PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 24 de dezembro de 2017

Natal




Amanhã é Natal, festa máxima da cristandade.

Votos de felicitações, abraços, comilanças, famílias reunidas e trocas de presentes.

Há muito tempo deixei de dar presentes a meus filhos, filha, noras e neto. O que eu dou a cada um é um bom abono de fim de ano para que cada um faça o que quiser e que gastem como convir. É quase uma tradição que começou com meu velho pai, que sempre nesta época distribuía aos filho, noras, genros e netos um belo abono, tão esperado por todos.

Também não gosto de receber presentes. Geralmente é um desastre e quase nunca é a coisa correta. Peço sempre a meus filhos que o melhor presente que eles podem me dar é a satisfação de tê-los honrados e dignos, pois não adianta os cristãos, nesta fictícia data estarem abraçando, beijando e dedicando coisas boas e passarem os outros dias do ano por caminhos escusos, errando e cometendo alguns ilícitos.



Porém o Natal, tão festejado pela cristandade é mais um engodo que é passado desde o século IV, pois essa data nada tem a ver com nascimento de um “Ungido” (Cristo), foi mais uma acomodação feita pela igreja. Igreja esta sem nenhuma criatividade, que se apropriou das datas pagãs para ter as suas datas festivas, pois o 25 de dezembro corresponde ao nascimento do Sol Invencível (Natalis Solis Invicti), ou seja, era uma homenagem ao deus Mitra, deus do Sol, da sabedoria e da guerra, para os persas, mas que foi muito popular em Roma e também corresponde em certos anos ao Solstício de inverno no Hemisfério Norte.

Hoje é quase consenso que Jesus não nasceu nesta data, muito menos em dezembro, se é que nasceu. Há vários estudos que levam nesse sentido e esse Jesus, uma farsa que perpassa é o menos lembrado neste dia.

Portanto a cristandade comemora nada mais nada menos que uma festa pagã, como as Saturnais e desconhecem a origem do Natal, desconhecem inclusive a origem do maldito velho chamado de Papai Noel que me enchia de presentes neste dia, quando ainda eu era um menininho e nada dava aos irmãos negrinhos Donga e Quito que moravam ao lado de nossa casa e uma imensa tristeza tomava meu coração.


Maldito velho barbudo que a uns dá riquezas neste dia e a outros nem mesmo comida e milhões passam fome.

Mas os cristãos comemoram, comemoram e comemoram essa data sem saber sua origem.

Façam-me o favor!

Almejo a todos saúde e paz, porém isto eu faço todos os dias e não preciso de uma data falsa para externar aos meus amigos esses votos.

Fui!

11 comentários:

  1. Olá, Pedrinho, meu querido amigo!

    Li, reli e "bebi" o teu texto. Adorei, MESTRE!

    Disseste tanta coisa num post, que considero pequeno até, atendendo a alguns que tu costumas escrever, mas é tudo pura verdade.

    Todas as festas e comemorações religiosas têm origem pagã, mas muita gente desconhece esse facto. Eu já conhecia essa origem, porque a História isso me ensinou (conversão dos povos pagãos ao Cristianismo no Império Romano), mas ia "cumprindo" a tradição, por falta de um esclarecimento vivo baseado em factos reais e essa luz veio de ti. GRATA! MUITO GRATA!

    A data do nascimento de jesus (não sei se nasceu ou não) foi pura invenção e conveniência da igreja. Natal significa nascer ou nascimento de algo ou alguém, apenas e tão só. Creio que o 1º natal comemorado a 25 de dezembro foi na Turquia (carece de fontes).

    Também já há uns 2/3 anos, que não dou, nem recebo prendas, pke conheço mta gente, que tal como tu, não lhes agrada, nem um pouco, aquilo que lhes oferecem. Sei de pessoas que recebem prendas e depois como não gostam delas as oferecem a conhecidos e amigos. Isso é uma aberração, demonstra falta de caráter e sei lá que mais, mas depois vão à missa do galo, à meia-noite.

    Poucos sabem a origem da árvore de natal, que tem génese protestante, qdo Martinho Lutero viu tantas luzinhas numa noite escura ou qdo os romanos colocavam nos pinheiros, creio, máscaras do deus Baco.

    Já jantámos e minha prima e o marido foram até à rua (está um frio danado), passear um pouco (lhes dei a chave da porta de casa, pke não sei a que horas eles voltam) e decorreu tudo bem. Tôu farta de natal e mais natal.

    Desejo a ti e a todos de tua família muita paz, saúde, amor e concórdia, tal como sempre.

    Beijos e abraços com mto carinho.

    Nota: antes de deixar Lisboa, a gente ainda se fala. Tá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Cielito, mucho gusto.
      Realmente o Natal foi pela primeira vez comemorado na Turquia, porém apressou-se a Igreja Católica em registrar o seu Natal quase dois séculos depois. Apesar de serem ligeirinhos, levaram algum tempo para assimilar e tomar posse.
      O nascimento. Nascimento de quê? Tudo nasce ou acontece de forma natural, o próprio Sol, que por milênios foi visto como um deus teve o seu surgimento, e não foi através de um FIAT e também não é invencível, pois sua própria voracidade fará com que ele um dia, dentro de (calcula-se) cinco bilhões de anos começará o seu ocaso. Tão faminto por energia que consome a sua própria o que o tornará numa gigante vermelha e depois numa anã branca, pondo assim um fim ao nosso sistema.
      Nada é eterno. Diziam os antigos que o que deus criou jamais acabará. Estavam errados e hoje sabemos que tudo terá um fim. A própria galáxia que habitamos um dia será apagada e a escuridão tomará conta. Por estes e outros motivos devemos viver esse curto espaço de tempo que dispomos em nossas vidas, com alegria e paz. Um século é um lapso na história e menos do que um lapso se compararmos ao Universo ou Poliversos.
      A arrogância, a vaidade e todos os grandes defeitos da humanidade são passageiros e um dia nada sobrará, e se houver outras civilizações nos confins do espaço cósmico, jamais saberão que um dia houve um planetinha minúsculo chamado Terra ou mesmo o nosso gigantesco sistema solar. Nem mesmo o Sol deixará qualquer vestígio de sua gigantesca massa que se comparado com outras estrelas não passa de uma coisinha meiga e extremamente pequena, perto de uma Eta Carinae ou da gigantesca Canis Majoris. Mesmo essas um dia sucumbirão.
      Vamos viver o presente com harmonia, com paz e verdade. Muita alegria e saúde, pois tudo está fadado a desaparecer.
      Quanto à árvore de Natal, há registros muito antigos de árvores enfeitadas. Alguns estudiosos dizem que a primeira surgiu na Letônia, outras apresentam os povos germânicos, particularmente fico com os Vikings que nos longos períodos de escuridão enfeitavam as árvores para atenuar o ócio obrigatório e natural que passavam nesse período. Há controvérsias, mas é a mais plausível.
      Seja como for, não deixam de ser lindas.
      Eu guardo os presentes que por ventura venha a receber, por respeito e carinho, muitos dos quais sem utilidade, como correntes de ouro e outras coisas. Não gosto e nem uso relógio, pois é coisa que não me faz falta. Só uso adereços quando estou “pilchado” como manda a tradição Gaúcha. Aí uso o lenço, com ou sem o “pasa pañuelo”, o relógio de bolso, a rastra (cinturão) e a inseparável adaga (sabre).
      Céuzinho, mesmo não crendo nessas “tradições” desejo que corra tudo bem contigo, aproveite bem tuas férias, com muita saúde e paz. Que encontres todos bem no Alentejo e divirta-se. Divirta-se descontraída e dê muitas risadas, pois ainda rir é o melhor remédio.
      Com muito carinho, agradecendo os elogios, como dizia meu pai, por brincadeira, “não merecendentes”, deixo aqui um beijão e saibas o quanto te admiramos.
      Beijos de Sandrinha, Monica e de todo o piazedo (gurizada).

      Excluir
  2. Olá, meu querido Pedro!

    Tudo bem, por aí? Aqui, um dia frio, tristonho, com neblina matinal cerrada e com muita humidade, mas enfim, dias melhores virão. Aguardo a primavera com muita "ansiedade".

    Adoro ler o que tu escreves. Fico aprendendo sempre mais um pouquinho do mto que é o conhecimento, o teu conhecimento, sobretudo. Tal como tu, tenho certeza que tudo o que nasce, morre e esse sistema em que vivemos terá seu fim. Sabes que imaginava o sol como algo quase invencível. Desconhecia o que tu escreveste sobre essa estrela.
    Pedro, meu querido, e o teu livro como vai? Olha que eu quero um exemplar. Don't Forget!

    Os defeitos da Humanidade cessarão no dia em que tudo findar e quem sabe se noutros planetas não existirá vida, até bem diferente da nossa. Como é interessante a História e tudo o que a ela está associado.
    A árvore de natal é linda, como são outras árvores, as amendoeiras em flor, por exemplo, só que aquela tem luzinhas, bolinhas e presentes, que é pra mtos, o mais importante. Muitas são as teses acerca da origem dela, sim, mas eu acho que tem génese no protestantismo.

    Temos mto em comum, Pedro, pke tb eu não uso relógio desde os tempos da faculdade, nem anel, nem pulseira, nem, nem, nem (rs). Todavia, há um acessório, que dificilmente dispenso: argolas grandes em pechisbeque nas orelhas. Não gosto de ouro, nem de prata. Amo fantasias boas.
    Qdo me visto a rigor, gosto de misturar preto com vermelho (adoro vestidos e saias bem compridas, embora possam ter uma abertura ao lado ou à frente que dê abertura ao fato, pelo menos uns 2/3 dedos acima do joelho, me maquilhar de forma soft, mas apelativa, dando importância aos olhos e aos lábios, toujours en rouge.

    As pessoas por aqui estão em "caselas", termo pejorativo de casinha, que usamos por aqui, comendo e bebendo até "cair pró lado" (rs) de tanto encher a pança. Meu primo Lucindo, que é médico anestesista está hoje de plantão nas urgências do hospital e me conta sempre episódios rocambolescos acerca de pacientes, sem citar nomes, claro, que comeram, excessivamente e k devido a isso foram parar ao hospital.

    Em Portugal se come na noite de consoada em 80% dos lugares, bacalhau e batata cozida, acompanhado de couve portuguesa. No Alentejo, a gente acha que nessa época bacalhau não dá, então, comemos uma boa fritada de carne de porco do lombo, com chouriço, linguiça, toucinho magro e ameijoas. Se tempera com azeite, sal, alhos e colorau. Uma delícia, um pitéu que nem te conto. Ontem, jantámos por volta das 19h e às 21 demos os "trabalhos" por encerados. A Ana e o Michel beberam vinho branco, eu, água e comeram depois doces, broas natalinas, bolo rei e tâmaras, que eu adoro. Comi 4 tâmaras e chegou, pke meu pâncreas torce o nariz a doces(rs). Depois, e como te falei ontem, eles saíram e eu que me deitei por volta das 2 da matina e eles sem chegarem. Lhes telefonei e me disseram que estavam num bar, ambiente, que não curto. Não sei a que horas eles chegaram, mas se levantaram por volta do meio-dia e eu às 10. Almoçamos coisa ligeira e agora eles estão cozinhando polvo para o jantar.

    Agradeço de ♥ teus votos, não de hoje, não de ontem, mas de sempre e espero continuar a aprender contigo, te dando meu melhor afeto.

