PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O “X” do Problema.




É simplesmente estarrecedor o “X”, não como um sinal gráfico, uma letra ou um número, mas sim um marcador de extrema e expressa ignorância.

Por outro lado o X se cortado ao meio no sentido horizontal vamos ter um V normal e um V invertido, que representava para os latinos do antigo Império Romano a mulher, que para eles era número 5, ainda hoje por grande parte da humanidade usado. Ainda hoje este V pode sim representar o sexo feminino. Mas se juntarmos duas mulheres, ou dois "Vês" vamos formar o dez, representado pelos romanos com a letra X. (v+^=X), 
 
Tri legal!

Mas afinal o que é o “X”?

O “X” além de ser usado em diversos segmentos da vida humana, pois serve para marcar uma questão, ou indicar um cruzamento em rodovias e quando sobreposto a um E, indica local que é proibido parar e estacionar serve também como um número ou um problema, quando dizemos o “xis da questão”, ou na construção civil, onde trabalhadores com pouca escolaridade, para evitar acidentes marcam com tinta lavável um enorme “X” os locais onde foram colocados vidros em janelas, paredes, vitrines ou portas.

Porém o “X” da questão ora em debate é saber quando devemos usar esta letra que surgiu provavelmente entre os fenícios, chamado de samek, que indicava a palavra peixe. Gregos, Etruscos e Romanos foram adotando tal sinal com sons com nuances diferentes como K, CS ou SC.

Já para nós o “X” pode ter quatro empregos diferentes na escrita, ou seja, pode ter quatro variantes fonéticas, sendo usado como CH, CS, SS ou S e Z.

Como assim?

Sim a letrinha é cheia de ginga, prá lá de malandra, vejam só:

Como CH, usamos o “X” em palavras como xadrez, xícara, baixo, xarope, xilindró, xilofone, axé, mexicano, mexerico, mexer, xiru, Xanxerê. E segundo a regra deve ser usada no nome do extremo sul do Brasil, Xuí, porém muitos por hábito e por influência do castelhano escrevem Chuí, e juram que estão certos. Ora bolas, os uruguaios tem o seu Chuy (Tchuí), mas nós temos o nosso Xuí. 

Como CS, usamos em sexo, nexo, léxico, lexical, amplexo, amplexicaule, anexar, convexo, axila, axioma.

Como SS ou S, em máximo, próximo, expresso, extremo, expressão, extinto, extintor.
Como Z, empregamos em palavras como executar, exército, exibir, exausto, exaurir, exato, exame, exatoria.

Porém para muitos o emprego desta letra linda e “sexi”, se torna coisa difícil e inimaginável e podemos ver pelos caminhos da vida “um café espresso”, e para justificar o erro dizem ser do italiano, do inglês e não sei mais quantas desculpas vão dar. Vamos encontrar um “estremo”, pois confundem o extremo que significa o último, o derradeiro, o final, o elevado, o ponto mais distante, a extremidade com a “estrema” que é o limite de uma terra lindeira, o marco divisório, sulco que delimita terras.

Seja lá como for o X continua sendo a grande interrogação no momento de escrever palavras esdrúxulas, que significa esquisita, extravagante, complexa, inacreditável, absurda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário