PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Meu Mundo.




                               Prof. Pedro Teixeira


Construía meu mundo, mas pelo cansaço parei,

Construía meu mundo, mas era tarde, cansei.

Cansei de tentar construir um mundo melhor,

Cansei de ver cada dia pior.



Mas meu mundo não e só meu,

É de todos e meu mundo sofreu.

Dói meu coração,

De ver acabar a ilusão.



Sem ter um mundo feliz,

Com flores, luz e chafariz.

Com borboletas e rouxinóis,

Com pedras, cascatas e caracóis.



Repleto com gente, mas estou só,

E hoje meu mundo dá dó.

De ver morrer a esperança,

Ver no mundo tanta matança.



Queimam florestas e animais,

Matando árvores, matando pardais.

Meu mundo está realmente morrendo,

E muitos sequer nada fazendo.



Fazer o quê? Se tempo não dá.

O tempo se foi, foi muito pra lá.

A esperança morreu,

O rio limpo secou.



O campo verde queimou,

O clima mudou.

A brisa não sopra serena,

A manhã não é mais amena.



A mãe natureza sentenciou,

O homem ao fim condenou.

Chorar não adiante,

Não fará crescer a planta.



Esbravejar menos ainda,

Pois é tarde e a tarde finda.

A noite escura chegou,

O dia cansado passou.



Sonho com o degelo,

Das calotas em pesadelo.

Do urso com fome que morre,

Da corça que pelo bosque não corre.



Pare tudo que eu quero descer,

Da Terra que vai morrer.

No abismo profundo,

Do sonho do vagabundo.


Das armas da soldadesca,

Da explosão gigantesca.

Da criança com fome que chora.

Do pobre que esmola implora.



Pare,

Pare,

Pare.



Pois o meu mundo,

Não é mais o meu mundo.

O mundo da fumaça,

Do frio que vem e não passa.



Do calor abrasador,

Do infeliz pescador.

Que no lago se afogou,

Pois peixes não encontrou.



Os tolos rezam por salvação,

O futuro não tem solução.

Muitos hão de ver,

O que vai acontecer.



Não adiante esbravejar,

Muito menos rezar.

O mundo anda mesmo assim,

Para seu inexorável fim.



A flor murchou,

A alegria cessou.

Sozinho eu estou,

E meu mundo?



Meu mundo acabou.





Prof. Pedro Teixeira


15 comentários:

  1. "Minino" não diga tolices. Seu mundo não acabou, coisa nenhuma. Com tua pujança ainda vais viver, no mínimo mais uns 20 anos.

    Amanhã, se comemora, aí, o dia das Mães e a tua foi bem especial e "Padeira de Aljubarrota". Ela tem razão: apertar/beijar a mão? Sabemos nós lá onde as pessoas andaram com as mãos! Inteiramente de acordo!

    O teu poema é pura verdade, mas vamos lá tocar a vida pra frente, meu lindo amigo!

    Querido Pedrito, recorda tua mãe, amanhã e sempre. FELIZ DIA DAS MÃES! Parabéns a Sandrinha. Beijinhos pra todos e um abracito bem sincero para o gaúcho, "destemido", que tanto aprecio e admiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prenda amada.
      Agradecido fico com tão elogioso comentário e principalmente pelos votos de feliz dia das mães. Minha mãezinha eu a tenho sempre não só em minhas lembranças, como a carrego sempre em meu coração. Foi u’a mãe maravilhosa, uma fonte cheia de beleza e graça, além dos bons ensinamentos, pois trazia uma bagagem colossal de família, lembrando que seu padrinho era um médico francês, com qual família ela conviveu por muitos anos. Mamãe era de uma educação familiar exemplar, da qual herdei com honra esse legado. Feliz dia das mães a todas as mulheres do mundo, mães e não mães. Lutadoras, batalhadoras, inteligentes, premonitórias e mesmo as que não tiveram filhos, como minha filha Monica, são mães por natureza, por emprenho e solidariedade. Sandrinha agradece a lembrança e me disse que em Portugal o dia das mães teria sido domingo passado (?) e me fez uma pergunta que em não lhe pude responder. Ela queria saber se és mãe. Independentemente da resposta ela manda-te um feliz dia das mães e que tenhas muita saúde nos vindouros anos.
      Quanto ao que escrevi acima foi uma coisa de momento, lá pelo ano de 2012, quando vi os cerrados do Mato Grosso do Sul aniquilados pela agricultura extensiva e muito produtiva, sendo um dos maiores celeiros de soja, arroz, sorgo e milho do Brasil e do mundo, além das extensas haciendas de ganaderia. Fiquei perplexo, pois conheci o Mato Grosso do Sul coberto por matas nativas aonde vicejavam diferentes formas de vida. Vi nesses últimos 40 anos a destruição de florestas, cerrados, caatingas, rios serem assoreados, milhares e milhares de toneladas de peixes asfixiados pelos fertilizantes e agrotóxicos. Certa feita em Capim Branco no Mato Grosso, parei o carro a lo largo da carreteira e chorei muito ao ver uma extensa queimada para limpeza de uma fazenda com mais de 8.000 hectares e nas chamas que tudo consumiam vi revoadas de dezenas de milhares de pássaros em época de nidificação num frenético desespero na tentativa vã de salvar seus ninhos. O mundo caminha mesmo para o seu inexorável fim. Foi neste sentido que escrevi esses versos, não que eu tenha desistido da vida. A vida é um bem biológico singular e continuarei, enquanto tiver forças, a denunciar e me opor visceralmente a essa ganância que está destruindo a natureza.
      Nota: Podes até ficar surpresa, porém há no Brasil, extensas fazendas de agricultura e pecuária, principalmente no Centro Oeste e Norte, aonde vamos encontrar fazendas maiores que muitos países do mundo. Só a fazenda Nova Piratininga no Estado de Goiás tem 135 mil hectares, registrados, fora outras maiores na Amazônia. Aqui neste gigante país há mais de 213 milhões de cabeças de gado (dados do IBGE-2014). Tudo isto acelera a destruição do Meu Mundo.
      Amada Céu, fico feliz com teus comentários e faço votos que tenhas uma bela semana cheia de alegria e paz.
      Vosso súdito que a cada dia mais e mais vos admira. Um beijo e um abraço.

      Excluir
    2. Oh, "meu" rei e senhor (rsssssssssss)!

      Não tens que agradecer-me, absolutamente nada. Fui eu que vim até teu blog e não foste tu quem pediu k viesse cá, dizer isso ou aquilo.

      Tua mãe tinha linhagem, isso já eu entendi há mto. A cultura francesa é de uma extrema sensibilidade e elevação, portanto, tua mãe foi brilhante e valerosa, a todos os níveis.

      Sandrinha tem razão. O Dia da Mãe, nós não dizemos das Mães, pke generalizamos e singularizamos, foi, de facto, no domingo passado, dia 07 e diz pra ela, que eu não quis ser mãe, por opção, e agora k já entrei nos enta, nem pensar. Não tenho nenhuma pena, acredita, pke a felicidade, a minha, passa por uma série de acontecimentos, onde filho/a não entra. Minha mãe teve mta pena da minha opção, e, às vezes, ralhava comigo e me rogava "pragas" do tipo: que Deus te dê trigémeos. Vê só a minha "desgraça" (rs), se tal me acontecesse, Pedrito! Mon compagnon de route teve de aceitar, pke eu não sou propriedade de ninguém e penso pela minha cabeça. Eu sou muito livre! Mto agradeço a tua amada mulher. Assim-seja!

      Pronto, agora, já entendi teu poema, que se remete a 2012. Todavia, a "coisa" não parou por aí e como tu dizes, e mto bem, o mundo está caminhando para o fim, mas, olha, meu lindo, enqto o fim vem e não vamos viver e ser feliz, ao máximo, aproveitando cada pedacinho de ternura, que damos uns aos outros.

      Eu sei que o Brasil é grandão e há zonas/fazendas bem maiores que alguns países. Vocês têm tudo para serem felizes, amigos e solidários, mas o Homem é tão diminuto!

      "Sua" princesa o saúda com distinta estima, enviando beijos para todos vocês e pra ti, o meu melhor abraço.

      FELIZ DIA DAS MÃES, DE TODAS AS MÃES E MULHEES, AFINAL!

      Excluir
    3. Amável Céu.
      Estou realmente emocionado com tua pronta e sincera resposta, o que me deixa feliz e muito contemplado com o que dizes de coração aberto e mui estreleiro. SAUDAÇÕES HONRADAS.
      Vou responder-te item por item para não me perder na resposta.
      Ao iniciares dizes “meu rei”. No Estado da Bahia, que continua sendo escrito com H, por tradição há o costume de chamar um amigo ou admirador de “meu rei”, uma forma carinhosa dos baianos, povo que muito admiro - principalmente as baianas - dizem com muito carinho. Lembrando que esse é um povo de maioria negra ou miscigenada (+ ou – 65%) lembrando também que o gentílico de Salvador, a Capital baiana é soteropolitano. Também dizem que dar um beijo é dar um “cheiro”. Coisas de baianos.
      Mamãe era sim uma mulher fina, de fala mansa, muito educada, apesar de ser uma mulher guapa e mui destemida.
      Sandrinha, muito atilada lembrou que em Portugal o dia dedicado às mães já havia passado e lembro que também por opção a Monica não quer ter filhos, assim como meu filho mais novo, o Fábio e sua adorável esposa, a Grasiela. Eu tenho meus filhos, porém hoje, vendo este mundo cruel e feroz não os teria. Fico maravilhado com mulheres independentes, mesmo sendo casadas ou solteiras. Minha mulher tem a sua independência não só econômica. Tudo é ela que decide, uma viagem, uma compra de móvel, até o nosso automóvel foi ela que foi à concessionária, escolheu a marca, o modelo e a cor, e após telefonou-me só para ir até a loja fazer os trâmites finais. A tal ponto que comprei o automóvel e fiz a questão de registrá-lo em seu nome. Ela se aposentou bem e neste ponto sua independência é maior e não me deve explicações de quanto ganha e em que gasta. Apesar de saber pois ela não me guarda segredos.
      Entendo tua opção de não ter filhos, assim como apoio minha filha a não tê-los.
      O tempo foi me ensinando, foi o meu mestre e hoje aos 71, sou um homem de cabeça aberta, continuo a aprender e vejo que a esmagadora maioria da humanidade continua a trilhar o caminho para um abismo sem volta, mas não é capaz de mudar o rumo. Infelizmente, pois vislumbro um mundo caótico, mas a humanidade não se dá por conta. Espero que eu esteja errado, mas vejo que o Inferno de Dante será um conto de fadas se comparado ao futuro que nos espera.
      Para nossa surpresa o filho mais velho, Franco e a filha Monica vieram passar o dia com a Mãezona e fomos almoçar em uma churrascaria, o que nos deu muita alegria e prazer, já o filho mais novo Fábio, viajou para o litoral passar este dia em companhia da sogra.
      Minha Princesa, aliás, minha “Reina” obrigado por tudo e que tenhas uma semana maravilhosa.
      Mil beijos e abraços e espero continuar ajojado a tua amizade, sempre.

      PS: Palavras próprias do Gauchês:
      Ajojado - amarrado, preso, atado, unido.
      Estreleiro - alegre, feliz.
      Guapa: valente, destemida, corajosa.

      Excluir
  2. Caro Pedro Teixeira,

    sempre atrasado com as resposta às suas mensagens que muito agradeço. E com o blogues também, porque o tempo não é… elástico e falta-me para outros afazeres.

    Tive oportunidade de ver que a greve geral no Brasil foi um êxito com o qual me congratulo, porque também eu sou de opinião que quando os políticos se demitem de servir o povo, a política deve ser feita na rua. Os ventos sopram contra nós, meu caro, desde que os políticos se submeteram à geofinança, aos senhores do dinheiro, gente sem rosto.
    Não é só no Brasil, o caso dos Estados Unidos é outro exemplo e o da Turquia não é menos preocupante. E o da França, com a nazi-fascista Marine Le Pen a ter 11 milhões de votos nas presidenciais, justamente na pátria da primeira das revoluções, a francesa, em 1789? Avizinham-se tempos muito negros para os quais nunca estaremos preparados.

    Deixo-o, por hoje, com um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, preocupado e atribulado amigo português.
      É, sem dúvidas, preocupante essa escalada do nazifascismo em todo o mundo. Épocas turvas nos aguardam, porém como diz meu camarada, prof. Eliezer Pacheco, temos que resistir, e eu completo, mesmo que isto represente muito derramamento de sangue. Unimo-nos nesta luta, pois isto é só o começo desta escalada sombria,
      A greve geral no Brasil foi um prelúdio do que vamos enfrentar.Espero do fundo de meu coração que Portugal não venha a ser atingido por estas nuvens carregadas de ódio. Onze milhões de votos é muito desconfortante para um país como a França, mas acredito que o pais supere esse mal.Mas devemos estar sempre preparados, pois a direita é maligna e tudo fará para impor sua vontade. Todos juntos façamos desta luta final, uma Terra sem amos. Precisamos resistir a esses arroubos funestos que tanto preocupam o povo trabalhador. Estamos aqui no Brasil enfrentando uma escalada vergonhosa,mas tenho convicção que Temer cairá. Hoje a Suprema Corte abriu um processo de improbidade conta tal meliante e com ele toda esta quadrilha de larápios que assaltou o poder. O povo está se conscientizando da necessidade de mudar profundamente esta situação nada confortável.
      Que bons dias venham e que a paz política volte a reinar. Cogita-se em eleições diretas para os próximos meses, isto implicará numa mudança da Constituição e espero que o povo conscientizado faça valer sua vontade.
      Com um grande e fraterno abraço despeço-me de tão nobre irmão português.
      Que a democracia suplante todos esses problemas e que tenhamos novamente um governo popular no poder.
      Bientôt.

      Excluir
  3. Pedrito, "meu" gauchinho lindo e "destemido" (rs)!

    Amei te ver no meu blogue, mas olha que fiquei um pouco preocupada com tuas palavras. Tu não és homem temeroso, eu sei, aliás, basta olhar para tua presença, que se impõe, mas, és normal, tens cérebro, coração e és racional.

    Sim, mais ou menos, do k se está passando no Brasil, através dos meios de comunicação social, mas aqui pra nós, teu país precisa de levar uma volta, não sei pra que lado, mas quero e desejo que seja para o lado da verdade e do bem de todos vocês. Lugar de bandido, assassino e ladrão é na cadeia, eu sei que tu sabes, mas se as que já existem na tua amada pátria, estão lotadas ou superlotadas, que se construam mais pra quem viver e praticar banditagem (esse vocábulo não existe não Português de cá).

    O mundo está mudando, e tu e eu, e como estudiosos da História, sabemos que essas coisas, esses acontecimentos sucedem e até são necessários, por vezes, só que pra fazer essas alterações, normalmente, há sangue derramado, desaparições, enfim, guerra civil ou mesmo "geral". Se os militares daí tomarem o poder, ditadura militar, como nos anos 60, se calhar, mon chéri, quem ficará "lucrando" serão os brasileiros. EU SEI QUE TU ÉS PELA LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, lema da Revolução Francesa, mas o século XVIII já lá vai e agora é preciso nova estratégia. Qualquer que seja a forma de intervenção, aí, em teu país, já não terá os mesmos contornos que nos anos 60, pke agora, os meios de comunicação social, divulgam tudo, muitas vezes, a seu belo prazer, portanto, erroneamente.

    PORTUGAL está em paz e tem os braços abertos pra te receber, como outrora o BRASIL tb teve. Me estou lembrando de Marcelo Caetano, por exemplo.
    Temos uma economia minimamente satisfatória, MUITA SEGURANÇA, afeto, k o Presidente da República tano fomenta e estamos por assim dizer em estado de graça. O Partido Comunista Português tb está no governo e olhe que ele não deixa fazer onda. O secretário geral, um homem que começou a trabalhar aos 10 ou 12 como metalúrgico é uma cara HONRADÍSSIMO, COMPETENTE E HONESTÍSSIMO. Sabes qual o meu ideal politico, mas o "seu a seu dono".

    Acho melhor ficares por aí, em tua casinha, pke essas coisas sucedem, rapidamente, por vezes, mas se quiseres, repito, eu e Portugal, te receberemos de coração e de braços abertos. Tu e Sandrinha, viriam, sem hesitar, embora tb tenhas tua 2ª pátria, o Uruguai, mas teus meninos. Né?

    Agora, vou almoçar, mas pensando em ti, em vocês.

    Bisous, gros et sinceres bisous pour toi et Sandrinha.

    Je t' embrasse, tendrement, mon "petit"!

    PS: se Sandrinha precisar de desabafar, ela que aceda a meu blog. Conversa de mulher é diferente da vossa, como é natural. Je l' attends!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cielito, com o coração apertado vos felicito e desejo que tudo esteja bem por ai. Eu sei que está.
      Foi uma noite tensa, maninha, a Monica, passou a noite em claro em sua casa, em constante atenção a todos os fatos que se desenrolam e hoje em lágrimas me ligou eufórica com a possibilidade, quase que certa, que cairá esse governo espúrio liderado pelo também espúrio Michel FORA Temer. O Brasil está apreensivo, o povo tomou as ruas em ensurdecedores FORA TEMER e quadrilha. Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, uma metrópole com mais de 12 milhões de habitantes, Porto Alegre e outras capitais, permaneceram atentas a noite toda esperando a renúncia deste bandido. Não houve nenhum incidente de violência, pois os apoiadores de Temer, chamados aqui de “coxinhas” recolheram-se envergonhados e açodadamente a suas covas, pois a massa trabalhadora está atenta como nunca. Muitos nas redes sociais pedem uma revolução imediata e se isto vier a acontecer podes crer que meus filhos me acompanharão neste entrevero. Passei boa parte da noite em contato com irmãos de contendas e todos estão dispostos a lutarem se for preciso.
      Como disse minha filha: “O atual momento do Brasil é de vergonha”, sim uma vergonha de termos nos altos escalões da República homens, digo, bandidos como o Dep. Fed. Cunha, o Senador Aécio Neves, (hoje afastado pela Suprema Corte), Dep. Rodrigo Maia, o traidor da causa socialista Dep. Fed. Roberto Freire, que de amigo e companheiro pessoal passou a visceral inimigo e tantos outros lacaios de uma burguesia burra e gananciosa, além é claro do Michel FORA Temer.

      CONTINUA:

      Excluir
    2. As mentiras, as calúnias que a Mídia usou para derrubar a honrada DILMA ROUSEFF, agora se voltam contra essa “bandidagem” que foi colocada no poder em conluio com a burguesia e por força da imprensa, tendenciosa e antipatriótica.
      O General Comandante do Exército, assim como acredito que o Brigadeiro Comandante da Força Aérea o do Almirante Comandante da Marinha de Guerra, disse que esses problemas têm que serem resolvidos pelo povo, e que as Forças Armadas não irão intervir. ASSIM ESPERO, pois passei a quartelada de 64, e como era militar na época pode ver o monstro por dentro. Companheiros assassinados, torturados e desaparecidos.
      Não pretendo sair do Brasil, mesmo tendo Portugal de braços aberto e minha segunda Pátria o Uruguai de portas escancaradas. Ficarei e resistirei, nem que isto possa ter um final não muito feliz, mas como compôs o amigo e camarada Leopoldo Rassier. – “NÃO PODEMOS ENTREGAR PROS HOMENS, DE JEITO NENHUM, AMIGO E COMPANHEIRO, NÃO ESTÁ MORTO QUEM LUTA E QUEM PELEIA, POIS LUTAR É A MARCA DO CAMPEIRO”.
      Confesso a amada amiga, desde que surgiram estas gravações, muitas delas feita pela própria Polícia Federal, voz e imagens, eu já ri, gargalhei e chorei, num misto de alegria e sede de justiça. Espero que nossa Suprema Corte, não seja de JUSTICEIROS, mas de homens justos e probos, que venham a colocar na cadeia esses bandidos, corruptos e canalhas.
      Salve Portugal, e que essa terra continue trilhando esse caminho de democracia, segurança e prosperidade.
      Em 14 anos de governo do Partido dos Trabalhadores, (LULA E DILMA), elevou o poder

      Excluir
    3. aquisitivo do povo, com aumento real dos salários, compraram casas, automóveis e apartamentos e quarenta milhões foram tirados da pobreza, hoje, um ano de governo FORA Temer, temos mais de 14 milhões de desempregados e a economia parece ruir. Pior é que quer tirar os direitos trabalhistas em vigor desde 1930, quando o Gaúcho Getúlio Dorneles Vargas, com suas tropas de tauras e taitas invadiu o Rio de Janeiro, que era a Capital Federal e tomou o poder na base da adaga e do mango.

      Excluir
  4. Céu, apesar dos escândalo o FORA Temer não pediu a renúncia e responderá no cargo ao STF. Infelizmente.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Pedro. É "a força da grana que ergue e destrói coisas belas", o descaso com a vida humana e o viver em geral, a insensatez humana a atirar no próprio pé.

    Cheguei aqui por indicação da CÉU. Gostei e retornarei.

    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilustríssimo Antonio. Antonio PEREIRA Apon, o meu tataravô materno, Dom Supriano, era também PEREIRA, Supriano Pereira de Castro, natural de Castella (La Nueva) que migrou para a República Oriental del Uruguay no Século XIX, donde seu neto, o já uruguaio José Luís Pereira de Castro, meu avô, veio para O Rio Grane do Sul - BR, no Início do Século XX, para o, na época, IV Distrito do Município de Pelotas, chamado Capão do Leão, hoje desmembrado desta, formando uma nova e tranquila cidade, conservando o mesmo nome, no que conhecemos como Campanha Gaúcha, velho taura de sangue ibérico. Preocupa-me sobremaneira que pela ganância, ávidos em enriquecer, muitos não se importam com a destruição do meio ambiente e assim como acontece em outras plagas, o Brasil é um dos maiores destruidores de florestas, cerrados e rios. Isto mostra bem essa insensatez, que nos conduz a um mundo cada vez mais doente. Fico honradíssimo com sua participação em meu espaço e ficarei no aguardo de seus sempre bem-vindos comentários. Céu é uma amiga que se consolida a cada dia, terna, amável e educadíssima, com quem tenho sempre o prazer de trocar ideias. Que a saúde e a paz sejam sempre uma constante em tua vida e de Céu. Boa semana e um fraterno abraço.

      Excluir
  6. É tá complicado mesmo...
    Mas temos que continuar andando; no fundo é melhor que
    continuemos a criar nossos mundos mais encantados e cheios de fé.
    Só assim pra driblar tanta canalhice...
    Boa continuação de semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá Janicce.
    Complicado e cada vez mais.
    Conheci rios e mataria; animais e cerrados; florestas e várzeas, que pela ganância, pelo enriquecimento imediato, foram destruídas e hoje não há mais o que se fazer. Caminhamos sim para um fim dramático, pois nossos netos e bisnetos apenas verão por imagens milhares de espécie de animais que estão na lista de extinção. E o homem, que se acha tão importante e divino é o único animal que pode ser riscada da face da Terra e nada representaria de ruim para a natureza e sim, a natureza se recomporia e a vida seguiria em frente, porém com o extermínio de certos animais a natureza sofrerá ainda mais, pois deles depende. Respeitoso abraço.

    ResponderExcluir