PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Bíblia - Dissecando as Escrituras – I






Não se faz necessário ter uma inteligência acima da média, nem ser um gênio para ver nas ditas Escrituras Sagradas uma série de contradições, erros e mentiras compiladas em uma gigantesca fábula que atormenta a humanidade há muitos séculos. Milênios.



Como dizia o escritor português José Saramago, “A bíblia é um manual de maus costumes”.


Desde que espécies anteriores ao homo sapiens passaram a falar e tentar entender as coisas, o que não podemos afirmar se tinham um pensamento bem desenvolvido, apesar de já utilizarem ferramentas e o fogo, porém de uma fala rudimentar, com seu paupérrimo entendimento, pois se tratavam de povos ainda em estado sub-humano, que pouco ou nada sabiam, e como não tinham conhecimento para entender as coisas, foram inventando através do tempo uma porção de historinhas bobas, copiadas de seu cotidiano, pois como já utilizavam o barro, elucubraram que o próprio homem havia sido feito desse material e assim na tentativa de explicar como surgiu o Universo e como surgiu o próprio homem, além dos outros animais e vegetais, muitos erros foram por eles engendrados, o que foi passando de gerações em gerações, a tal ponto de homens primitivos, ainda na Idade da Pedra, afirmarem por milhares de anos que a Terra era plana. Plana como uma pizza, que ainda não existia, e como disse Jó, coberta por uma campânula vítrea, apoiada sobre quatro elefante suspensa no espaço. (Jó 26:7). Tem que ser muito atormentado para acreditar em tal e ridícula fábula.



Caçadores selvagens e coletores broncos sem nenhum conhecimento de matemática, astronomia, física, enfim, sem conhecimento de qualquer ciência foram através dos tempos formulando conjecturas pueris, sem pé nem cabeça, mas pela repetição conseguem até hoje dominar a mente da maior parte da humanidade, que se sujeita a conceitos toscos e sem nenhuma base científica. Mas se acham espertos.


          Em quem acreditas, nos primitivos homens ou nos sábios de hoje?

Muitas dessas historietas surgiram bem antes da fase desses ancestrais chegarem a ser homo sapiens e chegarem ao que somos hoje, trilhando caminhos tortuosos e cheios de indagações. 


Hoje entendo e defendo que a humanidade não tenha surgido em um único nicho, e sim proto-homens ao dispersarem-se por vastas regiões da hoje África foram refinando-se, dando origem à humanidade, portanto sou favorável a tese de que as diferentes raças surgiram em diferentes nichos, mantendo características únicas e não híbridas, que no decorrer de migrações, separações e uniões foram formando essa colcha de retalhos que é a humanidade. Portanto a humanidade não tem uma “mãe” comum e sim “avós” ou “bisavós” comuns.



Obviamente não havia conhecimento e tudo o que foi dito e posteriormente escrito, partiu de relatos, já contaminados tanto no aumentativo, quanto no superlativo, de como o homem via o mundo e sem entender das coisas, muitas fábulas foram sendo contadas, escritas e posteriormente copiadas, como a de um dilúvio que era uma lenda de vários povos primitivos, muito antes do aparecimento dos judeus, enriquecidas modificadas, subvertidas, prostituídas e tendenciosamente organizadas ideologicamente para manter as massas sob o domínio cego e inquestionável. Pois questionar é proibido. Para tal inventaram que foi deus que as escreveu. Assim tais histórias teriam uma paternidade divina inefável, o que oficializou o embuste, visto que os povos que viviam fora do chamado Velho Mundo, apesar de terem suas religiões, herdadas da mesma matriz primitiva, essas eram e são diametralmente opostas, cheias de outros deuses e grandes espíritos, com deuses até então desconhecidos dos Velhos-mundistas. (Parte da Europa e parte do Oriente Médio)



E o que mais chama a atenção é que o homem atual, dispondo de farta literatura científica, de conhecimento que nos últimos cem anos suplantaram todo o conhecimento anterior da humanidade se deixa dominar por essas lendas inventadas por selvagens, analfabetos, rudes que viviam mergulhados nas superstições e crendices e que não tinham conhecimento algum.


Para tal usaram de uma estratégia infalível, ou seja, disseram terem falado com um suposto deus, e todos os que isso disseram, fizeram sem testemunhas, a sós e em situações muito questionáveis, pois tinham o interesse em dominar as mentes de seus semelhantes de uma maneira ou outra. Queriam o poder. E nisto não podemos esquecer que o próprio São João disse que ninguém viu deus. (João 1:18) Ou seja, os que disseram ter falado com deus face a face eram no mínimo ardilosos mentirosos e embusteiros.


Hoje a arqueologia antropológica, duvida que muitos dos Patriarcas citados no chamado livro sagrado tenham até existido, já que eram nomes corriqueiros entre os judeus e outros povos.


Sem me alongar vou, em outras publicações mostrar o que as pessoas desconhecem e em que piamente acreditam.

                     Quando a Terra Surgiu, o Sol já brilhava.

Para começar este festival de contradições vamos iniciar por esta máxima:

Genisis: E Deus andava sobre a face da Terra e viu que era bom e criou a luz, e somente após criar a luz ele criou o Sol.

Ops! Mas esta luz vem do Sol, como teria luz sem a existência do astro rei.

 
Buenas tche, aí a coisa pega, pois inclusive sabemos hoje que o Sol é bem mais antigo do que a Terra, tanto que a Terra se formou a seu redor, assim como os demais planetas de nosso sistema solar.


Então tudo que há em Gênesis é puro achismo, sem base científica alguma. Formulações que mostram bem a escuridão do saber daqueles que inventaram tais fábulas.


Mas como argumentar com religiosos fundamentalistas que não aceitam argumentações sólidas. Se tal fosse possível não existiriam religiões, pois tudo o que se fala é puro e pueril achismo.


E para encerrar vamos por conhecimento em nossas mentes e fugir das invencionices existentes em duas das três grandes religiões normativas, o Cristianismo e o Islamismo, cuja base é sem sombras de dúvidas, o Judaísmo, primeira religião normativa, que também se utilizou de lendas muito antigas, de outros povos, que são narradas na Torá, sua pedra angular, porém nela inexistentes.

Demônio: É originário do grego “Daimon” que significa Conhecimento, Inteligência.

Lúcifer: Originário do latim “Lucem Ferre” e significa Portador da Luz, Claridade.

Satã ou Satanás: Originário do hebraico e significa Questionador, opositor.

Entenderam como se pode manipular as consciências? 

Pacem in Terris.

Clique sobre as fotos e imagens para ampliá-las


4 comentários:

  1. Piazito, meu querido Pedrito!

    Espero k todos vocês estejam bem e felizes. Aqui, em casa, as remodelações continuam, mas o tempo tudo resolve. Qto a tempo, atmosférico, tem estado mto calor, mas ele tb só aprece no verão. E aí, frio? Como de costume, né? A terra é esférica e não plana e ela gira, portanto, nuns países frio, noutros, calor.

    Fico, sempre, sem palavras, perante o teu raciocínio e as provas apresentadas, mas tb sei que se te demonstrarem k não estás certo, k estás pensando erradamente, darás o braço a torcer, como se diz em Portugal, sem problema algum, pke és inteligente, atento e sabes reconhecer, qdo erras, sem querer, acredito, dando a mão à palmatória, sem o menor orgulho e opulência.

    Tens imensa razão acerca das considerações, k fazes sobre o Homo Sapiens, embora eu saiba mto menos que tu, mas sei o suficiente para reconhecer k estás falando verdade, embora a História, e como tu sabes, não seja uma ciência exata, mas, no geral, as coisas eram mesmo assim e para tal basta pensar na evolução da espécie humana, a chamada Hominização. Eu te "ensinado" (rs)!

    Gosto de situações límpidas e vejo o mundo todo às escuras e de pernas para o ar. Onde anda esse Deus de amor e de luz? As minhas dúvidas são cada vez maiores e já com alguma sustentabilidade, pke não sendo nenhuma sábia, acho que não existem sábios, no sentido de pessoas k tudo sabem, estou diariamente, aprendendo a raciocinar e a relacionar, e mtas vezes, não bate a bota ca perdigota, como se diz por cá.

    Nunca aprofundei o estudo da bíblia, mas o que tu dizes, está lá, sem tirar, nem pôr. Então, quem fala verdade?

    Vives num país com imensas religiões e qdo já não encontram resposta nas existentes, partem pra outras, que falam de vidas passadas e reencarnações, que acho um absurdo total, aliás, não dá pra acreditar k estamos em 2017.

    Provavelmente, o teu blog incomoda mta gente e daí te leem, mas não dizem nadica. É preciso contrapor, pois, com verdade, com factos. E como contrapor? Tu és um homem de mente aberta e aceitas opiniões diferentes da tua, mas andar toda uma multidão atrás do k não existe, há séculos, faz confusão, pelo menos a mim, faz!

    Adorei o teu post, que tem mais duas partes pra ler e comentar. Passarei depois por lá.

    Beijos e um mega abraço pra ti, Sandrinha, meninos e meninas, ah, e tb pra teu neto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cielito.
      Todos bem por aqui, sendo que Sandrinha está se preparando para uma intervenção cirúrgica, em um e depois no outro. Catarata, com implantes de lentes, doídas, tanto nos olhos quanto na guaiaca. (Guaiaca é um cinturão com diversos compartimentos em que o Gaúcho leva, além de la plata outras coisas).
      Sei bem que remodelações, principalmente em apartamentos são demoradas e dão muito trabalho.
      Quanto ao tempo está uma verdadeira balbúrdia, pois ano passado o inverno foi rigoroso, mas este ano tivemos dias muito frios, porém passou rápido e estamos enfrentando dias quentes.
      Apesar de ser um homem muito racional, concordo com o Jurista e escritor Omar Ferri, que em seu livro Razão X Religião diz sem rodeios que se deus quisesse acabar com todas as dúvidas e especulações bastaria se mostrar a toda a humanidade, porém aqueles que disseram que falaram com deus face a face são desmentidos pelo próprio São João ao dizer que ninguém jamais viu deus. Obviamente se houvesse uma comprovação verdadeira eu diria “estava errado” sem medo de aceitar o erro, porém não posso acreditar em conjeturas. “Pau é pau e pedra é pedra”. Mesmo não sendo a História uma ciência exata, a cada dia novas descobertas nos deixam mais perto da verdade. Estou sempre lendo e estudando as mais atuais descobertas quanto à saga humana e hoje temos a nossa disposição fartos achados e documentações que nos levam a crer realmente que estamos aqui por um grande acidente que assolou o nosso frágil planeta há 65 milhões de anos, caso contrário não haveria como os mamíferos prosperarem. Obviamente, sabes bem que aqueles que tem interesses outros são ligeirinhos para inventarem lendas esdrúxulas para explicar pela vertente religiosa que foi mais uma elucubração de deus. Não! Por que ele perderia seu tempo se as próprias escrituras dizem que tudo foi feito em seis dias. ?????
      Também sou muito de coisas límpidas, às claras e parafraseando os filósofos te digo que quanto mais sei, percebo na profundidade que nada sei. Porém este nada sei é o saber muito, pois aquele que vive em total ignorância, tribos arredias não só na Amazônia como em outras partes do mundo dizem saber tudo, o que é um contrassenso. Estudei a História das Religiões, com o fascinante Professor, Mestre Ir. Norberto Nesselo que aceitava e dizia que meu ateísmo era contagiante, pois mesmo não sendo radical, era consistente. Busco não radicalizar, estou aberto a tudo e a todos, porém busco sempre uma base sólida o que falta nas ditas escrituras, pois tudo não há comprovação científica, visto que a própria lenda de um dilúvio universal não se sustenta por sua pueril e até hilária arca.
      Sei que muitos ficam incomodados com o que escrevo, porém é da dúvida que nascem grandes ideias.
      Amada Céu, fico grato pelos comentários e desejo dias maravilhosos a tua frente, com muita saúde, harmonia e boas realizações.
      Agradeço sempre teu amável carinho com os meus, lembrando que neste próximo dia cinco, meu neto estará completando dezoito aninhos. Mas bah! O piá torena já está ficando um taura dono do próprio nariz. Oigalê mandinho buenacho.
      Beijos.

      Excluir
  2. As definições, as explicações k dás de Demónio, Lúcifer e Satanás, são isso mesmo. Então, mas as pessoas não entenderam ainda isso ou não sabem ir procurar a origem das palavras?
    Então, Lúcifer é luz e Deus é escuridão? Pois, atendendo à origem da palavra é isso mesmo, sem tirar, nem pôr.

    Que contradição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu, amada amiga.
      A palavra deus vem do grego Théos, ou como dizem os judeus Heloin, que pode significar uma entidade sobrenatural que emana poder sobre tudo e todos, já encontrado nas seitas ou religiões animistas. Ente infinito e eterno, sobrenatural por si só, designação de forças ocultas ou espíritos. O deus único é uma criação abraânica o que suscita muitas controvérsias, já que na torá deus diz a Moisés “Vê, eu te fiz deus (heloin) para o faraó, ao passo que Arão, teu irmão te servirá de profeta”. Há controvérsias, já que deus ou deuses seriam inefáveis, cabe a cada um designá-lo de uma ou outra forma. Quanto a Lúcifer,como sabes, provém do latim Lucem Ferre, que traduzido seria aquele que transporta a luz, ou o portador da luz. Quanto a deus ser a escuridão, segundo Fábio de los Santos Teixeira, meu filho, é pela razão de “se deus ter criado a luz, esta não existiria, portanto tudo seria escuridão, mesmo esse deus, pois foi ele quem a criou. São as contradições encontradas no que chamam Escrituras Sagradas. Enormes e inexplicáveis contradições. Volto-me hoje ao animismo e tento entender como iniciou essas seitas, que não podem ser descartadas a revelia sem buscarmos entender o que se passava na mente dos primitivos homens ainda numa fase de muito atraso e superstições. O amigo e Doutor em teologia e filosofia, Luiz Augusto Passos, que foi por muitos anos padre jesuíta, em conversas que mantivemos, abriu seu profundo conhecimento na área e me confessou que hoje sente-se numa verdadeira encruzilhada, pois duvida da existência de um único deus, o que faz muito sentido, pois o bem e o mal são inerentes do ser humano, o amor, o perdão também. Não somos deuses, mas é de nós que parte o bem e o mal.
      Com carinho recebas um beijo e que tenhas um belo domingo.

      Excluir