PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Pelotas - Sem Panos Quentes – 2




Continuando o triste desabafo.

Em 26 de abril deste ano, publiquei um post com o título “Viagem Rápida”, no qual inseri algumas fotos.


Havia prometido a meu filho caçula Fábio, que nasceu quase que por acaso em Pelotas, que o levaria à sua cidade natal, a qual conhecia de adolescente, onde estivera a passeio e à minha nora Grasiela, que não conhecia tal “metrópole”.


             Fábrica da GM em Gravataí - RS

Ambos ficaram decepcionados, extremamente decepcionados. Ainda bem que a viagem se estendeu até o Uruguai o que amenizou esta terrível experiência. Afinal moram em Gravataí, a cidade que mais cresce no Estado, com suas amplas avenidas, Shopping de fazer inveja, indústrias e a cada ida à Gravataí me deparo com um novo Bairro, lindo, arborizado, ensolarado e nada úmido.


Já Pelotas inicia sua história em 1758, quando o General Gomes Freire de Andrade, Conde de Bobadela, doou essas terras ao Coronel Thomaz Luiz Osório. Em 1763 muitos rio-grandinos ou papa-areias, como são conhecidos em Pelotas, fugindo apavorados diante da invasão espanhola da vila de Rio Grande chegando às terras hoje pertencentes ao Município e também aí chegaram, em 1777, muitos portugueses retirantes de la Colónia del Sacramiento no Uruguai, na época conhecido ainda como Banda Oriental.

                 Charqueadas em Pelotas

Em 7 de junho de 1812 é finalmente elevada de vila à cidade. 


O Uruguai passou a ser uma Província Luso-Brasileira em 1816. Com a Independência do Brasil em 1822 a Província continuou sob o controle do Brasil com o nome de Província Cisplatina, que através do Tratado do Rio de Janeiro de 1828 foi lhe dada a Independência, tornando-o num Estado tampão entre brasileiros e argentinos, mais precisamente por causa da proximidade de Bueno Aires que poderia ser alcançada pela artilharia brasileira. Porém o Brasil avançou sobre a Banda Oriental, ao Sul, levando suas fronteiras até o Arroio Xuí ou Chuí, no extremo Sul e até o Rio Quaraí a Sudoeste.


Uruguai, podemos traduzir como Rio das Aves Coloridas.


Pelotas no Século XIX começava a tornar-se uma cidade cosmopolita, a iniciar pelas charqueadas, pois no Século anterior, mais precisamente em 1780 o português José Pinto Martins, vindo do Ceará estabeleceu sua charqueada e incentivou o estabelecimento de outras.


Nesse mesmo Século, começaram a pipocar na cidade várias indústrias. Cerâmicas, Cervejarias, Tecidos, Sabões, Vidros, Velas entre outras, tornando Pelotas na cidade mais desenvolvida da Província e depois Estado do Rio Grande do Sul, porém esse progresso vai, conforme o Século XX passava, terminando a áurea fase de minha cidade. O Porto que antes abrigava inúmeras embarcações ficou apenas um cais vazio e melancólico, aonde muitos nas tardes quentes do verão, vão tomar seu chimarrão e olhar bucolicamente para o Canal de São Gonçalo.


             Carnaval em Uruguaiana.

Porém o que sobrevive no meio dessa visível decadência é a empáfia de muitos que acham puerilmente, que a cidade vive da cultura e tem a soberba de dizer isto, sem ao menos visitar o outrora chique Teatro 7 de abril. Quem participa dessas atividades são alguns intelectuais, alguns intelectualóides e uma classe média, cuja grande maioria trata-se dessa classe média decadente, pois o povão não vai a teatro. O que o povão gosta é de futebol e carnaval, que por sinal perdeu o seu esplendor, sendo verdadeiramente massacrado pelo carnaval de Uruguaiana.


Esses que   tanto falam em cultura (tenho um em especial) todos metidos a intelectuais tentam e só sabem falar em cultura pra cá e cultura pra lá, mas se perguntares a Ópera que ele admira ou conhece e isto serve para todos, responderá que é a – Carmen de Bizet”. Podes ter a certeza de quem dá esta resposta não passa de um total ignorante nessa área, pois é a única coisa que sabem, pois desconhecem La Traviata, Rigoletto, Otello, La Belle Helène, entre tantas outras, sem falar em Così Fan Tutte.

             Grupo Tholl de Pelotas. Maravilhoso.

Sobra em Pelotas o nacionalmente imbatível Grupo Tholl, que hoje ocupa um galpão perto da Baixada Rubra, porém por muito tempo por não ter um prédio próprio, como me parece que ainda não tem, vivia sendo jogado de um lado para outro feito mala de louco.


Foram-se os anéis, mas os dedos sonhadores continuam a bailar e bailar, no escuro e sem muita coordenação na esperança de fazerem brilhar as joias não mais existentes.

          A lo largo do Mercado Público de Pelotas, nota-se o descaso 
       com o  prédio  histórico ao  fundo,  vegetação tomando conta 
                do  telhado e falta-lhe parte da bela cúpula. 

Pelotas degringolou e é sempre a mesma coisa. Aos domingos, tristes e sem opção de lazer, os automóveis que nos anos 50 circulavam como num imenso carrossel em torno da Praça Coronel Pedro Osório, em demonstração de poder, hoje como são muitíssimos desfilam as tardes inteiras pela Avenida Bento Gonçalves, numa pasmaceira incrível, pois a cidade pouco tem a oferecer como diversão, a não ser quando há algum jogo na baixada e a torcida rubro-negra invade eufórica o Estádio Bento Freitas. Muitos vão para o Shopping, coisa acanhada. Coisa acanhada não, acanhadíssima, que Pelotas merecia algo melhor, mais moderno e maior, ou então, como é de praxe, mas também de uma quase infantilidade ficam rodando seus automóveis, indo e vindo, pateticamente pela Avenida da Praia do Laranjal.


Lembrando que Canoas inaugurou em 24 de novembro passado o seu segundo Shopping, o mais moderno do Brasil, com três andares, mais de 68 mil metros quadrados, numa área total de 136 mil metros quadrado, 296 lojas, um imenso supermercado e com pista olímpica de patinação no gelo que funcionará o ano inteiro, sendo a maior do Brasil e contando com sete salas de projeção, com uma praça de alimentação finíssima, com um telão de 60 metros, 5 mil metros de diversões eletrônicas, tudo a um custo de 750 milhões de reais e em breve será servido pelo Aeromóvel, cujas obras vão lentas, mas trará uma moderníssima forma de transporte à cidade. Esse Shopping é ligado ao moderno Parque Getúlio Vargas, que recebeu 14 milhões de reais em investimentos, (tudo isto feito pelo Governo passado, cabendo aos Golpistas apenas inaugurar), com suas águas dançantes, labirinto e outras formas de diversão, ligado ao Shopping por uma moderna passarela que passa por cima de seis pistas da Avenida Farroupilha, moderna, nova e espaçosa, tendo ao centro uma excelente ciclovia.


             Canoas Park Shopping e Parque Getúlio Vagas.
Lembrando que esse moderno Shopping conta com 4.160 placas de energia fotovoltaicas, sendo o maior parque de energia solar do tipo, na América do Sul.

              Canoas Park Shopping

Quanto ao parque industrial de Canoas é coisa de fazer inveja, pois seu PIB é três vezes superior ao de Pelotas, minha terra natal, que aparece em oitavo lugar, atrás de Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Rio Grande, Gravataí, Passo Fundo e Novo Hamburgo. Triunfo está chegando lá e logo passará de Pelotas, assim como Santa Cruz do Sul, que vem cabeça a cabeça com Triunfo com o PIB na casa dos quase cinco bilhões de reais.

                  Canoas Park Shopping


E o antigo Shopping de Canoas?

                 Canoas Shopping Centro.

O antigo, inaugurado ainda no Século passado, conta com dois andares e em uma parte há um andar intermediário, foi todo remodelado em sua fachada e internamente, possuindo um edifício garagem para mais de mil automóveis além de vastíssimo estacionamento fechado a seu redor, entre duas importantes Estações do Metrô de Superfície, que será rebaixado no centro de Canoas, conhecido como Trensurb. Há nesse maravilhoso espaço um grande e movimentado Supermercado.

             Assim ficará o novíssimo Canoas Park Shopping, quando
                            estiver pronta a linha do Aeromóvel. Baba meu.

Lamento que minha cidade ainda tenha essa mentalidade provinciana, cujo medo de investir, cuja estreiteza de horizontes empresariais a torne numa cidade cinzenta e triste, de coisinhas pequenas e sem perspectivas, aonde para muitos a diversão disponível é ainda ficar nas janelas junto às calçadas admirando a vida passar. Só que esta vida não tem volta e se esvai, mas continuam os pelobetos achando que esta é uma cidade suprassumo.

Acorda Pelotas.

              Canoas com os pés no futuro .
    
Estou vendo uma velha senhora de Pelotas, apertando os polegares dentro das mãos fechadas me excomungando. 

Fazer o quê?


O verdadeiro cego é aquele que não quer ver.

Canoas é muito mais e quem passa somente pela BR, acha que Canoas é aquela tripa de edifício, indústrias e casas ao longo desta BR, porém não sabem que Canoas se espraia por quilômetros nos dois lados desta rodovia, aonde vamos encontrar bairros moderno e amplos, contando com três hospitais, Parques Industriais e muitas coisas bonitas para se ver.

Clique ou prima sobre as fotos para ampliá-las.






18 comentários:

  1. Boa noite, Pedro, meu querido!

    Já deveria estar dormindo, mas hoje fui às compras, coisas pra alimentação, nada de natais, nem que tais e me atrasei. Estive passando, agora, alguns comentários e agradecendo, tb.

    Já li teu novo post, mas um pouco à pressa, contudo, não queria ir dormir sem saber de ti e te deixar um montinho de beijos do meu coração para o teu. Os vou colocar no bico de uma pombinha, e ainda essa noite, os receberás. Depois, passo por cá.

