PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 14 de outubro de 2017

Educação e Amor.





Dentre os ensinamentos bíblicos um deles fica bem claro que é o da “chantagem”, vil e cruel.

O crime e o castigo.

O bem e a graça.

O mal e a punição.

O paraíso e o inferno.



Como se treina um cachorro a bíblia faz esta chantagem com seus seguidores, pois esses vivem presos às recompensas e as punições.


Entretanto o bem deve ser praticado sem a presunção de receber algo em troca. O mal não deve ser feito, não porque haverá um castigo e sim por índole.


O humanismo é próprio dos homens de caráter, sejam eles alguns religiosos ou ateus. E neste caso temos sim que lembrar deste ensinamento budista.

             
Sendo eu ateu, não espero recompensas pelas coisas boas que posso praticar, pois isto para mim é um dever. Nem também castigos pelas coisas más, pois minha moral as impedem de serem feitas.


Trato a todos com atenção e carinho e se alguém duvidar veja as minhas mais antigas respostas a meus comentadores. A todos dispenso carinho, atenção, educação e até uma profunda compreensão e amor.


A todos, homens, mulheres, conhecidos, desconhecidos trato com extrema doação e delicadeza. Muitos nem sei quem são. Jamais os verei. Nem sei se são reais.


Caso contrário seria eu um sórdido, mal educado, insano, cruel, tendencioso, torpe e mentiroso.


Muitos agem assim. Maldosos, que veem o mal em tudo, que não sabem dividir as coisas, que acham que entre pessoas sempre haverá um interesse além. 

Coitados! Desses tenho pena.

Pode sim haver uma amizade fraterna sem a esperança de uma recompensa. Isto acontece com o cachorro que está sendo adestrado. Se fizer a coisa certa receberá uma recompensa.


Não duvido que muitos assim ajam, pois esse comportamento pequeno e asqueroso é próprio dos seres humanos que veem o mal em tudo.


“Um homem não pode ter uma amizade pura por uma mulher. Não existe uma amizade platônica”.


Coitados dos que assim pensam.


Então para evitar mal entendidos deveria eu ser lacônico, grosseiro, antipático, mesquinho e mal educado?

Não!

Absolutamente não.


Sabes por quê?


Porque tenho berço. E em dizer ter berço é dizer tudo.


Filho de um Oficial do Exército, de caserna, duro, introspectivo, reto, ilibado, cônscio, porém dedicado aos filhos e a esposa. Amoroso e educado. Filho de uma mulher meiga, educada, fina, de caráter marcante, amorosa e honesta.


Assim também sou e assim eduquei meus filhos, dentro do que é certo, sem esperar recompensas pelas coisas boas que fizeram, pois isto deve ser uma obrigação de todos e não fazer o correto na esperança de uma recompensa.


E nesta chantagem que vivemos, a hipocrisia é que norteia a maioria das pessoas que veem o mal em tudo.


Não posso chamar uma amiga de amada, pois interpretam como amante.


Não posso chamar uma amiga de querida, pois interpretam como desejo.


Não posso ser educado, pois interpretam como se houvesse interesses outros.


O mundo da hipocrisia, o mundo do faz de contas, o mundo da maldade e do desrespeito. Um mundo fétido e repugnante.


Um mundo em que as pessoas não podem formar laços fraternos de amizades, pois são mal interpretadas.


Mesmo que seja neste mundo virtual, na chamada Blogosfera, pois mesmo aqui os maldosos usando do anonimato se inserem maldosamente, urdem hipocritamente, mas perdem o respeito e a admiração que por eles possamos nutrir. 


O mesmo respeito que nutro por meus leitores, nutro por minhas leitoras. E esse respeito manterei, pois, como diz o velho ditado “enquanto a caravana passa os cães ladram”.




Entretanto além do respeito que a todos devo, um respeito maior nutro por uma mulher. Companheira, parceira, que comigo divide sua vida há mais de 45 anos e a quem não guardo segredos e participa ativamente deste espaço, mesmo que queira ficar no anonimato. Minha amada e única mulher com quem divido meus momentos mais eternizados pela cumplicidade. Sandrinha, meu eterno e único amor.


A todos os meus leitores um belo domingo.

12 comentários:

  1. Olá, Pedro, meu querido!

    Espero que tu e todos os teus estejam bem. Amanhã, é dia de Franco.

    Eu piorei da gripe, pke fui trabalhar, qdo deveria ter continuado em casa. As manhãs, aqui, têm estado mto húmidas e até com neblina. 2ª feira, vou ao médico e logo se verá.

    Há pouco li o teu post, que fala de Educação e Amor, que são conceitos, atitudes e sentimentos, que recebemos dos nossos pais, ou seja, ainda no berço, pois, nesse e no outro, que alguns nem sabem o que é, infelizmente e isso nada tem a ver com dinheiro ou posição social.

    Efetivamente para distribuirmos amor, e falo genérica e especificamente, não precisamos de deus (?) nem de deuses (?), precisamos sim de ter formação interior e sermos homens e mulheres de mente lavada. Não precisamos de formação académica superior para sermos naturalmente bons, como afirmou Jean Jacques Rousseau, pke isso nasce conosco.

    Um homem ou uma mulher PODE E DEVE ter uma amizade e um amor puros. Tu a tens por teus amigos e amigas e amor pela tua amada mulher, Sandrinha. Vocês estão mto bem na foto. Ela com um sorriso alegre, amplo e sincero e tu de ar tão babado e dócil. Amei vos ver.

    Pedrinho, eu por natureza e talvez por ter sido filha única, sou muito mimada e melosa e não estou nem ligando para aquilo, que as pessoas mal intencionadas possam pensar sobre meu blog, a temática dele, as fotos, que lá coloco e as conversas, que tenho, sobretudo com seguidores e comentaristas do sexo masculino. Que se danem, pke eu tenho de agradar a mim primeiro e depois aos amigos e amigas, que prezo. Para te falar com toda a sinceridade, e acho até normal e natural, há uns ou umas comentaristas por quem sinto mais empatia e aproximação do k outros, mas sou correta, tal como tu, pra todo o mundo, mas não pisem meu pé, pke eu tenho um pouquinho de joanete, já, e portanto, se me trilham, sou bem capaz de saltar e de colocar a pessoa ou as pessoas, completamente de lado e até agradeço que não venham a meu blog, vez sim, vez não (antes, apareciam 2 vezes), pke isso pra mim é cinismo e hipocrisia.

    O António, que é dos AMIGOS comentaristas, que mais prezo, qdo comenta meus escritos, manda sempre abraço e eu lhe mando beijinho ou abracinho, depende, e até já lhe perguntei por que não me mandava um beijinho, tb, e ele me explicou de forma bem graciosa, mas agora já não lembro do k ele falou.

    Meu querido, mil vezes querido, te desejo um excelente domingo e te envio no bico de um passarinho mtos beijos e mtas flores para todos vocês.

    EU SOU E SEREI SEMPRE A MESMA! A NOSSSA AMIZADE SE IRÁ FORTALECENDO A CADA DIA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada: Sim! Sim! Hoje é dia de “Franquinho”. Hoje é o dia mais esperado da semana, pois aguardo meu filho Franco, amado, dedicado, amoroso, mas sei que o neto não virá. O lindinho está no litoral, descansando de uma semana estafante. O piá vai ao Colégio pela manhã, a tarde frequenta o Curso pré-vestibular, estudando para fazer Medicina e a noite vai para Academia de Artes Marciais, junto com o pai e a mãe, (Franco e Liane). Corre o dia todo e foi com um amigo e duas amiguinhas para praia - “descansar”.
      Agora sim:
      Caríssima amiga Alentejana, privilégio. Ontem à noite via em meu monitor (ecrã) a tua visita, porém custa muito para entrar no sistema o que escreveste. Desliguei minha máquina e fui assistir dois belíssimos filmes na Netflix, portanto quando resolvemos dormir já passava das duas horas da madrugada. Valeu a pena, foram dois filmes maravilhosos.
      Céu, muitas vezes a mágoa é uma coisa passageira, porém nos deixa um sentimento tão doído que as coisas jamais serão as mesmas. Quando escrevi uma resposta a uma comentadora sobre um pedido de visita recebido por outras pessoa e eu respondi “O que eu ganho em te visitar? É bem assim o sentimento que eu tenho de quem fez alguma coisa errada a meu respeito, a respeito aos meus e a quem eu nutro amizade. Pois se alguém faltar o respeito com alguém, poderá também faltar comigo. Lembro então das três peneiras de Sócrates, as três peneiras da sabedoria, elas são infalíveis.
      Porém, permanecer com aborrecimentos em nossa consciência mais mal faz para nós do que para quem nos aborreceu. Sempre cito o meu velho amigo, respeitado e sempre lembrado camarada Miguel Marques, que era mais conhecido como KGB que dizia sempre: “O ÓDIO ME ALIMENTA”. Sim, o ódio pode alimentar, mas também pode destruir. Hoje sigo outro ensinamento. “DEIXE PRA LÁ”. As cargas pesadas devem ser deixadas a lo largo de la carreteira e sigamos em frente.
      Foi muito bom receber estas tuas palavras, aliviaram o meu coração que estava em rota de colisão.
      Quanto ao Antonio, é sempre bom receber dele um comentário, o que me apraz muito, pois vamos, mesmo a distância aprendendo. Antonio é educado e gentil, com quem gosto muito de trocar informações.
      Amada Céu, mimada amiga deste Taura do Sul, sei o quanto se fortalecerá esta amizade. Paz e Saúde, sempre. Enquanto a nossa caravana passa os cães ladram.
      Beijão.

      Excluir
  2. OI PROFESSOR!
    VIVEMOS UM MOMENTO DE TANTA FALTA DE AMOR PELO PRÓXIMO QUE QUANDO O MANIFESTAMOS ELE É, NA MAIORIA DAS VEZES MAL INTERPRETADO.
    UM ABRAÇO A TI E A TUA ESPOSA, TAMBÉM EU E MEU MARIDO ESTAMOS ROMPENDO A BARREIRA DOS 45 ANOS DE CASADOS, GRAÇAS A DEUS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Prezada Zilani Célia.
      Foi para mim muito gratificante encontrar teu comentário, pensava até em excluir esta postagem, pois não devemos alimentar mágoas ou reproches, pois nosso coração é que padece, mas tuas palavras às fixaram a ferro e fogo em meu espaço. Muitas vezes meus alunos não entendiam como um professor que demonstrava tanto amor por eles e como esse mesmo professor que lhes passava sentimentos de honradez, virtudes e coragem, poderia ser um ateu. A eles respondia que uma coisa não ter a ver com a outra, pois todo o bem e todo o mal são coisas dos próprios homens, são coisas inerentes ao caráter e a eles falava em Dráuzio Varela, Oscar Niemeyer, Jorge Amado, Charles Chaplin, Chico Buarque, Ricardo Boechat, Camila Pitanga e outros, dignos e conhecidos ateus. Jamais julguei uma pessoa por sua maneira de ver o mundo, lembrando que estamos aqui de passagem, pois somos nada mais nada menos que poeira de estrelas que há bilhões de anos explodiram e lançaram matéria para os confins deste nosso Universo e se alguma coisa fiz foi porque não tolero a hipocrisia. E por estarmos neste mundo de passagem e o nosso caminhar pela Terra deve ser sereno e pontuado de boas atitudes. De que vale então fazer o mal? Por não crer em deus ouvi muitas coisas, porém jamais partiram de outros ateus, ao contrário, muito tenho a agradecer a ateus convictos que muito me auxiliaram e compartilharam sem contarem com algum retorno, Fizeram por sua dignidade e caráter.
      Parabéns pelos 45 anos deste feliz casamento e que tenhas com teu marido mais outros tantos. A vocês desejo o que de melhor possa acontecer, do fundo do coração.
      Abraços a ambos, com muita saúde e paz em seu caminho.

