PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Brasil Desconhecido


        São Paulo,  SP - Mais de 12 milhões de habitantes.

Apesar dos pesares, dos desmandos, da corrupção e dos canalhas que são eleitos por um povo, cujo analfabetismo político ainda é a tônica, venho trazer algumas informações sobre esse Gigante, ainda adormecido, Mãe tão generosa, cujo retrato apresentado pela grande mídia internacional só nos envergonha, mas não mostra o que é realmente este País.


        Recife - PE - mais de 1.600 mil habitantes.

Ainda nos anos 70, o Brasil começou aparecer entre os 10 países mais industrializados do Mundo, no chamado Milagre Brasileiro, apesar de todos os mandos e desmandos que desde a descoberta deste País aconteceram, este país, mesmo assim conseguia a muito custo desenvolver-se. Durante o período colonial o Brasil não só era saqueado por Portugal, mas também pela Inglaterra, França, Holanda (Países Baixos) e também pela Espanha, já que a esta pertencia a maior parte do território do hoje Brasil.

         Assim  se colhe e planta.


Apesar de todos os erros, planos econômicos desastrosos e da roubalheira impregnada em todos os seguimentos desta Pátria, por ser um país extremamente rico e grande, consegue mesmo assim, avançar é quase como dizia Wladimir Lenin, “um passo em frente, dois passos atrás”, mas eu diria “dois passos em frente e um atrás”.



          Porto Alegre - RS - 1.500 mil habitantes.

Tivemos nos governos que sucederam à Ditadura Militar, verdadeiros desastres econômicos nos governos de José Sarney e de Fernando Collor de Mello, sendo que esse último sacou todo o dinheiro que o povo tinha nos bancos, deixando apenas, na época, o máximo cinquenta dólares por conta. Um assalto vergonhoso oficializado por um governo imoral. Deposto o Presidente Collor, seu Vice Itamar Franco, um homem quase que desconhecido da grande massa instituiu o Plano Real, para tentar estancar a inflação que penalizava a população menos favorecida. Foi pela primeira vez na Republica que tivemos um plano audacioso e que teve muito sucesso, estabilizando a economia e que deu aos seus sucessores Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva (Luís, pois a regra da língua portuguesa do Brasil permite em documentos não oficiais esta correção) e mesmo, no primeiro mandato de Dilma Rousseff um alívio o que fez o Brasil, aos poucos avançar na economia e sair do abissal caos, já que no segundo mandato dela o Brasil quase parou, entravado pelos nossos Deputados e Senadores que já articulavam o Golpe Parlamentar.


Mesmo nestes períodos os maus brasileiros continuavam a saquear a Mãe tão distraída.



          Hidrelétrica de Belo Monte.- Altamira - Pará

Hoje, apesar deste Governicho de Temer o País avança em vários setores, o que é uma coisa ainda desconhecida, principalmente fora do País, pois o que a grande mídia mostra é apenas o atraso que muitos ainda vivem, casebres, malocas e favelas.




        Hora da ordenha - em 15 minutos o carrossel faz uma volta.

Entretanto há dentro do País uma verdadeira revolução em vários setores, principalmente no Agronegócio, que a cada ano se supera, o que faz com que a Indústria avance de forma acelerada. Porém continuamos a ser um país, apesar de ser a oitava economia mundial, ficando atrás apenas de estáveis economias como a dos EUA, China, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália, um país que se desenvolve a passos largos.

      Hidrelétrica de Itaipu - seus vertedouros despejam
          mais água que as Cataratas do Niágara


Lembrando que das cinco maiores hidrelétricas do mundo, três estão no Brasil. Sendo a maior a maior a de Três Gargantas, na China; Itaipu, no Brasil; Belo Monte, no Brasil; Guri, na Venezuela e Tucuruí também no Brasil. 


              Colhendo soja no Mato Grosso

Mas é no setor do Agronegócio que o Brasil desponta como o segundo maior produtor de soja do mundo, prevendo-se que em um ano ultrapassará a produção americana, possui o segundo maior rebanho bovino do mundo, com mais de 230 milhões de cabeças de gado, perdendo apenas para a Índia. É também o maior exportador mundial de laranjas, café, soja, carnes de aves e açúcar

            Colhendo algodão, também no Mato Grosso.

O Brasil é o quarto maior produtor de algodão do mundo, ficando atrás da Turquia, Austrália e Uzbequistão, mas na frente dos gigantes EUA e China É o Brasil o segundo maior exportador de milho, e também o segundo maior exportador de carne de frango, ficando a frente da União Europeia e da China.

          Embraer uma das fábricas de Aviões Brasileira.


Além de termos inúmeras fábricas de automóveis, somos o quarto maior exportador de aviões, ficando a nossa Embraer atrás apenas das históricas Boeing, Airbus e Banbardier, porém não só a Embraer fabrica aviões, outras empresas são responsáveis por fabricarem diversos tipos de aviões como a Novaer, ACS Aviation, Seamax, Impaer, Volato e outras.

       A maior locomotiva elétrica do Mundo - Santos a São Paulo.


É no Brasil que circulam as maiores locomotivas elétricas do mundo, ligando o Porto de Santos à Gigantesca São Paulo, megalópole com mais de doze milhões de habitantes. Quando da entrega da primeira e gigantesca locomotiva de fabricação suíça, o Engenheiro que fez essa entrega surpreendeu-se que havia um vastíssimo parque industrial que para ser alcançado teve que atravessar uma imensa floresta, mal sabia ele que aquilo que ele achou ser uma floresta nada mais era que parte da Mata Atlântica, obviamente aquela pequena parte da Mata Atlântica cobriria quase toda Suíça, porém não é uma floresta, mas muitos estrangeiros pensam tratar-se o Brasil de um país selvagem, cheio de índios antropófagos composto de ocas e casebres, desconhecendo as grande e belas cidades deste país que possui mais de cinco mil municípios e de uma população que ultrapassa 210 milhões de indivíduos, das mais diferentes origens, aspectos, cores e tamanhos.



                  Brasília a Capital Federal - 2.500 mil habitantes.

Ainda no fim do Século passado um grupo de Oficiais Superiores da Polícia Militar do Rio Grande do Sul, aqui chamada de Brigada Militar, composto de Majores, Tenentes-coronéis e Coronéis, em uma viagem de estudos por Portugal, França e Itália, foram, quando estavam em Paris visitar uma guarnição da gendarmeria francesa e um Coronel brasileiro perguntou a um oficial dessa gendarmeria (Gendarmerie Nationale Française) se eles  tinham conhecimento do que acontecia em suas fronteiras do além mar, em instantes.

        Brigada Militar - A Polícia Militar do RS


O Oficial francês informou garbosamente que sim, e que tinham atualizadas quaisquer informações de algum acontecimento nessas fronteiras, dando como exemplo que naquele instante três indivíduos de tipo brasileiro haviam atravessado a fronteira do Amapá com a Guiana Francesa.


De imediato um dos Oficiais brasileiros perguntou:


- O que é “tipo brasileiro”?


E os franceses em frente a homens grandes, fortes, altos, claros, alguns loiros de olhos azuis, ficaram embasbacados, pois para eles o tipo brasileiro seriam homens baixos, atarracados e de pele escura, tipo bem tradicional de nossos índios da Amazônia, pois homens de florestas são geneticamente mais baixos e atarracados. Foi para eles um momento constrangedor, pois não há um tipo brasileiro, pois o Brasil é um país multirracial, tendo tipos completamente diferentes em cada Região ou Estado.


Este é o Brasil desconhecido da maioria dos estrangeiros e de muitos brasileiros.



A todos um belíssimo Natal.

Clique ou prima sobre as fotos para ampliá-las

22 comentários:

  1. Pedro, meu queridíssimo amigo!

    Ontem, li esse teu post e fiquei boquiaberta. E porquê, pensarás ou perguntarás tu? Pois bem, eu sei k teu amado país é grandão, gigantão, mas ter tanta coisa fora de série e estar entre os primeiros lugares nisso ou naquilo, é mto bom e isso te orgulha, obviamente.

    Não duvido, nem um pouco, de tudo o k aqui referiste e até mostraste imagens, onde cliquei para as ver em tamanho grande, k seja absolutamente verdade, mas os brasileiros, que residem em Portugal dizem k o Brasil é isso e mais aquilo e que não querem voltar para aí nem mortos. Então, porquê essas atitudes deles?

    Minha dentista, Dra. Sineid vive há 20 anos em Portugal e no ano passado teve de voltar a S. Paulo, pke sua mãe faleceu. Os dias, que lá esteve, creio k uma semana, foram um pesadelo pra ela e qdo regressou e avistou o aeroporto da Portela, de Lisboa, disse em voz alta e para si mesmo: cheguei e voltei ao meu amado país, isso com sotaque brasileiro, que ainda não perdeu.

