PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Maldade




Vivemos num mundo atormentado pela maldade. Essa maldade vamos encontrar em todos os segmentos da sociedade. O mal cativa. A maldade hipnotiza e conduz milhões por caminhos tortuosos e escuros.


Há 73 anos tivemos o fim da mais daninha guerra mundial, que ceifou milhões de vidas, que tornou o povo alemão no que havia de pior na espécie humana. Que transfigurou a Europa, que torturou, matou, incendiou cidades, destruiu famílias, num verdadeiro festival de maldades e horror.




Porém o que vemos hoje no mundo são as ideias nazistas cativando principalmente os jovens que vibram pelas armas, pelos uniformes, por acharem normal torturar e matar. Jovens que se embriagam diante de um sonho de poder, um sonho em que poderão ordenar a sociedade conforme seus devaneios.


São cativados pelas ideias da extrema direita que tanto ódio instila, que tanto ódio semeia, que tanta maldade engendra, que tanto desamor estimula. 


Não vamos nem entrar no caso do Brasil ou dos Estados Unidos da América, dois países miscigenados que bestialmente defendem essas ideias estapafúrdias. No caso do Brasil ainda é pior, porque os brancos que aqui temos, são na sua maioria brancos mesclados, mas se acham raça pura, como se raça pura existisse.




Navegam assim na ignorância para suprir suas necessidades animalescas diametralmente opostas, no nosso caso, o que pregam os cristãos, mas todos se dizem cristãos. Pelo menos a esmagadora maioria.


E a tudo isto o “deus” judaico cristão assiste e nada faz. Nada faz, pois não existe. É mais um engodo que serve para mascarar a ruindade do homem.


Grandes filósofos tentaram explicar deus e nenhum foi, talvez, tão concludente quanto Epicuro com sua forma de enxergar esse deus, no que conhecemos como Paradoxo de Epicuro ou Epicuro de Samos filósofo Grego que nasceu em Samos no ano 341 a. C. e faleceu em 271 ou 270 a. C. em Atenas.

Ao nos depararmos com esse Paradoxo, veremos então uma contestação inteligente acerca de deus, quando Epicuro faz algumas perguntas, simples, porém uma também simples pessoa entenderá o seu propósito:


Vejamos:


Pergunta Epicuro:

- O mal existe?

Todos responderão que sim! O mal existe!


E Epicuro continua:

- Deus sabe que o mal existe?

Se a resposta for não, ele dirá que deus não é onisciente, pois não saberia da existência do mal.


Se a resposta for sim, ele perguntará:

- Deus pode acabar com o mal?

Sendo a resposta não, ele dirá que deus não é onipotente.


Porém se a resposta for sim ele perguntará:

- Deus quer acabar com o mal?

Se a resposta for Não dirá Epicuro:

- Então ele não é bom.

Se for sim a resposta, então ele tornará a perguntar:

- Por que o mal existe? Por que deus permite que o mal exista?

- Bem... O mal existe para nos testar!

- Para quê deus precisa testar uma pessoa, pois se ele é onisciente já saberia o resultado, não precisaria nos testar. Então se precisa testar ele não é onisciente.

Se a resposta do atormentado for: 

- O mal existe porque é coisa de Satã.

- Ora! Se deus é bom e onipotente por que ele não destrói Satã?

Uma terceira pessoa responderá:

- O mal existe para que exista o Livre Arbítrio.

- Mas se deus é bom, onisciente e onipotente ele não poderia ter criado um Universo com o livre arbítrio e sem o mal?

- Sim!Responderá a meiga senhora.

- Então ele não é bom, pois criou o mal.

Porém alguém dirá que ele não poderia ter criado o Universo com livre arbítrio e sem o mal.

- Então, ele não é onipotente. Pois se ele fosse onipotente, aquele que tudo pode, então ele poderia ter criado um Universo sem o mal.

E qualquer resposta que possam dar, voltaremos ao início com as mesmas perguntas, pois elas se fecham como numa roda viva.




Infelizmente o mal existe e não devemos culpar um deus ou um demônio pela existência do mal, pois ambos são inexistentes, o mal é um atributo do ser humano, que ofende, agride, mata, tortura, causa genocídios  e leva milhões ao desespero da fome por ganância, juntando fortunas imensuráveis e não se importando com quem passa fome, pois o homem é sem dúvidas o pior animal que já pisou sobre este planeta feroz. O homem é por natureza um ser vil, perverso e falso, mas tem a pretensão, a veleidade, a presunção que beira a demência de se dizer filho de deus.

Pssiu!

Escutem só!


Quantas pessoas estão me rogando o mal, porque eu estou enfiando o dedo na ferida.


Pois é bem assim, quanto mais uma pessoa acredita em deus, mais e mais ódio ela tem no coração, caso contrário não haveria guerras religiosas, não haveria excomunhão, não haveria atentados religiosos, não haveria intolerância, não haveria tantas perseguições religiosas.

Mas esse deus permite que mate em seu nome e incentiva que isto ocorra, ele permite tantas barbáries, permite a fome, a crueldade o ódio e tudo mais de ruim que existe.

9 comentários:

  1. Olá, Pedro, meu querido!

    Sem dúvida alguma k a maldade está dominando a terra e está aumentando, até.

    Politicamente, os jovens aderem à violência, de forma quase gratuita e sem pensarem nas consequências disso. Acho k alg. é por uma questão de moda, como as tatuagens e os piercings. Parecem rebanhos, onde vai um, vão todos.

    A extrema-direita tem tomado terreno, ao contrário da extrema esquerda, k, não é melhor, nem pior, mas tem estado mais controlada. Se pensarmos em Estaline e nas bárbaras atrocidades por ele cometidas, chegamos ao mesmo ponto. Não sei quem fez pior, se Hitler, se Estaline, mas essas coisas não se quantificam. A História, qdo imparcial, o k é difícil, nos revela as maldades cometidas por esses homens, k, agora, teriam pouco espaço de manobra. Olha, a Coreia do Norte! Cuba, e após a morte de Fidel. está um pouquinho mais aberta, mas tem uma excelente medicina, em contrapartida. Maduro e sua política, estão levando as pessoas ao caos mas ele finge não entender e até parece k quer o bem do seu povo.

    Perante todas essas desgraças, o tal deus nada fez e nada faz, pke, simplesmente não existe.
    Colocaste uma série de questões inteligentes e lógicas e voltamos, sempre, ao ponto de partida.

    Estive lendo sobre o "Paradoxo de Epicuro" e me parece k não é dilema, mas sim trilema, como afirmam alguns. Cadê a benevolência?
    Epicuro, segundo se crê, não era ateu, mas afirmava k os deuses não estavam para se ralarem com os problemas das pessoas. Mais tarde, o apelidaram de ateu, o k acho k tem toda a lógica.

    Por mtas voltas, que demos à questão, concluímos sempre k o mal e o bem existem e k o tal deus não está nem aí para ajudar as pessoas, k ele não criou, pke não existe.

    O teu "Pssiu" é delicioso, mas as mentes humanas estão poluídas e têm de encontrar um alibi, ao qual se agarrem em caso de doença ou de outro qualquer infortúnio.

    Qto às pragas k te possam rogar (não acredito em pragas), isso é coisa da Idade Média e de gente, que ainda não encontrou a RAZÃO, e afinal, basta pensar.

    Beijinhos, mil, meu lindo e amigo de ♥.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu, caríssima amiga.
      Muitos passaram suas vidas na procura do significado da vida e não conseguiram chegar a um consenso.
      Por que existe a maldade?
      A maldade é fruto do homem. A maldade nasce com aquele serzinho que passou 9 meses na barriga de sua mãe e quando nasce é chamado de anjo. Porém nada é mais errado.
      Os bebês nascem maus. Os bebês nascem violentos, porém sua fragilidade física nos leva a compará-los a anjos.
      Diz o Pediatra e Psicóloco Richard Tremblay da Universidade de Montreal, Canadá: “Os bebês só não matam uns aos outros porque não lhes damos acesso a facas e revólveres. A questão não é como as crianças aprendem a ser violentas, mas como elas deixam de ser. A grande questão não é como as crianças aprendem a agredir, mas como elas aprendem a não fazer isto”.
      Visto isto posso dizer-te com certeza que jovens maus são frutos de famílias más em sua maioria.
      Aqui no Brasil o que vemos é a agressão graciosa feita pela extrema direita. Ninguém esta imune aos ataques raivosos desses tresloucados. Quando Dona Marisa, esposa de Lula, morria no Hospital Albert Einstein a direita raivosa festeja, buzinava seus automóveis em frente ao hospital, enchiam as redes sociais com todo o tipo de barbárie desejando a morte dela. Agora foi a vez deste pústula da direita ir para o mesmo hospital, não houve nenhum incidente promovido pela esquerda. Houve respeito.
      Porém tanto a extrema direita como o extrema esquerda pecam nos seus atos e tentam justificar apontando o erro do outro, nunca vendo o seu.
      A história não é imparcial, ela tem sim a visão do vencedor. O Paraguai é visto como o vilão da Guerra (1865-1870), porém o verdadeiro vilão foi o Brasil, mas isto ninguém fala. A história nun nunca aborta o tema pelo lado do vencido. Vejamos o que ocorre no mundo hoje:
      Assim como os EUA mantiveram o Haiti bloqueado por um Século, o que levou o país a essa miséria insana, tentam fazer com Cuba, que amarga um bloqueio há mais de 50 anos.
      Interessante.
      A culpa é sempre do mais fraco, do mais pobre do menos evoluído.
      Todos os males que Cuba atravessa não existiriam se os EUA não a mantivesse presa em suas garras. O mesmo podemos ver na Venezuela. As elites venezuelanas, mancomunadas com os EUA, levaram o próprio país ao caos para justificarem uma agressão contra o governo Maduro. Mas pintam Maduro como o bandido. Isto ocorreu igualzinho no Chile em 1973 para derrubarem o regime democrático de Salvador Allende e o bandido General Pinochet levou milhares e milhares de pessoas à morte. O mesmo caso podemos observar no que ocorreu no Iraque. Onde estão as ditas armas de destruição que os EUA denunciavam. Nunca existiram, mas o povo acreditou e apoiou esse crime contra um país soberano. Temos que lembrar que a grande imprensa está nas mãos dos ricos e poderosos, que mantém descaradamente o poder da meia-verdade ou da mentira em si e o povo não se atém a mentira e acha que tudo é como a imprensa diz.
      Ou seja, qualquer país, mesmo com o melhor regime do mundo, se não atender aos interesses americanos serão levados à bancarrota, pois o que importa neste circo são os interesses escusos do EUA, que só no Século XX fez quase cem intervenções armada na América Central.
      E a direita faz coro com eles e acha que democracia só existe quando “eu” estou no poder.
      Amada Céu, é muita podridão para o nosso gosto.
      Vamos ao Paradoxo de Epicuro. Realmente podemos afirmar que ele não era ateu, porém lançou uma questão básica quanto à benevolência deste deus. Muitas coisas me levaram em desacreditar em deus, pois o mal presente entre os homens é sempre o vencedor. Pode até cair por um lapso, porém quando retorna é pior. Vê-se hoje neste absurdo crescimento das ideias nazifascistas no mundo.
      Desejo que tenhas belos dias, cheia de saúde e paz.

      Excluir
    2. PS: ERRATA
      Leia-SE
      1 - A história nun nunca - A história nunca.
      2 - Aborta - por aborDA.

      Excluir
  2. Olá, Pedro, meu querido amigo!

    A maldade existiu, existe e infelizmente pelo k me é dado ver, existirá.

    As guerras e outras atrocidades têm matado tanta gente ao longo dos tempos!

    Os extremos, políticos ou não, sempre se tocam, infelizmente.

    Desconhecia a teoria De Richard Tremblay. O bebé já nasce mau, e só não o põe em prática por incapacidade física. Evidente que em contexto familiar destruturado, tanto pior.
    Isso contraria o pensamento de Jean-Jacques Rousseau, qdo afirmou k o Homem nasce, naturalmente, bom, mas depois é a sociedade, k o estraga e corrompe.

    O dilema, o Paradoxo de Epicuro é uma verdade absoluta. Por mais voltas, que se deem, voltamos sempre ao ponto de partida, ou seja, à mentira.

    Não gosto da sociedade americana, a acho doentia e Trump não tem feito, nem bem, nem mal. Tem tratado, sim, de sua "adorável" peruca -rs.

    Beijo e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu, amada.
      Com prazer estou aqui respondendo mais um bem-vindo comentário.
      A maldade é a coisa mais típica do homem. O dito ser humano é sem dúvidas o mais perverso dos animais e é o único que mata por prazer. Quando filósofos, pensadores, formadores de opinião como o próprio Rousseau e tantos outros, fizeram afirmações deste gênero foi devido ao desconhecimento que tinham das coisas mais entranhadas da mente humana, desde os grande filósofos gregos aos autodidatas como Jean-Jacques, que viam na inocência, na delicadeza e na incapacidade de se defender de um recém-nascido e confundiam essa falta de tudo com bondade. Nenhum animal nasce naturalmente bom. Leões, hienas, lobos, logo ao nascer são bolinhas fofinhas de pelos que podemos até acariciá-los, beijá-los, pois são ainda indefesos. Assim são as crianças, a maldade é latente. Como afirma o Doutor Tremblay em seus estudos, que a criança passa a ser boa e humana conforme a educação vai sendo passada. Se deixar ao natural, não precisa ensinar a maldade, a maldade nasce com o ser. Tubarões, ainda no útero de suas mães atacam e alimentam-se de seus irmãos. A violência acontece antes do nascimento. Espermatozoides atacam e matam outros espermatozoides na corrida pela fertilização. A vida é cruel antes do nascimento. A vida surgiu cruel, não há complacência nem remorso. O tempo é que nos leva ao bem, pois o mal já nasce em nós. A educação, o carinho, os exemplos e até os castigos vão moldando o homem.
      Sou fã de Epicuro, pois ele consegue mostrar as falsidades que existem neste crer em um deus perverso. E nada é mais falso que esses falsos crentes em deus. Não sabem o que é perdão, se alguém que crê ler esse comentário ficará de nariz torcido. Mas infelizmente é assim.
      Quanto a Trump e aos EUA, eu tenho verdadeira ojeriza. Vivem se imiscuindo nos assuntos internos de outros países. Bloquearam por um século o pobre Haiti, o que levou esse pais a essa miséria sem fim. Estão bloqueando Cuba há cinquenta anos e todas as dificuldades da Ilha, provocadas pelos americanos, são atribuídas aos irmãos Castro, mas ninguém vê as atrocidades feitas pelos americanos. Fizeram o Chile afundar num caos econômico em 1973, culparam o governo Salvador Allende e impuseram a ditadura do assassino Pinochet. Mentiram em relação ao Iraque, invadiram, mataram, torturaram e não encontraram as tais armas de Sadan, mas estão levando todo o petróleo. Agora fazem o mesmo com a Venezuela e culpam Nicolás Maduro pelo caos que ocorre no país. Ou seja, a maldade e a mentira correm soltas em todos os cantos do mundo, principalmente as feitas pelos americanos.
      Caríssima Céu, tenhas um belíssimo domingo, cheio de alegria e saúde.
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá, Pedrito, querido!

    Adoro ler o k tu escreves, SEMPRE!

    Se deixarmos as crianças ao natural, a tendência é a maldade, tens razão. Somos talhados para o mal por um deus de amor, se existisse, claro.

    Epicuro já tem, pelo menos, dois fãs -rs, tu e eu e mtos, mtos, decerto. Ele coloca as questões de um jeito, k só pode ser aquilo mesmo. Não intruja, não puxa a brasa a sua sardinha, enfim, quer k raciocinemos todos até chegarmos a conclusões verdadeiras.

    Em relação à parte política, eu sei que os EUA se metem onde não são chamados e têm cometido verdadeiras atrocidades, mas vou te dizer uma coisa: eu não gosto nem um pouco de Putin. O acho mafioso e com ar de KGB. A questão da Ucrânia é bem complexa. Que te parece?

    Beijos, uma feliz e doce primavera e bons sonhos.

    PS: para qdo o teu livro, Pedrito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá alentejana amada.
      Sempre um privilégio tê-la em meu espaço.
      Sandrinha é Especialista em educação, com vários cursos e pós-graduada e em nossas conversas acerca deste assunto ela realmente tem a mesma visão "uma criança deixada ao léu, será fera, agressiva e delinquente. Hoje renomados cientistas estudam o comportamento dos elefantes que tiveram suas mães mortas por caçadores e foram criados sem essas mães e tias. O comportamento desses animais assemelha-se em muito com crianças abandonadas a própria sorte. Ou seja, a educação e os exemplos quando bem passados e bem administrados formam homens de caráter.
      Epicuro é 1.000. Meu filho Franco (Nada a ver com o caudilho espanhol é um nome bem comum no Cone Sul), é também um adepto das ideias deste filósofo grego e sempre coloca em certas conversas esse paradoxo.
      A Ucrânia é uma pedra no sapato, porém temos que lembrar que a Crimeia foi cedida à Ucrânia num momento de União, porém historicamente a Crimeia sempre pertenceu à Rússia. Outrossim, grande parte do povo da Ucrânia é russa e também belo percentual de ucranianos são favoráveis a uma união dos dois países, já que o povo na verdade tem as mesmas e seculares origens. Porém cada um cada um. Que eles resolvam seus problemas por eles mesmos, sem interferência externa, pois estas interferências não respeitam a livre escolha de um povo. (autodeterminação). Por uma questão de segurança mundial deveria a Ucrânia e a Rússia aliarem-se, pois a cizânia é bem típica dos americanos, que usam de qualquer pretexto para dividir e dominar. Putin é um caso à parte, e não o vejo KGB. Precisamos de alguém que ponha um freio nos americanos. Não importa quem, pois se deixarmos o caminho livre eles, os americanos, vão patrolando o mundo inteiro, pois o que lhes interessa e arrancar dos outros as riquezas. Veja a barbárie que fizeram com o Iraque. Querem agora fazer com a Venezuela, com a Nicarágua, com a Bolívia, com a Coreia do Norte e se dormimos no ponto poderão fazer com todo o mundo. É sempre bom lembra que muitos políticos americanos falam em um governo mundial sob a égide do Washington. Como eles têm o dinheiro e a mídia a seu lado, vão mentindo, intrigando, porém focados nos lucros. Não sou xenófobo, tanto que trato com extremo carinho os haitianos, senegaleses e outros povos que vieram para o Brasil em busca de dias melhores, porém tenho ojeriza de ianques. São falsos, mentirosos, calculistas. Precisavas ver o carinho que também recebo dos haitianos, com quem vou tentando falar em francês. A alegria, a educação e o carinho são comovedores.
      Quanto aos meus livros, pois estou com quatro prontos é uma incógnita. Sandrinha diz que é um parto difícil de acontecer.
      Amada amiga, muita paz e saúde. Sabes o quanto te admiro. Mil beijos.

      Excluir
  4. Pedrito,

    Estava esquecendo: tenho novo post, provavelmente, até já passaste por meu blog. Qdo quiseres, bota faladura. Terei mto gosto e não esqueças de recordar o filme, k coloquei no vídeo. BOMBÁSTICO! Merci et gros bisous.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cielito amada.
      Estive uns dias com problema de sinal da Internet, porém bastou um telefonema e no mesmo instante foi solucionado o problema. Estarei visitando teu blogue de imediato. Verei o filme com atenção. Estamos nos aproximando das eleições aqui no Brasil e tenho dividido o meu tempo em outros contatos, pois não podemos esmorecer. A luta é árdua e deselegante, pois a direita raivosa está fazendo uma campanha violenta, com agressões e demonstração de força como se fazia nos anos 20 na Itália, pré-Mussoline. Desfilam em grupos com bandeira negras, numa afronta selvagem. Xenofobia, homofobia, misoginia e racismo são suas palavras de ordem. E a Justiça? Esta está comprada.
      Beijos amada e que teu amada Portugal continue neste caminho de paz e progresso.
      Beijos.

      Excluir