      Excluir
  3. Parabéns, Pedro. Por tudo o que aqui temos lido, por esse texto em particular e pelo dia do professor.

    Quem faz o bem, esperando algo em troca, aqui ou em qualquer lugar, não é bom, é hipócrita. O bem, só o é, quando incondicional e desinteressado. O resto é o resto.

    Muita gente, no mundo presencial e no virtual, goza de determinado tempo ocioso para estar se ocupando com a vida alheia: julgando, achando, criticando, metendo o bedelho no que não é da conta. Para essa gente, o desprezo, cabível para toda a insignificância e qualquer insignificante.

    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio.
      Fico feliz pelas tuas palavras e não nego que a emoção fez meu coração ficar apertado. Antonio meu querido amigo, por quem nutro uma grande simpatia e construo mesmo a distância uma fraterna amizade.
      Infelizmente nossas vidas é um constante ir e vir de pessoas boas e más. Eduquei meu filho para serem bons e honestos e acho que neste quesito tirei nota 10. Pelo menos isto é o que sinto quando digo ser pai de algum deles. Vejo nas pessoas não só o reconhecimento como carinho. Mas infelizmente encontramos pessoas que nos enganam por algum tempo, mas não todo o tempo. E quando cai a máscara nunca mais será a mesma. Hoje, apesar de ter centenas de amigos longe e viajar com frequência tanto dentro do Brasil como fora e encontrar pessoas maravilhosas ando meio arredio, mas encontro em vocês, meus honestos parceiros da Blogosfera uns minutos maravilhosos com quem posso trocar ideias e palavras. Porém nada é perfeito e como dizes sabiamente o desprezo e cabível. O resto é o resto.
      Meu caríssimo Antonio, neste finzinho de domingo só posso desejar-te uma semana cheia de alegria e saúde, de paz e amor. Obrigado por ter participado mais uma vez deste espaço.
      GRANDE abraço, sincero e amigo.

      Excluir
  4. Gosto do que escreves.É bem por aí.
    Já convivi com tanta hipocrisia!!!
    Já vi tanta coisa feia legitimada com palavras bonitas!
    E tento viver do melhor jeito possível.
    Dou, claro, as minhas mancadas na vida. Sou humana, ora.
    Por estes tempos, vivo meu luto na perda de um filho querido.
    Choro, esperneio, lamento, grito... E daí?! É a minha maneira de
    sobreviver a tanta dor.
    Estou bem, rodeada da minha gente querida, meu marido, meu filho, minha filha e minha neta amada.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lola.
      É uma dor pela qual não passei, nem quero passar, pois, com certeza não teria forças para aguentar. O contrário é o natural. Um dia perdemos os pais. Perdi os meus e te confesso não derramei lágrimas, pois sabia que essa é a essência da vida e a cadeia que deveria ser imutável. Não chorei por eles e se o fizesse seria por mim, pois eram pais maravilhosos. Sinto muito que o contrário tenha acontecido contigo. Lamentável. Lamentável sim, ao ponto de me emocionar e sentir o meu coração doído. Nesses momentos não há o que dizer. Palavras amenizam, mas não tornam as coisas mais fáceis e aturáveis. Ficou o ninho vazio, ficaram as recordações boas, felizes e inigualáveis. Se há uma coisa injusta é um pai ou mãe lamentarem a partida de um filho. Sei que és forte, pois às mães são sempre as que carregam o fardo mais pesado. A começar por carregar por nove meses aquele serzinho, carregar a esperança, carregar com amor. Eu não sei se teria estrutura para ser esta fortaleza inexpugnável. Mãe Lola, mãe amada, mãe forte. Mãe Lola, mãe de mãos que afagaram com ternura, com carinho e proteção. Mãe Lola, que tenhas sempre a esperança, não a deixe desvanecer. Não deixe morrer as lembranças, mas vivas a felicidade que ele gostaria que vivesses. Vivas com intensidade, vivas sem medo de ser feliz, pois assim creio que ele queria. Vivas bem com teu marido, o pai também pesaroso e os outros dois filhos e a neta, pois assim ele sonhava a vida para vocês. Uma família unida pelo amor. Os fortes são os que choram.
      Li em teu comentário: “E tento viver do melhor jeito possível”. Vivas, mas vivas do melhor jeito, pois não é impossível. Vivas com alegria, amor e esperança, assim inundarás a vida dos que ficaram de alegria, amor e esperança, pois é isto que ele certamente queria.
      Caríssima Lola, com carinho e imenso respeito deixo aqui meu sincero abraço, ficando sempre a tua disposição. Fale, diga, grite, reclame, chore, esperneie, reclame, mas não deixes a esperança esvair-se. Estarei aqui para te ouvir, sempre.

      Excluir
  5. Pedrinho, meu querido!

    Estão todos bem? Aqui, chove a "bandeiras despregadas" e os trovões são muitos, mas, minha mãe sempre me ensinou a não ter medo desses fenómenos naturais e até me explicou como eles se formavam. Gosto de escutar a chuva, mas não tão forte. Pode ser que ela ponha alívio ou termine mesmo com os incêndios, que não dão tréguas no norte e centro do meu país.

    Há pouco passei pela "casinha" da Lolita e lhe perguntei se ela já tinha passado por aqui e agora fiquei mto feliz qdo li seus desabafos e sua força, que ela vai ter que ir buscar ao mais profundo de si mesma. Porquê, perguntará ela, muitas vezes? Porquê, meu filho?

    Não sou mãe, e nem me atrevo a falar do que é amor de mãe, qto mais a perda dele, e assim compreendo os gritos, os ais doloridos, os muros contra o destino (há destino?) e contra as paredes, que parecem, abafar os horizontes.

    Adorei tua resposta, tua ternura e elevadíssima compreensão pra uma "coisa", que não é justificável, acho. Primeiro morrem os pais e depois os filhos, logicamente, mas esse mundo não tem lógica nenhuma ou tem pouca.

    E pronto, por hoje, já falei um bocadinho contigo e já "vi" a Lolita, o que me deixa mto contente. Já é avó, o que pode, em certa medida, colmatar sua dor. Não achas ou são amores distintos?

    Beijinhos, muitos e um carinhoso e longo abraço.

    BONS E FELIZES SONHOS, PIAZITO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cielito.
      Tudo bem por aqui. Óbvio que preocupado com a nossa querida Lola a quem procuro dentro do possível dar um conforto, mas sei que somente ela será capaz de vencer esta situação tão delicada.
      Sinto uma profunda tristeza por ela, mas sei, com certeza, que ela vai superar esta delicada fase.
      Ficaremos juntos. Ficaremos ao seu lado.
      Ontem, domingo:
      Por várias vezes fui até a vidraça da frente de nosso apartamento na esperança de ver estacionar o carro vermelho de Franco. Ficava minuto de nariz grudado no vidro aguardando e aguardando. Saía e voltava novamente na esperança de vê-lo chegar. Porém não chegou. Ligou mais tarde. Tudo bem. Fazer o quê?
      Hoje Fábio ligou para a mãe e mais tarde eu falei com ele. Tudo bem.
      Monica é a que mais vemos e falamos. Tudo bem.
      Espero que esteja tudo bem contigo e que tenha uma bela semana cheia de alegria e saúde.
      Beijos.

      Excluir
  6. Pedro, meu querido!

    Tenho saudades tuas. A gente já não se "fala" há uns dias e acho que já deste educação q.b. às pessoas mal intencionadas. Quem aparece, aparece, quem não aparece, naturalmente, esquece. Amor, o guarda para tua mulher, filhos, amigos e um pouquinho pra mim, tb, que sou tua amiga portuguesa e alentejana.

    Lolita irá ultrapassando, faseadamente, essa forte dor, mas nunca esquecer.

    Estão todos bem por aí? O que tens feito? Como tens passado os teus dias? E como tem estado o tempo aí?

    Amanhã, é domingo e portanto, Franquinho vai visitar seus maiores amores, papai e mamãe. Notei que ficaste mto triste por ele não ter aparecido domingo passado, mas ó menino, pensa bem que Franquinho tem de namorar ou ir namorando. Não podes, nem deves fazer nada. É uma situação normal. Em Portugal, e qdo perguntamos a um homem ou mulher : é casado/a? Resposta dele/a: Não, vou me casando (rs).

    Mónica é menina e portanto age de um outro jeito, pke é menina, só isso, pke os teus 3 filhos vos amam muito e incondicionalmente.

    Amanhã, me promete que vais estar mais sereno, sem essa correria toda para a vidraça, pke desde k ele esteja bem, em bom lugar e companhia, tudo certo. Ele telefona e pronto, vocês ficam aliviados. Franco tem sua própria personalidade, que é vincada, daí, não adianta forçar.

    Hoje, o tempo melhorou por aqui e tivemos sol. Agora está vento e frio, mas na próxima semana, as temperaturas vão começar a subir. Que bom! Alivia meus pulmões, peito, coração e vias respiratórias, em geral.

    Beijos e beijos e um grande abraço da tua pinguachita (será k acertei)? Já não me lembro se o termo é mesmo esse.

    Beijão pra todo o mundo daí.

    Bom domingo, meu querido e estimado amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonne nuit, mon amour.
      Ceuzinha amada, que bom tê-la novamente por aqui. Também estava com saudades.
      Todos estão bem e para compensar que o Franco não veio domingo passado nos visitar, amanhã (domingo) sairemos para almoçar juntos em alguma churrascaria. Vai ser ótimo. Tentarei entrar em contato com o Fábio e saber se ele não quer entrar neste almoço. Monica virá, é óbvio.
      Vamos por partes:
      Entrei no espaço de Lola e deixei algumas palavras a ela. Sei que é uma coisa doída e jamais esquecida. Gostaria de trocar mais palavras, afinal muitas vezes encontramos neste espaço que convivemos palavras que nos ajudam se não a superar um obstáculo pelo menos nos dão força de continuar.
      Tenho entrado no blog de Zilani Célia, e duas vezes tentei deixar comentário, porém fiquei muito tempo no aguardo, mas infelizmente não consegui conexão. Se Zilani ler este comentário saiba que não a esqueci. Não sei o que está ocorrendo.
      Por aqui tivermos dias difíceis, com muitas tempestades e fortes aguaceiros (torós) e chuvas de granizo e vendavais, em muitas localidades foi uma calamidade. Ontem, mais de meia-noite fomos levar Monica a seu apartamento e depois passeamos pela nossa Canoas, ruas com pouco movimento de carros, pois já era tarde e assim pudemos ver obras maravilhosas nesta cidade que não para de crescer e seguramente já é a terceira maior cidade do Estado e segunda em arrecadação devido ao grande parque industrial que a cerca. Locais lindos e modernos, avenidas amplas cortam a cidade e novos bairros surgem e ruas são abertas.
      Amada alentejana, que tenhas um belo domingo cheio de alegria e saúde.
      Beijinhos.

      Excluir