PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Porto Alegre - Leal e Valerosa





Esta é a Porto Alegre, Capital do meu Estado do Rio Grande do Sul e contando hoje com uma população de 1,5 milhões de habitantes, maior que muitas capitais europeias, mas que jamais foi Capital Farroupilha, porém é a Capital do Estado, que começou a ser constituída a partir da chegada de casais de Açorianos em meados do Século XVIII, tendo como data de emancipação no dia 11 de dezembro de 1810.


Durante o conturbado período da REVOLUÇÃO FARROUPILHA, o mais longo conflito do continente americano, 1835 a 1845, e que foram capitais republicanas do Rio Grande do Sul as cidades de Piratini de 10.11.1836 a 14.02.1839, Caçapava de 14.02.1839 a 22.03.1840 e Alegrete, de 11.03.18440 ao término da Revolução Farroupilha, 10 anos de muita peleia, entreveros e sangue derramado.

                                         Brasão de Porto Alegre


Assinado o Tratado de Poncho Verde e restabelecida a paz com os imperiais, Porto Alegre, receberia do Império a Honraria de ser chamada de “Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre”, conforme encima seu brasão, afinal havia lutado contra os Revolucionários Farroupilhas em defesa do Império governado por Regências, pois o herdeiro do Trono era um piazote, que para ser alçado ao cargo de Imperador mais um golpe seria dado no Brasil, o Chamado Golpe da Maioridade. O piá que tinha apenas 15 anos assumiria um dos maiores império do mundo, o Império do Brasil. Oigalê porqueira! O guri foi empossado cheio de pompas.


Para eles, porto-alegrenses é mui leal e valerosa, porém não para os Gaúchos Farroupilhas que pelearam por uma República que não veio, mas deixou gravado a ferro e fogo o desejo de ser independente e livre como os potros nascidos selvagens, apartada de um Império que dormia profundamente em berço esplêndido. (e continua a dormir).

                               
       Brasão da República do Rio Grande do Sul.
                        


Mas o sonho não se esvaiu e hoje olhando para o Brasil as chamas de nossa República do Rio do Rio Grande do Sul ardem na maioria dos corações, um sonho que muitos acalentam.


Mas apesar de não ter tomado a causa Farroupilha, Porto Alegre é a capital de todos os Rio-grandense e Gaúchos, linda e elegante, com largas avenidas, parques maravilhosos e muito movimento, afinal, mesmo com os esforços de políticos que mandam contra, é uma cidade de progresso e cheia de opções de trabalho e lazer.

            Centro Administrativo


            Mercado Público no Centro da cidade

            Estação Rodoviária e complexo viário


            O Velho Porto, hoje servindo para festivais, 
            eventos culturais e gastronômicos.

            Complexo viário - Avenida Bento Gonçalves


            Conjunto arquitetônico moderno.


            Prefeitura Municipal - Centro, tendo em frente
            a histórica Fonte Talaveira de la Reina.


            Um túnel verde ou uma avenida? Maravilha.


            Avenida Ipiranga e Arroio Dilúvio.


            Ponte sobre o Lago Guaíba, erradamente 
            chamado do  Rio Guaíba - Guaíba  quer 
            dizer rio de águas barrentas.

         



Catedral Metropolitana, ao lado do Histórico Palácio Piratini, sede do Governo Estadual e em Frente a esse a Assembleia Legislativa. O Piratini, nome que homenageia a primeira Capital Farroupilha enfrentou no ano de 1961, quando o Estado do Rio Grande do Sul, governado por Leonel de Moura Brizola peitou todo o Brasil, na Campanha da Legalidade, foi ameaçado de bombardeamento, o que não ocorreu e o Rio Grande do Sul saiu ileso e vencedor daquele Movimento  em defesa da Democracia e da Lei.



 
            Porto Alegre, por muito tempo chamada de
            Cidade Sorriso. Por que não te chamam mais
            assim?
 

            Parque Farroupilha, mais conhecido como
            Parque da Redenção. Beleza pura.


            Jovens, adultos e crianças se reúnem no Parque
            Farroupilha, para conversar e tomar o seu
            tradicional chimarrão, que democraticamente
            passa de mão em mão.


            Avenida Carlos Gomes. Quem te viu e quem te
            vê. Da carreiteira de terra dos anos 60 és hoje
            a área mais valorizada desta linda cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário