PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 19 de agosto de 2018

46º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis - VII



Cerram-se as cortinas:

Para encerrar essa série de fotografias sobre esse belíssimo Festival, vamos ver algumas imagens soltas, porém que muito marcaram nossa presença neste maravilhoso festival que congregou pessoas de diversas as partes do mundo, numa festa de alegrias, compreensão e amor. O mundo das artes nos leva a um admirável mundo, um mundo de fraternidade diferentemente do mundo religioso que prega a violência, a desunião, o ódio, atentados, mortes e intolerância.


Se todos em vez de rezarem, cantassem e dançassem o mundo certamente seria mais feliz e menos cruel, pois as religiões pregam uma coisa e fazem outra, diametralmente oposta, já a razão é o caminho mais certo a seguir para ser feliz.


Deixamos o festival alegres e ao mesmo tempo, já na saída, com saudades daqueles momentos maravilhosos.


Pretendemos no próximo aos passar os vinte e poucos dias de festival nesta encantadora cidade de Nova Petrópolis, vale a pena.

Vamos às últimas imagens:




     





 Com os Maoris do belíssimo
 Te Roopu Manutaki Culture Group,
 da Nova Zelândia.

    O idioma não foi barreira para que o encantamento fosse a tônica deste encontro.









 














































Com nossos amados goianos da Caipirada Capim Canela, que deram um colorido especial ao festival e conquistaram nossos corações. A todos eles, sem citar nomes, nossos mais profundo agradecimento por terem nos cativado com a arte, a tradição e pela amizade, pura e gentil que tanto nos motiva a ir ao Estado de Goiás para revê-los.








E as meninas foram beber cerveja em metro. 

Quem ganhou?

Goiás!










 




Mas quando chegou a vez dos homens.

Quem ganhou?

Goiás!









E o povo se divertia vendo o torneio de bebedores de cerveja, todos alegres. Paraguaios, maoris colombianos, argentinos, brasileiros de todas as querências, e outros, juntos numa convivência pacífica que deveria ser a tônica de toda a humanidade






Todos os Corpos de Dança que se apresentaram foram maravilhosos e nos brindaram com o que há de mais belo no Folclore.

 























Ao ver no Blogue Minha Vida de Campo, da amiga Anajá, sua visita a Pinhal Alto, resolvemos, já que estávamos em Nova Petrópolis ir até esta belíssima localidade no interior do Município. Foi um passeio lindo e encontramos muita paz e tranquilidade. Um lugar maravilhoso e calmo, pequeninho e deve ser uma maravilha viver num lugar tão encantador.


































No Restaurante Roda D'Água, onde
por duas vezes fomos almoçar. Comida caseira, saborosa e um local encantador. 
Há muitos anos frequentamos este restaurante, porém agora está com  novos proprietários, mas a qualidade continua a mesma.

Simples e acolhedor.
































Ao lado da Praça Florida, onde ocorriam os espetáculos Sandrinha e eu aguardávamos o almoço.











E para finalizar o retorno à Canoas. Alegres por voltar ao ninho, porém tristes em deixar para trás tanta beleza e alegria. 



Valeu!


30 comentários:

  1. Mas que tal em professor Pedro, saudades do seu eterno aluno Lucas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luquinhas meu amado filho do coração.
      Fiquei lisonjeado com o "eterno aluno", mas chega o momento que mesmo o mestre venha a aprender com o pupilo.
      Muitas saudades do bons momentos que ficávamos na escada da Sala dos Professores, juntamente com Geovani, Nícolas e outros bons alunos conversando coisas úteis e inesgotáveis.
      Grande abraço, que a saúde e a alegria inundem tua vida hoje e sempre.

      Excluir
  2. Coucou, c´est moi…!

    "Cerraram-se as cortinas", mas para o ano haverá mto mais festival, alegria, diversão, companheirismo e troca de saberes e sabores, pois why not?

    Olá, querido Pedrito!

    Estão todos de saúde? Por aqui, tudo normal.

    Tinha saudades de falar contigo, de ler teus magníficos posts e me sentir tb nos eventos, sim, pke tua escrita é de tal maneira apelativa e contagiante, k nos sentimos totalmente nos locais e nos temas. Estou esperando um texto teu sobre razão/religião. Não posso esmorecer e tuas palavras me fazem toda a falta.

    Que meninas lindas! Tudo tão colorido e animado! Tu estás um "pão" -rs, todo de azul, cor de k deves gostar imenso, tal como eu. Sandrinha está nos castanhos e cor de mel, k são tons quentes.

    Cerveja a metro, nunca ouvi falar de tal. Me explica, por favor, como procedem. Em, qualquer dos casos e dos sexos, ganhou Goiás. Parabéns!

    Pinhal Alto me parece uma vila ou cidade bem pacata e agradável.

    Esperando a paparoca, né? Estão ambos mto bem e sei k o restaurante mais uma vez vos serviu impecavelmente. Tu tens mto bom gosto, Pedrito. Eu sei!

    Aqui, está imenso calor, hoje, 40ºg centígrados e o país parece k está fechado no mês de agosto. Todo o mundo de férias e mtos estabelecimentos encerrados. Lisboa está tão silenciosa!

    Então, por hoje, é só.

    Beijos, muitos, e um abração de quebrar costelas -rs. Sabes quem me ensinou essa expressão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oui mon amour!
      Cielito amada, a saudades corroía e o prazer em tê-la aqui voltou, deixando meu coração estreleiro.
      Todos estão bem de saúde, Franco, o mais velho acaba de sair aqui de casa e todos estão ótimos. Estou meio devagar ultimamente, muitos artigos para serem lidos e me envolvi em um evento internacional que ocorrerá em Cuiabá, no Estado do Mato Grosso. O primeiro trabalho já enviei para o Doutor Passos, da UFMT e segundo ele o enviará ao Papa Francisco. Mas tenho uma montanha de artigos para ler, opinar e criar trabalhos em cima dos mesmos. Mas as coisas vão se acomodando, mesmo que o tempo seja escasso, pois tudo é para ontem. Neste envolvimento muitas coisas vão ficando para depois.
      Tentarei em breve terminar o artigo sobre razão/religião. Tenho escrito muito, porém falta organizar, revisar e publicar.
      Cerveja a metro é uma competição bem típica das zonas de colonização alemã. A cerveja é servida em copos compostos de cálice, tubo e ampola. Há vários tamanhos, normalmente nesses copos cabem uma garrafa normal de cerveja, em outros pode ter de 1 a 2 litros. A metragem do tubo varia conforme o tamanho da vontade de beber uma bela cerveja, há copos de até um metro e meio ou mais. Nessa competição o tomador de cerveja que conseguir primeiro entornar todo o copo é obviamente o ganhador. Todos são cronometrados para que o tempo mais curto seja declarado o vencedor, pois há várias rodadas com bebedores diferentes, porém há regras como não deixar cair uma só gota e juízes atentos.
      As meninas e os meninos de Goiás tomaram conta de nossos corações. Há muito não ouvia a paparoca, pois costumamos chamar aqui no Sul de Xepa, Engasga-gato, Bóia, Rango, Entulho, etc. Mas tudo é uma boa comida e é óbvio que adoro comer bem. rsrsrsrs.
      Sei que por aí as coisas esquentaram e novamente houve grandes incêndios, tanto em Portugal como na Espanha. Aqui o frio está de matar, hoje nevou em algumas Regiões do Uruguai e sentimos aqui o frio que tende a cair mais ainda. Agora chove e faz muito frito.
      Amada alentejana, aceito com muito prazer esse quebra costelas e o retribuo com carinho. Sabes do enorme prazer que sinto em ler teus comentários.
      Mil beijos.

      Excluir
  3. Commme tu écoutes bien mes mots et ma voix, Chèri!

    Pedrito, querido piazito!

    Por aqui as saudades eram imensas, tb, mas não há mal k sempre dure. Juntos, de novo!

    Felizmente k estão todos bem e k tu não tens tido mãos a medir para a escrita e para o envolvimento no Evento Internacional em Cuiabá.

    Adoro te ver brilhar, embora tu não ligues nadica a isso. Tu gostas de partilhar ideias, conhecer novas culturas, explicar tim-tim por tim-tim (será k tem hífen?), sempre com base científica, falar com toda a gente e estares disponível para todos e sobretudo aprender com os demais.

    Vê bem k até teu ex-aluno Lucas, não se esqueceu de ti, de tua correção e amizade, k tinhas por todos, sem dúvida. Há professores k marcam os alunos, no bom sentido, e tu és um deles.

    Bem, então depois de te organizares, espero o texto sobre razão/religião, k preciso ler, pensar sobre o k tu dizes, te fundamentando e eu seguir pra frente. Tenho estado a terminar com alg. doações e tb tenho deixado de receber literatura religiosa católica. E o clero abusando, violando crianças!

    Uau! Tinha k ter por aí sangue alemão. Bebem cerveja como eu bebo água, mas olha k deve ser mto interessante essa competição. Parabéns, de novo, a Goiás.

    Ah, adoro o termo paparoca, pke vem de papa, k normalmente bebé ingere. Entulho qui tb se usa.

    Houve, querido, sim, novos incêndios, especialmente no Algarve, perto da serra, mas não houve perdas humanas, k é o mais importante.

    Bom, não quero frio de lascar, mas 10º a menos na temperatura daqui, dava um jeitão.

    Ai, minhas costelas -rs, mas tu vais me levar ao médico para reporem as costelas no devido lugar, vais, vais -rs.

    Como gostamos dos textos um do outro e da conversa por aqui, então o prazer é nosso.

    Beijos, um mega, híper, super abraço e te desejo uma noite feliz e terna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre, amada Céu, estaremos juntos, pois apesar da distância e do tempo os bons amigos permanecem junto aos nossos pensamentos e são sempre bem-vindos, pois nos enchem de alegria e confortam nossos corações.
      Sandrinha está cobrando mais que uma simples participação à distância neste evento que ocorrerá em Cuiabá e cobra-me com insistência minha participação ao vivo neste encontro. Provavelmente teremos que viajar para a distante Cuiabá. Obviamente se formos, não iremos de automóvel, há voos diários para lá. Tudo ainda está em estado de especulação. Mas gostaria de participar, pois haverá delegações de vários países, principalmente da Latino América.
      Meus ex-alunos. Perdi a conta de aniversários, casamentos que já fui convidado por esses filhos do coração. Neste domingo, as 14,30h virá aqui em casa uma ex-aluna, com o fim precípuo de trazer-me um convite para seu casamento. Vejas bem, ela foi minha aluna em 1997 e 98, era uma menina de seus doze, treze anos. O tempo passou, mas a amizade permanece até hoje. E assim acontece com a maioria.
      Lucas Reimann foi meu aluno no turno da noite. É uma excelente pessoa. Daquelas pessoas que temos prazer em compartilha nosso conhecimento, pois sempre foi mui interessado e participativo.
      Aguarde que estarei em breve publicando texto sobre “razão”. Quanto ao clero é vergonhoso. Veja o que está acontecendo nos EUA. São milhares de denúncias contra padres e bispos, porém isto acontece em todo o mundo e não é somente dentro das igrejas católicas, acontece e muito dentro de templos evangélicos.
      A República Tcheca é disparada a maior consumidora de cerveja per capta do mundo, mas o Brasil está entre os vinte maiores consumidores dessa bebida.
      Alguns municípios aqui do Rio Grande do Sul as temperaturas despencaram abaixo de zero, hoje fez muito frio acompanhado de chuva.
      Amada portuguesa, muitos beijos e que o clima aí em Portugal não seja tão abrasador e que os incêndios não voltem a atormentar essa terra.
      Gros bisous mon amour.
      A bientôt

      Excluir
  4. Claro que "VALEU", mon chèri Pedrito.

    Olá, meu querido e amor de amigo!

    Exatamente assim: a distância não diminui sentimentos, bem pelo contrário, os intensifica.

    Eu faria o mesmo. Tu tens de participar nesse evento ao vivo e a cores, como aqui se diz. Se viajares, tanto melhor, e reserva um hotel semelhante àquele onde estás, estiveste, frondosamente, deitado na bela e cómoda cama. Penso k foi no Uruguai, certo?

    Teus ex-alunos reconhecem o mestre como amigo, como homem digno e quase sábio e daí k surjam convites para casamentos e quem sabe se serás padrinho do filho(a) dessa tua aluna, k vai casar brevemente?

    Sim, evidente k esperarei pelos "nossos" textos, k mto me agradam e esclarecem. Vamos papeando (este verbo vem do substantivo papo, aquele órgão k têm as aves e os galináceos, creio) por aqui e quase ficamos de "barriguinha cheia" -rs. E tu k adoras comer, comer bem-rs.

    Vejo, sim, k as igrejas, os credos e as crendices estão adulterando o pensamento humano e depois, olha no k dá.

    Que frio! Tua casa tem ar climatizado? É k só os cobertores não chegam. E dizem k a chuva ameniza o frio. Notas isso por aí?

    Por aqui, continua o calor, mas a partir de 5ª feira, as temperaturas, dizem, vão descer um pouco, o k já é bom. Ontem, falei com uma amiga minha, k vive no Alentejo, pelo telefone e ela me disse k só consegue fazer limpeza na casa dela entre as 5 e as 7h da manhã devido ao calor. Depois, vai para o emprego, k tem ar condicionado. A Maria Emília e eu brincámos juntas, qdo éramos crianças e adolescentes, só k a vida dela sempre foi diferente da minha. Ela fez a instrução primária e não quis estudar mais. Adorava costurar e hoje é uma excelente costureira. E depois fez o "ritmo normal" das mulheres: casou e teve filhos. Ora, eu fui e sou bem diferente. Enfim, cada um escolhe a estrada k quer seguir.

    Je t' embrasse, de tout mon coeur, Pedrito, querido amigo!

    À toute à l'heure!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cielito amada.
      Concordo plenamente que a distância não diminui sentimentos e esta interação promove uma aproximação fraterna e gentil. Beijos.
      Céu, estou inclinadíssimo em participar deste evento em Cuiabá, a bela Cidade Verde e de calor sufocante, porém terei de resolver várias outras coisas antes de me decidir realmente. Aquela foto em que apareço bem acomodado em uma belíssima cama foi feita no Hotel Rothenburg, em Nova Petrópolis, aqui no Rio Grande do Sul, (BR), foi feita quando assistíamos do Festival de Folclore.
      O reconhecimento que recebo da maioria absoluta de meus alunos é gratificante e ao recordar daquele tempo muitas saudade enche meu coração. Bons momentos, belíssimas amizades e muita fraternidade.
      Aguarde, pois tais textos estão sendo preparados. Aqui também, “bater papo” significa conversar, entretanto na Argentina seria um termo chulo.
      Quanto às igrejas, sejam quais forem, são na verdade ídolos com pés de barro, pois foram criadas em cima da mentira, da adulteração, das falsificações e dos falsos milagres e falsas relíquias, como o próprio “dito” Santo Sudário, que foi tecido na Idade Média.
      Quanto ao clima está uma verdadeira bagunça, hoje tivemos um dia muito frio e com chuva.
      Perdoe-me se não postei a resposta tão logo a publicação de teu comentário, porém quando estava publicando teu comentário, assim como o da amiga comum Maria Glória de São Paulo, recebemos uma péssima notícia que nos fez sair sem demora de casa e passamos parte da manhã e da tarde em um cemitério, em Porto Alegre, acompanhando cerimônias fúnebres de José Afonso, papai de Liane, minha nora.
      Bonne nuit et beaux rêves.

      Excluir
    2. Hola, mi querido e adorado Pedrito!

      Então, estamos ambos de acordo.

      Excelente! Eu tôu fazendo a maior força para tua participação nesse evento, do qual vais fazer fotos e colocar no blog. Certo?

      Ah, aquela cama gostosa e espaçosa é em Nova Petrópolis? Que "inveja-rs!

      Aguardo nossos textos, para ver se quebramos os pés, k, já por si são de barro. Há k esclarecer e abrir mentes.

      Aqui, continua quente. A meteorologia falhou.

      Lamento mto o falecimento (passamento não sabia o k era, quer dizer, as pessoas se passam pra outro lugar, enfim, vão para a terra. Aqui, 90% das pessoas querem ser cremadas, coisa k ainda não entendi, nem aceitei, mas se calhar enterrar ou incinerar é igual, pke depois da morte nada sentimos.

      Meus pêsames à tua amada nora. O Sr. José Afonso não seria de mta idade, pois não? Faleceu de doença ou subitamente?

      Já postei. Qdo tiveres tempo e te apetecer, passa por lá. Merci! E escuta e vê o vídeo. Uma delícia!

      Bonne journée et de beaux et sincères baisers.

      Excluir
    3. Hola Cielito.
      Estou colaborando com os organizadores deste evento, porém a viagem para lá é ainda uma dúvida. Semana passada recebemos o convite de um casal de amigos de Chapadão do Sul para irmos ao Mato Grosso do Sul, ainda não sabemos o que fazer. Provavelmente venhamos a aproveitar esse convite e ir ao Mato Grosso, depois Mato Grosso do Sul e Goiás. Mas tudo ainda é incerto. Precisamos ir também à Concórdia na Argentina rever parentes de Sandrinha já mui viejitos. Não sei com certeza o que fazer.
      Aqui o clima continua frio e úmido e há previsões de vendavais para esse noite e que se prolongarão até sábado.
      Acredito eu que em futuro breve a maioria das pessoas pedirão para serem cremadas. Sandrinha e eu já decidimos pela cremação. O o mais correto que se tem a fazer. Respeito é óbvio o desejo de cada um.
      Agradeço pela Liane os pêsames. José Afonso tinha apenas 60 anos e faleceu devido a um câncer no estômago. A família já esperava pelo desenlace, porém a dor dps familiares foi muito grande.
      Passarei em teu espaço para ver tuas postagens.
      Ma bien-aimée, à bientôt et beaucoup de bisous pour vous.

      Excluir
    4. Hola, Pedrito!

      Acho k deves aproveitar toda as oportunidades, k surgirem. É k eventos desses, não há todos os dias.

      Aqui calor, mas amanhã vai soprar um vento forte, vindo não sei de onde-rs. Espero k o vendaval daí não tenha feito estragos.

      Também acredito, mas minha mente ainda não está preparada para cremação.

      Era ainda um homem novo, mas esse tipo de doença não perdoa e para estar sofrendo, foi melhor partir.

      Te aguardo lá no blog. Merci, desde já.

      Besitos, guapo y bon fin de semaine, chèri.

      Excluir
    5. Oi Céu.
      Não quero perder esse encontro Latino Americano, porém há outros compromissos que precisam ser resolvidos antes.
      Já passei em teu blogue e deixei um comentário. Como sempre achei uma maravilha. Caliente e belo.
      Beijos! Beijos!

      Excluir
    6. Oi, Pedrito!

      Evidente k todos temos prioridades. Entendo.

      Já li e mto agradeço teu inteligente e carinhoso comentário, lá no blog.

      Besitos e bom fim de semana.

      Excluir
  5. Oi Pedro! Oi Sandrinha! E um oi também para a nossa amiga Céu!
    Olhem, Pedro e Sandrinha estão ótimos nas fotos e só vejo sorrisos e alegria. Quantas memórias maravilhosas estes dias proporcionaram.
    Sim Pedro, a convivência alegre e respeitosa, como se percebe neste festival, entre povos, deveria ser para todo o sempre, na humanidade. De pleno acordo!
    Adorei saber do concurso da cerveja kkkkk, meninas e meninos valentes. E pela vista da última foto, a estrada me parece muito bela.
    Um beijo e abraço a todos, com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Gloria e Dom Luiz, prazer imenso, um prazer que se torna internacionalizado com a amável presença de Céu.
      Realmente foram dias maravilhosos e tanto eu como Sandrinho gostamos de participar efetivamente desses encontros, não só como simples espectadores e sim como parte de concerto de nações e de povos civilizados. Isto é muito bom. Diz um dito Gaúcho que: "Se os senhores das Guerras, deixassem de lado suas rivalidades e sentassem juntos a uma roda de chimarrão, o ódio se dissiparia e a paz reinaria absoluta".
      Falta à humanidade mais amor e menos ódio, porém este vem sempre a frente e homens se odeiam, se machucam e se matam. Infelizmente. Mas poderiam também resolverem suas rusgas em concursos de cerveja. MA-RA-VI-LHA.
      Quanto a essa estrada é para mim a mais bela de todas, tanto que é chamada de Rota Romântica. Simplesmente apaixonante. Segunda-feira saí com Sandrinha pela manhã, pegamos a Rota Romântica e fomos almoçar na Churrascaria Galpão, na cidade de Dois Irmãos. Foi uma tarde maravilhosa. Fomos até a Tenda do Umbu e retornamos a tardinha para Canoas.
      Ao caríssimo casal paulista um mega abraço.
      A ti também peço desculpas por não ter dado de pronto uma resposta, porém, como disse no comentário acima, à Céu, amada amiga alentejana, hoje o dia foi de consternação pelo passamento do amigo Afonso, pai de minha nora Liane.
      Beijos, beijos.

      Excluir
    2. Meus sentimentos Pedro e família, especialmente a sua nora Liane. esperando sempre que tudo esteja bem com vocês todos.
      É um momento delicado, mas com serenidade, compreensão e amor, os dias tornam-se mais favoráveis e os corações tranquilos.
      Nunca se preocupe por não poder responder de imediato, pois como sabes bem, eu demoro para responder. Então tu tens o direito de todo o tempo necessário para as tuas respostas.
      Um gostoso abraço Pedro, Sandrinha e Céu!

      Excluir
    3. Olá Maria Glória.
      Obrigado pela Família de Liane, mas era uma coisa que já estavam preparados, pois há mais de um ano ele vinha piorando dia a dia. Foi-se praticamente novo, 60 anos. Assim é a vida.
      Um grande abraço a todos.

      Excluir
  6. Pedro? Voltei!
    Envolvida com as fotos e emoções do festival, esqueci de dizer que espero pela postagem (quando puder, é claro) da torta de tâmaras, damascos e fios de ovos. Muito chiquérrima e deliciosa, tenho certeza.
    O caderno de receitas da tua mãe é ouro! Preciosidade! Parabéns por ser o escolhido!
    Em outro dia (também navego pelo teu blog) acho que li em algum lugar, pelas postagens, que você esteve em Goiás, não? Já provou o famoso empadão goiano? Se sim, me conte o que achou?
    Bjux!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada amiga Maria Glória, tudo estava pronto para a montagem da torta de tâmaras, porém no momento em que começaria a montagem me dei por conta da falta do côco ralado e tostado, que dará um toque especial. Hoje com essa correria de ir a cemitérios em Porto Alegre não o comprei, mas até sábado deve estar montada, pois quase tudo está no ponto para montagem. Mas só publicarei se ficar boa. É claro. KKKKKK.
      Maria Glória, nos anos 70 residíamos em Dourados (MS). Minha filha Monica nasceu nessa cidade e há dois ou três anos estivemos no MS, MT e GO. Goiás conheço muito bem, muito viajei por este Estado. Por lá comi feijão tropeiro, carne de sol, arroz com pequi, porém não conheci esse empadão goiano. Estou para ir a Goiás e Mato Grosso. Ficou a dica para provar tal empadão.
      Mil abraços e beijos a todos.

