos de valores somam-se para formar um espírito de Identidade Nacional coletivo. Tais fatores estão basicamente ligados a cultura, (música, tradições, arquitetura, pintura, literatura), etnias, língua e até religiosidade de um povo.

Tal fenômeno, se assim poderia dizer é bastante notado no Rio Grande do Sul, principalmente entre os Gaúchos, não diria entre os imigrantes, quer sejam alemães como italiano, entre outros, pois esses em muitos casos negam até serem brasileiros, o que é comum e ao mesmo tempo deplorável.

Já esse processo de identificação é também notado em outros estados, entretanto não tão arraigados como e principalmente na região da Campanha, Fronteira Oeste e Missões, no Rio Grande do Sul.

Há, entretanto, mesmo dentro destas áreas um fenômeno típico dos que se submetem ao etnocentrismo europeu, onde procuram em ancestrais remotíssimos alguém que tenha um resquício, mesmo que ínfimo de sangue alemão ou italiano, para, mesmo nada tendo em suas veias deste sangue, afirmar que seu filho ou neto ou mesmo ele próprio, afirmando com toda convicção, ser italiano ou alemão, numa asquerosa submissão, pois seus traços físicos o identificam como de origem puramente nacional.

Chama-me atenção que mesmo tendo dos oito bisavós, apenas um que possua remotissimamente essa origem, italiana ou alemã, desvestem-se da brasilidade e se afirmam ser de tal origem, numa demonstração de total vassalagem esquecendo ou tendo vergonha de dizer que os outros sete, maioria inegável, são, como dizem os Gaúchos, “pelo duro”.

Meu maior orgulho enquanto Gaúcho e Brasileiro é dizer que em minha família o que prevalece, tanto pelo lado materno quanto pelo lado paterno é o sangue dos Charruas, Castelhanos e Portugueses.

Isto passo para meus filhos, que têm orgulho do que são não precisando de artifícios para se firmarem como indivíduos de cultura, caráter e honradez reconhecida em todos os sítios da sociedade. Gaúchos e brasileiros por excelência.

O resto é pura frescura de quem na verdade não tem identidade nacional, ou se tem não tem coragem ou vergonha de assumir sua brasilidade.

Sejamos brasileiros. Sejamos com orgulho brasileiros.

Somente assumindo nossa identidade talvez possamos um dia ser uma verdadeira e respeitada Nação.

                       "Tô nem aí" para os que se submetem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário