PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 28 de abril de 2019

O Domínio da Mente.



Com o avanço da tecnologia, rádio, televisão e a própria Internet o domínio das mentes está a mercê de quem ostenta esses veículos. Tornou-se menos traumático dominar um povo inteiro, lembrando que na Primavera dos Povos, em 1848, quando correu pela Europa uma onda popular para tirar as monarquias de seus tronos, Reis, inimigos viscerais, aliaram-se e seus exércitos marcharam unidos contra o populacho. Milhares de mortes, prisões, torturas e mais mortes. Como sempre Reis uniram-se contra o povo.


          Ricos unidos para explorar e enganar o povo.

Hoje são os ricos e poderosos que se unem para dominar as mentes e não usam somente as armas de seus exércitos de proletários aburguesados, usam uma forma mais segura de domínio - a repetição.

Para tal utilizam os meios de comunicação que estão em suas mãos e passam dias repetindo as mesmas coisas, dias e dias. A todo o momento seus “marionetes” apresentadores de telejornais repetem e repetem as mesmas meias verdades ou mentiras descaradas, mas o povo, tal como nos séculos passados acredita piamente.


O sítio em Atibaia!

O sítio em Atibaia!

O sítio em Atibaia!

O sítio em Atibaia!

O sítio em Atibaia!

O sítio em Atibaia!

O sítio em Atibaia!

O sítio em Atibaia!


Ou seja, uma forma de domínio mental é a repetição, repetição, repetição, repetição, repetição...

              Goebbels, o bandido ministro do Reich.



Controlando a mente das pessoas eles as têm nas mãos e continuam a repetir outras coisas que, segundo Josef Goebbels, Ministro da Propaganda do III Reich, “tanta vezes a mentira é dita que passa a ser verdade”.


O tríplex em Guarujá!

O tríplex em Guarujá!

O tríplex em Guarujá!

O tríplex em Guarujá!

O tríplex em Guarujá!

O tríplex em Guarujá!

O tríplex em Guarujá!

O tríplex em Guarujá!


Desta mesma maneira os pastores em suas igrejas fazem e os atoleimados, após tanta repetição de versículos, decorados e ditos com avidez, beirando a loucura, aos gritos e urros são assimilados por uma massa de parvos, toscos e boçais que passam a acreditar que toda essa baboseira bíblica seria a palavra de deus.

            E tem gente boa que pelo desespero acredita.


Que deus seria esse para escrever tantas inverdades, erros primários e um festival inenarrável de besteiras.


Mas é assim que conseguem dominar as mentes e o povo torna-se refém deste ou daquele que tenha o poder de seduzir, e a nós só resta aprender a gerenciar nossos pensamentos e emoções para fugir dessas armadilhas, pois eles usam de todos os meios para te convencer das coisas e assim todos os anos somos bombardeados por um BBB, ridículo e imoral, por novelinhas chinfrins que pregam os maus costumes, jornais televisivos que aos poucos, com meias notícias, com plantões e meias verdades tornam as pessoas, literalmente, burras, robôs incapazes de pensar por si e separar o que é verdade do que é uma mentira escancarada.


Vamos aqui lembrar o caso de Fabiane Maria que em 2014, após alguém ter espalhado o boato pelas redes sociais que ela era uma sequestradora de crianças, foi a pobre mulher, inocente, mas vítima da mentira, espancada até a morte por mais de cem pessoas totalmente embriagadas pelas constantes repetições.


Assim o ódio foi também plantado dentro do Brasil e hoje o que vemos são pessoas caladas, falando baixo e não se vê mais pessoas falando as claras, pois o medo está no ar.


Chega! 


Outras Primaveras dos Povos acontecerão, não sei quando, mas chegará um dia em que o povo cansado dessa exploração vil e maldosa há de se rebelar contra todos os “reizinhos” quando cabeças hão de rolar. Mas para tal muito terão que aprender e aprender muito.


A começar aprendendo que assalariado, por mais que ganhe, por maior que seja sua renda mensal é e continuará sendo um pobre, proletário que vende sua força de trabalho e como pobre deve ter seus pensamentos, porém há os deslumbrados que servem as elites como acéfalos, sem se dar por conta que são na verdade analfabetos políticos, canalizados pelos ricos a defendê-los com unhas e dentes.


Não adianta ter ou não ter cultura para saber separar as coisas, lembro aqui o camarada, negro de Encruzilhada do Sul, Miguel Marques, o velho KGB, que frequentou poucos anos de estudos escolares, mas que com sua sabedoria excepcional calava todos os políticos ladinos que pululavam pela Assembleia Legislativa de meu Estado, provando assim que diplomas não encurtam orelhas de ninguém. 




Hoje vejo que em verdade estamos formando gerações de alienados das telinhas, pois hoje elas podem ser levadas para todos os lugares e cada vez mais esse número de “condutopatas” crescerá.





36 comentários:

  1. Olá, Pedrito, meu amigo!

    Espero k tu, Sandrinha, filhos, filha e neto estejam de perfeita saúde. Eu, bem, felizmente. Estou esperando o bom tempo, o tempo quente, mas "tá" demorando.

    Grata, mto grata por tua visita e tão gentil comentário. Espero k voltes ao nosso convívio, com tua exuberante inteligência, para alegria de todos nós. És um elemento fulcral na sociedade.

    Isso mesmo! Os meios de comunicação social, seja de k quadrante político forem, repetem, repetem, repetem até à exaustão, para k a "coisa" entre. Eu vejo e escuto sempre o Jornal da Noite, e tento pensar pela minha cabeça, não descurando o cerne da notícia, naturalmente, mas, mesmo cá, que temos uma governo de esquerda, Partido Socialista coligado com o Partido Comunista e outras forças, mini forças de esquerda, a repetição é mto usada. Evidente que haverá algo de bom nessa repetição, qdo for para bem do povo, que somos todos nós, mas a notícia, por vezes, é adulterada. Compete-nos a nós, pensar e decidir. Engraçado k quem ganhou essas eleições foi a direita, sem maioria absoluta, mas nosso Presidente da República, que tem feito um excelente mandato, achou por bem dar a vez à esquerda, que tinha mais partidos e mini partidos. Lhe chamam a "geringonça", pke até o partido dos animais e da natureza está nessa coligação para conseguirem ter maioria. Não estou desconte com o governo desta coligação, pois têm tomado medidas a favor dos mais desfavorecidos, mesmo. Os reformados, não da Função Pública, já foram aumentados duas vezes e estão contentes, como se compreende. Nós, funcionários públicos, levamos um pequeno aumento, mas pra mim, está bem, aliás, nem desse eu precisava, mas os Professores, enfermeiros, juízes têm feito greve atrás de greve e não se chegou ainda a um acordo.

    Eu uso a repetição na escola, e tu tb deves ter usado, pke temos alunos com dificuldade de apreensão de conteúdos, mas tento não massacrar os jovens sempre com a mesma cantilena. Ouço opiniões e até as peço por escrito e de forma anónima.

    Enfim, tenhamos esperança em gente que saiba pensar pela sua cabeça e deixe de lado crendices infundadas. Esses pastores só querem é dinheiro.

    Beijos, abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssima Céu.
      Por aqui estamos todos bem, com saúde e muita disposição para enfrentar esse futuro incerto, conturbado e até certo ponto caótico. Não é fácil ser governado por dementes que querem impor suas aberrações e crenças goela abaixo, ao ponto de terem cortado as verbas do ensino superior relativos as Ciências Humanas, pois governichos de direita tem um medo doentio de Filosofia, Antropologia, História, Geografia e outras que ponham em xeque suas crenças políticas e religiosas.
      Por aqui tem feito frio e muita chuva, com alagamentos de algumas cidades, agora o tempo está mais feio que briga de foice no escuro. Rsrs.
      O grande problema é que os meios de comunicação estão nas mãos dos poderosos, endinheirados, que usam o rádio e a televisão para o seu propósito. Esses ricos e poderosos são abertamente contra o povo, a tal ponto de um Deputado Federal de direita ter dito em entrevista na televisão que o pobre tem que saber que quem manda são os ricos e eles tem que se contentar com as migalhas. Por este motivo estão trabalhando, para se possível acabar com as aposentadorias e se alguém quiser aposentadoria que apele para as aposentadorias privadas. Como o povo não sabe que muitas foram as aposentadorias privados nos EUA que deram o calote nos incautos contribuintes que acreditaram nos planos de aposentadoria privada.
      Que ótimo que a geringonça está tendo alguns êxitos, pois aqui é inegável que durante os mandatos de esquerda (PT-PCB-PCdoB e outros) o salário mínimo vinha tendo aumentos acima da inflação, agora esses débil mental, por conta da pequena alta do salário mínimo o congelou por quatro anos. Nos governos anteriores, FORA o do TEMER, o funcionalismo público teve uma grande valorização, ainda bem que tanto Sandrinha quanto eu, nos aposentamos naquele governo, pois hoje os salários iniciais para professores são aviltantes. Quer esse governo de atormentados acabar de vez com a já carente educação e cultura.
      Mas a maior vergonha ainda está nas pensões das filhas de militares. Tenho duas irmãs que recebem tais pensões, sendo que a mais nova é casada com um Coronel que recebe 40 ou 50 salários mínimos e ainda recebe o que meu pai deixou. Uma escancarada vergonha. Parasitas que só sabem sugar o dinheiro público. Pois essa não precisaria dessa pensão. É algo vergonhoso.
      Amada Ceuzinho, voltarei a este comentário, pois tenho agora que receber meu amado filho que está à porta, é o Franco, o mais velho que vem quase todos os domingos nos visitar.
      Beijos amada e um boa semana.

      Excluir
    2. Oi, Pedrinho, querido!

      Tudo satisfatório por aí, apesar das tonterias do governo? Tenho sabido de algumas, sim, como 2 ministros da educação em 3 ou 4 meses. Sei que sofres com irresponsabilidade e falta de ética, mas sabes que a História vai "andando" e o tempo não para.

      Por aqui, tudo normal, mas o tempo tem estado péssimo. Frio, chuva e dias sem sol, o k mexe comigo, como acho k mexe com qualquer ser humano. Por aí tb tem estado mau tempo, o k impede de as pessoas passearem e saírem para espairecer. Que coisa chata, mas vocês caminham para o inverno. Fazer o quê, se o movimento de translação da terra é que manda -rs.

      Qto à situação da "geringonça" aqui, olha que as coisas estão feias. O governo, o Partido Socialista, já disse que se demitiria, caso os partidos que com ele colaboram, quisessem k os professores recebessem o aumento de 9 anos e alguns meses, embora faseadamente. Para além dos professores, todos os funcionários públicos pediram o mesmo e assim não há governo k aguente. Só para os professores são 800 milhões de euros. O Presidente da República, que fala por tudo e por nada, está calado há mais de uma semana e a votação sobre esse assunto de todos os partidos assentes na Assembleia está pra breve. A direita se aliou, inicialmente, à esquerda e à extrema esquerda, mas depois tiveram "dois dedos de testa" e decidiram "recuar", pois iria sobrar pra ela. Vamos ver no k isso vai dar.

      Aqui, os meios de comunicação social tentam ser isentos, mas não estão nas mãos do grande capital, e isso é uma grande vantagem. Aqui, tudo se divulga e tudo se acaba por saber. Evidente que a corrupção portuguesa é um átomo em relação à da vossa Europa, maior, me disseste tu.

      O governo de Bolsonaro tá vendo as coisas de cabeça pra baixo, pke não tem capacidade pra ver melhor. Enfim, só resta aos brasileiros aguardarem por eleições e aí saber escolher. Eu sei que há gente, que pensa diferente, mas em democracia é, desse jeito.

      Beijos, abraços bem apertadinhos e tudo de bom pra vocês.

      PS: então, já sabes se vais ser avô de uma menina ou de outro menino? Gosto do nome Milena, que aqui não seria permitido colocar, pke diriam k Milena é a junção de Maria com Helena, então, a menina ficaria registrada como Maria Helena ou então escolheriam outro nome.

      Excluir
    3. Olá Cielito.
      Dizer o quê deste país que a cada dia vai mostrando a cara desses malditos políticos que assumiram o governo pós Dilma. Sabia-se que Temer, cedo ou tarde iria para a cadeia. Homenzinho viscoso, sujo e traidor. Está onde deveriam estar todos deste governo imoral, antissocial e antidemocrático. Lembrando que o Coronel Lima, comparsa de Temer está também atrás das grades. Tenho lido muito nestes últimos meses e concordo plenamente com Bakunin, que em outras palavras diz que, acreditar que políticos são sérios e não conhecer a natureza humana.
      “Me tapo” de nojo destes bandidos que derrubaram um governo democrático para implantar esse verdadeiro caos. Universidades sendo fechadas por falta de verbas. Hospitais também sem verbas, fim das escolas infantis, pois na visão dos dementes a Deus, mulheres devem ficar em casa cuidando dos filhos e não podem trabalhar, então para quê escolas infantis? Querem privatizar as aposentadorias, pois o ministro que mais insiste neste plano maluco, já levou três fundos de pensão à falência. É para isto que ele quer privatiza. Mas um dia este povo há de criar vergonha na cara e fazer uma Revolução sangrenta, pois chega de tantas barbáries. O “Coiso” está ameaçando todos os índios que fizerem qualquer manifestação por demarcação de terras. Nos bastidores já deu ordem de atirar para matar, lembrando que esse bandido está armando com armamento pesado os latifundiários. Tudo para os ricos e para os pobres nada. Bueno, deixando de lado esse mundo de podridão vamos às coisas menos traumáticas:
      Muita chuva aqui no Rio Grande do Sul. Cai forte aguaceiro, trovões e relâmpagos cortam o céu cinéreo e o frio já começou a se pronunciar. Fábio, o filho mais novo e Grasiela estão grávidos de uma menina, cujo nome será Milena. Estamos no aguardo da netinha. Vovó Sandrinha, todos os dias que sai, vem com os braços carregados de roupinhas e outros presentinhos. Sei que em teu país há regras para registrar nomes, porém cá no Brasil não há esses entraves. Há alguns anos um Deputado Federal quis aprovar uma lei semelhante a do teu país, porém não conseguiu. Desde que Fábio casou, há onze anos, sempre dizia que se tivesse uma filha seria chamada de Milena. Aí está. Acho Grasiela muito bonita e é mesmo. Uma loirinha, porém gostaria que fosse como o Fábio, pele morena, cabelos negros e como ele, alta. São sonhos que temos, porém não falo nada. Fico só observando as conversas entre as mulheres da família quando se juntam. É divertido.
      Amada amiga, sob uma forte chuva, de um dia escuro, deixo aqui um grande abraço e beijocas.
      Bom final de semana.


      PS: Escrevi "Me tapo de nojo", porque é assim que os Gaúchos falam, pois dizer "tapo-me" perde um pouco da graça.

      Excluir
  2. Bom dia Pedro! Bom dia Sandrinha!
    E o inverno chegou, eu junto com ele, feliz por dias frios, que tanto gosto. Mas nem tão frios, pois creio que este inverno será mais quentinho, não me parece assim como os invernos passados.
    Estamos todos bem, incluindo nossa Marianinha. Meu filho mudou-se para o interior de São Paulo, uma cidade ótima para se viver. Talvez você conheça, chama-se Indaiatuba. Amanhá irei visitar, vamos conhecer a casa e celebrar com eles. Mariana já está devidamente matriculada na escola e muito feliz para conhecer novos amiguinhos. Estão lidando com as diferenças, pois o clima é quente durante o dia e muito frio a noite e sendo uma casa, tudo é bem diferente de um apartamento. Os cachorrinhos estão também sentindo mais frio, portanto, a caminha e agasalhos, foram bem administrados pela minha nora. Durante o dia, os cães estão gostando muito do quintal. Agora é uma vida bem mais livre, menos perigosa, necessitando de menos proteção, maior liberdade.
    Sobre a tua postagem: foi um prazer ler, porque concordo com tudo. Eu estou um pouco cansada deste momento do país, que não se acalma, pelo contrário, dia após o outro, uma montanha de novidades. E não adianta nada a minha reclamação, porque vai piorar, é a realidade. Foi assim desde sempre, ricos e poderosos são os que mandam e manipulam. Eu me sinto em uma arena, de Roma por exemplo, onde os gladiadores poderiam ser algumas figuras da política em evidência, alguns leões, o povo gritando 'fake news' ou 'marcha para Jesus' ahahaha, os poderosos em plena diversão, o povo ignorante satisfeito, os donos da verdade, pois serão salvos por Jesus ou pelo mito da VazaJato. O tempo passa e novos gladiadores entram em cena, o cenário muda sempre!
    O youtube, por sua vez, é hoje o mesmo que uma ágora, um pouco diferente da grega, onde podemos ver e ouvir patetices, mas também, alguma lucidez, tão pequena, que mal podemos perceber.
    Há muita sabedoria sobre como lidar com a mente em massa, souberam muito bem criar um mito, que os acéfalos defenderão até a morte! Morrerão por ele! E tudo está tão claro, mas a fé que se deposita em um mito, que traz uma tranquilidade ilusória, não permite ver além do véu, ou capa do super homem! Ai que traminha chatinha, pobrinha, mas poderosa!
    Quando ao Whatsapp, esse não tem nem classificação ahahaha, é a própria lata de lixo de Sodoma e Gomorra ahahaha... da Babilônia não né, porque os jardins suspensos eram maravilhosos e perfumados ahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas bah! Parece premonição. Cheguei a pouco da rua, um frio de renguear cusco, de vereda, assim meio de soco, abri uma garrafa de um belo vinho francês e liguei minha máquina, e num repente achei teus comentários.
      Ipi! Ipi! Urra! Andava com saudades.
      Minha cara amiga MG de Sampa, meu caro irmão Dom Luiz, prazer imenso.
      Aqui as temperaturas andam abaixo e zero, formação de geada e precipitação de neve em alguns locais. Já estamos com reservas no Rothenburg Hotel, em Nova Petrópolis para assistirmos a mais um festival Internacional de Folclore, e por lá o frio está pra lá de gelado.
      Que sejam felizes em Indaiatuba, uma bela cidade, diga-se de passagem, primeiro mundista. É linda e fica perto da linda Campinas. Adoro essa região de São Paulo. Marianinha se dará bem nessa cidade. Beijinhos a ela.
      Realmente o momento que passamos é o caos do caos, pois estamos nas mãos de um demente que tem a seu lado os tararacas dos aleluias. Fico pensando se esse povo não tem cérebro, pois a loucura extravasa. As coisas estão caminhando para dias piores e possivelmente e assim espero, “uma guerra civil”. Não podemos nos entregar para esse bando de malucos, canalhas e desnorteados. A VasaJato veio para mostrar a podridão que cerca esse maluco e aquele juizéco mentiroso, fanfarrão e ladino, que se acovardou diante dos deputados da oposição. Assim como são vergonhosas as aparições do Maluco em frente aos dignitários de outras nações, pois a encarada que o Putin deu nele o fez baixar a cabeça e ficar mais quieto que guri mijado em porta de rancho. Com o Lula a coisa era diferente e todos queriam sair nas fotos ao lado do Lulinha Paz e Amor. Agora esse maluco é um baita fanfarrão que não passa de um maula, um alcaide sem moral. Quanto ao YouTube, nem procuro ver, pois o ódio permeia, o ódio é a tônica dos que ainda defendem esse falastrão, caborteiro. Realmente é patético o que muitos escrevem e dizem, porém pessoas lúcidas estão atentas a essa enxurrada de mentiras e bobagens. Há meses não entro no Face book e no WhatsApp. Neste somente com os filhos, pois cansei de tanta babaquice.
      Tenho me atido mais a leitura de bons livros, sábado terminei de ler uma maravilhosa obra de um mestre Judeu Yuval Noah Harari, “SAPIENS, Uma breve história da humanidade”. Quase quinhentas páginas de uma bela leitura, além do “A Elite do Atraso” de Jesse Souza e “A República da Propina” de Marlon Reis. Terminei de reler “Cem anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez, além de outros, como o da vida e lutas del Viejito Pepe Mujica.
      Amada amiga paulista MG, MG de Maria Glória e não de Minas Gerais, cá fico enroladito no meu poncho, louco de frio, mas com o coração estreleiro em ler teus belos comentários. Têm mais, as respostas estão lentas, pois os dedos estão congelados.
      Beijos a todos, vou almoçar e retorno de vereda.
      Beijos.

      Excluir
    2. Sobre ler livros, tenho pensado muito em um que citou: Cem anos de Solidão, Gabriel Garcia Márquez, o Mujica não me canso de ler, ver, ouvir, sentir. Os livros judaicos sempre me encantaram, também gosto de ouvir músicas judaicas, os violinos me arrebatam.
      Também estava com saudades e por cá, os deditos estão gelados. Acabamos de almoçar choripan, que adoro! Mas agora quero um café quente, com cognac, hábito que aprendi com minha nonna materna, nas tardes frias. Eu era pequenas, mas ela deixava eu dar um golinho. Quando eu era adolescente, lá pelos meus 18 anos, ao voltar do trabalho, em um dia de frio e muita chuva, ela já me esperava com uma xícara pequena de café com cognac, dizia que tirava todo a friagem do corpo. São deliciosas lembranças, muitas saudades da nonna.
      Agora vontade, fiquei eu de tomar um vinho, como este francês que você abriu, salut /\

      Excluir
  3. Oi MG.
    Sobre livros, montei uma biblioteca no Sindicato dos professores com milhares de livros a mim pertencentes e outros angariados em campanhas de doação, porém em casa já estou com centenas de livros lidos e alguns por ler. Procurei por muito tempo o Livro “O Alce Negro Fala”, da mesma linha do “Enterrem o Meu Coração na Curva do Rio”. Espetacular. Agora o encontrei. Foi editado pela Antígua e esta semana estarei encomendando. Está aqui em minha frente o livro de Leopoldo Petry “O Episódio Ferrabraz” Os Muckers, uma história de insanidade religiosa que levou a morte dezenas de crentes ensandecidos, no fim do Século XIX, liderados por uma descendente de alemães aqui no Rio Grande do Sul, que para tal uma tropa do Exército teve que intervir com violência. Já o li, mas o lerei novamente.
    Choripan é muito bom! E com essa conversa de cognac com café agora atiçou a guaipecada! Amanhã passarei no mercado para comprar um garrafa de cognac e tomar com leite bem quente. Quero ver o frio me pegar.
    Amada amiga, um grande abraço.


    ELUCIDÁRIO:
    Atiçou a Guaipecada = Atiçou a cachorrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As bibliotecas são verdadeiramente importantes e necessárias, uma iniciativa louvável, da tua parte. Os títulos me parecem muito interessantes. Vou pesquisar.
      Opa! Tenho certeza que o frio não te pegou. Cognac sempre tenho em casa, uso muito para cozinhar, a carne fica deliciosa. Também para beber. Gosto de gin, para fazer aperitivos e bebericar antes do almoço, nos finais de semana. Adoro mojito também, mas sem açúcar.
      Na época do meu aniversário, as lembranças dos meus pais ficam fortes e nítidas, eu penso muito neles, lembro dos momentos, das festas, dos abraços em cada aniversário, com as mãos deles no meu rosto, em carinho. As festinhas de antigamente, eram mais simples, tudo feito em casa sem pressa, todos tinham mais tempo. Gente da família que se apresentava para ajudar na confecção das delícias, era tudo feito com muito prazer. Também não faltava o bailinho ao som dos discos e das vitrolinhas. Os bailinhos aconteciam na sala e na garagem das casas. Na sala alguns móveis eram afastados, para dar espaço aos bailarinos ahahaha. Pedro, fiquei inspirada agora, vou contar! Posso?
      E todas estas lembranças, tomaram conta de forma absoluta da minha vida ontem. Tive que fazer uma focaccia, coberta com tomate maduro, azeitona azapa e orégano, para me nutrir em verdade, da minha mãe, do meu pai, tias, tios, primos, amigos. Cada fatia era uma celebração, na felicidade. Ontem eu estava em casa, na parte da parte e só, foi assim o ritual, com café, estava frio. Minha cozinha tem uma parte aberta para a sala, então eu ficava "mangiando" a focaccia, com os olhos em pura magia: olhava para a sala e via o bailinho fervendo, com meu pai sentado na poltrona, aquele sorriso de satisfação, fumando seu cigarro, ao lado dele o cinzeiro de sempre, cinzeiro que tinha um pé, era na cor bordô e cromado, que lembrança perfeita! Havia um botão no centro do cinzeiro, ele batia as cinzas e quando elas acumulavam, ele apertava o botão, o disco girava e as cinzas eram levadas, pelo movimento giratório, para o andar de baixo de cinzeiro. Foi quase um transe, em meio ao som do baile - Ray Conniff em La Mer - com a fumaça do cigarro e os sabores da feminina e materna focaccia da minha mãe.
      Desculpe tantas palavras, mas saiu assim!
      Beijocas e abraços, desejando sempre o melhor para vocês, a família toda e até quem está para chegar!

      Excluir
    2. MG.
      Sempre fui um amante dos livros e vivo lendo e vivo passando pelas livrarias atrás de novidades.
      Eu não sou muito do gin, na verdade sou mais do vinho seco, no verão gosto de uma cerveja. Destilados não são a minha praia a não ser um conhaque comum ou de alcatrão, principalmente com leite quente.
      No outro sábado termos dois encontros. O mulherio se reunirá em um salão da Zivi-Hércules para o chá de fraldas da Milena e os homens irão se reunir na casa do Fabinho, pelo mesmo motivo.
      Quanto as tuas palavras cheguei a me emocionar, todas essas lembranças até do cinzeiro, pois conheci esses cinzeiros que rodavam para a cinza cair e eram bordô cromado de dourado, outro azul marinho e um verde. São lembranças vivas, lembranças que nos nutrem de novas energias, pois nos levam a um tempo puro e cheio de alegria. Papai sempre foi o aglutinador da família e com a falta dele tudo desapareceu como os rolos de fumaça branca dos "paiêros" de minha avó que eu ficava encantado em ver tanta fumaça subindo aos céus. Tudo passa, porém persistem as lembranças e essas nos mantém ajojados a eles.
      Que lindo Maria Glória. Que linda todas essas lembranças.
      Um dia Marianinha há de contar histórias tão lindas vividas com a Vovó.
      Com o coração estreleiro deixo aqui um grande abraço para todos. Transmitirei a todos o teu carinho até à Milena.
      Beijos.


      ELUCIDÁRIO: Ajojado - Amarrado, preso um ao outro.

      Excluir
    3. Que delícia o chá das fraldas. A Juliana, minha nora, também fez. Ela e meu filho, optaram para fazer um encontro "unisex" ahaha e foi bem interessante.
      Um beijo meus queridos Pedro e Sandrinha, que os dias da viagem sejam espetaculares, serão! São!
      Um forte e carinhoso abraço a toda família.

      Excluir
    4. MG, queridíssima amiga.
      Eu nunca tomei chá de fraldas. Gosto de chá de preto, chá verde, hibiscos, chá de boldo, chá de camomila. Mas de fraldas acho que não é legal (kkkkkkk).
      Hoje a correria foi grande, pagando contas, IPTU, pegar minhas botas que estavam recebendo um embelezamento (KK) passar em bancos, deixar tudo em dia. Cheguei em casa às 16,30, louco de fome, pois não havia almoçado, porém trouxe do supermercado uma bela galinha assada. Sozinho fiz a festa. Um cálice de conhaque e a galinha foi acompanhada de um belo vinho.
      Agora são 19,26 e a Sandrinha ainda está na rua com a Monica.
      Péraí! Eu sempre fiquei meio embasbacado com os chás de fraldas divididos em gêneros. Mas esse unisex é bem interessante.
      Sandrinha acaba de chegar e está me chamando.
      Beijos a todos. Um especial beijinho à Marianinha.

      Excluir
    5. kkkkkk tb gosto de muitos sabores de chá, incluindo o de gengibre com canela, que adoro.
      Aqui são 11 horas e a galinha assada me chamou, deu fome!
      E as botas, que capricho!

      Excluir
    6. Oi MG.
      Também gosto de muitos chás e o mais aromático e fino que já preparei é o da flor de laranjeiras. Tinha o cuidado de colher suas pétalas e fazer um belíssimo e fino chá.
      Quando em vez precisamos dar um trato nas botas e sapatos. Acho a coisa mais feia uma pessoa bem vestida e com os sapatos sujos.
      Beijins.

      Excluir
    7. Ahhh isso eu também acho, assim como estar muito bem vestido/a, perfumado/a, penteado/a e com as unhas sujas ahaha dei risada, mas dependendo da visão, dá vontade de chorar.
      Olhe, uma perguntinha, antes que eu esqueça, vc tem Netflix? Neste final de semana eu assisti a uma séria do Papa Francisco e lembrei muitíssimo de vc. "Pode me chamar de Francisco", são 4 capítulos, não conseguia parar de assistir. Ainda, com um fundo musical de tango em tom muito apropriado para uma bela série. Vc já assistiu?
      A história conta também, sobre a amizade preciosa do Papa com Esther Ballestrino de Careaga, que era comunista, ateia e ativista. Era a chefe dele, quando trabalhou em um laboratório e se tornaram grandes amigos. Também conta com a presença em sala de aula, arranjada pelo Papa e pela sua grande amiga ateia, de Jorge Luis Borges, eu quase pulei para dentro da tela da TV. Conversei com vc pelos 4 episódios, cerca de 50 min cada um ahaha ouviu minha charla?

      Excluir
    8. Olá Maria, Maria Paulista, Maria Gloria.
      É difícil para um Gaúcho admitir que um dia chorou na vida, é difícil para um Gaúcho admitir que teve lágrimas nos olhos, porém vou te confessar que lendo teu comentário e tua conversa comigo assistindo o filme a emoção me fez lacrimejar. Tenho Netflix e agora quase 13 horas, estou saboreando um conhaque, depois irei almoçar, uns belos bifes de tatu acebolado com arroz e muita rúcula e te prometo que passarei o resto da tarde na Netflix assistindo essa Série sobre o Papa Chico e Esther, esta ativista comunista. Quanto a ouvir tua charla, depois que tive o privilégio de falar duas vezes contigo, tua voz já me é familiar e perdoe-me por não ter respondido na hora tuas falas. KKKK.
      Amiga do coração, um grande abraço.

      Excluir
    9. Ahhh Pedro, mas a emoção é um bem danado, para muitos, um privilégio. A vida para tantos é tão sem graça e os motivos podem ser tão diversos. Por favor, agarre uma emoção! Eu não perco por nada, nenhuma! Mas... tenho que confessar que já perdi algumas em outros tempos... é tão bom a identificação na vida, pontos em comum ou mesmo diversos. A melhor parte de uma vida é sentir, depois uma boa conversa, sem pressa.
      Eu fiquei feliz pela tua emoção, pelas lágrimas, porque elas lavam e ficamos revigorados. Fui até o google saber mais sobre comoção: emoção forte e repentina. Fiquei também feliz pelo conhaque, aperitivo antes do almoço me fez lembrar do meu pai. Ele gostava de uma bebida alcoólica antes do almoço, que acompanhava com bulbo de erva doce fatiado, feito como uma salada, com azeite, sal, orégano e limão, as vezes, com azeitonas negras. Sabe o que ele bebia muito? Fernet e eu tinha permissão para molhar o dedo mindinho e saborear o aperitivo, que aprendi a gostar com meu pai.
      "Belos bifes de tatu acebolado com arroz e muita rúcula" eu salivei. Meus pais já provaram tatu, então, devo ter provado também.
      Hoje tenho ajeitado na geladeira, bifes de atum, também farei acebolado com alcaparras. Os bifes passam rápido pela wok, gostamos quase cru.
      Tá perdoado ahahaha.
      Abraços a todos, beijocas para a Sandrinha e você.

      Excluir
    10. Mari Glória.
      A emoção muitas vezes me deixa sem palavras e o que me vem são as sorrateiras lágrimas a inundar meus olhos. Mas como um bom Taura, digo que foi um cisco que caiu no olho. Emoção é uma coisa muito forte, tento não demonstrar, mas é impossível ficar apático diante de coisas que nos trazem elevadas alegrias ou tristezas profundas.
      Há muito tempo não ingeria bebida alcoólica como deves saber. Eventualmente um vinho ou uma latinha de cerveja. Passei mais de 20 anos sem beber nada, mas hoje reencontrei esse gostinho bom de um conhaque, que antes do almoço tenho saboreado e tudo começou com o frio e o leite quente com conhaque. Porém sempre com muita moderação e quando vou dirigir não bebo nem leite.
      Como o nosso país é um mundo a parte, pois aqui se come mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga, porém tudo é a mesma coisa, não lembrei que em São Paulo pode haver outro nome para o que aqui chamamos tatu.
      Aí fui ao Doutor Google saber e acho que em São Paulo é chamado de "lagarto". Então aqui fica a explicação. Não é o bichinho tatu e sim um tipo de corte de carne de gado que aqui chamamos tatu. E Sandrinha fez com bastante cebola e rúcula (acho eu que rúcula para vocês é o que aqui chamamos couve-chinesa) A nossa rúcula é a de folhas pequenas, escuras e amargas, na medida do ótimo.
      Dirimida a possível confusão minha cabeça agora voou e fiquei eu salivando com esse atum com alcaparras. Nossa.
      Qual vinho vai acompanhar?
      Menina Paulista grande abraço a todos.
      NOTINHA FINAL: Como amanhã é a data máxima do planeta Terra, pois comemoramos no dia 20 de setembro a maior façanha da humanidade, pois nessa data em 1835 começamos a pelear por dez longos anos, solitos contra o império do Brasil, portanto amanhã é feriado na República do Rio Grande do Sul e as meninas trocaram o dia delas para hoje. Estou aqui meio abichornado (triste), solito feito jaguara desguritado, mas tudo bem. A vida é assim.
      Nossa! Que notinha final bairrista.

      Excluir
    11. Oi Pedro, boa tarde! Rindo aqui com a "notinha final bairrista" ahaha.
      Então, tatu é o corte de carne lagarto. Nós gostamos do tatu recheado com linguiça defumada, tipo com um furo no meio, abrindo espaço para a linguiça, depois se reduz o molho que forma com o cozimento e temos um manjar.
      Acebolado nunca comi, farei, vou provar. Aqui temos que saber onde comprar carne, tem muita porcaria dura, sem sabor e com um cheirinho esquisito, não é fácil.
      Esta é a nossa rúcula: https://www.horticeres.com.br/produtos/folhosas/rucula/rucula-cultivada
      Vocês comeram a rúcula como salada ou foi junto com a cebola, no caso do tatu? Fiquei curiosa.
      Agora me conte! Como está toda a família e a netinha?

      Excluir
    12. Oi amada amiga. Como estás? E Dom Luiz, está bem?
      Gaúcho é meio exagerado. Ah, e se não fosse? kkk
      Certa feita resolvi fazer um tatu recheado com linguiça e outras coisas. Para tal peguei dois canos PVC, de 20 e 25 polegada e fiz duas agulhar de 40 centímetros, as quais guardo dentro da geladeira bem enroladas em filme. Quando vou rechear um tatu ou outra carne, com uma faca fina e longa faço dois ou três furos, introduzo as agulhas de PVC e dentro delas vou colocando o recheio, seja linguiça, guisado (carne moída) com temperos e ovos picados e com uma haste de madeira que compõe o conjunto vou introduzindo facilmente na peça de carne. Depois com uma mão seguro a haste e com a outro puxo a agulha de PVC. É fácil. Jogo rápido e não dá aquela trabalheira.
      A rúcula de vocês é a mesma nossa (vi no Google), então é no Rio que eles chamam a couve chinesa de rúcula, ou, agora fiquei na dúvida "acelga".
      Bem... A Sandrinha fez os bifes grossos para ficarem suculentos, depois fritou as cebolas em fatias largas e voltou com os bifes para o acabamento. A rúcula ela cortou a la louco, temperou com um pouco de sal e azeite. Serviu como salada crua. Meu! É uma loucura com arroz branquinho. Nem precisava os bifes. kkk. Eu costumo a noite, quando em vez, fazer uma omelete de rúcula, colocar dentro do pão e me fartar.
      A família está ótima. Meu filho mais velho vais duas, três vezes por semana à Gravataí ver a sobrinha. Está apaixonado. A mãe de Graziela que havia operado os dois pés, está restabelecida e tem ajudado a filha na cria da bebezinha. Ela, a netinha, está cada vez mais lindinha. Fábio tem passado noites em claro, mais pela preocupação de pai de primeira viagem do que por necessidade. O bichinho é a cara do pai. Coisa incrível. Mas tem saúde. E isto é o que importa. kkk
      Querida amiga, aquele abraço sulista aos amigos de Sampa.

      Excluir
    13. Pedro, o maridex esteve com uma dor nas costas muito incômoda. Trocou a cadeira que trabalha e estuda, precisa voltar com as atividades físicas. Mas está tudo bem!
      Adorei a obra artística com os canos de PVC! Prática e inteligente! O estômago pulou com o recheio, que me pareceu muito bem caprichado.
      Bifes acebolados com salada verde com limão e azeite, arroz branquinho, o paraíso! De pleno acordo, tanto que, posso sentir o perfume da rúcula. Pão e ovo, de qualquer jeito eu adoro, de manhã, com café, pode até acabar o mundo!
      Imagino a Milena, crescendo e tão lindinha, parecida ao papai! E concordo, saúde é o que importa. Tão logo crescida, vai provar as delícias com a avós! E o bolinho de arroz com doce de leite! Hummm!
      Na Parada Gay, na foto, não é o Rodrigo Sant’Anna.
      Diga a Mônica que adorei as indicações. Uma eu já conheço e sou seguidora no youtube, a drag queen Rita Von Hunty, personagem do professor de língua e literatura brasileira e inglesa, Guilherme Terreri. Guilherme tem uma história muito interessante, começou a lecionar aos 14 anos, não gosta do modelo atual de escola e nem do nome aluno. Sabe porque? Ele diz que gosta da palavra estudante, aluno não! "A" é a partícula de negação, então aluno é "sem luz". Interessante, não?
      Tem um vídeo da Rita, publicado recentemente, que quando assisti, lembrei de você, porque a Rita fala tudo o que você escreve aqui, no teu blog. Veja "Deus Problema" - https://www.youtube.com/watch?v=WqBbuLQl9ek
      O canal Chanel eu não conhecia, vou pesquisar. Agradeça a querida Mônica, que um dia desejo conhecer.
      Marianinha, está amiga de uma galinha, que mora no sítio do tio dela, irmão da minha nora. Está feliz com a nova amiguinha.
      Hoje, logo mais, eu e o maridex faremos as malas, pois amanhã, o destino será Belo Horizonte. Sábado é a festa de aniversário da Laurinha, mas também, vamos ver a Manuela, que é carioca. Domingo, voltamos.
      Beijinhos, abraços a toda família, bom final de semana e até breve.

      Excluir
    14. Olá MG;
      Estava vendo o quarto capítulo de Trotsky. Deixa-me chegar ao fim para poder opiar.
      Dom Luiz, eu já padeci muito com dores nas costas, sei que é horrível. Mas tudo se encaminhará para o bem. Fraterno abraço.
      Quanto os canos de PVC, os cortei no formato de agulhas hipodérmicas, é fácil de rechear qualquer tipo de carne. Tenho feito para o meu jantar belas omeletes de rúcula, carne e queijo, tudo prensado dentro do pão.
      Pois é menina, se apostasse perderia, pois pensei que fosse o Rodrigo que estivesse na foto.
      Domingo toda a família vai passar a tarde com Milena, é o 20º dia.
      O “Deus Problema” da Rita foi o primeiro vídeo que assisti. Na verdade a Monica abriu terça-feira desta semana o vídeo em meu computador e pediu para eu assistir. Maravilhoso. Agora já vi vários outros. Ela é maravilhosa.
      Monica está sempre me mandando novidades que saem na Internet. Ela é meio ninja nesta arte de encontrar coisas boas como a Rita. Um dia vocês se conhecerão. Ela almoçou aqui na terça-feira e ontem.
      Então a Marianinha tem uma nova amiguinha? Marianinha, gostar dos bichinhos é maravilhoso e faz bem.
      Feliz aniversário Laurinha, com muita alegria e saúde. E também uma beijoca na Manuela.
      Conheço Belo Horizonte, mas gosto mais do Triângulo, por onde viajei muito. Boa viagem para vocês. Daí para Belo Horizonte é uma viagem curta. Eu é que moro longe de tudo.
      A família toda agradece e retribui o carinho a ela dispensado.
      Grande abraço para vocês, amigos paulistas.

      Excluir
    15. Boa tarde Pedro, boa tarde Sandrinha!
      Estamos em Sampa, felizes! Foi maravilhosa a viagem! Maridex nas fotos com as netas, filho e noras, eu a mãe do Bruno (o filho) incrível. Um patriarca, nem me lembro mais que Noé existiu um dia ahahahha. Nem sei contar quantos avós estas crianças da era moderna tem, porque todo mundo casou novamente, então já viu né. O que mais se escuta em uma festa infantil é vô e vó, tem de sobra. E para a nossa felicidade, tudo corre muito bem. O maridex, também, sabe muito bem administrar, com elegância, respeito, não esquece de ninguém, as noras adoram ele, uma simpatia que vocês vão conhecer.
      Comprei queijinhos no Mercado Central de BH, mas desta vez não comprei doce de leite... é eu sei, fiz feio! Mas não comprei :/
      Agora, uma perguntinha que não quer calar: o que você fez para não ter mais dores nas costas, porque eu tenho também! Maridex agradece o abraço e retribui, Pedro.
      Adorei saber que a Mônica é ninja na internet, parabéns para ela, hoje em dia isso é um talento!
      Estou atrasada com os capítulos do Trotsky, muita roupa para lavar e organizar depois da viagem, apesar que é a Carmela (máquina de lavar roupa) que lava, ela é incrível, competente e acho que foi uma das melhores criações do mundo! Salve!
      Pedro, você já esteve em alguma vinícola no Uruguai?
      Beijinhos.

      Excluir
    16. Amigos de São Paulo.
      MG, como é gratificante encontrar teus comentários, sempre nos trazem alegria e podemos compartilhar de momentos únicos.
      Fiquei com o coração estreleiro em saber que tudo correu bem com vocês, que fizeram uma excelente viagem e que todos estão bem. Isto é ótimo. Como eu gostaria de ter uma família grande, cheia de avós, tios, sobrinhos e netos. A família de Grasiela é enorme e para que todos estejam em contato, uma vez por ano há uma grande peixada (não confundir com pechada) na sexta-feira dita santa, fora em outras ocasiões, como aniversários. Cada ano em uma casa, e tudo é patrocinado pelo festeiro. O prato principal é o peixe assado (traíra). E a festa corre o dia todo, muito peixe, muita cerveja e refrigerante, sem esquecer o buffet de doces que é uma loucura. É tanta gente que o Fábio comentou na sua vez de fazer a festa em sua casa, que foi feita há três anos: – “Estou livre agora por uns vinte anos!”. E vem gente de várias plagas. De Gravataí, Santo Antônio da Patrulha, do Caraá, de Glorinha, de Cachoeirinha, da Caveira, etc. Enfim é uma festa incrível.
      Como é bom as noras gostar dos sogros, torna a família mais leve e alegre. Amo minhas noras, que na verdade são segundas filhas.
      Minas Gerais tem muitas coisas boas, é famosíssima em seus queijos e doces. Por muitos anos fiz o doce de leite em casa. Vidros e mais vidros com aquela preciosidade. Na época era com leite natural mesmo, porém hoje isto está cada vez mais difícil de encontrar. Segundo conta a lenda o doce de leite tem suas origens na Argentina.
      Quanto a Trotsky, assisti toda a série. Sensacional. Nua história da mais contundente Revolução de todos os tempos. Pena que não se façam mais homens idealistas, bravos, destemidos. Eu sou fã da Revolução Russa, pois ela mostrou que é possível mudar as coisas, pena que tomou um caminho inquietante, porém sei que toda a revolução tem seus momentos duros e até perversos. É a lei da selva, pois a burguesia usa de todos os meios, inclusive da tortura, assassinatos e mentiras para se perpetuar no poder e devem receber o mesmo tratamento, caso contrário tudo se vai água abaixo. Vejo nessa revolução uma importância maior que a Revolução Francesa, que nada mudou na sociedade, apenas os dominantes foram substituídos, porém o povo continuou e continua a mercê dos que estão no poder. Sonho que um dia haverá a virada de mesa, o que já está acontecendo em muitos países europeus, principalmente os Nórdicos. É uma questão de tempo.
      Conheço todos os cantinhos do Uruguai, porém visitei apenas uma vinícola. Em nossa maior viagem pelo Uruguai, 28 dias dentro de minha segunda Pátria, passamos por diversas vinícolas como as de Canelones, Carmelo (a pequena Toscana, como é conhecida) Maldonado, onde é meu sonho de lá um dia morar, juntinho a Punta del Leste, Rivera e outras, porém não as visitamos. Depois dessa grande viagem fomos mais três vezes ao Uruguai, porém só saboreei alguns vinhos. Vale a pena visitar o Uruguai, o que fizemos sempre em carro próprio. Há perto de Colônia del Sacramiento algumas boas vinícolas. As de Rivera se assemelham com as nossas vinícolas del Pampa Gaúcho, bons vinhos como a da nossa Almadén, de Santana do Livramento de excelentes vinhos.
      Para mim as três maiores invenções da humanidade são – a máquina de lavar roupas, o papel higiênico e os saca-rolhas. Kkkk.
      Amada MG, como sempre um prazer que extrapola qualquer outro. Aproveito para mandar um grande e fraterno abraço a Dom Luiz, à toda família e Sandrinha e eu mandamos muitos beijinhos.

      Excluir
    17. Boa tarde Pedro, boa tarde Sandrinha!
      Você falou em traíra, então, eu lembrei que em Santa Catarina eu provei um peixe com nome parecido, mas acho que era tainha, quando estive em Blumenau.
      Sabe que na família da minha mãe, até hoje e isso já faz alguns anos, na primeira semana de dezembro, acontece uma reunião anual, com todos os primos. É um momento maravilhoso e muito esperado por todos. Cada faz um prato italiano, receita de nossos antepassados, para o natal. Em alguns anos, a reunião ocorreu no restaurante, ninguém queria cozinhar, nem eu. Foi bem prático e podemos ficar no local, até as 17hs. Nesta época, dezembro, faz muito calor, cozinhar as vezes, é muito desconfortável.
      Doce de leite feito com leite de verdade, será que já provei? O doce de leite argentino eu adoro.
      Lembro que vi um documentário sobre a Revolução Francesa e o que marcou muito, foram as peixeiras de Paris, com uma faca enorme nas mãos, nervosas, a caminho de Versalhes.
      Tenho visto alguns vídeos sobre vinícolas em Canelones e Carmelo e não sabia que tinha vinícolas perto de Colônia del Sacramiento. Gostei de saber! Obrigado Pedro!
      Sobre o saca-rolhas, como uma das maiores invenções da humanidade, eu concordo e muito, rindo aqui ahahaha.
      Agradecida pelo carinho, retribua os beijos a abraços a Sandrinha, deixando também para toda a família e o maridex agradece, enviando, igualmente, abraços a todos.

      Excluir
    18. Olá Maria Glória.
      Hoje aqui está um pouco frio, escuro e chuvoso. Coisa horrorosa, porém como não consigo dormir as tardes vini, vidi e encontrei teu comentário que iluminou este dia. Caríssima Maria a Tainha é outro peixe, há em Tramandaí no litoral Nordeste do Rio Grande um grande festival da Tainha, que dura uma semana, peixe mui abundante nesses mares do sul, porém a Traíra é um peixe de açudes e rios, um peixe gostosíssimo, porém crivado de espinhas. A traíra é boa frita e a tainha é boa assada na brasa. Aqui a maioria usa a tainha assada na taquara. É um peixe de sabor muito forte, quando em vez, seguidamente, compro tainha assado no Supermercado, é muito boa. Já a traíra não a encontro nos Supermercados, somente no Mercado Público de Porto Alegre, porém há anos não vou a tal Mercado. Fábio conhece um local que vende traíras e se não me engano é em Sapucaia do Sul. Agora me deu vontade de comer traíra. kkkk.
      Há um ramo da família de minha mãe, os castelhanos Sedrez, que se reúnem todos os anos em Capão do Leão (RS), são mais de duzentas pessoas. Isto mantém vínculos acesos e novos parentes são descobertos e conhecidos.
      Para ti que és uma amiga do coração vou te contar. Só para ti. Com o passamento dos troncos mais antigos de minha família, hoje não tenho contato com mais ninguém, somente com os filhos, noras e netos. É triste, mas é uma realidade. Tornaram-se estranhos. A esposa de um sobrinho tentou reunir os Teixeiras, porém fracassou redondamente.
      Acredito eu que o doce feito com leite in natura só vamos encontrar naqueles de origem familiar, pois mesmo os industriais que consumo tenho minhas dúvidas. Temos aqui no Rio Grande, duas grandes fábricas de doce de leite, a Piá e a Mumu, mas duvido que seja somente leite.
      Perto de Colônia existe a vinícola Cerros San Juan, seguindo pela mesma "Ruta" vais encontrar Irurtia, El Legado e Narbona. De Punta del Leste para Montevidéu, há a vinícola Viñedo de los Vientos e na Ruta 5, para o norte de Montevidéu tem as vinícolas Bouza, Antigua Stagnari, Juanicó y Canelones. Mas há outras que são chamadas no Uruguai de Bodegas. Aqui no Rio Grande chamamos de bodegas os bares que vendem bebidas alcoólicas. Coisa de bacudo.
      Beijos e abraços a todos. Fui ao quarto ver Sandrinha, mas ela está no maior soninho, não a quis acordar, mas com certeza ela retribui o carinho de vocês.

      Abraços.

      PS: Elucidário:
      BACUDO: Na Fronteira Oeste o termo BACUDO refere-se a um homem sem muito trato social, grosso. O mesmo que mambira, biguano ou baiquara. (baicuára).

      Excluir
    19. Olá Pedro, bom dia! Sandrinha, bom dia!
      A traíra é um peixe com muitas espinhas mesmo, lembrei agora das várias espinhas, mas é bom, eu provei frito, com salada de alface, azeite e muito limão.
      Agora eu que vou contar, só pra você Pedro, tem uma parte da minha família, que em nada é diferente da grande maioria das famílias, melhor é o afastamento, porque não se pode haver uma troca saudável e sim, puro egoísmo e conveniência E se não formos espertos, seremos usados para satisfazer as diversas patologias emocionais. Eu já fui vítima e meu marido, também por tabela, foi horrível, nossa casa e corações receberam de portas abertas e terminou em tragédia. Eram pessoas que vivam no consultório de psicólogos (uma vida inteira), nada conseguiam resolver sem orientação, um fiasco. Encaravam o psicólogo como guru, é péssimo! Houve o rompimento, claro. Anos depois (eu já havia esquecido) mas, em um dia das mães, recebo pelo wzapp uma mensagem de pedido de desculpas, dizendo que após terapia, entendeu que depositou um mundo de expectativas em cima da minha pessoa, e que eu nada tinha de responsabilidade pelas frustrações pessoais deste/a familiar. O problemas não era meu e então, assumiu a culpa por tudo o que aconteceu! E eu, que nem sabia de nada disso, entrei na fogueira totalmente inconsciente, toda feliz e pimpona. O lado bom? Sim, tem! Aprendi a sair correndo das encrencas, sejam familiares, amizades ou quaisquer outras possibilidades. Depois do ocorrido (até hoje não sei o que aconteceu, acredita?) confesso, ficou mais fácil detectar "pessoas problemas", e ao que parece, no âmbito familiar, formam-se em série, do tipo "serial", é grave, é gravíssimo! Nas famílias, o solo é fértil neste sentido. O certo mesmo é a fuga, sem dúvida!
      A Narbona e a Bouza são muito conhecidas, já vi vídeos e fotos. Quando estivemos em Mendoza, conhecemos por lá algumas vinícolas e uma olivícola. Adoro azeite de oliva, aprecio muito bolos feitos com azeite, em substituição ao óleo ou manteiga. Toda a comida que faço, uso só azeite, mesmo no simples arroz.
      Semana que entra, promete esfriar, eu fico muito feliz, adoro tardes frias, mas não sei como seria na tua região, porque o frio não vem de brincadeira.
      Abraços, beijinhos e bom sábado.

      Excluir
    20. Olá Maria, olá Dom Luiz.
      Concordo perfeitamente essa questão que envolve família. É uma coisa difícil e às vezes desagradável. Buscam geralmente a conveniência, mas são sempre os donos da verdade e gostam de te botar para baixo e quando o assunto não agrada dizem não lembrar e dão as mais estapafúrdias explicações para contornar fatos reais. Como dizem os Gaúchos: Me tapo de nojo. E quando isto acontece “abro o cavalo e me tapo de quero-quero”. Porém muitas vezes relevamos as barbaridades e depois nos sentimos mal, pois não devemos engolir sapos. Hoje, sou bem menos complacente com esses “parentes”. Uma delas, depois de muitas grosserias telefonou aqui para casa e depois de alguns segundos tensos fui forçado a pedir que ela não mais me telefonasse e esquecesse de minha existência. Alzira! (azar- dialeto porto-alegrense).
      Tu te conectas com quem tens empatia, jamais com quem tenhas antipatia. Se troco contigo tão extensos comentários é por que sinto em ti essas coisas boas que fazem um relacionamento amigável, fraterno e confiável, coisa que não tenho com minhas duas irmãs, que a cada dia tornam-se mais e mais estranhas. Vejo pelas fotos de Dom Luiz, um homem alegre, simpático com quem teria imenso prazer em trocar ideias, conversar longas horas saboreando um belo vinho chileno, coisa impossível de fazer com meu próprio irmão. Vejas que coisa ingrata. Eu nasci e num repente disseram que aquele piá era meu irmão. ?????????????? Como? Eu não escolhi esse xiru para ser meu irmão. Mas com o tempo se vai acostumando e mesmo assim vai se aprendendo, apanhando por qualquer motivo e na verdade nunca foi amigo e sim filho de meus pais.
      Amo meus filhos a ponto de agora neste instante meus olhos inundarem-se de sorrateiras lágrimas, só em neles pensar. Acho que são respingos da chuva que cai. Mas Bah! Fico extremamente feliz quando os dois se encontram e é aquela alegria, abraçam-se, beijam-se, divertem-se.
      No meu amado Uruguai tem boas vinícolas, porém as de Mendoza são maravilhosas. Sandrinha cozinha muito bem, mas o arroz simples, o arroz branquinho, adoro o da Monica. É daqueles que não precisam de acompanhamento. O arroz com galinha, o do Franco é imbatível. Já o ovo cozido é com o Fábio. Kkkk; Ele, o Fábio é um excelente churrasqueiro.
      Estou gelado, pois o frio está aumentando e semana passada uma cidade do interior foi atingida por violenta chuva de granizo. Casas praticamente destruídas. Aqui está tudo bem, mas num repente o tempo entorna e haja saúde.
      Estou mais leve com os desabafos, mas desejo a vocês, amigos paulistas um excelente domingo, com muita alegria, união e paz.
      Abraços a todos.

      Elucidário:

      ABRIR O CAVALO – Sair imediatamente, afastar-se, ir embora.

      TAPAR-SE DE QUERO-QUERO – Sair correndo campo a fora. Dizem os Gaúchos da Campanha, Fronteira Oeste e Missões, que quando um homem sai correndo pelo campo, os quero-queros ficam voando sobre o indivíduo em voo rasante, daí a expressão.

      XIRU - Índio

      Excluir
    21. É necessário entendermos que pelo fato de ser da família, não significa que temos que aguentar, sacrificar. E quando assumimos uma atitude consciente, aí surge uma tragédia grega, sendo a vítima chorosa, o papel principal. Sem paciência, sabe!?
      Fico muito feliz em saber do amor que há entre você, Sandrinha e seus filhos! Pelas fotos, posso sentir o carinho e respeito entre todos. É uma bela família! Vale cada lágrima de felicidade, além de ser um privilégio nos dias de hoje.
      Pedro, você disse que o arroz que gosta é o da Mônica, mesmo a Sandrinha cozinhando bem. Então, o meu feijão é horrível, acredita? Eu não gosto e já me conformei :/ é assim! Arroz com galinha e churrasco, são comidas que adoro. Minha felicidade é um choripan, adoro!
      Aproveito para deixar mais abraços e beijos e para toda a família.

      Excluir
    22. MG.
      Sempre lindos os teus comentários. Realmente, somos um bando de malucos um pelos outros e cada um é cada um, mas ao seu jeito sabem externar amor e carinho.
      Ontem, por volta de oito e meia da manhã Sandrinha e eu já estávamos na casa de Fábio, em Gravataí. A primeira coisa que fizemos foi mandar nossa amada nora Grasiela para a cama e dormir toda a manhã. Antes deu mamá para Milena e foi dormir. Eu e Sandrinha ficamos cuidando da lindinha. Antes do meio dia, enquanto Grasi ainda dormia, fui comprar o almoço. Massa à Carbonara, feijão, arroz, pastéis de queijo, jardineira, saladas e outras coisas.
      à tarde a mesma coisa, logo após a mamada e o almoço, Grasi voltou para mais um soninho e nós passamos a tarde com Milena. Lindinha, dormiu mais de uma hora e meia deitadinho em meu peito. Está cada vez mais cada vez.
      Gosto de feijão, porém fizemos feijão cheio de entulhos. Ou seja, carnes, inclusive as sobras de churrasco, linguiça, bacon defumado, costelinha de porco, mondongo, acho que aí é chamado de dobradinha (?) e tudo mais que estiver ao alcance, se bobear até o gato.
      Pobre bichano, foi parar na panela. kkk.
      Abraços e beijos para todos

      Excluir
    23. Pedro, Sandrinha, boa tarde!
      Como estão todos? Tenho certeza que muito bem!
      Tivemos um final de semana ótimo. Sábado em casa, só para descanso e no domingo, saímos o dia inteiro. Estivemos no parque para caminhar, sentar nos bancos e relaxar... depois a fome bateu e com ela, a vontade de comer galeto com polenta frita e uma salada mista. Foi muito bom. O tempo estava tão quente, abafadíssimo, isso atrapalhou um pouco. Terminamos o domingo com sorvete de banana com nutella, aquele sorvete de fruta fresca, que aqui leva o nome de paleta mexicana, uma delicia.
      Adorei a atitude que tiveram com a Graziela: para descansar! E ainda, ganhar de presente cuidar e 'vovozar' a netinha Milena. Que família adorável, sinto prazer pela nossa amizade. E já tão piccolina, a Milena dorme ao lado de avós exemplares, generosos, amorosos, cuidadores, participativos, ativos e alegres! Bravo Pedro, bravo Sandrinha!
      Agora pausa para o menu, que foi um espetáculo! Eu comeria tudo, um pouco de cada, devagar, aproveitando a boa conversa e os deliciosos sabores. Pastel eu não resisto, aliás, as friturinhas são irresistíveis, tal como a polenta do meu almoço no domingo (também veio mandioca frita, a porção era meio a meio! Adoro!
      Meu filho dormia assim comigo, deitado no meu peito, uma delícia, porque assim, podemos sentir a respiraçãozinha deles, e o perfuminho delicado da pele de bebê.
      As sobras de churrasco dão sempre um bom resultado no prato. Eu costumo congelar e fazer delicias. Ando com vontade de comer croquete e faço muito bem, costumo usar sobra de carne de panela.
      Agora me conte, como estão todos, filhos, noras, netos? Sandrinha está bem? E o clima, já está quente por aí? Hoje está um dia nublado, mas não sei dizer se fresco ou abafado, está bem esquisito.
      Abraços e beijinhos meus queridos.

      Excluir
    24. Olá MG amada.
      Teus comentários sempre me dão um grandioso prazer.
      Mas hoje vou começar pelo fim: Fim de semana até que fez um calorzinho, porém ontem começou a "murrinha" chuva e frio. E o frio foi aumentando. Agora leve garoa, mas o frio está ficando pior. Há pouco fui até o guarda-roupas pegar um blusão de lã. Congelou-me as costas. Nosso final de semana foi em casa, porém na segunda-feira saímos cedo da manhã e fomos para Gravataí, dar mais um descanso à Grasiela. Menina, a netinha está cada vez mais linda e esperta, passamos o dia com ela, enquanto Grasiela aproveitava para descansar. Quando Fábio chegou do trabalho voltamos para Canoas, pois ele estando ela só quer saber dele e fica cristalizada olhando para o papaizão. É impressionante.
      Como está Dom Luiz e as netinhas?
      Espero que tudo esteja bem com vocês, pois por aqui está ótimo, ontem a noite fomos, Sandrinha, Monica e eu jantar no restaurante Las Leñas, no Park Shopping Canoas, maravilha, Enquanto Sandrinha saboreava uma bela carne com saladas e maionese, Monica e eu nos fartávamos em pizzas. Bacon, muçarela, calabresa. Uma loucura. No domingo foi o dia do Franco, meu amado filho que sempre vem nos ver aos domingos. É assim, estar com os filhos me basta e esta semana estarei no aguardo do neto que ficou de passar aqui para tomarmos um café da tarde. Ele é um encanto de pessoa.Inteligente e educadíssimo. Então não dá para reclamar da família.
      Amada amiga e Dom Luiz, um grande abraço e muita saúde e paz.
      Cá nesta geladeira ficamos sempre no aguardo de novos comentários. Na verdade não são comentário apenas e sim conversas amigáveis, sinceras e maravilhosas que nos aproxima mais. Beijos a todos.

      Excluir
    25. Boa tarde Pedro, igualmente boa tarde, para a querida Sandrinha!
      Sempre bom ter notícias de vocês, falar com vocês e saber que todos estão bem.
      Estamos bem, administrando a rotina diária, fim de ano chegando e eu impressionada em como o tempo está acelerado, só pode ser isso, porque o dia continua com as mesmas 24 horas. O maridex está bem, final de semana imerso com planejamento do trabalho, por conta da época e continua com o curso. Nem saímos, pois na sexta-feira, já avisou que o final de semana estava comprometido. No entanto, eu que gosto de ficar em casa, mas sou do mundo, amo sair de casa, mas apreciei o descanso e nem o pé na rua colocamos. E foi quando, no domingo, fiz croquete ahahaha e saiu tudo muito bem. A sobra de carne congelada deu para 11 croquetes, uma salada de agrião com belos tomates maduros, palmito, também, penne al sugo perfumado com manjericão. O vinho foi mendocino, La Linda, Cabernet Sauvignon, adoramos! E sabe o que fiz de doce? Fiz para o café das 5 da tarde. Rabanada com pão brioche, que cortei uma bela fatia com dois dedos de espessura e banhei em uma calda de leite, ovos, açúcar, perfumadíssima com rapas de laranja seleta. Eu raspo a casca e congelo, porque quando vem a veneta de fazer algum doce com a casca, que é um deleite, já tenho prontinha no freezer. Com a fatia furada com o garfo e banhada com a calda aromatizada, eu levo para a frigideira com manteiga quente, depois descansa em papel absorvente e no prato de servir, polvilho açúcar com canela (pouca canela) e junto alguma geleia ou o que tiver disponível ou nada, só essa joia que fica quase com consistência de mousse por dentro e crocante por fora, sem palavras! O final de semana foi gordito, mas foi bom! A receita da rabanada é da Paola Carosella, tem no youtube, se quiser eu te mando o link. Fácil e rápida e pode ser feita com qualquer pão, como você bem sabe.
      Então a Mileninha já demonstra o amor para o papai, que bela! E o neto, que rapaz especial, não Pedro!? Tão estudioso e exemplar! Tão bom ter netos, tão bom amar os netos...
      Almoço em uma churrascaria, que delícia. Aqui também temos Las Leñas, mas nunca fomos, agora que temos uma indicação tua, iremos conhecer. Fui ver no google e me parece uma ótima ideia. Também adoro pizzas, gosto do aroma da massa assando com o recheio, é único.
      Todos vocês estão bem, Pedro? As nossas netinhas estão ótimas e a novidade é que a senhorita Mariana já está com uma janelinha na boca, um dentinho caiu!
      Muitos abraços e bejinhos para todos vocês, meus queridos.

      Excluir
    26. Olá MG. querida paulista, olá Dom Luiz.
      Eu fico sempre na expectativa de teus comentários. Em saber como vocês estão.
      Neste domingo estava solamente com Sandrinha, pois a Monica dormiu aqui de sábado para domingo, e no domingo fui levá-la até a escola que ela trabalha, 6 horas da manhã, porque os professores iriam passear no Ferrovia do Vinho. De Carlos Barbosa, passando por Garibaldi e chegando a Bento Gonçalves.É uma festa italiana dentro do trem. Quando foi a tarde chegou o Franco e o neto Bruno, cheios de salgadinhos, croquetes recheados com queijo, pasteis, pães de queijo e outros. Quando estávamos terminando nossa refeição, já caindo a noite, chegou a Monica carregada de presentes e eu ganhei uma garrafa de vinho Granja União, Merlot, seco e uma de Colheita Tardia Aurora, malvasia/moscato branco suave. (este último, abri hoje ao meio-dia e já se foi). Até a Sandrinha ganhou "vinho", um Espumante da Aurora, zero álcool. Ficaram aqui até as 21 horas e foram-se. A casa vazia ficou triste. Mas ontem, segunda-feira tivemos novamente a visita de Bruno, pois estava na faculdade pela manhã, teve a tarde livre e aula à noite, aproveitou e veio passar a tarde aqui em casa. Foi maravilhoso ter o piá torena junto a nós.
      Realmente, a Milena é apaixonada pelo paizão, como eu disse no outro comentário, ela fica cristalizada nas mãos de Fábio. É uma coisa impressionível.
      Gostamos do Las Leñas, acho muito bom.
      A Paola Carosella tem muitas receitas na Internet, quando em vez dou uma bispada em suas receitas.
      Beijinhos a todas as netinhas, os amores do vovô e da vovó. Netos são incríveis. Que lindo ficou a Marianinha com uma porteirinha na boca. Linda!
      Beijos a todos e a Dom Luiz muita força e ânimo no curso. Abração caro amigo.
      Beijão MG.

      Elucidário:
      Impressionível: palvras que invento (impressionante+incrível)
      Piá Torena: do Gauchês - Menino bonito e bem trajado.

      Excluir
    27. Sabe que já pensei sobre este passeio na Ferrovia do Vinho, cantoria e dança no trem, foi o que vi em algum vídeo do youtube.
      Comer salgadinhos é uma delícia, a gente nem lembra do resto da vida. Então ganhou vinhos de presente, claro! Colheita Tardia Aurora é uma preferência do maridex, ele adora gelado. Eu gosto de apreciar este vinho com patê de fígado, assim como entrada, porque adoro patê de fígado, também para não lembrar do resto da vida. Espumante zero álcool eu não conhecia, interessante!
      Adorei "Impressionível" ficou bem completo :)
      Beijos!

      Excluir