    A tripulação a olhou e sorriu. Uma hospedeira (vocês dizem outro nome) lhe disse: a senhora é brasileira, mas ama Portugal, o meu país. Isso mesmo, minha senhora e começou a chorar de comoção.

    Hidroelétrica de Itaipu, campos de soja, de algodão, fábricas de aviões, a maior locomotiva elétrica do mundo (adorei esse meio de transporte) e as cidades maravilhosas, que aqui referiste são, tudo é digno de nota. Há k divulgar, pke mtos brasileiros desconhecem as riquezas do seu país, creio eu.

    Essa "do tipo brasileiro" foi falta de chá e de conhecimento. Adorei tua explicação.

    Compreendi tudo, meu querido, mas quem sabe, sabe e é com mta gratidão, que depositas em mim tanta amizade e confiança. TUDO É RECÍPROCO.

    Entendi a reunião, ontem, em casa de um dos teus filhos. Foi mais uma e com mto amor.

    Beijos, muitos, e um abraço grandão, assim do tamanho do teu Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amada portuguesa.
      Céu caríssima.
      Muitas vezes conversando com Sandrinha que é uma pessoa de extremado conhecimento político e uma educadora excepcional muitas vezes diz que acha que muitos “brasileiros” não têm cérebros, pois desconhecem as coisas do próprio Brasil. Eu posso falar de cadeira, pois conheço todos os Estados deste gigante país, com exceção de Roraima. O povo é bombardeado diariamente pelos meios de comunicação e há uma notada subserviência quanto ao que é de fora. Vejo pelas ruas das cidades do Brasil, milhares de automóveis com bandeiras adesivas coladas em suas latarias. Mas essas bandeiras são dos EUA, da Itália, da Alemanha e da Grã-Bretanha. É uma vergonha que esses maus brasileiros comentem, pois assim se acham melhores que os outros. Na verdade são palhaços dominados pela ideologia americana, que diariamente nos é imposta, goela abaixo. É a maioria dos brasileiros muito antinacional. Coisas que foram semeadas desde o Império. O Brasil Império e Primeira República sempre estiveram de costas para a América do Sul, e tudo de bom, acham eles se encontra na Europa (Eurocentrismo) e na propaganda doentia que faz a mídia em relação aos Estados Unidos. Não sou xenófobo, mas desde menino, aprendi com meu avô paterno, um sábio professor e com meu pai, um devotado Militar do Exército a amar as coisas de nosso país, e se essas coisas não vão bem, temos nós que tentar arrumá-las. Infelizmente não é o que acontece com uma classe média odiosa, que odeia pobres, que assim que arruma dinheiro a primeira coisa que faz é ir para fora do país, numa bajulação doentia, e dizem que não são brasileiros. Patético.
      Entretanto o contrário é verdadeiro. Já ouvi de judeus, árabes, europeus e outros que o Brasil é o melhor lugar do mundo, vi na verdade um depoimento emocionado de uma senhora judia a respeito do Brasil, pois os recebeu de braços abertos e com carinho e onde puderam refazer suas vidas. Óbvio está que muitos “tupiniquins” (termo depreciativo para brasileiros), mesmo sendo de uma mestiçagem muito grande, negam suas origens e se dizem europeus. Na cidade de Caxias do Sul, colonizada por italianos no final do Século XIX, que vieram da Itália corridos pela fome, pela miséria e outras mazelas, vê-se muito a expressão “Grazie a Dio sono italiano”. Se forem Italianos que voltem para a Itália, mas isto não vão fazer, pois aqui encontraram a riqueza que não tinham na sua miserável Itália da época e que hoje dá mostras de enfraquecimento, pois muitos turista que vão à Itália voltam com os mais incríveis depoimentos, assaltos e furtos, como me contou o nosso amigo Doutor Marco que ficou estarrecido com o que viu não só em Roma como em outras cidades. Lembrando que mais de 2/3 dos italianos moram fora de seu país, principalmente nos EUA, Argentina, Brasil e Austrália, mas não perdem a empáfia.
      É um fenômeno que encontro explicação na miscigenação aqui encontrada ou na frescura de alguns brasileiros que se fizeram no Brasil e viram-lhes as costas.

