PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Consciência Negra




              A cor é externa, mas o amor vem de dentro.              

Hoje é o dia de todos os homens de bem fazerem uma profunda reflexão sobre o racismo e lutarem para que jamais tenhamos no mundo essa mácula que fere não somente uns como todos.

E há uma hipocrisia tão grande que chega a dar nojo, pois dizem alguns antropólogos e sociólogos que não existem raças, pois a raça é Humana.

E no mesmo momento em que fazem esta afirmação, com tom ameaçador querem na verdade esconder todo o ranço que ainda mantém e dizem que são defensores da igualdade racial e das quotas raciais.


Afinal, se não existem raças como defendem a igualdade racial ou quotas raciais?
O que vejo nisto é uma enorme hipocrisia!

       Boçal Hipocrisia!


Houve um tempo que brancos escravizavam brancos, como podemos ver sem ir ao fundo do pote, que Romanos brancos escravizavam, gauleses, celtas, germânicos, trácios, eslavos, cartagineses.


Assim também procediam outros povos europeus. Brancos escravizavam brancos, Saxões escravizavam gauleses, gauleses escravizavam eslavos, bretões escravizavam gauleses, germânicos escravizavam persas, romanos e gregos escravizavam todos que pudessem.


Digo isto para salientar que muitos são os eternos equivocados que dizem, para justificarem a escravidão no Brasil e menosprezar os povos negros que fazem parte de nosso povo brasileiro, que os portugueses eram auxiliados na captura de negros por negros. Isto estaria correto dentro de uma visão simplista e totalmente fora da realidade do Mundo chamado África.


Poderíamos comparar o que acontecia na África na época das grandes caçadas de escravos com o que acontecia na Europa, onde brancos escravizavam brancos.


Porém um “esperto” e o mundo está cheio desses espertinhos, dirá: Mas na Europa os brancos escravizavam outros brancos, completamente diferentes, de origens diferentes de etnias diferentes, de nações diferentes.


Sempre vamos encontrar os babacas que assim pensam e “sabem”, porém o que os rançosos sabidos não sabem é que na África não se pode rotular como -“lá só tem negro” -. É uma burrice que dói até os ossos, senão vejamos: Se pegares um Nilótico e comparares com um Bosquímano encontrarás entre eles diferenças maiores, abissalmente maiores do que um Romano e um Grego, apesar de serem de pele negra. Se comparares fisicamente um Massai (Maçai ou Masai) com o povo Himba terás um choque muito grande, pois entre esses dois povos negros, suas diferenças são muito maiores do que um polonês e um italiano, lembrando que os europeus se escravizavam entre si.

Façamos um teste de compreensão racial e diga a que povo cada um pertence:

    
                                Acima três homens, diga quem é quem?
                             Logo abaixo, três mulheres, diga quem é quem?
           

Então antes de dizeres bobagens sobre os Povos Africanos, vá conhecê-los primeiro e verás as grandes diferenças existentes entre dezenas de povos. Diferenças não só linguísticas como físicas. Diferenças física de deixarem esses espertos que acham que África é tudo igual, boquiabertos, pois lá vamos encontrar povos que passam dos dois metros de altura, como muitos nilóticos e outro que passam pouco mais de um metro, como os Mbutis, cujo um homem adulto raramente chega a um metro e meio.

- Dãaa! E os pigmeus?

- Carinha! Os pigmeus na verdade são os Mbutis.

Alguns grupos étnicos africanos cujas diferenças muitas vezes superam as encontradas entre povos europeus.

Abjalang (nuere ou dinka), Akan (auapens, aquiens, anins, axante, baúles, assins, bonos, fantes, zemas), Aku,  Angunes,  Annang (ekit ou eket),  Axânti,  Bambara,  Bamiléké, Banda, Banto, Bantu (subdivide-se em 400 subgrupos etnicos diferentes), Berbere, (África branca) Bijago, Bini, Borana, Buduma, Bozo, Cabila, Dagomba, Dinka, Ebira, Ewé, Fanti, Fula, Gurunsi, Gwari,  Himba, Hutu, Iorubá (nagô), Isoco,  Jukun, Bacongo, Lugbara, Lunda (canongexa-lundas, Ixindi-Lundas, Vale Luapula, Luanda Oriental ou Cazembre-lunda. Os lunda aliados aos lubas geraram um série de tribos como os Luvales, Cassanjes e centenas de subgrupos como os Acossas. Ibangalas e Dembos), Massai, Nuere, Ogoni (Babbe, Elene, Gokana, Ken-Khana, Nyo-Khana e tai), Oroma, Surerê, Songai, Soninquê, Tuaregue, Tutsi, Twas (Tuás) Orrobo, Xona, etc. e nem precisamos nos aprofundar e falar nos zulus e bosquímanos.

