PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Golpe Militar



Hoje 15 de Novembro. 

No Brasil comemora-se o dia da República.


Porém poucos ou quase ninguém sabe que esta República nasceu de um Golpe Militar. 


Os Golpes Militares se tornaram uma rotina na “dita” América Latina, Golpe na Bolívia, cai Evo Morales, Golpe no Brasil, cai Dilma Rousseff. E assim as elites atrasadas, desde o Cabo Horn no extremo sul do Chile até Tijuana no extremo norte do México, volta e meia dão um golpe.


O povo, como sempre não teve participação alguma neste golpe de 15 de Novembro, pois a esmagadora maioria nem sabia o que era uma República. Aliás, para as elites quanto menos o povo souber e participar da vida política do país, melhor para elas.


Lembre-se, que para os poderosos, os ricos e os bobalhões o povo é apenas um detalhe. Um detalhe muito sem importância.


Tal golpe começou a ser articulado dentro da oficialidade do Exército Imperial Brasileiro que participou da chamada Guerra do Paraguai, pois viram os militares que arrasaram a República Guarani, que o mais correto seria uma República, porém diferentemente do Paraguai fizeram aqui uma República Burguesa, e como o Brasil vinha de quase quatro séculos de escravidão, implantou-se uma República autoritária, sem a participação popular, pois alijaram o povo até do voto. Lembrando que só podiam votar quem possuísse terras, fosse letrado ou tivesse alguma posse. Enquanto que analfabetos (80% ou mais da população), as mulheres, Cabos e Soldados, Marinheiros, os menores de 21 anos, mendigos e integrantes do clero não podiam votar. Portanto o voto era consagrado apenas a uma minoria rica, simplória e extremamente racista. Em outras palavras, uma elite burra.


Esse golpe teve como um dos maiores articuladores o Coronel Benjamin Constant, pois a quem é atribuída à Proclamação da República Tupiniquim, o Marechal Deodoro da Fonseca, Homem Forte do Império, não a faria, pois era amicíssimo do Imperador Dom Pedro II, não pensaria em derrubá-lo do poder, pois era também um monarquista fervoroso. Porém estava naqueles dias enfermo, debilitado física e mentalmente e foi usado para tal fim, completamente alheio ao que poderia estar acontecendo no Rio de Janeiro já que o resto do Brasil nem pensava em uma República, e Deodoro só ficou sabendo que “proclamara” a República, com surpresa, na noite daquele dia, afundado em seu leito.


Benjamim foi o que mais lutou para fazer do Império uma República, portanto poderia ser chamado de Subversivo, Terrorista ou quem sabe de Comunista”, teria sido preso e torturado se fosse outra época, mas não foi isto que aconteceu.

Surgiu então a República das Bananas! 

Onde cabe tudo, de idealistas e democratas, até loucos e desequilibrados. 

E o pior, foi uma simples Câmara de Vereadores, a do Rio de Janeiro que partiu o primeiro documento decretando a República. E como foi um golpe feito no atropelo nem mesmo um Hino havia para saudar a nova República e vergonhosamente o Hino que foi entoado por meia dúzia de simplórios patriotas foi a Marselhesa, Hino Oficial da República Francesa e para envergonhar mais ainda esse golpe, a bandeira apresentada como símbolo máximo do Gigante Adormecido, que continua babando e dormindo em berço esplêndido, foi uma réplica, tal e qual a bandeira americana, provando que o Brasil já nasceu para ser capacho dos Ianques, pois tal bandeira era cópia fidedigna da Bandeira dos EUA, somente tiveram, pelo menos, a sensibilidade de trocarem as cores das listras para verde e amarelo, ficando no canto acima o mesmo retângulo azul com as estrelas branca, exatamente como é a bandeira americana, mostrando toda a sua subserviência à poderosa nação do norte e vergonhosamente mantiveram as treze listras, conforme a bandeira americana que representam as treze colônias que se declararam independentes da Inglaterra.



         Vergonha?


         Nenhuma.

Essa vergonha vigorou por apenas quatro dias, quando em 19 de Novembro daquele ano apareceria a atual Bandeira Nacional.



                                           A Estrela solitária acima da faixa branca,
                                   representa o Estado do Pará e não como muitos
                                 pensam ser o Distrito Federal - Cultura cabe sempre.

E ainda hoje aquela vergonhosa bandeira é tida como histórica. Deveriam riscar para sempre da história do Brasil aquele vômito; aquele escarro na cara deste povo mentecapto.


         Que vergonha!

Mas a vergonha desse Golpe Militar de 1889 vai mais longe, pois além da Bandeira ser uma cópia vergonhosa, ainda apelidaram o Brasil de Estados Unidos do Brasil, e as Províncias tiveram que ser transformadas em Estados confirmando assim que o Brasil seria um arremedo terceiro mundista e patético dos EUA e assim ficou até 15 de março de 1967 quando no governo de outro Marechal Golpista de nome Arthur da Costa e Silva, foi promulgada a nova constituição autoritária feita sob a pressão dos gorilas fardados e num momento de lucidez o nome vergonhoso foi mudado para República Federativa do Brasil, coisa que os Estados Unidos da Venezuela, já havia mudado no ano de 1953, mas que o México ainda assim é oficialmente conhecido, pois seu nome oficial é Estados Unidos Mexicanos.


Problema dos mexicanos, mas aqui no Brasil foi uma:

       Vergonha! Vergonha! Vergonha!

Tão vergonhosa foi essa Proclamação que o Brasil permaneceu uma República Provisória. 

               


   Sim!


     

  Pro-vi-só-ria
      
 
Por mais de cem anos o Brasil foi uma República Provisória e somente em 1993 esse povinho burro, alienado, demenciado e analfabeto funcional e político foi lembrado para confirmar por meio de um plebiscito se o Brasil seria mesmo uma República Parlamentarista ou Presidencialista ou voltaria novamente a ser uma Monarquia, com um reizinho afetado a frente do Estado Brasileiro. É de surpreender que 13,40% do eleitorado tenha votado pela Monarquia. Povinho Burro. Pois se bajulam qualquer canalha, gostariam também de bajular príncipes e princesas.


Que capacidade tem esse povinho para decidir coisas tão importantes, pois geralmente vota contra seus direitos, vota contra suas necessidades, vota contra seus interesses. Vota por votar, povinho miserável que não sabe nem em quem votou nas últimas eleições para o Senado, salvo raríssimas exceções.


Prova disto está no Referendo (Referendum) de 23 de outubro de 1995, que esse povinho composto de coitadinhos votou pelo desarmamento. Os bandidos, facínoras e assaltantes continuam armados, mas o povo só pode se defender na cuspida. Povo burro e ainda culpam o PT pelo desarmamento, coisa que já havia sido aprovada no Governo FHC, pois não tem memória para lembrar que foi esse povinho retardado que votou contra as armas.

Adiantou alguma coisa? 
                    
              Não! 


Tão burro é este povo que agora, arrependidos de terem votado “nesse sujeitinho” dizem ter votado no Amoedo. 


Seu burro, o Amoedo não concorreu no segundo turno. Invente outra mentira ou assuma sua burrice.


Seguiu-se, após os dois Marechais Presidentes, Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto um longo período conhecido como Coronelismo que só vai acabar quando o Gaúcho Getúlio Vargas, em uma Revolução toma o poder em 1930, acaba com a política do Café com Leite, manobrada pelos “coronéis sem patente” de Minas Gerais e São Paulo e se torna Ditador por 15 anos.

Tal era a disposição de Vargas em ficar no poder que em 1937 deu um golpe em seu próprio governo e instalou nesse país o Estado Novo.

Várias tentativas de golpes sucederam-se, porém em 1964 teremos outro golpe, mas isto é outra história macabra e cheia de bandidagem e também muita falcatrua, assim como o Golpe de 15 de março de 1985, que quase ninguém sabe que foi um golpe, onde colocaram um nada na Presidência, sem ter o direito constitucional de ser presidente, pois como Tancredo Neves não assumira o poder, impedido por sua morte, ele e seu vice, José Sarnei passaram a não existir oficialmente, pois só se é Presidente se tiver assumido o cargo, o que não aconteceu. Então se não há Presidente oficialmente seu vice também desaparece. Deveriam, conforme a Constituição terem chamado novas eleições, pois o vice só assume se o presidente eleito assumir, mas preferiram mais um golpe, pois simplesmente, ignorando a Constituição um General impôs que seria o Sarnei e pronto e os senhores Deputados e Senadores com o rabo entre as pernas, mijados de medo, aceitaram mais esse escarro na Constituição. Aceitaram mais um Golpe. Pois de golpe em golpe essa burguesia atrasada vai se perpetuando no poder.
 
          - E o povo?

          
          - Ora! Povo.  

Povo não conhece leis, povo não sabe de seus direitos, povo é na verdade um amontoado de mentecaptos que acredita no que diz a mídia burguesa e gosta de votar em doutor e ainda tem o desplante de dizer: Se ele é rico não vai roubar, ou vai mais além a idiotice e dizem: Se ele é rico vai dar para os pobres.


E esses simplórios votam.


E esses mentecaptos votam.


Mas continuo sonhando como sonhava meu velho avô Professor Lourival de Rosa Teixeira, sonhando com um Brasil digno, instruído, de povo capaz e honrado e realmente independente. 


Continuo a acalentar esse sonho, porém ultimamente só tenho pesadelos.


Também sonho com Eleições Facultativas, pois apesar de já estar dispensado de votar, faço questão de comparecer às Urnas.

4 comentários:

  1. Caro Pedro,
    Como conversamos dia desses, também sou favorável ao voto facultativo de direito.
    Mas, é preciso também, que exista uma reforma política urgente, diminuindo o número de Vereadores, Deputados Estaduais e Federias e Senadores. Vice-presidente serve para quê? Muita gente mandando... "Em casa que falta pão, todos gritam e ninguém tem razão!" (esse é um ditado antigo), mas, ainda tão em voga no Brasil. Assim sendo, devemos eliminar os cargos inúteis, que só geram despesas desnecessárias.
    Bela postagem essa tua, meu amigo, muito necessária para esses dias sombrios que andamos vivendo.
    Um abraço e que esse final de semana seja plácido, para o amigo e sua família!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssimo Doug.
      Sei que é um assunto polêmico e poderia estender-me mais com as tentativas de Golpe de Jacareacanga e Aragarças, escrever também sobre a heroica resistência conhecida como Legalidade, liderada por Leonel Brizola quando ainda era Governador do Rio Grande do Sul e também falar sobre o Tenentismo e a Revolução de 35, porém para não ficar muito disperso tentei encurtar o caminho.
      Doug! Sou ferrenho defensor de uma ampla e profunda reforma política nesse país, a começar com o término de Vice governador e Vice prefeito, duas inutilidades que só servem para onerar o país. Mas também gostaria de ver uma ampla reforma que acabasse com centenas ou milhares de Municípios, que também só servem para aumentar o rombo nas finanças, pagar salário mínimo para esses vereadores inúteis, lembrando que foi o General Geisel que reintroduziu os salários para esses, em sua maioria, parasitas, que fazem uma sessão de uma hora por semana para discutirem bobagens como troca de lâmpadas em postes, trocas de placa nas avenidas e ruas ou mandar notinhas simplórias de felicitações e levam milhares de reais para seus bolsos. Reduzir o número de ministérios, secretarias estaduais e municipais e acabar com a maioria dos assessores. Antro de parasitagem.
      Muitas coisas devem ser revistas neste país a começar pela Educação e Cultura, pois essas são a pedra basilar de qualquer sociedade moderna. Hoje temos um belo exemplo na Finlândia e para fazer basta ter vergonha na cara. Mas isto falta a maioria de nossos políticos, pois muitos roubam até da merenda escolar.
      Amigo Doug, foi um imenso prazer e desejo um belíssimo final de semana com muita alegria e saúde.
      Um grande abraço cá dos pampas.

