PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Ateus e Teístas.



Surpreende-me muito a afirmação de alguns que ateus querem porque querem provar a existência de Deus. Causa-me um profundo desconforto, pois tal afirmação parece-me querer justificar não o ateísmo, mas a religiosidade de quem tal coisa afirma. Pois me parece que querem por que querem que todos acreditem. Aí precisamos fazer uma reflexão para tentar entender tal e insólita discrepância.


Para tal precisamos saber o que são Ateístas e Teístas.

- Ateísta ou Ateu – aquele que não crê em deus.

- Teísta – aquele que crê em deus.

Os agnósticos podem se dividir em Agnósticos Ateus ou Agnósticos Teístas.

O agnóstico ateísta (ateu) admite não possuir conhecimento que comprove a não existência de Deus, mas não acredita na possibilidade que possa existir uma divindade. Pois usam a razão para explicar e entender o Universo.

Um agnóstico teísta admite que não tenha conhecimento que comprove a existência de Deus, mas acredita na possibilidade da existência de uma ou mais divindades. Do tipo que fica em cima do muro.


Como se pode notar há uma diferença bem marcante entre agnóstico ateu e agnóstico teísta, portanto por tudo dentro da mesma panela não vão em hipótese alguma fundir-se.


O ateu causa em muitos um furor muito grande, um medo medieval chegando a dizer que um ateu é adorador do demônio.

Em primeiro lugar, demônio não existe, porém ele só está presente na cabecinha de quem muito deve, de quem muitas coisas erradas faz e como bode expiatório usa o demônio para justificar suas maldades e fraquezas. 

Ora, se ateu não crê em deus, por que haveria de crer no demônio?

Outros, também menos brilhantes afastam-se ao saberem que determinada pessoa e ateia e ficam pelos cantos ou sombras olhando com olhos assustados, quando não passam a inventar as mais estapafúrdias inverdades para rotular um ateu.


Só para iluminar a ideia de muitos vamos conhecer alguns ateus, que se notabilizaram em algum campo, como escritores, atores, professores de renome e outros:

Angelina Jolie (Atriz, cineasta e ativista humanitária)

Antônio Fagundes (Ator)

Arnaldo Jabor (Cineasta e Jornalista)

Brad Pitt (Ator)

Caetano Veloso (Cantor e compositor)

Camila Pitanga (Atriz)

Carlos Drummond de Andrade (Poeta e escritor)

Chico Buarque (Cantor e escritor)

Dráuzio Varella (Conhecidíssimo Médico)

João Cabral de Melo Neto (Escritor)

Jodie Foster (Atriz, diretora e produtora)

John Lennon (Músico )

John Malkovich (Ator, produtor, diretor)

Jorge Amado (Escritor)

José Saramago (Escritor)

Juca Kfouri  (Jornalista)
Leandro Karnal (Professor)

Lima Duarte (Ator, diretor, radialista e dublador)

Luís Fernando Veríssimo (Escritor)

Malu Mader (Atriz)

Monteiro Lobato (Escritor)

Morgan Freeman (Ator e Apresentador da Série a História de Deus)

Oscar Niemeyer (O Arquiteto de Brasília)

Pedro Bial (Jornalista)

Ricardo Boechat (Jornalista)

Sebastião Salgado (Fotógrafo – o Melhor do Mundo)

Zélia Gattai (Escritora, fotógrafa e memorialista).

Entre milhares de outros que seria impossível citá-lo neste espaço, entretanto tratavam-se ou tratam-se de pessoas públicas reconhecidíssimas. Pessoas que deixaram um legado muito grande para a humanidade, como e principalmente os escritores.


Já os grandes males da história foram e são praticados por teístas, ou seja, por quem crê em deus e isto já é relatado desde os mais antigos tempos sendo que a bíblia está recheada de maldades feitas por teístas. Não que todos sejam maus, porém os grandes crimes relatados na História foram e são praticados por esses. 


As maldades e genocídios perpetrados pelos antigos judeus, como Josué que além de dominar as cidades, mandava matar todos os habitantes, de crianças de colo a velhos e alquebrados cidadãos e de sobra matava todas as mulas e cabras. Muitos pastores canalhas enaltecem esse mandado de deus. Tudo em nome de seu deus Jeová. Os Judeus Bíblicos usaram da mentira para iludir seu próprio povo, como dizer que Abraão ou Moisés falavam cara a cara com deus. MENTIRA. Pois o próprio São João diz: NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS ou DEUS NUNCA FOI VISTO: (1:18).

Passamos pelos crimes da Idade Média, onde a Igreja orquestrava matança de milhões de pessoas, tanto pelas Cruzadas como pelas fogueiras de Santa Inquisição. Mas a maldade religiosa não parou na Idade Média e vai se fortalecer na Idade Moderna, quando milhões de índios do Novo Mundo foram chacinados por portugueses, ingleses e espanhóis. Tudo feito para impor a estúpida Boa Nova. Da mesma forma vão fazer na África, na Ásia e na Oceania, principalmente com os aborígenes australianos. Os cristãos brancos, após seus cultos dominicais, enquanto as mulheres e crianças cristãs voltavam para suas casas, seus maridos e outros cristãos, iam para os sertões matar por matar aborígenes a tiros ou os obrigavam a saltar de rochedos, somente pelo prazer de ver centenas de homens, mulheres e crianças pretas morrerem em frente a seus olhos, que viam toda aquela maldade com prazer, aí sim, demoníaco.

Hoje vemos a barbárie instalada no mundo pelos Islâmicos e Cristãos, em atentados, guerras, genocídios, citando aqui o caso de Ruanda, onde Tutsis e Hutus, liderados por cristãos católicos e cristãos evangélicos se enfrentaram numa sangria terrível, deixando em seu rastro mais de 800 mil mortos. Também assistimos diariamente notícias do Exército de Resistência do Senhor (cristão) que dissemina o ódio e o terror em Uganda, matando, sequestrando, castrando e estuprando generalizadamente, assim como o Isis, Al-Shbaab, Al-Quaeda, Hezbollah, Talibã, Boko Haram e outros menores e sem muita expressão, que nem se faz necessário especificar suas bandidagens, mas tudo feito em nome de deus.

Sabendo-se que principalmente o Boko Haram busca ensandecidamente a imposição da Xaria, que entre outras coisas quer controlar intransigentemente a conduta das mulheres. Submissas, atrasadas e sem direitos, como alguns abobados querem introduzir no Brasil. Aliás, é bom sempre lembrar que a bíblia é um livro misógino que trata as mulheres como simples semoventes, sem direitos, chegando ao descalabro de dizer que o marido pode açoitar a esposa. Mulher que segue esse livro machista tem mesmo que levar na cabeça, pois não tem amor próprio e se deixam iludir por qualquer vigarista que usa o título de pastor.


Então esses que dizem que os ateus querem provar a existência de deus não sabem ou não veem que não são os Ateus que constroem castelos de Pedras para pregar as mentirosas palavras, não são os Ateus que possuem programas de televisão chateando, enchendo o saco das pessoas com cultos obscurantistas, falsos milagres e falsos exorcismos, para provarem a existência de deus. Não são os ateus que aos fins de semanas batem a tua porta para venderem revistinhas e jornais chinfrins com as ditas historietas bíblicas e como zumbis atormentados enchendo a tua paciência. Não são os ateus que vivem pelas ruas gritando como loucos versículos bíblicos. Não são os ateus que comercializam o corpo de cristo, pois já dizia o Papa Leão X, aos seus cardeais: - Esta lenda chamada Cristo, muito dinheiro traz para a igreja.


- Alguma vez algum ateu bateu a tua porta para te importunar e vender revistinhas Sentinela e Despertai?


- Alguma vez tu viste na televisão um programinha chato chamado “Show da Ateia”?


- Alguma vez foste convidado a participar de uma “Assembleia de Ateus”?


- Alguma vez tu viste um templo finíssimo onde se lê na entrada “O ateu é o senhor”?


- Alguma vez encontraste um templo “Ateu é Amor”?

Não! Então não confunda as coisas e busque com clareza entender quem são os comercializadores da carne deste Jesus, suposto Cristo.


O que escrevo aqui se não quiserem ler, não leiam, há milhares de blogues que podes procurar coisinhas meigas.


Saibas que cresce o número de ateus no Mundo, principalmente em países cultos e desenvolvidos, que não é o caso do Brasil, um país atrasado culturalmente, cujo povo não lê, não conhece e não quer sair da mesmice.


Aí vamos encontra muitos desse matiz, pois muitos são os idiotizados por crendices que dizem:

- Tu estás coberto de razão, nunca houve um dilúvio, seria impossível naquela época acomodar milhões de animais numa jangada, a história de Cristo é uma falsidade, a bíblia realmente foi mal escrita e é cheia de inverdades. Deus não seria tão perverso em seus projetos...

E pateticamente concluem: 

- Mas eu continuo crendo.

Não dá para ser feliz.


Países onde o número de ateus cresce a cada ano e seus percentuais de ateus: 

  • SUÉCIA.................................... 85%
  • DINAMARCA............................ 80%
  • NORUEGA................................ 72%
  • JAPÃO...................................... 65%
  • REPÚBLICA TCHECA................... 61%
  • FINLÂNDIA................................ 60%
  • FRANÇA................................... . 54%

Agora veja a cultura desses povos e compare com os Tupiniquins. Tupiniquins que são analfabetos funcionais, jamais leram um livro e vivem na frente da telinha vendo novelinhas globais ou cultos obscurantistas. Por estes motivos temos tantos corruptos na política, muitos dos quais presos como Pezão, Cabral, Garotinho, Rosinha, sem falar no Cunha, no Dirceu, no Delúbio no Picciani da turma corrupta da ALERJ entre outros e agora para envergonhar mais o Brasil a Grande Familícia no poder.
.



11 comentários:

  1. Caro Pedro,
    "Ateu”, é uma palavra derivada do grego que significa “não”... E “Teus” significa “Deus”. Já a palavra “agnóstico”, em grego, significa “desconhecido”.
    Ateus não acreditam em um Deus e negam sua existência, enquanto agnósticos afirmam que ele (ou eles) pode ou não existir, mas, nós não somos capazes de saber com certeza se isso se dá como verdade, pois, como havia dito ao amigo dias desses em uma de nossas "conversas" via comentários de postagens, um ateu, acaba sendo aquele que mais crê em Deus, pois, só podemos negar algo que existe. Se não existe como se contrapor a algo ou alguém? Acaba que "ateu" é só mais um rótulo social que se criou em uma sociedade de esteriótipos deformados.
    Falam na existência de vida em outros planetas, essa vida existe com certeza, o que não sabemos é se existe vida inteligente em outros planetas. Aliás, não anda existindo vida inteligente nem mesmo aqui em nosso Planeta Terra.
    Criando uma alegoria, eu digo que nós dois e mais uns seis, teremos de alugar uma "Kombi" e fugir com às nossas idias, conhecimentos, informações. Fugindo da teimosia de uns tantos que continuam a dar murros em ponta de faca. E o Papa Leão X (1475-1521), foi lamentavelmente um desses, que acumulou conhecimento e pouco aprendeu.
    Amigo Pedro, o Mundo está cheio de burros carregados de livros e o mercantilismo das igrejas são a prova cabal do quanto o "VERBO", foi subvertido pela "PALAVRA MALEDICENTE", onde se reza "PAPA nosso que estais no VATICANO"... E o "PASTOR é o meu SENHOR, nada me faltará".
    Um abraço meu bom amigo e bom início de novembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas.
      Que bons dias sorriam em tua vida, com muita saúde e paz.
      Gosto muito de navegar em teu blogue (aportuguesado de blog), muitas vezes me sinto compelido a comentar, porém, como ontem lendo sobre Drummond, acabei não comentando pois houve uma queda de luz e acabei esquecendo. Peço mil desculpas. São os blogues inteligentes que eu gosto de ler e comentar.
      Quanto aos ateus e seus significados sei bem, sou da geração que se estudava ainda no Ginásio, o latim, o grego e o francês, coisa que me atrevo a falar com os haitianos, pois ainda domino bem a língua de Voltaire, Descartes e Sartre, porém, como escrevi, não são os ateus que andam por aí alardeando coisas. Escrevemos sim para expor nossas ideias, sem o fim precípuo de auferir lucros ou ter um séquito de seguidores. O negar é uma visão, diria filosófica inerente a determinado assunto, mesmo que essa negação seja feita sobre coisas inexistentes. É como um nerd dizer que o Homem Aranha existe. Se eu negar, não estarei afirmando a sua existência. Óbvio. Dizes que só podemos negar o que existe daí vamos navegar nas fábulas quando eu ensinar aos meus netos que Papai Noel não existe ou que o Coelhinho da Páscoa também é inexistente. Dirão os meus netos: - Se vovô está negando é porque realmente eles existem!
      A velha cantilena, a negação como afirmação.
      E aí, o que o vovô faz?
      Já o especular sobre a vida extraterrestre, especula-se, assim como era considerada uma especulação a existência de vírus ou bactérias, que foram negadas veementemente por médicos e cientistas, até que finalmente se dobraram a verdade.
      Não afirmo, porém assisto entrevistas e documentários de autoridades internacionais como as de Nick Pope, ex-assessor do Ministério da Defesa do Reino Unido que afirma aparições de Naves sobre aquele Reino. Paul Hellyer, ex-Ministro da Defesa do Canadá, que desde 2008 ou 2009 vem declarando em entrevista que ETs vivem na Terra e hoje muitos Governos sérios fazem declarações neste sentido inclusive o Vaticano. Agora concordo plenamente com tua afirmação de que a inteligência é uma coisa difícil de encontrar na Terra. Depois de décadas dentro de escolas e faculdades, deparei-me com esta afirmação. Muitos parecem não terem cérebros e são esses, exatamente esses, que enchem templos e igrejas atrás de consolos para suas vidas vazias.
      O Papa Leão X, bem mais próximo do Concílio de Niceia (325) sabia muito bem que Constantino I (272-337) que foi o organizador deste e impôs sua vontade, inclusive ameaçando de morte e outras coisas os bispos que dele discordassem. Uma das coisas que Constantino queria era promover Jesus de simples profeta a Deus, como sempre os Reis e Faraós se disseram. Hirohito (1901-1989) se dizia e era considerado por seus súditos japoneses como sendo Deus. E o povo acreditava. Dói-me ver tanta ingenuidade.
      Por outro lado sou adepto do “quanto mais eu sei, mais me torno infeliz”. Pois a coisa mais brutal que enfrentamos é realmente a falta de inteligência. Observe, quando andares no metrô as pessoas sentadinhas e caladas o que elas demonstram em suas fisionomias. Que são beócios, boçais e avessos ao conhecimento. Minha mulher, Especialista em Educação diz: - Basta olhar na cara de uma pessoa para ver o seu grau de inteligência. No que está coberta de razão, porém tem que saber olhar o conjunto.
      Por outro lado os burros não carregam livros, pois nosso povo não lê, porém carregam apenas o livro das contradições e maldades.
      Caro Doug, um abraço do tamanho do Brasil, belo final de semana com muita alegria. Volte sempre.

      Excluir
    2. ERRATA: Leia-se ENTREVISTAS e não entrevista.

      Excluir
  2. Olá, querido Pedro!

    Espero k estejam todos bem e felizes, incluindo, naturalmente, a pequenita Milena, que teve que tomar vacina, mas é necessário.
    Creio, ou melhor, tenho a certeza de k seus pais, avós paternos e maternos sentem mais a dor das vacinas ou qualquer outra, do que Mileninha, que já tem 2 meses e pouquinhos dias.

    Já passa da uma da matina, mas não tenho sono, pois me levantei, hoje, por volta do meio-dia e estou de "vacances" desde 5ª feira, à tarde. Essa coisa dos santos todos-rs e mais dos finados, dá panos pra mangas. As floristas vendem, vendem e ganham dinheiro a torto e a direito nesses dias, enfim, o mundo NUNCA MAIS ACORDA, e andamos nesta estúpida tradição, sem bases, sem fundamentos, nem nada que justifique.

    Li teu post já duas vezes e encontro sempre motivos novos para reler, pke eu sei tão, mas tão pouco, que tudo o que leio, e sobretudo escrito por pessoas inteligentes como tu, me serve para "crescer" e aprender.

    Não entendi logo o início de teu post, qdo escreveste que dizem k os ateus querem, pke querem provar a existência de deus. Sem entrar em etimologias gregas ou sei lá que mais, eu sei k ateu é aquele que não acredita que existe deus, aquele em quem mtos falam como criador de tudo o que existe. Então, quem o teria criado a ele, pergunto eu? Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Bem, mas a gente sabe que existem ovos e galinhas.

    Não precisamos demonstrar e fazer crer a mtos o que e quem não existe, pensam e afirmam alguns. Ora, isso é conversa filosófica e os filósofos todos batiam mal da cuca, como sabemos-rs. Precisamos desmistificar, pôr a claro essa MENTIRA de séculos e séculos, baseando-nos em factos reias e na bíblia ou noutros livros considerados sagrados, livros escritos sabe-se lá por quem e qtas vezes adulterados, visto que uma vírgula fora do lugar faz toda a diferença no contexto. As pessoas precisam de pensar pela sua própria cabeça, verificar os danos causados por todas as igrejas, tal como a riqueza acumulada não só pelo vaticano, mas também por pastores e pastoras, todos eles ou quase, com finalidades em seu proveito. Acredito k haja gente mto boa e até com cultura académica superior que acredita na religião e em quem a prega e que é mto difícil ou quase impossível "limpar" aquelas cabecinhas. O teu país, então, está "poluído" de deus, pois na TV, nos blogues, etc. só ouço e leio: deus isso, deus aquilo, se deus permitir, enfim, só deus e mais deus. Portugal, embora seja um país católico, há já mta gente que não casa por nenhuma igreja, nem batiza seus filhos. Não dizem que são ateus, mas dizem: acredito que há algo, mas não sei lhe dar nome.

    Os países e as figuras públicas, que tu enumeraste no teu post, mostram bem que onde existe evolução, a todos os níveis, incluindo o mental, mostram bem que não acreditar em balelas é o caminho.

    Tu, decerto, já reparaste, que qto mais religiosos são, mais velhacos e corruptos se tornam ou já são, sei lá! Evidente que há bom e mau em qualquer lugar, em qualquer classe social, mas quem faz sua vidinha sem prejudicar a do outro, quem pune pela justiça, que nunca mais vem, quem defende os pobres e oprimidos são aqueles k NÃO ACREDITAM na existência de um deus.

    O papa Leão X era mto inteligente, era um visionário. A História regista papas, procedimentos de papas, melhor dizendo, bem papistas, ou seja, tudo a favor deles e contra quem tinha fome de justiça, de pão e de solidariedade.

    Coitadas das mulheres, cujo marido as pode açoitar (coisa tão antiga e despropositada!), mas algumas não denunciam e aguentam a VIOLÊNCIA DOMÉSTICA anos a fio. Não entendo. Será por medo? Em Portugal e desde o início desse ano, já foram mortas por crimes passionais, 200 e tal mulheres. Incrível! Num país tão pequeno!

    Teus posts têm sempre tanto para debater, para comentar, mas é sempre um prazer passar por aqui.

    Beijos e um grande abraço. Bon dimanche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cielito.
      Apesar da dor da picada não se pode de deixar de vacinar. É uma garantia a mais para uma boa saúde. Eu mesmo todos os anos faço a vacina contra a gripe. Beleza.
      Este feriado do dia 2 é uma grande hipocrisia, pois quem perdeu alguma pessoa, por que só vai lembrar e chorar neste dia? E o resto do ano cai na gandaia e não lembra mais do falecido.
      Alguns celerados, por não aceitarem o ateísmo, afirmam que os ateus é que querem provar a existência de deus. São aqueles recalcitrantes que querem impor a sua maneira de pensar e não admitem que possam existir outras maneiras de enxergar o Universo e suas leis físicas. Por esse motivo assim iniciei este post com “Surpreende-me muito a afirmação de alguns...” São os tais donos da verdade que querem por que querem impor sua cosmovisão.
      Não há o que comentar de teu quinto parágrafo, pois ele fala por si só e enriquece o que acima escrevi. Uma visão lógica, racional e sem rodeios. Quanto ao final ”Portugal, embora...” esse é o caminho que vejo com agrado acontecendo em quase toda a Europa, apesar da radicalização de alguns quanto ao Nacionalismo exacerbado.
      Conforme a humanidade evolui, as coisas vão se acomodando. É como sempre digo, um dia chegará que estudaremos nas escolas as atuais religiões como hoje estudamos as religiões greco-romana, egípcia, maia e inca. Tudo tem o seu tempo e estamos chegando ao umbral de uma nova era, quando passaremos saber de novos mundos e outras civilizações e que deus foi uma invenção feita pela falta de entendimento das coisas que rodeavam o homem primitivo.
      Uma coisa que sempre notei nas pessoas é que quanto mais vigaristas, canalhas e corruptas, mais acreditam em deus. Ou seja, isto vem ao encontro do que eu sempre falo: - “Pessoas que muito falam em deus são aquelas que muito devem”. Obviamente não me refiro aos que falam em deus contestando ou negando sua existência, mas aqueles muito escorregadios que falam e falam em deus como se deus fosse abençoá-lo, protegê-lo em tudo. São os papa hóstias que vivem chateando a paciência dos outros com frases pré-elaboradas e de efeito. Clichês já bem conhecidos que proferem para se dizerem bons cidadãos. O que não são.
      A maioria dos Papas não passava de velhacos e ignorantes. Alguns são admirados, porém nenhum chega perto de Francisco. A Francisco foi mandado por um grande amigo um desenho/montagem meu, espero que ele tenha gostado.
      Fiquei realmente pasmo com o número de feminicídios em Portugal, mais de 200. Aqui, apesar de termos uma população de 208 milhões de cidadão e temos a lei Maria de Penha, que pune com severidade o marido/companheiro agressor, porém muitas mulheres calam-se com medo de perderem o provedor, mas também vem aumentando o número de violência contra a mulher.
      Apesar da taxa total de homicídios no Brasil ter caído 10,8% de 2017 para 2018, a violência contra as mulheres aumentou no ano passado. O feminicídio (assassinato de mulheres por serem mulheres) aumentou em 4% em 2018 na comparação com 2017 (foram 1.206 casos no ano passado, ante 1.151 em 2017 elevando o Brasil para a vergonhosa 5ª posição mundial em violência doméstica.
      Cielito, sempre um enorme prazer em receber teus lúcidos comentários.
      Beijos e um bom domingo.

      Excluir
  3. Oi, piazito, querido!

    Vacina é necessária, sim. Aqui toda a pessoa com 65 anos ou mais, que tenha doenças crónicas, debilitados e outros casos levam vacina da gripe.
    Lembro que há talvez uns 8/10 anos me constipava com imensa facilidade e como um dos meus primos direitos é médico, resolveu me aplicar uma vacina mais soft, em cápsulas, para tomar durante três meses, 10 dias em cada mês: julho, agosto e setembro. Bem, meus anticorpos não se deram com os da vacina e estive "n" vezes constipada e até com gripe. Depois, foi feito um estudo e se chegou à conclusão, que meus anticorpos não se dão com os componentes de qualquer vacina. Enfim, não tomo e qdo chegar aos 65, acho que tb não apanharei vacina.

    Esses dias, que felizmente, já passaram são um faz de conta e uma feira de vaidades. Eu sei de duas viúvas, nem há um ano, que descobriram no cemitério, esse ano, um parceiro, que elas dizem ser ideal. Afinal, o dia dos santos, todos -rs e dos finados sempre para alguma coisa.

    Quem tem "palas" nos olhos, não consegue olhar em todas as direções. Só olha para a frente e só vê aquilo mesmo. Nada a fazer. Eles é k tudo sabem. BURROS!