            Nelson Mandela, Negro e Comunista, torturado
           e preso por 27 anos pelos brancos, uniu e pacificou
              a África do Sul, sem ódio ou revanchismo.

Lembre-se que esses povos estão na Mama África há centenas de milhares de anos, num constante isolarem-se e unirem-se e tornar a se isolarem. Assim formaram esse verdadeiro caleidoscópio racial ou uma verdadeira colcha de retalhos, de diferentes figuras humanas e não esqueças jamais, todos os povos, quer sejam negros, brancos, amarelos ou os nativos americanos, descendem de mesmos ancestrais negros, pois foi na África que surgiu a espécie homo sapiens, o homem propriamente dito. Não adianta ser um europeu iogurte, ou seja, branco, pálido e azedo ou um negro retinto, todos nós temos em comum um ancestral Negro. Nossas mães primitivas, mães de toda a humanidade eram negras.



E os atormentados que dizem que não são filhos de primitivas mães negras, são na verdade uns baita filhos da...Mama África.



Não se deixe enganar por historinhas bobas e extremamente racistas de um Adão e uma Eva loirinhos de olhos azuis como os iniciadores da humanidade. Isto é uma historinha boba para quem não tinha conhecimento antropológico e inventou essa bobagem. Bobagem inventada na Igreja Cristã Medieval que por racismo e ódio ao diferente retratou todas as figuras desta religião macabra como loiros, brancos e cínicos. Não esquecendo que alguns evangélicos dizem abertamente que ser Negro é um castigo e que a África existe como um local de expiação. O que não entendo é como que negro é evangélico.



Uma bobagem extremamente racista, como são as pinturas das grandes catedrais, onde anjos são pintados loiros e Cristo um loiraço de olhos azuis. Puro e repugnante racismo, pois se Cristo tivesse realmente existido seria um homem, no mínimo pardo de cabelos carapinha. Mas as religiões foram extremamente racistas a tal ponto de seu livro dito sagrado incentivar e organizar a escravidão. Porém como esse livro e um embuste, há citações contrárias, pois é um livro de duas caras, para agradar ou enganar gregos e troianos. Um livro imundo que verte sangue e maldades.

                    



E onde estão meus anjinhos negros?


O muito que podemos lutar contra o racismo, ele há de perdurar. Acirram-se as manifestações racistas na Europa e nos Estado Unidos da América, há uma crescente xenofobia, principalmente contra os negros, latinos e refugiados.(Na verdade contra pobres).

                                       Cresce o racismo, mas a inocência vence o ódio.
    
Consciência Humana

E esses ódios só terminarão quando houver uma verdadeira CONSCIÊNCIA HUMANA, pois não basta termos a Consciência Negra, sabendo-se que mesmo dentro da África há um ódio de negros contra negros, na Europa de Brancos contra Brancos e nos Estado Unidos da América multiplica-se o racismo principalmente de Brancos contra Negros e Hispânicos e de Negros contra Brancos e Hispânicos e de Hispânicos contra Brancos e Negros.


Isto ficou bem marcado no Genocídio de Ruanda, onde negros se matavam uns aos outros incentivados pelos evangélicos de um lado e católicos de outro, que em seus programas de televisão apresentavam os Tutsis como animais assim como os Hutus eram da mesma forma representados.

A Igreja Adventista bem como os chamados cristãos evangélicos, de um modo geral, participaram do genocídio, uma vez que se misturaram na política, apoiaram ativamente a política de genocídio adotada e meticulosamente preparada para exterminar os Tutsis, os quais comparavam a baratas em seus cultos de todo o país. Um dos casos que se tornou muito conhecido foi o que envolveu o Dr. Gerard Ntakirutimana, de 45 anos, médico missionário que trabalhava em um hospital da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Mungonero. Os membros do Tribunal Penal Internacional para Ruanda condenaram por unanimidade o Dr. Ntakirutimana, por genocídio e por crimes contra a humanidade. Ele foi sentenciado a 25 anos de prisão.

   
             Adventistas Assassinos

Elizaphan Ntakirutimana e o filho Gerard líderes espirituais da igreja Adventista foram acusados de terem reunido um grande número de homens, mulheres e crianças tutsis em uma igreja e em um hospital da região de Kibuye (oeste de Ruanda) em 1994 antes de chamarem hutus para matá-los. 


 

Pastor da Igreja Batista Francois Bazaramba

Também condenado pelo genocídio em Ruanda.


