PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 23 de julho de 2017

45º Festival Internacional de Folclore – II






             Nova Petrópolis.

Nossa intenção era de voltar neste domingo para Nova Petrópolis e assistir o encerramento deste fascinante Festival que congregou vários povos num espetáculo maravilhoso. Grupos de Balé não só nacionais como de vários países nos abrilhantaram com música, dança e cores que encheram nossos olhos com tanta beleza.


Esta diversidade cultural e racial deveria sempre unir os povos, porém, fato inegável o maior motivo de desagregação  fica por conta das religiões, que fazem guerras e atentados terroristas e conseguem semear o ódio entre os povos. Fato inegável, pois como vimos quase que diariamente são atos de selvageria que semeiam a morte, a dor e a desunião dos seres humanos, num verdadeiro espetáculo de horror e lágrimas, de mortes e mutilações, de ódio e perversidade. Quiçá um dia venhamos a assistir festivais religiosos aonde diferentes pensamentos filosóficos unam-se, não importando qual seu deus em alegres e coloridos momentos de amor e fraternidade. Porém isto é uma utopia, visto que o Prefeito da Cidade Maravilhosa quer acabar com o maior espetáculo da Terra e transformar o Sambódromo do Rio de Janeiro num grande espaço para adoração a um inexistente deus.


Vejamos agora a Agrupación Folklórica Miguel de Güemes da Argentina, que em três momentos apresentaram músicas e danças de la Pampa, de Missiones, Entre Rios e Corrientes e finalizando com danças típicas do Altiplano.





Lamentável que um dançarino missioneiro da Argentina tenha também sido hospitalizado devido ao intenso frio que se abateu sobre Nova Petrópolis, por, obviamente, hipotermia, mas el missioneiro já está recuperado e bailando com garra e estilo.











Nosso retorno à cidade do Festival foi cancelado devido as previsões, mas pacientemente aguardaremos para o próximo ano, com coragem e bem equipados para assistir novamente este espetáculo cultural magnífico e com certeza novos grupos e de outros países e estados se apresentarão.









Na sequencia veremos  a Compañia Internacional de Danza Paipa de Colômbia.

Clique ou prima sobre as fotos para ampliá-las.


4 comentários:

  1. Que legal, não sabia deste festival. Nó próximo vamos nos encontrar lá.
    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anajá. Prazer imenso.
      Realmente foi um espetáculo maravilhoso. Ano que vem de certo iremos assistir e seria um prazer encontra-los lá. Vale a pena. Infelizmente não ficamos até o encerramento, pois por compromissos outros tivemos que retornar à Canoas antes de seu final, mas foram quatro dias maravilhosos.
      Que tenhas uma ótima semana com muita saúde. Abraços.

      Excluir
  2. As religiões mais desagregam do que unem. Se acham escolhidos por deus (sim em letra minúscula), portanto são arrogantes, cegos pela fé emburrecida e limitadora, agressivos e desrespeitosos. Nada sabem sobre Amor.
    Achava que com os movimentos da dança jamais sentissem hipotermia! Frio bravo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite:
      Infelizmente desde menino comecei a notar a maldade entranhada nas religiões o que me fez aos nove anos de idade de romper com a igreja. Recusei-me inclusive de fazer a primeira comunhão e meus pais não foram contra, me apoiaram. Vejo a maldade nos três livros das três religiões normativas, o judaísmo, o islamismo e o cristianismo. Muitos ficam bravos, porém é inegável que a bíblia é um manual de maus costumes, cheia de contradições, inverdades e maldades. Concordo plenamente contigo a cegueira da fé é hedionda.
      No caso da hipotermia, houve dois casos, um colombiano e um argentino, nem dançando conseguiram suportar os graus negativos que caíram sobre Nova Petrópolis. Era muito frio. Como dizemos aqui no Rio Grande: Era frio de renguear cusco.
      Cusco aqui é cachorro. Cachorro, jaguara, vinagre, guaipéca.
      Até breve e um grande abraço.

      Excluir