PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Sincretismo.



Para definirmos o que é Sincretismo temos que ter o cuidado para não cairmos no sentido pejorativo e termos o cuidado de não entrarmos no artificialismo resultante dessas fusões de diferentes seitas religiosas, porém sabermos que todas elas, de uma maneira ou outra, se fundiram em seus cultos e dogmas, como o próprio Cristianismo que para cativar as mentes do povo europeu, atrasado e cheio de superstições, que vivendo na Idade Média, foi então, para ser cativado pela nova religião, a boa nova, que de tão velha já deveria ter morrido, levado ao sincretismo de maneiras esperta e tendenciosamente, utilizando para taldatas e festas de antigos cultos pagãos para poder enraizar-se no meio daquela total ignorância medieval.


Sincretismo podemos entender como a fusão de diferentes doutrinas ou cultos religiosos com a reinterpretação de seus elementos.


Na filosofia seria a síntese mais ou menos equilibrada, de elementos diferentes, originários de diferentes visões do mundo e de doutrinas filosóficas distintas.


No sincretismo religioso, vamos encontrar no Cristianismo datas que foram forjadas para coincidirem com os festejos pagãos, como o próprio Natal, que segundo recentes estudos o nascimento de Jesus deveria ter ocorrido no verão da Europa/Oriente Médio, mas para coincidir com o Solstício de inverno daquela região, (22 de dezembro) consequentemente com as Saturnálias que ocorria de 17 de dezembro, calendário juliano e estendendo-se até 23, com banquetes públicos e trocas de presentes,  foi a suposta data deste nascimento mudada desavergonhadamente para o inverno  (Hemisfério Norte). Assim o Cristianismo, entre outras coisas, usava de festejos pagãos para conquistar as mentes pouco desenvolvidas daquele povo. Por sinal é bom saber que durante a Idade Média ou Idade das Trevas, na Europa o que existia era horror, terror, temor, pavor. E isto era incentivado pela cúpula da Igreja, seus bispos e padres. Bispos e padres extremamente ignorantes e cheios de superstições e que acreditavam que todos os acontecimentos ruins eram coisas de um demônio inexistente ou castigo de um deus também inexistente.  Tudo era castigo de deus. Peste, doenças, más colheitas, chuvas, calor, ventos, terremotos. Tudo era mandado por um deus desapiedado, perverso e vingativo.


Era mau agouro o piar de certas aves, falar em determinada doença a trazia para si e tudo levava ao inferno, onde em suas portas escancaradas as almas seriam tragadas, a tal ponto que os gatos, pobres bichanos foram quase que extintos da Europa por conta dessa crendices absurdas.


E neste mundo de ignorância a nova religião prosperou e todo aquele que por algum motivo caísse em desgraça junto à igreja era queimado vivo, martirizado e seus bens passavam para a igreja. Padres e bispos forjavam histórias para mais e mais ouro levar dos infelizes que neles acreditassem.


Podemos até dizer que tanto o Cristianismo como o Islamismo não são Religiões monoteístas, pois há dualidade no poder: Deus e Satã, donde podemos afirmar que deus não é onipotente, pois se passam os milênios e ele não consegue terminar com o poder paralelo e malévolo de Lúcifer, que quer dizer “O Portador da Luz”.


E aí caímos na mesma esparrela se alguém disser que Satã existe para testar a humanidade, então, com certeza, deus não é também onisciente, pois precisaria do auxilio do demônio para ter seus projetos confirmados, como ocorreu muitíssimo antes com Jó, que padeceu perdas, doenças, pestes para finalmente deus saber que ele o amava. Que deus é esse que não saberia do resultado de tão vil provação.


Porém temos que ter o cuidado de entender que o sincretismo foi uma maneira de enganar os ávidos em uma religiosidade, quer seja moderna ou primitiva. Neste caso temos que ter a clareza de ver o que ocorreu no Brasil com as antigas seitas animistas vindas da mama África, que sofreram muito com o sincretismo ao ponto de confundirem entidades Africanas (Sub saarianas), com santos cristãos.


O mesmo aconteceu também com as seitas aborígenes e hoje temos muitas coisas dos nossos índios que foram também confundidas para poder os cristãos portugueses dominar a terra.


Com a proibição ocorrida na Colônia do Brasil pela “Santa” Igreja Católica, os negros escravos foram proibidos de cultuarem seus orixás, do iorubá “òrisà”, ancestrais africanos que foram divinizados e deveriam frequentar os templos cristãos e se comportarem como tal, entretanto, mesmo comportando-se desta maneira não abandonaram suas antigas crenças e as escondidas, nos matos faziam seus rituais e suas oferendas. Além disto, para enganarem os senhores portugueses passaram a citar seus orixás com nomes de santos católicos. Sabiam eles que quando se falasse em São Jorge, na verdade estava citando Ogum.


Para se ter uma ideia mais precisa vamos ver alguns orixás e seus correspondentes hipotéticos cristãos.

Iansã – Santa Bárbara

Iemanjá – Nossa Senhora da Conceição, da Glória e dos Navegantes.

Nanã – Santa Ana

Obá – Santa Joana d’Arc

Obaluaê – São Lázaro

Oiá Santa Clara

Oxalá – Jesus.

Oxóssi – São Sebastião

Oxum - Nossa Senhora Aparecida.

Oxumaré – São Bartolomeu

Umulú – São Roque

Xangô ´ São Jerônimo

Este “sincretismo” foi utilizado pelos umbandistas para enganar os cristãos, porém não são as mesmas entidades, o que, com o tempo e o desconhecimento levou a maioria das pessoas, de hoje, tanto cristãs como umbandistas a acharem que  Oiá é Santa Clara, que Oxóssi é São Sebastião e assim por diante, lembrando que a confusão é tamanha que juram de pés juntos que Iemanjá é, por que é, Nossa Senhora dos Navegantes, ao ponto de serem comemoradas no mesmo dia, dois de fevereiro e nas romarias cristãs à tal “Santa”, lá estão os umbandistas seguindo o cortejo. Ou, muitos cristão vão para a beira do mar cultuar Iemanjá, achando em suas mentes embotadas pelas crendices que Iemanjá é realmente Nossa Senhora dos Navegantes.


Lembrando que esses orixás das seitas africanas são muito mais antigos que esses santinhos do pau-oco dos cristãos. Outrossim, quando os negros foram trazidos da África, não sabiam nem da existência desta porção de santos dos cristãos, porém com o tempo a confusão cegou a todos.


Por outro lado vejo que no próprio Kardecismo o engodo cristão é mantido no culto a Jesus, como se esse fosse o próprio deus, sabendo-se que Jesus, somente pelo Concílio de Nicéia, ocorrido em 325 passou por livre e espancada vontade a ser o próprio, por força e interesse de Constantino.

Essa lenda chamada Jesus, muito dinheiro traz à Igreja.

                       Papa Leão X

Com o fim precípuo de entender, busco na Umbanda séria, um entendimento maior sobre a religiosidade e o que pude ver é que nos terreiros, os pretos velhos assim como a comunidade umbandista são extremamente humanos, trabalhando em seus ofícios para o bem da comunidade, para consolar mentes confusas, levar o amor e a compreensão aos desiludidos e doentes, mesmo estando seriamente infectada pelo Cristianismo, numa confusão de santos e imagens que nada tem a ver com a verdadeira Umbanda. Mas pregam o bem e fazem o bem sem cobrar um vintém e não é como dizem alguns celerados que se trata de uma seita demoníaca. Porém aqueles que assim se expressam são na verdade os que mais falam em demônios. Demônios estão sempre presentes em seus cultos obscurantistas, cultos do deus dinheiro, e para tal usam do apavoramento de seus rebanhos atormentados, pois mais falam em demônio, em sai capeta do que no próprio deus. Haja estômago.


Nota: É mui comum ver a representação de Iemanjá como uma mulher branca, linda e maravilhosa, porém o correto seria uma mulher negra, linda e maravilhosa.

Nota Final: Após a publicação deste post, encontrei seis erros crassos de digitação, trocas de letras e pontuações. Coisas que nos passam despercebidas no afã de ver publicado, os quais em releituras são notados e corrigidos. Inclusive a do verbo trazer. Desculpem pelas falhas. Muito Obrigado.

Fui!

16 comentários:

  1. Olá, querido Pedrito, meu piazito!

    Pra começar um quebra costelas, k é pra gente mostrar bem nosso afeto.

    Tudo bem por aí? Eu sei k não estás de feição, como os ventos contrários nos Descobrimentos Portugueses, mas os ventos mudam.

    Estive pesquisando sobre sincretismo e encontrei pouca coisa. Estive lendo na coleção de filosofia e religião, que tenho, mas me parece tudo mto soft e até sem grandes certezas.

    Pelo teu magnífico post e pelo k li, cheguei à conclusão k o sincretismo é uma "doutrina" com um conjunto de crenças, que é absorvido por outro e isto me esclarece pouco.

    Sincretismo religioso ou filosófico é sempre uma fusão de … para algo novo, mas não mto diferente. Será isso, Pedro?

    No sincretismo religioso, está tudo ao contrário daquilo k as igrejas assim impingiram e determinaram: 25 de dezembro é dia de natal e outras coisas. Tudo questão de conveniências.

    Era tanta a falta de conhecimento e as inúmeras superstições da época, k se diziam e faziam as coisas mais inacreditáveis, como tu tão bem explicas. Lucifer, portador da luz. Que contradição! deus, k tudo sabe, vê e pode, mas k nada faz e não faz, como sempre aqui tenho dito, pke ele não existe. É fruto da tradição e de interesses múltiplos.

    Desconhecia o k tinha acontecido no Brasil com as seitas animistas e as aborígenes e achei um piadão ao facto dos negros escravos fazerem seus rituais às escondidas e trocarem o nome de seus orixás por nomes de santos católicos. Que inteligentes!

    Voltarei depois pra comentar o resto do post.

    Beijos, muitos, um big abraço e tudo de bom para ti e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ceuzinho amada, minha prenda querida.
      Levantei-me cedo e após todas as correrias (devagarzito), higiene, chimarrão, desjejum composto de um pãozinho francês, que aqui chamamos de cacetinho, com geleia de morango e um copázio de refrigerante, pois há um bom tempo deixei de tomar café, o nosso tradicional café com leite, liguei minha máquina e encontrei teu comentário, comentário que aqueceu meu coração nesta manhã de vento gélido que entra pela ventana de meu escritório gelando minhas mãos, porém não gelou meu coração estreleiro motivado por este encontro tão belo. Cheio de carinho e belas palavras. Sinto-me, mesmo, um piazito torena e cheio de esperanças, pois tais encontros nos elevam a pensamentos bons e amistosos neste Brasilzão cheio de desesperanças que se encaminha para dias escuros, violentos, onde a incertezas rondam a cada momento.
      Feliz, mas preocupado estou, porém há sempre momentos confortáveis como este. Momentos sem ódio e sem disputas contraditórias de ideias. Vamos assim superando as incertezas.
      Quero aqui deixar esclarecido que graças aos portugueses aqui estou, pois caso não fosse essa gente dura e combativa, certamente eu não havia nascido, pois carrego em meu sangue muito de portugueses, num encastiçamento de queras (cuéras) portugueses, espanhóis e índios.
      Sempre tive esta perfeita noção desta miscigenação abagualada, que muito me torna altaneiro e orgulhoso de tal e perfeita mistura de raças, pelo que agradeço as raízes portuguesas.
      E o vento não para, afinal estamos chegando à época dos ventos e hoje um vento sul vai esfriando tudo.
      Caríssima Céu, esta fusão dentro das religiões, que por mais de quinhentos anos ocorre aqui, nos leva a uma encruzilhada. O Sincretismo fundiu muitos pensamentos, como expliquei neste post, entretanto pelo tempo, desconhecimento e fé exacerbada muitas coisas tomaram um rumo totalmente diverso, como também expliquei nesta matéria. As seitas africanas, mui cultuadas em todo o Brasil, o falso tornou-se “verdadeiro”, sendo o Rio Grande do Sul o Estado Brasileiro, onde menos negros tem dentro desta federação, é o Estado com o maior número de aceitação da Verdadeira Umbanda, mesmo estando ela contaminada por santos e doutrinas cristãs. Mas esta Umbanda é frequentada por diferentes pessoas, de todas as camadas, tanto sociais como culturais. É um fato que mereceria um estudo maior e eu tento entendê-la do ponto de vista, não só religioso ou filosófico, como do ponto de vista sociológico, ao ponto de procurar nesses chamados terreiros de Umbanda uma explicação mais refinada de tal manifestação.
      São os pretos velhos, que a maioria não é preto, nem velho, muitas vezes homens e mulheres cultas que “incorporam” essas entidades, como o mais popular e “poderoso” Pai José – “Pai José vem cá, vem cá. Pai José vem trabalhar. Pai José vem lá de Angola pro terreiro saravar”.

      CONTINUA

      Excluir
    2. Pai José, Preto Velho caridoso que trabalha humildemente nos terreiros de Umbanda, trazendo paz e harmonia, saúde e vitórias a quem vai a ele buscar ajuda. Obviamente há muito de Cristo na história deste homem, também contaminado pela crença cristã, porém não seria absurdo em ver nesses terreiros uma verdadeira paixão a esse preto velho. Coisas inexplicáveis, pois quando um “cavalo” (pessoa, homem ou mulher que o incorpora) estando incorporado a ele, muitas coisas saem até da razão e passam a um mundo fascinante. Esses “cavalos” bebem muita cachaça e fumam dúzias de cigarros de palha e nada acontece, inclusive já ouvi relatos que nem mesmo nos testes etílicos são notados. Coisas deste Universo incompreensível.
      Claro está que o poder da mente, ainda desconhecido em sua plenitude, é muito grande e nos causa surpresas. Respeito a todos, porém a razão muitas vezes fala mais alto. Na verdade são coisas incompreensíveis, pois não há como mensurar a verdade.
      Também busco dentro de nós uma plausível explicação. A nossa mente.
      Hoje a medicina e outras ciências buscam esses poderes ainda inexplicáveis, porém sabe-se que ela é prodigiosa. As curas estão dentro de nós. Nosso cérebro funciona como uma grande farmácia, que aqui chamamos também de drogaria, porém em Portugal, drogaria é outra coisa. (Se é que estou certo).
      Porém vamos levando as coisas com muito ceticismo.
      Quanto a troca de nomes que os negros escravos fizeram foi para despistar os olhares e ouvidos dos senhores portugueses, porém com o tempo a confusão foi tão grande que juram ser as mesmas entidades. Fazer o quê?
      Muitas coisas que os nossos índios não conheciam passaram com o tempo a fazer parte de suas culturas, como o dito dilúvio universal, a história da “virgem”, Maria mãe de Cristo que chamam de Tupanci, ou seja, o feminino de Tupã. Tupã, o mensageiro de Nhanderuvuçu. Nhandevuruçu é o deus maior ou também chamado de Nhamandú, Yemandú ou Nhandejara.
      Lembrando que Nhandejara está ligado, quase que intimamente a Tapejara, que quer dizer “o senhor do caminho”.
      Após mais de uma hora, despeço-me de tão amada amiga, informando que todos estão bem por aqui e mano muitos beijos e abraços de todos a tão especial amiga de Portugal.
      Ah! O vento deu uma trégua. Sinto agora uma brisa não muito fria.



      Excluir
    3. ERRATA: e MANDO muitos beijo e não Mano. Mais uma falha minha. Beijos

      Excluir
  2. Pedrito, meu querido e adorável amigo!

    Espero k estejas bem e k o frio não se esteja fazendo sentir mto por aí, como é costume. Lisboa está "uivando" -rs, pke a tempestade "não sei das qtas" passou a 400 Km do arquipélago da Madeira, mas tinham dito, os meteorologistas, k iria atingir o arquipélago, mas falharam, felizmente. Depois, está se deslocando pra Lisboa, sobretudo parte Oeste, mas na minha zona (norte de Lisboa), tudo calmo. Alguma chuva e vento, que faz levantar nossos cabelos, apenas -rs. Eu estou no meu escritório e como ainda não está frio de outono (e já passa das 23:30, aqui), eu acionei os estores elétricos pra baixo, mas deixei as portas abertas para circular o ar e arejar a divisão. Estou de manga curta e camisola pelo joelho. O cabelo de tamanho médio está apanhado por um acessório, azul, pke me sinto mais leve, desse jeito, escrevendo.

    Que bom k teu coração ficou estreleiro e quente, qdo leste minhas palavras. Comigo sucede o mesmo, qdo leio as tuas, mas as tuas são tão completas e elucidativas, que eu acho k já sei metade das coisas, só metade -rs.

    Agradeço tua resposta tão cabal, inteligente, direta e verdadeira, enfim, adoro tua forma de ser.

    Jó sofreu tanto, coitado, k no Alentejo há um ditado k diz: pobre k nem Jó e sofreu mais k Jó. E esse deus se fosse sabedor, saberia antecipadamente quem o amava ou não e não seria preciso pôr as pessoas à prova, passando por tanto sofrimento. deus é produto dos Homens e de interesses económicos, apenas e só.

    Achei mto curioso ver o nome dos orixás e seus correspondentes cristãos. Essa da senhora os navegantes está o máximo. Que grande confusão gerou o sincretismo, propositadamente ou não.

    Os umbandistas e pelo k dizes são pessoas bem sérias, que fazem, o bem, gratuitamente e nada há de ligação a satanás, caso esse existisse, k não existe.

    Kardec está ligado à doutrina espírita, creio, aquela "coisa" -rs da encarnação e reencarnação, que acho uma confusão e irrealidade. Não acredito em videntes, k desmaiam, dizem k vai ser assim ou assado, acontecer isso e mais aquilo, enfim, tudo gente louca.
    Essa doutrina, k já tenho visto expressada em alg. blogs diz jesus não é deus ou jesus é deus? Que confusão! Caramba, nem um, nem outro existem. Eles pensam k nós estamos errados e eles vão viver para sempre, numa nova terra, encarnando ou reencarnando, não sei. Tolices!

    Ó meu querido, a tua Arte tem k se lhe diga -rs. TÁ PERFEITA! Que moça mais torneada! Tens mto bom gosto, já se vê. A mulher brasileira é bem assim por influência de África. Bumbum bem saliente, cintura afiada e coxas gorduchas. A europeia é tão diferente e a francesa parece um manequim. Qual preferes - rs? Ah, essas é k são "teus" demónios (RISOS).

    Beijos, mil e um mega abraço com todo meu carinho. Beijinhos para todo o mundo aí de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cielito, minha admirável amiga.
      Depois de uma noite de sono perfeito, deitei-me cedo e acordei tarde, o que não é comum, pois costumo levantar tempranito, encontro duas coisas maravilhosas. Um belo e claro dia. Um magnifico dia ensolarado para contrastar com o de ontem e o teu completo e maravilhoso comentário, o qual estou lendo e relendo com afinco.
      Hoje está um dia fresquinho e ao contemplar as nuvens brancas com o fundo azul do céu, ouço embevecido o canto de dezenas de pássaros que usam esta mata nativa que cerca o prédio em que resido. Maravilhoso espetáculo sonoro promovido por sabiás, suiriris, bacuraus, sanhaçus, bicos-de-lacre, canários, pombas rola, corruíras e outro que não consigo identificar que cantam ao longe. Verdadeiro espetáculo.
      Tivemos o inverno frio, com precipitação de neve em algumas localidades mais altas, porém acho que este ano não teremos mais frio, é o que se está apresentando, ao ponto de Monica ter ido passar estes quatro dias de feriado prolongado na Praia de Salinas, junto às águas quase sempre frias do Atlântico.
      E assim vou aprendendo muitas coisas típicas desta velha e sábia Nação Portuguesa, como palavras que aqui não usamos ou grafias diferentes, que pelo costume nos parecem ser outro idioma, pois ao encontrar a palavra “estores”, fiquei de vereda intrigado, pois aqui chamamos de persianas, assim como húmida,(em outra leitura) que aqui escrevemos sem o “h”. Óbvio está que a escrita passamos a entender, porém com certeza o falar é bem diferente, ao ponto de entrevistas com portugueses, filmes e documentários serem usadas legendas para podermos assimilar. Acredito que aí também ocorra o mesmo, a começar pelas diversas palavras de origem tupi-guarani que aqui usamos com frequência no nosso dia a dia, assim como palavras da mama África. Inclusive dentro do próprio Brasil temos muitas diferenças no linguajar, o que torna o país numa verdadeira colcha de retalhos. Tenho o hábito de “falar” o verdadeiro Gauchês, o que causa surpresa e admiração mesmo dentro do Rio Grande do Sul, quando viajo pelas zonas de colonização italiana ou alemã. Muitas vezes o faço só para ver o inusitado.
      Quanto ao Kardecismo, lendo e relendo suas inúmeras publicações muitas coisas soam como improvável e até certo ponto inacreditáveis, porém tento entender como mais uma das milhares de coisas que são proferidas sem o cunha da ciência, mas, mesmo não crendo as assimilo como um ponto de partida para tentar entender a luz da razão. Sabe-se hoje que inúmeras coisas pode-se explicar pelo fato de ser nosso cérebro capaz de antever coisas maravilhosas ou horrendas, porém em estudos com diferentes espécies animais isto também ocorre. Cachorros e gatos são os principais neste campo, mas também outros animais são capazes de prever acontecimentos como inundações, terremotos e vendavais, assim como a aproximação de seus donos ou outros animais. Vendo um documentário sobre a mente humana fiquei mui surpreso com as capacidades de nosso cérebro. Coisas que as ciências vão clareando com estudos sérios e comprovadamente corretos. Coisas deste nosso mundo estranho.

      CONTINUA:

      Excluir
    2. Leia o Post: Entre o Céu e a Terra, com subtítulo “O Cabo Rancheiro” de 29 de janeiro de 2016, é uma coisa impressionante, porém há explicações dentro da ciência.
      Quanto a Arte: Realmente, as mulheres brasileiras se destacam, em sua maioria, por ter corpos esculturais. É um verdadeiro e magnífico atributo dessas maravilhosas mulheres, que as respeito muitíssimo. Essa característica está ligada a diversos fatores. Miscigenação, clima, alimentação e, sobretudo, me parece ser um atributo natural para atrair o gosto da maioria. São realmente esculturais. No Brasil, apesar da absurda e maldosa campanha de alguns celerados que assim como cobriram os índios em sua nudez ingênua e pura, querem fazer com as meninas que frequentam as praias do Brasil, seminuas. O que é feio para esses atormentados, porém a maioria vê com naturalidade e não fica como animais em volta da caça. O homem que não entende como funciona a sexualidade, seus hormônios e feromônios, logo lhes vem a mente, por não saberem lidar com essa sexualidade, que se trata de coisa demoníaca. Coitados! Na verdade não sabem lidar com essa questão, por impotência, inabilidade e, sobretudo, por não entenderem que tudo isto é natural, bom, bom não, excelente, que muito bem faz a ambos. Entretanto estão subjugados por uma fé tosca, arcaica e sem sentido, pois não é pecado como dizem. KKK. (são na verdade – otários).
      Amada alentejana, já muito me estendi, mas esta prolixidade é resultado do prazer que tenho em contigo confabular. E como é bom ter alguém para nos ouvir (ler).
      Agradeço imensamente o carinho que sempre demonstras aos meus. Sei que eles ficarão felizes e também desejarão muita saúde, paz e alegria. Beijos deles e beijos meus.


      Excluir
    3. Olá, querido Pedrito!

      Espero k estejam todos bem e felizes. Aqui, começou a refrescar e tivemos o furacão Leslie, k causou alg. estragos no centro do país, sobretudo. Em Lisboa, um caso ou outro, mas coisa pontual.
      E o tempo aí, como está?

      Como gostas da natureza, dos pássaros, das abelhas (ui, o ferrão delas)! É bonito o "quadro", k nos descreves com o canto de toda essa passarada.

      Portugal deu mundos ao mundo, antigamente, e mto há de nosso no planeta. Evidente que achámos, k colonizámos, cometemos disparates, mas creio k o balanço é, em geral, positivo. Demos, mas tb mto recebemos, obviamente.

      Estores é sinónimo de persianas. Aqui se usa mais a primeira forma. Há palavras bem diferentes aí e aqui, tal é o caso de relva, k aí é grama. Aqui grama, pode ser uma forma do verbo gramar ou uma unidade das medidas de capacidade, portanto, O GRAMA.

      Nem sempre consigo entender tudo o k um brasileiro fala e creio k com ele/a sucede o mesmo em relação a um português. Há palavras diferentes e grafia, tb. Os brasileiros, k residem em Portugal, com o tempo vão adquirindo alguma pronúncia portuguesa, como é natural, e já se torna fácil pra ambos os lados. Nas lojas, por exemplo, as empregadas, colaboradoras brasileiras, perguntam-nos: posso ajudar um pouquinho? O patrão ou patroa lhes chama a atenção e passam a dizer? Em que posso ajudar a senhora/senhor? Aqui, usamos mto pouco o sufixo "inho" a não ser k se trate de algo ou alguém pequenino ou mto jovem. Ex: um rapazinho, um gatinho, uma portinha etc.

      Não entendo o Kardecismo, por mais k me esforce, Acho tudo tópico.

      Sim, é verdade, os animais pressentem os acontecimentos, tal como sismos, temporais, trovoadas, etc. Têm um instinto mto apurado.

      Tal como me recomendaste, estive lendo teu post "Entre o céu e a terra" e fiquei "estarrecida". Como soubeste tudo isso da vida do cabo L..... (não lembro o nome dele, agora)? Se não fosses tão inteligente, lúcido e racional, pensariam k eras vidente, "bruxo", enfim, aquelas nomenclaturas nas quais não acredito e k acho uma aberração. Eu nunca tive artes divinatórias, nem pressentimentos, nem passei por transes, etc. É à luz da Psicologia que, por vezes, consigo saber um pouco do temperamento da pessoa e nada mais.

      Beijos, muitos e um abração daqueles.

      Excluir
    4. Olá!
      Céu amada.
      Hoje me levantei bem cedo, pois havia me cansado da cama. rsrs.
      Tudo bem por cá, apesar da correria. Mas o tempo está lindo e prenuncia um belo dia.
      Sempre fui um amante da natureza, com tal disposição em amá-la que coisas inacreditáveis fiz em minha vida. No ano de 1966, passando pelo município de Ri Brilhante no Mato Grosso (hoje Mato Grasso do Sul) parei junto a estrada, Um menino vendia pássaros, em várias gaiolas aos viajantes. Estava um grupo grande de homens na volta dessas gaiolas para comprar algum pássaro. Cheguei e para surpresa de todos perguntei ao menino quanto ele queria por todos os pássaros. Todos me olharam incrédulos enquanto o menino contava a passarada. Depois de algum tempo o menino disse que faria todos por trezentos cruzeiros. Não usamos mais essa moeda, porém hoje seria em torno de 150 dólares. Paguei-lhe os então trezentos cruzeiros e para surpresa de todos fui abrindo cada gaiola e vendo os pássaros sumirem nas matas adjacentes. Embarquei em meu carro sem dizer uma só palavra e todos ficarem pensando que eu era louco, porém a sensação mais gratificante eu carregava, a alegria de ter posto em liberdade aquela vidas maravilhosas.
      Infelizmente poucas visitas tenho das minha amigas abelhas, mas quando vou ao pátio do edifício pegar o carro, procuro-as em torna da imensa árvore de sua colmeia e lá estão elas, laboriosas.
      Relva: Aqui usamos relva para designar as gramíneas nativas ou poeticamente. Usamos muito é a grama ou capim. E como enfatizaste, não podemos confundir O grama com A grama.
      Devido nossas origens, proximidade e constantes viagens e pelo Uruguai e Argentina, temos muito mais facilidade em entender um espanhol de Madrid do que um Português de Lisboa. Apesar de ser diferente o espanhol do Cone-Sul, comparado ao espanhol de Madrid. No Uruguai e Argentina o Y é pronunciado como J, assim como o “ll”, entre outras diferenças, aqui o espanhol é mais arrastado, já em Espanha ele é mais claro e aberto. Porém é na pronúncia que as coisas ficam difíceis entre portugueses e brasileiros, principalmente quando usamos nossos regionalismos. Já o “inho” aqui todos usam e abusam. Num banco as meninas perguntam, qual é o seu nomezinho? Queres sacar um dinheirinho de tua continha. Aceitas um cafezinho ou um chazinho. Às vezes eu fico meio desconcertado e digo, eu não tenho nomezinho eu tenho um “nomezão” PEDRO AURÉLIO DE CASTRO TEIXEIRA. e as gurias ficam meio sem graça. Por sinal GURIA aqui no RS é muito comum, feminino de Guri, não tem nada de pejorativo. É coloquial, familiar e amistoso. Em outros estados, causa espanto, pois guria tem uma conotação pejorativa.
      O Kardecismo como foi codificado eu acho um absurdo. Leio muito sobre tal, porém não há convencimento suficiente.
      Quanto ao evento relatado no “Entre o Céu e a Terra 4”, envolvendo o Cabo Lautert, nada há de cunho religioso ou “bruxaria”. (Se estivéssemos na idade Média, certamente eu seria queimado vivo) RSRSRS. Isto ocorre dentro de nosso cérebro. Como? Não faço a menor ideia. Mas um dia a ciência explicará. Porém basta eu ficar a frende de uma pessoa para muitíssimas vezes ter toda a sua ficha. Moral, personalidade, inseguranças, doenças, e em alguns casos mais horrendo a própria morte.
      Não cultuo qualquer religiosidade, santos, imagens, símbolos cabalísticos, Sou avesso ao que foge da razão, sou acérrimo crítico das religiões, porém nossa máquina pensante é fabulosa e tem poderes que ainda não compreendemos. Mas chegará um dia que a humanidade, usando mais um pouquinho desta maravilhosa criação da natureza, nos mostrará como ela funciona em profundidade. Será simplesmente espantoso.
      Com redobrado prazer fica cá neste extremo Sul do Brasil, desejando muita alegria e saúde.
      Beijos e abraços.

      Excluir
    5. Oi, meu querido!

      Eu, ao contrário de ti, e estava fresquinho. Depois, por volta das 11h, o sol se "derramou" sobre Lisboa e até às 16h, ele esteve connosco. Depois, chegou a chuva miudinha e mais frio.

      Ah, que gesto invulgar e bonito o teu. Ao garoto o dinheiro deve lhe ter dado um jeitão e tu ficaste mega contente, devolvendo os pássaros ao seu espaço. Tenho medo de abelhas, mas já percebi k tu és um ser bem especial.

      Se nós e vocês falarmos devagarinho, acho k nos entendemos, excetuando os regionalismos de cada país.
      Eu tenho imensa dificuldade em entender os espanhóis, k se dão ao luxo de em alg. hotéis não falarem inglês, francês e mto menos alemão.

      Há uns 5/6 anos, fui a Badajoz de carro, tinha curiosidade em conhecer e me disseram k lá as roupas eram baratas, então, lá fui eu, aliás, éramos 4 meninas -rs e um menino, só k a gente fez um desvio e se perdeu -rs. Vimos um polícia e eu lhe perguntei. Buenos dias, por favor, Badajoz? No te entiendo (tá bem escrito?), me respondeu. Repeti "n" vezes e o polícia nada de nada, até k uma de nós disse: ah, o "j" tem quase pronúncia de "r", portanto, Badaroz. Eu repeti a pergunta, mas já com Badaroz e o homi -rs, entendeu logo.

      Tanho "inho", k até chateia! Mas qual o motivo de colocar tudo tão pequenino -rs. É do jeitinho brasileiro, só pode.

      Em relação ao Kardecismo, penso como tu, aliás tenho de retificar uma palavra, que é utópico e não tópico.

      Sim, compreendi k nada era de bruxarias, adivinhações ou vidências, mas sim fruto da tua inteligência. Agora, uma pergunta: qdo teu filho, acho k Fábio, esteve bem doente em pequeno, o k te dizia teu racional? O k "vias" tu como desfecho?

      Qdo cada um de nós, tiver a tua capacidade, o mundo será maravilhoso, mas ao mesmo tempo um pouco "assustador".

      Te desejo uma excelente noite. Beijos, muitos e um abraço bem apertadinho. Para todos aí de casa, beijos e beijos.

      Excluir
    6. Olá Céu!
      Querida portuguesinha.
      E começando pelo inho” e “inha”. Não posso afirmar que tal maneira de falar se espraie por todo o Brasil, porém aqui no Rio Grande do Sul, por uma questão de carinho usamos muito o inho e a inha, ou ito e ita. É o nosso jeito de falar. Muitas vezes por ser muito e desnecessariamente usado chega a irritar em certas ocasiões, porém faço ouvido de mercador, pois afinal de contas eu também uso, e muito.
      Cá, no Rio Grande quando queremos nos referir à língua espanhola do Uruguai e Argentina, costumamos dizer que eles falam o castelhano. Principalmente em relação ao Uruguai. Chamamos principalmente os Orientales (uruguaios) de castelhanos, muitos não gostam de serem chamados de castelhanos. Como o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, perdendo apenas para o mandarim, eles, os espanhóis acham-se no direito de serem interpelados e entendidos no seu idioma. E aí puxo a brasa para a nossa sardinha – rsrsrs – Por conta da grande população brasileira, mais de duzentos milhões, o nosso idioma, o português e o sexto mais tagarelado no mundo.
      Sandrinha é fluente no espanhol, porém com o sotaque, ou como dizem os argentinos, com “acento” uruguaio, levemente diferente do argentino. Custo um pouquinho a deslanchar no espanhol, porém um ou dois dias pelo Uruguai, Argentina, etc. nem sinto que estou “matracolejando” o castelhano.
      Aqui na Argentina e Uruguai o “j” é bem carregado, “rr” e o Y, pronuncia-se como J.
      Ao ler o “tópico”, entendi de pronto. Realmente o Kardecismo é como as outras grandes religiões, muito utópico.
      Interessante que quando o Fábio (17) passou por aquele sério problema, quase fatal, apesar da dor, do sentimento e de tudo mais que se passava em minha mente, nunca me passou em meus pensamentos o pior. Sempre mantive a serenidade, pois sabia que tudo sairia bem, apesar de ter pensado em fazer justiça por mim mesmo.O ódio deixa as pessoas cegas. Não foi necessário. Ele, o bandido teve o merecido.
      Quando noivei com Sandrinha, na Páscoa após o noivado, fomos à Uruguaiana visitar seus tios e avó que eu não conhecia. Ao chegarmos à casa de Vovó Maruja (Marurra), apelido de Doña Maria Dolores de los Santos Haoys, conheci um primo de Sandrinha de nome Silvinho. Único filho de Silvio Charão Morais e Maria do Carmo de los Santos Morais, que contava na época com sete aninhos.
      Sandrinha o chamou dizendo:
      - Silvinho! Venha conhecer meu noivo.
      Era um menino bonito, pele bem branca e cabelos negros como uma mamangava.
      Ao cumprimentar o menino, apertando sua mãozinha, uma força inexplicável passou dele para mim e naquele momento vi o que seria uma das coisas mais estranhas e dolorosas.
      Naquele momento, às sós com Sandrinha e seu Pai Dom Mário, meu sogro disse o que aconteceria com o menino. Dizendo que o menino começaria a ser tratado para reumatismo, mas o que ele viria a ter era câncer ósseo e morreria antes de completar 15 anos. Não acreditaram, porém conforme havia previsto o menino começou a ser tratado para reumatismo e conforme eu havia vaticinado ele veio a falecer uma semana antes de completar os 15 anos de câncer ósseo. (lágrimas).
      E aí mais eu não creio em deus, pois qual o motivo deste projeto tão drástico? Um menino educado, estudioso, bonito e amigo. Seria deus tão mau?
      Não consigo acreditar em um deus que permita tanta maldade no mundo. Guerras, fome, doenças, desesperanças, desamores, ódios, falsidades.
      E são dezenas de casos verdadeiramente assustadores, mas que um dia serão explicados à luz da ração.
      Beijos amada.

      Excluir
    7. Olá, meu querido Pedro!

      Todos bem? Por aqui, tb.

      Entendo! Esses sufixos fazem parte do vosso jeitinho, tão natural.

      O Espanhol é a 2ª Língua mais falada, presumo k a seguir ao Inglês? Quem diria!

      Aquando do problema de Fábio, pensei que quisesses fazer justiça por tuas mãos, era bom de ver, mas, ele, o bandido, teve o k merecia.

      Tanta coincidência! Tu, de facto, tens uma mente mto forte, invulgar mesmo. Pobre criança, que acabou falecendo.

      No domingo, muita calma e civismo. Me prometes?

      Beijos, muitos e um enorme abraço.

      Excluir
    8. Olá Céu.
      Tudo bem aí por Portugal?
      Aqui todos bem dentro do círculo familiar, entretanto as coisas vão de mal a pior e podem ficar ainda mais graves no domingo. A direita raivosa agride, mata, ofende e promete ir as últimas consequências, caso percam as eleições. Entretanto se ganharem também irão ao massacre dos opositores. Tempos duros e perigosos ao ponto de um Coronel do Exército ir à televisão fazer ameaças duras à Suprema Corte. (STF). Estou mantendo a calma e o mesmo aconselho aos meus filhos, pois o que importa é a democracia, seja qual for o resultado.
      Dos seis idiomas mais falados no mundo, na ordem de falantes estão o Chinês (mandarim), Espanhol, Inglês, Hindi, Árabe e Português. Mesmo sendo o inglês a língua usada internacionalmente, perde para o espanhol em número de falantes. Há estudos que apontam o Bengali antes do Português, porém o Bengali é uma língua de uma área restrita, assim como é o Japonês.
      No caso do Fábio realmente, pensei em ir a forra, porém a polícia foi primeiro. Não carrego esse peso nas costas.
      Essas premonições são hoje muito estudadas em Universidades em todo o mundo e ainda não há um consenso sobre como isto ocorre. Comigo ocorreram dezenas de casos inexplicáveis, mas os vejo com naturalidade e razão, pois para tudo há uma cabal explicação. Próximo post falarei sobre tal assunto.
      Amada portuguesa fico feliz e radiante quando encontro teus tão bem-vindos comentários. Amanhã irei fazer um exame médico, parte do "check up" que todos os anos faço e semana que vem pretendo iniciar um longo e doído tratamento dentário. Tudo bem. Faz parte de nossas vidas.
      Mil beijo à tão especial amiga.
      Amiga do coração.

      Excluir
  3. Diante da falta de liberdade, nasce o sincretismo. De maneira que, sempre que a liberdade faltar, a criatividade entra em cena. Outras formas surgem para tentar repor o que é importante, vital. E aquele que dita as regras, que tira a liberdade, é enganado. Sempre foi assim.
    Pedro, prazer em navegar pelas tuas postagens, sempre tão ricas, que gosto e aprendo. Obrigado!
    Um abração a você, outro para Sandrinha, o desejo de uma ótima semana, com muitos beijinhos para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Glória!
      Não havia pensado nessa possibilidade, mas achei maravilhosa "Diante da falta de liberdade, nasce o sincretismo". Muito boa essa tua visão sobre o sincretismo.
      Eu é que me sinto prazeroso com os teus tão bem-vindos comentários e fico mais faceiro que piá de pilchas novas lendo teus elogios.
      Sandrinha retribui o carinho e desejamos que vocês tenham uma maravilhosa semana, cheia de saúde (não esqueci de teu implante dentário) e muita alegria.
      Mil beijos e abraços para ti e Marianinha e um grande e fraterno abraço em Dom Luiz.

      Excluir
    2. Continuação de uma ótima semana, meus queridos Pedro e Sandrinha!
      Beijocas e abraços!

      Excluir