A Igreja Evangélica em Ruanda em sua vasta maioria participou ativamente neste massacre que ceifou a vida de um número estimado de 800.000 Ruandenses. Esse indivíduo chamado Francois Bazaramba vivia na Finlândia escondido achando que a Justiça dos homens não o puniria de alguma forma. Mas FOI CONDENADO A PRISÃO PERPÉTUA pelos crimes.


    Servas de Deus ou do Inferno
 

Por outro lado duas irmãs católicas foram condenadas a 12 e 15 a nos de prisão por terem apoiado e liderado o genocídio de hutus. A irmã Gertrude Mukangango recebeu pena de 15 anos por seu papel no massacre de cerca de 7.000 pessoas que buscaram refúgio em seu convento, na região de Butare, no sul da Ruanda. A irmã Maria Kisito Mukabutera foi condenada a 12 anos pelo mesmo crime.


Sempre escrevo em meu posts que as Religiões são um antro de maldade e muitos duvidam.

O ódio cresce onde um grupo seja desumanizado, por esse motivo defendo a Consciência Humana em primeiro lugar.



Muitos para negarem o seu racismo dizem ter amigos negros. Isto é a maior prova de racismo e hipocrisia, pois eu tenho amigos, mas os chamo de Paulo, Maurício, Daniel, Teresa, Elenara, Avelino Luís Carlos, Claudete, Silva, Oraldo, Portilho, Bráulio, Rafinha, Lúcio e por ai se vai.


A própria antropologia deve mudar alguns de seus conceitos que são realmente racista e entender, que reconhecer um homem por traços raciais não leva os homens de bem ao racismo e sim ao conhecimento. Todos somos filhos de linhagens antigas negras. Os antropólogos, na maioria racista, dizem que as diferenças são apenas externas, pegando-se ao DNA: Muito bem, porém em um grupo negro, só haverá o aparecimento de traços brancos se houver interferência externa, assim como em um grupo branco só haverá o surgimento de traços negros se, da mesma forma, houver interferência externa.
 

Babacas rançosos, isto é o que são!

Mas quando vamos ter um mundo sem racismo?

Voltando as fotos: Se você não foi capaz de acertar quem é quem, como tem a pretensão de se dizer racista. Pretensão beira a burrice:

Então vamos lá:

Foto acima com três homens:

1 – Tutsi

2 – Hutu

3 – Twa

Já as lindas mulheres, que erraste, são:

1 – Japonesa

2 – Chinesa


3 – Coreana




Leia neste espaço:
- Ora! Quem Esse Negro Pensa que é? (de 24.02.2013)
- Negros, Ora Negros (de 21 06.2017)

13 comentários:

  1. Olá, querido amigo!

    Espero k estejam todos bem e felizes e que Milena esteja florescendo tal como a Primavera.
    Por aqui, tudo satisfatório, com exceção do tempo, atmosférico, já se vê, k continua frio, cinzento e chuvoso. Sol, não o vejo há dias.

    Já li teu post duas vezes, mas acredita que fico boquiaberta perante a tua inteligência, cultura tão vasta e Humanismo. Parabéns!

    Contigo, com aquilo que escreves nos teus posts, sempre aprendo e mto, pois há muita, muita coisa que desconheço e nem mesmo qdo chegar aos 70 anos, espero chegar lá, eu vou saber um átomo do k tu sabes.

    Continua a velha história da nomenclatura de raça. Em Portugal já não se diz, ou melhor, não é politicamente correto se dizer raça, mas sim etnia, pois como dizem alguns "entendidos", raça têm os cachorros, por exemplo.
    Sempre estudei no liceu, que existiam 3 raças: negra, branca e amarela. É assim, Pedro? Está isso correto?

    Creio que o racismo xenófobo já vem de longe, como tu aqui referes, e enqto existirem duas pessoas, vai continuar a existir, sem dúvida.

    Sei, ou melhor, tenho aprendido contigo, que as religiões, todas, incentivam a diferença entre as pessoas, sua cor da pele, cultura, bens pessoais, etc. etc. E tb sempre pensei que jesus, personagem não existente, mas criada, não fosse assim tão louro e de olhos tão claros. É lindo, lindo, em minha opinião, pois gosto de homens, desse jeito, como os nórdicos, devo confessar.
    Eu sou morena, cabelos e olhos bem escuros, visto k nasci no Alentejo, onde os Árabes estiveram durante séculos e portanto a arabização se deu lá, naturalmente, portanto, meu sangue é decerto africano também.

    Como tu sabes, e nem lembrando essa historieta de Adão e Eva, o 1º homem surgiu na África do Sul e era negro, com certeza. Ora, como explicar isso a mentes retrógradas e sujas?

    Qto ao desafio, que tu propuseste, te digo o seguinte: em relação aos homens, não acertei nem um. Qto às mulheres, sabia que uma era japonesa e outa chinesa, mas saber qual delas era, não sabia. A 3ª para mim, era europeia. Jamais pensei que seria Coreana. Como a gente se engana!

    Adorei teu post e a elucidação, que ele me deu, tal como o anterior sobre a tua "republiqueta"-rs (a história da bandeira brasileira está demais) quer dizer, a do teu amado país.

    Então, hoje grande jogo de futebol, né? Não aprecio futebol, mas sei que os brasileiros estão mto empolgados e talvez se "compreenda", mas era melhor, prestarem atenção às desigualdades sociais e económicas e trabalhar para o bem comum. E era tb preciso terem um Presidente normal e razoavelmente culto.

    Beijos, muitos, a todos, um enorme e sincero abraço e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cielito del Alentejo.
      Começando pela flor da primavera. Sandrinha e eu vamos todas as quartas-feiras até a casa de Fábio dar uma mãozinha à Grasiela e passamos o dia afofando bem afofada a Milena. Está cada dia mais esperta e multiplicam-se as risadas imensas e abertas. Tá lindinha. Adora ficar no colo da vovó e a tudo presta atenção.
      Ontem assisti vário vídeos sobre Portugal e suas origem (origens dos portugueses 1 e 2) e fiquei encantado em saber de quão antiga é essa gente, pois sua história vai até 50 mil anos, desde os povos paleolíticos até os dias atuais. Maravilhoso.
      E aí fico a pensar no que dizem em Portugal os “entendidos” que raça tem os cachorros...
      Acho essa frase muito racista, é claro que a questão racial foi usada em determinada época para fazer e acontecer, para provar certas “superioridades” inexistentes, com expoente ficando por conta da Alemanha Nazista. É claro que os grandes teóricos do racismo como Gobineau, Chamberlain, Lineu e outros que me fugiram da ideia, dentro do que eles propunham estavam errados, como no caso específico de Gobineau em referência ao Brasil (??????????????????) Fiz aqui uma pausa para repensar em suas palavras, pois ele morou algum tempo no Brasil e era amicíssimo de Dom Pedro II, pois suas palavras e escritos foram vagos no momento de ”quem é quem”, pois o Brasil é uma caldeirada de gente de todos os lugares do mundo e gente de todos os cantos do Brasil pré-Cabral. Temos aqui gente de todo o mundo, até 27 ou 28 turcos, digo isto, pois os brasileiros tem o péssimo costume de chamar árabes de turcos. E árabes tem bastante. Hoje a certeza que se tem é que 1/3 da população Brasileira, excetuando-se o Rio Grande do Sul, Santa Catariana e Paraná, tem o sangue TUPI. Os três estados citados houve também uma mistura muito grande e são os estados com maior numero de Centro europeus, europeus do leste e do norte e muitos dos Países Baixos. Levando-se em conta tudo isto não aceito o que possa ser politicamente correto, pois o que advogo é o respeito e a Consciência Humana. O resto é ranço, pois sou eu mais diferente de um japonês do que um Pastor de Shetland é de um Collie, ou sou mais diferente de um alemão do que é um Malamute do Alaska de um Husky Suberiano. Acho tudo isto muito rançoso, digo isto porque os negros no Brasil, que são os mais discriminados por este desprezível racismo se dizem RAÇA BOA, ou SANGUE BOM e eu não vejo nisto racismo e sim uma forma de se inserirem na sociedade como elemento cultural e étnico. Devemos muito a nossa cultura aos negros.
      No quem é quem, fiz este teste com este fim, será que muitas vezes não nos enganamos quanto quem é quem?
      Amo meu país, mas sou um dos maiores críticos deste povinho atrasado. Vi com tristeza e nojo um grupo de Bolsonaristas reverenciando a Estátua de Liberdade. Bobalhões, capachos de americanos.
      Amada Céu, eu também não aprecio o futebol, prefiro ver um filmezinho a assistir 22 bobos correndo atrás de uma bola. E eu não entendo porque não dão uma bola para cada um. kkkk
      Sábias palavras finais. Um presidente normal e razoavelmente culto. Mas escolheram um débil mental e burro ainda por cima.
      Lula, apesar de ter pouca cultura escolar, era um sábio que conversava de igual para igual, fosse com Putin, Merkel, Obama ou com a rainha da Inglaterra. Pois tem uma extraordinária capacidade. Já esse Capitãozinho é uma nulidade total.
      Beijos e muito obrigado.

