PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 29 de abril de 2017

Retorno ao Catolicismo ou a Nada.





No dia 30 de maio de 2013, depois de 56 anos resolvi publicar uma terrível experiência a qual minha família foi submetida.


Uma experiência com todos os ingredientes atrasados da Idade Média, coisa satânica e apavorante, onde as pessoas beócias ouviam quase sem respirar, com o coração aos sobressaltos e cheias de terror, o que um pastor americano dominado também por lendas atrasadas dizia.


Hoje me veio à mente novamente aqueles momentos terríveis, em que, apesar do apavoramento que o “retardado” queria passar, onde as pessoas tensas, tristes, sestrosas, dementes e apavoradas, desiludidas, demenciadas e extremamente simplórias e em sua maioria analfabetas acreditavam, eu e meu irmão fazíamos um esforço descomunal para não rir. Para, na verdade, não gargalhar.

Resultado de imagem para gargalhando
Nosso pai, na época Subtenente do Exército, sisudo nos olhava em desaprovação à nossa atitude, mas ele também estava se segurando para não chorar de rir, para não se mijar de rir das bobagens que aquele demente dizia a seu  também demente rebanho.


Foi à experiência mais terrível e ao mesmo tempo hilária e sem nexo que assisti na época, em minha incipiente vida, aos 10 anos de idade. Foi uma experiência tão bizarra e triste que sem nenhum acordo silenciamos e nunca tocamos no assunto e jamais voltamos a um recinto tão atrasado.


Com o tempo fui tomando mais conhecimento e ao tornar-me professor pude observar entre meus alunos uma diferença marcante entre eles.


Os alunos que não participavam de cultos e os alunos que iam levados pelos próprios pais, desde tenra idade para esses recintos de apavoramento, tensos e cheios de gritos, onde o ilusionismo geralmente se faz presente e onde mais se fala em Satanás, no “sai Capeta”, do que em um Deus.


Alucinados, simplórios, assustados, medrosos e cheios de fantasias demoníacas em suas mentes pouco desenvolvidas.


E com o tempo fui aprendendo a identificar cada grupo.


Os alunos alegres, saudáveis, dispostos, parceiros, ativos e de excelente saúde mental são aqueles que quando muito vão a uma missa, quando em vez, em igrejas católicas, a uma sessão espírita ou a um terreiro de umbanda, ou nem vão. São participativos e se enturmam com os demais colegas, são solidários e auxiliam os que menos sabem.

Resultado de imagem para medo

Já a maioria dos alunos sestrosos, medrosos, tristes, com sérios problemas mentais, cabisbaixos, cheios de angústias que vivem pelos cantos se cuidando do nada em constante prontidão como se alguma coisa estivesse os ameaçando, nunca te fixando o olhar, olhos parados, sem brilho, que muitas vezes não te cumprimentam, não sorriem, são do grupo que vivem nesses ambientes medievais, onde o que mais se fala é no demônio, no satanás, no Lúcifer, como se isto existisse, outros são prepotentes, toscos, que se acham os escolhidos e tem a pretensão, a soberba de se dizerem geração escolhida, mas são também os que vivem alucinados e atormentados.


No fundo são crianças tristes que tiveram sua infância queimada, pois a boçalidade os impede até de assistir um filmezinho do Harry Potter ou jogar um vídeo game, e ainda dizem a seus filhos que homem que é homem não joga vídeo game. Sabendo-se hoje que jogar vídeo game traz benefícios para a inteligência, ajuda na cura de dores crônicas e também auxilia no tratamento de doenças mentais. Já os que muito leem a Bíblia estão no caminho contrário. Na contramão.


Coitados.

Pensam os pais que é através do medo e das distorções estarão educando os seus doentes filhos, tão ou mais doentes. Pensam que assim estarão educando seus atormentados filhos, pois o que deve se passar em uma mente em formação assistindo falsos exorcismos, aonde pessoas bem treinadas e pagas por ladinos e espertalhões urram feito bestas, se contorcem, rolam pelo chão em cenas teatrais da pior qualidade.


Não podem rir, não podem brincar, não podem ver televisão, não podem jogar vídeo game. Não podem nada.


Tudo é pecado e tudo leva ao inferno.


Verdadeiros robôs demenciados.


Verdadeiros “condutopatas”.


Será que os pais não se dão por conta do mal que estão fazendo para os seus próprios e tristes filhos.


Sim, pois a tristeza que carregam em suas fisionomias dominadas pelo medo de demônios inexistentes os tornam sestrosos, desconfiados e infelizes.

Extremamente infelizes.

Tudo é feio, tudo é pecado, tudo é coisa do capeta.


São geralmente simplórios, vazios, melancólicos e muito, mas muito doentes e de mal com a vida, outros são prepotentes, donos da situação, metidos a inteligentes, arrogantes, calhordas e mal intencionados.


Mais uma vez lembro-me do Doutor em Psiquiatria Lutofo Neto, que escreveu um artigo no Diário do Vale sobre a grande incidência de pastores portadores de desequilíbrios mentais, cuja taxa ultrapassa os 50%.


Por este e outros motivos, no mundo todo está havendo um retorno de comunidades inteiras de evangélicos para o Catolicismo, como vem acontecendo principalmente nos EUA, além do expressivo número de pessoas que se identificam como ateias. Já aqui no Brasil, país de um povo desorientado, parvo e muito atrasado, quer voltar para a Idade das Trevas, dentro deste fundamentalismo cristão que sufoca seus rebanhos com crendices e superstições, falsos milagres, falsos exorcismos e conceitos ultrapassados e diria até, mesquinhos.


Este homem, de sorriso franco e sereno, de caráter, que mostra em seu rosto dignidade e honradez chama-se Alex Jones, que abandonou a vida de pastor e com toda a sua comunidade se converteu ao catolicismo e sua Igreja Cristã Maranatha, que ficava na Av. Oakman, em Detroit foi à venda, pois não servia para mais nada. Aliás, nunca serviu.


A comunidade abriu os olhos. 


A comunidade se livrou das Trevas da Idade Média, do fundamentalismo religioso, das vigilâncias e dos exércitos cristãos que surgem como surgiram a Al Qaeda, o Isis e o Boko Haran, fundamentalistas islâmicos, sem falar no Exército do Senhor, fundamentalista cristão que espalha o terror, a morte e o medo na África. 

Não vamos esquecer do genocídio de Ruanda, Tutsis e Hutus mataram-se desenfreadamente liderados por um lado por pastores e de outro por padres católicos, num festival de sangue e horror.

A solemn old white man clothed in Reformation-era clerical robes, seated and holding a book.

Disse o prelado e escritor Lancelot Andrewes, 1555-1626 - QUANTO MAIS PRÓXIMO DA IGREJA, MAIS LONGE DE DEUS.


Em outras partes do mundo aonde a cultura chega aos maiores patamares do mundo, onde o desenvolvimento humano ultrapassa quaisquer previsões otimistas está acontecendo um fenômeno diametralmente oposto, ou seja, comunidades inteiras abandonaram as religiões e suas igrejas são fechadas ou foram transformadas em museus, centros de recreações, cervejarias, livrarias e como o ocorrido na Inglaterra até em discotecas e boates aonde as pessoas vão para se divertirem, rirem, se descontraírem e não para ficarem tensas, simplórias e dominadas por uma legião de espertos como ocorre com o nosso desorientado povo que acredita em qualquer um vigarista que tenha verborragia e fale desenfreadamente versículo por versículo. 


Conheça igrejas centenárias que viraram cervejaria, livrarias e boates.


Na Holanda, Países Baixos, esta Igreja Dominicana foi transformada em livraria.




Em Estocolmo, na Suécia a Igreja Ortodoxa Grega foi transformada em centro empresarial.




Igreja Metodista Episcopal, transformada em adega, em Shalerville, Ohio.




Igreja transformada em parque de skate em Surrey, Inglaterra.




Igreja metodista, na Pensilvânia, transformada em parque infantil.




Igreja em Pittsburg, remodelada para servir de restaurante e cervejaria.




Fabulosa cervejaria instalada na antiga Igreja, próximo a Amsterdã.

E para encerar seria bom que esses menos privilegiados de inteligência soubessem que, DEMÔNIO, vem do grego Daimon e significa Conhecimento, inteligência; LÚCIFER é de origem latina “Lucem Ferre” que significa o Portador da Luz e SATÃ ou SATANÁS, vem do hebraico e significa Questionador. Portanto nada do que falam é verdade, tudo é pura invenção surgida de mentes pequenas na Idade das Trevas e muito antes em uma época de total ignorância. 

Acordem.


7 comentários:

  1. Boa tarde,professor
    A que fenômeno o senhor atribui a migração de evangélicos para a igreja Católica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde caríssimo Miguel Felipe.
      Em primeiro lugar quero aqui agradecer tua participação e desejar-lhe muita saúde em sua vida, acompanhada de alegria e paz.
      Não sou “expert” em religiões, apenas um estudioso, que Formado em História pude estudar a História das Religiões, muito menos sou conhecedor profundo da teologia, porém tenho várias fontes, inclusive teólogos, amigos meus, que se põe em dúvidas quanto a muitas afirmações da própria bíblia. Eu mesmo estou com um livro pronto para ir para gráfica sobre a tão discutida bíblia e neste livro contesto quase toda, de acordo com os avanços das ciências e de como foi escrita tal e dita palavra de deus. Muitos têm uma bíblia em casa, porém jamais a leram com olhos críticos e aceitam muitas coisas que são relatos inverídicos, cópias de outras lendas e coisas pueris e bobas, sem nenhum fundamento.
      Qualquer afirmação dentro de minha visão ateia seria temerária, mas assisto entrevistas, documentários e leio muito sobre o assunto, além de possuir uma gama de livros excelentes que são visceralmente contrários a ela.
      Porém temos que nos ater a dois fenômenos.
      Primeiro:
      Todas as religiões protestantes surgiram do catolicismo, desde Martin Lutero (1483-1546) até os dias de hoje, o que formou no mundo milhares de seitas não católicas, aonde vamos encontra só no Brasil mais de 15 mil igrejas com nomenclaturas diferentes e todas se dizendo “a verdadeira”. Neste quesito, não só em nosso país como em boa parte do mundo, muitos migram para essas igrejas achando que são sérias e verdadeiras e se deparam com um verdadeiro teatro, aonde diariamente, em todos os cantos, e em todos os cultos há sempre a presença de um ser maligno atormentando as pessoas, falsos exorcismos e falsos milagres. Vejas bem, se Cristo tivesse realmente vivido ou fosse realmente filho de deus, ou o próprio deus seria uma amador perto de pastores que fazem dezenas ou centenas de milagres em um só dia, ou seja, pura falsidade que o povo, apesar de suas carências vão vendo que não passam de embustes. Outrossim, são igrejas que manipulam seus crentes atrás do vil metal. Isto é inegável, pois entre os homens mais ricos do Brasil aparecem vários pastores que pregam a pobreza. Muitos então retornam ao catolicismo dentro de seus simbolismos e rituais e menos ganância.
      Segundo:
      Com o pontificado de Francisco a Igreja Católica passou por uma oxigenação muito grande e realmente passou a se preocupar com os pobres e as minorias, o que elevou a Igreja a um novo patamar. Abriu as portas do Vaticano a todos, não importando quem, caso contrário ocorre dentro das igrejas evangélicas que abominam minorias, onde pastores abominam homossexuais e negros, dizendo que ser negro é um castigo divino, fora outras aberrações por eles ditas. Janta-se a isto o fato de as pessoas estarem mais atiladas, conscientes e instruídas e veem que tanto o velho testamento como grande parte do novo compõem-se de fábula e lendas que não se sujeitam frente à ciência e a tecnologia. Lendo o Velho Testamento e tendo conhecimento científico verás que ela relata a vida como era vista a mais de 4 000 anos, época de total ignorância e tal chega ao novo testamento em passagens esdrúxulas ditas por homens que não tinham conhecimento de astronomia, física e outras ciências. A Igreja Católica está mais avançada e moderna enquanto do que as Evangélicas, que ainda estão no atraso da Idade das Trevas, onde a superstição, o medo de um inferno inexistente ainda são tratadas como coisa da atualidade.
      Este progresso na Igreja Católica, que aceita o Big-Bang, que aceita as Leis da Gravidade de Newton e as evolucionistas de Darwin fazem com que os mais atilados passem a não aceitar os conceitos medievais de muitas igrejas não católicas.
      Perdoe-me, porém uma resposta mais profunda, a que fazes por merecer, fica difícil ser dada em tão pouco espaço, mas poderemos ir aos poucos trocando ideias.
      Um privilégio imenso e que tenhas uma ótima semana, cheia de saúde e alegria.

      Excluir
  2. Olá, Pedrinho Aurélio, meu precioso e querido amigo!

    Tudo bem contigo, com tua mulher e meninos? Aqui, tudo rolando e esperando o verão.

    Sabes k leio a maior parte dos teus posts ou mesmo todos, pke estão carregados de interesse e sabedoria e esse não é exceção.

    Ah, essa tua experiência de qdo tinhas 10, deve ter sido fenomenal. Tu, tão nino, tão ingénuo e teu pai, militar, mas com vontade de rir a bandeiras despregadas. Tôu imaginando a cena...

    Tens toda a razão: crianças, jovens aprisionados pelas religiões, são, geralmente, infelizes e monocórdicos, pke o sistema em que são criados não permite mais, ah, mas eles têm vontade de fazer aqueles disparatares k qquer criança ou jovem faz.

    Sabes k acredito em Deus, mas num Deus de amor e tolerância e acho mesmo k mtas beatas são bem piores que Maria Madalena.

    Beijinhos, guapo e um abracinho folgado.

    PS: já li teu mais recente post: um poema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Cielito, mucho gusto.
      Por aqui tudo bem. Domingo recebemos a visita de Monica e Franco, nossos amados filhos que estão mais presentes. Durante boa parte da tarde fiquei em casa apenas com o filho, já que as meninas foram a um aniversário e pudemos conversar muito, por os assuntos em dia e rimos muito. É um homem forte, musculoso, mas tem um coração terno.
      Pois é amada amiga, com nove aninhos rompi com a Igreja Católica, negando-me terminantemente de fazer a primeira comunhão e deixei de ir a eventos religiosos e missas. Meu pai nada disse e pela primeira vez concordava com meus argumentos, pois também não era homem de viver nesses farranchos. Aos meus dez anos, papai, a convite de seu pai, nos levou a esse terrível espetáculo, e sei bem que ele também odiou aquelas pantomimas e disparates. Nunca mais nos levou a esses ambientes atormentados. Mamãe nunca foi mulher de estar envolvida com religiões, beijando anel de bispos ou mãos de padres. Dizia ela com grande sabedoria: NÃO SE BEIJA MÃO DE NINGUÉM, POIS NÃO SE SABE POR AONDE ESSAS MÃO ANDARAM. O que me levou ao embaraço de, aos dezesseis anos, em companhia de meu amigo Luiz Augusto, na época seminarista, ter encontrado o Bispo de Pelotas, Dom Antônio Zattera e ao cumprimentá-lo foi aquele impasse. Ele tentava levantar a mão e eu a segurava firme, olho no olho, até que ele educadamente entendeu que eu não iria beijar-lhe o anel e soltou a minha mão. Um homem educado.
      Caso quase semelhante aconteceu com meu filho Fábio. Levado por amigos à igreja Fátima, cuja nossa casa era bem próxima, para inscrever-se para a primeira comunhão, coisa de guri. O padre da paróquia Edmundo, mais conhecido como Torto, pois não tinha um olho, disse que ele só faria a primeira comunhão se cortasse os cabelos. Fábio usava as gadelhas a moda Gaúcha, compridos ao meio das costas. Fábio virou-se e saiu sem nada dizer. Sabendo do ocorrido, em uma bela tarde tal padre passou em frente a nossa casa e eu o chamei. Fi-lo sentar e censurei a sua atitude, o mesmo desconsertado quis remediar a situação, momento em que Fábio, piá de onze anos chegou e sisudamente disse: Só cortarei meus cabelos se o senhor cortar os cabelos do seu Cristo, que assim como eu era cabeludo e depois eu como o meu pai não acredito nestas coisas e jamais farei essa comunhão. E não fez. O padre foi-se sem mais uma ovelha.
      O amor é a palavra. Não precisamos acreditar em um ser etéreo, desde que tenhamos em nossos corações o amor. Amor sem chantagens, as chantagens bíblicas do premio e do castigo. Amor sem interesses, amar por amar. Isto sempre ensinei para meus filhos. Os dois filhos são ateus. Homens honestos, cooperativos e amigos de seus amigos. Ambos preocupados com a sociedade como um todo.
      Hermanita, que prazer imenso em encontrar teus comentários. Fico lisonjeado e cá, do garrãozinho do Brasil te mando um beijo com muito carinho e que tenhas bons dias vindouros.

      Excluir
  3. Pedrito, querido!

    Sabes k eu desconhecia, totalmente, que algumas igrejas foram vendidas e substituídas por espaços de diversão e cultura? Acho bem, pke quem quiser pode orar em qquer lugar.

    Gros bisous, chéri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada Céu.
      Obrigado pelo "grande beijo, querido". O retribuo com muito carinho e respeito.
      Aquele que crê, não precisa de castelos de pedra para orar, basta ter fé e acreditar. Se deus existisse bastaria orar diante de uma flor ou uma pedra, pois segundo reza a lenda, deus estará em todos os lugares. O coração limpo e fraterno é que alcança a graça. Mesmo não crendo acho que o verdadeiro cristão estará mais ligado a seu deus quando seus pensamentos foram límpido não importando onde. É caríssima amiga, muitas igrejas foram transformadas em ambientes totalmente adversos à fé e muitas outras serão e nem por esse motivo abalará a crença dos que verdadeiramente creem. Tenho lido muito sobre o animismo e em conversas com o amigo Luiz Augusto Passos, filósofo e teólogo, professor da Universidade Federal do Mato Grosso chegamos a concordar sobre essa forma de ver a vida, pois se eu,o homem, teria uma alma ou espírito por que as demais formas de vida ou mesmo formas meramente materiais não a teriam. Uma coisa à pensar, pois não sou superior a uma borboleta, a um pássaro ou a um rio. O xintoismo e o budismo nos dão um caminho adverso do pensamento ocidental normativo, punitivo e muitas vezes retrógrado quanto à natureza. Ele, Luiz Augusto chegou a me confidenciar que sua fé (foi padre por muitos anos) está numa encruzilhada, pois passou a não concordar com a ideia do deus único e concorda plenamente com a forma de ver o mundo dentro do animismo. Como conhecimento é muito interessante e nos leva a uma reflexão maior e menos traumática. Vejo aqui, dentro do Brasil a umbanda como um referencial, diria eu, animista aonde a hipocrisia inexiste, todos são iguais, o que infelizmente falta no mundo cristão, lembrando e sempre lembrando das palavras do Papa Francisco,"mais vale ser um ateu do que um cristão hipócrita". É amada portuguesa do Alentejo, o mundo cristão está dominado pelos que, inconscientemente, muitas vezes, estão no caminho da soberba e da hipocrisia. Veja os "príncipes" do Vaticano, soberbos, arrogantes, alheios à pobreza, isolados no fausto e não abrindo mão de suas prerrogativas. Sei, é óbvio, que não fazes parte deste grupo, tens um coração limpo e pensamentos puros. És uma pessoa educada e adorável, com um grande e belo coração.
      A bientôt.
      Mil beijos com muito afeto e carinho.

      Excluir