PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Deus do Homem é o Próprio Homem.





Como é fácil as pessoas falarem em deus. É na hora de um sentimento profundo, na hora de uma despedida, na hora comum onde amigos ou até mesmo desconhecidos partem opostamente pelas carreteiras da vida, é na hora da felicidade ou do infortúnio, é na hora do desespero e da angústia. Porém o fazemos automaticamente por medo, alegria ou desconhecimento, e o que é pior, por pura ingenuidade e costume.


É tão fácil falar em deus que é quase a única opção que muitos têm para externar um sentimento. Uma coisa que se popularizou tanto que muitos falam sem pensar e aí é um verdadeiro festival de graças a deus, se deus quiser, vá com deus, fique com deus, deus isto ou deus aquilo. Como se esse deus tudo observasse e fizesse conforme a vontade alheia.


É aquela mãe zelosa que para esse deus reza em súplicas na hora que seu filho está acamado e muito doente e no desespero apela, apela com força, crente que seu filho será salvo. E será.


Entretanto milhares e milhares de mães, também zelosas rezarão com a mesma intensidade nesta mesma hora e seus milhares de filhos morrerão do mesmo mal.


A primeira ficará eufórica e sua crença nesse deus redobrará, e os demais na angústia, na dor e na tristeza voltarão a orar para esse deus no desespero da tragédia, tentando aplacar a sua dor.


Então é como “se correr o bicho pega e se ficar o bicho come”. Não há razão, pois se este deus existisse atenderia a todos, mesmo os que não rezam. 


Mas por que ele é seletivo?


Ele é seletivo pela probabilidade e não porque possa existir.



Ele se existisse nem estaria aí para a humanidade, pois o que hoje acontece principalmente na África, onde milhões padecem de fome, milhões de crianças estão há dias sem comida, cadáveres vivos que não tem mais forças de levantar, homens, mulheres e crianças, num verdadeiro circo de horrores morrendo de fome. E onde está esse deus?


É tão subjetiva essa existência que para alguns atormentados esse deus que lhes dá coisas materias como automóveis, casas e até empregos, porém muitos morrem de fome e esse deus em vez de dar um prato de comida a quem morre de fome, dá um automóvel a um iludido que trabalha feito louco, batalha de "sol a sol", deixa muitas vezes de se alimentar condizentemente para juntar tostão por tostão para poder comprar um carro, mesmo que chinfrim, o faz e acredita que foi deus que deu. (Simplórios).



Deus foi uma ideia tão devastadora para a sociedade que em seu nome milhares de guerras foram feitas, e nessas guerras milhões de pessoa morreram violentamente ou ficaram pelos campos muitas vezes dias sofrendo até a morte chegar, entretanto nenhuma guerra foi feita em nome do demônio.


O deus do homem é o próprio homem, disse Feuerbach, e eu completo dizendo que o demônio do homem é o próprio homem. 


Devemos ver as coisas com razão e a razão é na verdade, a máquina que move as sociedades e não um ser etéreo, que precisa de intermediários para dizer que ele existe e geralmente esses intermediários são a escória moral. Vivaldinos, pois os homens de bem não tem a mesma aceitação que esses espertalhões têm. Quanto mais cafajeste, quanto mais ladino e verborrágico, mais conseguem iludir essa massa de verdadeiros condutopatas  que vive em tormentos acreditando em uma danação eterna.



Apelar para deus, orar ensandecidamente ao mesmo tempo em que entope o paciente de remédio é pura ilusão, pois o que salvará serão os remédios e não um deus omisso, vaidoso, vingativo, tão vingativo que condena seus pseudos filhos ao fogo eterno, a sofrimentos e danações eternas. Uma bobagem tão grande, uma bobagem que atormenta os menos privilegiados de inteligência, pois se alguém cometer um crime, será condenado a uma pena em uma prisão, e com o passar do tempo a que foi condenado será libertado e reintegra-se a sociedade, já para esse deus, qualquer pecado é punido com uma danação eterna. Reflita e veja que isto é uma bobagem sem nenhum fundamento. Afinal o que é uma danação eterna? Para quê uma danação eterna. É como se um pai ao ver algo mal feito pelo filho o açoitasse dia e noite, sem parar, por toda a eternidade.


Pecou, coisinha simples, não matou ninguém, porém esse deus mau e vingativo o condenará a expiação eterna. Não faz nenhum sentido. Não há lógica alguma.

Seria deus tão mau para condenar alguém a uma danação eterna?



Deus é uma figura inventada pelo homem para servir de muleta nas horas amargas, porém orando ou não orando as coisas vão acontecer, para o bem ou para o mal, pois a vida é feita de boas ou más opções. A vida é feita de escolhas e de possibilidades.


A doença, os males congênitos, as oportunidade ruins, são tudo acasos da vida. O homem no local errado e na hora errada, ou o homem no local certo e na hora certa. Nada é feito por um projeto de deus, pois deus não seria tão extremamente mau para, em seus planos, condenar milhões ao holocausto ou milhões às doenças e sofrimentos.



Deus não seria tão perverso para condenar antes do nascimento de milhões de crianças a doenças incuráveis e deformidades, a não ser que esse deus seja muito ruim, pois a ruindade está disparada a frente das coisas boas.


Mas milhões de atormentados seguirão um livro que foi copiado de outras lendas e acha que aquilo é a palavra de deus.


Seriam palavras de deus as crueldades efetuadas por Josué que dizia seguir o livro sagrado, pois o deus de Israel assim lhe ordenara?


E em nome deste deus matou com perversidade milhares de homens, mulheres e crianças, até as de colo, pois esse deus o mandara matar em seu nome.



Não seriam palavras de um deus um livro que verte sangue de suas páginas, não seriam palavras de deus um livro tão contraditório. 

Jamais seriam palavras de um deus, um livro tão mesquinho e repleto de inverdades, contradições e maldades.


Mas cada um escolhe sua vida e num futuro não muito distante mudarão de religião e passarão a não mais acreditar em Cristo, que para a maior parte da humanidade não passa de mais uma figura de retórica.


Vejo aqui dentro de meu Brasil, milhares de ensandecidos crentes, que viviam falando em Cristo, chorando por Cristo e afirmando que o nome de Cristo tinha poder, e hoje, convertidos ao Islã, deixaram de crer neste Cristo.


Como se explica isto?


Como funciona a mente humana?


Lembrem-se que dentro de alguns séculos todas essas figuras mitológicas serão estudada nas escolas como hoje nós estudamos o panteão grego ou romano, com seus milhares de deuses, ou as religiões egípcias com seus deuses meio homens, meio animais, os deuses zooantropomórficos.


Haja paciência.

7 comentários:

  1. Olá Prof. Pedro, entendo e compactuo com algumas das suas
    palavras. Já me debati muito sobre esse tema.
    Todas as religiões e seitas dão um nome a esse ser que uns acreditam e outros não.
    Mas entendo tbm que o mundo e o conhecimento é bem maior do que a nossa própria existência.
    Corrupção, afetamento religioso, maldade e por aí vai é coisa de Humanos... pessoas desde que o mundo se impõe mundo é coisa da compreensão humana...
    Isso tudo aí em cima não tem nada a ver com a paz, bondade, união etc.
    O livre-arbitrio são coisas de cada um.
    O problema não são as religiões ou seitas por mais que eu particularmente acho que seja pensar no "quadrado".
    O problema são as pessoas e o que elas fazem com isso.
    Cada um entende o que lhe convêem. Então praticam em nome Daquele, as maiores atrocidades e barbáries como tu sabes bem.

    Esse processo dessa tamanha maldade que vivemos penso que não tem nada a ver com essa grande máquina da criação.
    Não consigo nem entender a mim mesma? como questionar alguns acontecimentos...
    Mas estão aí sim... por alguma razão...
    Nós somos só uma pequena parte.
    De um todo que na realidade nem conhecemos a grandiosidade
    do negócio...
    Abraços.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssima Janicce, fico imensamente confortado quando leio um comentário como o que tu acabas de fazer e lembrei-me das palavras de Lancelot Andrewes, prelado e escritor que viveu entre os séculos XVI e XVII na Inglaterra, dizia ele: “Quanto mais próximo da Igreja, mais longe de Deus”, e oportuna e recentemente conversando com um velho amigo, ex-padre jesuíta, filósofo e teólogo Luiz Augusto Passos discutíamos em um jantar que as horas passaram sem serem sentidas, sobre o papel das religiões e ele disse que depois de muitos estudos, com Doutorado em Portugal não mais consegue conceber a existência de um deus único. Falamos e abordamos vários temas relacionados e concordamos que na verdade o homem afastou-se de sua primitiva relação com o Universo. O homem afastou-se da natureza, e é nela que podemos ver o belo, entender o incompreensível. Não se faz necessário acreditar em um deus ou em vários deuses se nossos pensamentos e ações não sejam boas, fraternas e límpidas. A mãe natureza sim é a nossa igreja, e disse-lhe que estar junto a uma árvore, uma pedra ou um animal estamos nos conectando com a grande mãe. A mãe natureza. O bem não é restrito aos que creem. Ensinei meus filhos e neto a respeitarem a natureza e ensinava para meu neto o valor do que ele chamava “bichinhos da natureza”. O respeito a todos, o carinho, o afeto, o tentar compreender a forma de pensar dos outros, o aprender a aprender. Não magoar, não roubar, não menosprezar ninguém. Assim eduquei meus filhos, assim procedo com as pessoas, pois tão importante é um general como é um gari. Tão importante é um médico, como um garçom. Fazer o bem deveria ser o primado de qualquer relação, porém sempre digo e direi “o homem que precisa de uma religião para tornar-se uma pessoa boa, não é uma pessoa e sim um cachorro adestrado. Temos que reaprender a viver com a natureza e respeitar mesmo aqueles que não nos respeitam. Fazer o bem deveria ser obrigação de todos e não a esperança de alguma recompensa. Fico imensamente feliz em trocar essas ideias contigo e um dia, quem sabe terei o privilégio de te relatar fatos incríveis que comigo aconteceram. Que a paz e a saúde estejam sempre juntas, te presenteando com o que há de bom e sábio. Um grande, fraterno e respeitoso abraço.

      Excluir
  2. Pedro, eu de novo!

    Não é a 1ª, nem a 2ª, nem, nem, nem que tu abordas este tema, que me deixa constrangida, sem palavras, ou melhor, aceito o que tu dizes, mas AINDA NÃO cheguei a esse patamar de descrença, inteligência ou racionalidade, se assim posso dizer.

    Tudo o que escreves e as questões que colocas sobre Deus, mito, invenção do próprio Homem, faz-me pensar tanto, e dando-te razão e seguindo o percurso Histórico que conheço, razoavelmente, não tenho respostas para dar-te, porque tudo me parece óbvio e real, INFELIZMENTE.

    No teu Brasil, é Deus pra cá, é Deus pra lá, juram por Deus, qdo tomam posse governativa, mas depois são uns bandidos, assassinos e malfeitores. O que aconteceu, recentemente, no Estado do Espírito Santo e que eu vi na televisão Portuguesa, é gritante: os roubos às casas de eletrodomésticos, hipermercados, lojas, etc. são fruto da pobreza em que essa gente vive ou são fruto do provérbio: "A ocasião faz o ladrão"?

    Voltando ao teu post, fiquei muito impressionada com as imagens reais, que aqui colocaste. Afinal, onde anda esse Deus de Amor? Será satanás que governa o mundo?

    Não sei, se daqui a uns bons séculos, este conceito será estudado como coisa do passado, não sei, mas sei que este sistema tem de ter um fim. Diz-me, por favor, o que pensas sobre isto? Quem criou o mundo, os mares, os oceanos, os animais, os céus. Quem? Partículas que depois... Mas quem criou as partículas. O ovo ou a galinha? Mas quem criou o ovo e a galinha? Já pensaste nisto?

    Há novo poema e vídeo no meu blogue. Qdo quiseres, aparece. Terei muito gosto na tua visita. Só posto uma vez por mês, por motivos profissionais e para poupar a minha mão dta. que o ano passado foi operada duas vezes, como creio que já te disse.

    Beijos e abraços para todos vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amada Céu. Privilégio sempre imenso em tê-la comentando meu espaço.
      Escrevo muito sobre este tema, é fato, porém não o escrevo com o intuito de mudar a forma de pensamento de ninguém e sim traduzir o que eu vejo e sinto sobre esta sensível questão. É sem dúvidas um assunto delicado, tão delicado que me policio muito para não melindrar as pessoas, principalmente as que, como tu, tenho grande admiração e respeito, a tal ponto de confessar-te que apesar de minhas acérrimas críticas, muita das quais cheias de estilhas contundentes, não sou tão um radical a ponto de não tentar entender, de compreender e de tentar aceitar coisas muitas vezes inaceitáveis.
      Sou um homem de conceitos evolucionistas e neste exato momento levantei meus olhos para a prateleira de alguns livros que estão sempre a minha mão e dentre mais de uma centena destes estão dois volumes do sábio Charles Darwin, “Viagem de um Naturalista ao Redor do Mundo”, editados no Brasil pela Sedegra – Sociedade Editora e Gráfica Ltda, do Rio de Janeiro, volume 1 e 2, juntamente com outros maravilhosos livros como “Deus Entre Outros Inconvenientes”, “Os Fantoche de Deus”, “Deus não é tão Grande”, “Mentiras Triunfantes”, “Razão X Religião, este último de meu conterrâneo, o Dr. Jurista e Advogado Omar Ferri. Porém em conversa que mantive há pouco com o amigo, cuja amizade perdura mais de 50 anos, Teólogo e Filósofo, com doutorado feito em teu país, Portugal, cujo encontro foi publicado neste espaço com o título de “LUIZ AUGUSTO PASSOS” em 12 de janeiro passado, expunha para ele minha visão sobre as religiões, e ele, apesar de ter sido padre jesuíta, hoje engajado numa árdua luta em prol dos quilombolas e movimentos indigenistas, também abriu seu coração em dúvidas extremas pelas quais ele passa, como a questão de um Deus Único. Nesta nossa conversa, em um jantar que foi noite a dentro chegamos a uma encruzilhada tão difícil para ele quanto e principalmente para mim, quando aventei a questão do distanciamento das pessoas do primitivo, afirmando a ele que das religião a que vejo mais consistência seria o animismo. Seria eu, disse-lhe, muito cabeça dura se não considerasse esse fenômeno das antigas unidades tribais, que é visceralmente oposto as religiões normativas, monoteístas por conseguinte, tão cheias de regas, castigos e recompensas entre interesses mesquinhos e de poder onde o ódio viceja. Digo-te isto pois, mesmo não crendo neste deus criado pelos homens, não posso negar certas “revelações” encontradas principalmente na Umbanda, pois há sim coisas entre o Céu e a Terra difíceis de explicar como as recorrentes premonições e visões que me acompanham desde meus 9 ou 10 anos, coisas tão impressionantes que me colocam em cheque quando o assunto é a religião.Porém busco entendê-los por outro viés. Não creio em um deus, esse deus perverso que como um mago com sua varinha mágica foi criando as coisas. Isso começou a cair há mais de 400 anos com Isaac Newton. O universo, os oceanos, os rios, os animais os vegetais são frutos de um longo e tortuoso processo evolutivo. Estamos aqui por uma fatalidade, pois se um grande meteoro não atingisse a Terra o mundo ainda seria dominado pelos dinossauros.

      Continua...

      Excluir
    2. Continuando caríssima amiga.
      Quando falas no Ovo e na Galinha, para os evolucionistas é uma coisa, até certo ponto banal. Supomos que as éguas em vez de ter seus potrinhos nascidos prontos ela, assim como as galinhas pusesse um ovo. Quem teria vindo primeiro o Ovo ou a Mula. Lembrando que a mula é resultado do cruzamento do Jumento com uma Égua. Portanto quem teria vindo primeiro seria o Ovo. Da mesma forma é o caso do ovo e da galinha, um longo processo evolutivo, de cruzamentos, isolamentos, retornos, mutações e mais ovos, dos quais vieram as galinhas. Assim sendo esta mula nasceria deste ovo, devido ao cruzamento de dois animais diferentes. Numa montanha, numa queda d’água nada tem de mão de deus e sim é um processo geológico natural e contínuo. Tudo é uma evolução de coisas, pois nos momentos que antecederam o Big Bang, cujo Papa Francisco reafirmou sua convicção neste episódio, não havia tempo nem espaço, “não havendo tempo nem espaço onde estaria deus” (Stephen Hawking). Assim como surgiu, o Universo está em vias de desaparecimento, o Sol, a Lua, a Terra e demais planetas sumirão num rápido espaço de tempo. O Sol durará no máximo 4 bilhões de anos e se transformará numa minúscula anã branca, porém antes disto engolirá Mercúrio, Vênus e Terra. Nada é eterno.
      CASO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO:
      Com a atual política do golpista Temer, muitos Estados estão praticamente falidos financeiramente, alia-se a isto uma longa greve de Policiais Militares e Civis daquele Estado e com a falta de policiamento não só houve saques perpetrados pelas pessoas pobres, na verdade foi o prenúncio de uma revolta que poderá se espalhar por todo o país. Inclusive analisadas as imagens muitos foram identificados e uma parcela relativamente grande compunha-se de integrantes da classe média, inclusive uma ex-candidata a vereadora da cidade de Vitória. Não foi uma coisa só de pobres, foi uma quase revolta do povo, tanto que muitos voluntariamente devolveram os objetos saqueados. O Brasil se tivesse uma liderança como a do falecido Leonel de Moura Brizola, que foi governador de meu Estado do Rio Grande do Sul o Brasil já estaria em uma Guerra Civil, a qual apoiaria, pois infelizmente o descalabro, a falta de vergonha e a corrupção existem em todos os meios, principalmente no meio político. Clamo por um Fidel Castro, pois acredito que enquanto não houver um derramamento de sangue como ocorreu em outros países, as coisas só tendem a piorar. Hoje, se Lula fosse candidato, seria ungido ao poder com mais de 70% dos votos. Porém as Redes de Televisão são sub-reptícias, maquiam os fatos, distorcem as notícias e dão ênfase a este sistema falido, liderado por Temer e uma quadrilha de canalhas que assumiu o poder. Infelizmente grande parte de nossa população é composta de analfabetos políticos e é muito difícil mostrar o outro lado da medalha. Infelizmente.
      Beijos amada Céu, que a saúde e paz estejam sempre presentes em tua vida.

      Excluir
  3. O privilégio tb é meu, querido Pedro!

    Sei k és a favor do evolucionismo e não pretendes mudar o pensamento de ninguém, mas sim, expores o teu, de acordo com factos reais, que tu vês a cada passo.

    Mto agradeço a tua explanação COMPLETA E MEGA PERFEITA e com a qual estou parcialmente de acordo, ou seja: pra grandes males, grandes remédios, e o teu Brasil e outros países já lá não vão sem guerra civil e derramamento de sangue. Lula e Temer chafurdaram ambos na porcaria, mas de maneira diferente. Então, que venham vários "Fideis", que fez mtos presos políticos e k devido à maneira dele de agir e pensar, sua irmã que fugiu pra os EUA nem sequer veio ao funeral dele, mas isso pra mim é acessório. Cuba, que conheço, e apesar do bloqueio económico feito pela América a essa ilha conseguiu sobreviver, mas as casas, os carros, são bem antigos, sem condições de habitabilidade e as pessoas têm receio de falar, contudo, digo-te, que eu sou a favor de ditaduras, quer elas venham da esquerda ou da direita (lá vem outra vez essa designação, que já não deveria ser usada, pke a revolução Francesa se deu no século XVIII, mas já é tendência), pke só assim se encontram o equilíbrio e a estabilidade.

    Beijos, Pedro e uma semana bem feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada Céu, privilégio redobrado em ler teus sempre bem-vindos comentários, o que enriquece meu blogue assim como me oportuniza trocar ideias com pessoa tão clara, inteligente e educada. Pretendo não ser extenso. Farei o possível.
      As redes de televisão do Brasil estão nas mãos de uma elite entreguista, tendenciosa e acima de tudo mentirosa, principalmente a Rede Globo que está nas mãos dos homens mais ricos do país. (família Marinho). Há uma campanha aberta contra LULA, e todas as denúncias, centenas, são desmentidas e desmascaradas, entretanto o ódio é tamanho que os verdadeiros implicados em corrupção são abertamente poupados, não só pela mídia como, e principalmente pela Justiça, também tendenciosa e extremamente partidarizada, pois são membros dos partidos das elites burras deste país.
      Nada até agora se comprovou contra a pessoa LULA, muito menos contra a figura honestíssima DILMA ROUSSEFF, entretanto a imprensa vive a acusar sem fundamento e como nosso povo se deixa iludir pela televisão as coisas tomam um curso totalmente anacrônico. Pouco se sabe principalmente no exterior sobre o progresso que houve durante os dois mandatos de LULA. 40 milhões de pessoas foram tiradas da extrema pobreza, a secular miséria do Nordeste brasileiro, bolsão de pobreza e infortúnios foi amenizado, não há mais os chamados retirantes da seca, muitos menos a miséria galopante que lá existia. O Nordeste se transformou muitíssimo. Há no Brasil 1,4 telefones móveis (celulares) por habitante (linhas habilitadas, sendo que minha filha Monica tem 3 linhas e meu neto uma, assim como a esmagadora maioria de crianças tem seus aparelhos, o Brasil é um dos maiores usuários da Internet, inclusive em aldeias indígenas no meio da Floresta Amazônica e segundo a própria Rede Globo há um automóvel para cada grupo de 4 pessoas, sendo que no Rio Grande do Sul este número se eleva a 1 por 2.
      Milhões de pessoas passaram a ter casa ou apartamentos próprios e o Ensino Médio e Superior abriu-se para as camadas menos favorecidas, coisa que agora o Governo Temer quer terminar com as Universidades Federais e fechar as 174 Escolas Técnicas abertas por LULA, tirando dos pobres o direito de se formar em cursos técnicos e superior. O ódio é tamanho que a cada momento as redes de televisão citam LULA em alguma coisa ilícita, porém a Justiça, apesar de seu explicito e tendencioso ódio nada prova e centenas de acusações são arquivadas. Nos momentos que antecederam o golpe como até hoje minha posição, assim como a de meus filhos é abertamente favorável a democracia, pois passamos por uma cruel ditadura militar, momento em que eu era militar e vi a monstruosidade por dentro. Torturas, assassinatos e desaparecimentos de cidadãos contrários àquele regime.
      LULA enterrou o G8 e construiu o G20 e os BRICS e o Brasil passou a ser notado, inclusive com ações militares no Timor Leste, garantindo a independência daquele pequeno país, no Haiti em ações humanitárias e em Angola na preservação da paz.
      Por esses motivos as elites burras deste país odeiam tanto esse homem nordestino de Pernambuco, pobre que se tornou o grande artífice deste novo Brasil, conhecido como “LULINHA Paz e Amor”. Agora o Brasil começa a retroceder e se tornar novamente um apêndice dos interesses americanos sob o governo do golpista, oportunista e traidor Temer.
      Sobre Cuba escreverei brevemente neste blogue.
      Beijos amada amiga, que a paz e amor estejam contigo.

      Excluir