PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 16 de abril de 2017

Páscoa e a Verborragia Hipnótica.





Hoje, páscoa. Levantei-me cedo para um domingo chuvoso e após ter tomado meu mate e feito meu desjejum, vim para o meu escritório para ver algumas novidades na Internet. Para tal abri a janela e contemplava a chuva fina e constante que caia emoldurada pelas árvores altas que rodeiam o prédio. Chuva esta feita por fatores naturais e não como muitos pensam ser uma benção de algum ser mitológico que em tudo tem a sua mão.


A brisa leve, fresca e saborosa me dava um ar de paz e tranquilidade. Porém a cada mudança no sentido do vento, ao longe, alto e claro ouvia a pregação de algum ensandecido e ávido pastor, que como uma matraca falava para seus atormentados fiéis, que hipnotizados pela verborragia insana ouviam coisas desconexas, matracolejadas pelo ladino auto determinado homem de deus. Que deus?


Em sua pregação adurente e pertinaz, como se fosse um “speaker” narrando uma partida de futebol, não dava tempo a seu rebanho de desorientadas ovelhas entendesse as milhares de palavras ditas com tanta rapidez que, mesmo para os que deveriam estar em seu templo pudessem assimilar o que o espertalhão falava em um microfone, espargido por caixas de som de altíssima potência, com intensidade e até fúria, numa verdadeira lavagem cerebral.

Desta forma, ele consegue iludir os incautos crentes que se deixam levar por aquele vendaval de coisas incompreensíveis, e finalizava sempre com alguma frase sub-reptícia inundando as mentes com ilusões e insanas lendas criadas com o tempo e que tanto prendem a atenção dos que, muito devendo ou iludidos com uma vida eterna em um céu coberto de ouro e outras insanas maravilhas, se deixam cooptar. Atormentados e hipnotizados pela loquacidade do alcaide, vislumbram para suas vidas benesses materiais, aliadas ao medo do desconhecido.


Tinha, quando em vez uma trégua aos meus ouvidos, quando novamente o vento, por sorte minha mudava a direção, momento cheio de beleza, que então podia ouvir o barulho das rodas pneumáticas dos automóveis que passavam sobre o asfalto molhado pela garoa contínua, o que para mim era como um som benéfico, que aliviava minha mente daquela forma destrambelhada e furiosa dita pelo ladino espertalhão e vigarista.

O que me chama a atenção é que mesmo pessoas bem escolarizadas, pessoas de boa cultura, muitas das quais, pessoas boas e honestas deixam-se iludir por esses “tararacas” que possuem o dom de realmente hipnotizar a plateia, levando-a a acreditar em tantas falsidades e promessas, quase todas de cunho material.

AH! Que bom é ouvir o barulho dos automóveis que me livrava de tão doentia e insana pregação. Mas infelizmente a massa é cega, incauta e dominada por esses que não estão ali em nome de um deus, deus inexistente, estão ali ávidos pelas recompensas em doações e dízimos, que os tornam ricos em pouco tempo. Pois todos esses pregadores não deram certo em uma vida profissional e assim, valendo-se da fragilidade e desilusão de muitos optaram por serem pregadores. É fácil, não precisa de força braçal, basta ter cara-de-pau e ser convincente o bastante para alienar mais e mais os seus cordeirinhos.


Quando chegará o momento em que o povo, esse povo atrasado e atormentado se livrará destes achaques, pois tudo que se passa em suas cabeças são malformados conceitos de salvação, pois não adianta viver socado dentro de templos, atrelado a um livro falso, cópia vergonhosa de outras lendas, gritando como ensandecidos “aleluias” e “aleluias” e passar o resto da vida pensando e fazendo o mal. Orando pelo mal dos outros. Esse mal já começa por se acharem os escolhidos, lembrando aqui das palavras do Papa Francisco “mais vale ser um ateu do que um cristão hipócrita”.

Se existisse um paraíso eterno, certamente lá não estarão esses ladinos verborrágicos, nem a maioria de suas ovelhinhas demenciadas. Estarão sim em um inferno, também inexistente, pois são soberbos, jamais sorriem e se isolam dos demais que não pertençam à sua igreja. Doentes e retardados que têm a veleidade de se dizerem geração escolhida. Que têm a veleidade de se acharam os mais honestos e retos. Tem a soberba de se achatem o suprassumo de uma sociedade alienada e carente de valores morais, visto que um conceituado pastor está envolvido no lamaçal de corrupção, aliado a políticos também de sua igreja, em propinas e lavagem de dinheiro. Mas nem a Justiça tem a coragem de botar esse safado na cadeia.


Prefiro o meu ateísmo honesto, amar meus filhos corretos e trabalhadores, ajudar a quem posso, amar e respeitar a mulher com quem decidi, em um distante ano que seria a minha companheira, parceira e cúmplice, que não é, como para eles, um ser inferior, ela é igual ou superior, à hipocrisia tão visível de uma maioria de viscerais atormentados, misóginos e perversos.

6 comentários:

  1. Olá, meu lindo e castiço Pedrito!

    Espero k vocês estejam todos bem e felizes. Já sei, pke me disseste no comentário, k a vigem decorreu, fantasticamente e k trouxeste uns vinhos e uns docinhos, mto especiais do Uruguai. Os vinhos, podes tomar e dar aos amigos, mas os docinhos, ah, guarda um pra mim. Sim?

    Já tinha passado por cá, enqto viajavas, e como sempre, fiquei vidrada nas tuas palavras: puxa, hombre, se teu amigo está um tanto esquecido das ideias, tu com 41 anos (rs) estás demais, ou seja, és fogo k arde e que se vê, contrariamente à definição que Camões deu do Amor, no seu soneto.

    Tu és tão lúcido e inteligente e até aquela bravura dos gaúchos, e tu és gaúcho, me atrai, pke tu és um bonzão.

    Teu texto é pura verdade. As pessoas, os crentes das diversas religiões parece k estão enfeitiçados, mas eu acho os evangélicos, o máximo, pela negativa, quero dizer. Como é tanta gente pode acreditará e dar dízima para esses pulhas, patifes, ladrões e etc.? E tu ouvindo sempre o mesmo, o dia todo ou quase! E eu k detesto ladainha!

    És ateu, no problem, mas és um homem honrado, bom marido, pai e amigo de teu amigo.

    Já percebi k gostas, aprecias o caráter de Francisco, o Papa, k virá a Portugal no dia 13 do mês k vem, aquando das cerimónias em Fátima. Sabes, meu querido, eu ainda não sei se ele está fazendo show ou se é do coração.

    Beijinhos e um big abraço pra ti. Beijinho tb pra Sandrinha e meninos.

    Vou dormir k já passa da 1 e meia da manhã e amanhã, tenho de estar lúcida para a "contenda".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cielito, mi hermanita.
      Olá, que a paz conquistada em uma noite de descanso, iluminada pelas estrelas do Norte tenham reposto todas as tuas energias para mais um dia de contenda e que o alvorecer já ocorrido em tua maravilhosa terra lusitana tenha trazido mais calor a esse coração valete e também terno.
      Beijos.
      Minha despensa estava apenas com duas garrafas de vinho rojo rubí, Casillero del Diablo, chileno de Santiago e duas botellas de vinho verde Casal Garcia, de Penafiel, e aproveitando o passeio trouxe algumas garrafas, porém me durarão muito tempo, pois bebo meio cálice no almoço e nada mais. Há dias que nem saboreio esta bebida dos deuses. (rs). Porém os doces de Pelotas são maravilhosos, uma tentação que deixa a todos com vontade de saboreá-los. São de origem portuguesa.
      Quanto à memória, indago-me muito sobre isto, Como são diferentes as pessoas. Meus pais mesmo aos oitenta anos, assim como minha tia Maria, que aos 98 anos era lúcida, meu manancial mais profundo e cristalino, que me inundava de informações precisas sobre nossa história familiar, e eu, mesmo aos 71, tenho uma memória impressionante, lembro-me de fatos atuais e de um passado distante com a mesma clareza. Leio muito e exercito minha memória sempre. Sandrinha e Mônica também são leitoras vorazes. IMPRESSIONANTE.
      Quanto ao texto acima, fico perplexo quanto as crentes evangélicos que vivem num mundo irreal, sob um manto da total ignorância, que não aceitam ver com os olhos cristalinos da verdade e se enclausuram em suas vidas pequenas e turvas e não são capazes de vislubrar este horizonte tão grandioso que os cerca. Uma coisa e crer, outra coisa é ser um eterno dominado por ladinos e vigaristas, que, em se aproveitando desta fraqueza ficam ricos graças a esses verdadeiros autômatos que não querem emergir das trevas envoltas de historietas mal contadas.
      Passei a ser fã número um de Francisco. Homens assim fazem a diferença. Puro, honesto, revolucionário e sempre ao lado dos “descamisados”, como eram conhecidos os pobres na Argentina. Esse Papa, tomador de chimarrão, está tentando mudar essa empresa chamada Vaticano, tentando torná-la a verdadeira igreja dos pobres e oprimidos. Obviamente, ele é um conhecedor das bases profundas da Teologia da Libertação, hoje tão difundida na América Latina. Bispos e padres revolucionários que em suas pregações mostram com vigor e clareza os Novos Rumos que devem ser seguidos. Dom Angélico Sândalo Bernardino, de Blumenau, é um guerreiro em favor dos pobres e visceral inimigo deste capitalismo voraz. Assim como Dom Pedro de Casaldaliga, de São Felix do Araguaia; Leonardo Boff, que é ex-padre assim como Luiz Augusto Passos e tantos outros membros católicos que indicam aos seus fiéis os caminhos para a libertação dos grilhões deste capitalismo insano, diametralmente diferentes destes pastores evangélicos, pústulas e ladinos.
      Meu ateísmo não deixa esquecer Camões quando diz que “Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente”. Pois quando há amor nossos corações batem uníssonos, pois a vida não teria sentido sem esta chama que envolve todas as pessoas de bem, honestas e preocupadas, principalmente com os menos favorecidos.
      Amada amiga Céu, bons dias vindouros. Um Beijo.

      Excluir
  2. Muy bien este texto, denuncia sutil a una sociedad corrupta sucia e hipócrita. Este mundo que en el cual nos toca vivir, nos hace sufrir y deprimir.

    Encantada de leerte, feliz día en un alegre despertar.
    Un saludo muy cordial.
    Desde España-Galicia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Marina Fligueira, fico mui honrado com teu comentário, comentário que me fez pensar muito sobre a vida e em minhas indagações ficam sempre em suspenso os motivos de tanto sofrimento, dor, fome, abandono e desesperança de muitos.
      Parece-me que muitos vêm a este mundo apenas para sofrer. Alguns dirão que são projetos de um ser invisível que nos observa. Perguntaria eu, que ser poderia ser tão cruel, que joga milhões à fome, ao infortúnio, às doenças e malformações, antes mesmo do nascimento. Que ser seria tão mau e perverso para assim tratar a humanidade.Lembrando que a África tornou-se um circo de horrores. A resposta de pronto me surge lembrando as palavras de Feuerbach, “o deus do homem é o próprio homem”. A perversidade, a ganância, a injustiça, a crueldade mais mesquinha, habitam esse ser, que se comparado com a grandiosidade apenas de nosso Sistema Solar seria um nada. Um nada cheio de pretensões e arrogâncias.
      Como é maravilhoso encontrar pessoas honradas e dignas como “usted”, com quem possamos falar sem meias palavras, sentir a verdade e a cordialidade.
      Caríssima Marina, que a paz e a alegria sejam tuas companheiras constantes e que bons dias venham sempre a sorrir em tua vida, que a luz Sol a cada dia revigore o teu caminhar sobre a Terra e que a luz das estrelas e da mágica Lua te protejam a noite e restabeleçam tuas energias.
      Cá do extremo sul do Brasil recebas um respeitoso e fraterno abraço.

      Excluir
  3. Uma frase do papa Francisco: "Cuide uns dos outros".
    Achei bonito isso.

    Quanto as religiões gosto da tua frase no cabeçalho do teu blog.
    A unica coisa que posso dizer é que compactuo quanto ao pensamento.
    Penso que são um bando ou matilha de cachorros adestrados.
    Boa continuação de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cordialíssima Janicce, bom dia e muita saúde.
      Mesmo sendo um cético tenho no Papa Francisco um ícone a ser seguido em sua sabedoria. Diz ele que um verdadeiro cristão deve irradiar alegria, mas isto não acontece com a maioria dos crentes que são sorumbáticos, jamais sorriem e se isolam, pensando que este é o caminho da salvação. Cuidar dos outros é para mim uma maneira de se preocupar com os que são invisíveis nesta sociedade individualista e hipócrita. Sou um homem, apesar de minha educação e gentileza, de pavio curto, diria até, sem pavio. Porém e infelizmente muitos não são afeitos à educação e isto vejo diariamente, pois muitos pensam que um sorriso tem outras intenções. O cativar é um bem maior, o conhecimento deve ser usado para encantar e não para humilhar (Cortella). Trato a todos com educação e até carinho, pois muitos, mesmo desconhecidos, a única coisa que receberão durante um dia é um sorriso. E isto poderá fazer toda a diferença. Sempre, mesmo elegantemente trajado não nego um bom dia a um gari, a um garçom,a uma faxineira. São seres humanos iguais a todos e esse respeito que trago de berço é o mínimo que posso fazer àquelas pessoas que são ignoradas por uma sociedade perversa e individualista. Quanto a frase budista do cabeçalho deste blogue, nada é mais verdadeiro. Não precisamos de uma religião para sermos bons e educados.Fico muito triste ao ver que a maioria das pessoas não tem este mesmo comportamento, são incapazes de pedir desculpas, de cumprimentar, de serem cidadãs.E no atropelo do dia a dia ignoram, passam por cima, são brutas e não conhecem os princípios básicos do respeito e da educação. Sempre ensinei para meus filhos e alunos que a gentileza não torna ninguém menor ou maior, torna sim o homem mais feliz e cordial. Oh dor! Oh dor que sinto em ver valores serem pisoteados pela arrogância de se acharam melhores que os outros. Este motivo me leva a uma reflexão muito grande sobre o que o próprio Papa diz sobre o ateu e o cristão hipócrita. Aí penso com os meus botões e vejo que o meu ateísmo digno e correto vale mais que muitos sórdidos que vivem falando em deus e não se importando com os seus semelhantes, maltratados, isolados, ridicularizados. Não é do meu feitio, amo as pessoas com respeito e carinho, mas também, muitas vezes posso, erradamente, odiar. Mas o ódio leva ao ódio e mesmo o mais visceral desafeto terá de mim bons pensamentos e disto não me arrependo. Em minha vida profissional já dei a cara a tapa em defesa dos direitos desses, que por um motivo ou outro me odiavam e com o tempo passaram a ver o outro lado do Professor Pedro, um homem preocupado com todos, não importando quem. Amada amiga, que essa luz da sabedoria continue te acompanhando e que bons dias venham sempre a sorrir em tua jornada neste Planeta Feroz, mas que podemos amansá-lo com ações boas e humanitárias. Um grande abraço.

      Excluir