      CONTINUA

      Excluir
    2. É tão grave esTa situação que esse louco, destrambelhado e fascista que assumirá o Governo de meu país no dia 1º de Janeiro já anunciou o rompimento com o Mercosul, (o Brexit tupiniquim), lembrando que temos com o Mercosul uma grande parceria econômica, para quais países exportamos bilhões de dólares e temos um superávit de 9,7 bilhões de dólares.
      Esses maus brasileiros rançosos se acham europeus. Óbvio está também que Portugal é um país seguro, com uma democracia sólida, porém eu jamais sofri qualquer tipo de insegurança, a não ser a política, pois nosso povo é dominado pelo capitalismo americano, mas um dia espero, tenha uma virada e que bons brasileiros façam uma verdadeira limpeza, uma radical limpeza neste país aos moldes do que foi feito em vários países.
      Muitas vezes digo em ir de mala e cuia para o Uruguai e aí me advém os ensinamentos recebidos de meu avô e pai e vejo que se for necessário, mesmo em minha idade, estaria à frente de uma refrega contra esses maus nacionais, contra essas elites burras que vivem dentro de uma xenofilia nojenta que atrasa o próprio País.
      Fico realmente enojado desses falsos brasileiros. Elite burra e tão mestiça quanto o povo, mas que se acha superior.
      Aqui chamamos as hospedeiras de comissárias de bordo ou de aeromoças.
      Tipo brasileiro é de rir de tanta insanidade.
      Portuguesinha amada, sabes que posso para ti abrir meu coração, e te confesso o nojo que tenho desses brasileiros que só se lembram de nossa bandeira na hora do futebol ou nela se enrolarem para fazerem pantomimas políticas, mas sei que ele gostariam de se enrolar na bandeira americana. Palhaços.
      Ontem e hoje foram para mim dois dias especiais. Estava com meus filhos.
      Obrigado pelo imenso abraço e o retribuo com muito carinho e atenção.
      Beijos, beijos e mais beijos a tão adorável amiga.

      Excluir
    3. Olá, Pedrito, meu querido!

      Quero k tu e família estejam bem e felizes. Por aqui, tudo andando. Hoje, até o sol nos brindou. Adoro LUZ.

      Fico tão elucidada com tuas cultas e credíveis palavras, que nem ouso perguntar nada, pke tudo o k tu falas corresponde à verdade. Decerto, tens defeitos como toda a gente, mas não és tendencioso e és mto sincero.

      Eu adoro o meu país, tb, mas reconheço o que é ruim e é bom, quem presta e quem não presta, e qdo estou viajando, o k acontece pouco, pke prefiro estar no meu cantinho, tenho tantas saudades deste retângulo à beira-mar plantado, que nem imaginas, ou melhor, sei que imaginas.

      Conheço algumas cidades espanholas, que enfim têm sua História, seu valor, mas não gosto da arquitetura em geral, da comida mto menos e da forma de ser da maioria dos espanhóis, que ainda pensa que Portugal está sob o Domínio Filipino.

      Gosto de Marrocos, especialmente de Casablanca e Marraquexe, onde já estive umas 10 ou 12 vezes na fase adulta. Se não tivesse minha vida toda "montada" aqui, não poria de parte a hipótese de comprar lá uma vivenda, k até não são mto caras, decorá-la à minha maneira e levar móveis de Portugal pra lá. Empregadas, quantas eu quisesse e homens para guardar a vivenda dia e noite, por 100 euros mensais, seriam às dúzias. Enfim, acho isto exploração, mas há imensos franceses, k têm brutas moradias lá, antigos palacetes e k têm 10/12 empregados/as marroquinas, k até os abanam com folhas de palmeira enqto eles estão na piscina na espreguiçadeira.
      Os Árabes são, em geral, falsos, mentirosos e bajuladores, mas qdo lhe oferecemos algo, nem precisa ser mto, eles viram nossos "escravos". Os empregados de hotel ganham 150 euros mensais, se acham mto bem pagos e não podem comer comida do hotel. São revistados à saída e nem um biscoito podem levar com eles. Como é buffet, a gente escolhe o k quer comer e, em geral, até põe mais no prato do k a barriga pode levar -rs e então, eles qdo retiram os pratos dos clientes das mesas, ainda com bastante comida, os guardam em sítios estratégicos para depois comerem. Isso é realidade.

      Já fui ao Egito, à Tunísia e a Djerba, mas não encontrei assim nada de mto interesse. É evidente k o Egito tem monumentos históricos mto interessantes e falados em todo o mundo, sim, esses valem a pena ser vistos. Me refiro às pirâmides, aos túmulos, aos palácios e afins.

      A partir de agora e sempre k um brasileiro residente em Portugal ponha seu país de rastos, vou lhes falar das riquezas k esse gigantão tem, vou, pois!

      Já cliquei sobre a foto do algodão e ficou bem grande. Lindo, lindo, tudo o k vi lá. Merci, mon chèri!

      Besitos, abraços mil e um excelente fim de semana.

      Excluir
    4. Olá amada amiga.
      Deves estar pesando porque não a respondi ontem?
      Ontem havia escrito uma bela resposta a teu belo comentário, porém, enquanto fazia as últimas correções, subitamente o Centro de Canoas caiu em um blackout, perdendo assim o que estava a escrever. Foi coisa rápida, que durou no máximo 10 minutos. Foi passada a meia-noite.
      Porém tentarei responder como tal.
      Por aqui todos bem.
      Dizia que ontem, passado o meio dia Franco veio nos visitar e estava de saída para o Litoral.
      Vamos nos reunir dia primeiro ao meio-dia aqui em casa, já confirmadas as presenças de Monica. Franco, Liane e Bruno. Fábio como sempre ainda não confirmou, está em férias em sua casa no Litoral. Provavelmente apareça com Grasiela.
      Sei que gostas de Portugal, afinal é a tua terra, a qual gostaria de conhecer, assim como amo o meu Brasil, apesar dos maus brasileiros falarem tão mal. Coitados.
      VIVA! VIVA! Dom Filipe I – Espere um pouco. Já explico.
      Nós brasileiros, temos o quinto maior país do mundo em parte foi graças a Dom Filipe, que neste curto tempo que reinou sobre Portugal e Algarve, ESPERTAMENTE, os portugueses aqui residentes foram aventurando-se por terras espanholas, já que tudo era Espanha e avançaram sobre a maior parte do território do hoje Brasil. Quando Portugal voltou a ter seu Rei, os portugueses que aqui estavam espertamente e sem muitos atritos ficaram com as terras que ultrapassavam em muito o Tratado de Tordesilhas. Azar dos espanhóis. Depois, com Dom João VI, alçado a esse título quando ainda morava no Brasil, com o advento da morte de sua mãe, D. Maria I, a Louca, fez com que o Brasil crescesse mais um montão. Após com o Império do Brasil houve várias anexações de terras, ao Norte, Sul, e Oeste. Já na República o Brasil Anexou o Acre que pertencia à Bolívia (1903/04).
      Quanto a pagar miséria é coisa hedionda. Sei, aqui no Brasil, de madames, cujos maridos ganham mais de 20 mil euros mensais e fazem o maior escândalo para pagarem o nosso salário mínimo que hoje está ao redor de 200 euros ( o Real está custando 4,90 euros), às suas empregadas. Claro está que o salário médio de um trabalhador é de, aproximadamente, 400 euros o que é também é pouco, já que as empresas poderiam pagar bem mais.
      Nunca pensei em visitar o Egito, não sou simpático aos árabes, não por racismo, mas por cultura, sou avesso ao tratamento que dispensam às mulheres, já que as nossas são mais leves, livres e soltas e a maioria dona de seus narizes.
      AAAAh! As praias do Brasil são verdadeiros colírios. Mulheres lindas bem à vontade.
      Bem! Não ficou nem perto do que havia escrito, mas quero lembrar que ontem, por volta de 23 horas, Franco esteve novamente aqui em casa, pois já havia voltado do litoral. Assimq eu ele saiu, voltei para terminar o comentário e postá-lo, houve o tal de blackout e tudo perdi.
      Amada, tenhas uma boa virada de ano e que o próximo seja cheio de saúde e alegria e continuaremos solidificando esta terna amizade.
      Beijos e abraços.

      Excluir
    5. Errata: Pensando e não pesando.
      Assim que ele saiu e não assimq eu ele saiu.

      Excluir
  2. Pedro, que bela postagem, com tanta informação e de uma forma tão objetiva e direta. Sim, este é o nosso país, pouco revelado. Poucos sabem que temos muitos países dentro deste pais enorme que é o Brasil. As regiões/estados são completamente diferentes, gastronomia, tradições, modo de se vestir, clima nem se fala, sotaque, palavras e assim vai.
    E vamos ver com será 2019, tá muito pertinho.
    E já que está público, tomei a liberdade de ler os comentários da nossa amiga Céu e os seus, gostei muito de ler.
    E aqui já deixo os meus votos de um 2019 com saúde e sonhos realizados.
    Um abraço afetuoso com muitos beijinhos para você, Sandrinha e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Gloria, que prazer em receber teus tão bem-vindos comentários.
      Infelizmente, minha amada amiga de Sampa, muitos brasileiros como a esmagadora maioria dos estrangeiros não tem a mínima ideia do que é o Brasil, principalmente os maus brasileiros. Não quero empurrar a brasa para a tua sardinha, mas o teu Estado de São Paulo, que o conheço bem, principalmente seu interior, bota a maioria dos países do mundo no bolso. É um estado desenvolvido e cheio de coisas que o colocam no Primeiro Mundo. O estrangeiro que chega ao interior de São Paulo fica boquiaberto com suas impressionantes e desenvolvidas cidades e há de pensar estar no Admirável Mundo Novo (Aldous Huxlei) Óbvio está que essa mídia cafajeste só mostra as coisas ruins deste país, pois tem, grande parte dos brasileiros a síndrome do coitadinho e que tudo o que é de fora e melhor. Claro que ainda falta muito, principalmente na educação para sermos um país mais uniforme, porém muitos não sabem ou não leem sobre as mazelas do que é muitas coisas nos EUA, pessoas morando em barracas, dentro de automóveis, embaixo de viadutos, mas isto não é mostrado. Vi um vídeo feito as escondidas da polícia, por um cinegrafista americano que mostra a cidades de barracas em plena Los Angeles, pessoas morando na mais absoluta miséria. Se a Cidade de São Paulo tem a cracolândia, os EUA têm as Cracolândias, as Cocalândias, as Maconhalândias e tantas outra Lândias. Não quero justificar as nossas mazelas, mostrando as mazelas dos outros, mas o Brasil é o saco de pancadas desta mídia asquerosa. Falam mal do Nordeste, mas não mostram as belezas da Zona da Mata, falam da corrupção, mas não mostram o outro lado, o lado dos brasileiros dignos, trabalhadores que levam este país a um desenvolvimento ímpar que o coloca como a oitava economia do mundo. Fabricamos aviões, navios, trens, automóveis, foguetes e se não fosse a sabotagem que os americanos fizeram em Alcântara seríamos um dos principais países nas pesquisa aeroespaciais do mundo. Isto me deixa muito "abichornado" (triste) pois é o Brasil um dos países com um desenvolvimento industrial fantástico, visto que São Paulo é o maior parque industrial da América Latina e um dos maiores do mundo. São Paulo não dorme, é uma megalópole fascinante, mas os estrangeiros só veem as mazelas. Os estrangeiros só vem o que há de ruim. A nossa amiga comum Céu disse em seu comentário que ficou boquiaberta com o que mostrei e isto que não mostrei, sequer 00,1% do que é este País. Mas infelizmente nosso povo, nosso coitadinho povo se acha inferior aos demais. Bolas, vamos mostrar ao mundo o que temos de bom, de fabuloso, de maravilhoso que existe neste Gigante, ainda adormecido. Infelizmente são os maus brasileiros que falam mal do Brasil.
      Queridos amigos de Sampa, apesar de vislumbrar nuvens carregados no futuro próximo, tenho ainda a convicção que o povo há de se acordar e fazer uma virada histórica nos rumos deste rico País. Assim espero.
      Bom 2019, com muita saúde e paz.
      Beijos e abraços a todos.

      Excluir
    2. Os teus dados sobre o nosso país, levando em conta o estado de São Paulo, são muito importantes. E quanto à educação, eu concordo, precisamos muito focar nesta parte. Não é nem o caso de melhorar, mas de recomeçar. Minha mãe sempre dizia como era São Paulo nos anos 50, creio que até os anos 70, em algumas partes. Quanta educação e respeito pelas ruas, uma cidade limpa, com belos jardins franceses, especialmente no Vale do Anhangabaú. E os Jardins do Museu do Ipiranga? Maravilhosos! Nos fundos da Pinacoteca, há um jardim maravilhoso, estilo francês também, com espelhos d'água, escadarias e varanda de cair o queixo, uma extensão do Parque da Luz, outro jardim espetacular, porém, uma pena, tudo largado, esquecido.
      Espero igualmente por esta virada histórica!
      Beijos retribuídos.

      Excluir
    3. Olá menina de São Paulo.
      Me apraz muito ler teus comentários e saber que não estou sozinho nestes pensamentos. O Brasil é um país generoso, belo e rico, o que falta é educar este povo. Fiquei magoado quando certa vez em São Paulo, encontrei o Monumento do Ipiranga todo pichado, é claro que isto acontece em qualquer país do mundo, porém é uma falta de respeito com o que é belo, harmonioso e caro. No centro de Porto Alegre temos um verdadeiro tesouro em prédios magníficos e suntuosos. Hoje com vergonha vejo a Fonte Talaveira de la Reina cercada com um gradil de ferro, pois um imbecil a quebrou, e tudo que é restaurado perde sua graça. Vejamos o casa da Taça Jules Rimet, que foi roubada e seu puro fundido e a que temos hoje, mesmo sendo uma réplica perfeita, não tem a mesma história, assim será com o acervo que foi queimado no Museu Nacional do Rio. Que lástima.
      Abraços e beijos ao casal de amigos e um especialzinho para Marianinha.

      A VIRADA HÁ DE VIR!!!!!

      Excluir
  3. Oi Prof. Pedro,
    Que belíssimo post; acho que todos aqueles desinformados;
    em primeira mão os Brasileiros! deveríam ler seu post k.
    Todos países tem seus problemas.
    E olha que tem muito país que tem um pensamento bem antiguinho k.
    Acho engraçado quando a tv aberta mostra a suíça como exemplo k. com certeza a suíça é bem grande né k!

    Esse processo na qual estamos passando é muito perigoso pois a internet é muito boa para algumas coisas, mas tbm faz um grande des serviço até acho que já tinha de dito isso. Estão criando-se nichos de opiniões e culturas. Ou seja... tudo o que é contrário a mim eu repudio. O que é pior a política descobriu isso k e usa essa massa de manobra ao seu favor. Na realidade o país está pegando os modelos americanos de vida k, muitos países já vivem assim só que não se dão conta dos seus problemas k. por exemplo: a Rus... adora botar as "merda dos outros no ventilador" e por aí vai; e o povo lá vive tão bem...
    Esse negócio de falar mal de onde se vive para mim é meio esquisito...
    Passa uma imagem muito ruim para quem não conhece o país...
    O nosso problema é a política!
    Se existe um paraíso é aqui... falem bem, falem mal; mas falem de mim...

    Mudando de assunto... gostaría de agradecer o tempo que passamos juntos
    esse ano que está a se encerrar. Posts muito produtivos e de belas informações passaram por aqui blog para mim são para trocas boas e produtivas coisas que inspirem a qualquer impulsionamento para frente ou de decisão ou de comportamento etc... Rola muita coisa boa por aqui... e no final das contas é isso que importa; as boas relações que se faz na vida e agora um novo modelo a web; Rafael sempre diz que tenho que aceitar mais esse novo modelo k;

    Que esse 2019, seja um ano para nós de mudanças e esperanças!

    Te desejo para ti e para os teus; saúde porque sem ela não se faz
    quase nada; e muita Paz.
    O resto a gente reinventa k.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida Janicce, paz e bem.
      Concordo plenamente com tuas formulações, muitos são os estrangeiros que pensam ser o Brasil aquele paiseco do início do Século passado, de gente doente, magra pela fome, de gente descalça e amargurada. Somos hoje um dos primeiros países interligados pela Internet, há mais linhas de celulares do que habitantes neste gigantesco País. É fácil para a Suíça administrar um país de proporções diminutas, muito menor que a maioria dos Estados deste continente chamado Brasil. Bem lembrado por ti, a Internet tornou-se um trunfo nas mãos ávidas dos maus brasileiros. Pior que a Rússia são os EUA que vivem se imiscuindo nos assuntos internos dos outros países. Invadindo, fazendo guerras e bloqueios econômicos em todos os cantos do planeta. Tenho certeza que a explosão na Base de Alcântara tem as garras nefastas dos americanos. Quem se não eles estariam interessados em atrasar os nossos projetos aeroespaciais?
      Vejo como um grande problema em nosso país é a falta de cultura, um povo que pouco lê, sem esquecer que não há interesse em aculturar o povo, pois, principalmente para a direita raivosa, quanto menos souber o povo, mais fácil é dominar.
      Amada menina, que possamos continuar com estes encontros e apreciar o que é belo e verdadeiro. Tenha um novo ano cheio de alegrias e saúde, a ti e a Dom Rafael muita esperança e paz.
      Muitos beijos a todos que te são caros e vamos reinventando, pois isto só pode nos engrandecer.
      Abraços.

      Excluir
  4. Quero deixar aqui os meus votos de saúde, alegrias diárias e amorosidade para o ano que se próxima, muito feliz e grata pela nossa amizade, sempre agradável, amável, gentil, proveitosa e ampla de novos conhecimentos, porque aqui se aprende e muito. Pura nutrição para todos os meus sentidos! Muito obrigado querido professor Pedro e querida Sandrinha, amigos tão queridos, foram uma das minhas melhores conquista neste 2018. Que felicidade em conhecê-los!
    Muitos beijinhos e abraços, com tanto afeto. Todos os meus votos são extensivos aos familiares, filhos, noras, netos e tantos queridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá São Paulo!
      Olá Dom Luiz!
      Olá Maria Glória.
      Hoje é dia das meninas e estava solito em casa e ao meio dia almocei e tomei um cálice de vinho e "me dormi" um pouco. Ao acordar do sono dos justos encontrei teus belíssimo comentário que me trouxe muita alegria, principalmente ao ler essa declaração tão linda. Sabes que também nutrimos por vocês muito carinho, pois conhecer tão simpático, educado e lindo casal nos é um alento dentro deste mundo tão fechado e com tanto ódio.
      Amamos vocês.
      E sei que todos os meus retribuem os teus votos e desejamos do fundo do coração muita saúde, paz e esperança num futuro melhor.
      Mil beijos a vocês, amigos de São Paulo, a locomotiva deste trem chamado Brasil.

      Excluir
    2. Ohhh Pedrito e Sandrita, queridos nossos, amamos vocês, de coração para coração!

      Excluir
    3. Que lindo Maria Glória e Dom Luiz ficamos emocionados com esse carinho e saibas que é reciproco. Beijos.

      Excluir
  5. Pedro, meu queridíssimo amigo!

    Mto grata por tua visita e tão gentis palavras acerca do meu post. Sabes k sou uma aluna (rs) dedicada e k sigo sempre o MESTRE, tu, portanto.

    A benção apache me entrou no coração e na mente e essa foi a melhor altura pra fazer um post com ela. Nada disso teria acontecido se nós não nos tivéssemos "conhecido". O-B-R-I-G-A-D-A!

    Gostaste do vídeo, que coloquei lá? O acho mto em sintonia com a bênção. Me dá tua opinião, por favor. Merci!

    TE QUERO DESEJAR O MELHOR DO MUNDO, ASSIM COMO AOS TEUS MENINOS E MENINAS. UM VENTUROSO ANO NOVO E QUE CONTINUEMOS JUNTOS FAZENDO CRESCER ESSA AMIZADE.

    BAISOUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!

    ResponderExcluir
  6. Retificando: BISOUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cielito, amada.
      Não imaginas o quão gratificantes são os teus sempre bem-vindos comentários, que me deixam de coração estreleiro e uma harmonia surge em meus pensamentos.
      Realmente. A bênção apache sempre tocou meu coração, pois é singela e pura. Pureza essa, que falta em tantos.
      Quanto ao vídeo é encantador, com recantos floridos e harmoniosos e com tanta rosas, a flor predileta de Sandrinha. Essas coisas harmoniosas mexem com o nosso ser, e vemos que há neste mundo tantas coisas lindas e muitas vezes ignoradas pela maioria.
      Sou um eterno apaixonada por coisa simples e belas e assim vou levando a vida admirando esta natureza ímpar.
      Beijos. Que não só o Sol e a Lua te protejam, mas que o Universo conspire sempre a teu favor.
      Agradeço. Agradecemos muitíssimo teus desejos de venturoso ano novo e o retribuímos com amor e carinho.
      Amada amiga.

      Excluir
  7. Meu querido,

    Mto grata por tão lindas e sinceras palavras no meu blog.
    Aqui, novo ano está quase começando e aí umas horas mais tarde, contudo, estamos em sintonia total.

    MAIS UMA VEZ E PRA TODOS VOCÊS UM ANO NOVO FELIZ, VENTUROSO E AGRADÁVEL.

    MIL BEIJOS PARA TI E FAMÍLIA. TUDO DE BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada.
      Quase meia-noite neste espaçoso Brasil (23.20) como temos 4 fusos horários a festa se estendera de leste a oeste por quatro horas. Amada alentejana, sim, estamos e permaneceremos em sintonia total.
      Monica está aqui e passará a virada em nossa casa. Porém amanhã estarão todos, inclusive o Fábio que era uma incógnita.
      Beijos a todo esse Portugal maravilhoso.
      Feliz, saudável, alegre, venturoso e belo ano novo.
      Beijos e mais beijos.

      Excluir