      Excluir
    2. Olá Pedro, olá Sandrinha!
      Sempre um prazer ler uma postagem tua, especialmente esta, que com poucas palavras, é completa e espetacular para uma história tão detalhada e complexa. Parabéns, Professor Pedro!
      Difícil e chulo é o momento atual. Porém, parece que vai longe, porque tem plateia que gosta e vota, insiste, é mais chula ainda!
      Também sonho com Eleições Facultativas e sonho com tanto, tanto, mas....
      Bem, vamos lá: já foram extraídos dente e raiz fraturada e com infecção favorável, todo o procedimento foi completo. Dente, raiz, limpeza, enxerto, implante e membrana (parece que será retirada posteriormente). Foram dias de sensibilidade estes últimos, com remedinho para dor dando conta do recado, antibiótico e anti-inflamatório, alimentação apropriada, dormir com a cabeça bem alta e nunca do lado da cirurgia (que chatinho). Próximo passo, tirar os pontos e aguardar o prazo para a instalação do dente novo. Desde ontem, quase nadica de dor. Bom né? Dói mais no final do dia, agora, por exemplo :s
      Tinha que tomar sopinha gelada, aí decidi fazer um gazpacho (faz tempo que queria fazer), aquela sopa da Espanha. Sabe qual é? Aquela com tomates, pepino e pimentão (pedacinho), pão tipo do campo, alho, vinagre (usei balsâmico), azeite, sal, tudo no liquidificador, é tradição nas diversas regiões espanholas, especialmente na Andaluzia. Que rica!!!! Porque demorei tanto tempo para fazer! Depois de pronta e duas horas na geladeira, é quase um tônico! Acho que vou fazer uma postagem sobre o gazpacho, com receita completa, é simples, fácil.
      E a Milena? Agora atenta a tudo, pessoas, objetos, é isso? E será assim, a cada mês, sempre com novidades.
      E o seu dentinho? Já foi ao dentista, Pedro?
      Por aqui, tudo tranquilo, todos nós, eu e maridex, filho e família, estamos bem. Mariana toda entusiasmada com os cabelos longos, gosta de prender e enfeitar com lacinhos e brilhinhos.
      Breve voltarei, quero ver as outras postagens, República e Consciência Negra.
      Um abração apertado para todos vocês, família toda, desejando dias alegres, com saúde e um beijo especial para a Sandrinha.

      Excluir
    3. Olá!
      Olá!
      Olá!
      MG querida amiga. Andava preocupado com a tua ausência e falava para Sandrinha que talvez fosse por causa do dentinho. Ainda ontem passei em teu blogue e vi que nada havia mudado, portanto minhas suspeitas se confirmavam. Ando também malecho dos dentes, pior é que faz um tempão que quebrei aquele dente. Fui socorrer-me com meu dentista e esse estava naquela semana fora fazendo um curso e mais o mestrado. Hoje havia marcado às 13,30h e ele não pode me atender, pois estava terminando na Ulbra o tal curso. Marquei para sexta-feira.
      O atual momento é vergonhoso, tão vergonhoso que essa plateia vibra com a retirada de direitos, vibra com a liquidação da saúde e da educação. Povo miserável e extremamente burro. Talvez com o voto facultativo, votassem apenas pessoas mais lúcidas e coerentes, porém, por isto, acho que jamais teremos voto facultativo, pois os CANALHAS, que são a maioria dos nossos congressistas, dependem dos analfabetos políticos para se perpetuarem no poder.
      O gazpacho, conheço, mas nunca me apeteceu comer. Li tua receita em teu comentário e achei interessante, porém não me deu vontade por ser frio, mas quentinho ou morninho deve ficar uma beleza e com bastante azeite e pão.
      Menina é chato qualquer coisa anormal, principalmente quando envolve a boca, dentes e língua, pois nos impede de comer com vontade. Eu ando cortando a carne em pedacinhos e engolindo quase sem mastigar e tenho preferido carnes molinhas, como o peixe, frango ou omelete.
      Amanhã passaremos o dia com Milena, afofando bem afofadinha. Está linda e risonha. Atenta aos ruídos e as coisas e bem pesadinha (5kg e 50 gr) e esperta.
      Que bom saber que vocês estão bem, apesar do teu dentinho. Tudo correrá bem.
      Mando um abraço a todos vocês e óbvio que um especial para ti e para o Dom Luiz e uma beijoquinha na Marianinha. Sandrinha agradece e retribui o especial beijo.
      Volte sempre minha querida amiga paulista, pois é um privilégio e uma honra ter em meu espaço os teus comentários.
      Beijos, beijos a todos.

      Excluir