    Acredito, piamente, que com a evolução da Humanidade, hoje o que é dado como certo, passa a ser mentira e novos estudos se farão. Tudo está em mutação e evolução e dores de parto só tem quem quer, pke há a epidural.

    Tudo retificado e tudo entendido. No problems.

    Beijos, grande abraço e bom resto de semana.

    PS:espero k Francisco goste do desenho, que lhe enviaste. Já tens alguma resposta dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu.
      hoje foi dia de correria, liberei-me agora para te responder e mandar-te "baita" beijão. Baita, no linguajar gauchês é grande.
      Cara amiga, cá no Brasil todos os anos há vacinação gratuita oferecida pelo Ministério da Saúde, sempre no início do mês de março e se intensificam as campanhas. Também os laboratórios privados disponibilizam as vacinas o ano inteiro. Procuramos sempre esses laboratórios por um preço razoável, porém há mais de 10 anos não sei o que é uma gripe.
      Realmente quem tem palas nos olhos só olham para a frente. Não possuem a visão periférica, tão importante para entender o mundo. Aqui, pala é uma capa de seda ou cetim que os gaúchos usam sobre as vestes para evitar a poeira das estradas (antigamente). Aqui chamamos os palas de antolhos. Não confundir com o anteojos.
      O que hoje é verdade, amanhã será ou não. A evolução está nos dando explicações para muitas coisas e a espécie humana está em constante evolução. Se bem que alguns, mesmo em sociedade evoluídas continuem vivendo na época das cavernas. kkk
      O desenho é meu, porém quem mandou ao Papa foi o amigo, Dr. Passos, de Cuiabá (MT). Espero que o Papa tenha gostado; O desenhei entre vários revolucionários, pois acredito eu que ele seja um desses revolucionários que hão de mudar a igreja.
      Beijos e um belo final de semana.

      Excluir
  4. Adorei este teu post, li e reli. Sempre uma emoção, divertido e me identifiquei, para variar um pouquinho.
    Os itens listados são um vero espetáculo, são verdadeiros, além de muito bem escritos, me detive nos toques irônicos, não pude evitar, que me fizeram lembrar do Karnal, gaúcho também né? Aqui no teu blog, a conversa agrada, sempre!
    Você sabe qual foi a situação mais ridícula que eu tive sobre ser ateia?A pessoa teve o desejo de me ajudar a acreditar em deus, porque achou que eu estava com depressão, algo parecido. Não é normal não acreditar na existência de deus. Sabe que dependendo do ambiente, nem entro no assunto, pois como você mesmo disse, a ignorância é grande, não quero saber de discussões cansativas. Na verdade me protejo, prefiro usar minha energia levantando uma bela taça com um bom tinto.
    O papa Francisco tinha uma amiga comunista e ateia (demais né?), a Esther, eles tiveram uma amizade tão linda, tão sincera, senti que falavam pelos olhar. Acho lindo, acho raro!
    Eu me entendi ateia sem crises, nem estava revoltada com as historinhas bíblicas, falas e ações de pontífices e pastores, etc. Na verdade, como não ser ateu? Pensemos!
    Pedro, que prazer em ler mais uma postagem tua e aprender professor!
    Mais uma vez, beijos e abraços a todos vocês e um especial para a Sandrinha.

