PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 20 de outubro de 2012

Helmuth Kohl




Em 3 de outubro de 1990, mais um grande passo dava-se para terminar com a chamada Guerra Fria, quando o Tratado Dois mais Quatro,  celebrado em 12 de setembro daquele ano punha fim a quase meio século de separação do Estado Alemão em duas Repúblicas antagônicas, que surgiram no final da Segunda Grande Guerra.
De um lado havia surgido a República Federal da Alemanha, mais conhecida como Alemanha Ocidental, ocupada pelos aliados (Estados Unidos da América, Reino Unido e França) de outro a República Democrática da Alemanha, mais conhecida como Alemanha Oriental, ocupada pelo Exército Vermelho.
Nesse ano de 1990, de um lado Russos e Alemães Orientais (2) firmaram com americanos, ingleses, franceses e alemães ocidentais (4) a tão sonhada reunificação do Estado alemão, abandonando assim as tensões e quase guerra que perduravam desde o fim do conflito em 1945, quando a Alemanha foi vencida após seis cruéis anos de conflito.
Desde então 8 foram os Chanceleres que assumiram a chefia do governo da Alemanha Ocidental e depois Unificado, sendo o primeiro Konrad Adenauer (1949-1963), seguindo-se então, Ludwig Erhard (1963-1966), Kurt Georg Kiesinger (l966-1969), Willy Brandt (1969-1974) Helmuth Schmidt (1974-1982), Hemuth Kohl (1982-1998), Gerhard Schröeder (1998-2005) sendo substituído em 2005 por Angela Merkel, ainda no poder.
Em visita oficial ao Brasil no ano de 1991, o chanceler alemão Helmuth Kohl (Helmuth Josef Michael Kohl, Kohl em alemão significa repolho) visitou o Rio Grande do Sul, onde foi recebido em Porto Alegre, pelo nosso Governador.


Na sua chegada ao Palácio Piratini, como parte do protocolo, a Banda de nossa histórica Brigada Militar, em forma aguardava tão ilustre visitante, que quando chegou, perfilada e sob a batuta de seu mestre (maestro) iniciou a tocar o hino alemão.
Porém, numa das maiores gafes já ocorridas, o Hino que foi executado, foi o da extinta e rival Alemanha Oriental, o que causou um mal-estar muito grande ao Chanceler alemão, que rapidamente entrou no palácio não querendo ouvir tal hino.
Tal erro deu-se ao fato do ranço político ainda existente, pois houve provavelmente uma confusão na hora de ensaiar tal hino, pois como a Alemanha Oriental, pró-bloco soviético denominava-se República DEMOCRÁTICA da Alemanha, acharam que assim sendo seria a Alemanha Ocidental.
Putsss! Que mancada!


3 comentários:

  1. :O Professor Pedro? O Senhor por acaso não deu aulas em Sapucaia do Sul? Na escola Lourdes Fontoura da Silva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelão, que bom receber um comentário em meu blog de um aluno como tu. Bons tempos de Lourdes Fontoura, tenho muita saudades daquele tempo, de meus alunos amados, educados que sempre lembro com carinho. Um grande abraço.

      Excluir
    2. Pedrãããão!!! Queria achar o senhor no facebook! Criamos um grupo com (quase) todos daquela época! Todos estão perguntando pelo senhor lá: A Ana Paula, a Thais a Raquel, Juliano, Tiago, Diego! Todo mundo lá. Agora que eu tenho certeza que é o senhor aqui no blog vou divulgar. A propósito, tá muito bom o blog, viu? Parabéns!
      Que bom que eu nunca me esqueci do seu nome completo, assim que achei o blog aqui :)


      Pra me achar:
      facebook: Marcelo Andriotti Martins
      e-mail: marcelo.andriotti@gmail.com

      Excluir