PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Deus.




“A Deo rex, a rege lex”, que traduzindo teremos “O Rei vem de Deus, a Lei vem do Rei”. Ou seja, os reis vêm de deus ou são deuses, são sagrados e, portanto, suas leis devem ser cegamente obedecidas.

Partindo disto vamos ver que ao longo da história o uso da palavra deus provoca em seus ouvintes uma mistura de medo, ternura e “verdade a ser seguida”, além de provocarem nas pessoas uma espécie de transe profundo e hipnótico. Isto ocorre devido às incertezas, aos medos e em muitíssimos casos o medo da fome ou a fome em si resultante da falta de desenvolvimento socioeconômico. Pessoas bem estruturadas intelectual e socialmente são mais propensas ao ateísmo, já o contrário acontece onde o baixo nível cultural e social despenca, visto como exemplo os países mais pobres do mundo ter os maiores percentuais de teístas, já nos países mais desenvolvidos, como nos países nórdicos o ateísmo supera 70% de suas populações, que são mais felizes, seguras e honestas. E valendo-se destes medos vivaldinos, corruptos e espertalhões ao longo de milênios disseram-se deuses e a esmagadora maioria acreditou. Sendo que um dos casos mais conhecido foram os reis deuses do Egito entre outros. 

Os Reis, coisa tão antiga quanto à história cometeram muitas atrocidades, pois reis e deuses eram a mesmíssima coisa. A tirania vestida com uma falsa capa de divino provocava no povo parvo, adoração e medo, o que não mudou, pois o que vemos hoje são espertalhões iludindo o povo com surrado e mal escrito livro dito sagrado, cheio de contradições, perversidades e histórias mal contadas e desse povo alienado tirando seu fausto sustento, enriquecendo e querendo mandar mais do que chefes de estados e em alguns casos realmente mandam mais.

Obviamente temos muitos países teístas, mas não teocráticos, por tradição e cultura e isto ocorre devido a dois mil anos de forte lavagem cerebral, pois é de pequeno que se entorta o pepino e que leva mesmo pessoas bem escolarizadas a acreditarem num ser invisível que tudo criou, tempo e espaço. Porém se o espaço foi criado à pergunta que fica no ar é onde estava esse ser que dizem ser eterno se não havia espaço. 

O medo era imposto através de atos e fatos. A própria bíblia nos mostra um deus mau e vingativo, além de incompetente e arrependido de seus atos, e extremamente vaidoso, coisa que os reis também eram, porém não havia entre eles o arrependimento.

Ora, pois, como esse ser invisível onipotente e onisciente se arrependeria de sua obra? Ele não saberia de antemão que daria errado para arrepender-se?


E os reis, baseando-se no crer doentio do povo ousaram dizerem-se “deus” e disto tiraram proveito. O que quase nada mudou em milhares de anos, e hoje vemos qualquer pústula usando o nome de deus para iludir exércitos infindáveis de condutopatas em visíveis transtornos psiquiátricos seguindo seus gurus feito robôs. 

Calígula, despótico, mau caráter, promíscuo e louco, se intitulou deus e todos acreditaram e até um templo em sua honra e louvor foi erigido e ali o povo romano ia para orar e pedir benesses ao deus Calígula. 


O Imperador Hirohito do Japão, até 1945 era o deus na Terra, ou seja, o povo japonês cria que se tratava de um deus, e assim era o povo educado para louvar sua presença e admirar sem ver, pois até olhar para o imperador era proibido.

César, o Júlio, assim como outros Césares, se achava deus, mas esse Júlio César morreu no ano 44 a/C. Porém o nome César que era o nome de família, que com o passar do tempo tornou-se um título, até há bem pouco tempo usado, como na Rússia Czar e na Alemanha o Kaiser, tudo originado no nome latino Caésar (César) ostentavam certas característica de divindade. Esses Césares romanos também se sentiam e diziam-se deuses e assim eram considerados pelo populacho e principal e cegamente pela soldadesca, que era capaz de morrer por esse falso deus.

Mas houve um profeta de nome Yeshua, nada mais que um profeta (Lucas 24, 19 “Jesus de Nazaré foi um profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e do povo".) que com o tempo esse profeta foi promovido pelo concílio de Nicéia ao posto de Deus acumulando as funções de Espírito Santo e filho de Deus e que segundo Leão X não passava de uma lenda que muito dinheiro dava à Igreja, ousou dizer, segundo os evangelhos sinóticos “Reddite Caesari quod est Caesaris, et Deo quod est Dei” - “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, e isto foi o bastante para que a cúpula romana o mandasse matar.

Uma vez dita essa frase o que podemos concluir?

Se der a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, estaremos afirmando que César não é deus, pois estaremos dividindo as coisas para um e para outro. Lembrando que nessa época governava Roma o nascido Tibérius Claudius Nero, depois Tibérius Julius Caesar e quando de sua ascensão passou a Tibérius Julius Caesar Augustus que ficou como máximo governante do Império Romano do ano 14 a.C até ser assassinado no ano 37.


E foi, Yeshua, o infeliz profeta, como dezenas de milhares de outros homens no decorrer do Império Romano crucificado. Morreu e não ressuscitou. Só não ressuscitou como jamais voltará, a não ser que o desespero, e na extrema ignorância e ingenuidade humana venham no futuro a acreditar que algum espertalhão ou louco seja Jesus ressuscitado. O que não é de se admirar, pois temos aqui no Brasil um ser folclórico que se diz Jesus, autodenominado Inri, que é seguido por uma imensa massa patética e delirante.

E o que é patético que esse tal Jesus não está nem aí para os bilhões de seres humanos que morreram nesses dois mil anos e estão no limbo esperando ser por ele levados a presença de Deus, o que acontecerá com a sua vinda. Mas quando? Nunca. Datas foram marcadas para a sua vinda e nada. Nem te ligo.

Depois, tudo o que se sabe de Yeshua, após sua morte são coisas já contaminadas tanto no aumentativo quanto no superlativo. Tudo que se tem sobre o pós-morte desse profeta chamado Yeshua foram lendas contadas por quem não encontrando um final feliz para aquele desfortunado homem, já que as últimas folhas do livro de Flavius Josefo haviam sido com o tempo perdidas e querendo edificar sobre ele uma nova religião, pois ele Jesus era judeu e professava o Judaísmo, que morreu e nada mais se sabe de sua história, foram coisas inventadas e usadas pelos recém-aparecidos cristãos como sendo ele a pedra basilar desta insana história que pela repetição alucinada, verdadeira lavagem cerebral domina grande parte da humanidade, onde pessoas choram, matam e morrem por essa fábula.

E assim aproveitando-se da ignorância do povo os espertalhões foram mundo a fora dizendo ser ele Deus e o que é pior, o povo acreditou e acredita. Mas Jesus não passa de um profeta. E assim é considerado pelo Islamismo, pelo Judaísmo e pelo resto dos 2/3 da humanidade.

Mas de falsidades em falsidades, de deturpações em deturpações, de mentiras em mentiras, de escritos em escritos foram construindo uma ideia que domina o imaginário de tal forma que é quase impossível imaginar uma sociedade sem essa presença, já que nascemos ouvindo, somos ensinados desde tenra idade a acreditar em um homem invisível que a tudo observa e pune. Uma lavagem cerebral doentia e maléfica. Ou esse deus é mal intencionado ou não está nem aí para o sofrimento humano:

É o deus mau, pois é melhor ser temido do que amado, e isto rolou por muito tempo na cabecinha de papas, bispos, padres e reis, basta conhecer a verdadeira história do cristianismo, do islamismo e do mais antigo, o judaísmo, seitas normativas que suas malfeitas cópias tanto o cristianismo como o islamismo inventaram até um demônio para assim assustar e manter o povo preso pelo medo de um fogo eterno inexistente.



Em uma de suas últimas e bombásticas declarações, o Papa Francisco, maravilhosa figura que oxigenou a igreja, disse e não mandou dizer que o Demônio e o inferno não existem para desespero de evangélicos atormentados, que mais falam no demônio do que no próprio deus lendário. 


De fragmentos e historietas mal contadas, vindas do meio de pessoas totalmente analfabetas fizeram ao passar de dois mil anos uma seita que domina 1/3 da humanidade e milhões e milhões de livros foram escritos a partir desses fragmentos, e não preciso dizer que – “quem conta um conto aumenta um ponto”. Não se faz necessário gastar neurônios para saber como a lenda se propagou através do tempo e domina a mente mesmo de pessoas bem escolarizadas, esquecendo que essa foi uma história inventada no meio de um povo cuja esmagadora maioria tinha um conhecimento menor que qualquer criancinha da atualidade, mas que consegue dominar não só pessoas simples e ingênuas como pessoas atiladas e com muito conhecimento, pois o medo, o desespero e a incerteza das coisas nos faz crer em um reino maravilhoso, ou seja, mais um conto irreal que seduz. Um reino encantado onde todos serão felizes.


Seduz, mas como tudo um dia terá seu fim e outras crenças poderão e substituirão o cristianismo, pois esse peca pelas inverdades.

Profeta: É um indivíduo que “alega” ter tido um contato sobrenatural ou divino. (dúvida).

Premonição: É uma sensação ou advertência antecipado do que vai acontecer. Presságio. (fato).

12 comentários:

  1. kkk, gostei do "promovido". Realmente é algo esquisito pratica-se
    inúmeros atos que até mesmo "Deus" k, duvida em nome desses desatinos. Em todas as religiões tem seus iluminados k; pra ser afetado não precisa de canudo; mas tem muito nivel superior que é bem doentinho o coitado. O problema é que geralmente essas leituras são direcionadas. Engraçado que na idade média eles pegavam a pessoa pelo medo já disses-tes isso no post; o temor desse "ser". E até hoje algumas religiões metem medo no vivente quando ele quer dar o fora... sair. Meus pais são ha anos adventistas kk é uma cachaça só, vi muito vivente querendo dar o fora aí vinha o pastor e só falava do julgo da mão de Deus e blá, blá, blá. Além do que são super prepotentes só eles sabem só eles serão salvos, etc, etc. Nem precisa dizer que eu e minha familia somos os excluídos né kk. Tive que sair de casa em pouca tenra idade por causa da religião; era um afetamento só onde não se podia nada... "O tal do proibido" O tal do não pode... Nossa! isso me prejudicou muito...
    meus irmãos mais velhos levam uma vida bem castrada e medíocre por causa da dita religião. Mas Pasmem! eles acham que não... é o pior é que a gente já saiu da idade média faz tempo kkk.
    Tenho pavor e irritabilidade de qualquer teoría onde castra o homem de pensar... de usar o seu próprio intelecto.
    Belo post.
    Obrigada por visitar a casa; e quando fores lá; é só deixar um oi que venho aqui tomar um cafézin...
    Como posto uma só vez no mês nem sempre visito os outros blogs com
    frequência... mas o seu blog é um dos que gosto.
    Abraços.
    janicce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janicce.
      Que prazer enorme senti ao abrir meu blogue e encontrar-te comentado, o que me levou as alturas, pois há horas não nos comunicávamos e também fiquei surpreso em encontrar-te em Portugal participando do mesmo blogue “Ausente do Céu”, da nossa amada Céu, dos olhos penetrantes, lá de Lisboa.
      Mas focando no comentário que fizeste e gostaste do “promovido”, mas foi bem assim, um Papa resolveu e cercado de seus cupinchas promoveu um homem, natural e normal como qualquer outro, mortal como qualquer outro, nascido de um relacionamento extraconjugal de uma mulher judia e de, provavelmente, um legionário romano ao cargo de deus. Uma história muito mal contada, cujo historiadores buscam novas informações, mas a Igreja tenta de todos os modos fazer sombra. Seria tão mais bonito se dissessem que JC era um homem normal e de bom coração do que inventar uma historieta sem pé e nem cabeça e o pior, mentir para os desavisados, pois não passa de uma cópia da história Hórus e outras lendas..
      Toda a religião para se firmar tem que ser cruel, má e amedrontadora, caso contrário o povo perde o interesse, pois todas as histórias arrebatadoras tem que ter sofrimento, morte, traição e pecado.
      Infelizmente as pessoas cooptadas por essa religiões esdrúxulas se fecham em seu mundinho e em seus pensamentos pequenos e não conseguem ver que estão na verdade sendo conduzidas, hipnotizadas e amordaçadas por ladinos prepotentes, sabichões e espertalhões, pois se não existisse dinheiro não existiria nenhuma igreja.
      Segundo o Doutor Psiquiatra Francisco Lutofo Neto, mais da metade dos pastores que ele atende em seu consultório sofrem de graves problemas mentais, e são esses desequilibrados que conduzem as ovelhinhas.
      Aos 9 anos rompi com a Igreja depois de uma discussão com o padre Jorge e criei meus filhos sem deus, o que fez deles homens felizes, honestos, cooperativos, sensíveis e extremamente amorosos. Orgulho-me de tê-lo normais e felizes.
      Janicce, que bom trocar esses comentários e a tua Casa continua linda, um belo cantinho que aconchega. Gosto muito de visitar teu mundo fascinante.
      Com carinho, um respeitoso abraço e ótima semana.

      Excluir
  2. DEUS SEJA LOVADO, me apetece dizer, querido amigo Pedro, pela sua magnífica postagem, com factos históricos e com seus pontos de vista, tb, mas ninguém é detentor da verdade toda, a História não é uma ciência exata, como sabe, e nós aprendemos pelos livros e depois vamos presenciando factos, a k damos nossa interpretação e cada qual tem a sua, se calhar, felizmente.

    O importante é respeitar as ideias do outro, mesmo k as consideremos utópicas ou idiotas. Se podermos esclarecer, sempre com base na verdade, tudo bem, caso não, o melhor será ficarmos bem na nossa, Mto do que você escreveu nesse texto, é pura verdade, mas será k Nero incendiou mesmo Roma?

    Sabemos k a guerrilheira Dilma esteve governando seu país, isso, você sabe, pke presenciou, tal como mta gente de outros países, pke há fontes escritas e meios de comunicação social, onde os vindouros irão beber, mas sua opinião acerca dela é oposta a de alguns, e não poucos, brasileiros e não só. E por que não diversidade? Golpe de estado? Hum, Pedro, não me parece. Isso é outra coisa, como você sabe. Acho k Temer é um mal menor, embora esteja metido até ao pescoço em situações pouco nítidas.

    O Papa, o Chico Esperto, me faz lembrar o Presidente da República do meu país. Estou esperando sentada pra ver. Se dão ou parecem se dar mto bem com todo o mundo. Será mesmo assim? Será isso k eles sentem? A dúvida não foi só de Descartes, eu tb a tenho mto frequentemente.

    O Bem e o Mal sempre povoaram nosso imaginário. Há quem deteste o inverno e há quem o adore. Enfim, na pluralidade, talvez se encontre o equilíbrio.

    Agradeço sua visita e gentil comentário.

    Beijos para todos vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Céu
      Com privilégio li com atenção teu comentário, sempre bem-vindo e passo a respondê-lo dentro deste respeito mútuo que nasceu através da Internet que nos proporciona mesmo de tão distante trocar nossas ideias sempre para mim proveitosas e que me enriquecem muito.
      Há sem dúvidas muitas interrogações não só, como sabemos, nos escritos históricos, muitos dos quais contestáveis e nem por isso merecem total desprezo. Há hoje uma nova linha de historiadores que buscam analisar com certa parcimônia e isentos de paixões uma série de fatos. Se Nero mandou incendiar Roma ou não, pois o que temos são informações de uma época que suas fontes são pouco confiáveis, pois havia muita ficção em determinados relatos, assim como não podemos confiar cegamente nos escritos de Flavius Josefo, que virou as costas a seus povo por favorecimentos que o enriqueceram, não só em seus escritos, muitos dos quais contestáveis, como nos últimos relatos que com o tempo foram perdidos e oportunisticamente foram falsificados para dar a Yeshua uma deidade inexistente. E nisto finco os cascos no chão, pois se formos a miúde estudar outras e mais antigas culturas encontraremos as mesmas situações, o que nos leva a crer sem sombra de dúvidas que são cópias mal feitas, onde não tiveram nem mesmo o discernimento de alterar datas e nomes, numa escancarada farsa que perpassa o tempo.
      Assim se estudarmos a verdadeira história do povo judeu, vamos encontrar diversas passagens, onde Josué não passava de um genocida cruel e maléfico que usava do nome de um deus de Israel para cometer crimes ignominiosos. A própria queda das muralhas de Jericó não passa de um metáfora, pois nada daquilo aconteceu e segundo novos relatos históricos mostram a sordidez de conchavos feitos para poderem entrar na cidade com o auxilio de Raabe, matar todos os que pudessem e suas muralhas foram com o tempo sendo usadas para outras construções, entretanto não teria tanta repercussão como dizer que um deus as derrubou, é como dizer que no início da partida de futebol entre o Benfica e o Sport Lisboa o Estádio da Luz veio a baixo. Ou seja, uma metáfora que sintetiza bem o embate.
      Continua.

      Excluir
    2. Continuação:
      Quanto a Dilma, ela teve a coragem de pegar em armas contra uma vil ditadura que sufocava a vida democrática, com atos absurdos além de torturar e assassinar adversários políticos, principalmente os comunistas, os eternos “bodes expiatórios”. Houve sim agora um vergonhoso golpe de estado no Brasil, as elites mestiças e burras donas da mídia e aliadas a juízes deram um vergonhoso golpe, pois foi nos Governos do Partido dos Trabalhadores que o Brasil alcançou status de grande economia mundial, chegando a sétima posição e com avanços sociais magníficos, porém isto não deixava essa elite exploradora, despótica e corrupta satisfeita com os avanços sociais, ao ponto de ter hoje no país um automóvel para cada grupo de duas pessoas e termos mais linhas de aparelhos celulares (telefones móveis) do que pessoas no Brasil. A Sra. Dilma não cometeu crime algum, segundo os próprios ministros da Suprema Corte e quanto a corrupção que tanto a mídia fala ela é tão antiga quanto a descoberta do país, e hoje envolve principalmente os partidos de direita que há muitos anos vêm sangrando o país e perderam nesses último 14 anos o poder, e a ele querem voltar a todo o custo para continuar como nas privatizações escandalosas feitas pelo ex-presidente FHC, uma vergonha um verdadeiro crime de lesa Pátria.
      Temer não passa de um marionete nas mãos das elites e dos tradicionais coronéis da política que querem tirar todos os direitos trabalhistas, como férias remuneradas de trinta e em alguns casos mais dias, repouso remunerado, Décimo Terceiro Salário, Licença Maternidade de 6 meses remunerados, Bolsa Família que atende uma vastíssima população menos privilegiada, aumento na idade para aposentadoria, passando dos atuais 65 para 70 quando por idade, e tirando as aposentadorias especiais como as dos professores que é de 25 anos de trabalha, além de outros benefícios como auxílio transporte, auxilio refeição e ameaçando em terminar com o Sistema Único de Saúde que atende enorme parcela da população.
      Temer, o Traidor, foi alçado à presidência para aniquilar com a classe trabalhadora e isto podes ter certeza.
      Muitos se surpreendem por eu ser um agnóstico, porém ter ou não ter religião não faz o homem ter ou não ter caráter, sou fã incondicional do papa Francisco, mesmo não credo, por outro lado estudos mostram que não há um apenado por crime violento, trafego de drogas, pedofilia que seja ateu, ao contrário, milhares de padres e pastores estão presos e respondendo processo por esse horrendo crime.
      Enfim minha caríssima Céu há muitas coisas que um dia, as civilizações futuras terão outra maneira de ver o mundo e suas crenças, pois nada é eterno e com o passar dos séculos vão mudando.
      Um respeitoso abraço, muita saúde e paz.
      Sempre chamo Sandrinha para ver teus comentários a qual retribui o carinho.

      Excluir
  3. Pedro, meu querido amigo!

    Li tudo o k você escreveu, atenciosa e criteriosamente, como resposta, e em mtas coisas nós estamos de acordo. Nas k não estamos, pas de problèmes, pke da discussão salutar e inteligente nasce a luz, a sabedoria e o conhecimento.

    Faz você mto bem! Sandrinha, julgo k está falando de sua mulher, deve partilhar de suas conversas com seus amigos virtuais. Já se amam e vivem há quase meio século juntos, e portanto, já são unha com carne. Parabéns!

    Beijinhos para você e Sandrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oui. Sandrinha est ma femme. Seu nome é Sandra Mara de los Santos Teixeira, é pedagoga, pós em Excelência do Professor. Assim como eu, seu avô é Uruguaio, o meu por lado de mamãe e o dela pelo lado do pai e sua avó paterna é da Argentina, somos de uma família multinacional com longas raízes em Portugal e na Espanha. Ela é uma grande parceira, para viagens principalmente para a Argentina e Uruguai, ou mais longas, para o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás (outros) e neste quase meio século de convivência não deixamos cair na rotina nossa vida. Como podes ver na capa de meu blogue, tenho três filhos fantásticos, sendo que a filha é também professora de História. São eles Franco, Monica e Fábio. Meus amores.
      Quanto certos pontos de vista realmente não há problemas, são apenas pontos de vista que procuramos entender e podemos chegar a um momento e dizer “eu estava equivocado”, pois nada na vida é verdade absoluta. Leia neste meu blogue a postagem de título “Entre o Céu e a Terra – 4 O Cabo Rancheiro” de 29 de janeiro de 2016.
      Um grande abraço com carinho e respeito.

      Excluir
  4. ridiculo..sai da ilusão..sofra uma desiluisão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Eliezer Oliveira.
      Poderia nem responder, pois geralmente trato com pessoas cultas e educadas que não usam expressões agressivas. Mas isto mostra toda a sua educação. Talvez falte muito para o senhor alcançar um patamar de educação digno de um ser humano normal. Tudo o que escrevi são relatos históricos feitos em mais de cinquenta anos de estudos e leituras úteis, não só na Universidade como em congressos e cursos e na leitura de centenas e centenas de livros os quais li para ter o mínimo de conhecimento para elaborar qualquer trabalho, ao ponto de estar com um livro pronto para se publicado sobre o assunto o qual passo ao senhor a bibliografia utilizada para escrever, se é que o prezado senhor sabe o que é bibliografia: Porém sua falta de conhecimento me parece redundante, não vou nem entrar no mérito, mas estarei sempre a vossa disposição de esclarecer alguns assuntos que venha o senhor querer saber e fugir sim da ILUSÃO que o sim vive. Mas mesmo não sendo cristão, perdoo-o, pois nem todos teve a oportunidade de estudar, de ler, de ver a vida como ela é, e não as fantasias que nos são empurradas goela abaixo desde que nascemos, lembrando que religião não faz o homem bom o mal, pois o homem que precisa de uma religião para ser uma pessoa boa não é uma pessoa e sim um cachorro adestrado. Nada é eterno, o próprio cristianismo vem sofrendo perdas substanciais e em menos de mil anos será estudado, se até lá existir a humanidade, como hoje estudamos as religiões greco-romanas, ou seja, chegará um dia que será apenas uma fonte histórica, pois conforme as pessoas evoluem as coisas mudam, os conceitos mudam.
      Apesar de achar uma perda de tempo em responder, pois duvido que entendas alguma coisa, deixo aqui meus votos de saúde mental e física, principalmente a mental, que é muito interessante e não nos torna ridículos como a seu ofensivo comentário:
      Professor Pedro Teixeira, uma das raras pessoas que em vida recebeu a homenagem de ter seu nome em uma biblioteca.
      CONTINUA.

      Excluir
    2. BIBLIOGRAFIA
      ABEILLE, Robert; RUSCONI, Franco. Os segredos da astronomia. Rio de Janeiro: Otto Pierre, 1979. 247p.
      ALAMILO, Assela. A mitologia na vida cotidiana. São Paulo: Angra, 2002. 141p.
      ARAIA, Eduardo. Espiritismo, doutrina de fé e ciência. São Paulo: Ática, 1996. 145p.
      AS RELIGIÕES DO MUNDO. Vários. São Paulo: Melhoramentos, 1996. 464p.
      ATKINS, P.W. A criação. Lisboa: Presença, 1985. 123p.
      A VERDADE POR TRÁS DA HISTÓRIA. Rio de Janeiro: Reader’s Digest. 2006. 311p.
      AYER, A. J. Lenguaje, verdad y lógica. Barcelona: Martínez Roca, 1971. 180p.
      BALBACH, Alfons. Um novo mundo. Itaquaquecetuba: Vida Plena, 1994.
      BASBAUM, Leôncio. Alienação e humanismo. São Paulo: Símbolo, 1978. 157 p.
      BENTO, Dílson. Malungo: decodificação da Umbanda. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. 241p.
      BERNARD, Raymond. A Terra oca. Rio de Janeiro: Record, 1969. 257p.
      BÍBLIA NA LINGUAGEM DE HOJE. Brasília: ABB, 1975. 740p.
      BÍBLIA SAGRADA. Sociedade Bíblica do Brasil. Rio de Janeiro: 1970.
      BLOCH, Raymond; HUS. Alan. As conquistas da arqueologia. Rio de Janeiro: Otto Pierre, 1979. 311p.
      BOFF, Leonardo. El águila y la gallina. Buenos Aires: Bonum, 2004. 120p.
      BOFF, Leonardo. Igreja entre o norte e o sul. São Paulo: Ática, 1995. 119p.
      BRISSAUD, Jean-Marc. Civilizações pré-históricas. Rio de |Janeiro: Otto Pierre, 1978. 302p.
      BROWN, Dee. Enterrem meu coração na curva do rio. Porto Alegre: L&PM, 2004. 389p.
      CASAS, Bartolomé de las. Paraíso destruído. Porto Alegre: L&PM, 1984. 141p.
      CHAUÍ, Marilena. Repressão sexual. São Paulo: Círculo do Livro, [20--].
      CHIAVENATTO, Julio José. Genocídio americano: A guerra do Paraguai. São Paulo: Brasiliense, 1981. 206 p.
      CIVILIZAÇÕES DESAPARECIDAS. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2006. 311p.
      COTTIER, G. Cristãos e Marxistas: dialogo com Roger Garaudy. Povoa de Varzim: Camões, 1968. 218p.
      DARWIN, Charles Robert. A origem das espécies. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1987. 386p.
      DARWIN, Charles Robert. Viagem de um naturalista ao redor do mundo. Rio de Janeiro: Sidegra, v.1 e 2, 561p.
      DONATO, Hernani. História do calendário. São Paulo: Melhoramentos, 1976. 158p.
      DUSSEL, Henrique D. Filosofia da libertação. São Paulo: Loyola, 1986. 257p.
      EFÍMOV, N. História moderna. São Paulo: Novos Rumos, 1986. 252p.
      EYDOUX, Henri-Paul. Realidades e enigmas da arqueologia. São Paulo: Otto Pierre, 1977. 284p.
      ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. v.2, 568p.
      FERREIRA, Cláudio Roque Buono. O livro completo dos heróis, mitos e lendas. São Paulo: Madras, 2004. 268p.

      CONTINUA

      Excluir
    3. FERRI, Omar. Razão x religião. Porto Alegre: Rigel, 2004. 237p.
      FIJOO, Samuel. Mitologia cubana. Habana: Editorial Letras Cubanas, 1986. 496p.
      FRÉDÉRIC, Louis. A arqueología e os enigmas da Bíblia. Rio de Janeiro: Otto Pierre, 1978. 309p.
      FURON, Raymond. La distribuição de los seres. Barcelona: Labor, [19--]. 160p.
      GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. 307p.
      GASTER, Theodor H.; FRAZER, James J. Mito, leyenda y costumbre en el libro del gênesis. Barcelona: Barral, 1971. 358p.
      GOLDEMBERG, José. Inverno nuclear. Brasiliense. 1995. 169p.
      HÄGGLUND, Bengt. História da teologia. Porto Alegre: Concórdia, 1986. 255p.
      HAWKING, Stephen. O universo numa casca de noz. São Paulo: ARX, 2002. 215p.
      HEUSER, Bruno. História sagrada do antigo e do novo testamento. Petrópolis: Vozes, 1983. 334p.
      HITCHENS, Christopher. Deus não é grande. Rio de Janeiro: Ediouto, 2007. 285p;
      HUNTINGTON, Samuel P. O choque de civilizações. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997. 410p.
      JARMAN, Catherine. Evolução da vida. São Paulo: USP, 1974. 154p.
      JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 1971. 148p.
      JOIA. Sastre. Mentiras Triunfantes. Rio de Janeiro: Pongetti. 1972. 306p.
      KARDEC, Allan. O evangelho segundo o Espiritismo. Araras: Instituto de Difusão Espírita, 1976. 365p.
      KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Rio de Janeiro: FEB, 1983. 494p.
      KARDEC, Allan. O que é o Espiritismo. Araras: Instituto de Difusão Espírita, 1998. 223p.
      KUCHENBECKER, Valter et ali. O homem e o sagrado: a reliogidade através dos tempos. Canoas: Ulbra, 1996. 229p.
      MACHEL, Samora et al. A libertação da mulher. São Paulo: Global, 1979. 142p.
      MORBACH, Mabel. O negro na vida americana. Rio de Janeiro: Record, 1969. 271p.
      MOREAU, Marcel. As civilizações das estrelas. Rio de Janeiro: Difel, 1977. 242p.
      MORRIS, Desmond. El zoo humano. Barcelona: Guarda, 1979. 199p.

      Esta bibliografia usei apenas para um livro a ser publicado de nome 'A GRANDE MENTIRA", porém a ela somam-se centenas e centenas de outros livros. Desculpe se fui extenso, pois geralmente os analfabetos funcionais a partir da vigésima linha já esqueceram o que leram acima.
      Prof. Pedro.

      Excluir
    4. Sr. Eliezer Oliveira:

      Antes que esqueça. Desejar o mal dos outros é típico das pessoas que creem, rogar pragas, é bem típico de pessoas pequenas e que pensam pequeno. Como eu não rezo não vou desejar o mal para o senhor, pois não acredito nesse pode místico que os que creem tem. Mas desejo-lhe saúde. Lembrando que o seu CRISTIANISMO ensina o perdão. Hilário não é?
      Professor Pedro

      Excluir