PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 21 de março de 2020

Deus e o ateu:




Um ateu, assim como Dráuzio Varela, Monteiro Lobato, Jorge Amado, Chico Buarque, Caetano Veloso, Lima Duarte e tantos outros, que são pessoas boas e honestas, mas não creem em deus, pois nada devem, já que quem muito deve são aqueles que vivem orando e pedindo coisas, saiu pelo mudo à procura de algumas respostas às suas inúmeras dúvidas. 

Dúvidas quanto o Universo, quanto às doenças, quanto o bem-estar dos povos, sobre igualdade, sobre justiça social e felicidade, entre milhares de outras dúvidas próprias de um ateu, que está sempre preocupado com o próximo, pois são cooperativos, educados, auxiliam a quem necessita que se preocupam com a fome e milhões vivem passando fome e gostaria que ela não existisse e que a sociedade fosse justa e igualitária.


Ao passar perto de uma Sinagoga lembrou-se então da resposta de um Rabino que ao ser perguntado sobre o que um crente e um ateu fazem ao serem interpelados por um mendigo pedindo caridade:


- Disse o Rabino que o ateu tirará do bolso algumas moedas e dará ao infeliz para que ele compre algum alimento, já o crente apenas dirá: Deus vai te ajudar. Virará as costas e seguirá seu caminho.


Nessa longa caminhada o ateu encontrou um homem e a este perguntou se ele acreditava em deus, e o homem, apresentando seriedade e inteligência respondeu que acreditava, mas acreditava no deus de Spinoza:


Surpreso o ateu disse ao educado cavalheiro que já havia lido sobre Baruch de Espinoza, nascido Benedito de Espinoza, (1632-1677) e que foi um dos grandes racionalistas e filósofos do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, ao lado de René Descartes e Gottfried Leibniz e  completou dizendo saber quem é o deus de Spinoza e sei também que esse deus é diferente do deus dos Cristãos, porque esse deus diz:

Pare de ficar rezando e batendo no peito!

O que quero que faças é que saia pelo mundo e desfrute a vida. Quero que goze, cante, divirta-se e aproveite tudo o que fiz pra você.

Pare de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que você mesmo construiu e acredita ser a minha casa!

Minha casa são as montanhas, os bosques, os rios, os lagos, as praias, onde vivo e expresso amor por você.

Pare de me culpar pela sua vida miserável! Eu nunca disse que há algo mau em você, que é um pecador ou que sua sexualidade seja algo ruim. O sexo é um presente que lhe dei e com o qual você pode expressar amor, êxtase, alegria. Assim, não me culpe por tudo o que o fizeram crer.

Pare de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo! Se não pode me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de seus amigos, nos olhos de seu filhinho, não me encontrará em nenhum livro.

Confie em mim e deixe de me dirigir pedidos! Você vai me dizer como fazer meu trabalho?

Pare de ter medo de mim! Eu não o julgo, nem o critico, nem me irrito, nem o incomodo, nem o castigo. Eu sou puro Amor.

Pare de me pedir perdão! Não há nada a perdoar. Se eu o fiz, eu é que o enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio. Como posso culpá-lo se responde a algo que eu pus em você? Como posso castigá-lo por ser como és, se eu o fiz?

Crê que eu poderia criar um lugar para queimar todos os meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade? Que Deus faria isso?

Esqueça qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei, que são artimanhas para manipulá-lo, para controlá-lo, que só geram culpa em você!

Respeite seu próximo e não faça ao outro o que não queira para você! Preste atenção na sua vida, que seu estado de alerta seja seu guia!

Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é só o que há aqui e agora, e só de que você precisa.

Eu o fiz absolutamente livre. Não há prêmios, nem castigos. Não há pecados, nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro. Você é absolutamente livre para fazer da sua vida um céu ou um inferno.

Não lhe poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso lhe dar um conselho: Viva como se não o houvesse, como se esta fosse sua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir. Assim, se não houver nada, você terá usufruído da oportunidade que lhe dei.

E, se houver, tenha certeza de que não vou perguntar se você foi comportado ou não. Vou perguntar se você gostou, se se divertiu, do que mais gostou, o que aprendeu.

Pare de crer em mim! Crer é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que você acredite em mim, quero que me sinta em você. Quero que me sinta em você quando beija sua amada, quando agasalha sua filhinha, quando acaricia seu cachorro, quando toma banho de mar.

Pare de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra você acredita que eu seja? Aborrece-me que me louvem. Cansa-me que me agradeçam. Você se sente grato? Demonstre-o cuidando de você, da sua saúde, das suas relações, do mundo. Sente-se olhado, surpreendido? Expresse sua alegria! Esse é um jeito de me louvar.

Pare de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que o ensinaram sobre mim! A única certeza é que você está aqui, que está vivo e que este mundo está cheio de maravilhas.

Para que precisa de mais milagres? Para que tantas explicações? Não me procure fora. Não me acharás. Procure-me dentro de você. É aí que estou, batendo em você.

O homem sorriu e disse ao ateu que ele estava correto, pois este é o meu deus. Porém tenho uma dúvida: Se errarmos e cometermos um mal qualquer, seja um roubo, um assassinato ou qualquer outro deslize, esse deus nos punirá?


O ateu sorrindo balançou a cabeça e disse ao homem que NÃO, pois para isto existem as leis dos homens, que se bem aplicadas punem o infrator, mas não o pune eternamente, pois seria uma aberração. 


Alegres despediram-se e cada um foi para seu destino, a vida. A vida cheia de graça e beleza que está aí para ser bem aproveitada por todos.


O homem foi-se feliz tendo no coração o deus de Spinoza e o ateu continuou ateu pensando no que realmente tem valor são as leis dos homens, pois estas estão ai para serem aplicadas, podem favorecer ou punir e seus pensamentos voaram e ele se perguntou:


- Se alguém quiser seguir a lei desse deus cristão fictício, como açoitar a esposa, sacrificar o primogênito, apedrejar o filho comilão e beberrão, apedrejar até a morte uma mulher adúltera ou um homossexual e tantos outros absurdos que esse deus cristão manda, certamente será punido pelas leis dos homens, pois essas são as que realmente têm valor. O resto é pura ilusão.


E foi-se em seu caminho pensando no Deus de Spinoza, e a cada passo sorria e via a beleza a sua volta, uma árvore florida, o gorjeio de um pássaro, a brisa soprando em seu rosto e assim se foi, leve e livre das aberrações bíblicas. Feliz por ser ateu como Jodie Foster, Jack Nicholson, Oscar Niemeyer, Pablo Picasso, Antônio Fagundes e Angelina Jolie, Bill Gates, Charles Chaplin, Luís Fernando Veríssimo, Malu Mader, entre milhares de outros.




12 comentários:

  1. Meu bom amigo Pedro,
    Primeiramente espero que o amigo e tua Sandrinha estejam bem de saúde, exilados que estamos todos nós, de certa maneira (de modo necessário, porém nada democrático).
    Sobre o texto do amigo, estou de acordo. Eu sou um homem religioso, mas, não são sou tolo.
    A Igreja Católica Apostólica Romana (qual é a raiz da minha fé familiar), teve seus atos inquisitórios no passado mais longínquo e, acobertou a Mafia italiana, em tempos mais recentes, sendo a principal “família mafiosa”, merecedora da atenção de muitos Papas, a “Cosa Nostra” (pois, existem outros tentáculos da Mafia, com outras nomenclaturas, na Sicília, Calábria, Nápoles, etc...)
    Quanto aos evangélicos, bem, estes chegam a ser cômicos, pois, basta observarmos seus cultos e verificaremos que neles, se fala mais no diabo que em Deus. É a fé regida pelo poder do medo.
    Umbandistas, Budistas, Kardecistas e outros “istas”, cadê todos eles nos “fronts?” em tempos de pandemia? Nós jornalistas continuamos nas ruas, colocando em risco nossa saúde (eles devem estar escondidos debaixo da cama)... Enfim, é como diz uma de minhas frases:

    “Fé demais, não cheira bem!”

    Um abraço e cuide-se por aí nos Pampas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssimo amigo Douglas.
      Sandrinha e eu estamos bem, seguindo as recomendações de total isolamento. Meu filho, Franco, o mais velho, forte e saudável em seu serviço essencial, não se dá ao luxo de parar, e ele muito nos tem auxiliado, sem contato pessoal, a fazer nossas compras, ir ao supermercado. Nós o vemos de longe, porém deve ser assim. O outro filho só por telefone e a filha também. Claro que sentimos muito estar deles apartados, porém sabemos que a situação é bem pior do que está sendo divulgado e acredito que sairemos desta com um número muito grande de óbitos.
      Quanto às religiões respeito muito a tua posição, pois sabes bem o quanto a igreja Católica foi nefasta para a humanidade, porém as mais nefastas são essas novas seitas do deus dinheiro e assim como não entendo certa simpatia por Bolsonaro (louco e irresponsável) é essa devoção por pústulas como Malafaia, RR, Edir e tantos outros que usam do desespero das pessoas, da mentira e da enganação para tornarem-se ricos e aí me pergunto onde estaria deus nesse momento em que usam o seu nome para extorquírem, enganarem e manipularem impunemente.
      Caro e honrado amigo, entendo a vida de maneira diferente, não a vejo como um projeto e sim como uma grande probabilidade. A nossa existência deu-se dentro dessa probabilidade, pois se lá no Paleolítico ou mesmo muito antes, lá quando ainda éramos animais unicelulares e após multicelulares um determinado ancestral nosso houvesse morrido ou não acasalasse naquele instante com uma determinada fêmea, nós não estaríamos aqui trocando esses comentários. A própria concepção foi uma quase impossível casualidade de ter sido nós os que tiveram essa oportunidade, pois entre milhões de espermatozoides (15 mi/ml) o que nos gerou foi o sortudo, pois se tivesse sido outro nós não estaríamos aqui. Tudo é uma questão de probabilidade. Raríssima probabilidade. Uma em trilhões de trilhões de trilhões de oportunidades e isto se aplica ao próprio Universo, nossa galáxia, nosso sistema solar, nosso planeta, tudo, mas tudo mesmo, dentro desta singularidade é uma completa e inexplicável probabilidade.
      Parabenizo todo o pessoal de saúde, médico, enfermeiros, técnicos. Aos jornalistas, policiais e outros, como meu filho que não podem parar, mas eu, juntamente com Sandrinha estamos fechados, enclausurados, pois em nossa idade não podemos ser heróis.
      Amigo Douglas que a saúde, a paz e a harmonia estejam sempre a teu lado.
      A pandemia passará e nós passarinhos. (sabes a quem me refiro).

      Excluir
  2. Respondendo ao final de tua réplica... Claramente que sei bem deste fabuloso passarinheiro... E mais lhe direi:

    “A noite acendeu as estrelas, porque tinha medo da própria escuridão. Tenho 'amigos' que parece que têm medo de mim!... Tenho a impressão que se estão a afastar cada vez mais de mim!... Mas podem ficar descansados, não tenham medo, podem conviver eu não faço mal, não mordo nem tenho nenhuma doença contagiosa!!!”

    Mário de Miranda Quintana, também viveu em seu tempo, “suas quarentenas pessoais”, antes mesmo desta distopia pandêmica louca em que vivemos hoje.
    É sempre um prazer inenarrável prosear com o amigo!
    Um grande abraço virtual (pois, estes ainda podem ser dados) e até breve!!!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Caro amigo se a noite acendeu as estrelas nós temos que acender a luz do saber e entender que entre os grandes está Mario Quintana, pois "Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas".
      Passei a me interessar por Mário Quintana através de meu neto Bruno, quando este, aos 8 ou 9 anos lia muito esse poeta, tradutor e JORNALISTA, considerado o poeta das coisa simples.
      Diz, ele: - "A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda".
      Um grande abraço amigo sempre bem-vindo, Douglas.

      Excluir
  3. Olá, Pedro meu querido amigo!

    Espero k estejam todos de saúde e com boa disposição. Por aqui, tudo normalex-rs. Embora eu goste de apreciar a natureza e o "belo", estou em casa com mta serenidade e calma. Alentejano(a) gosta pouco de sair de sua "toca" e está habituada ao silêncio das searas, das planícies e peneplanícies.

    Li teu post anterior sobre "Histeria Coletiva" e gostei muito. Já tens escrito e postado textos semelhantes, que mto me agradam, sinceramente. Os ratos na Índia são considerados deuses, como li e aprendi com tua sabedoria, baseada em muitas leituras. Enfim, a crendice deturpa as mentes, como a gente já sabe.

    O atual post: "Deus e o Ateu" está magnífico. O diálogo está magnífico e esclarecedor.

    O deus de Spinoza é um deus de amor, de realismo e de muita verdade. Era bom que muitos lessem o que ele disse no século XVII. É dentro de cada um de nós que encontramos as respostas, que colocamos.

    Li o comentário do Douglas, tal como a tua brilhante resposta e contigo sempre aprendo. Obrigada!

    Ah, que pena tu não teres sido atleta-rs rs rs. Assim o vírus se afastaria de ti e nem uma gripezinha tu terias-rs. Bem, há vírus e bactérias que não pretendem entrar no organismo de certas pessoas. Qdo o homi fala só diz disparates, coisas surreais.

    Beijos e um grande abraço para todos vocês. Para vossa princesinha, um beijo lindo e doce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes mesmo de cumprimentar-te, amada amiga, quero que saibas que tentei por três vezes postar um comentário em teu magnifico post com o título ‘LOUCURA’ cujo fundo musical está a nossa Baiana querida Maria Bethânia, irmã de Caetano, amiga de Gil e Gal, nascida na cidade de Santo Amaro, na nossa querida e conhecida Bahia, que foi de Todos os Santos e que com uma reforma ortográfica tentaram tirar o H, porém o povo mobilizou-se e o H permaneceu, porém os “baianos” perderam. Tal comentário que tentei postar versava sobre a pandemia, pois me preocupa a situação geral do mundo e vemos estarrecidos o que ocorre na Itália, França, Espanha, e aí, neste cantinho da Europa está Portugal.
      Olá amada Céu, que bons ventos a tragam até nossa querência do Rio Grande do Sul, único Estado Brasileiro que carrega em sua Bandeira a palavra – REPÚBLICA. E este é o sonho que cada vez se faz mais presente em meus pensamentos e sonhos. Somos um povo diferente do Brasileiro, falamos diferente em muitos aspectos, pensamos e sonhamos diferente, se bem que a mídia tenta introduzir, quase que a força, o jeito de falar dos cariocas em nossa REPÚBLICA e o que me preocupa que vai aos poucos minando a mente dos menos inteligentes e já estamos ouvindo Rio-grandenses falando o carioquês.
      Por aqui todos bem de saúde e é claro que Sandrinha e eu estamos em isolamento voluntário. Nosso filho Franco, o mais velho, digo mais velho, mas todos são quase da mesma idade, pois nasceram com diferença de um ano, tem como dizia, esse filho nos auxiliado muito, vai fazer as nossas compras e está sempre à disposição para atender-nos sem aquele contato físico do abraço, do beijo e do carinho. Essa semana será a vez de Monica, que fará pagamentos em bancos, transferências e outras coisas, muita das quais por “aplicativo”. Está trabalhando em suas aulas por teleconferência e Fábio, pai de Milena, está há mais de uma semana em casa e agora entrará em férias coletivas. Grasiela, a mãe da pequerrucha, está trabalhando ativamente, porém de sua casa, pela Internet.
      Pelo celular (móvel) estamos sempre em contato com os filhos e não só conversamos como os vemos em imagens instantâneas.
      Sempre pensei neste deus bondoso e com o tempo fui saber que Spinoza já falava dele. Se existisse um deus grandioso e magnífico assim que seria e não esse deus bíblico calhorda, mau, vingativo e metido a besta, que manda matar e roubar. Deus safado, egoísta, exibicionista e tolo, pois prova na história nojenta de Jó, não ser um deus onisciente, pois todo o deus que precisa testar este ou aquele não é onisciente. Pura bobagem que foi nos ensinada desde nosso nascimento.
      Quanto ao Louco, a cada dia dá mais sinais de sua demência. Odioso e ignorante e hoje vemos que os grandes apoiadores estão deixando o barco à deriva. Editorias das redes de televisão não o estão perdoando, chamando-o de irresponsável e mentiroso e dizem coisas que, se ele tivesse vergonha na cara, já havia renunciado. Há vários pedidos de impedimento correndo na Suprema Corte, no Senado e na Câmara. Espero que os “senhores” que fazem as leis tirem esse calhorda da presidência, pois ele representa a maior vergonha para o Brasil.
      Amada Céu, que tudo corra bem para Portugal e para o Mundo e que tu tenhas muita saúde, paz e alegria. Nós aqui continuamos firmes a espera não de um milagre, mas que a ciência encontre um antídoto para esse mal.
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá, meu querido amigo!

    Felizmente que estamos ambos vivos e dispostos a continuar vivendo.
    Por aqui, mta calma, poucas pessoas na rua, mas ainda há quem se atreva. Costumo ir ao supermercado um vez por semana comprar legumes e fruta, pois tenho peixe e carne em abundância e eu não gosto lá mto de carne.

    Fico contente, pois todos vocês estão bem e teu filho Franco e por vontade própria vos abastece em matéria de compras no supermercado. Lindo gesto, mas todos os filhos k amam seus pais, o fazem, creio eu.

    Penso que a Covid-19 está para durar, e nós temos de ter paciência. Guarda as saudades de teus filhos e netos para o grande dia, o dia do reencontro e do churrasco.

    Fiquei feliz por teres conseguido deixar palavras no meu blogue. O Douglas já te tinha dito que não conseguia deixar comentários no meu blog, mas tu nada me disseste. Eu sei, tu és um "túmulo", no bom sentido, claro. Nada levas e nada trazes em matéria de conversações e assim dá sempre tudo certo. Eu, talvez por ser mulher, sou um pouquinho diferente de ti, e se tenho confiança na pessoa, posso ter um ou outro desabafo. Há pessoas com quem tenho mais empatia que outras, como é natural, e há outras que pouco ou nada me dizem, como sabes.

    Beijos para todos vocês e para teus netos, o melhor do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bonjour mon amour, ça va bien?
      Como foi bom abrir meu blogue e ver teu comentário, meu coração que andava apertadinho, pulsou mais forte e ficou estreleiro.
      Momento horrível, diria meu filho Fábio, pois usa muito a palavra horrível, mas temos que ter muita hora nesta calma, ou será o contrário, muita calma nesta hora.
      Todos aqui estão bem. (Segredinho entre nós). Franco anda com os meus cartões de débito e de crédito e Monica com os cartões da Sandrinha, assim ficamos neste isolamento cujo a principal fuga é tomar um banho de luz do Sol na sacada ou balcão do prédio, navegar pela Internet e ver os filmes da Netflix. Na Internet tenho visto seguidamente entrevistas e vídeos com o Padre Mario de Oliveira, o Padre Mário da Lixa, nascido em Lourosa. Divirto-me muito pois além de ser um homem muito inteligente é muito hilário em suas explicações, que deixam os Católicos de queixo no chão.
      A Covid-19 está apenas começando e acho que deixará milhões e milhões de pessoas em sua esteira de morte. Se por um lado essa doença está causando muita dor, por outro pode mudar a maneira egoísta, acumuladora e predatória do homem. Não sei por que, porém desde o início desta pandemia, Cecil não me sai dos pensamentos. Cecil foi aquele Leão barbaramente morto por um desajustado riquinho americano, um dentista que gastou milhões para matar por prazer, pois o animal não representava nenhum perigo. Porém o homem, seguindo uma besteira que está na dita bíblia sagrada, ou seja, “e deus criou o homem para reinar sobre os animais”, sente-se esse bicho mesquinho o direito de explorar a natureza, que pode ser ofendida, poluída e exterminada. Haja paciência com ser tão desprezível.
      Quando em vez vejo em teu blogue a nota: “Estão suspensos (ou coisa assim) novos comentários”. Sei que são muitos comentários e muitas vezes não deve comportar mais. Porém sou insistente. E já que abriste o jogo, nada disse para não entrar em seara alheia. E sou adepto do não vejo, não ouço e não falo.
      Gosto imensamente dos comentários centrados, claros e inteligentes do nosso amigo Douglas, quando em vez também comento em seu espaço, o que me dá muito prazer.
      Amada Céu, não imaginas o quanto fiquei feliz em saber notícias tuas, pois aqui, em total reclusão pouco sei das pessoas que amo, a não ser de meus filhos que estão sempre ligando, tele vídeo, assim nos falamos e nos vemos. Milena está enorme, linda e já ensaiando alguns passinhos e palavras. Beijos e mais beijos, de longe e sem corona.
      Bom final de domingo.

      Excluir
  5. A primeira leitura que me levou a "piscar" para o ateísmo foi a de Spinoza. Aí foi uma alegria, como quando você quer comprar um carro, sonha com ele, e nas ruas, quando você sai, só aparece aquele carro na sua frente.
    Isso faz anos. Na verdade, acho que à partir dos meus 16 anos, já era ateia, mas eu nem sabia. Gosto de lembrar desta minha caminhada. É solitária, principalmente, naquela época dos meus 16 aos 35 anos. Depois encontrei amiguinhos pelo caminho, uns calados, outros tranquilos, outros gostavam de compartilhar suas pesquisas e estudos. Um caminho solitário é uma alegria, porque não tem interferência, é limpo e único.
    E assim segui pela vida, porém, me entendi ateia faz 3 anos. Não sei porque só agora, digo recentemente, talvez, porque fosse tão normal e certo, que nem precisava de reconhecimento. É que agora eu lavrei a escritura, é publica ahahahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amada amiga.
      Depois que publico meus posts sobre a minha não crença e minhas críticas às religiões fico me culpando pois posso ter magoado alguém e aí vem aquele pensamento límpido que me diz - "E eles não te magoaram com sua crença insólita". Respiro e volto a me concentrar não na dúvida, pois esta não existe, mas me concentrar na verdade. Afinal não somos criação de nenhum deus, não saímos de um bonequinho de barro, somos a evolução de animais que em diferentes época surgiram na Terra.Hoje sabemos que as coisas foram surgindo de acordo com as necessidade e o o ambiente. Se antes do Big-bang não existia tempo nem espaço, onde estaria deus? Deus surgiu para explicar o que os primitivos homens não entendiam. Espinoza ao contrariar o que as pessoas tementes a deus acreditavam não foi poupado por essas pessoas e teve que sumir do mundo em que vivia, morreu jovem, mas deixou uma discussão em aberto. O que é deus? Por não poderem responder tal pergunta inventaram um monte de patifarias para tentar enganar os simples mortais. Mas hoje a ciência explica muitas coisas e temos a certeza de que Golda Meir, Primeira Ministro de Israel disse: Deus é uma invenção de um judeu para dominar o mundo. Corretíssimo.
      Beijos e muitos abraços a todos. Cuide-se
      Amiga Maria, a libertação de dogmas e de leis espúrias nos fazem felizes, já aqueles que vivem sob o tacão das escrituras são amargos, infelizes e medrosos. Beijos.

      Excluir
    2. Oi Pedrinho, tudo bem? E a Sandrinha, está boazinha?
      Falando sobre liberação de dogmas, além de felizes, também livres e liberdade não é coisinha fácil, não é para todos, pois requer responsabilidade, exposição, porque ser diferente chama muito a atenção. É preciso amar-se muito para ser livre, eu aprendi mais esta! Sem esta gana, este apetite, esqueça a liberdade.
      Então, foi um judeu que inventou deus...

      Excluir
    3. Oi Maria.
      Sandrinha tá boazinha e já está no forno uma pizza para ser saboreada agora.
      O bom não é o morrendo e aprendendo e sim o vivendo e aprendendo e eu quando conheci o deus de Spinoza fui entender porque sempre nos foi passado um deus mau, um deus ruim, pois o medo nos leva a fazer coisas impensadas como dar dinheiro para esses malditos pastores. É assim que funciona. Assuste bem e terás o que convém. Nascemos livres e felizes, porém a própria família vai nos botando na cabeça uma série de coisas diabólicas, inferno, castigo eterno, demônios e deuses. Demônios e deuses São o mesmo. Deus e Satã são os mesmos, criados para nos assustar e do temor vem o obediência e assim se dominam as massas. Deus é uma ilusão inventada por um Judeu que dizia falar cara a cara com Deus e aí no Novo Testamento São João diz, ninguém viu deus. Ou seja, todos que disseram ter visto deus não passavam de mentirosos espertos, mas mentirosos.
      Beijos amada paulistana e um abraço a Dom Luiz.

      Excluir