PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 5 de março de 2016

Portugal e Seus Militares.




4 comentários:

  1. Conhecimento nunca é demais adorei...
    Mas em se tratando de Portugal as coisas tbm não são fáceis por lá;
    nunca foi as mil maravilhas até hoje é considerado um país atrasado em
    muitas coisas e situações... nem dá para acreditar que poderíam ter sido uma potência. As crendices e os ritos que tinham atrasou muito o país dizem que a biblioteca que tiveram no Portugal colônia era mais de 50 vezes maior que a atual biblioteca da sede nos EUA.
    Muito do que o Brasil é hoje.... são sequelas de um Portugal colônia até esse jeitinho brasileiro kkk.
    Mas... como gosto de dizer: "Cada um com os seus problemas".
    ... li só agora o comentário das Lesmas pode? não tenho algo que me avise de comentários anteriores... o balde com agua sanitária não conhecia; boa partilha.... mas oh bicho nojento né? mas faz parte kkk.
    abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
  2. Olá caríssima Janicce.
    Realmente, Portugal foi uma imensa potência que abriu quase todo o mundo para a Europa, porém, como aludissem, as crenças religiosas mantiveram Portugal no atraso e até hoje o país vive essas crendices que tolhem em muitos casos o desenvolvimento do povo mais humilde. Entretanto foi o único povo que se deu bem em clima tropical, tanto que hoje, apesar de muitos pesares, que vêm a quinhentos anos bloqueando o desenvolvimento brasileiro, temos a agradecer esse povo, pois sem eles, nós como povo e nação não existiríamos e isto podemos ver no que se tornou a América espanhola, numa profusão de países pequenos e sem expressão a não ser a Argentina. Porém esse pequeno exemplo de Portugal é um grande exemplo para a história que vive a repetir os erros do passado. Portugal disse não ao erro, apesar de muitos problemas que enfrenta.
    Quanto às lesmas, a água com água sanitária não forma aquela coisa horrorosa que o sal provoca, e depois é só enterrar. Estou modernizando minhas armadilhas contra cupins, tão logo tenha uma pronta, publicarei, assim como uma armadilha contra mosquitos, que os aprisionam após eclodirem de seus ovos.
    Gostei do jeitinho brasileiro, mas é bem assim.
    Sempre é um privilégio tê-la comentando em meu blogue.
    Um grande e respeitoso abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caro Pedro
    deixo aqui a opinião do português que sou sobre a afirmação de Portugal ser um país atrasado.

    Há alguns anos estávamos na 27º lugar no índice de desenvolvimento humano, elaborado pelas Nações Unidas, numa lista que inclui 187 países. O índice é calculado com base em três dimensões: uma vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e um padrão de vida decente. Para isso, são tidos em conta factores como a esperança média de vida, os anos de escolaridade de cada cidadão e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita.

    Ora, o que é que nos fez cair de 27º para 43º nos últimos anos? Foi a descida do Produto Interno Bruto, devido à crise europeia. A Comissão Europeia (dominada pela direita política da Europa) juntamente com Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional aplicaram a Portugal um garrote de austeridade que empobreceu o país. Fizeram o mesmo à Grécia, com o resultado desastroso que deu brado a nível mundial. A "receita" levou à queda do investimento público, à privatização do sector empresarial do Estado (que passou a ser dominado pelos grandes interesses capitalistas chineses, americanos e alemães), à falência de inúmeras empresas, ao desemprego e à emigração de centenas de milhar de jovens com formação qualificada ao nível do ensino superior. Diz-se que levaremos uma geração para recuperar desta ofensiva capitalista que arruinou a nossa economia. Portugal não é um caso único, há outros países europeus com os mesmos problemas.

    Mesmo assim, e apesar do desinvestimento, temos índices que nos colocam entre os melhores do mundo. Onde? Na mortalidade infantil, que é baixíssima, e no Serviço Nacional de Saúde, que é dos melhores a nível planetário. Temos também uma rede de estradas que rivaliza com a da Alemanha. E o total do país electrificado e ligado por computadores. E gente que é reconhecida internacionalmente na investigação científica, na engenharia, nas artes e nas letras.

    Quanto ao país das crendices, que referem, desapareceu nos últimos 40 anos, graças ao tal desenvolvimento que se seguiu à Revolução de Abril. A sociedade portuguesa de hoje já não é rural, é urbana, mesmo no interior.

    É lamentável que não haja uma política, da parte das representações diplomáticas portuguesas fora da Europa, que contrarie a imagem secular de um Portugal subdesenvolvido. Esse Portugal já não existe. Estamos mais pobres, com a crise provocada pela ganância da alta finança mundial, e temos muitos defeitos, mas não somos subdesenvolvidos.

    Deixo-o com um abraço

    Carlos

    ResponderExcluir
  4. Olá caríssimo Carlos Romão.
    Li e reli o post e em nenhum momento de parte minha afirmei ser Portugal um pais subdesenvolvido, ao contrário, se hoje Portugal enfrenta alguns problemas dentro da União Europeia, são problemas, acredito eu passageiros, o que havia referido foi que do Grande Império Colonial, Portugal perdeu praticamente tudo, a grande questão a ser estudada é o porque que a Inglaterra mesmo perdendo seu império Colonial se firmou como um nação industrial o que não ocorreu com Portugal, que durante a revolução Industrial, meio estagnou. Quanto a cultura portuguesa é e foi sem dúvida, como disse um exemplo para o mundo ao ponto de dizer não aos erros que muitos países cometem, como o próprio Brasil que está hoje convulsionado, com grandes possibilidade de um golpe fascista. Aquilo que Portugal fez em 74, ou seja por fim a uma ditadura fascista, aqui querem repetir o nefasto golpe de 64. Há uma aura pesada sobre a Nação Brasileira dividida e em vias de um conflito que se houver não será fácil debelar. hoje o país vive um de seus mais difíceis momentos. Espero que a direita raivosa não tome o poder, um fenômeno não só sul americano como um fenômeno mundial, ao passo de vermos crescer a demagogia e o oportunismo da direita mais radical, mesmo dentro dos EUA, com a candidatura de Donald Trump, o que se apresenta como um desastre a nível mundial. Talvez, no que me referi a um Portugal tolhido pelas crendices, quis dizer que Portugal, um país católico se fechou para o mundo durante muito tempo o que causou uma série de problemas internos, como o Salazarismo e após sua continuidade, até 74, onde cito, visão minha, que os militares portugueses foram exemplares em abrir o país com uma Constituição moderna e que após muitas décadas tenha experimentado um democracia moderna. Corrija-me se eu estiver errado, pois vivo em um país que é até certo ponto surreal, um país riquíssimo que ainda não consegui debelar a miséria de milhões de brasileiros, mas alguns brasileiros contam da lista de homens mais ricos do mundo, apesar de nos últimos dez anos mais de quarenta milhões de compatriotas terem saído da miséria extrema e hoje situam-se na classe média.
    Sempre teus comentários são ricos e elucidativos. Vivemos realidade diferentes, mas sou sempre grato a Portugal por existirmos, principalmente por ter alguma raiz bem cravada em Porto, já que o bisavô de meu pai era um português desta terra.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir