PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Um Socialista na Casa Branca




Vamos apenas supor que o Senador Democrata Bernie Sanders consiga superar sua mais ferrenha adversária Hillary Clinton e seja indicado a concorrer à Casa Branca, e que venha a vencer as próximas eleições nos EUA.

Então teremos um socialista no mando da mais poderosa, rica e influente nação do mundo.

E como o Brasil é um país de macacos imitadores, no outro dia toda essa direita raivosa se filiará aos partidos de esquerda, e Socialistas, Comunistas e Anarquistas passarão a ser ungidos por essa direita destrambelhada como a salvação do Mundo Livre.

É assim que funciona. Se os americanos mandarem que os brasileiros andem com o bumbum a mostra, na mesma hora a esmagadora maioria vai abaixar as calças.

Espero que os novos ventos arejem o povo americano e que venham a colocar no poder um ser supremo socialista, assim talvez esses raivosos passem, a saber, que socialistas não são os bandidos que a direita raivosa diz que são.

Não podemos esquecer que muitos países europeus saíram das crises do pós Guerra na liderança de socialista, como Portugal, com Mário Soares que fez a transição para a democracia de forma pacífica, e foi presidente por dois mandatos. Na Espanha, Felipe González Márquez, do Partido Socialista Operário, ficou 13 anos no poder e alçou o país a alturas nunca dantes alcançadas. França, onde o presidente socialista François Mitterrand aboliu a pena de morte e elevou o país ao status de grande economia mundial.


E não podemos esquecer do exemplo que somente grandes homens são capazes de dar, que é o perdoar. E aí temos que lembrar do COMUNISTA Nelson Mandela, que apesar de ter sofrido 27 anos de prisão e torturas, ao sair da cadeia foi eleito Presidente da Racista África do Sul e perdoou todos os seus algozes e levou a país rumo a liberdade e democracia sem nenhum tipo de ressentimento, acabando com o Apartheid e transformando a África do Sul, onde brancos e negros passaram a conviver civilizadamente.

Hoje, o melhor país para se viver é a Finlândia e seu povo diz com orgulho que são governados pelo socialismo finlandês, onde vamos encontrar a melhor sistema de ensino do mundo, onde a medicina e gratuita, onde um professor ganha muitíssimo bem, onde o povo vive livre e a maioria feliz, pois nada lhes falta.

Mas apesar dos pesares vivemos num país sufocado pela ignorância, pela mentira e pela propaganda bem dirigida e antipopular que semeia o ódio.

A utopia pode ser alcançada, basta acabar com a ignorância que sufoca o povo.

                            Este homem pode calar o mundo.

Mas se Bernie Sanders for eleito presidente dos EUA, eu quero assistir de camarote e rir da cara dos rançosos.

4 comentários:

  1. É com gosto que verifico que continua a "blogar", perdoe-me o neologismo. Eu estou de regresso aos blogues, depois de uns meses de presença quase nula.

    Acabei de ler o que escreveu acima. Fique sabendo que eu também torço, com algum cepticismo, para que Bernie Sanders chegue à presidência dos Estados Unidos. Seria óptimo para paz mundial, tal como a eleição de Obama por dois mandatos, depois das presidências do violento George Bush. Se não fosse por mais nada - e foi - só ver um casal de negros na Casa Branca, valeu a pena, num país com tantos problemas de racismo.

    Quanto ao que escreveu sobre Felipe Gonzalez, foi como diz no início dos governos dele, mas depois acabou por se deixar envolver em redes de corrupção que o aniquilaram politicamente. Hoje é um bem instalado que torce pelo status quo e se insurge com linguagem violenta contra a esquerda emergente, o novo partido Podemos, por quem nutro simpatia. Não vejo é que faça críticas à direita fascizante que tem governado Espanha.

    Mudando de assunto. Há algum tempo vi por aqui que escreveu sobre o Acordo Ortográfico, mas não li, por falta de tempo e devido a outros afazeres. Pode indicar-me onde está esse texto, por favor? Gostaria de o ler porque não conheço a opinião de nenhum brasileiro sobre essa questão. Pode responder mesmo aqui. Eu virei cá ler.

    Um abraço
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Olá Caríssimo Carlos Romão.
    Não imaginas a alegria em receber tua visita e dizer do quanto fiquei contente em saber que estás bem, de volta e participativo.
    Realmente estou torcendo para que Barnie Sanders venha a ocupara a Casa Branca, novas ideias, um novo pensamento e propostas consistentes e até certo ponto revolucionárias que me fazem lembrar, pela história, das promessas de Theodore Roosevelt contra as grandes corporações.
    Quanto a Felipe González, não fiquei surpreso em saber dessa virada ideológica, pois aqui no Brasil também tivemos homens que, por oportunismo abandonaram suas posições de esquerda e abraçaram as causas da direita como Fernando Henrique Cardoso e todo o seu partido o PSDB, o mesmo caso aconteceu com um dos mais influentes militantes e líder Comunista Roberto Freire, meu conhecido pessoal, Senador da República e hoje Deputado Federal pelo Estado de São Paulo, que simplesmente virou as costas para o Socialismo e hoje caminha junto à direita reacionária em seu partido, o PPS, partido que ajudei a fundar e dele foi o primeiro Presidente em Canoas, porém ao ver desviando-se de seu rumo, dele saí e hoje a nenhum partido sou filiado. Nos anos 80, o Velho Revolucionário Luís Carlos Prestes, líder da Revolução Comunista de 1935, em uma pequena reunião, virou-se para mim e disse - "Tomem cuidado, Roberto Freire será o grande traidor da causa Comunista".
    Quanto ao PODEMOS, que tem seu berço na Espanha, qual a inserção dele em Portugal, pois hoje com a Europa Unida não faço a menor ideia de como são eleitos os representantes para o Parlamente Europeu.
    Bem, quanto ao Acordo Ortográfico que foi publicado com o Título “Acordo Ortográfico – Uma Piada” é do dia 23 de dezembro de 2015, e como verás sou um crítico contundente sobre tal acordo, que como digo, mais atrapalhou do que facilitou, e que hoje causa inclusive contendas na justiça sobre a modificação de certos nomes, como ocorre principalmente no Estado do Acre, onde a população está revoltada, pois pelo acordo deixaram de ser ACREANOS para serem ACRIANOS.
    Ente outras cositas.
    Grande abraço meu caro Carlos.
    Saúde, harmonia e paz.
    Prof. Pedro


    ResponderExcluir
  3. Olá Prof. Pedro,

    não acompanho de perto a política no Brasil, mas sei da mudança de Fernando Henrique Cardoso. O poder perverte e o dinheiro compra quase tudo.

    Quanto ao Podemos é um partido socialista que emergiu graças ao descontentamento do eleitorado espanhol com o bipartidarismo. A alternância no poder, do PP Partido Popular, de direita que alberga muitos franquistas, e o PSOE social-democrata, resultou em corrupção e tráfico de influências escandalosos. Entretanto surgiram outros partidos, mais pequenos, à esquerda e à direita. O Podemos, composto por gente muito jovem, não tem qualquer inserção em Portugal. Tem um homólogo, isso sim, o Bloco de Esquerda, que juntamente com o Partido Comunista, suportam o actual (tem cerca de dois meses) governo do Partido Socialista (o tal fundado por Mário Soares) que não tem só por si maioria parlamentar. É um equilíbrio difícil, porque o suporte do Bloco e do PC são-no apenas para evitar que a direita derrube o governo, não estando vinculados a mais nada; nem sequer têm cargos governamentais. São partidos que têm um percurso de opositores que não quiseram alienar.

    Na Europa os parlamentos nacionais continuam a existir a par do Parlamento Europeu. Há eleições nacionais e eleições europeias, mas quem "governa" a União Europeia é um órgão não eleito, a Comissão Europeia, composta por elementos de diversos países. A ideia da União Europeia inicial era belíssima. Creio que nunca na história da humanidade se chegou tão longe, do ponto de vista da paz, da liberdade, do desenvolvimento e da convivência entre povos como na União Europeia. Eu sinto-me tão português como europeu ao viajar livremente pela Europa como no interior de Portugal, desde que acabaram as fronteiras e a moeda é a mesma. Infelizmente, o ideal perverteu-se com a nova geração de governantes que não são políticos, no sentido da ciência do governo das nações, mas antes tecnocratas, comissários dos grandes interesses financeiros mundiais. Neste momento, com a crise dos refugiados das guerras que a Europa e os Estados Unidos semearam, primeiro no Iraque e depois na Líbia e na Síria (o Egipto e a Tunísia parece que escaparam), o terrorismo e a ameaça do Reino Unido abandonar a U.E., ela pode cair como um castelo de cartas. O que será dramático para todos nós, europeus, porque terá consequências económicas imprevisíveis.

    E fico por aqui. Depois lerei o seu texto sobre o Acordo Ortográfico e deixarei a minha opinião.
    Um grande abraço.

    Carlos

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlos Romão.
    Fernando Henrique Cardoso foi um dos perseguidos da Ditadura Militar, esteve até exilado, voltou para o Brasil após a queda da Ditadura e formou um partido PSDB, Partido da Social Democracia Brasileiro, e já de início pediu que todos esquecessem o que ele havia falado e escrito antes de ser eleito presidente, (1995 a 2006 – dois mandatos) houve inclusive um desentendimento com a Sra. Ruth, sua esposa que não quis abandonar o ideal socialista, mas ele enveredou para a direita e com o passar do tempo entregou as grandes empresas Estatais a Grupos Privados Internacionais a preços ínfimos, como todas as empresas de telefonia, Usina de Volta Redonda e a Vale do Rio Doce, uma das maiores do mundo. Enfim, entregou o que tinha de melhor para grupos internacionais. Esteve envolvido em vários casos de corrupção e nenhum deles chegou a ser apurado.
    Ao sair do poder assumiu um metalúrgico, o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores de cunho socialista, que não só elevou o Brasil como um país emergente como elevou a estima e a confiança do povo, período em que o Brasil passou a ser visto como uma potência, que passou de uma incômoda posição econômica para a sétima ou sexta maior economia do mundo. Criou o G-20,enterrou o G-8, e hoje, internacionalmente é o político Brasileiro mais reconhecido e que serve de exemplo para muitos governantes. A indústria automotiva teve seu maior desempenho de todos os tempos, há um automóvel para cada grupo de 2,5 brasileiros. Há um caso ímpar no Brasil, onde em muitas cidades, prédios desaparecem para dar lugar a estacionamentos.
    Ultimamente a direita golpista, alijada do poder, pois Lula deixou sua sucessora, Sra. Dilma Roussef, que já está no segundo mandato, está em guerra aberta contra o governo, com denuncia, muitas das quais sem fundamentação. Há grande possibilidade de Lula voltar em 2018, para desespero da direita raivosa. Assim espero.
    Torcemos aqui que a União Europeia volte a seu antigo caminho, um caminho que foi aberto dentro da paz e da solidariedade, porém vemos apreensivos o que acontece na Grécia, na Itália e na Espanha, que esteve envolvida em escândalos de corrupção envolvendo membros da família real, entre outras coisas.
    Apesar do Brasil ter muitos filhos espalhados pelo mundo, o país tem recebido milhares de imigrantes, espanhóis, portugueses, árabes, senegaleses e muitos haitianos, além de outros que vieram para o Brasil atrás do que a quatro ou cinco anos o país representava, muitos empregos e oportunidades.
    Desculpe se fui longo.
    Um grande abraço.
    Prof. Pedro

    ResponderExcluir