PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Pelotas - Sem Panos Quentes - 1




Tenho um grande respeito a muitos pelotenses, amigos e amigas do coração, mas não estou generalizando e sim comentando o que vejo, não dos pelotenses e sim dos pelobentos.

Pelotense é aquele que nasceu no município de Pelotas, como eu, no Estado do Rio Grande do Sul, por muitas décadas conhecidos pelos Riograndinos como “sebentos”.


Esse apelido surgiu, pois Pelotas por muitas décadas (Séc. XIX e XX) era um expoente na fabricação de sabões e velas feitos através do sebo das suas grandes charqueadas e uma ainda incipiente indústria aproveitava esse subproduto e mesmo com o declínio das salgas, Pelotas continuou produzindo esses sabões e velas, principalmente pela histórica e conhecida Indústria Lang, que foi inaugurada em 1864, pelos irmãos Carlos e Ernesto Lang (Karl e Ernest).


“Tá”! Eu sei que eles compraram a fábrica de Luís Eggers! E dai? Isto nada tem a ver com o que eu estou relatando.

Há obviamente entre os sebentos, os “sebosos”, que são aqueles que vivem do passado, sonhando com seu tataravô que foi alguma porcaria do Império ou algum que possuía uma conta no falido Banco Pelotense ou uma estanciazita, mas os sebosos ainda vivem desses idos tempos como se vivessem nesse fausto na atualidade e não veem sua decadência. 

      Casinhas em terreno de três metros, mostra bem a estreiteza de horizontes.

Decadência generalizada de uma classezinha média que se acha rica, que mesmo comendo pão com mortadela vive arrotando caviar. No natal comem frango assado de mercadinho, mas dizem que o peru estava ótimo.


Pssiu! Eu sei bem, pois sou pelotense e tenho parentes na cidade e alguns se acham classe média alta ou até ricos, mas não passam de pobres metidos a sebo ou metidos a sábios. Estou há 40 anos em Canoas, e cada vez que vou à Pelotas é uma decepção. Tão grande é essa decepção que estava de mala e cuia prontas para viajar para lá, porém ao pensar em ver o que vejo sempre que para lá vou, desisti.

Também fico enojado quando alguns desses sebosos ficam irritados quando eu relato que meu pai foi de uma infância miserável que se fez na vida pelos seus méritos sustentando parasitas até hoje, quase duas décadas de sua morte, sebentos que se acham ricos e me censuram quando eu escrevo sobre o nosso passado pobre e dizem com a maior cara estanhada:

- “Não me lembro”.

Ninguém se esquece de sua meninice, adolescência e juventude, a não ser que sofra de Alzheimer, seja totalmente incapaz das faculdades mentais ou muito mentiroso.

Coitados.

Desses eu tenho pena... 

Não! 

Tenho é outra coisa.


O mais interessante que tem muita gente que não nasceu na cidade, mas por lá foi criado, uns até meio guaches, adquiriram a empáfia dos Pelobentos.

         Janelinhas pequenas dimensionam o tamanho das mentes
           de uma cidade triste e feia. Pensar e poder pequeno é triste.


Esta empáfia é tão grande e nojenta que certa feita conversando com o saudoso escritor e militante comunista Jorge Fischer que nos brindou com o hilário livro “O Riso dos Torturados”, já mencionado neste espaço, contou em uma roda de amigos na qual eu estava presente que uma velha e snobe pelotense, saudosista e fresca, dessas que ainda vivia nos tempos áureos de Pelotas, em uma festa de Pelotenses em Porto Alegre dizia e se vangloriava aos gritos e risadas histéricas, junto aos participantes que seu avô era muito rico, que seu avô isto, que seu avô aquilo, que seu avô patati patatá, e que fez muitas pessoas ricas em Pelotas, pois era um homem milionário que distribuía riquezas aos amigos.


De saco a tiracolo, com o gargoseio da velha Pelobenta, Jorge Fischer que era natural de Porto Alegre, já a meia-boca, pois havia entornado algumas, disse no meio do povo que ouvia a enfadonha “madame”:


- A Senhora sabe que meu avô, pelotense, também fez muita gente ficar rica em Pelotas?


A referida senhora parou o que estava falando, virou-se, olhando-o de cima e a ele perguntou (pergunta bem de Pelotense):


- A que família ele pertencia?


- Isto não importa senhora, mas ele fez muita gente ficar rica em Pelotas.


- Mas quem era ele – insistiu a Pelobenta.


Fischer do alto de sua sagacidade respondeu:


- Era um velho, de chapéu esgualepado, chinelos rasgados, unhas sujas, roupas imundas e remendadas que vendia Bilhetes de Loteria na porta do Mercado Público..


Gargalhadas e a Pelobenta fechou a matraca e sumiu.


Pois é gente, esta história continua na próxima publicação, pois há muitas coisas engasgadas que precisam ser vomitadas, pois Pelotas merece muito mais, porém a maioria de seu povo...


Faça-me o favor.

                 Cúmulo.

Uma cidade triste, pobre, feia, mal cuidada, que seu povo perdeu o elã e a elegância e o que vemos hoje, principalmente pela Andrade e Floriano é uma gente feia, mal vestida que contrasta diametralmente daquele povo dos anos 60/70. Infelizmente, mas muitos continuam topetudos se achando superiores aos que vivem ao seu redor.

Tratamento de choque: Fique dez anos fora de Pelotas, na Grande Porto Alegre ou na Serra, depois deste tempo volte à Pelotas, aí tu verás o quão horrível é esta cidade. E isto eu passei a perceber somente nas últimas viagens que para lá fiz.


ELUCIDÁRIO:
Esgualepado – roto, arruinado, acabado.
Gargosear - Contar proezas, gabar-se, vangloriar-se
Guache – Criado à la cria – sem pai ou mãe. Abandonado.
Mandinho – Menino, guri pequeno, piá.

12 comentários:

  1. Olá Prof. Pedro tudo bem?,
    esse gaúcho hoje está revoltado. Não vale a pena se irritar com pessoas pobre de espírito, e mais ainda se for parentes. Temos que nos apegar as pessoas boas e de muita bondade. Aqui também temos parentes assim. O melhor é se afastar. Adorei a aula de história. Quando venho aqui sempre saio mais rica em conhecimento.
    Abraços e felicidades.

    ResponderExcluir
  2. Olá caríssima Anajá.
    Quando vi em meu monitor que estavas em meu espaço, esperei um pouquinho para ver o teu tão bem-vindo comentário, como todos o são.
    Caríssima, acertaste em cheio eu ando mais chateado do que gato em rancho novo e vendo tanta hipocrisia chega a me cair os butiás do bolso. Porém tento seguir em frente. É claro que procuro as coisas boas, porém sempre vamos nos deparar com o não muito legal. Fiquei deveras frustrado por não ter podido, ainda, ir ao Uruguai. Mas estou sempre de malas prontas. Há pouco falava com Sandrinha e ela me convidou para fazermos uma viagem a Salto no Uruguai e Concórdia na Argentina, rever alguns parentes dela que moram nesta cidade argentina. Seria uma boa maneira de esquecer muitas coisas e nos deleitarmos com essa viagem. Já andei dando uma bispada em teu blogue e maravilhei-me em rever, mesmo por fotos, a cidade de Colônia, ver-te na frente do Rancho Português, local em que também tirei algumas fotos. Voltarei ao teu espaço para comentá-lo.
    Um fraterno e respeitoso abraço e parabéns pela viagem maravilhosa que fizeste com Dom Alfredo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, querido Pedro!

    Adorei a tua acutilante, desenvolta, sem papas na língua, publicação, que mais não é que fruto de tudo o que te revolta as entranhas, porque és taura mesmo, só que... (não sei o que ia falar em seguida, ando mto esquecida, (ah, já me lembrei), por vezes, tens de engolir cada sapão! Não engulas, homem inteligente, professor distinto, estudioso das pessoas e dos acontecimentos, conhecedor direto, reto, pintor, escultor, desenhista e outras tantas qualidades, que ainda não conheço, mas como tu mto bem dizes: "o tempo é sábio", e portanto, com tempo, jeitinho e perseverança, a gente vai conseguir saltar o "trampolim" e alcançar a outra margem, a da razoabilidade e verdade, pke eu não te quero ver como cego em tiroteio, mais que perdido, triste e revoltado, e eu mesmo sendo alentejana, lenta, serena e de mto bons costumes, tenho necessidade de entornar algumas, muitas, melhor dizendo, como o Sr. Jorge Fischer, de que tão bem falas (adorei o diálogo entre ele e a "madama") e depois não há ícones suficientes, que me tapem os olhos e a boca.

