PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 2 de maio de 2021

Céu e Seus Mistérios

O Céu de Pelotas.

Passo a relatar um dos acontecimentos mais fantásticos de minha vida, que tive o privilégio de ver, coisa que pouquíssimos mesmo munidos de grandes telescópios não viram e pouquíssimos verão.

 

Corriam os últimos anos sessenta, noite de céu claro e estrelado. Não havia naquela época essa profusão de luzes que ofuscam nossa visão do firmamento, portanto o céu se descortinava maravilhoso, cheio de estrelas e outros pontos luminosos, coisa que em alguns bilhões de anos não existirá, Tudo será destruído por um Big Rip, ou um Big Crunch, ou por um Big Freeze e ou um Big Slurp.

Tanto faz.

A teoria que estiver correta acabará com a vida neste precário, confuso, feroz e admirável Universo o que contraria a crença de que “o que deus criou é eterno”.

Nada é eterno.

Caminhava, então, pela Rua Andrade Neves, em Pelotas no sentido da Avenida Bento Gonçalves, pela calçada da esquerda. Morava nessa época a oito quarteirões do centro da cidade, uma área ainda considerada centro e me dirigia para casa em que morávamos, à Rua General Argolo 325, entre a Andrade e a 15.


No momento em que atravessava a Rua 7, vi no final da Andrade duas estrelas que se destacavam por seus exuberantes brilhos, pareciam estar uma ao lado da outra, porém uma delas não era uma estrela e sim o planeta Vênus, também conhecido como Estrela D’Alva, Vésper, Vespertina, Lúcifer ou aqui o Sul chamada pelos Gaúchos de Boieira quando aparece na madrugada. Também é chamada de Estrela do Pastor, obviamente pastor de ovelhas que conduz seus rebanhos para outras pastagens, pois não me refiro a esses pastores ladinos que mentem e enrolam o povo com historinhas bobas e ficam ricos da noite para dia com o dinheiro extorquido dos extremamente dominados por essas histórias bobas mas que dominam as mentes.

Obviamente a estrela que estava um pouco mais acima deveria estar distante algumas centenas de anos luz, ou seja, estavam distanciadas, porém a impressão era de estar uma ao lado da outra. (Visão 2D), já que Vênus está apenas a 41.000.000km da Terra. Na verdade pela distância e pela velocidade da luz, que é de 300.000km/s, tal estrela já estaria em outro lugar no espaço, porém a visão que eu tinha dessa estrela seria a visão da luz lançada por ela a centenas anos da Terra, já que a luz do Sol refletida por Vênus leva apenas dois minutos e trinta segundos para alcançar a Terra.

Muitas pessoas ao olharem para uma estrela acreditam que ela esteja ali, naquele lugar, porém a mesma estrela pode estar a centenas ou milhares de anos a frente, em outro lugar, pois o que se está vendo é a luz que dela partiu há centenas, milhares ou milhões de anos, talvez nem mais exista aquele ponto luminoso que estamos vendo. O que é difícil de muitas pessoas compreenderem.

Assim como ao estarmos em um lugar distante da “civilização” ou em um blackout podemos ver infinitas estrela cintilando no céu que não vemos dentro de uma cidade iluminada, assim como durante o dia não podemos ver nenhuma estrela, pois a luz penetrante do Sol nos impede de ver estrelas durante o dia.

Não, dona Marócas, durante o dia há sim milhões de estelas no céu.

Quando estava chegando à Rua Senador Mendonça notei que a estrela começou a brilhar mais do que Vênus e eu já havia caminhado mais de quatrocentos metros contemplando aquela dupla fascinante.

 

Porém na esquina da Andrade com a Senador algo de estranho, assustador, maravilhoso, magistral e sensacional aconteceu diante de meus olhos. A estrela brilhante, numa fração de segundos se desfez e seus pedaços deixaram rastros luminosos e também em milésimos de segundos desapareceram, ficando apenas em seu lugar um vasto e negro espaço e mais longe pontos luminosos ressaltaram.

 Obviamente que tudo isto teria acontecido há centenas ou milhares de anos, porém em milésimos de segundo, a olho nu vi uma coisa fascinante, bela, eletrizante, espantosa, assombrosa, admirável, esplêndida, estonteante, excepcional, exótica, extraordinária, extravagante, fabulosa, fenomenal, formidável, ímpar, impressionante, incomum, incrível, invulgar, ímpar, maravilhosa, notável, prodigiosa, rara, sensacional, singular, surpreendente e única em minha vida.


A luz havia percorrido centenas ou milhares de anos até ser captado por meus olhos. O que eu vi, naquela fração de segundo ficou gravado em minha mente como se tivesse acontecido, naquele instante. Uma maravilhosa visão ocorrida não sei quantos anos luz da nossa casinha azul chamada Terra.


Ao chegar a nossa casa relatei a meus pais que ficaram incrédulos sem nada dizerem, assim como muitos que estão lendo este post ficarão incrédulos.

 

Muitos hão de pensar que foi um fogo de artifício, porém não era época de fogos e um fogo de artifício não ficaria parado no céu enquanto eu caminhava mais de quatrocentos metros, assim como um bólido ou cometa, que deixaria sua marca no entrar da atmosfera terrestre, mas como pude observar casualmente isto teria ocorrido centenas de anos luz além de Vênus.

              Multiversos ou poliversos
                

Enfim fui um privilegiado em ter visto esse espetáculo, que acontece a cada minuto neste vastíssimo e “quase infindável” Universo que se algum observatório tenha registrado não posso afirmar, pois nada soube, mas apenas levar até o fim de meus dias essa espetacular visão do Universo. Universo que um dia não mais existirá.

Na verdade fui um privilegiado em poder ver uma fascinante explosão que durou milésimos de segundos que num piscar de olhos não seria visto.

Maravilhoso fim de uma estrela que até hoje está em minha memória. Uma fantástica visão do céu noturno de Pelotas, minha cidade natal.

 

4 comentários:

  1. Oi, Pedro, meu querido amigo!

    Espero que estejam bem de saúde, tal como filhos, filha, neto e netinha. Espero tb que a Pandemia no Brasil tenha abrandado um pouco, pois Lula está cá fora e tudo indica que será vosso Presidente para o ano que vem.
    Eu estou bem, embora cansada, pois as escolas já estão todas a funcionar, e fui hoje apanhar às 17h locais a 1ª dose da vacina Astrazeneca, mas correu tudo bem e até agora não tenho qualquer reação adversa. A minha 2ª toma será a 28 de Julho, se tudo correr bem com a 1ª.
    E vocês como se deram com a 1ª toma? Quero que muito bem.

    Estive lendo ontem à noite e agora os posts anteriores a esse e como sempre são muito interessantes e elucidativos. Continua escrevendo e quem se afastou ou afastar por tu seres ateu, que se dane. Tu só falas a verdade, disso tenho certeza.

    Fiquei boquiaberta com aquilo que viste na rua nos anos 70, mas eu acredito, piamente. Uma estrela bem brilhante ao lado de outra, ou que parecia outra, mas era o planeta Vénus. Tudo no Universo já existiu há anos luz, embora as pessoas pensem que as estrelas k vemos estão a alguns quilómetros de nós. Pura ilusão.
    Qdo Vénus se estilhaçou e ficou aquele buraco negro, tu próprio ficaste espantado, e não era para menos. Teus pais ficaram sem acreditar, mas teus filhos e neto já acreditam com certeza. Mileninha ainda não entende, mas qdo ela tiver entendimento, lhe has de contar o k viste e palavra de vovó é sempre verdadeira.

    Por aqui, a Primavera está ventosa e à noite está frio. Tenho o aquecimento da casa no mínimo.

    Beijos e abraços para todos vocês e uma beijoquinha muito grande para Mileninha.

    Saúde, meus queridos amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Céu.
      Sabes bem o prazer em encontrar teu comentário lindo e elucidativo, (obrigado).
      Todos por aqui estão bem. Milena já esta falando algumas palavrinhas com PIBIU, (passarinho) adora chamar o papai Fábio de BOCÓ e ela nem sabe o significado de Bocó, diz também CAÍ e muitas outras. Agora vou ausentar-me um pouquinho do blogue, pois Milena está numa vídeo chamada, vou lá e volto rapidamente.
      .......... 10 minutos depois..........
      Voltei. Alegre por ter visto a netinha que estava me chamando, vovô, vovô. E quando cheguei ela disse – Oi!
      Sandrinha e eu já tomamos a segunda dose da CORONAVAC, não houve nenhuma reação. Estamos bem e não viramos jacaré como afirmou o demente Bolsonaro.

      Lula há de ser o próximo Presidente, pois foi o melhor Presidente deste País, apesar dos fascistas dizerem horrores dele. Enquanto isto, os que o acusavam estão na mira da Suprema Corte e poderão perder seus cargos e até a liberdade. Corre no Senado uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – que pode pedir a cassação do Boçalnaro, pois dois ex-ministros o acusam de uma série de faltas graves.

      A tal estrela estava muito distante, centenas de anos luz de Vênus. Portanto não foi Vênus. Eu adoro olhar para o céu estrelado e me perder em mil pensamentos e o estudo muito e sei que muitas estrelas explodem e outras aparecem neste, para nós, infinito Universo de uma imensa beleza.
      Quanto aos meus escritos, antes de publicá-los leio várias vezes, porém como leio rápido não me atenho a pequenos lapsos, pois as “pavalras pdoem etasr com as ltreas froa de odrem que nós vomas ler coerrmetante”. Por isto seguidamente acontece estes lapsos.
      Ontem estava lendo o teu blogue, redigi um comentário, mas achei muito simples e desisti, para comentar hoje, porém hoje foi um dia corrido e muito frio e chuvoso. Saí com Monica e quando voltei encontrei teu comentário.
      Perdoe-me por andar meio afastado. A cabeça não para, pois já contabilizamos mais de 400 mil óbitos e esse maldito governo negacionista, incompetente, odioso nos faz pensar em uma revolução e tirá-lo do poder, pois não age e continua receitando uma droga inócua que já matou outras pessoas. Mas hoje estou mais calmo, pois ele sairá por Impeachment. Assim espero.
      Cielito, um mega abraço e mil beijinhos. Muita saúde a ti e aos teus, como a todo o povo português.



      Excluir
    2. Olá, Pedro, meu amigo!

      Mileninha está na fase de aprender palavras, cujo significado desconhece, mas que lhe dão prazer dizer. É uma alegria essa menininha.

      Fiquei contente por Lula, como tudo indica, ser o próximo Presidente do Brasil. Ele merece.

      Tu e Sandrinha já levaram as duas doses e não viraram jacarés. Enfim, aquela mente tem areia lá dentro. Eu já fiz a 1ª dose e tb correu tudo bem.

      Eu tb gosto muito de olhar o céu, mas não sei porque brilham tanto umas estrelas e outras não. Será a distância a k se encontram da terra?

      Obrigada pelos teus votos de bom dia, que retribuo.

      Beijos para todos e bom domingo.

      Excluir
    3. Olá Céu.
      Muita saúde e paz.
      Mileninha está a cada dia mais faladora, o que é motivo de muita alegria, alguma coisas ela diz com propriedade, como oi, papa, caí, ao ponto de se jogar ao chão e dizer - caí. Pibi ela sabe que é um pássaro. Uau ela procura ver um cachorro.
      As pesquisas apontam LULA, o que nos deixa mui otimistas. Um Deputado do partido que elegeu Boçalnaro entrou com um pedido de interdição do meliante por distúrbios mentais. Mas acredito, assim quero crer, que o estrupício seja afastado por graves faltas denunciadas por seus ex-ministros da saúde. É esperar para ver.
      Sandrinha e eu não tivemos nenhum problema com as doses da vacina.
      Olhar para o céu é maravilhoso. E quem não fica hipnotizado ao contemplar o céu estrelado. Houve nesses últimos dias uma chuva de meteoros visto mais perfeitamente nos Sul do País.
      Quanto a cor das estrelas, sucintamente está vinculada a temperatura das camadas externas de uma estrela e define como percebemos sua cor a partir da superfície terrestre. Estrelas não muito quentes nos parecem avermelhadas. Já as estrelas amarelas, como o Sol, possuem temperatura maior, e as mais quentes ainda, são brancas ou azuis porque sua temperatura fica bem acima. Aliás, as que nos aparecem azuis são as mais quentes.
      Sabes que tenho um enorme prazer em comentar ou receber teus comentários, se entrares no post “Ser Pelotense” verás o grande número de comentários, tanto que se acessares esta matéria, ela aparecerá em primeiro lugar na página.Pelo menos aqui é assim.
      Obrigado por teu comentário e desejo um belo final de semana com muita alegria e saúde.
      Beijos e um grande abraço.

      Excluir