PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 21 de junho de 2020

A Nave.



Na busca do conhecimento embarquei na Nave do Tempo e mexendo em mil botões esta se movimentou para o longínquo passado.

- Ora bolas!

Gritei.

- Eu queria ir para o Futuro!

Mas via pela escotilha o tempo voltando numa velocidade sem igual. E quando em vez via em flashes cada vez mais rápidos as imagens de coisas que o próprio homem, em sua saga pela Terra construiu. Vi a chegada do homem à Lua, a explosão da primeira bomba atômica, a Revolução Russa, a construção do Canal do Panamá, as três embarcações de Colombo chegando à América, a Construção das Pirâmides do Egito, a Inundação do Mar Negro, que os celerados acreditam que foi um dilúvio universal, os primeiros homens chegando ao continente Americano, os povos isolados na Mama África, os primeiros Sapiens, nus correndo pelas savanas, antigos seres proto-humanos tentando acender fogueiras, mas num impulso rápido consegui frear a Nave e pela escotilha observava não só os nossos mais antigos ancestrais como miríades de animais, que a vaidade e soberba humana chamam de irracionais.

Num canto de uma primitiva savana no centro a África pude observar uma imensa manada de elefantes a volta de um dos seus, morto, jogado ao chão e todos eles como se entendessem a morte o cheiravam com respeito, grunhidos eram soltos como lamentos e organizadamente davam espaço para outros chegarem perto do morto e uma elefanta, que me pareceu ser a mãe daquele corpo inerte, nele com carinho passava sua tromba, num misto de dor e recordações. Tocante, mas real.


E em frente aquela cena tocante me perguntava:

-Eles, os animais sentem a morte?

Foi uma cena tão dura e comovente que meus olhos transbordaram em fluídas e sentidas lágrimas.

Com dor no coração dirigi a invisível nave para outro lugar da floresta e vi um grupo de babuínos ao redor de uma fêmea que carregava em seus braços o seu filhinho morto e com muito amor o olhava, cheirava, lamentava e o acariciava. Naquele dia passou com o filho morto aos braços e o bando, cada vez que algum dela se aproximava, mudava sua expressão, de uma aparente euforia para uma grande tristeza. Calavam-se e observavam a dor daquela mãe.


Acelerei a Nave para escapar daquela tristeza, mas percebi por uma escotilha lateral uma Gorila, triste carregando em sua mão o seu filhinho também morto.


Mais e mais sentia a dor daqueles animais e assim passei aquele primeiro dia, no passado, vendo com profunda tristeza e dor, que a maioria dos animais sente a morte.


Mas me sobressaiu uma pergunta:

- Será que eles entendem a morte?

E Pensando afirmei a mim mesmo: Sim!

Acelerei a nave um pouquinho para o futuro e pude ver um grupo de homens e mulheres seminus, atarracados, com peles sobre os ombros (1), protegendo-se do frio, num ritual triste e cheio de choros e objetos. Flores, lanças, bordunas, pedras, colares de dentes e peles. Eram Neandertais que estavam em uma cerimônia de sepultamento de um ente de seu bando, de seu clã, que tivera uma morte natural ou fora morto em algum acidente, seria uma queda, quebrado uma perna, ou se ferido profundamente?


Mas todos com muita dor e respeito, lamentavam gesticulavam e num caminhar de ir e vir vociferavam pela perda. Criancinhas, agarradinhas uma as outras, algumas choravam baixinho, outras olhavam com medo em seus olhinhos, sem entenderem viam aquele homem ser enterrado sob um monte de pedras.


O não entendimento da morte, ver um ente querido sem vida, sem sua força vital levou o homem a conjeturar sobre a morte. 

O que é a morte?


Será que tudo termina?


Para onde vão os mortos? 


Será um lugar bom ou ruim?


Haverá vida em outro lugar?


Na vã esperança perguntariam: - Haverá vida após a morte?


Um lugar claro como o dia ou escuro como a noite?


Será um lugar seguro ou cheio de feras perigosas?

E com o passar de centenas de milhares de anos em dúvidas e sentimentos o homem foi construindo uma explicação, se não, lógica, pela menos satisfatória que viesse a serenar seus corações e com o tempo foram como se faz com as fábulas, enfeitando, aumentando, diversificado, mesmo que viesse a ser uma total e completa histeria.


Animais ditos irracionais, vacas, ovelhas, cachorros, gorilas, elefantes, girafas, homem, macacos, cavalos, sentem a morte e tentam entender com dor e sentimentos, mas o homem, dito racional, faz com fantasias.


É preciso dizer o que surgiu deste não entendimento da morte.


É preciso explicar aos mais sensíveis o que surgiu para explicar a morte?


Não.

Todos sabem, mas se deixam enganar por sua próprias dores e sentimentos ou por vivaldinos que se aproveitando da dor usam-na para explorar os que ficaram e enriquecem do dia para noite iludindo os pobrezinhos que acreditam em larápios contumazes, pois as pessoas preferem mentiras acalentadoras do que verdades cruas e acreditam em bobagens pelo próprio homem inventadas, como::

- Seu filho que acaba de morrer está feliz, nos braços de deus, conforme-se.


Em minha volta ao nosso tempo pude passar por milhões de coisas que foram construídas no mundo para iludir os incautos. Passei por totens, pirâmides, capelas, templos, basílicas, igrejas, palácios suntuosos e uma porção de espertalhões com símbolos falsos, livros cheios de fábulas, mãos carregadas de objetos inócuos a frente de multidões de pessoas boas, simples, honestas, mas extremamente manobráveis por meia dúzia de ladinos que mentem, extorquem, exploram, enganam e levam as massas ao delírio e a histeria.


A morte é tão natural como respirar. Porém matar por matar e ainda agradecer a deus por sua bandidagem não é natural, é uma hipocrisia que a maioria que crê em deus comete e regozijar-se pelo seu ato, apontando para o céu em agradecimento a deus.

Esta canalha e hipócrita crê em deus e agradece pela sua covardia, pelo seu hediondo crime. Mas assim age a maioria que crê em deus e se dizem bons e humanos e criticam os ateus.

A morte natural é mais um passo e a cada minuto, a cada segundo estamos dando em direção dela e ela nada tem de divino e sim é a coisa mais natural que existe. Sentimos não a morte, mas a perda de um ente querido. E se choramos não é pelo morto e sim por nós mesmos, pois naquele momento a solidão nos deixa vulnerável e nós não suportamos ficar sós.

E apesar dos pesares a natureza foi sábia em nos esconder quando vamos morrer, pois seria um tédio saber. A qualquer momento eu posso morrer ou não. Se morrer, tudo bem. Acabou. Se não morrer muitas coisas ainda poderei ver e aproveitar. Pena que maioria usa esse bem que a natureza nos deu para fazer a maldade, espargir o ódio, brigar, ofender e perder o tempo com bobagens, sem ter tempo para aproveitar esse efêmero momento. Achamos que somos super-homens, achamos que somos o suprassumo da natureza e esquecemo-nos das coisas que poderíamos aproveitar como uma manhã de sol, (2) uma tarde de brisa amena na beira da praia. O sorriso da pessoa amada, o abraço, o beijo o aconchego. Deixamos de ver um passarinho ao entardecer, uma abelha voando a nossa volta, uma nuvem ao céu azul que se parece com um coelhinho. Deixamos de estar com nossos filhos e preferimos ficar a frente da televisão, deixamos de tantas coisas boas e nos interessamos em coisas sem nenhum sentido.


O viver bem não é acumular riquezas, o viver bem é o próprio viver bem, com alegria e disposição, vendo o mundo pelo seu lado belo, sem discriminações, sem rancores, sem racismos, sem dores e com muitos amores.



(1)      – A moral hipócrita representa os primitivos homens  vestindo uma espécie de saia de pele, como se fosse  feio para eles andarem com suas partes a mostra, como até os dias de hoje andam os índios da Amazônia. Andavam com peles protegendo as costas e a cabeça, pois apesar de serem primitivos não eram burros ao ponto de não saberem que são essas partes que instintivamente são as primeiras a serem cobertas.

(2)      - Escrevi “sol” com letra minúscula porque estou me referindo à luz do Sol. Agora sim com letra maiúscula, pois estou me referindo ao astro, centro do nosso sistema solar e como sendo o nome próprio deve ser escrito com letra maiúscula, “Sol”.

18 comentários:

  1. Meu caro irmão do coração, nobre amigo Pedro,
    A “nave louca” da vida está em órbita e o bicho homem, continua sem conseguir navegar seus comandos, por pura falta de conhecimento, de como fazer tudo seguir seu rumo.
    Os atuis dias de desalinho de vida, onde à “ COVID-19” colocou todos de joelhos, é a prova cabal dessa “Terceira Onda” que está vindo aí. O “Novo Normal”, será bem “ANORMAL”... E enquanto isso, alguns sonham em habitar “Marte”... Se esquecendo, que são eles mesmos, que estão dando cabo do “Planeta Terra”, dia após dia.
    Religiões não podem ser muleta social de ninguém e, nem etnias podem ser obrigadas no ato de se catequizar, por crenças e culturas que não cabem a “compreensão”.
    Tua postagem de hoje, é bem pertinente e temos um modo muito parecido de pensar, pois, aprendemos no ato de nos ler (de nos frequentar), onde, cada um sabe se colocar no lugar do outro, quanto ao entendimento do que está escrito.
    Assim sendo, quando o amigo (sempre que vai ao DOUG BLOG), diz que aprende comigo, saiba que a recíproca é verdadeira.
    Desejo muita saúde e paz para ti e para tua Sandrinha, para a pequena Milena e aos demais membros da tua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <-Errata->

      Quando disse: ‘Os atuis dias de desalinho de vida, onde à “COVID-19” colocou todos de joelhos, é a prova cabal dessa “Terceira Onda” que está vindo aí...’

      Leia-se: ‘Os <-ATUAIS-> dias de desalinho de vida, onde à “COVID-19” colocou todos de joelhos, é a prova cabal dessa “Terceira Onda” que está vindo aí...’

      Esclarecimento feito, um abraço!

      Excluir
    2. Amigo e irmão Douglas, o prazer em responder teu comentário é enorme, pois como bem dizes, aprendemos um com o outro e te confesso - como é bom aprender.
      Estamos à deriva nessa Nave e apesar de não ter religião, tenho minhas premonições e estou muito preocupado com o porvir. Vejo que muito em breve não teremos os grandes animais que embelezam o mundo, herbívoros e carnívoros desaparecerão numa dizimação em massa. O clima sofrerá muito nos próximos vinte anos e os mares se tornarão brejos parados e podres, com extinção em massa da vida marinha. O homem não vê ou não quer ver, mas estamos caminhando céleres para momentos de fome, doenças e mortes como nunca vistos. Alguns dizem que o homem povoará o Universo ou a Galáxia. Acredito que deva fazer para que a raça que nos substituirá no espaço tenha como viver. Não serão humanos como nós, pois os anos de permanência no espaço profundo fará surgir um novo animal e se em milhares e milhares de anos voltarem a Terra não serão reconhecidos como humanos devido às gigantescas diferenças que advirão.
      O homem continua na beira do abismo, mas não se dá por conta, pois é um animal daninho, cheio de pretensões e soberbas, esquecendo que somos um macaco melhorado, ou talvez, um macaco piorado, pois nenhum animal dilapida o meio ambiente com tamanha voracidade como esse bicho insignificante, arrogante e mau faz.
      Como bem salientas, Religiões não podem ser muletas sociais e eu Já procurei dentro do Cristianismo, do Kardecismo, da Umbanda, uma explicação para os males da humanidade e perdoe-me, o mal se acirra quando as religiões são confrontadas, vai-se a guerra em nome de uma deidade, vai-se a loucura e ao desespero. Porém Lancelot Andrews dizia que, quanto mais próximo da Igreja, mais longe e Deus e poucos o ouviram e também vejo que este será um dos males maiores que assombrará a humanidade, desfazendo famílias e sociedade.
      Meu querido Douglas. Andei pelo teu blogue furtivamente e tenho muita coisa para ler, aprender e comentar.
      Sandrinha está bem, bem preocupada com essa pandemia, Milena está cada vez mais linda e sapeca, os filhos, filha, nora e o neto Bruno estão ótimos. Bruno está pesquisando no laboratório da Universidade e trabalhando em um projeto sobre o Corona. Todos agradecem o carinho e sei que retribuem.
      Uma semana rica em saúde e realizações e um baita abraço.

      Excluir
  2. Olá professor querido, fico admirado pelos pensamentos em que o senhor tenha sobre este contexto geral de " morte ", pois sabemos que não devemos temer aquilo que pode acontecer tão breve, mas sim sempre viver o possível apartir de agora, eu gostaria muito de me reorientar minha dieta e excluir do cardápio qualquer tipo de carne de animais, porém eu penso que logo eu não farei diferença alguma diante desta governança pobre de moralismo, porém admiro muito parte da sociedade que escolhe ser vegana, ou até mesmo vegetariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas meu querido aluno e sempre amigo.
      A morte nunca me causou qualquer tipo de mal-estar, pois vejo-a como uma coisa natural e ainda bem que ela existe, pois seria um tédio viver eternamente. Quanto as tuas dúvidas sobre a alimentação não deves de te preocupar, a natureza nos fez carnívoros, a despeito de muitos acharem que não. Mas hoje bilhões de animais são mortos por anos para alimentar essa humanidade sempre faminta. Só para teres uma ideia, são morto por ano 3 bilhões de patos, além dos mais consumidos como centenas de milhões de porcos e um número incalculável de galinhas que são mortas, mais de 7,6 milhões por hora. A humanidade faminta está comendo muito além e em breve haverá no mundo uma extinção em massa dos grandes herbívoros e carnívoros e nossos netos verão um leão ou um tigre apenas por fotografia. o Homem, que se diz filho de deus está destruindo tudo como gafanhotos vorazes e não há saída, pois só no Brasil no ano de 2019, 8 milhões de bois e vacas foram sangrados para servirem a mesa dos brasileiros e importadores. É uma sangria sem igual. Tentei passar sem a carne, porém após meses nessa dieta meu organismo começou a dar sinais de fraqueza e principalmente minha mente começou a mostrar alterações. Infelizmente precisamos de carne. Querido Lucas, aquele abraço de pai para filho e quando encontrares o Eliseu, o Geovani, o Nícolas, o Natanael e os outros transmita um grande abraço do professor e amigo.

      Excluir
  3. Olá, Pedro, meu querido amigo!

    Não me tenho esquecido de ti, nem de tua família, e tenho passado por cá com alguma frequência, mas qdo isso acontece é no final do dia e já estou mto cansada, como hoje, e teus posts não são de pequena envergadura. É preciso ler com atenção, perceber o que escreves e com k intenção.

    Espero que tu, Sandrinha, filhos e netinha estejam bem e bem longe da Covid, ou melhor da gripezinha-rs. Por aqui, algumas pessoas cumprem as regras, outras se juntam nas praias e nos campos para fazerem festas. Enfim, surgem infetados, que vão infetar outros e o confinamento em algumas zonas voltou, não de forma tão "drástica", mas com horários mto reduzidos (estou falando do comércio). A polícia intervém sempre que vê mais que 5/6 pessoas juntas. O comércio, a economia está bem débil e não sei onde isso vai parar. Os funcionários públicos, como eu, ganhamos o ordenado por inteiro, e embora não seja muito lá vamos caminhando, mas quem está em Lay off ou mesmo desempregados, não sei como vai fazer.

    Vamos ao teu post: que ideia inteligente essa de embarcares na "Nave do Tempo", querendo ir em direção ao futuro, mas ela te conduziu ao passado e relembraste a História Universal, com seus avanços e recuos. A viagem deve ter sido muito interessante.

    Acho que, tal como tu, os animais sentem, têm sentimentos e ficam felizes qdo lhes nascem os filhos ou tristes qdo eles morrem. São irracionais, pke não falam, mas entendem tudo o k lhes dizemos e fazemos (continua).

    ResponderExcluir
  4. Matar po matar é um ato bárbaro, que não tem qualquer explicação, nem lógica, mas há quem se sinta super homem, ou melhor, reles homem e proceda como tal. Como sou a favor da pena de morte em casos extremos, eles morreriam da mesma maneira. Olho por olho, dente por dente, como costumamos dizer.

    Muitas questões são colocadas após a morte, tal como tu enunciaste, mas ninguém cá voltou para contar como são lá as coisas. Morremos, terminamos e pronto. Evidente que daqui a 10.000 anos, talvez já tenhamos respostas para essas perguntas, e até lá os religiosos continuarão a acreditar na vida depois da morte e em outras coisas, que nunca ninguém viu.
    Os pastores e não só encaminharão o seu "gado" para proveito próprio, mas os crentes não conseguem entender isso. Ah, ele(a) morreu mas é mais uma estrela no céu. Estou fartinha de ler esta frase.

    Acredita, meu querido, que está cada vez mais difícil comentar blogs, pois a religião entra em todos os posts. No outro dia, li o seguinte (vou dizer por minhas palavras): se deus faz bem, é deus; se deus não faz (não cura, não ajuda, não termina com o mal) é deus na mesma, portanto, deus é igual a zero, ou seja, deus não existe.

    Espero não ter dado erros ortográficos e de semântica, pois estou mesmo cansada. Se dei, desculpa.

    Beijos, muitos, um enorme abraço e continuem se cuidando com a preciosa ajuda de teu filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cielito.
      Domingo passado lia alguns de teus comentários para matar a saudade. Poucos são os comentários que tenho feito nesta quarentena, não tenho palavras, não tenho inspiração, não consigo mesmo. Uma grande amiga deste espaço perdeu três parentes para o Coronavírus e o meu Brasil, passou a ser o país com o maior número de mortos no mundo. Obviamente que muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas se houvesse seriedade deste governo de desequilibrados, loucos, fascistas e beócios, que infelizmente nos governa. Vergonha! Vergonha é o que sinto em saber que o Brasil é um país ridicularizado pela imprensa internacional por conta deste capitãozinho desqualificado, desequilibrado, mentiroso e envolvido com as milícias de criminosos e traficantes. Uma vergonha que jamais se apagará. Mesmo assim vamos seguindo nossa vida e ela passa tão rápido. Milena tem feito nossa alegria, já tentando conversar, todas as noite por videoconferência falamos e nos vemos e ela é o centro das atenções. Mais uns 15 ou 20 dias estará caminhando. Todos estão o bem, porém a maioria da população não está respeitando do distanciamento social e os hospitais estão abarrotados, em algumas cidades não há mais leitos, apesar de muitos Governadores dos Estados terem mandado armar hospitais de campanha em diversas cidades ainda há carências nesse setor. Aqui também a polícia intervém em aglomerações e festas, mas horas depois tudo está na mesma.
      Matar por matar é bem como dizes, um ato bárbaro, pois apesar de milhões e mais milhões de animais que são mortos por dia para alimentar a insaciável fome desta humanidade, como bois, porcos, galinhas, ovelhas, cabras, cavalos e tantos outros animais, sem falar na quantidade sem fim de peixes que diariamente são mortos, ainda aparece esses malditos que por puro prazer e maldades vão para as matas caçar animais que nenhum mal fazem, mas o infeliz quer ter em sua parede a cabeça de um animal covardemente morto. E todos esses, veja a foto da mulher que matou a girafa, apontando para os céus em agradecimento a esse deus insensível, perverso e incompetente, pois se ele existisse a arma com que essa canalha matou a infeliz girafa teria explodido e ela teria sido feita em pedaços. Mas esse deus nada faz o que confirma a sua inexistência. Omar Ferri, um jurista aqui do meu Estado escreveu o Livro Razão X Religião, e diz que se deus existisse por que ele não se mostra a todos. E eu completo, esse deus só apareceu para um de cada vez. (Moisés, Abraão e Maomé) Quem diz que isto é verdade? Aliás, segundo São João, cujo dia comemorativo é hoje, escreveu: - “Ninguém viu Deus”. Ou seja, chamou todos que disseram ter visto deus e com ele falado cara a cara de MENTIROSOS.
      Quase que diariamente tenho excluído comentários de crentes, que como cachorros raivosos entram em meu blogue para deixarem uma série de comentário sob esse fictício deus e com seus dedos sujos apontando e dizendo uma série de atrocidades. Apenas excluo, assim não fico perdendo o meu tempo com pessoas fracas, carentes, dissimuladas e completamente equivocadas, que jamais leram a bíblia, pois basta ter um primário conhecimento para ver que tudo aquilo ali escrito não passa de bobagens sem fundamento.
      Amada Céu, há tanto tempo, mas sabes que continuas sendo a alentejana de meu coração. Que a saúde e a alegria estejam juntinhas a teu lado. Beijos e beijos.
      Continuaremos em quarentena.

      Excluir
    2. Olá, Pedrito, meu querido!

      Também sinto saudades de comentários teus no meu blog, embora um poema e um vídeo, k costumo colocar, sejam temática diferente da tua. Teus posts são mto completos e despertem em nós mto interesse.

      Entendo, perfeitamente, teu desalento nesse período de quarentena. Tem morrido mta gente no teu país por falta de cuidados e pela loucura e incapacidade do Presidente. Hoje, vi na TV, ele falando sobre isso e para mostrar sua solidariedade para com as famílias dos falecidos, estava atrás dele um homem, um artista, talvez tocando acordeão e cantava a ave-maria. Que desplante!

      O teu país não está sendo bem visto pelo mundo inteiro, isso é verdade, e já nem as praias paradisíacas e as mulheres despertam a vontade de ir para aí. Creio k os EUA comandam a lista de mortes e infetados por coronavírus, mas Trump consegue ser um pouquinho melhor que Bolsonaro. É meio louco, burro, mas tem melhor coração k Jair, acho.

      Há já algum tempo que não como carne, pke já não gosto. Prefiro o peixe, sem dúvida, embora eu saiba que a pesca tb é matar animais, mas os pescadores precisam de sobreviver. Matar por matar, e como já te disse, é um ato bárbaro e sem lógica.

      Milena é vosso encanto e o mundo fica bem melhor com ela e sua alegria. Ela não está fazendo anos, proximamente?

      A bíblia existe, tal como o corão, mas foram livros, como tu já me ensinaste, escritos e reescritos por diversas pessoas, e quem conta um conto, lhe acrescenta um ponto, portanto, fiabilidade não existe. Eu não sei se Abraão, Moisés e Maomé existiram ou não, pois são todos farinha do mesmo "saco".

      Já vi esse livro aqui na Livraria Bertrand, uma das mais famosas por aqui, mas não sabia do k se tratava, concretamente.

      Não ligues a provocações e a gente que, infelizmente, não está elucidada, antes alienada pela religião e seus pastorzecos.

      Obrigada, meu querido, tu continuas a ser para mim o melhor amigo, a pessoa por quem tenho um especial apreço e a luz que sempre me esclarece. "TE ADORO"!

      Beijos, imensos abraços e um bom fim de semana. Aparece lá pelo blog. Quero saber tua opinião e escuta aquela música maravilhosa.

      Excluir
    3. É uma saudade que vai, outra saudade que vem!
      É uma saudade que vai, outra saudade que vem!

      Saudade que vai e volta, me leva quero ir também
      Meu coração “tá” sofrendo, viver assim não convém
      Conheci muitas mulheres nos lugares que passei
      Muitos amores perdidos por esse mundo deixei!

      Ando a procura de alguém, que sonho um dia encontrar
      Somente assim a tristeza não vem comigo morar!

      Olá Céu amada.
      Já era para ter respondido, porém ontem à noite, cansado e gelado do frio que aqui faz, fui responder teu comentário, porém lembrei que aí em Portugal já era madrugada. Deixei para hoje, mas o frio está de renguear cusco. A previsão para o Sul da Argentina é 20º negativos, o que afeta o clima do Rio Grande.
      Menina, um beijo e um gostoso abraço.
      Não sou poeta e nem trovador, mas comecei esta resposta com o início da música “Mensagem de Saudade”, do compositor Gaúcho José Mendes, então, não tendo essa veia artística meus posts são mais voltados a assuntos polêmicos ou casos de minha vida. Neste período de pandemia, estou fazendo meu isolamento social 100%, só eu e Sandrinha, não saímos de casa para nada. E nesta quarentena tenho lido muito, me inteirado das notícias do Brasil e do Mundo e vejo com amarga tristeza, principalmente o que acontece no meu Brasil. Um louco, desequilibrado, misógino, racista, envolvido com milícias de criminosos junto com os filhos, tão iguais ou piores, governando o meu país. Hoje ou amanhã está prevista manifestações no mundo inteiro contra esse canalha fascista e espero que os países ou organizações mundiais façam alguma coisa para tirar esse maldito do poder. Há na Justiça local muitos processos contra ele e filhos, inclusive pelo assassinato da Vereadora Comunista do Rio de Janeiro Mariele Franco,que lutava contra essas milícias protegidas por esse facínora. Além de enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro e apropriação de dinheiro público.
      A humanidade mata bilhões de animais por ano, só para alimentação e aí aparecem esses riquinhos que pagam milhões de dólares para matar por prazer de matar. Acreditam em um deus, seja lá o nome que tenha, mas são incapazes de usar esse dinheiro para amenizar a fome de quem passa fome no mundo.
      Se o livro que te referes é o Razão X Religião, de Omar Ferri, tenho e está sempre ao alcance de minha destra, pois é um livro de leitura simples, fácil entendimento e mostra muitas verdades. É claro que os inveterados aleluias odeiam este livro. Mas é muito interessante.
      Hoje as ciências discutem se Abraão ou Moisés tenham realmente vivido, pois por se tratar de nomes muito comuns entre os judeus o que causa muita celeuma. Já o Maomé existiu, mas é uma história muito controversa e cheia de coisas nebulosas. Porém, ambos dizem ter falado com deus, mas o fizeram sem testemunhas. São João, por seu lado diz textualmente “ninguém viu deus”. Ou seja, o dito santo com isto chama a todos de mentirosos.
      Já Omar Ferri diz em seu livro que se deus quisesse ser crível por todos, a todos se mostraria. Afinal ele não seria onipotente?
      Eu não dou bola para esses papa hóstias e aleluias. Não dou a mínima importância e os deixo no vácuo.
      Continua:

      Excluir
    4. MILENA. Milena está enorme, ensaiando não só palavras como passinhos. Anda engatinhando por toda a casa. Está a coisa mais linda. Falamos com eles todos os dias por telefone (vídeo-chamada), e ela quando nos vê abre aquele sorriso lindo e assim pela imagem podemos acompanhar o seu desenvolvimento. Está com 8 meses e seu primeiro aninho a festa será pela Internet, pois os pais são muito lúcidos e não querem contatos devido a pandemia. Apoio total.
      Sabes Céu? Posso ficar isolado do mundo, porém meus pensamentos voam céleres por todos os lugares e tu estás sempre presente em meus pensamentos. Tu e a Maria Gloria Damico estão sempre presentes. Falamos pelo telefone, ela e o esposo de São Paulo e nós cá do Rio Grande do Sul.
      Beijos amada, mil beijos, estás sempre em meu coração.


      Elucidário:
      A expressão “Renguear cusco” é mui usada aqui no Rio Grande para ressaltar um frio muito intenso se diz “É um frio de renguear cusco” ou seja, é tanto frio que o cusco (cachorro) fica mal das pernas.
      Obs: Cachorro aqui para os gaúchos pode ser chamado de várias formas, como Jaguara, Vinagre, Guaipéca, Cusco, etc.

      Excluir
  5. O Pedro embarcou em uma nave e foi para o passado. Tão atual as viagens no tempo, porque será? São muitas as sérias que trazem este tema. Vi duas, muito interessantes, podemos aprender muito. E aqui, na tua postagem, não é diferente. Gostei!
    Se um dia embarcares em uma nave com a proposta de saíres do planeta, me avise? Já tens o meu celular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria
      É um sonho de muitos é viajar no tempo, eu viajo seguidamente, pois minha mente está sempre fervilhando de ideias, leituras, e coisas sem explicação, principalmente as viagens premonitórias. Mas este sonho é interessante pois pudemos fazer uma viagem na história e isto é viajar no tempo. Adora saber das coisas e tive esse lampejo, pois assim a coisa parece fluir entre o irreal, a viagem e o real, a história.
      Vou fazer outras naves do tempo e percorrer lugares maravilhosos e não tão maravilhosos.
      Beijos.

      Excluir
    2. Pedro e Sandrinha, estava lendo as nossas conversas, lembrando dos assuntos, das falas... e quero deixar aqui o meu desejo de um feliz dia dos pais para você e para os os papais da tua família, que passem com alegria e felicidade. Talvez passem juntos? Talvez algumas horinhas em família? Que fiquem todos bem e com saúde.
      Um beijinho meu, com muitas saudades e um forte abraço do maridex, desejando sempre o melhor para vocês.
      Até mais meus queridos, talvez ainda navegue mais um pouquinho por aqui.

      Excluir
    3. Amada amiga de Sampa.
      Agradeço do fundo do coração tuas palavras de dia dos pais.
      Passarei este dia só, com Sandrinha,, pois na terça-feira que passou dei expressa "ordem" aos meus filhos para eles não virem aqui em casa, pois devemos manter o isolamento. Hoje falei com eles pelo telefone, foram lágrimas e muito amor, porém distantes.
      Transmita a Dom Luiz os meus mais sinceros votos de um feliz dia dos pais, lembrando que ser avô e ser pai várias vezes.
      Um grande abraço e mil beijos para todos. Fiquem com saúde e alegria.

      Excluir
    4. Um forte abraço Pedro e muitos beijinhos para a Sandrinha 😘😘😘

      Excluir
  6. Não me dei conta de que esta era a tua última postagem, então, não me despedi. Um abração a você Pedro e outro para a Sandrinha.
    Desejo um ótimo domingo, com muitos beijinhos e carinhos.
    Deixo aqui também um abraço do Don Luiz, que está muito feliz com a chegada da nova netinha. Hoje está trabalhando, porque os tempos estão malucos e não se pode vacilar. Mas estamos bem.
    Abraços a toda família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Estava tão envolvido em teus comentários que não me dei por conta que já chegam as 20hs. Amada amiga, sempre é um prazer imenso estar respondendo teus comentários e entre risadas e lágrimas passei este tempo viajando no tempo. Uma viagem maravilhosa.
      Coisa boa é ser vovô, transmita a Dom Luiz mil parabéns pela nova mocinha e que ela venha para trazer muita alegria. Logo, logo estarei publicando um nova séria de Milena, estou selecionando fotos inusitadas.
      Beijos.

      Excluir