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Glória.
    Como sabes rompi com a Igreja aos 9 anos, era um menino que via beleza em tudo da vida. Com o tempo fui cada vez mais me aprofundando em estudos,filosofia, história das religiões, história geral, mas sempre com os pés na razão. Muitas pessoas também acham que o meu ateísmo é por isto ou aquilo,e dizem que precisamos crer, que é uma obrigação acreditar. Elas não entendem que podemos viver bem e em paz sem um deus. Aliás, as crianças criadas sem deus são as mais honestas, cooperativas e educadas.(Veja na internet - Crianças sem deus - Ontem ouvi uma canção de um "Preto Velho" que diz que não são os ateus que jogam pedras nas igrejas e sim aqueles que acreditam em tal divindade, pois o crer forma na maioria das pessoas o ódio pelo os outros, pois os acham errados. (Interessante).
    Karnal nasceu em São Leopoldo a 20 km de Canoas. São Leopoldo é uma linda cidade do Vale, com muitas indústrias e um comércio forte, possui hoje por volta de 220 mil habitantes.
    Muitos dizem que o Papa Francisco teve um caso com essa Comunista, e eu pergunto a eles: E dai? Ele é um homem antes de ser Papa e ela é uma mulher antes de ser uma Comunista. Se tiveram ou não tiveram algo entre eles, isto só importa a eles.
    Ser ateu ou ateia não é problema nenhum, pois o que importa é a consciência limpa,a honestidade, vergonha, coisas que faltam para muitos crentes. Quem muito procura deus é quem muito deve. Quem muito fala em deus é quem também muito deve. Já os ateus e ateias não tem esses problemas de culpas, de medos de danações, demônios e outras bobagens. Sigamos em frente com nossas consciências limpas.
    Amada amiga paulista fiquei mui contente com teus comentário e Sandrinha manda mil beijos para vocês. Um grande e fraterno abraço a Dom Luiz e para ti, um beijo no coração.

    Vá ver esse dentinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, olá Sandrinha! Olá a toda família!
      Eu ando muito quietinha, porque estou mesmo com a raiz de um dente fraturada e então, inflamada. Terei que fazer outro procedimento cirúrgico, com enxerto e implante, novamente. Mas tudo bem, já me acostumei, estou bem familiarizada com as etapas e sinto-me muito segura com a equipe de odontologia da USP, são extraordinários, começo, meio e fim!
      Semana que vem, terei dias de sopas, vitaminas de frutas, sorvetes, etc e tal... nada quente, preferencialmente gelado, por 3 dias. Tenho boa cicatrização, então passa logo. No momento, tenho um certo mal estar, enjoo e a cabeça muito incomodada. A força da raiz fraturada e inflamada!!! Porém, para comer, a dita não dói, como pode!!!
      Ser ateia me deu uma sensação de limpeza, de purificação! Adstringência seria a melhor definição, tipo com aromas cítricos, onde todas as possibilidades de ser eu mesma são realizáveis! Todos deveriam tentar ou pensar nesta possibilidade. É liberdade!
      A sabedoria de um Preto Velho, muita verdade.
      Por aqui estamos bem. Mariana super graciosa e sempre com novidades. Escorpiões apareceram no condomínio onde meu filho mora, estão lidando para combater. Eles tem tantos animais, peixes, 2 cachorros, 2 periquitas e acho que deveriam ter galinhas, pois é! Eu apoio! A pequena está muito bem avisada e ensinada. Filho e nora também estão ótimos e o maridex, também, está bem e retribui igualmente, com abraços.
      Um beijo e muito obrigado pela visitinha amorosa no meu blog, sendo que eu retribuo com tanto afeto a você e Sandrinha, com um forte abraço e muitos beijinhos a toda família.
      Agora vou tomar um cafezinho, aqui 17:06, tem bolo com farinha de amêndoas, canela e pera, estão convidados, meus queridos amigos.

      Excluir
    2. Olá Maria Glória.
      Que bom receber e ler teus comentários, me enchem de alegria e otimismo.
      Ontem saímos cedito de casa e passamos o dia afofando bem afofada a Milena. Está grande e muito risonha. É um amor e está chegando a fase da esperteza, pois tudo chama a atenção.
      Triste foi o café da manhã, antes de sairmos. Quebei um dente, semana que vem vou ao dentista arrancá-lo. Oh dor! Oh dor! Não farei antes, pois meu dentista está fora, fazendo um curso de aperfeiçoamento. Mas tudo bem, não irá incomodar.
      Achei muito inteligente e concreta tua "Ser ateia", realmente sentimo-nos livres dessas amarras que só nos levam às angústias.
      Beijos a todos e um especial à Marianinha e que se cuido dos escorpiões, tenho asco de animaizinhos com mais de seis patas. Aranhas são terríveis em seu aspecto e os escorpiões também.
      Um abração a Dom Luiz.
      Para ti amada amiga, um grande abraço, recuperação em teu dentinho e um beijo.
      Sandrinha está mandando mil beijinhos para vocês.

      Excluir