PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 2 de setembro de 2012

Tropa de Elite 2 – A Morte do Capitão Mathias.


                  Capitão Mathias

Qualquer comentário sobre esse filme seria desnecessário, visto que amplamente repercutiu em todos os sítios da sociedade como uma denúncia a corrupção existente na polícia do Rio de Janeiro.
Tal corrupção estende-se a todas as polícias, não vamos ser inocentes de acreditar que não há corrupção em outras polícias, quer civil ou militar dos diferentes estados da Federação. Isto é sabido.
Porém não estou aqui para discutir sobre a banda podre que se engaja às diferentes organizações policiais e sim ater-me a uma falha primária e grotesca existente neste que seria um dos melhores filmes nacionais.
Tal erro é visto na cena em que o Major Rocha, interpretado pelo ator Sandro Rocha, um corrupto agente policial, mancomunado com traficantes e outros pústulas da própria polícia como o Ten. Cel. Fábio. (Milhem Cortaz), assassina o Capitão Mathias, em excelente papel executado pelo ator André Ramiro. 
                           Major Rocha com insígnias de Capitão

Nesta cena o descabido é visto, pois o então Capitão Mathias está com a farda do Bope, entretanto não está com as insígnias de Capitão, três estrelas sobre os ombros e sim com divisas de Segundo Sargento presas a seus braços, porém após saudável e educada troca de comentários com um cidadão educado, infelizmente anônimo, foi que notei não tratar-se de um erro de continuidade e sim uma abordagem tática para não levantar suspeitas.
 
                   Capitão Mathias com divisas de Segundo Sargento.
Excelentes filmes têm os seus erros, como por exemplo o filme com o título no Brasil de Os Profissionais, sobre cowboys do velho oeste onde em uma excelente tomada aparecem os três "mocinhos" descansando sentados sobre a relva e seus cavalos amarrados a sombra de uma árvore tendo ao céu marcas dos gases de turbinas de um moderno avião a jato, já no filme Vale dos Reis, sobre a morte de um Faraó,  em uma tomada aparece um caminhão com vários holofotes atrás de uma pirâmide, ou outros filmes que se bem observados aparecem dezenas de pequenos erros de época ou do seguimento da cena. Este, cheguei a pensar que havia exagerado, rebaixando um oficial do posto de capitão a uma praça com a graduação de Segundo Sargento, porém devido ao educado cidadão anônimo, com quem troquei algumas informações, me fez notar não tratar-se de um erro e sim de uma tática como disse acima para não levantar suspeita.

Ao cidadão educado, gentil e civilizado meu muito obrigado pelas observações, já que nutro respeito e admiração pelos leitores educados, civilizados e cônscios. O Mesmo não dispenso aos estúpidos, mal educados, pústulas que jamais tiveram uma família estruturada, filhos de chocadeira que lhes faltou bons pais que lhes dessem educação e respeito, que em se valendo de não serem homens suficiente de olhar olho no olho, pois são covardes, escória de uma sociedade sem respeito e sem educação, não dou as mínimas e simplesmente os ignoro. Jumentos que se acham sábios e não passam de calhordas, imbecis e covardes.

53 comentários:

  1. Prezado,

    Acho que vc não entendeu o que foi tramado naquele momento do filme. Mas explico. Primeiro que o Mathias não estava com a farda do Bope, se vc prestar atenção ele esta com a farda da PM convencional pois a farda do Bope é preta e não azul. E no enredo do filme, o Mathias teria que se passar por um PM comum para poder entrar na favela sem levantar suspeita, ai o porque da farda azul e do posto de segundo sargento, pois em tempo nenhum um oficial da PM iria assumir a guarda de um posto sem levantar suspeita. As guardas nestes locais são feitas por soldados e um sargento que é o comandante do destacamento. Você pode ver que na substituição da guarda, sai um sargento e entra o Mathias. Não houve erro de patente e sim uma simulação para não levantar suspeita.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não sei seu nome para citá-lo, mas gostei do comentário e gostaria até de entender também como que em Tropa de Elite 1, o major Rocha era uma praça na graduação de sargento e não no posto de sargento, pois era apenas o sargenteante, o "sargenteante",corrupto e em Tropa de Elite 2 era um major, coisa impossível de acontecer. E foi apresentado com insigneas de capitão, neste caso não haveria o por quê, já que major é apenas um posto acima de capitão.Mas fica registrado o seu comentário elucidativo. Mas cá entre nós sabemos que em filmes o impossível acontece.

    ResponderExcluir
  3. Caro professor Pedro, em relação as insígnias de Capitão na farda do personagem Rocha não estava errado, pois no início do filme se passava no ano de 2006 e ele ainda era capitão, na segunda parte do filme ja estamos no ano de 2010 (dias atuais) na trama, e ai sim ele é um Major da PMERJ, portanto as patentes estão corretas, mas a questão que você disse, realmente não teria como ele ser promovido de 3º SGT (1º filme) para MAJ (2º filme), isso sim foi mancada do José Padilha.

    ResponderExcluir
  4. Caro anônimo, agradeço pela visita e pelo comentário, infelizmente não sei a quem estou me reportando, mesmo assim e em respeito a meus leitores devo a todos eles responder. Caríssimo, fui militar do Exército durante vários anos, onde servia na Casa da Ordem de um Regimento, para ser entendido a Casa da Ordem corresponde na empresa civil ao Departamento Pessoal, ou Recursos Humanos, onde convivia diariamente com leis, portarias, promoções, elogios e punições. Convivia com praças, de soldados a Aspirantes-a-Oficial e oficiais de Segundos Tenentes a Coronéis. Muitos hão de pensar que Aspirante são Oficiais, não, Aspirantes e sub-tenentes ou sub-oficiais são na verdade praças, ou mais precisamente praças especiais. Já os simples cabos, são praças-de-pré. E nesta minha passagem pelo Exército muitas coisas chegaram a meu conhecimento, obviamente, principalmente a compreensão de hierarquia. Ora se no primeiro filme o Rocha era um primeiro-sargento, sargenteante de uma sub-unidade, não seria em quatro ou cinco anos que ele seria promovido a major. Levando-se em conta que um sargenteante é o primeiro sargento mais antigo que assume tal função, caso não tenha assumido a função de sub-tenente, aí o segundo mais antigo assumiria a sargenteação. Impossível, levando-se em conta os interstícios, cursos e outros fatores que levam um militar a galgar promoções. Aliás, dificilmente galgaria a tal posto. Outrossim posso até ter me passado na questão da linha do tempo, coisa que talvez tenha escapado de minha percepção, entretanto muitos são os que assistiram a tal filme e não perceberam que o Rocha fez uma ponta no primeiro filme como um corrupto sargenteante. No caso de nossa Polícia Militar no Rio Grande do Sul, a nossa Brigada Militar, muitas mudanças foram feitas, como o fim da Academia Militar, onde os Cadetes dela saíam como aspirantes e podendo galgar o oficialato até o posto de Coronel, o que hoje não mais é possível, já que há um concurso para Capitão, no qual exige-se a formação superior em Direito, e esses sim podem galgar os postos de Major, Tenente-Coronel e Coronel. Cabos não mais existe essa graduação, e os remanescentes são considerados graduação em extinção. Já os sub-tenentes em fim de carreira são promovidos diretamente ao posto de primeiro-tenente, não havendo mais o posto de segundo-tenente. Obviamente não sei se nas polícias militares de outros estados isso acontece. Entretanto caro anônimo posso afirmar com muito convicção que jamais um primeiro sargento com mais de vinte anos de serviço sairia promovido a Major.
    O que notei é que ele sendo capitão, obviamente cumprido o interstício seria promovido a major, entretanto não é esse o fato e sim a trajetória meteórica de um sargento. Impossível.
    Continue comentando e visitando meu blog. Para isto que ele existe, ler, comentar, discordar, elucidar e sobretudo cimentar conhecimentos e em alguns casos ligar pessoas, as quais nutro todo o respeito e admiração e com as quais também aprendo muitas coisas.
    Um forte abraço meu caro.

    ResponderExcluir
  5. Ola, eu gostaria de acrescentar que o fato do Rocha sendo Sargento no primeiro filmes e depois virar oficial no segundo filme e totalmente possível, pois a carreira de praça na PM consiste no ingresso como soldado, porem um soldado pode chegar a Major graças ao QOA, que e o Quadro de Oficiais Auxiliar, onde subtenentes concorrem com seus pares para se matricularem em um curso chamado CHOA, ou CHO que e o curso de habilitação de oficiais auxiliares, permitindo um praça chegar ao posto de Major, a ascensão meteórica do rocha se deve ao fato de na PM quem tem alguma influência politica acaba sendo promovido mais rapido, pois quem promove os policiais e o Governador do estado e não a propria policia e nisso o Padilha acertou, fez uma critica que como o rocha era corrupto e com influencia politica conseguiu galgar da posição de sargento para a de Major, pois vocês sabiam que os Tenentes-Coronéis só são promovidos a Coronéis por Merecimento e quem julga se o TC e merecedor e o próprio governador e por isso existe a xubolagem na PM, pagar pau para politico e sinônimo de promoção.

    ResponderExcluir
  6. Caro anônimo.
    Para responder teu comentário estou publicando uma matéria com o título de Tropa de Elite - Sargento Rocha.
    Leia e tire tuas conclusões. Veja bem quanta consideração em publicar uma matéria especial para responder teu bem-vindo comentário.
    Um abraço, muita saúde e continue acompanhando este blogue ou blog, para mim é motivo de satisfação e reconhecimento.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!Não sei em outros estados, mas em MG por exemplo, um Sargento, pode chegar sim ao posto de Major! E dependendo do relacionamento que ele tiver, reforma como tenente-coronel! Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia (pena que não seu eu nome).
    Sim, em Minas Gerais, soube há pouco tempo de um caso em que uma praça ascendeu ao posto mais alto da corporação, porém (dependendo do QI político), mas não é regra geral, tanto que no Rio Grande do Sul foi fechada a Academia de Polícia Militar, a qual chamamos aqui de Brigada Militar e para suprir as vagas de Capitão é necessário um Concurso Público, sendo quesito pétreo para tal ser advogado, Caso uma praça da corporação tiver cursado Direito e estiver dentro da idade limite poderá prestar tal concurso. Chamado do Concurso o, agora então militar faz um curso de uma ano e é declarado Capitão, podendo então sair Major, Tenente Coronel e finalmente Coronel.Na Brigada Militar as praças podem chegar somente ao posto de Primeiro Tenente. Elitizaram os postos de Oficiais Capitães e Oficiais Superiores, que se tornou uma casta dentro da BM.
    Infelizmente.
    Um abraço aqui do extremo sul do Brasil.

    ResponderExcluir
  9. O grande problema é um aspirante-a-oficial, como matias, chegar a capitão e, no mesmo espaço de tempo, um 1° sargento chegar a Major.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretíssimo meu caro Evertonsjn. Fico honrado com sua visita e comentário. Essa subida meteórica de um Primeiro Sargento ao Posto de Major é que o grande problema,mesmo que ele tivesse as costas quentes, pois estando um Aspirante bem a sua frente sairia muito antes a Major do que uma praça. Aqui no Rio Grande do Sul, na Policia Militar, que nós chamamos de Brigada Militar as praças jamais atingem, pelo novo regulamento em vigor há muito tempo. ao posto, sequer de Capitão, pois alcançam no máximo ao posto de Primeiro Tenente e neste posto passam para a reserva, já que para entrar na corporação como Capitão é necessário um concurso público para quem tenho cursado Faculdade de Direito, neste caso é aberto para toda a sociedade, inclusive para soldados com tal habilitação e idade compatível, pois não há mais a Academia com seus Cadetes e para ser Capitão depende de Concurso. Não há mais na Brigada Militar os Aspirantes. Não sei como é o regulamento de promoções no Rio de Janeiro ou em outras Polícias. Porém o grande problema é o interstício, ao que me parece não ter sido respeitado neste caso. As dúvidas permanecem. Mas foi um excelente filme, o qual já assisti outras vezes.Honrado com sua visita desejo muita saúde e alegria. Um abraço.

      Excluir
  10. Caro professor Pedro, aqui no Paraná existe o QEO, onde pode-se chegar a coronel, é claro que na prática não existe, mas existem de fato Ten Cel PMPR QEO, eu já vi, como chegaram eu não faço ideia. No RJ creio que como disse o anônimo o QOA chegue até Major, assim como no exército o QAO pode chegar até capitão. Uma coisa curiosa no exército, que pode ou não ser o caso do RJ é que o interstício de QAO é menor do que de um oficial de academia, enquanto um oficial de academia pode levar de 8 a 10 anos para chegar a capitão, enquanto um QAO leva 6 anos de 2º tenente até capitão.
    Como ewerton disse como pode um 1º Sgt chegar a major antes de um aspirante pode soar estranho, mas aí podemos considerar três condicionais: 1) o interstício do QOA da PMERJ ser menor ao de academia, como no exército; 2) A influência política do Major Rocha (o próprio Formoso diz "Capitão Rocha é da base do governo) o que facilita a promoção por merecimento; 3) O capitão Matias, no tempo que o Rocha ainda era capitão, tomou uma punição de 30 dias, isso atrapalha muito um militar se ele quiser galgar promoção por merecimento, caindo seu conceito e sua colocação no QAM, por isso que depois de 4 anos, um chegou a Major e o outro estacionou como capitão.

    Por esses fatores é possível que em 13 anos um 1º Sargento mais antigo da companhia (por ser sargenteante, por exemplo, eu tive um sargenteante que 6 meses depois que ele assumir como SGTTE virou Subtenente, o mesmo pode ter acontecido como o Rocha, faltar poucos meses pra virar sub) se torne Major antes que um aspirante de Academia. Eu tenho um exemplo prático do Exército, um capitão que trabalhava comigo, era subtenente em 2011, e um tenente que também conheci se formou aspirante também em 2011, e vai levar mais alguns anos para chegar a capitão (hoje ainda é segundo tenente, ainda não foi promovido a 1º por questões disciplinares), o capitão QAO que trabalho comigo foi pra reserva no ano passado. Então eu digo não é problema um primeiro-sargento chegar a um posto maior que um oficial de academia em um determinado espaço de tempo. Ainda mais 13 anos.

    A questão é que temos que entender o Quadro da PMERJ porque apesar do RS não poder passar de 1º tenente na PMPR se chega até Coronel, são Policias diferentes, assim como a PMERJ. Não sei como funciona, mas não creio que criaram esta situação no filme sem pesquisarem o quadro da PMERJ, então é provável que lá se alcance o posto de Major. Assim como eu não posso interpretar as carreiras de policia baseando no que conheço do Exército por ter feito parte das fileiras do mesmo, pois como eu disse, lá se chega a capitão mas tem PM como aqui do paraná que é possível um praça chegar a Coronel.

    Ex 3ºSGT Int Gluchowski EB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Renato Gluchowski.
      Quero em primeiríssimo lugar pedir-te desculpas por este largo tempo sem uma merecida resposta, porém teu comentário entrou como Span e somente hoje, depois de quase um ano apareceu em meus comentários. Não é de meu feitio não responder, pelo que peço novamente mil desculpas.
      Teu comentário, tão lúcido e educado não merecia tal desfecho, mas infelizmente, como disse, somente hoje fui recebe-lo.
      Servi por quase seis anos ao Exército, e de lá para cá vão-se muitas décadas e neste período muitas coisas mudaram nas leis que regem as promoções no Exército. Meu pai fora promovido a Subtenente em 1955, passados sete anos ele chegou a Primeiro Tenente, quando passou à reserva no mesmo posto. Não sei hoje como é. Já meu Padrinho, por ter ficado mais um tempo no serviço ativo, sendo colega de promoções de meu pai, saiu do Exército como Capitão.
      No caso específico da Brigada Militar, como é chamada a Polícia Militar do RS, após muitas idas e vindas, com o fechamento da Academia de Polícia Militar, as praças chegam em fim de carreira apenas como Primeiros Tenentes, já que há Concurso Público para o posto de Capitão, e daí podem galgar até o posto de Coronel. Esse Concurso é aberto, podendo, mesmo Soldados que possuam o Curso de Direito fazê-lo, porém concorrem em igualdade com civis.
      Tuas informações são deveras interessantes e enriquecem este espaço. Não tenho conhecimento profundo sobre o plano de carreira das Polícias Militares de outros Estados, porém tuas informações auxiliam-me a entender como podem ocorrer.
      No Exército o interstício para promoções (Portaria 1751) prevê os seguintes tempos para promoções: Asp. Of. 6 meses, Segundo-tenente, 14 meses, Primeiro-tenente, 46 meses, Capitão 86 meses, Major, 58 meses Ten Cel, 34 meses, Coronel, 38 meses, Generais, 24 meses. Salvo impedimentos. No caso das Praças o tempo difere, pois o 3º sargento são 92 meses, 2º Sargento 80 meses, 1º Sargento 56 meses e Subtenente 44 meses. Tais alterações se devem também ao tempo de serviço, que pelo ano 66/67 passou de 25 para 30 anos de serviço ativo. Estamos falando de casos normais, não menciono o caso de promoção por merecimento.
      Porém voltando ao caso de Rocha, neste mundo estranho tudo é possível, o que foge não só da lógica como de meu entendimento. Porém é possível, no caso das Polícias Militares. Aqueles que servem em Gabinetes, podem, não afirmo, serem promovidos sem o devido interstício. Não sei. A dúvida permanece, pois a carreira militar é outro mundo. O interessante é que no Paraná a Praça pode chegar ao posto de Coronel, o que há bem uns vinte anos deixou de acontecer na Brigada Militar. Tenho uma irmã casada com um Coronel, que ficou bem uns quinze anos no posto de Capitão. Em compensação ao sair Major foi num tapa a Coronel. Interessante que há uma diferença entre as Polícias Militares, diferenças marcantes. Na verdade parece-me que elitizaram a Brigada Militar, pois inclusive os postos de Segundo-tenente e Primeiro-tenente, oficiais, passaram a fazer parte do grupo das Praças, pertencendo ao mesmo clube, isto me soa mal, pois fazem parte das mesmas fileiras, entretanto não fazem parte do mesmo Clube, ou seja, há uma separação entre Oficiais Intermediários (Capitães) e Superiores, dos que um dia foram, sofridamente Praças. Uma separação elitizada, pois somente os com Curso Superior, no caso o de Direito, usufruem de uma mundo separado. Fazer o quê?
      No caso específico do Sargenteante, sempre assume o Primeiro Sargento mais antigo, desde que não esteja na função de Subtenente, ou por algum outro impedimento, como LE,LI ou LTS, lembrando também que é o Primeiro Sargento mais antigo que assume a Ajudância (S1), considerando-se os mesmos impedimentos.
      Caríssimo Sgt. Gluchowski, agradecendo teu inestimável comentário, peço novamente mil desculpas, ficando sempre ao dispor do amigo que colaborou muito com este espaço.
      Ponho-me à disposição.
      Fraterno abraço.

      Excluir
  11. Aspira ele era da PM, não era?
    Capitão ele já era do BOPE..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luan Becker. Saúde e paz.
      Não entendi bem teu comentário. O Aspirante (Aspira ou Aspirina no jargão militar) era sim da PM, assim como o BOPE é da PM-RJ. Até aqui tudo bem, pois o militar serve em diferentes setores da corporação, conforme sua formação, capacidade, etc. O que fica em jogo e o interstício.
      Caro Luan, fico agradecido com tua participação.

      Excluir
  12. Digamos que o então sargento Rocha já estivesse, no momento do Tropa 1 (1997) aprovado para o concurso interno de oficiais. No ano seguinte ele já seria segundo-tenente e até 2006 seria capitão. Sem contar que havia promoção por bravura na PMERJ e ele era apadrinhado político do governador do estado... Ou seja, essa questão do Rocha ser Major no Tropa 2 condiz com a realidade.

    ResponderExcluir
  13. Caríssimo Ron Carvalho.
    Honrdo com sua visita só tenho a dizer que em nosso Brasil tudo é possível, mesmo discordando. Não sei se há concursos internos nas polícias militares, mesmo assim temos que concordar que há interstícios nos postos de oficiais, o que seria uma meteórica ascensão comparada a de Idi Amin Dada,de Uganda que de Sargento, em pouquíssimo tempo foi promovido ou autopromovido a General. Tudo é possível onde a lei que prevalece é a do mais forte.
    Fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  14. Meu caro, a farda do capitao Matias no evento citado não é do BOPE, mas sim das tropas convencionais de policiamento urbano. Ele está junto com sua equipe, em uma UPP no bairro Tanque, onde se disfarçam como a guarnição convencional de policiais de UPP. Essa é a razão dele esare com as divisas de segundo sargento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro Miguel:
      Sim! Tudo está entendido e retificado. Em um primeiro momento achei ser um dos milhares de erros de sequência e outros, encontrados em filmes, não só nacionais como estrangeiros. Fico agradecido pelo educado comentário e desejo muita saúde e paz.

      Excluir
  15. Porque o major rocha morreu no tropa 2?? Nunca entendi essa parte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus, eu também ainda não entendi, procurei em vídeos e outras informações, mas acho que deveria ter sido morto por ser um corrupto, metidos com milícias, assim como uma certa família. Ainda não tenho uma resposta.
      saúde e mais saúde.

      Excluir
    2. Acho que foi por causa do depoimento do Cel. Nascimento na CPI do final do filme, o que deve ter iniciado uma reação em cadeia de um dedurar o outro até chegar no Maj. Rocha, pois segundo o próprio Nascimento o depoimento dele fez muito vagabundo ir pra vala e muito corrupto ser preso e tal.

      Excluir
    3. Olá Guilherme.
      Bem observado, infelizmente em nosso país vive uma derrocada moral e assistimos sem forças, corruptos serem presos e no outro dia estarem em liberdade, não só policiais que foram agora anistiados, como pastores e outros pústula que agem livres no mundo político. Fico envergonhado de ver nos noticiários internacionais o nome do meu país relacionado ao banditismo, ao desgoverno, ao trafico, a milícias que livremente agem em todo o país e são associadas da políticos. Desculpe-me pelo desabafo, mas o que falta nessas horas é um Fidel Castro que mandasse todos esses pústulas para "El Paredón", mas infelizmente somos realmente um país de coitadinhos. Caríssimo Guilherme muita saúde e alegria, cuide-se e um fraterno abraço.

      Excluir
  16. Uma coisa que eu não entendi, o rocha era sargento no primeiro filme e o Mathias era aspirante, como no segundo filme o rocha já era major e o Mathias capitão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Naruto.
      São coisas que entendo como erros de sequencia ou conhecimento, pois levaria um período muito grande para um sargento sair major. Lembro que aqui, na Brigada Militar do RS um sargento nunca passa de 1ºTenente, mesmo para a reserva. São coisas que muitos explicam mas não há lógica, por mais que seja a corrupção de certos paus-mandados e isto acontece em todos os lugares, não dá para entender nem aceitar. Ou seja, houve uma total inversão de valores.
      Um abraço.

      Excluir
  17. Olá caro, professor !
    Muito legal esse tema.
    Pois bem. A questão acima é muito relevante porque polícia militar é uma polícia estadual , sendo assim, varia de cada estado , no Rio um sargento pode chegar ao posto de major sim , mas isso é questão de indicação, mais precisamente uma questão política .
    Você citou o fato de um sargento sair major , e o camarada que é aspirante ao longo do filme ser mais recruta que ele , creio que essa foi sua pegada, que ao meu ver aos olhos do povo , obviamente seria impossível. Nas carreiras militares existe e muito um militar mais recruta ficar mais antigo que um outro que por ventura esta na corporação a mais tempo .
    Vou usar uma relevância emblemática. Militares que responde um certo processo , vai atrasar por completo a vida dele como militar, os postos e graduações serão completamente atrasados , que pode ser o caso acima citado mas com pouca relevância. Mas vamos voltar pro lado da indicação ?
    O corrupto que tem um viés político sobe um posto acima por bravura , outro , outro e outro . Convenhamos que ele vai virar um oficial de forma bem ascendente naquele meio e, rapidamente chegará a capitão, posteriormente major .
    Hora bolas será que é possível isso ?
    Sim caro , professor !!!
    Infelizmente em várias instituições não se dança conforme a música , e sim , por interesses políticos e partidários.

    Vou lhe dar um outro exemplo bem básico que acontece a todo o tempo . Um cabo que está na corporação a 6 anos chega um recruta , faz o CFS, forma SGT mais ou menos antes do carada que já está na corporação a anos e sai subtenente antes dele !!
    Ah !! No exército um sargento tbm pode chegar ao posto de capitão, mas não são todos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Emerson, que a alegria e a saúde sejam constantes em tua vida. Obrigado pelo comentário. Porém antes de responder quero fazer um ressalva, fui militar do Exército por 6 anos, e nesse tempo trabalhei na Casa da Ordem. (S1). Local este relativo nas Empresas Privadas ao Departamento de Pessoal e mais, nessa época desempenhava a função de Datilógrafo do Boletim Interno onde são publicadas todas as leis e alteração relativas aos militares, como promoções, elogios, punições e tudo mais. Outrossim sou filho de militar, praticamente me criei dentro do 9º Regimento de Infantaria, Regimento em que servi esses seis anos. Ao formar-me na Faculdade, optei pela vida civil, dele me afastando. Tudo o que escreveste tem toda a base legal, porém aqui na República do Rio Grande do Sul a Brigada Militar tem suas próprias leis quanto a promoções e uma praça só chega ao posto de Primeiro Tenente, jamais alcançará o posto de Capitão ou Oficial Superior. Tenho um cunhado que é Coronel, e amargou mais de uma década como Capitão. Hoje não há mais a Escola de Preparação de Oficiais, foi substituída por Concurso Público para formados em Direito, que após um curso interno sai Capitão, podendo galgar até o posto de Coronel. Ou seja. Elitizaram os Oficiais Superiores. Outrossim, as Polícias Militares nada mais são do que Exércitos de Ocupação, pois sabe-se que estão aí para controlar as massas populares e não protegê-las. Assim são as Forças Armadas, cujo seu principal inimigo não são os países estrangeiros, pois nenhum país invadiria o Brasil, porém se o povo brasileiro pensasse em mudar o sistema vigente no país, imediatamente as FAs correriam em defesa dos ricos e poderosos, massacrando o povo. Pois o Status Quo não pode sofrer qualquer alteração. Ou seja, os rico mandam e os pobres obedecem. Quando eu digo pobre são todos os assalariados e mesmo que ganhe muito é e será um assalariado. Sei também que muita corrupção corre solta entre policiais que se aliam ao tráfico, formam milícias e atuam na contravenção e como vimos no Rio de Janeiro, invadindo casas e roubando dos cidadãos, porém isto é sabido das elites que fazem vistas grossas, pois lucram com isso. E o pior é que os canalhas são sempre os que mais ganham com a farda, o mau policial, aquele que faz mal à sociedade raramente é punido. Meu caríssimo Emerson, um grande abraço e muita saúde.

      Excluir
  18. Excelente caro , professor!

    O senhor disse que foi militar das forças armadas , minha singela contingência !
    Sou paraquedista militar de 1999; o senhor também se referiu sobre nosso Brasil jamais ser invadido , eu também acho que não, mas por nosso país ser muito rico , mais precisamente na Amazônia, talvez tenhamos um cuidado maior com aquela terra que é nossa , gringos como americanos estão de olhos vastamente aberto com aquela localidade , árvores, minério mais precisamente o ouro ! Grave bem o que estou dizendo , talvez daqui uns 10 anos sanções podem ser tomados em prol do fato citado acima , e, o senhor vai se lembrar dessa humilde conversa de quem tem um mínimo e humilde conhecimento.
    Não acredito em invasão em massa pelas terras amazônicas porque por lá existem homens que conhecem aquela melhor que ninguém e, nenhum seals, ranger, SAS ou qualquer membro operadores especiais no mundo, conseguirá dela sair , e se sair vai sair completamente debilitado diante da cultura ambiental dificílima naquele local hostil .
    E não haverá bombardeio, como muitos que não conhece o sistema dizem por aí. Porque sendo assim , cometeria um crime de guerra ! E, novamente reitero.... sanções podem ser tomadas .
    Agradeço de forma verdadeira pela grandiosa educação . Talvez minha humilde opinião hoje , pode não fazer o mínimo de sentido , mas o tempo vai falar mais alto e por toda via vais lembrar da simples e humilde opinião caro , amigo !
    Um forte abraço para o senhor e toda a família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo Emerson, como me sinto gratificado com comentários deste nível. Sinceros, educados e com um espírito de brasilidade intenso. Fico mui contente.
      Fui militar graduado e filho de Oficial, ou seja, até os meus 26 anos estive dentro da hierarquia militar. Foram muitos anos. Hoje tenho uma visão bem diferente o que me instiga a continuar vivendo e contando o que vi e soube.
      Amigo, tuas palavras são verdadeiras, há sim de se pensar no futuro, porém para saber do futuro há a necessidade de conhecer também o passado. Até os anos setenta o estrangeiro só podia adquirira até 300 hectares de terras no Brasil, infelizmente os militares no Poder abriram essa restrição e deram ao estrangeiros o direito de comprar o que quisessem e hoje temos no Brasil um sem número de fazendas de estrangeiros maiores que muitos países europeus. Uma vergonha. Essa mesma linha política fascistóide entregou o pré-sal, entregou a Embraer, entregou vergonhosamente a Base Aeroespacial de Alcântara, a mais bem posicionada base de lançamentos do mundo. Inclusive apesar das denuncias de sabotagem jamais os militares investigaram a fundo a sabotagem que destruiu parte da base e dezenas de técnicos e cientistas que lá trabalhavam foram mortos. Coincidentemente tal base foi entregue de mãos beijadas para os sabotadores, agora neste governo. Tais denúncias encontrarás no Youtube, fartas declarações e vídeos a respeito, inclusive a do Coronel Roberto Monteiro de Oliveira, chefe do SNI, avisando que os americanos planejavam destruir parte da base para atrasar o programa espacial brasileiro, o que veio a se concretizar em 22.08.2003. Uma vergonha que os militares deixaram acontecer, pois sabidamente muitos sairiam ganhando com o entreguismo. Outrossim, há uma tendência política de fazer privatizações e geralmente para o capital especulativo internacional e num futuro breve estaremos sem a Petrobrás e outras empresas como foi a Vale e muitas outras.
      Meu cônscio amigo, pelas riquezas, gigantismo e clima, era para ser o Brasil uma das mais ricas e prósperas nações do mundo, atrever-me-ia dizer a primeira ou segunda nação mais rica, isto não acontece porque temos uma classe política de direita, ricos e religiosos que conspiram contra o povo brasileiro, para cada vez ficarem mais ricos e viverem no nababo enquanto o povo padece. Porém, admito que o povo seja o principal responsável, pois vota sem conhecimento, vota sem saber em quem ou em que propostas, tanto que o atual presidente foi eleito sem apresentar nenhuma proposta e mesmo que apresentasse, ele não representa o povo pobre, sua ideologia é de extrema direita, portanto só tem olhos para os poderosos, infelizmente.
      Meu querido agradeço o carinho com a minha família e desejo a ti e aos teus muita saúde, paz e alegria.
      Um baita abraço.
      Há neste meu espaço muitas histórias de caserna, que com tempo e paciência poderás pesquisar, muitas são hilárias como a Banana de Ouro e outras.

      Excluir
  19. Muito boa tarde,  mestre!


    Em 1997, foi testado o primeiro protótipo do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1). Explodiu poucos segundos após a decolagem. Em 1999, outro teste e mais uma explosão. Na terceira tentativa, em 22 de agosto de 2003, nem deu tempo de começar a contagem regressiva. O foguete explodiu três dias antes do lançamento, quando estava sendo preparado na base de Alcântara, no Maranhão. O comando da Aeronáutica investigou e concluiu que o acidente foi causado por uma falha elétrica. O problema é que o relatório oficial não convenceu todo mundo. Especialistas em pesquisas espaciais desconfiam que o programa brasileiro foi sabotado. Um complô estrangeiro teria completado a sua missão em território nacional? Alguns fatos indicam que sim, segundo a teoria verde-amarela.
    Pois bem , eu também achei uma vergonha para a soberania nacional , mas não foi o governo de direita quem drixou de investigar , e sim o governo que gozava desta  reitero Lyla fazia parte do executivo , sendo assim ele comandava a polícia Federal e as forças armadas "LULA" !   Que por sinal , é de extrema esquerda , e não de direita acima citado.

    Vamos puxar a conversa pra mineração, como citei na conversa anterior  ?

    Depois de crescer 10% ao ano na década passada, o mercado mundial de nióbio está estável. A demanda é de 100 mil toneladas anuais, 90% fornecidas pelo Brasil. De todos os 55 minérios que o Brasil exporta, o nióbio é o único em que somos líderes globais. Ele é o nosso terceiro metal mais exportado em valor financeiro (atrás do minério de ferro e do ouro, e empatado com o cobre na terceira posição).

    Deixo por bem recomendado que sim , contrariando sua tese de minério do ouro ser balela .
    Ressalto também outros países que estão nos espionando, RU* e Ch*, pois é!
    Repito , não sou amador , estou na ativa desde 1999, em tese nada chega para o civil (PAISANO) porém.... prisões são feitas quase que diariamente na nossa grandiosa Amazônia.
    Voltando a falar de mineração, esquecendo o ouro propriamente dito .

    Nióbio ,você joga um punhadinho de nióbio, apenas 100 gramas, no meio de uma tonelada de aço – e a liga se torna muito mais forte e maleável. Carros, pontes, turbinas de avião, aparelhos de ressonância magnética, mísseis, marcapassos, usinas nucleares, sensores de sondas espaciais… praticamente tudo o que é eletrônico, ou leva aço, fica melhor com um pouco de nióbio. Os foguetes da empresa americana SpaceX, os mais avançados do mundo, levam nióbio. O LHC, maior acelerador de partículas do planeta, e o D-Wave, primeiro computador quântico, também. Todo mundo quer nióbio – e quase todas as reservas mundiais desse metal, 98,2%, estão no Brasil. Nós temos o equivalente a 842 milhões de toneladas de nióbio, que valem inacreditáveis US$ 22 trilhões: o dobro do PIB da China, ou duas vezes todo o petróleo do pré-sal. Por isso, há quem diga que o nióbio pode ser a salvação do Brasil, a chave para o País se desenvolver e virar uma potência global. Mas de que forma o nióbio é explorado hoje em dia, e quem ganha com ele?

    Caro , mestre , foi uma honra a conversa .
    Espero que essa discussão educada e respeitosa nos renda frutos e conhecimentos melhores , um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo amigo Emerson, que sempre te encontre bem de saúde e paz.
      As informações econômicas que trazes em teu comentário são importantes e que mostra que és uma pessoa bem informada e que enriquece qualquer conversação, pelo que te parabenizo. Poucas são as pessoas que buscam conhecimento útil, pois de inutilidade basta navegar por dezenas de milhares de publicações que nos são dispostas através da Internet. Porém temos que ter muita cautela quando entramos em assuntos mais sensíveis, principalmente os de cunho ideológico. Aí podemos ser bombardeados por INFORMAÇÕES ou informações. O país que mais espiona o Brasil e o mundo chamasse Estados Unidos da América, e não a Rússia ou a China. Inclusive li a carta enviada pelo Ex-Presidente Jimmy Carter ao então Presidente Donald Trump, quando a esse alertava do avança econômico e tecnológico da China em relação aos EUA, dizendo em outras palavras que se a China passou os EUA foi porque esta jamais se envolveu em guerras ao contrário do seu país que vive envolvido em todo o mundo em guerras, espionagens, atentados e outras coisas. Assim vemos que o país mais terrorista e agressivo é sem dúvidas os EUA, com centenas de intervenções armadas em vários países e sendo o articulador de ditaduras, como a criminosa ditadura argentina que matou e sequestrou crianças, as quais foram entregues a novos pais, cujas las Abuelas de Plaza de Mayo, ainda procuram os seus netinhos desaparecidos. Criança recém nascidas ou de pouquíssima idade que foram praticamente roubadas de seus pais pelos militares.
      És um jovem novo e cheio de sonhos, porém sou um homem velho que passou e viu muitas coisas horríveis nesse mundo. Em minhas constantes viagem pela terra de Gardel, já que minha mulher é neta de argentinos pude ouvir relatos assustadores dos crimes perpetrados dento da Argentina durante a ditadura militar, tanto que o Ditador maior, o General Jorge Rafael Videla foi condenado à prisão perpétua por seus crimes e acabou morrendo em uma prisão.

      CONTINUA.

      Excluir
    2. Óbvio que há um Plano Internacional liderados pelos homens mais ricos do mundo para sujeitar o mundo sob o controle estrito dos poderosos que se valem da mentira e do dinheiro para iludir, cooptar e amordaçar, para que o Status Quo não seja alterado.
      Sabes bem, pois és um homem inteligente que a mentira é a mola que mantem a distensão da Sociedade. Ou seja a sociedade pode ir até um determinado ponto, quando essa mola puxa tudo para as seus “devidos” lugares, valendo-se dos que estão um pouco acima para subverter, mentir, iludir, denegrir, fazendo com que a verdade seja sempre a deles e não dos outros.
      Assim, meu caríssimo posso, devido a meus estudos em Ciências Políticas e Sociais dizer-te com todo o respeito que Luiz Inácio Lula da Silva jamais foi um homem de extrema esquerda, sequer foi Comunista, coisa que se descarta devido a várias coisas, pois ele sabe que jamais houve Comunismo em nenhum lugar. Comunismo ainda é uma Utopia, um por vir e duvido que tenha um dia sido um socialista. Até aceitaria que ele seja um socialista moderado, muito longe do que se vê hoje na França, aonde os Socialistas tem propostas e poderão se eleitos por larga maioria como foram eleitos há algumas décadas tirando a França de vários sufocos sociais e econômicos.
      Porém a extrema direita usa desses engodos para iludir e manter o povo preso ao medo. E isto é sim ideológico, pois dizia Joseph Goebbels, Ministro da Propagando Nazista, que a mentira e tantas vezes dita que passa ser verdade.
      (Historia Hilária) Estávam no S/1, o Sgt Ariano, o Cb Acosta e eu, quando adentrou a Seção o Cel. Machado. Na conversa que se seguiu disse o tal Coronel que os comunistas queriam implantar uma ditadura no Brasil. Todos se entreolharam e eu disse: - Coronel se os comunistas querem uma ditadura então suponho que o Marechal Castelo Branco seja um deles. Todos engoliram em seco e o Coronel sisudo disse- “TEIXEIRA”, não sei onde estou que não te ponho na cadeia. E saiu da Seção, bravo, batendo os tacos dos coturnos no assoalho do prédio.
      Pois é assim, meu dileto amigo, que os que estão acima fazem os demais pensarem. O medo é ainda um entrave na sociedade.
      Meu querido e novo amigo sei que muitas coisas não chegam aos civis, como dizes, aos paisanos, lembrando que Presidente da República é sempre um paisano e esse não tem acesso a muitas coisas, assim como nem o Presidente dos Estados Unidos sabe dos bastidores, dos meandros de acordos secretos, de informações sigilosas e outros. Ou seja, os militares têm o monopólio da informação e muitos militares que não atingiram o generalato também nada sabem. São por enquanto, peças descartáveis. São coisas restritas a um pequeno grupo.
      Meu caro desculpe-me ter me alongado na resposta, mas sempre é bom dividir com pessoas inteligentes que querem saber, eu mesmo, como diziam os filósofos gregos – quanto mais eu sei, mais eu sei que nada sei.
      Vivo procurando conhecimentos.
      Um grande abraço, saúde, paz, alegria e esperanças redobradas, para ti e toda a tua família.

      Excluir
  20. Muito boa noite, mestre !!


    Vou me "RETIFICAR" no que foi dito sobre CHINA e RUSSIA , vossa senhoria achou que eu me proferi minhas humildes palavras a esses dois países , sim, no último texto sim , porém... Lembre -se que no texto anterior eu mencionei os americanos! Desculpe tomar seu precioso tempo meu caro, mestre , mas conversas sadias e saudáveis como essa será sempre uma honra porque eu sempre estarei aprendendo , e como suas sábias palavras .... O tempo sempre segue nos ensinando .

    Voltando ao tema citado sobre espionagem continuo enfatizando o mesmo!

    Diante deste assunto que assola a humanidade . Se o senhor estiver um tempinho de sobra , dê uma olhada e veja se o Brasil já espionou a RUSSIA por exemplo ?
    Claro que sim, Acredite !!
    Veja se nosso país espionou o Irã ? Claro que sim !!
    Não me lembro qual seria o outro país , mas aconteceu !
    Quando se fala em espionagem, uma vez que isso vaza, é crime ! salve engano crime contra a soberania nacional .

    Que refere o seguinte :
    crimes contra a soberania nacional: atentado à soberania, atentado à integridade nacional; espionagem. crimes contra as instituições democráticas: abolição violenta do Estado democrático de direito; e golpe de Estado.

    Meu caro, lhe desejo em dobro tudo que foi meramente dito . lhe agradeço de coração e, o aprendizado foi muito construtivo, expresso um excelente domingo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fraterno amigo Emerson.
      Sempre honrado com teus comentários claros e que denotam conhecimento. Um grande abraço. Nunca meu tempo é tomado por teus comentários, fico na verdade com o coração estreleiro ao recebê-los o que me instiga a continuar escrevendo.
      Caríssimo, os americanos querem a todo o custo vender seu modelo ao mundo. Um modelo concentrador de riquezas, um modelo onde o cidadão comum amarga não ter, como no Brasil, saúde gratuita, mesmo com imperfeições temos pelo menos um SUS, que atende indiscriminadamente pobres e até classe média, o que difere dos EUA, onde muitas vezes o cidadão perde sua casa ou apartamento para poder custear uma operação em um filho. Se tiver dinheiro é bem atendido, caso contrário, dana-se. É um modelo injusto e selvagem. Vendem o chamado sonho americano, pois por trás deste sonho estão as grandes corporações e milionários que pouco estão ligando para o povo. Assim como mantém uma ferrenha lavagem cerebral. Assim como, já escrevi em outra resposta, mantém verdadeiros exércitos de ocupação (polícias militares) para oprimir se for o caso e não para proteger. Assim como as Forças Armadas na maioria dos países, existem não para proteger e sim para controlar, pois se 90% do povo quiser mudar o sistema político vigente, por meios democráticos as FAs, seguindo as duras ordens das elites que controlam o povo, farão como que esse povo não alcance seus sonhos, pois infelizmente só os poderosos podem mandar e sonhar.
      Outrossim caro amigo Emerson o Capitalismo ilude com salários razoáveis aqueles que jamais serão elite, mas os convence em oprimir os que estão abaixo. Oprime países e instituição e quando menos se espera dão um golpe nas instituições para se manterem no poder. Pois a história da República Brasileira está crivada de golpes e ditaduras não para manter o povo num situação melhor e sim para preservar as elites industriais e latifundiárias, que exploram o povo. Acusam a esquerda de entreguista, porém essa direita é a que mais dilapida o Brasil, em negociatas, vendas de empresas nacionais a preços espúrios, iludem e mantém o povo a mercê de seus interesses nem sempre claros. Continuamos no Brasil seguindo a politica do império romano, ou seja, pão e circo. Porém nesses últimos tempos está faltando o pão.
      Faço com minha mulher e um grupo de pessoas honestas um trabalho social relevante, pois distribuímos sanduiches e uma garrafa (250ml) de achocolatado aos moradores de rua, cujo serviço de distribuição fica aos cuidados do probo amigo José, mais conhecido como Zezão. Mas não esmorecemos fora algumas sacolas com alimentos que são doadas a famílias em estado de miséria. Isto é um absurdo, pois sendo o Brasil um país tão rico, ver cidadãos dormindo pelas ruas, sem alimentação ou esperança dói muito. Mas sonho com um mundo de igualdade, onde meninos brancos e negros joguem alegremente nos parques e que não haja fome, não haja injustiças. Basta as pessoas olharem para suas próprias vidas e verem que são filhos ou netos de pobres e desesperançados e que por seus esforços galgaram posições, como eu que estudei como um condenado para ter hoje uma vida mais tranquila, mas jamais esquecerei, pois tenho consciência de classe que meus avós, tios e outros foram pobres. Meu pai, um homem semianalfabeto, nos anos trinta conseguiu galgar graduações e postos no Exército, aposentando-se com Primeiro Tenente, mas jamais esqueceu de suas origens humildes.

      CONTINUA

      Excluir
    2. Quanto ao mundo atual.
      Disse Jimmy Carter ao escrever para Donald Trump, quando este assumiu a presidência dos EUA.;
      - OS ESTADOS UNIDOS É A NAÇÃO MAIS AGRESSORA DA HISTÓRIA DO MUNDO, POIS QUER IMPOR AOS ESTADOS O SEU MODELO DE GOVERNO E AOS VALORES AMERICANOS EM TODO O MUNDO.
      Lúcida avaliação de Carter frente aos problemas mundiais, ou seja, numa análise franca ele expôs com conhecimento de causa o belicismo americano, pois para alcançarem seus objetivos usam comumente da mentira, da violência e de crimes contra indivíduos e povos, numa bestialidade ímpar. Mantiveram o Haiti sob um bloqueio econômico por mais de um Século, destruindo todas as bases econômicas desse país caribenho e o levando a uma pobreza sem limites, o mesmo querem fazer com Cuba. Matam, maltratam, empobrecem, enquanto isto o próprio presidente Joe Biden declarou, logo que assumiu a presidência, que uma das suas grandes tarefas era a de eliminar a fome que 22 milhões de americanos passam. Favelas se alastram ao redor de Los Angeles e outras metrópoles, milhões de pessoas moram pelas ruas, mas os EUA faz terrorismo em todo o mundo para que todos sejam iguais a eles. Isto é inegável. Acham eles que a única ideologia certa é a deles, porém logo após a Revolução Francesa vimos na Europa monarquias fazendo guerras para impor ao mundo o modelo dos Impérios, com o tempo tudo ruiu e hoje contamos nos dedos as monarquias que existem no mundo as quais desaparecerão em breve. Os americanos satanizaram a esquerda mundial, lembrando que a esquerda e direita surgiram durante a Revolução Francesa. A esquerda representava os democratas e a direita os títeres da monarquia. Hoje continua esta mesma divisão, entretanto para impor medo, a mentira toma conta e satanizam todos os que pensam fora dos padrões impostos pelos ianques.
      Sei que o amigo Emerson é um homem de caráter e conhecimento, portanto estaria malhando em ferro frio, mas sempre é bom ressaltar que o imperialismo americano usa de todos os meios para se manter no topo da economia, tentando exportar seu modelo injusto e falho ao mundo. Mantém sob pressão muitos países para aniquilá-los. A Guerra Fria foi um plano para afundar a União Soviética, que se tivesse mantido neutralidade como faz a China a história seria outra.
      Hoje a China mostra ao mundo que é possível mudar sem guerras.
      Amigo, sempre é um enorme prazer receber como responder teus bem-vindos comentários e sonho em continuar a fazer. Um grande abraço e que sempre tenhas saúde e paz, para assim viver com tranquilidade com teus familiares e amigos.

      Excluir
  21. CARO  MESTRE   MIL DESCULPAS PELA DEMORA , NOS DIAS DE SEMANA A CORRERIA E INTENSA , MAS TRABALHO  CADA SEGUNDO COMO  SE ESTIVESSE GOZANDO DAS FÉRIAS.


    Pois é  professor  !
    Não é só nos países de terceiro mundo que extistem cidadãos desabrigados , nos Estados Unidos, algumas cidades como Oakland e Newark sofrem de altos índices de pobreza,  como o caro mestre citou  ,  atingem mais de 10% da população e levam à criação de "tent cities" (cidades de tendas). Sinal de que o capitalismo possui em si um problema crônico, o dinheiro se espalha no capitalismo como uma gota de óleo sobre o mar, sem se misturar.
    Isso, o mundo sabe !  
     
    Posso dizer com afinco caro professor , que em LOS ANGELES não existe várias favelas , existem moradores de rua , assim como NOVA YORK que por ventura cabe o maior número de sem teto .  LOS  ANGELES , inclusive com a maior propagação de crack,  talvez a maior do  mundo salve engano .

      Sobre o Haiti quando os americanos adentraram aquelas terras,  eu infelizmente não sei o que se propagou naquela época  para chegar a tal ponto  mas juro que estudarei sobre para manter-me mais informado , peço-lhe meu sincero perdão  .
       
    Sobre exército de alguns lugares do mundo  não proteger  as fronteiras como é uma das finalidades destas fileiras bem como todas as forças armadas , não posso dar minha opinião porque  não vi nenhum assunto  formal ao nosso querido e aguerrido Brasil.
      Posso afirmar que entrei nas fileiras do exército aos 19 anos,  fiz alguns  cursos

    Paraquedista ;  mestre de salto  salto livre ;    mestre de salto livre .
      Em 2002  conheci o curso de ações de comandos  ,    Almejei   que aquela caserna era  o lugar certo que eu deveria estar , então pude me inscrever em 2003 e  no ano de 2004  tudo começou a mudar em minha vida não foi fácil  ,  o   nivelamento  que é chamado de pré comandos eu achava um inferno , assim como o próprio curso .   Caro professor ,  a única coisa que eu pensava era , se eles formaram .... porque não posso formar  ? E assim fui levando , levei o curso na base da resiliência  ,    terminado o curso  fiz o  de forças especiais,  curso bem diferente  mas mantive a resiliência  junto com afinco  e,  no ano de 2015  voltei para a brigada de INF paraquedista e dei lugar aos mais novos  , não faço mais parte das operações especiais  mas continuo na ativa .

      O caro mestre tambem citou alguns países ,   não sei se é um homem viajado  ,   ou se  conhece bem outros países ou ,   apenas as leituras o fez o homem que é  .  

    Fala com muita desenvoltura , transmite uma etimologia fenomenal , grande mestre  Teixeira ,   cabe ainda dizer que o mesmo é um ser completamente eriduto  vou ficando por aqui meu caro   palavras sinonimas  essas não me vão faltar . Uma sexta abençoada pra vc e todos que os cercam .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caríssimo!
      Não te desculpes, pois não houve demora. E nesse interregno fez com que ao hoje abrir minha página encontrar com satisfação redobrada o teu sempre bem vindo comentário. Hoje, aposentado sinto falta das salas de aula, de sentir que fui útil e que transmiti conhecimento a milhares de alunos, muitos dos quais mostravam em seus olhos o interesse, a vontade de saber e com o tempo nutri amizades maravilhosas, pois mesmo estando a um bom tempo afastado sou quase que diariamente procurado por alunas e alunos, hoje com famílias construídas que ainda me procuram não mais em busca de conhecimento, mas em busca do carinho e amizade que sempre nutrimos. Muitas vezes meus olhos enchem-se de lágrimas ao pensar nas menininhas hoje mamães e dos menininhos, hoje papais, que continuam me chamando de professor, de pai e amigo. Isto não tem preço!
      Concordo plenamente contigo, a pobreza não é coisa só do chamado terceiro ou quarto mundo, pois países ricos a miséria atinge também. Mas não justifica que países ricos gastem bilhões de dólares com armamentos e deixem o próprio povo na miséria. Lembrando do “SI VIS PACEM PARA BELLUM” hoje de menor valor, pois no mundo atual, salvo exceções, temos um mundo menos propenso a grandes guerras, basta atender as necessidades do povo. Na campanha que levou Trump ao poder nos EUA, um dos motivos foi que o outro candidato, Hillary Clinton, do Democratas, tinha um projeto de tornar a medicina gratuita, as moldes do nosso SUS, porém os médicos, ávidos por mais lucros cerraram fileiras contra e mesmo Hillary tendo 3 milhões de votos a mais que Traump, foi alijada do poder por conta do Colégio Eleitoral.
      Óbvio que assim como o Feudalismo ruiu o atual modelo exploratório há de ruir também. Nada é eterno e eu sonho com o ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, de Aldous Huxley, que nos sugere uma sociedade bem mais justa, de paz e esperanças. Nem mesmo as religiões foram pacíficas e carregam a mácula de milhões de vítimas que fizeram e fazem em nome de deus, para muitos hipotético.
      O lamentável é que um país tão rico como os EUA, tenha tantos moradores de rua, tanta miséria, cidades sendo engolidas por barracas e sujeira. Porém esse país que quer ser o modelo ao mundo, nos mostra que algo de muito errado existe em suas entranhas, pois é o país com o maior número de drogados, que como um câncer vai destruindo a sociedade.
      Meu querido Emerson, Los Angeles e outras cidades, hoje mostra verdadeiros lixões em meio a favelas de barracas, automóveis que servem de casa, contêineres e amontoados de tábuas e lonas plásticas pelas avenidas, acostamentos e por baixo de viadutos e passarelas, numa terrível demonstração, pior que muitos países terceiro mundistas. Uma vergonha, tratando-se da segunda maior economia do mundo e que já foi disparada a mais rica nação do planeta. Há economistas que colocam a China em primeiro lugar.
      No caso do Haiti, os americanos agiram não só por maldade, pois sua intenção era acabar com o país, desde que seu povo, cansada da exploração branca, já que foram levados da África como escravos rebelou-se contra a injustiça e maus tratos e chacinaram toda a pequena população branca exploradora e cruel.

      Excluir
    2. CONTINUAÇÃO

      Por ódio e querendo manter o exemplo haitiano longe da escravidão nos EUA, bloquearam o país. Nada entra e nada sai, o que era para ser por um curto tempo, durou mais de século. Morriam de fome, mas os ianques não cederam. Hoje é ainda o Haiti um país miserável.
      Meu caro paraquedista. Paraquedista, coisa que jamais sonhei ser, porém desde que nasci, vendo papai fardado, na época 2º Sgt, sonhava em ser, como ele um pé-de-poeira e servir na Infantaria. Os anos se passaram como militar, porém chegou um determinado dia que entreguei meu requerimento solicitando exclusão e naqueles anos vários militares também pediram exoneração como 3ºSgt Lucas Dallenogari de Oliveira (geólogo) Edgar Nogueira (Professor), 2º Sgt Eugênio (dentista), outros e eu (Professor). Com o tempo e novas atribulações profissionais percorri o Brasil inteiro, morei alguns anos no Mato Grosso do Sul, viajei pela Amazônia, conheci muita gente deste imenso Brasil, pois dele conheço todos os Estados. E adentrei em países, principalmente do Cone Sul e quase todos os anos viajamos pelo Uruguai e Argentina, claro que, com essa pandemia evitamos viajar, já que minha mulher tem ainda muitos parentes na Argentina.
      Amigo Emerson, essa nossa troca de comentários é muito salutar e a cada dia minha consideração é redobrada, pois és uma pessoa com vasto conhecimento, cultura e educação, coisas que estão ficando raras neste país. Vejo muito ódio. Uma coisa triste, pois nesses últimos anos o que vi e senti é que famílias se destroçaram, amigos sumiram e não vejo mais palavras de conforto e amizade. Porém meu caro sinto-me leve quando encontro comentário como os teu em meu espaço. Pela idade que tens, poderia até te chamar de filho, já que nutro por ti muito respeito e admiração. Um grande e fraternal abraço e que te encontre com saúde e alegria junto aos teus familiares e amigos.

      Excluir
  22. Obrigado, mestre !

    Sempre muito educado e com palavras únicas e singular.

    Vi alguns erros de ortografia em alguns partes que digitei , mas confesso que não li com cautela antes de publicar.
    Bom domingo ao senhor e toda família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssimo amigo Emerson.
      Sempre ao dirigir-me a uma pessoa, lembro de minha saudosa mãe que era uma mulher educadíssima e que sempre dizia que devemos ser fraternos. A educação é o alicerce da amizade. De fala mansa educava os filhos, jamais a vi gritando ou usando palavras duras, assim tive um exemplo que me acompanha, mesmo em situações das mais difíceis e delicadas. Dizia o Engenheiro Plentz, com quem trabalhei, tua educação me mudou nesses anos de convivência. Assim eduquei meus três filhos e neto e também quero passar essa maneira civilizada à minha netinha Milena de 3 anos. Vivemos num mundo cuja violência ganha novas formas, mas com carinho, afeição e amor podemos mudá-la. Assim procedo com todos, principalmente com os que escolhemos como amigos, amigo.
      Não te preocupes se houve algum erro ortográfico, sou campeão em comete-los. Portanto não os vejo e não os critico. É da nossa natureza.
      Que este domingo e todos os outros dias de tua vida sejam assertivos, desejando muita saúde e paz.
      Recomendo ao amigo tão distinto a leitura neste meu espaço das postagens:
      - Boca Fechada não Entram Moscas, de 28/02/22.
      - 9º RI - Viagem ao Espaço em Lombo de Mula. de 27/02/22.
      - Coronel X Prefeito. de 21/02/22.
      - Negro não Dança. de 22/02/18.
      - Banana de Ouro - de 23.01/15.
      - Aspirante X Subtenente - A virada de Mesa. de 23/0l/15.
      São histórias de caserna que compilei da época em que servia ao nosso Exército.
      Um fraterno abraço, amigo.
      Saúde e muita alegria junto aos teus familiares e amigos.
      -

      Excluir
    2. Olá caríssimo amigo Emerson.
      Sempre ao dirigir-me a uma pessoa, lembro de minha saudosa mãe que era uma mulher educadíssima e que sempre dizia que devemos ser fraternos. A educação é o alicerce da amizade. De fala mansa educava os filhos, jamais a vi gritando ou usando palavras duras, assim tive um exemplo que me acompanha, mesmo em situações das mais difíceis e delicadas. Dizia o Engenheiro Plentz, com quem trabalhei, tua educação me mudou nesses anos de convivência. Assim eduquei meus três filhos e neto e também quero passar essa maneira civilizada à minha netinha Milena de 3 anos. Vivemos num mundo cuja violência ganha novas formas, mas com carinho, afeição e amor podemos mudá-la. Assim procedo com todos, principalmente com os que escolhemos como amigos, amigo.
      Não te preocupes se houve algum erro ortográfico, sou campeão em comete-los. Portanto não os vejo e não os critico. É da nossa natureza.
      Que este domingo e todos os outros dias de tua vida sejam assertivos, desejando muita saúde e paz.
      Recomendo ao amigo tão distinto a leitura neste meu espaço das postagens:
      - Boca Fechada não Entram Moscas, de 28/02/22.
      - 9º RI - Viagem ao Espaço em Lombo de Mula. de 27/02/22.
      - Coronel X Prefeito. de 21/02/22.
      - Negro não Dança. de 22/02/18.
      - Banana de Ouro - de 23.01/15.
      - Aspirante X Subtenente - A virada de Mesa. de 23/0l/15.
      São histórias de caserna que compilei da época em que servia ao nosso Exército.
      Um fraterno abraço, amigo.
      Saúde e muita alegria junto aos teus familiares e amigos.
      -

      Excluir
  23. Olá querido amigo , perdoe-me por deixa-lo tantos dias sem ao menos uma simples resposta .
    Os dias de semana são curtos, prefiro não navegar muito pela Internet , mas confesso que vi sua mensagem , porém, prefiro eu responde-lo quando o tempo que não me convém fosse maior, mas respondo com todo prazer meu querido !!
    Sobre o que o senhor colocou lá embaixo nos seus dizeres , eu não sei se são livros , ou algo relacionado a esse post que até hoje estamos comentando .
    Perdoe-me pela falta de atenção ?

    Vou explorar sua página para comentar , porque não é sempre que vemos coisas tão valorosas como as tuas .


    Sempre será uma honra tuas sábias palavras;
    bem como , cada vez mais engrandecer uma amizade fraterna como o caro mestre costuma dizer .
    Quero fazer uma analogia ao caro mestre, segundo sua narrativa , o senhor distribui alimentos para os necessitados.

    O mesmo não tem noção o quão me deixa feliz , agradeço pelo ser humano que é diante de um mundo tão desigual , sendo assim faz bem pra mente e pro coração , uma vez que Deus assim o verá com outros olhos por tamanha serenidade diante daqueles que precisam .

    Ótima sexta a todos querido !

    ResponderExcluir
  24. Olá amigo Emerson que trás alegria e admiração a meu espaço com seus comentários tão bem-vindos e fraternos.
    O importante nessa vida é a lembrança e a amizade, mesmo que o tempo passe e não volte, o importante é nutrir amizade e compreensão, pois temos que ser acima de tudo humanos de verdade e procurar jamais nos arrepender das coisas, pois o arrependimento mostra-nos que em algum momento falhamos. Também não podemos esquecer-nos de três coisas muito importantes para que não venhamos, quando mais velhos, sofrer com coisas que não serão possíveis mudar, como diz o velho ensinamento chinês que devemos refletir muito para que não nos arrependamos, pois são coisas que jamais voltarão, como a flecha lançada, a palavra proferida e a oportunidade perdida. E quando temos a oportunidade de encontrar pessoas educadas e fraternas não podemos desperdiçar essa amizade, mesmo que o tempo possa nos parecer ter passado muito.
    Fico contente com a predisposição do caro amigo em explorar minha página, pois é para isto que escrevo, sei que há coisas boas e interessantes, coisas saudosista e pessoais que eu compartilho para que não caiam no esquecimento. Há sim coisas boas e interessantes, mas sei também que há coisas que muitos achariam um tédio, chatas e não concordarão com muitos conceitos, mas sou humano e o bicho homem erra, tão é verdade que temos na história da humanidade tantas guerras.
    Quanto a distribuir alimentos é o mínimo que posso fazer a quem necessita, mas não digo isto para me promover. Sou sim um coração mole que muitas vezes me pego num dilema muito grande, pois gostaria de ter mais, não para mim, mas para poder ajudar mais milhares de seres humanos e até animais ditos irracionais que passam fome e maus tratos. Mas não quero ser entendido como o Joãozinho do passo certo, mas se alguém se lembrar de mim que sejam lembranças boas, pois o ódio que carregamos mais mal nos faz do que a quem odiamos, ou seja, não devemos segurar uma brasa para atirar em alguém, pois quem vai se queimar é quem segura a brasa.
    Já estou sendo premiado com a tua felicidade, com o amor de meus filhos e netos e com o amor fascinante e compartilhado de minha companheira, amada, cúmplice e amiga, pois são 50 anos que passaram lépidos e deixaram marcas maravilhosas e isto é que mais importa. E tu, amigo Emerson, sejas sempre feliz.
    As indicações para leitura que fiz, são post’s neste espaço, ou seja, são publicações minhas as quais foram com as data de publicação para fácil garimpagem.
    Meu fraterno amigo, com alegria no coração e com os pensamentos livres, desejo uma feliz Páscoa com a sua família e amigos e que possamos estreitas esses laços respeitosos de amizade que almejo duradoura.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

  25. Fiz um comentário no seu post, não fique chateado comigo meu amigo de caserna.
    Como hoje estou em casa
    Fui dar uma boa corrida, acordei as 5 para a prática do mesmo , depois fui a praia pegar umas ondas, voltei ao meus lar por volta das 10 horas , dormi e acordei por volta das 12 . Estou bem descansado porque estou merecidamente em casa; pois é meu amigo ! Não são todos os dias que podemos fazer isso .
    Espero que meu querido amigo esteja bem.
    Caro amigo, um ótimo Carnaval pro senhor e toda família !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido amigo Emerson.
      Teus comentários só me trazem alegria, pois é gratificante ter uma pessoa educadíssima participando de nossas vidas. Hoje foi um dia muito bom para mim, pois na mata nativa que circunda o edifício aonde moro, havia um grande colmeia e as abelhas costumavam entrar em meu escritório e eu lhes dava colheradas de mel, conforme foi publicado em 5 de junho de 2017. Porém há cinco anos não mais as vi, observava a árvore e nada de movimento, porém hoje foi surpreendido por duas belas abelhinhas e tão logo lhes ofereci mel elas voltaram com centenas de abelhas, tanto que quase me impossibilitou de usar o computador, pois era uma revoada estonteante. Duas vezes tive que municiar o pote com mel e elas se fartaram.Ficaram parte da manhã e da tarde pousando em minhas mãos e rosto. Agora recolherem-se à sua casinha e eu pude então verificar este meu espaço e com alegria encontra teu comentário. Antes do isolamento da pandemia caminhava todos os dias, longas caminhadas, porém com esse isolamento perdi toda a vontade e forças para fazer minhas grandes caminhadas. Mas com o tempo voltarei a forma. Amigo, um belo final de semana, muita saúde e alegria.Um abração. Como dizemos aqui no Sul, um baita quebra costelas, amado filhão do coração.

      Excluir
  26. emersonpontespqd@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Meu amigo , cadê o senhor ?
    Deixei meus e-mails em sua página pra não perder o contato para que possamos nos comunicar por ele !! Abraço, querido !

    ResponderExcluir
  28. Prof. Pedro Aurelio de Castro Teixeira1 de maio de 2022 às 18:36

    Meu caro amigo. Imenso prazer em recebe-lo em meu espaço. Tive e tenho alguns problemas em meu computados. Este dois dias no técnico e voltou com outros problemas, os quais estão sendo por mim resolvidos. Amigo, uma boa semana, um grande abraço e muita saúde. Entrarei em contato via E-mail.

    ResponderExcluir
  29. Fico contente, querido!
    Espero que seu PC volte a funcionar de forma correta o mais breve .
    Eu também formatei o telefone , pra eu recuperar o e-mail tive problema uma vez que não salvei meu novo número no e-mail propriamente dito . Querido, grande abraço para o senhor e toda família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Pedro Aurélio de Castro Teixeira2 de maio de 2022 às 09:45

      Olá amigo Emerson, um grande abraço.
      Hoje ficamos perdidos sem o telefone ou sem o computador, sendo que tenho dois computadores interligados. Estando em casa, passo a maior parte do tempo em frente ao computador, das 7hs às 20hs. Com alguns intervalos para lanche, almoço, etc. Leio muito, porém não me chama atenção novelas e programinhas chinfrins das redes oligarcas de televisão, são tendenciosos, hipócritas, que te dão as notícias de acordo com a visão delas, distorcendo fatos. Já na internet temos que ter muito cuidado, principalmente com as Fakes News. Boa semana, boa não, ótima semana junto aos teus. Um abraço.

      Excluir
  30. Fala caro amigo e professor Teixeira ?
    Mas que felicidade em conversar com o
    senhor novamente !!
    Demorei a responder porque estive viajando , mas isso não vem ao caso .

    O senhor comentou sobre o mundo atual onde as pessoas ficam interligados aos eletrônicos e eu confesso que é vero !

    Eu tenho um computador que meu filho usa tanto para estudar quanto para jogar ,sendo assim eu confesso que não me chama mais atenção, uma vez que o telefone faz praticamente tudo que um computador faz, ainda mais quando falando um telefones super potentes que o mundo hoje nos oferece.
    Já os computadores de mesa , podemos usa-los para mais itens acoplados em suas entradas como exemplo uma impressora 🖨
    E outras diversas que o mesmo faz a mais que o telefone .

    Sobre eu passar meu E-MAIL era pra passar algumas coisas que aqui não posso falar, coisas essas que no meu entendimento seria gratificante mostrar o que está acontecendo nos bastidores de pessoas conhecidas ao nível nacional , mas como sempre respeito e sempre irei respeitar pensamentos e opiniões contrárias.
    Falando nisso, as eleições estão chegando !

    O que o mestre acha sobre os possíveis candidatos ?
    Ou mais precisamente o que o senhor acha sobre os candidatos que vão a segundo turno ?
    Um forte abraço ao senhor e a todos que os cercam !

    ResponderExcluir
  31. Olá caro amigo Emerson, que maravilha receber teu tão bem-vindo comentário que alegra e dá ânimo de seguir em frente. Quanto a demora, a qual não chamaria de demora e sim um interregno, é próprio dos que tem suas vidas atribuladas. Serviço, viagens e outros afazeres.
    Este momento de pandemia nos deixa, muitas vezes meio fora do ritmo, pois estava pronto para viajar à Serra Gaúcha e passar alguns dias em Gramado ou Nova Petrópolis, porém Sandrinha, minha mulher, preocupada com o aumento de casos de COVID aqui no Estado desistiu de tal viagem o que pretendemos fazer assim que este frio de renguear cusco passar. Porém ainda não estamos no inverno e eu fico a imaginar como será quando o inverno chegar?
    Amigo Emerson, vivemos hoje num momento em que as máquinas nos estão dominando de certa forma. Não vejo mais as crianças em brincadeiras de rua, todas ficam meio isoladas com seus celulares e o caso é tão sensível que via meus alunos nos pátios das escolas mandando mensagens a colegas que estavam a passos de distância. Outro dia estava belo e sereno em meu cantinho, quando recebi uma mensagem, por incrível que pareça era de minha mulher, que estava na sala. As pessoas estão cada vez mais ficando atreladas aos eletrônicos te confesso que uma das primeiras coisas que faço ao levantar-me a cada dia, é ligar meu computador que passa o dia inteiro ligado.
    Diga-me prezado Emerson. Tens apenas um filho? Eu tenho 2 filhos e uma filha, mas todos já adultos. Não posso esquecer-me de dois netos, um com 22 anos e uma com 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu E-mail: decastroteixeira@hotmail.com – podes usá-lo quando e como quiseres, fico no aguardo.
      Quanto ao atual momento muito me preocupa, pois estamos navegando num mar de incertezas. Não há qualquer tipo de perigo por parte da oposição, porém seguimos ouvindo ameaças de golpe e muito “fake” na imprensa e internet. Espargem o ódio, ameaçam, instigam. Porém nada vislumbro de anormal que possa servir de pretexto para um golpe. Estudo Lula desde os anos 80 e posso afirmar com convicção serena que ele nunca foi e não é Comunista, apesar dos reacionários dizerem o contrário. Não há perigo, as instituições estão funcionando, o povo, como sempre está tranquilo e apático, porém vejo agigantarem-se forças anti Brasil num enxurrada de mentiras odiosas, porém essas forças são as mais corruptas e inimigas do povo, que querem o poder não para trabalharem pelo Brasil e sim trabalharem para dilapidar o erário. Haja visto o que os pastores estavam fazendo dentro do Ministério da Educação. Ou seja, vejo muitas provocações e ameaças, porém todas partem de direita, como é o caso da rádio JP, que passo o dia inteiro com provocações, reproches e ameaças, instigando o ódio, falando inverdades numa violência de dar nojo, pois seguem os mesmos passos dos nazistas alemães dos anos 20/30. É lamentável, pois esquecem o mal que o nazismo fez à humanidade.
      Meu caro, ilibado e bom amigo, muitas vezes nossas opiniões chocam quem delas tem conhecimento, porém sei que para um amigo honesto podemos falar sem melindres. Vejo na atual circunstância que, devido a muitos desmandos, violência, criminalidade, inflação, ameaças e ódio, o atual governante não se sairá bem no pleito, fui militar e tu és militar, porém podemos falar com clareza. Não acho nada de excepcional no atual mandatário. A começar por sua aposentadoria antes do tempo, pois sabemos que tal coisa só se justifica se o elemento em questão possuir um grave estado de saúde física ou mental. Sabemos que não há nenhum impedimento físico que possa ser elencado, pois mesmo o seu câncer foi diagnosticado muito tempo depois de sua passagem à reserva, o que nos leva a uma verdadeira encruzilhada. Sei que muito Generais sabem disto e também sei que muitos estão numa situação delicada quanto a manter este Capitão no mais alto cargo da Nação.
      Há muitos brasileiros honestos e sãos para governar este Brasil gigantesco que já foi a sexta economia do mundo, porém o povo deve votar com responsabilidade e não de maneira irresponsável, pois vemos hoje em todos os parlamentos, incluindo-se as Câmaras de Vereadores e Executivos, uma maioria de canalhas que só pensem em extorquir os cofres públicos, pois quanto mais imoral, safado e mentiroso mais o povo aposta neles. É realmente um vergonha.
      AMIIGO! Que tenhas dias maravilhosos, com muita saúde e muita paz junto a todos que te são caros. Um forte abraço, recomendações a todos e um abração especial ao filho, que estude muito e seja um cidadão honesto e honrado como o papai. Até breve.

      Excluir