PS

PS

SEGUIDORES

terça-feira, 21 de março de 2017

Eu Sou do Sul





Eu sou do sul,

É só olhar pra ver que eu sou do sul,

A minha terra tem um céu azul,

É só olhar e ver...

         Mas bah! Até com água de garrafa se pode cevar um mate!
Inicio este post com parte da letra da música dos Serranos, Eu Sou do Sul, e faço um breve relato da saga deste povo guapo, conhecido como Gaúcho, que surgiu lá pelas canhadas da Pampa na Argentina, nas haciendas espanholas a lo largo do Mar del Prata, em Buenos Aires, avançando para outras Províncias Argentinas atingindo até o norte do país e se espraiou despacito pela Banda dos Charruas, hoje Uruguai, adentrando às terras espanholas no extremo Sul do Brasil, que na época a ela pertenciam e que somente a partir de 1750, pelo espúrio tratado de Madri, trocou com os portugueses a Colónia del Sacramiento às margens do Mar del Plata pelas Missões, a lo largo esquerdo do Rio Uruguai, sem nenhuma consulta aos nativos desta querência e essa passou a pertencer a colônia portuguesa, lembrando  que esses não queriam pertencer a Colônia do Brasil, pois viviam livres em uma sociedade harmônica, rica e farta, organizada pelos padres Jesuítas Espanhóis, no que se poderia afirmar, ser um Regime verdadeiramente pré comunista, ou comunismo primitivo longe da escravidão, o que não era bem visto pelos espanhóis e portugueses escravocratas, que seguidamente faziam missões para prear índios.
      
                  Gauchos argentinos, com suas adagas sob as rastras.

Tanto nas Missões como nas terras ao sul do Ibicuí o verdadeiro povo Gaúcho ou Gaucho, permaneceu em sua maioria. Muitos portugueses saíram da Colónia del Sacramiento, no Uruguai e rumaram às Missões no Rio Grande do Sul por força de tal tratado, assim como muitos portugueses Açorianos, o que não mudou o espírito indômito dos índios Missioneiros que não aceitaram tal acordo e pelearam solitos contra a toda poderosa Espanha, unida ao todo poderoso Império Português, numa Guerra que ficou conhecida como “Guerras Guaraníticas”, desenrolada entre 1752 a 1756, sendo seu maior vulto o índio Sepé Tiaraju, líder heroico, hoje considerado santo pela maioria dos Gaúchos Rio-grandenses, inclusive emprestando seu nome ao Município de São Sepé, fundado em 29 de abri de 1876.


                 Sepé Tiaraju - Heroico São Sepé.

Esta Guerra levou a destruição das Missões levando Espanha e Portugal a cometer um dos maiores genocídios da história, com o aniquilamento físico de grande parte dos índios Missioneiros, dos quais muitos fugiram para a Argentina.

            Sandra admirando a arte Missioneira.

Mais uma vez a miscigenação dos ibéricos com as índias Missioneiras, deu-se de forma massiva, resultando no povo Gaúcho Missioneiro em Ambos os lados do Rio Uruguai, que traduzido quer dizer Rio dos Pássaros Coloridos, permanecendo em sua prole o espírito guerreiro do atual povo. 

            Gaucho Uruguaio, chimarrão e carne buenacha!
  
Em 1828, pelo tratado do Rio de Janeiro, que concedeu independência a tão sonhada República Oriental del Uruguay, que até então era uma Província do Império Brasileiro, conhecida como Província Cisplatina, porém o Brasil avançou sobre seu território, tomando o País do Tape ao sul do rio Ibicuí, levando suas fronteiras mais para as regiões sul e oeste do hoje Rio Grande do Sul, chegando suas fronteira até o Rio Quaraí e Chuí ou Xuí,  que até hoje servem de tênues marcos fronteiriços com los hermanitos Orientales, mui guapos e valentes, terra de meu avô materno de Trienta y Tres e do avô paterno de minha mulher, de Paysandu, pois foi sempre esta região fronteiriça uma passagem livre tato de um lado como para outro, o que formou famílias binacionais. E isto vai ocorrer também em toda a fronteira seca com o Uruguai.



Os verdadeiros Gaúchos, nascidos do amálgama ibero-pampeano, mesmo que alguns tenham tomados outros rumos pelas carreteiras da vida, são hoje encontrados, mais refinadamente pela Campanha, Fronteira Oeste e Missões do Rio Grande do Sul, pelo Uruguai, pela Pampa e norte da Argentina, chegando à Patagônia e ao extremo sul do Chile, em menor número.



Los Gauchos Rio-grandenses herdaram sua cultura das terras espanholas do Cone Sul, somos um mesmo povo, um mesmo sangue e uma mesma têmpera e cultura, tanto fisicamente como na música, no charlar e nas pilchas (roupas), entreverado obviamente com a cultura trazida pelos portugueses, como em algumas música e danças, e hoje também no idioma no Rio Grande, além, é claro, de uma boa parcela do sangue.

            Pórtico na entrada de São Miguel das Missões.

É errado chamar todo o Sul Rio-grandense de Gaúcho, pois grande parcela não têm as mesmas vertentes, o certo seria Rio-grandense do Sul. Sabendo que sonho dos verdadeiros Gaúchos, Argentinos, Uruguaios e Rio-grandenses é ter sua própria terra. Una República Gaucha, (Gautcha).

             Bruno, meu neto e Sandrinha indo despacito para o que
                          sobrou das reduções destruídas pelos espanhóis e portugueses.

Alguns, por amenidades, não querendo animosidades com os Rio-grandenses de outras origens, afirmam que ser Gaúcho é um estilo de vida, portanto posso afirmar que estão equivocados, mesmo que eu venha a sofrer algumas críticas, afirmo que o povo Gaúcho é realmente um povo diferente dos brasileiros e de muitos Rio-grandenses, principalmente os da Grande Porto Alegre e da Serra. E disto temos a convicção, basta olhar e ver.

              Povo Gaúcho, suas tradições e danças.

Há no Rio Grande do Sul, além dos Gaúchos; alemães, italianos, russos, judeus, árabes, Birivas e negros, esses últimos concentrados principalmente na Grande Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, entre dezenas de outros povos que para cá migraram, fundindo-se em sua maioria à nossa cultura. Essa fusão vista com bons olhos, pois mais vale um forâneo se dizer Gaúcho do que muitos Rio-grandenses preferirem cultura de outras plagas que não seja a Gaúcha, como acontece principalmente com muitos Porto-alegrenses e vizindários.

            Trançando Aço - Birivas do Planalto e a dança dos facões.

Os Birivas, do Planalto Meridional e Litoral Nordeste do Rio Grande do Sul surgiram do encastiçamento de índias caingangues com portugueses vindos das Minas Gerais, São Paulo, notadamente de Sorocaba e do litoral de Santa Catarina, principalmente de Laguna, de matriz portuguesa, além é claro dos negros escravos, bravos guerreiros que lutaram junto aos Gaúchos, atrás de sua tão sonhada liberdade, no histórico e heroico 1º Corpo de Lanceiros Negros. (1835-1845), durante a Revolução Farroupilha que foi a mais extensa guerra do chamado Novo Mundo.

            Em Colónia del Sacramiento, no Uruguai, em frente  a um.
                                Rancho Português do ano de 1690 . - Restaurado. óbviamente
                                mantendo suas características originais;  .

Os Birivas, de fala mansa, com características físicas notadamente mineira e paulista, que como disse, surgiram no Planalto, aonde vinham para caçar ou levar tropas de gado chimarrão (selvagem), assimilaram o modo de vida dos Gaúchos, inclusive nas tradições, nas músicas e nas pilchas, com sutis diferenças, entretanto os Gaúchos são charladores, proseadores e gritões.

           Bruno e vovó Sandra ao lado desta maravilhosa construção
                             em São Miguel das Missões. - Rio Grande do Sul.

Esta diferença no falar está ligada a geografia. No Planalto, de terras dobradas dos Birivas, se fala baixo, fala mansa, pois não adianta gritar com quem está atrás de um morro ou serra, já os Gaúchos falam alto, pois vivem nas planuras da Pampa e quem está a léguas de queixo poderá ouvi-lo e no grito se comunicam.


            Sandrinha contemplando o que era a Nave Central da bela
                               Igreja construída pelos Índios Missioneiros.

Já os verdadeiros Gaúchos, 2/3 ibérico, com uma notada maioria espanhola, mesclados com Charruas, Minuanos, Tapes e outros índios, além é claro, do negro que varia de zero a 10%, na composição sanguínea do Gaúcho, dependendo da região, formam um mesmo povo de tauras e taitas, cujo suas chinocas ou prendas também são guerreiras e mui despachadas e charladoras.

              Maravilhosa obra dos Índios Missioneiros.

E para dar aos brasileiros de outros Estados e aos estrangeiros uma noção desta cultura, abaixo relaciono algumas palavras próprias que estarão em um dicionário que venho pesquisando e organizando há anos para um dia publicá-lo, do que eu chamo Gauchês, que é essa maneira diferente de falar, quando estamos entre nós, nas canchas retas, nas bailantas, nos bolichos ou em outras oportunidades, principalmente na Semana Farroupilha, quando a indiada se reúne a volta dos braseiros para comer uma costela gorda e mal passada, ou, como é muito boa, uma costela de 12 horas.
 
                                Costelas ao fogo de chão ao estilo campeiro. 


OigaLê coisa bagual de boa é uma costela gorda, seja no fogo de chão a moda campeira ou “en una parrilla uruguaya”.

             "Costela" en la Parrilla Uruguaia.

O povo Gaúcho, do qual faço parte com orgulho e honra, sonha com sua Pátria independente. Quiçá um dia aconteça, pois é um desejo da esmagadora maioria que quer ser livre como são os potros haraganos, nascidos selvagens nesta Pampa.


Levanta-te Terra Gaúcha, e lembre que no peitaço e na lança fizemos este chão e não esqueçamos jamais que...

Co yvy oguereco yara!



Gauchês

Abagualado – Ficar ou agir como bagual.
Abichornado – Triste, desanimado, sem forças. Adoentado.
Aboletar – Sentar-se. Ficar em algum lugar ao gáudio.
A la pucha – Expressão de espanto, admiração ou asco.
Alcaide – Pessoa ruim, sem serventia, de péssima reputação.
Algariado – Alvorotado, agitado.
Alimal – O mesmo que animal.
Andarengo – Andarilho, pobre errante que anda pelas carreteiras e campos.
Aporreado – Animal ou alimal cavalar mal domado.
Arrolhar – Acovardar.
Bacudo – Homem de pouca cultura. Índio grosso, de maus tratos.
Bagual – Cavalo selvagem, bravio.
Baiquára – O mesmo que bacudo.
Baita – Grande, enorme.
Bateclô – Vaso sanitário, (Fronteira Oeste). Pode ser também o banheiro.
Bichará – Vestimenta rústica tecida de lã ovina, na forma de um retângulo com um furo no meio por onde passa a cabeça, protegendo as costas e o peito do quera, ficando seus flancos abertos.
Bispar – Examinar, olhar, bisbilhotar, espionar para tirar proveito. Provém da palavra bispo assim como vigarista provém de vigário.
Biguano – O mesmo que bacudo.
Bochincho – Briga, discussão, alvoroço.
Bóia – Comida, alimentação.
Bolicheiro – Dono do Bolicho. Vendeiro.
Bolicho – Venda. Armazém. Quiosque. Comércio pequeno de secos e molhados.
Bombear – Olhar calmamente ou por longo tempo. Pensar. Ficar absorto. (o índio tomando seu mate passivamente e observando ao rededor).
Borracho – do castelhano (Pronuncia-se - borratcho) – Bêbado.
Caborteiro – Trapaceiro, esperto, velhaco, mentiroso, infiel.
Camboim – Cassetete. Madeira dura e resistente.
Cañada  Lugar, bibóca, lugar longe, pouco povoado.
Canhada – O mesmo que cañada.
Capincho – Macho da capivara – Castelhano Carpincho. (Carpintcho).
Carneadeira – Faca – Faca curta que serve para courear ou carnear. Cutillo.
Caronero  (Castelhano) – Sabre ou adaga comprida que é levada junto ao arreio do cavalo, sobre a carona.
Cerquito – Perto (pertinho).
Certa feita – Ocasião. Determinado tempo ou data.
Charlar – Conversar. Falar.
Che – Palavra charrua que significa MEU.
Chucaro – (do castelhano cuja pronúncia é tchúcaro) – Xucro.
Cola fina – Citadino. Homem não afeito as lides campeiras e aos costumes.
Comprar Camorra – Comprar briga, aceitar desafio, meter-se em briga de outro.
Cusco – O mesmo que guaipéca. Cachorro vira latas.
Entrevero – Misturado, confusão. Choque de cavalarias, embate, luta. Prato típico do Rio Grande do Sul com carne de rês, galinha, porco, calabresa, ovelha, coração de galinha, fígado e moela, batata, cenoura e até o dedo do cozinheiro.
Esgualepado – Terminado, roto, arruinado.
Facão-sem-cabo – Metido a valente, a bacana. Coisa que não é. Bobalhão.
Faceiro – Alegre, risonho, feliz.
Flete – Cavalo.
Folheirito – Fácil. Rápido. Sem delongas.
Fuças – Rosto, cara.
Gaudério – Vagabundo (Fronteira). Demais regiões a palavra vem sofrendo uma enorme modificação e passa a denominar erradamente o Gaúcho. “O alcaide me chamou de gaudério e eu já puxei o talher de briga e nos entreveramos na peleia”
Guaiaca – Cinto de couro com diversos compartimentos onde são guardadas moedas, fumo, palha, pederneira e outras coisas.
Guaipéca – Cachorro pequeno e sem raça.
Guasca - Homem rústico, valente, forte, guapo. Os guascas lá de fora. Já uma guasca pode ser uma lonca de couro cru. Uma tira de couro.
Haragano – Cavalo domado que por ter passado muito tempo sem ser usado no trabalho tornou-se espantadiço.
Légua-de-beiço – Expressão usada na Campanha e Fronteira Oeste para mensurar pequenas distâncias, pois quando se pergunta a um vivente onde fica tal lugar, o mesmo sem dizer uma só palavra limita-se a apontar esticando o lábio inferior indicando a direção, fazendo leve movimento com a cabeça para cima. Já a légua-de-queixo é mais longe que a légua-de-beiço.
Lonquear – Surrar. Dar um coça de laço. Surrar com a lonca, pau ou relho.
Jaguara – Cachorro.
Macanudo – Corruptela de bacanudo, bacana, bonito, bem trajado, legal, bom, superior. Muito usado a Argentina, não só entre os Gaúchos.
Maleva (Malevo ou malebra) – Desalmado, perverso, desapiedado, bandido, cruel, de má índole. “Minha bisavó, Maria Emilia era uma índia maleva”.
Mambira – O mesmo que Bacudo. (Muito usado na campanha nos anos 50 e anteriores, principalmente em Pelotas, Canguçu, Arroio Grande, Capão do Leão, Cerrito) e ao rededor.
Mandinho – Guri, gurizinho, piazinho.
Mango – Relho, rebenque.
Maula – Covarde.
Monarca – Diz-se do cavaleiro bem montado, que monta com elegância. Estiloso.
Ñapa – (ñ=nh) Prêmio. Era comum ainda nos anos 50, o bolicheiro dar umas balas de ñapa, para o comprador de algum produto.
Nhapa – O mesmo que ñapa.
Num vu – Rápido, rapidamente. Vou lá, num vu e já volto.
Oigalê – Expressão de alegria, admiração ou espanto.
Oitavado – Meio de lado. Posição de um indivíduo que não está bem de frente ou nem de costas para um determinado lugar ou pessoa.
Orelha em pé – Atento.
Pagar depósito – Recuar por medo, acovardar-se, o mesmo que pagar vale.
Pala – Vestimenta leve que segue o mesmo estilo do poncho, mas é feito principalmente de seda e serve para proteger as pilchas do Gaúcho da poeira das carreteiras no verão.
Patrão Velho – Ser mitológico, deus. Fábula, lenda. Nhandevuruçu.
Peleador – Lutador, batalhador, valente.
Peleia – Luta. Briga. Contenda.
Pelota – Bola. Canoa de couro muito usada pelos índios.
Piá – Coração. O uso e o costume deram outro sentido, o de guri, menino, mandinho.
Pilchas – Vestes Gaúchas, tanto do homem como da mulher.
Pilchado – Vestido com pilchas, bem arrumado.
Pinguancha – Menina moça.
Pinguanchita  – Menininha.
Plaga – O mesmo que querência.
Poncho – Espécie de vestimenta pesada para proteger do frio que envolve quase todo o corpo do indivíduo, possuindo uma gola por onde passa a cabeça. Muitas vezes é erradamente chamado de pala.
Prosear – Conversar.
Quera – (cuéra) Homem. Determinado homem destemido, forte, valente.
Querência – Lugar onde se nasceu, pátria, torrão. De onde se guarda boas recordações e para tal queremos voltar.
Rastaquera – (rastacuéra) Oposto de Quera. Homem sem valor.
Rastra – Cinto de couro macio. Usava-se muito de couro de lontra ou capincho (carpincho), cujo fechamento é às costas com fivela ou simplesmente atado com uma piola,(tira de couro) e na parte frontal é enfeitado com correntes e brasão, que além de segurar as bombachas serve também como suporte da adaga. (sabre).
Relancina – Repente, rapidez – Usa-se “de relancina”.
Retaco – Homem baixote e forte. Diz-se também de muares e cavalares dessas proporções. Petiço.
Taita – Destemido, protetor.
Taura – Bravo, valente.
Tchê – O mesmo que Che.
Torena – Homem elegante bem pilchado, (bem vestido).
Tramposo – Velhaco. Trapaceiro.
Truviscar o relho – Surrar com o relho (rebenque).
Tupanci – Nossa Senhora.
Vaqueano – Homem muito hábil.
Vaqueanaço – Superlativo de vaqueano.
Vivente – Ser, ente. Homem ou mulher.
Xerenga –  Faca -Carneadeira  de péssima qualidade.
Xiru – Índio. (Che iru, meu amigo, meu companheiro).
Xucro – Animal não domado, chimarrão, bravio. Diz-se do homem sem trato social. De modos brutos, não afeito ao convívio social.
Zurrapa – Ruim, de má qualidade.



11 comentários:

  1. Olá! Gostei muito do seu "dicionário".Devo dizer que conheço algumas das palavras (Aboletar, baita, bóia, certa feita, entrevero, faceiro, fuças, orelha em pé, peleador, prosear, rastaquera, xucro) que eram muito utilizadas por minha mãe. O curioso é que ela era do interior de São Paulo, perto da Capital. Jamais foi para o sul!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico honrado com sua visita e comentário tão bem-vindo. Agradeço tão elogioso comentário e deixo este espaço sempre a tua disposição. Realmente, o prosear dos verdadeiros Gaúchos é bonito e muito interessante, mesclando palavras espanholas, portuguesas e charruas, como tche, piá, chinoca e outras tantas. Amo São Paulo, principalmente seu interior, aonde o povo charla de maneira também interessante. Muitas palavras do Gauchês chegaram a outras plagas, levando o nosso jeito diferente de charlar, coisa que se espraiou por Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e agora sei que em São Paulo também. Muitas delas levadas em 1930 com a Revolução de Vargas e outras, infelizmente em 1932, quando com razão e heroísmo os Paulistas levantaram-se em armas contra aquela ditadura. Sempre fui simpático aos bravos paulistas que, em não aceitando as promessas não cumpridas foram a luta, que infelizmente não redundou em vitória, mas que levou a ditadura Vargas a, dois anos após dar ao povo brasileiro uma nova constituição. Parabéns a essa brava gente. Apesar de ser Gaúcho confesso que naquele momento o Povo Bandeirante estava coberto de razão. Com muito respeito e extremada honra mando-te um forte abraço.

      Excluir
  2. Olá, menino gaúcho, do sul, e todo orgulhoso de o ser!

    Pedro, meu querido, eu tb sou do Sul de Portugal, mas não do Algarve, mas do Baixo Alentejo e tu sabes que eu sinto e o resto das pessoas portuguesas, não alentejanas, sentem, k nós somos diferentes de todos eles? Se contam mil e uma anedotas, sempre referindo que somos preguiçosos, pouco inteligentes, calmos, tipo "deixa andar, enfim, só "defeitos". Não é tanto, assim, não, mas alg. coisas correspondem à verdade. Falamos diferente, agimos diferente e até comemos diferente, mas eu tenho orgulho em ser alentejana: gente pacata, honesta, nada brigona, enfim, recatada e discreta

    Ora o teu Sul e o meu Sul são opostos, em muitos aspetos, mas isso não significa k as pessoas se não identifiquem e sejam amigas. Eu acho um montão de graça à tua "soberbia", ao teu "patriotismo exacerbado", enfim, a tudo o k falas, BEM ALTO (rs), pke eu sei k tu és um homem mto bom pra família e parar os amigos.
    Querem a independência? Se sentem com condições para tal? Olha, o Brexit (rs)!

    Adorei ver todas as fotos, incluindo aquelas onde está Sandrinha e vosso neto, mas cuidado com as costelas gordas, pke têm gordura e isso eleva o colesterol e os triglicéridos.

    Ainda bem que colocaste aqui a explicação das palavras gaúchas, regionalismos, pke eu não acertava nem uma, se não fosse o dicionário.

    Gostei IMENSO da obra dos Índios Missioneiros (missionários, não)? Que majestosidade!

    Parabéns por essa aula fabulosa de História, por pores a nu mto do k está escondido, de falares alto e seres brigão (rs).

    Que grande e interessante post! Tanta História por aqui. Olha, que eu sei do Tratado de Madrid, mas nunca pensei k os Portugueses tivessem agido desse jeito. Os espanhóis, antigamente, nos roubaram colónias, possessões k tínhamos por aí, enfim, e como diz o provérbio: de Espanha, nem bom vento, nem casamento (rs)".

    Beijos e um big abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada hermanita alentejana.
      Sei que esta hora em Portugal o povo já está no berço, porém aqui ainda é cedo e com muito prazer honra e incontestável alegria que a recebo em meu espaço, fazendo votos que estejas bem, com saúde e paz. Por aqui todos bem, com a alegria de ter recebido meu filho mais velho, Franco, para jantar, juntamente com esposa e o neto amado.
      Eu sou do sul e ser do sul é ser diferente de tantos que perdemos a conta e muitos infelizmente, mesmo aqui no sul não imaginam o que é ser verdadeiramente um Gaúcho por quatro costados, ou seja, ter quatro avós que são desta mesma vertente, que tiveram filhos e netos dentro desta nossa cultura tão ímpar neste continente chamado Brasil.
      O Gaúcho, por princípio e cultura é um povo hospitaleiro e sempre dizemos aqui que damos um boi para não entrar em uma briga, porém se entrar damos toda a boiada para não sair. Somos um povo diferente, educado, com uma cultura bem superior a média nacional, e nos apraz muito ter nos portugueses parte de nossas raízes, aos quais respeitamos e temos um carinho especial.
      Sonho com uma Pátria Gaúcha, porém sem fazer como o Reino Unido fez. Deixar por deixar a União Europeia, o futuro é incerto e as vezes mau, mas como tenho muitos amigos, parentes e conhecidos no Uruguai e Argentina, sei que formamos uma grande família separada por linhas demarcatórias tênues.
      O Gaúcho por natureza é carnívoro, mas temos um excelente antídoto que é reconhecido pela medicina como um fator benéfico à nossa saúde que é o comer o “churrasco” com muita farinha de mandioca (manihot utilíssima ou manihot esculenta) e tomar sempre o chimarrão, digestivo e diurético de primeira linha.
      Não coloquei junto às palavras do Gauchês a expressão “Co yvy oguereco yara”, que quer dizer “Esta terra tem dono”. E tem mesmo!
      Quanto aos índios são mesmo Missioneiros e a Região das Missões que engloba vários municípios de grande progresso, principalmente no agronegócio, no noroeste do Rio Grande do Sul, seu atual povo é também chamado Missioneiro, já missionário seriam os padres jesuítas que iniciaram o povoamento da região com as chamadas reduções. Hoje compartilham desta região muitos povos descendentes de poloneses, alemães, russos, e outros, porém quase todos assimilaram a cultura Gaúcha e frequentam os Centros de Tradições Gaúchas. Há uma clara influência do espanhol no falar dos missioneiros, assim também ocorre na Fronteira Oeste e na Campanha, nas regiões mais próximas da fronteira com o Uruguai e Argentina.
      Realmente que a briga Espanha/Portugal é antiga, por domínio de colônias e outros problemas, porém tanto os espanhóis como os portugueses praticaram todo o tipo de barbárie no Novo Continente, principalmente com a escravização não só dos negros trazidos acorrentados da Mãe África, como dos índios, porém esses últimos eram arredios e não se sujeitavam à servidão,que preferiam morrer do que ser escravo, o que levou os colonizadores desistirem de tentar aprisioná-los.
      O tempo passou, o mundo mudou e a humanidade também, e hoje vemos o passado como um ensinamento para o hoje e para o futuro. As cicatrizes foram apagadas e sonhamos sempre com um mundo melhor e igualitário.
      Gostei muito do “nem bom vento, nem casamento”.
      Amada amiga Céu, mais uma vez honrado com teu comentário e que tenhas um belo final de semana que se “aprochega devagarzito”. A galopito, sem levantar polvadeira.
      Com respeito e carinho um beijo e um abraço.

      Excluir
    2. Céu amada amiga também do sul.
      Volto para completar. MIssioneiro é o gentílico dos nativos das Missões. Perdoe-me se não disse acima.
      Bom final de semana. Hoje estarei indo para Gravataí,a cidade que mais cresce no Rio Grande, pois é o aniversário de meu filho Fábio. Beijos para ti, para os Alentejanos e demais portugueses.Ah! e vou comer mais um churrasco de costela bem gorda.

      Excluir
    3. Olá, meu querido amigo gaúcho, meu homem do Sul do Brasil!

      Adorei a forma como iniciaste a tua resposta, a tua saudação: "Amada hermanita alentejana". Sabes que, no Alentejo, usamos mto este diminutivo, por influência de Espanha, donde não vem nem "bom vento, nem bom casamento". Dizia eu, k o diminutivo ito/ita (sufixo) se usa mto na minha província e é disso exemplo, canito (cachorro pequeno e jovem), manita, irmanita, etc.

      Ser do Sul é ser diferente, sem dúvida, meu querido, aliás eu acho o Sul da Terra bem mais interessante k o Norte.

      Dão até um boi pra não entrar na briga, mas se tiver de ser, ah, então dão toda a boiada pra não sair. Esses "homi" são mesmo coletivos, sim (rs)!

      Compreendo tua ideia de independência, mas se a "coisa" falhar tens sempre hipótese de ires para países próximos daí e onde tens um montão de amigos e parentes.

      O gaúcho é carnívoro, tal como o Alentejano, mas eu prefiro peixe, desde k deixei de ser muito bela, balzaquiana e apelativa (rs).

      Ok. A farinha de mandioca e o chimarrão têm esse poder todo? Ah, então, come, para teres ainda mais prazer à mesa e o corpo agradece. Tu és um homem bem "bizarro" e interessante e mesmo sendo cheiinho, tens todo um jeito, que é só teu e k muito aprecio. Tens um rosto simpático, mto de homem, aberto e sincero e não guardas trunfos nas mangas, mas, se necessário, tuas mãos estão prontas pra dar um murro na mesa ou acariciar. TE ADMIRO MUITO!

      Agradeço tua cabal e completa explicação qto aos missionários, k entendi, na perfeição.

      Estive lendo sobre aquilo, as atitudes de Portugal e Espanha, nessa época e fiquei de coração apertadinho, mas como bem dizes, o tempo já passou, o mundo está, diariamente, em transformação, tal como a Humanidade, mas a História regista e não esquece.

      Obrigada por esta sã amizade, k estamos construindo, por essa rica troca de ideias e por seres quem és.

      Te desejo uma boa viagem, com mta alegria.

      Beijos, meu lindo gaúcho, e aquele abraço.

      PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO, MUITA VIDA, ALEGRIA, SAÚDE, PAZ E AMOR PRA TEU FILHO FÁBIO!

      Beijinhos para os outros meninos e tb paras as meninas, incluindo a menos jovenzinha, tua amada, Sandrinha!

      Excluir
    4. Denovamente, (como dizemos aqui no Sul), querida hermanita Céu, talvez não tenhas a ideia do quanto fico feliz em ler teus comentários, pois este carinho recíproco nos faz estar juntos mesmo que a distância seja enorme.
      Estávamos nos preparando para ir à Europa em junho/julho do passado ano, mas como as coisas aqui ficaram tumultuadas e hoje enfrentamos uma grande incerteza, transferimos nossa viagem, quem sabe o façamos em outra época, pois meu grande desejo é conhecer Portugal, é um sonho que acalento desde piá (menino) e quem sabe, se tudo correr bem possa um dia te conhece. Não podemos descartar nenhuma possibilidade.
      Nosotros aqui do sul usamos também muito o “ito”, como piazito (menininho), pinguanchita (menininha), rapazito, senhorita, cavalito, e por aí se vai uma infinidade de “itos” e” itas”.
      Já pensamos na possibilidade de ir morar no Uruguai. Temos pelos dois lados o direito à residência nesse maravilhoso país, chamado por muitas décadas de Suíça Americana, É um país maravilhoso, de povo culto e educado, cuja semelhança com a Campanha, Fronteira Oeste e Missões no Rio grande do Sul é muito grande.
      Quanto ao passado é página virada, mesmo que fique eternamente gravado na História não podemos ficar com a culpa coletiva como ocorreu dentro da Alemanha Fascista.
      Agradeço do fundo do coração os votos de felicidades a meu filho Fábio e todos, eu sei, mandam mil beijos com muito carinho e respeito à amiga Céu. Sandrinha ficou alegre com a lembrança e retribui o carinho.
      Beijo fraterno a caríssima amiga Céu.

      Excluir
  3. Tudo muito interessante é sempre bom ver e conhecer
    entendimento nunca é demais.
    Mas o que não tirei os olhos foi das costelas k, adoro.
    Minha preferida costela com aquela gordurinha do lado e bem passada k.
    A arte missioneira que sua esposa está admirando é belíssima.
    Abraço a ti e aos teus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janicce, sempre um imenso privilégio encontrar teus amáveis e sinceros comentário em meu espaço. Que a saúde a alegria estejam em tua companhia. Cedo acordei preocupado em não ter respondido de vereda o teu comentário, pois quando o vi já era tarde e como tem refrescado muito fui para caminha quase meia-noite, porém levantei cedo, tomei meu mate e estou aqui, com um pouquinho de frio, respondendo-te.
      A arte missioneira realmente é belíssima, o que prova que a sensibilidade está em todos os povos, basta terem a oportunidade de representá-la. E não nomearia os povos que possuem obras maravilhosas, pois todos seriam nominados. Do rococó ao barroco, do colonial ao gótico. A arte é a maneira mais pura de representar uma época e uma cultura, lamentavelmente as reduções foram destruídas pela cobiça humana e agora, neste último temporal que assolou a região das Missões, o tempo foi o causador de pequena, mas significativa destruição, não da gigantesca obra missioneira, mas de parte de seu museu e algumas construções ao entorno.
      Esta viagem que fiz com Sandrinha e meu neto Bruno às Missões foi uma das mais proveitosas viagens, não só pelas maravilhosas obras Missioneiras, mas por ter podido estar junto aos Guaranis, momento em que conversei com o índio Aniceto, que meses depois foi mostrado pela televisão em um documentário argentino que assisti com alegria. Sofridos homens e mulheres que tiveram o seu mundo destruído e hoje, alguns maus brasileiros, tentam riscar também da História.
      Caríssima amiga, um respeitoso abraço e que tenhas uma ótima páscoa, com ovos de chocolate recheados de alegria e paz.

      Excluir
  4. Concordo com grande parte, exceto a do grito, acho que não é verdade que seja uma característica que seja exclusiva do gaúcho e nem que todos os gaúchos sejam, além de a explicação não explicar muito, não faz muito sentido.
    Sobre a parilla ela é o próprio churrasco, a churrasqueira no espanhol é chamada parillera e a parilla ou parillada é o próprio churrasco em si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo:
      Tenho verdadeiro nojo desta palavra, "anônimo", pois muitas vezes é no anonimato que são feitas as covardias e sujeiras. "Não é verdade nada do que escreveste". Não diria isto, pois não sou um homem mal educado para chamá-lo de mentiroso, mas o senhor já foi escrevendo não ser verdade e quando não é verdade é uma mentira, e quem diz mentiras é mentiroso e aí se o guiapéca me diz isto na lata já saio trançando o aço branco num refuncho maleva.E depois o senhor "ACHA" e eu tenho "CERTEZA". É uma abissal diferença. Mas um homem verdadeiro não precisa viver no anonimato como a maioria dos meus comentadores, cujo nome é expresso ao final do comentário e a maioria no início. É claro que há povos gritôes, porém estou fazendo uma comparação entre Birivas, de fala pausada e mansa, que duvido que o caro senhor saiba o que é um Biriva, com os Gaúchos e quem conviveu anos entre os Gaúchos, pois pertenço a mesma cepa, da Campanha, Missões e Fronteira Oeste sabe como é. São gritões por natureza. A tal ponto de ouvi-los à léguas de beiço os seus surungos de campanha, onde a gritaria são verdadeiros sapucais. Claro está que existe os Gaúchos de carpete, não acostumados ao campo, que são meis fru-fru ao falar e não sabem o que é um biguano, o que é bispar, muito menos sabe o que é ficar oitavado. E é assim que eu sempre vivo em relação aos alcaides caborteiros. Quanto aos termos espanhóis quero somente informar ao distinto senhor que “Yo soy hijo de orientales, de Tryenta y Três e Canelones, my abuelo es de las tierras de los charruas e y mi mujer es nieta de un Uruguayo de Paisandú e su abuelita es una mujer de Concórdia, Argetina, a lo largo del río Uruguay y nossotros ablamos solamente el español en nuestro hogar. Entonces no vengas usted enseñarme cómo se escribe las palabras castellanas”. Assim mesmo agradeço ao anônimo. Porém saibas que nem sempre respondo a um anônimo, porém a rudeza de um, provoca uma reação contrária, igual ou superior e realmente não gostei muito deste termo "não é verdade". Chulo, descabido e sem propósito. Sejamos cidadãos, pois há milhares de maneiras de se opor a um fato ou afirmação com palavras menos vulgares. Viajo muito pela Internet e vejo comentários desairosos, geralmente escritos por “guris de merda” que não tendo conhecimento, cultura e altura moral ofendem doutores que escrevem artigos maravilhosos, chamando-os de fdp, vai tomar... e tantas outras coisas ignóbeis e eu fico com aquela vergonha alheia da falta de educação de muitos, que não é o seu caso, pois o seu caso foi uma infelicidade, pois poderia ter usado muitas palavras menos "espinhentas".
      Muita saúde e paz nestes tempos de pandemia. Retorne e comente, para isto existe esse meu espaço.
      Procure ficar em casa e use máscara ao sair, pois nossa saúde é um bem precioso.

      Excluir