    Beijos e muitos abraços com imenso carinho e admiração por seres a pessoa, que és.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amada.
      Também gosto muito da primavera, de ver os ipês floridos, com suas flores amarelas, minhas preferidas, mas também acho lindíssimos os ipês brancos e lilás. São lindos quando estão apenas em flores e caem-lhes as folhas. São maravilhosos.
      Obrigado por gostares do que escrevo e o faço por prazer. Lamentavelmente vivemos num país de poucos leitores assíduos, mas tudo que me cai nas mãos eu curto, devoro, leio, releio e vou buscar sempre um enriquecimento ao que eu li. Nesta corrida vou encontrando outras coisas interessantes e maravilhosas.
      PAUSA...
      Hoje, cedo da manhã estava em meu cantinho ao computador e observei uma abelha passar diversas vezes a porta. Resolvi investigar o que a lindinha estava fazendo.
      INACREDITÁVEL.
      A abelhinha, uma rainha, estava iniciando uma colmeia em um armário na peça ao lado, ou seja, dentro de nosso apartamento, na área de serviço fechada. Entrava e saia por uma nesga da basculante acima da janela que não há como fechar. Fiquei maravilhado em seus voos constantes, entrando e saindo de um pequeno buraquinho que dá acesso ao interior da lateral de tal armário, já que essa lateral é oca. Extasiado fiquei e por um bom tempo observei a labuta da incansável abelha. Como os filhos estavam para chegar à tarde, esqueci-me da abelhinha e passei um óleo, (lustra móveis) neste armário e infelizmente afugentei a lindinha. Espero que ela volte.
      Continuando.
      Vamos descobrindo aos poucos coisas que nos são comuns, como não usar certos adereços, porém gosto muito de ver as mulheres com brincos e outras joias, maquiadas e vestidas a caráter ou uma roupa básica. Afinal moro em um país tropical e as roupas leves são mais confortáveis e caem bem durante o dia. Usa-se muito aqui os shortinhos, as minissaias e nas praias quase nada, seminuas, porém isto já está incorporado a nossa cultura, é bonito e não causa espanto.
      Adoro bacalhau. Quando morava em Dourados, no Mato Grosso do Sul, um velho português, de nome Vardasca, de quem alugava um belo conjunto que servia de sede da empresa na qual trabalhava, ensinou-me a fazer o bacalhau a Gomes de Sá e quando em vez me atrevo a fazê-lo. Espetacular.
      Amada Cielito, não preciso afirmar o quanto te admiramos, mas saiba que encontrar teus comentários deixa-me de coração “estreleiro”, curto todas as tuas palavras como se estivesses presente.
      Um big beijo.

      Excluir
    2. Olá, querido!

      Adoro renascimento de tudo e a Primavera é a estação mais linda do ano.

      Gosto de tudo o que escreves, falas, executas. Eu escrevo mais do que leio, mas leio bastante também.

      Me ri imenso, Pedrito, com a história da "tua" abelhinha. Para a próxima não ponhas lustra móveis. Tá, garoto sensível (rs)?

      O tempo é sábio como sempre dizes e é mesmo. Ele nos vai mostrando semelhanças, esclarecendo pontos de vista e engrandecendo um afeto, uma amizade.

      Ah, tu sabes fazer bacalhau à Gomes de Sá? Adoro, meu lindo. Eu sei fazer, mas não fica lá grande coisa. Cozinhar é contigo mesmo.

      Fui ao shopping após o jantar e estive comprando umas túnicas e leggings, Eu tenho, felizmente, só que os saldos aqui já começaram e pronto "abri os cordões à bolsa" e mulher é assim mesmo.
      Tenho ainda um montão de coisas para fazer essa noite.

      Amanhã, sairei de Lisboa de manhã, não mto cedo, e iremos estar uns dias sem nos "falarmos". Vou ter saudades, muitas, mas volto dia 02.

      UM FELIZ E RENOVADOR ANO NOVO PARA TODOS VOCÊS!

      Mil beijos (será que são poucos)? e um abraço tão vasto, qto a planície alentejana.

      TUDO DE BOM!

      Excluir
    3. Olá menininha portuguesa.
      Estarei publicando algumas fotos da LINDINHA, (ABELHINHA), pois ela voltou ontem a construir seu ninho. Mas hoje ainda não a vi.
      Que te vás folheirita, rumbiando para tua querência alentejana, tranquilita como água de poço, e que lá encontres todos buenachos e com eles passes dias felizes, agradáveis e mui alegres. Hoje serei eu a visitar o novo Shopping Park Canoas e lá almoçaremos com Monica e o neto Bruno. Óbvio está que sentirei a tua falta, porém o regresso será cheio de novidades e alegria. Que 2018 seja para ti e todos os teus muito feliz, nós aqui continuaremos na busca desta felicidade, se há no seio familiar, na grande Pátria as coisas vão de mal a pior. Mas chegaremos ao fim deste túnel escuro pelo qual passa a Nação. Assim esperamos. Beijos. Beijos.

      Excluir
  3. OI PEDRO!
    EM PRIMEIRO LUGAR TE DEIXO UM GRANDE ABRAÇO E VOTOS DE QUE O ANO QUE SE INICIA TE SEJA DE MUITA PAZ, SAÚDE E ALEGRIAS.
    GOSTO SEMPRE DE LER TUAS POSTAGENS POIS COM ELAS SEMPRE APRENDO COISAS NOVAS.
    ENTENDO TUAS COLOCAÇÕES A RESPEITO DAS FESTAS NATALINAS QUE CONCORDO, TRAZEM UM GRANDE APELO COMERCIAL MAS, SE ELAS SERVIREM PARA APROXIMAR AS PESSOAS DE FORMA CORDIAL E AMISTOSA, JÁ ESTÁ VALENDO. PARA MIM E MINHA FAMÍLIA É BEM MAIS DO QUE ISSO, APROVEITAMOS ESTA NOITE PARA ESTARMOS JUNTOS, NOS ABRAÇARMOS, TROCARMOS MIMOS, COMERMOS E DORMIRMOS TODOS NA CASA DE MINHA FILHA, O QUE JÁ É TRADIÇÃO. MAS, O QUE MAIS GOSTO É PELA MANHÃ, ACORDARMOS COMO QUANDO ERAM CRIANÇAS, TODOS NA MESMA CASA, TOMARMOS O CAFÉ DA MANHÃ E MAIS TARDE ASSARMOS AQUELE "CHURRASCO" COM OS NETOS CORRENDO, BRINCANDO E CHAMANDO "VOVÓÓ". AMO ISSO TUDO E PEÇO A DEUS QUE ME DÊ MUITOS NATAIS IGUAIS A ESTES.
    MAIS UMA VEZ UM GRANDE ABRAÇO AMIGO, GRATA PELA IDA AO "SÓ PRA DIZER", E DEIXAR COMO SEMPRE PALAVRAS AMISTOSAS E GENEROSAS.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zilani.
      Honrado recebo teus votos de paz, saúde e alegria. Isto renova nossa forças para podermos continuar indo em frente.
      Sabes bem que o Natal virou um comércio desenfreado, tanto que o primitivo Papai Noel (não gosto desse velho sádico) era verde e branco, porém devido ao peso do dinheiro suas roupas mudaram para o vermelho e branco. Será que aquela grande fábrica de refrigerantes, que eu não vou dizer o nome, tem algo a ver com isso?
      Não temos mais crianças em casa, porém na tarde de 25 reunimos todos os filhos, filha, noras, neto e uma amiga e foi, disparado o melhor encontro que fizemos, pois não faltou alegria, tranquilidade, paz e muitos, muitos risos. A ti, prezada Zilani e aos teus, desejo do fundo do coração um belo 2018. Continuarei a te visitar. Adoro o teu cantinho mágico. Não sei se por algum problema de conexão, as vezes tento enviar um comentário e não consigo, talvez seja as minhas conexões neurais que não deixam isto acontecer. (rsrs).
      Felicidade sempre.
      Respeitoso abraço, saúde e harmonia.

      Excluir
  4. Amigo Pedro Teixeira

    Problemas de saúde modificaram as minhas rotinas de vida diária, como esta dos blogues. Felizmente estou a recompor-me mais depressa do que seria previsível. Obrigado pelos votos de bom ano de 2108 que retribuo com um abraço fraterno. Até breve.

    Carlos Romão

    ResponderExcluir
  5. Amigo Calos Romão.
    A satisfação em recebê-lo em meu espaço deixou-me muitíssimo satisfeito e alegre, afinal de contas há muito tempo não tinha notícias de tão especial amigo português. Faço votos que tudo se acomode em tua saúde e que a paz e a alegria inundem esse Novo Ano que está prestes a chegar.

    Um grande e fraterno abraço.

    ResponderExcluir