    Beijos, muitos e dorme bem e feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu.
      Acordei com uma pombinha,
      Muito linda e mansinha.
      Batendo em minha janela,
      Abri e com ternura olhei pra ela.
      Trazia de Lisboa mil beijinhos,
      Mandados com muito carinho.
      Os recebi e retribuí com emoção,
      Mas ela disse que não.
      Apaixonou-se pelo Rio Grande e aqui vai ficar.
      Acho mesmo que não vai voltar.
      Então recorri a um lindo colibri iridescente.
      Que tem seu ninho na mata adjacente.
      Faceiro foi para Nordeste, num voo sem igual,
      Em direção a teu amado Portugal.
      Levando mil novos beijinhos,
      Que eu mando com muito carinho.

      Excluir
  2. Ah, esse menininho também é poeta! Adorei, meu lindo amigo! Muito obrigada! Então, tu ficas com a pombinha e eu com o colibri, que já cá chegou e que me tem beijado, sem parar, o "abusado" (rs).

    Puseste em teu post "o dedo na ferida", como já é habitual, e disseste a verdade, nada mais do que isso.
    Fizeste uma mega publicação, com dados históricos, sempre importantes e que demonstram ser real o que estás escrevendo.

    Gravataí me parece uma cidade bem moderna, e só vi a planta, e decerto Fabinho e Grasiela se devem sentir lá mto felizes.
    Fabinho queria conhecer onde, acidentalmente, nasceu e ambos ficaram dececionados. Pedro, meu querido, aí como em todo o lugar há gente, que parou no tempo e ir à igreja, preferencialmente à do Edir Macedo, aquele corrupto ricaço, assistir ao futebol na TV e sambar ou ver sambar no carnaval, é tudo o que mais querem.

    Eu acho que a idade não interessa para nada, nem a formação académica, o que, de facto, interessa é a movimentação da mente, que não é feita. Conheço pessoas com a 4ª classe, que dominam temas gerais da sociedade e sabem muito. Outros, com cursos superiores, não sabem distinguir traz (verbo trazer) de trás (preposição), para além de não saberem as capitais dos principais países europeus.

    Então, Pelotas está moribunda e não se prevê qdo chegue o "oxigénio". Que tristeza! Tinha tudo para dar certo e se tornar grandiosa, mas o desleixo, a inércia, os interesses vários, a fazem ficar, desse jeito.

    A "tua" Canoas, de vento em popa, e cada vez com mais inovações. Viva o progresso e vivas tu que estás um "pão" na foto, ondes pareces que tens uns 57/8 anos, no máximo. Tens porte e distinção, assumidamente.

    Cliquei nas fotos para as ampliar e adorei todas elas.

    Beijos, abraços mil e uma noite feliz e serena.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga do Alentejo, terra do trigo e do pão.
      Aqui já passa da uma da manhã, porém para ti o Sol está quase a nascer, poético, pois na verdade ele está sempre vivo.
      Gostaste do colibri? Isto é ótimo, pois hoje aprecio mais as aves, muitas das quais estão se tornando raras, como o sangue-de-boi, o cardeal, entre outras que não vemos com frequência.
      Admiro mais os pássaros do que o futebol ou o carnaval. Há mais de cinquenta anos deixei os dois de lado e dedico-me, hoje, inteiramente a Sandrinha, aos filhos, a leitura e aos poucos e bons amigos, como tu, prezada amiga.
      Pelotas, infelizmente parou no tempo e te digo isto com uma dor profunda no coração, pois é minha terra natal, porém sou honesto em admitir. Já Canoas, minha cidade por adoção é uma cidade progressista, dado a proximidade com Porto Alegre, sendo a essa conurbada, o que vale muito, além de ter outra mentalidade, uma mentalidade de progresso que a torna num verdadeiro centro de indústrias e comércio atuantes e com os olhos no futuro. É uma cidade jovem, pois está com 78 anos mas que se firma como uma metrópole de oportunidades e negócios.
      Também é com muita tristeza que vemos aqui esses “pústulas” que usam um livro preconceituoso, contraditório e machista para enriquecerem a custa daqueles que ainda não saíram da Idade das Trevas. E não são poucos. Tanto os ávidos pastores como seus atormentados cordeirinhos, cegos pelas crendices.
      Deixando de lado esses espertalhões e vigaristas vamos às coisas amenas e cordiais.
      Fabinho me confessou de sua vontade de voltar em residir em Canoas, pois vendendo sua bela casa em Gravataí poderá comprar aqui, até dois excelentes apartamentos. Nada disse, pois cabe a ele decidir.
      Agradeço a bondade quanto a minha foto. 57/8 se foram há muito tempo. E quem não gostaria de voltar ao tempo. Mas sou realista e levo a vida sempre na esperança de melhores dias, pelo menos tenho boa saúde e isto vale muito.
      Amada amiga, agradecendo tua visita e comentário, deixando aqui muitos beijos e que tenhas bons e alegres dias vindouros. Vou agora dormir, pois é tarde demais e amanhã tenho vários compromissos pela manhã.
      Beijos.

      Excluir
    2. Oi.
      Acima escrevi que amanhã terei compromissos pela manhã. Kiburro! (rsrsrsrs) - Já é HOJE e não amanhã
      Beijos

      Excluir
  3. Olá, Pedro, meu querido amigo!

    Tudo bem contigo e com vocês? Aqui, está mto frio, 8ºg, agora, mais propriamente, e o sol já se foi há muito.

    Tu no Hemisfério sul e eu no Norte, temos horas diferentes, como já falámos, o que a mim, me custa, um pouco, pke parece que não estou em tempo real, qdo "falo" contigo.

    Adoro o sol e os pássaros, em geral. Os acho mto alegres, doces e seu cantar nos faz companhia, até.

    Não aprecio futebol, nem Carnaval, mas gosto muito de dançar. Preciso de dançar e cantar, fado, por vezes. Portuguesa, já se vê, destino, fatalismo, mas adoro ler e sobretudo escrever, mas esse ano já não posto mais, pke vou ter visitas no natal, uma prima direita e seu companheiro, que vivem na Bélgica há uns aninhos. Ambos são médicos. Os filhos deles, já adolescentes, ficarão com os avós paternos. Depois, rumamos ao Alentejo e a passagem do ano vai ser surpresa, me disseram ao telefone. Fico aguardando!

    Entendo teu estado de espírito qto à tua terra natal, Pelotas, mas só mentes desenvolvidas e justas podem reerguer a cidade. A "tua" Canoas está em franco desenvolvimento e isso te deixa feliz.

    A TV portuguesa está dando, todas as noites, a seguir ao Jornal da Noite, uma série mostrando as atrocidades do "ator", trafulha, ladrão e mentiroso Edir Macedo, dos pastores amigos e de quem trabalhava com ele em Lisboa e no Brasil pra IURD. Tinham um infantário/lar numa localidade pertinho de Lisboa, no concelho da cidade de Loures, chamada Camarate, onde adotavam e tratavam de crianças e adolescentes, cujos pais eram pobres ou levavam uma vida desacertada, só que as crianças eram tipo marionetas nas mãos deles, eram mal tratadas e exportadas para os EUA, com desconhecimento dos pais, talvez pra venda, e a justiça portuguesa desconhecia esse facto, ou diz desconhecer, mas uma jornalista de nome Ana Leal, andou 2 anos fazendo investigação sobre a IURD e sua obra e olha o que ele descobriu. Pôs a boca no trombone e há advogados portugueses e brasileiros metidos ao barulho e mto funcionário. Ganhavam milhares de euros com os donativos dos "crentes", que davam metade do ordenado para IURD . UMA FARSA! Não entendo a mente daquela gente! Só para serem salvos e ficarem vivendo na terra ou no paraíso, "raios que os partam", pra sempre. Não consigo compreender tanta falta de esclarecimento e de acreditarem em bandidos.

    Uma das filhas do Edir, adotou 3 irmãos, mas depois, se desfez de um, pke era desassossegado e rebelde, alega ela, e o mandou, não sei pra onde, nem sei pra quem, mas creio que pra um pastor, que não tinha filhos. As crianças agora já têm mais de 20 anos e descobriram tudo pela tal jornalista, visto que o caso já vem desde 1997/8.

    Vê só, Pedro, as palavras, que eu ouvi na TV desse Edir: deus me deu 2 filhas, uma linda, que nem uma estrela, que nem um diamante, que nem uma ave bela e a outra feia, que nem patinho e deficiente, ainda por cima, pke nasceu sem céu da boca e lábios? Então, se as 2 são filhas dele, ele as deve amar do mesmo jeito e dar mais atenção àquela, que nasceu deficiente. Não seria o mais correto, assim?

    Que bom se Fabinho e sua mulher viessem viver para Canoas. vendiam a casa lá e aí compravam um moderno apartamento e estavam perto de vocês. Eu sei k tu e Sandrinha não são metediços e não dão palpites a torto e direito. São pais e sogros maravilhosos.

    Estás lindo, sublime e distinto na foto, estás! Toda a gente deseja voltar uns aninhos atrás. Eu queria voltar ao tempo da Faculdade. Fui mega feliz e me diverti a valer, mas salutarmente.

    Acho que pensas, corretamente. O importante é a esperança, a saúde e a mente sã.

    Beijos e mtos abraços para ti e para todos vocês. Amanhã, é domingo e vou dormir até às tantas. Hoje, não pude pke fui me embelezar (rs). Fiz umas luzes (sabes o k é)? no cabelo e fiz limpeza ao rosto.

    Beijinho, querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Céu querida.
      Enquanto amargas um belo frio de 8º, nós estamos aqui derretendo, pois a temperatura tem passado dos 40º. Hoje foi um dia terrível de quente. Todos por aqui estão bem.
      Este problema de hemisférios e fusos horários é problemático. Há uns 5 anos marquei com uma grande amiga que mora em Portugal, de nome Iraci Bokorni, natural de Junqueirópolis SP que entraria em contato com ela pela Internet (vídeo conferência), porém marquei às 19 horas do Brasil, e coitadinha, também não se lembrou da diferença e ficou a espera por quatro horas. Na hora marcada eu lembrei que Portugal já era quase meia noite, mas ela, mesmo com o pé engessado, aguardou pacientemente. Uma maravilhosa amiga dos tempos em que morávamos no Mato Grosso do Sul.
      Contigo, tudo bem? Assim espero.
      Que bom que vais receber amigos que moram na Bélgica (Belgium ou Brabante do Sul - rsrsrs)
      “Non tanta Belgica quanta Gallia”, mas é um país maravilhoso, povo culto e educado. Que eles tenham uma bela estada junto contigo no Alentejo.
      Quanto a Pelotas e Canoas, assim como com outras cidades há sempre uma rivalidade. Temos aqui no Rio Grande do Sul cidades ma-ra-vi-lho-sas, como Nova Petrópolis, Gramado e outras tantas, na Serra e No Planalto, aonde não encontramos essa pobreza que muitos passam em cidades como Pelotas, Porto Alegre e mesmo em Canoas, apesar de ser o Brasil uma das dez maiores economias do Mundo. Sendo que no Governo Lula havia atingido a 6ª posição e agora despencou para 9ª. Porém estudos apontam para mais dois anos o Brasil atingirá a 5ª posição. ASSIM ESPERO.
      O infortúnio está mesmo é na outrora rica Argentina, que hoje amarga com esses governicho de Macri, pela sua pior fase, 30% da população vivendo nas ruas, há quatro anos quanto estive em Buenos Aires fiquei muito triste em ver numa cidade tão formosa quanto Buenos Aires, conhecida como La Reina del Plata, centenas de famílias morando embaixo de pontes e viadutos, só que as coisas pioraram e tendem a se agravar.
      Aqui, nas grandes metrópoles como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e mesmo Porto Alegre, ainda há um mundo de favelas, um mundo feio e esquecido pelo poder público, sendo que muitos não querem sair desse caos.
      Gostei quando extravasas com um “raio que os partam”. É isto aí, eu também digo, pois até pessoas bem escolarizadas, com cursos superiores e tudo, acreditam neste caborteiro do Edir Macedo, assim como nos malditos Malafaia, Valdemiro e outros pústulas que assaltam desavergonhadamente seus cordeirinhos, pois eles sabem que não existe castigo eterno, nem inferno, nem paraíso, mas seus atormentados seguidores os chamam de homens de deus e acreditam nestas fábulas. Hoje, enquanto almoçava com Sandrinha, ela me falava que já está correndo no Face book, que há vários processos tramitando aí em Portugal, contra esse lixo do Edir Mcedo, por tráfico de crianças. Quero ver esse canalha na prisão. Porém me parece que não adianta falar ou mostrar para as pessoas quem são esses canalhas, pois elas continuam a crer e dar dinheiro para esses tramposos.
      Fabinho está hoje em uma cômoda situação, bom salário, excelente residência, carro novo. Franco é um trabalhador sem igual, está entrando em férias e vai viajar com Liane, provavelmente para Santa Catarina. Assim que eles voltarem Bruno, nosso neto pretende viajar para São Paulo, ainda mais agora que é dono do próprio nariz e já tem um excelente patrimônio entre terrenos e casas alugadas. Porém antes de viajar deve prestar exame vestibular para medicina. Mas o piá é muito inteligente. Moniquinha está batalhando como uma condenada, dando aulas em horários desencontrados, inclusive aos sábados.
      C’est la vie, mon amour.
      Un gros bisou.

      Excluir
  4. Meu querido Pedro,

    Tudo bem por aí? Aqui, tb, embora me sinta a precisar de férias, que começarão já essa 6ª feira, mas estou bem, sim. MERCI, CHÉRI!

    Vou ter minha prima e marido aqui em casa, a partir de 23 ou 24. Ele é cirurgião e no dia 21 tem uma cirurgia pra fazer ao coração de um paciente, portanto, tem de esperar pelo estado dele. Ficarão por cá, um mês, mas eles são mega despachados, adoram cozinhar e passear.

    É quase histórica a rivalidade entre cidades. Lembras, Atenas e Esparta? O importante é que vá havendo desenvolvimento, honestidade e entendimento.

    Então, Lula depois de julgado vai para a prisão? Está em 2º lugar um cara, que deu hoje uma entrevista à TV portuguesa, que dizem ser homofóbico e sei lá k mais. Me fala disso, por favor. Merci!

    A situação económica e social na Argentina está péssima e não sei onde aquilo vai parar.

    Nas favelas das grandes metrópoles daí, vive gente boa, de certeza, mas eu acho que deveriam arrasar, paulatinamente elas, favelas, e criarem bairros sociais. Que te parece? O Brasil é tão grande!

    Não entendo essa gente com formação académica superior, que acredita e dá dinheiro pra esses bandidos. O que faz o desejo de se salvarem! Ingénuos, ignorantes, mentes ocas. Com a morte, tudo termina e ponto final.

    Edir Macedo merece prisão perpétua ou pena de morte. Sou a favor dela em alguns casos e ele cometeu verdadeiras atrocidades. Então, a pão e água numa cela, morrendo aos poucos.

    Que teus filhos, noras e neto continuem bem de vida e que o Sr. Doutor, se forme logo. TUDO DE BOM PARA TODOS!

    Beijos, centenas de abraços e flores brancas para enfeitarem teu peito, teus sentires.

    BONNE NUIT, MON CHÉRI!



    Manda pra cá uns 15ºg dessa caloraça, que só me faria bem, mas sei que tu não podes, logicamente.

    "Pobrezinha" da tua amiga Iraci, mas o importante é k conversaram e estiveram matando saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu.
      Por aqui tudo de boas.
      Eu estou em férias há mais de cinco anos. Esta semana fiz vários exames médicos e após o médico fez o diagnóstico e com muita calma me deu a sua opinião sobre o tempo provável que eu tenho, e disse para aproveitá-lo da melhor maneira, dizendo que pelo meu estado de saúde eu possa alcançar mais uns 25 anos. (rsrsrs). Que lástima, queria chegar aos 100. (rsrsrs)
      Que tenhas ótimas e merecidas férias, junto com o casal da Bélgica, principalmente por serem hábeis na cozinha.
      Quanto a Lula. Na própria imprensa internacional informa que todas as provas contra ele apresentadas são falsas ou foram maquiadas. Alguns promotores e juízes tem a cara-de-pau de dizerem que provas não importam, o que vale são as suas convicções, comprados pela elites, pois há uma perseguição sistemática dessas elites contra um trabalhador que ousou ser o melhor presidente da República do Brasil. Isto está mexendo com os “brios” dessas elites exploradoras, insensíveis e de demagógicas que farão de tudo para tentar impedi-lo de se tornar pela terceira vez presidente do meu Brasil. O ódio viceja de maneira violenta e falsa, inclusive já recebeu ameaças de morte e tem que andar 24 horas com segurança, pública, a qual tem direito e privada. O ódio que as elites tupiniquins têm do povo e algo espantoso, talvez tenhamos no Brasil as elites mais reacionárias do mundo. Compram, subornam, ameaçam, mandam matar, pois não querem ver o povo no poder. Vão fazer de tudo para colocar o Lulinha Paz e Amor na cadeia, com ou sem provas. O negócio deles é tirar Lula da cena política, pois ninguém conseguira vencê-lo em uma justa disputa eleitoral.
      Quanto ao candidato homofóbico, trata-se de um tresloucado, estilo Adolf Hitler, que além de homofóbico é racista e misógino. Foi eleito pela imprensa australiana como o político mais deplorável e sórdido do mundo. Quando Capitão do Exército tentou dar uma quartelada no norte do Paraná, foi imediatamente preso e afastado compulsoriamente das fileiras do Exército, preso e exonerado de todas as suas funções. Consegui eleger-se por seu discurso reacionário, que prega a pena de morte, a distribuição de armamentos pesados aos latifundiários, a perseguição dos sindicatos e organizações populares, à morte sistemática de qualquer pessoa que venha a cometer um delito, mesmo que simples e aos gays. Odioso, que não passaria em nenhum exame psiquiátrico. Um pústula que odeia o povo, admite o estupro, pois sempre a culpa é da mulher. Um verdadeiro delinquente que cativa às elites e essas como são as proprietárias dos grandes meios de comunicação dão a ele espaço. Um louco e mau caráter que quer a todo o custo ser presidente do Brasil. Alguns setores das Forças Armadas não suportam esse capitãozinho odioso que se fez Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, e em vinte e tantos anos na Câmara Federal jamais apresentou um Projeto de Lei. Infelizmente, assim como Adolf Hitler enganou o povo alemão esse infeliz está cooptando muitos para o seu lado. Cooptando pelo ódio, pela maldade, pela loucura e pelas bravatas, pois costuma agredir em público não só homens como mulheres.
      A Argentina está prestes a uma convulsão social como jamais se viu, pois a situação é de penúria para mais de 40% da população que está vivendo na pobreza, onde muitos alugam suas casas mobiliadas, vão morar na rua, para ter o aluguel como renda para comer.
      Quanto às favelas é uma coisa insana. No Rio de janeiro, pelos anos 60 o governo construiu um belo bairro, com casa e ruas organizadas, porém em menos de uma década haviam transformado em uma grande e miserável favela, pois vão amontoando casinhas de madeira, papelão e lata e vão morando feito bichos. Não tenho pena dessa gente, pois na favela as quadrilhas de traficantes mandam e desmandam e o poder público se afasta deixando tudo no caos. Como dizemos aqui, fica tudo a Bangu.
      Bruno, acho eu que passa folgado para medicina. É mui estudioso e responsável
      Amada Céu, mil beijos.
      Saúde e paz.

      Excluir
    2. Olá, meu querido Pedro!

      Ainda bem, que estão todos bons de saúde e felizes. Por aqui, tudo satisfatório. Hoje, fui ao dentista, mas essas coisas têm de se fazer mesmo. Fiz implantes dentários em Maio e as coisas não têm corrido de feição, não por culpa do médico, não, pke ele é mto competente e está até fazendo o doutoramento em implantologia na Holanda, mas sim devido ao meu organismo ser rebelde e recusar corpos estranhos. Assim, tudo tem sido feito, milimetricamente.

      Mto contente por te encontrares tão bem de saúde, taura a 1000% e é pena que "não" chegues aos 100 ou 120 anos, mas olha que a esperança de vida está aumentando e tu te candidatas a ser um dos centenários com toda a lucidez. Espero bem!