    Sabes, meu homem inteligente, que vê ao longe, mas não é "visionário", nenhum o é, ao contrário da mulher que tem olho de 8º ou 9º sentido, instinto "malévolo", tipo víbora, cínica, que lança o veneno sem que vocês, homens, se apercebam de tal, pois continua sorrindo e bafejando pró "homi" ou homens (rs).

    Gosto da imagem, que já colocaste, que me lembre duas vezes em teus posts: um gato se vendo ao espelho, pensando que é leão. "NÃO SE LEMBRA", "COITADO", "NÃO", não tenho a menor pena de gentalha dessa.

    Resumindo e porque já entornei o suficiente, te digo que quem nasceu para vintém, não chega nunca a ser tostão.

    Fim de semana, família bem por perto, convivendo, falando e se dando, e aqui tempo frio, cinzento e mto desagradável, mas meus olhos estão brilhantes, minhas mãos quentes, visto que minha casa tem climatização e meu coração, também, e eu me sinto como princesa em palácio.

    Beijos, um mega, híper abraço e tudo de bom para ti e para tua amada família.

    BOA SEMANA E VIVA A VIDA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu.
      Feliz em receber tuas palavras e como respondi acima a amiga Anajá, ando mui chateado com coisa que vejo e leio, porém a vida segue e sei que guardar aborrecimentos sem externá-los mais mal nos faz do que àqueles que nos aborrecem. Quando recebi o comentário de Anajá senti-me mais leve e o teu veio para corroborar esta leveza que sentia.
      Há muito tempo deixei os pincéis e os lápis de lado, tenho me atido mais à leitura, o que me apraz e me leva por um mundo sem muitas dores e nos enriquece a mente.
      Quanto ao Jorge Fischer, foi um homem de grande intelecto,escritor, roteirista e ex-militar que pegou em armas contra o Golpe de 64 e que apesar das torturas sofridas durante a Ditadura Militar, soube muito bem esconder esses sofrimentos e fez delas uma maneira hilária de deixar para a história seu sofrimento e de muitos outros, não só do lado sombrio dos calabouços, como o fez de maneira inteligente e bom humor. Morreu ainda novo, com cinquenta e um anos, talvez em decorrência desses sofrimentos, mas será lembrado como o homem que riu e fez muitos rirem dos sofrimentos que ele próprio passou.
      Quanto ao que escrevi e continuarei a escrever é para aqueles que insistem em viver nos tempos áureos de uma cidade rica e não perceberam, dentro de suas limitações que o tempo passou e hoje, infelizmente, Pelotas é uma cidade que perdeu seu brilho e sua pujança, o declínio veio e a decadência se instalou, pois como sempre afirmo o empresariado da minha cidade natal não tem o mesmo empreendedorismo de outras cidades, como Canoas que cresce dia a dia. Pelotas está parada no tempo e o tempo passa.
      Entre muitas coisas feitas em Canoas, pelo governo municipal passado (PT) está o novo, moderno e enorme CanoasParkShopping que conta com uma pista de patinação no gelo olímpica, cinco salas de cinema, quase trezentas lojas e vários restaurantes e que está batendo todas as previsões e que receberá uma linha expressa do Aeromóvel, já em construção e seu entorno foi revitalizado com amplas e modernas avenidas e um belíssimo parque a sua frente que entre outras atrações tem um belíssimo lago de águas dançantes.
      Hoje, Monica está de aniversário e para festejar com parentes (filhos, noras e neto) e amigos, fizemos ontem uma festa em um “pub” (este estrangeirismo me mata) muitas pessoas comparecerem e ela radiante estava. Amanhã estarei viajando para o Litoral rever meu amigo/irmão Manoel Garcia, sairemos um pouco da rotina. Lógico que vamos saborear aquele belo churrasco.
      No mais tudo bem.
      Beijos e belo domingo.

      Excluir
  4. Feliz aniversário, parabéns, vida longa, com qualidade, saúde e muita alegria para você, Mónica.

    Um beijo com todo o meu carinho e lealdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu.
      Obrigado pelo carinho e de antemão sei que Monica ficará feliz por este carinho e sei que ela estará te mandando um beijão no coração.

      Excluir
  5. Pedro, meu querido amigo!

    Creio que ambos percebemos o nosso linguarejar, mas "esquecer" uma entrelinha ou outra, ou mesmo passar ao lado da questão principal, até desanuvia e dá a entender aos outros que falámos idiomas diferentes. Sem problemas! Tu és o mesmo e eu também.

    Boa viagem e diverte-te, churrasqueira e alegremente, pois as refeições, sobretudo as prolongadas, são sempre momentos para falarmos de muita coisa e nos sentirmos de barriguinha e cérebro cheios.

    Beijos e um sincero abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Cielito.
    Entendi na perfeição e digo mais, enquanto a caravana passa... nós vamos em frente.
    Amanhã será mesmo um dia especial, rever este velho amigo, mais que um amigo, mais que um irmão. São quase setenta anos de uma amizade clara e respeitosa, pois compartilhamos desde meninos nossas vidas desde a casa de minha avó, que o criou e fez dele um homem sério, trabalhador e mui competente em sua profissão.
    Que tenhas um belo domingo, cheio de saúde, paz e alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrinho, meu querido amigo!

      Sei que sim, aliás, nós nos entendemos tão bem, como se nos conhecêssemos há 30 ou 40 anos e isso é que faz "azia" a muita gente. Tomem algo para essa "maleita", esse refluxo gástrico, que julgo não ter cura, pelo menos para o nosso lado. A gente segue, "a gente vai continuar, a gente não vai parar".
      A propósito dessa última frase, escuta, qdo te apetecer o cantor, revolucionaríssimo, Jorge Palma, na canção: "A gente vai continuar" e "Aquela Miúda". Depois, me diz tuas impressões.

      Bom, excelente almoço, animada conversa e boa comidinha.

      Obrigada pelos teus votos a mim, que triplico a tu (rs).

      Excluir
    2. Ceuzinha.
      Que bom chegar como cheguei há poucos minutos do Litoral, com Sandrinha, pela Auto Estrada, conhecida aqui na terra dos Pampas como Freeway lotadíssima, em uma velocidade constante de 110 km/h e encontrar de vereda teu comentário. Ufa! Que maravilha. Uma pelo imenso prazer de te encontrar, outra por estar se anunciando uma borrasca das brabas, com muito calor e fortíssimo vento. Conforme íamos nos aproximando de Canoas, ficava para trás forte chuva. Foi realmente maravilhoso o dia e maravilhoso estava o Churras (churrasco) que foi o nosso almoço em companhia de Manoel e sua esposa Juçara. Pensei na volta visitar Anajá, mas como o tempo começou a ficar carregado resolvemos tocar direto para casa. Foi uma sábia decisão, porém agora o tempo está acalmando. Outrossim não gosto de fazer uma visita surpresa, isto tem que ser agendado com antecedência. Quanto a Jorge palma, acabo de ouvi-lo: Muito legal e verdadeiro. Gostei.
      "Enquanto houver estrada pra andar
      A gente vai continuar
      Enquanto houver estrada pra andar
      Enquanto houver ventos e mar"
      Estou agora ouvindo Essa Miúda, Muito linda também.
      Beijos querida amiga.

      Excluir
    3. Pedrinho, meu querido!

      Que bom que tudo decorreu conforme o previsto. É salutar e nos faz bem conversar com amigos do peito e que nos entendem. E tu te entendeste muitooooooo bem com o Churras. Ora, eu sabia!

      Sim, concordo contigo. Visitar amigos ou conhecidos sem prévia combinação, aviso não acho mto correto. Ficará para uma próxima vez.

      Olha, aqui está um tempo, que nem te conto. Essa noite e amanhã, Portugal vai estar em alerta vermelho e laranja e já ouço aqui a ventania, que abana os vidros das janelas do meu apartamento, que são duplos, com toda a força. O edifício tem 9 andares e eu habito o quinto, estou no meio, por assim dizer. Que não sucedam mais tragédias em Portugal, que foi considerado o país mais recomendável do mundo, leste bem, do mundo, para passar umas férias, uns tempos. Uma inglesa vem morar, agora, para o edifício onde vivo. Está radiante com o sol, com as pessoas, com a comida e o custo de vida bem barato. Ela era guia turística no seu país e aqui não irá ter dificuldades em arranjar emprego, pke domina muitos idiomas.

      Jorge Palma é fantástico e a "miúda" também (rs).Tem tidos amores atrás de amores, consulta, se pretenderes, a Wikipédia, mas só se liga a gente inteligente e com classe e o seu mais recente casamento (não sei se ainda está em vigor -rs) foi numa capela (ele é ateu) em Londres, pke a noiva é crente.

      Beijos e um enorme abraço, piazito.

      Excluir
    4. Oi! Amiga alentejana do coração.
      Asseguro-te que as coisas, os maus pensamentos e uma tristeza que insistiam em povoar meus pensamentos, vão despacito desanuviando (apagando), tornado meus pensamentos mais claros e objetivos, pelo menos tento. Portugal, eu sei, que já passou por momentos difíceis e até trágicos, como terremotos e recentemente acompanhei com tristeza os incêndios ocorridos em tua terrinha, o Alentejo, porém sei também da força e tenacidade desse povo, tão forte e, até certo ponto duro em enfrentar essas catástrofes. Não esmoreceu e seguiu sua vida com galhardia. E também sei que é um país que atrai muitos europeus de áreas escuras e úmidas, como no caso a Grã Bretanha, que vão às terras lusas atrás de luz e calor. Espero que tua nova vizinha inglesa se dê bem por aí. E se dará. Aqui ainda enfrentamos muita incerteza. Um governo golpista que a cada dia vai perdendo o apoio, mesmo dos aliados, que veem hoje o grande erro. O meu conterrâneo Gaúcho, General Mourão atacou duramente o governicho de Temer, ameaçando não só o Executivo, como o Legislativo e Judiciário. Foi prontamente exonerado de suas funções, o que causou muitos e acalorados debates e ataques a este governo. Outro Gaúcho, o General Vilas Boas continua no comando supremo do Exército, que enfrenta notadamente uma certa revolta nem suas fileiras, por conta desses acontecimentos, inclusive dentro do partido de sustentação do governo, o PSDB. A situação é tensa. Houve uma reunião deste partido em que um de seus principais líderes, que foi candidato derrotado por Dona Dilma, Aécio Neves ao chegar a tal reunião ser vaiado e tantos foram os apupos e insultos que o mesmo retirou-se de tal local, desmoralizado e sentindo-se uma carta fora do baralho. Esperamos que tudo se resolva por vias democráticas, é o que meus filhos e eu esperamos. O descontentamento está chegando inclusive às classes mais abastadas que passam a sentir o incômodo deste governicho incompetente e miserável. Sonho com aquele Brasil de Lula, estável, progressista que tanto engrandeceu o país e o fez ser um país respeitado, afinal em seu governo o Brasil galgou uma excelente posição na economia mundial e hoje, sentimos como brasileiros, certo desconforto junto a comunidade internacional.
      Passei pelo mesmo drama de Palma, ter que casar em uma igreja, pois ainda era naquela época impensável uma moça não usar o vestido de noiva em uma igreja. Fui a contragosto, porém nada abalou minhas convicções ateias que a cada dia fortalecem-se. Tenho lido muito sobre esses mitos e não posso conceber que um deus que criou o perdão e o amor tenha criado a maldade. E mais uma vez volto a Saramago e tenho assistido muitos vídeos e entrevistas e a cada palavra dele é mais um ensinamento.
      Beijos Cielito. Boa semana, com muita saúde e paz.

      Excluir