      Excluir
    2. Olá, Pierre, mon chéri piazito!

      Espero que estejam todos bem e felizes e que Milena esteja a cada dia mais fofinha e lindinha. Pais, avós e titios(as) agradecem-rs. Milena é parecida com Fábio ou Grasiela ou com ambos? Tua nora é mto bonita e tu sabes disso.

      Por aqui, o tempo atmosférico está péssimo.

      Não imaginas o orgulho que eu tenho em ser alentejana, embora nos associem à lentidão, à falta de inteligência, à falta de crença e sermos todos comunistas (não vejo onde está o mal). Como qualidades, nos atribuem, sermos mto asseados, a casa está sempre arrumadinha, branquinha, pintada ou caiada, com barras azuis no exterior, as mulheres, em geral, são bonitas, sérias e bastante honestas. É um povo manso, contrariamente à gente do Norte, donde partiram grandes revoltas, como a Maria da Fonte, Patuleia ou o 28 de Maio de 1926, aquando da entrada de Salazar no Antigo Regime.

      Grata, mto grata por tua visitinha e palavras sempre agradáveis no meu blogue. Sei que são sinceras e é isso que mais me importa. Hoje, logo após a meia-noite, hora local, atualizarei o blogue. Depois, passa lá, qdo tiveres tempo e te apetecer.

      Portugal e suas gentes são bem velhinhas, sim. Já vimos do tempo da pedra velha/lascada ou Paleolítico, como bem disseste. Pois é, dizer raça aqui não é politicamente correto, como já te falei, mas eu digo que sou de raça branca. Agora, e como te disse, se diz etnia. Ainda não pesquisei sobre esse vocábulo, mas hei de fazê-lo.

      É verdade! O Brasil teu amado país, é mesmo uma caldeirada de gente, daí haver feições pouco definidas e até estranhas. Como residem em Portugal muitos brasileiros(as), eu observo esse facto, mas eles gostam de se "aportuguesar" no corte de cabelo, nas roupas, calçado e até na maneira de falar. Salvo raras exceções, são mto atentos, gentis, sabem escutar e dizem com orgulho: já tenho um/dois filhos(as), que nasceram em Portugal. Aqui, se pode estudar e andar em segurança e emprego não falta, dizem eles. Ainda bem!

      Sim, tb acho que no Brasil há gente de todo o mundo. Vocês são uns mãos largas -rs e aceitam e tratam bem qualquer um. É o jeitinho -rs rs rs.

      Concordo! Respeito e consciência humana são os pilares para um mundo melhor. Ninguém, é superior a ninguém, enfim, todos diferentes, todos iguais.

      Acredito que qdo os negros se intitulam de RAÇA BOA não é para serem superiores a ninguém, mas para se inserirem na sociedade, que, por vezes, tanto os discrimina. A propósito disso: tu entendes essa afirmação de alguns brasileiros dizerem eu sou do BEM? Que é isso de gente do bem e do mal? Influência das religiões, que lhes fazem a cabeça, só pode.

      Bolsonaro será Presidente até final do mandato, mas depois, as coisas mudarão, embora haja ainda mta gente que acredita nas tonterias, parvoíces, coisas sem jeito, nem critério que ele e sua equipa dizem. De fato, cultura não tem nenhuma e é burro mesmo. Repara na boca dele? Parece que está, que fica virada para um lado, qdo fala, já pra não falar do cabelo ajeitadinho, molhadinho, embora tenha um penacho atrás e bem em cima (não sabes o que é, penacho?)A Damares? Não tenho ouvido falar da beata, dessa louca criatura.

      Lula deu uma entrevista à televisão portuguesa e gostei de ouvir o que ele disse, com sobriedade, alguma cultura e sinceridade. Falou de seu amigo português, José Sócrates, socialista, que está em maus lençóis, corrupção, mas ainda não provada, completamente. Mto dinheiro, casa em Paris (como Chico Buarque e Caetano Veloso, k tanto defendem os mais pobres e oprimidos), e na zona mais in de Lisboa, mas não eram dele, diz ele e seu advogado. Era tudo de um amigo de infância. Enfim, os tribunais existem para julgar.

      Pois, boa ideia! Um bola pra cada um e a questão estava resolvida (ai, o que eu me ri com tua afirmação!!!!!).

      Bem, vou tratar do jantar. Um robalo escalado grelhado, uma batata cozida e salada variada. C' est tout et c' est si bon!

      Beijos para todos vocês, um mto especial para a princesinha do "pedaço" -rs e um enorme abraço que reúna todos vocês.

      Bom fim de semana!

      Excluir
    3. Cielito, que ótimo tê-la por aqui.
      Todos por aqui estão envoltos com Milena, que a cada dia nos dá mais alegria e nos surpreende com carinhas e bocas. Risonha e lindinha.
      Grasiela e muito bonita, bem clara, cabelos aloirados, já que tem origem alemã por dois costados, porém Milena saiu “pretinha” como o pai, ou seja, pele morena e cabelos negros. Felizmente saiu com o narizinho da Grasi, pequenininho e delicado, já que Fábio tem na verdade um probóscide, um enorme nariz, ou como dizemos aqui uma “napa”, mesmo assim é um homem bonito, cara mácula, porém para uma menina não ficaria legal. Ainda bem.
      Viajo muito pelo Alentejo (Google) e sinto uma sensação de paz e harmonia. Suas casas brancas e azuis, seus campos, sua vinhas me levam a uma paz interior muito grande. Pelos adjetivos dados aos alentejanos, ficaria feliz de ser desta terra. Ver a vida passar sem pressa, aproveitando cada momento ao máximo, mesmo sem fazer nada. Ser asseado, humano e honesto. A Revolta da Maria da Fonte, mas não tomando partido, foi uma verdadeira revolução para época, pois as mulheres dela participaram. Não sei quem tinha razão, mas foi um feito memorável. Eh! Eh! – Mulheres unidas, jamais serão vencidas!!! Hoje no mundo há manifestações em prol das mulheres, contra o feminicídio, contra os abusos e a violência. Vemos aumentar essa mácula, não só no Brasil como no mundo inteiro.
      Pouquíssimo usamos o termo Patuleia, e quando usamos nos referimos a um grupo buliçoso, arruaceiro, etc. Claro que as elites e os pobres que pensam que são riquinhos é que gostam de usar esses termos como forma de ofender os pobres e desguaritados.
      Passarei em teu blogue ainda hoje.
      Tão interessante é a historia dos povos, no caso específico de Portugal, que ainda existe e tu sabes bem, no Alentejo, um “Stonehenge” português, mas o mais interessante é que essas construções megalíticas estão em vários lugares.
      De modo geral o brasileiro é um povo de mil facetas, pois, apesar de grande parcela e não a totalidade ser analfabeta política e reacionária há aqueles educados, gentis, conscientes e preocupados com o país. Os brasileiros não se julgam melhores que os estrangeiros, por isto recebemos bem a todos.
      Não suporto o racismo, neste caso não me refiro somente aos negros que são os mais discriminados, assim como os índios, porém não suporto que ainda existam aqui dentro do meu país muitos estrangeiros que discriminam os próprios brasileiros, principalmente sendo eles alemães. Tenho minha genealogia que alcança centenas de anos e não há em minha família um cidadão negro, o que não faria diferença alguma, porém morei em um bairro de Canoas, em uma chácara, no meio de alemães e eles para se referirem a minha casa, diziam que - ali na casa dos “negros”. Já os negros eles chamavam de brasileiros. Além de racistas são burros.

      Excluir
    4. Não vamos ser ingênuos, corrupção no meio político é generalizada, quer seja no Brasil, Portugal, Rússia, EUA, Ucrânia, Itália, enfim, até na China. Porém temos que provar antes de prender, o que não aconteceu com Lula. Lula é um caso emblemático, pois os ricos e poderosos ainda não o mataram para evitar um verdadeiro tsunami no Brasil. Mas esta é a intenção, tirá-lo definitivamente da política, pois venceria de qualquer um no voto direto.
      É claro que vou aprendendo as coisas e aprendi com Ricardo Araújo Pereira, comediante português que foi entrevistado pela Rede Globo, aqui no Brasil, que há diferenças entre portugueses e brasileiros e deu o exemplo: - Nós em Portugal jogamos muito bem Futebol, mas vocês brasileiros jogam muito mais, nós portugueses somos corruptos, mas vocês brasileiros são muito mais corruptos. (rsrsrsrsrs).
      Tenho tanto nojo desse louco Bolsonaro que evito até assistir notícias que ele apareça, não só ele como toda essa corriola que o cerca. Acho que ele não chega ao fim do mandato, pois talvez tenha um “AVC” brevemente. Sujeito torpe. Imbecil e fascista.
      Quanto ao penacho, usamos muito essa palavra, sendo que aqui no Rio Grande usamos também o termo pilincho, devido a uma ave, o Anu-branco ou Alma-de-gato, que tem um penacho na cabeça, chamado de pilincho. Interessante é que eu chamo a Milena de pilincho, devido ao cabelo pretinho e lisinho estar sempre em pé. (Pilinchinho do Vovô).
      Robalo com batatas, Hummm! Que bom, com muito azeite. Gosto também de robalo com couve-de-bruxelas e brócolis.
      Não confundir robalo com roubá-lo. (rsrsrsrs).
      Obrigado pelo carinho, lembrando que dia 15 faremos uma festança para a Milena e é logico, com um belo churrasco a moda campeira.
      Beijos e bom final de domingo e um belo mês de dezembro.
      Bjs bjs

      Excluir
    5. Olá, querido amigo!

      Espero que estejam todos bem e felizes. Por aqui, mto trabalho na escola, mas as férias começam a 20 desse mês. Que bom! Qto ao resto, tudo normal, frio e chuva q.b.

      Evidente k corrupção existe em qualquer país do mundo, nuns mais k noutros, mas ela existe em todos.

      Lula já não é propriamente um jovem, e esse facto joga a favor dos outros e contra ele, naturalmente. Veremos qual vai ser o futuro dele, politicamente.

      Ricardo Araújo Pereira é fantástico e ganha milhões em Portugal com seu talento. Sempre diz: sou comunista e benfiquista (é de um dos clubes portugueses que mais taças e campeonatos tem vencido - o Benfica, que é o meu clube, tb).

      Bolsonaro é o bem o tipo dessa gente beata, que se diz mto crente, com pouca ou nenhuma cultura, mas que faz tudo para prejudicar seu semelhante. Nem pirralho, se calhar ele foi -rs.
      Greta Thunberg é uma adolescente mto inteligente, embora um pouco "extremista" para meu gosto, mas ela sofre de Síndroma de Asperger e transtorno compulsivo, daí ser mto focada num tema.

      Ainda bem que conheces o vocábulo penacho e k ele é usado aí. Teu pilinchinho mais pequenino é Milena. Que ternura do vovô! Com o tempo, vais ver que o cabelinho dela assenta, e fica ainda mais lindinha. Se os pais dela permitirem, e se tu tb estiveres de acordo, coloca uma foto no teu blog para a gente a conhecer.

      Gosto mto de robalo e de carapau, tipo chicharro. Adoro esses peixes grelhados com salada e uma, só uma batatinha cozida.

      Beijos, mtos abraços e um excelente domingo.

      Excluir
    6. olá, amada amiga!
      Todos por aqui estão bem. Acabamos de chegar da casa de Milena.
      Que bom entrar em férias, a grande diferença é que ai faz frio, já aqui o pessoal a aproveita para curtir as praias, muito sol e calor.
      Lulinha está com 74 anos, porém é um homem forte e bravo, o sonho da maioria dos brasileiros é vê-lo novamente como Presidente, pois falem o que falarem ELE foi o melhor de todos os presidentes deste país. E apesar de não ter uma rica cultura é um homem inteligente que trata todos de igual para igual sem faltar com o devido respeito. Omaba, Putim. Merkel, quase todos os chefes de estados do mundo o respeitam, já o débil Bolsonaro é motivo de galhofas e chistes e é evitado por muitos dignatários. Boa esta. "Nem pirralho ele foi", pois se tivesse sido pirralho saberia respeitar os outros. É desses pústulas que querem saber mais que os outros, mas ainda navegam nos mares tenebrosos da Idade das Trevas. Burros e atrasados.
      Vou colocar várias fotos da Milena em meu blogue, pois são imperdíveis.
      Beijos amada alentejana.