      Também espero que as minhas férias sejam relaxantes, tranquilas e animadas, mas minha prima Ana é mais rápida, que a velocidade da luz, portanto, "tá" sempre inventando saídas, almoços e jantares. Ela é bem diferente de mim. A seguir ao natal, ela e o Michel vão visitar uns amigos a Espanha e eu vou pra outro lugar, me divertir a meu modo.

      Qto a Lula, eu acredito no que tu me dizes, mas olha que aquilo que a TV passou referente a ele e a Dilma foi chocante. Aquelas conversas, aquelas gravações!

      O tal candidato com ar de louco e paranoico não irá vencer, pke as pessoas/eleitores têm o mínimo de senso, pra não votarem em pessoas com distúrbios mentais.

      A Argentina está péssima, mas há blogueiros/as que vão dentro de dias pra Buenos Aires pra passarem umas férias por lá. Eu teria receio.

      Ah, se destroem favelas e depois as pessoas voltam a construir. Assim não dá. Só a lei da força pode pôr essas pessoas no lugar. Traficante de droga e afins é pra liquidar, já que o tal deus nada faz, pois não faz, pke não existe.

      Estou tão farta de ouvir falar em natal, em bondade, em concórdia. Tudo artificialismo. Depois, tudo volta ao mesmo.
      Os blogueiros e blogueiras dai, há mais de um mês, que fazem posts sobre o natal, qdo nada sabem sobre a origem dele. Tantas datas, ele teve!

      Beijos, um mega abraço e dias felizes. Vou pra fora dia 27.

      Excluir
    3. Salve! Salve amada amiga Lusa.
      Tal e pormenorizado comentário se faz uma resposta pontual.
      Os implantes são sempre um grande problema, pois há pessoas cujo organismo não aceitam ou custam a aceitar tais corpos estranhos, mas tenho quase certeza que teu organismo seja forte e tolerante a esse procedimento. No ano de 80 sofri em sério e hilário acidente quando voltava de uma viagem ao Paraná e Santa Catarina, em Ernestina, um vila de Passo Fundo, hoje município autônomo de Ernestina, e durante esses anos todos venho em constantes idas ao dentista, coisa que tenha verdadeira ojeriza, pois podem me cortar, surrar, espancar, mas uma cadeira de dentista me deixa completamente fora de mim. Horrível.
      Não tenho essa esperança de viver mais de noventa anos. 90 é uma boa idade, pois o que me preocupa não é a morte e sim o trabalho que possa dar a meus filhos. Nisto eu sou muito racional, prefiro ir a ficar como um fardo aos meus.
      Aproveite bem tuas férias, mexa-se, acompanhe, divirta-se, pois em boas companhias a vida é mais agradável e nos rejuvenesce. Eu protelei já duas viagens, e Sandrinha diz que eu estou sofrendo de agorafobia. Talvez ela tenha razão, mas estou inclinadíssimo a ir visitar uns primos dela que são argentinos e residem em Concórdia, na Província de Entre Rios, na Argentina. Há pouco faleceu Horácio, primo de Sandrinha, um homem maravilhoso, mas quero ver, tanto Martha (prima), Daniel (esposo) e Silvina (filha), pessoas maravilhosas que me dão preocupação pela situação difícil que passa a querida Argentina.
      Todas as acusações feitas contra D. Dilma foram uma a uma derrubadas em Tribunais, não só nacionais como da Organização dos Estados Americanos, Mercosul, assim como da ONU. Há sim muita especulação contra a pessoa de Lula, porém é notório que tudo isto seja uma coisa organizada por essas elites tupiniquins, verdadeira máfia que compra promotores e juízes e faze uma campanha odiosa, não por ser o Lula, mas porque ele representa os interesses do povo. Porém e infelizmente muitos ainda não se deram por conta disto. Pode até haver algo errado contra ele, não posso ser tão ingênuo, mas o principal motivo e tirá-lo da vida pública, pois ainda vive na mente dessa elite desgraçada a vontade ferrenha de mandar, explorar, pois odeia o povo, não há no mundo elite tão reacionária quanto a do Brasil, afinal por Séculos essa mesma elite escravizou e matou a seu bel prazer. Há um juiz na Suprema Corte que é acusado de manter fazendas no Mato Grosso, com capangas armados e servindo-se ainda de serviço de verdadeira escravidão. Um dia, espero, haja o acerto de contas e como em muitos lugares seja a pena máxima imposta a esses mafiosos.

      CONTINUA:

      Excluir
    4. O paranoico que quer ser Presidente da República, pelo seu discurso inflamado, odioso, racista e homofóbico carrega uma boa massa de condutopatas raivosos, que o seguem, e infelizmente tenho dentre os meus (duas irmãs e um irmão) que estão neste caminho. Elas, até entendo, pois são duas parasitas que vivem com a pensão que meu pai, militar as deixou, sendo que uma delas é casada com um Coronel. Às vezes tenho pena, outras, tenho nojo. E esse aloprado paranoico é Capitão do Exército, que foi afastado das Forças Armadas e por muitos militares odiado. O General Geisel, um dos Ditadores durante os Anos de Chumbo, tinha verdadeiro ódios desse crápula ao qual chamava de “b” suja.
      As favelas, por incrível que pareça, hoje faz parte da cultura, principalmente do povo carioca, porém foi exatamente no período da mão-de-ferro que elas cresceram e prosperaram. Nós aqui no Rio Grande gostamos de levar estrangeiros para locais bonitos e ricos, porém o carioca gosta de levar personalidades internacionais para conhecer esse lixo que são as favelas, pois carioca sofre com a “síndrome do coitadinho”. Também tenho é nojo.
      Um dos grandes fatores de meu ateísmo é exatamente esse. Se esse deus fictício teve o poder de criar este infinito Universo ou Multiversos, porque permite a drogadição, a maldade, o crime, os estupros e a fome? Fica no ar esta questão.
      Já avisei aos filhos que nada vamos fazer de especial neste Natal e que não quero nenhum presente. Porém seguindo uma tradição de meu pai, a todos darei, como faço há muitos anos, um abono, não de Natal, mas de fim de ano. Dou em espécie e eles vão comprar o que quiserem.
      Beijos e excelentes férias.
      Bom retorno ao Alentejo e que encontre todos bem, com saúde e alegria.
      Pacem in Terris.

      Excluir
  5. Olá professor Pedro,
    passando para lhe desejar um feliz natal e novo ano cheio de alegrias para o senhor, querida Sandrinha e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anajá.
      Sempre é uma imensa alegria encontrar teus comentários, ainda mais este desejando alegrias. Obrigado caríssima Anajá, precisamos mesmo de alegrias nestes dias tão sombrios que passa o país e o mundo. Novamente passei bem pertinho, pois fui, meio de vereda visitar o Amigo Manoel que mora em Albatroz. Perdoe-me, mas como não havia avisado com antecedência, fiquei só na vontade de conhecê-los pessoalmente, pois realmente não é legal chegar assim de "soco na morada dos viventes". Mas um dia, com calma e antecedência avisarei que estarei passando por Osório, talvez assim possamos nos conhecer. Naquele exato dia pegamos um forte temporal na chegada de Canoas. Desejo a caríssima amiga um Feliz Natal, extensivo a Dom Alfredo, a todos os familiares e amigos.
      Privilégio imenso.

      Excluir
  6. Sabes que fui conhecer Canoas quando fiz um curso que havia
    em uma escola chamada Bernardino de Campus, lembro
    que descia na estação Fátima;
    dizem que este schoping é o maior
    da américa latina, será que é mesmo? deve ser bonito por lá.
    Alguns lugares crescem e outros param no tempo.
    Continuação de boa semana; abraços para
    ti e para os teus.
    janicce.

    ResponderExcluir
  7. Olá Janicce, prazer imenso.
    Realmente Canoas finalmente inaugurou um dos maiores Shopping, não sei se é o maior da América Latina, mas é imenso e moderníssimo. Ainda não o fui visitar, mas meu filho Franco, o mais velho foi com a esposa Liane e o neto Bruno e ficaram maravilhados e só externavam elogios ao mega shopping. Canoas assim vai galgando o progresso, pois é mais um centro de lazer e compras, de fazer inveja. Canoas merece, pois por quando cá cheguei tratava-se de uma pequena cidade, e com propriedade dita dormitório de Porto Alegre. O tempo passou e hoje Canoas deixou de ser esse dormitório e passa a receber trabalhadores e estudantes não só de PA como de outras cidades. Aqui se encontra de tudo, não mais os canoenses precisam sair da cidade para encontrar boas clínica, hospitais e faculdades, tornou-se um centro na região. O interessante é que frisaste muito bem, muitas cidades pararam no tempo e dessas muitas estão retrocedendo, outras explodem em beleza e progresso. Que tenhas um belo e alegre Natal, cheio de saúde e alegria a todos os teus.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Lamentável mesmo, Pedro. A inércia, inação que congela no tempo e no atraso algumas localidades. E, Brasil afora, muitas e muitas "Pelotas", tardam a espera de um milagre, um passe de mágica, uma abdução ou algo que o valha.

    Retribuo as tuas felicitações lá no blog, meu caro Pedro. Que o ano se faça realmente novo, inaugurando novos tempos de pessoas renovadas rumo a um mundo melhor, mais justo e verdadeiro, sem religiões nem ideologias de aluguel.

    Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, honrado e bem-vindo amigo Antonio.
      Concordo plenamente com tuas sábias palavras, o que não poderia discordar devido a sua consistência e verdade. Precisamos de homens assim, que tenham esses conceitos puros e honestos. Há num mesmo espaço chamado Brasil essa disparidade. Falo isto pois conheço todo o Brasil. Falo isto pois há locais que são modernos, progressistas e competitivos, outros estão parados no Século XX ou mesmo no XIX, que com tristeza estancaram no tempo. A Campanha do meu amado Rio Grande, salve raríssimas exceções é o retrato exato deste Brasil estagnado, que ainda permanece num estágio do que poderíamos chamar de Brasil velho. Cidades melancólicas, atrasadas, que sofrem com o êxodo populacional. Sem perspectivas saem de suas cidades em busca de oportunidades em outras plagas, porque não as encontram em suas terras natais. Reitero meus mais profundos desejos de que o ano prestes a entrar te traga muitas felicidades, saúde e paz.
      Fraterno abraço.

      Excluir