      Excluir
  2. Boa noite meu professor, digo "meu" pois sempre que leio seus comentários e posicionamentos aprendo um pouco mais.
    Como negro e descendente também de escravos e de outras etnias também importantes.
    Cheguei ao seu blog procurando formas de procurar meus ancestrais, fui até certo ponto pois logicamente as fontes são escassas.
    Todos os tipos de preconceitos são errados, sejam eles de cor... Raça...religião... Orientaçao sexual etc...
    Professor, obrigado por este maravilhoso blog e espaço para troca de ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Paulo Luiz Duarte Junior.
      É um privilégio imenso estar respondendo teu comentário tão lúcido e educado.
      É muito difícil para um afro descendente encontrar documentos que os levem aos seus trocos mais antigos ou às suas raízes na Mãe África, uma vez que a maldade humana apagou quase todos os vestígios dos homens e mulheres que de lá vieram forçadas. Seus nomes foram apagados, suas famílias foram apartadas. Perdeu-se quase toda a referência que trouxeram, pois para os brancos, cristãos e escravagistas negar a ancestralidade era uma forma de dominação. Muito se perderam neste caldo de cultura que gerou o Brasil. Pois como saber de onde se veio sem ter um referencial. Houve correntes do Sudão, Nigéria, Costa do Ouro e Guiné, com característica físicas, linguísticas, religiosas e culturais completamente diferentes e foram jogados em um mesmo caldeirão, que com o passar do tempo tornaram-se outros tipos fisionômicos completamente diferentes. E o pior para essa garimpagem de raízes recai na maldade daqueles que se dizem filhos de deus, pois além de apagarem a história e cultura desses povos ainda, no período da escravidão, seus registros não eram feitos junto às Igrejas ou cartórios, pois os registros cartoriais só iniciaram com a República, esses registros eram feitos em livro de fazendas, junto ao registro de semoventes, que além de ser uma das mais danosas maldades humanas, ainda se perderam, deixando assim milhões de afro-brasileiros sem sua identidade étnica. Uma maldade sem propósito e feita para aniquilar qualquer resquício de história. Porém espero que consigas fazer tua, quase impossível árvore, porém não sei se conseguirás as raízes anteriores ao ano de 1889, ano em que iniciou os registros civis da era Republicana. Meu irmão Paulo Luiz, imensamente honrado fico com teu comentário e espero que continues a prestigiar este espaço.
      Fraterno abraço.

      Excluir
  3. Coucou, c' est moi -rires!

    Então, que surpresa boa te fez teu filho Franco naquele domingo, qdo te estava telefonando prasaber se vocês estavam em casa, e já estava metendo a chave na fechadura da porta de tua casa. Imagino como ficou vosso coração. Sei o k tu amas todos os teus filhos, pke meus pais, mas sobretudo minha mãe era obcecada por mim. Tinha por mim um amor, que não consigo "classificar", nem entender, talvez pke não sou mãe

    Então, amanhã é DIA DO CHURRASCO, em honra à princesinha Milena. Que se divirtam mto e que comam com mta vontade e entrega. Depois, me contas, tá?

    Tu e eu andamos tão atarefados com compras do natal, com a decoração da casa e sei lá que mais, que nem temos tempo para "falar" um com o outro -rs rs rs rs rs. TANTA IGNORÂNCIA!

    Mto grata por teu comentário em meu blog. Achei lindo, lindo!

    Alizee é uma cantora fantástica e mto bonita. É casada com Grègoire Lyonnet, bailarino, e ambos fazem um par maravilhoso.

    Beijos e abraços para todos vocês, e um em especial para Mileninha.

    UM DIA EXCELENTE, COM PAZ E AMOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu.
      Pois foi. Franco é um filho amoroso. Quando cheguei à sala ele já estava entrando. Meu filho amado. todos o são, pois são meus filhos, porém cada um tem suas peculiaridades. Franco é sem dúvidas o mais amoroso e gentil. Hoje fomos mui cedito para Gravataí, chegamos à casa de Fábio às 7 horas e ao meio-dia, com toda a família reunida foi a vez do churrasco. Estava ótimo. É bem assim, andamos mui atarefados com as compras de Natal. rsrsrs.
      Chorei muito ao saber...
      Alizee é casada! Foram-se as esperanças. rsrsrsrs
      Ela é linda e canta muitíssimo bem.
      Esta semana ouvi muito a cantora Peruana PURA ALCANTARA de BYSTRÖM interpretando El Condor Pasa, Virgines del Sol e outras maravilhas. Vale a pena ouvi-la.
      Cielito amada, tenhas uma excelente semana, beijos.

      Excluir
  4. Pedro! A foto que postou para identificarmos quem é quem foi incrível! Eu diria o máximo! Ela só rende uma palestra para calar a boca do mundo, parabéns!
    Apreciei a leitura de cada uma das linhas. Bravíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria.
      Sempre fui um ferrenho defensor dos direitos individuais, humanos e raciais e, mesmo estando dentro do meu país já sofri discriminação por ser Gaúcho, pois ainda há muitos alemães que continuam racistas. Por tal motivo gosto muito do Uruguai, pois me sinto, mesmo fora de casa, dentro de casa, pois minha família é um amálgama de espanhóis e charruas, com um oitavo português. Mas não vejo ninguém por raça e sim por nome e por integridade moral. Vejamos o que está acontecendo no Brasil. Movimentos racistas destro de um país extremamente miscigenado. Porém o Gabinete do Ódio instiga esses tupiniquins a serem racistas.
      Beijos.

      Excluir