      Excluir
    2. Obrigado Pedro! Sempre, muito obrigado.
      Não consigo acreditar que esta torta não ficará boa. Isso não é possível, vindo das tuas mãos sábias e talentosas.
      Mais abraços a todos.

      Excluir
    3. Olá:
      Gosto de experimentar sabores e sabores. As tâmaras são de gosto leve já os damascos são ácidos, talvez acerte nessa composição que vai também fios de ovos, doce de leite, coco ralado. Nossa! Isto vai ficar uma bomba de bom. Por sinal gosto de mais do doce de leite. Maravilha.
      Abraços a todos.

      Excluir
  7. Bonjour, bonjour, mon chèri Pedrito!

    Espero k estejam todos bem. Ici, aussi.

    Só agora reparei k no meu comentário do dia 20, escrevi "Comme" com 3 "m". Evidente, que só tem dois. COMME, assim é k está correto. Que distração!

    Baisers, baisers et à bientôt!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cielito.
      Não te preocupes em escrever coMMMe, pois muitas vezes eu escrevo assim e aSSSim. Que trocadilho é este? rsrsrs.
      Beijos amada.

      Excluir
    2. Olá, "mio" Pedrito!

      Tenho a mania dos perfeccionismos, sou virginiana, daí que, não só dar erros ortográficos, como outro tipo de coisas, me atormenta.

      aSSSim, quer dizer, ou melhor, descodificando, SIM três vezes. Acertei no trocadilho -rsrsrs?

      Beijinhos, muitos, mon amie chèri!

      Excluir
    3. Olá Cielito.
      Apesar de também ter essa mania, muitas vezes passam coisas mal digitadas e principalmente os vícios de escrita. Sem falar que tenho que me policiar muito, pois costumo escrever em "Gauchês" tanto daqui como o do Uruguai e da Argentina. Porém é no falar que as coisas saem do controle e eu emprego muitas palavras regionais. Mas tudo bem, vamos com o tempo acertando.
      Beijinhos.

      Excluir
  8. Adorei as fotos, mas essa gaúcho está muito bonito com essa barba. Pedi ao Alfredo para deixar a barba crescer, ele não queria por que esta branca. Agora depois de muitos elogios está faceiro que nem ganso novo em taipa de açude.
    Abraços e bjos na Sandrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anajá, caríssima.
      Pois é, a barba cresceu mesmo e cresceu rápido, mais do que gravatá depois de um toró. Diga a Dom Alfredo que a barba é uma questão de costume. Depois de acostumar não tem como tirar, pois sempre ficará faltando algo.
      Um grande abraço ao casal.
      Sandrinha retribui o carinho.

      Excluir
  9. Olá Prof. Pedro, adorei as suas imagens e ver mais
    um pouco dos festejos.
    Nova Petrópolis me traz muitas lembranças boas
    houve uma época que subíamos praticamente todos os finais de semana.
    Agora temos Dom Santo, que apesar de pequeno da um bocado de trabalho para manter.

    r. A sacada de vocês deve ter muita coisa bonita pra se ver; uma hora
    dessas posta pra gente k. É sempre muito bom ver novos jardins não importa o tamanho que tenham; pequenos, grandes ou até mesmo um único vaso apreço e gosto não se mede k.
    Boa entrada de mês a ti e aos teus.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  10. Olá Janicce, amada.
    Sempre um privilégio receber teus comentários.
    Nossa sacada está mui florida nesta época. Algumas suculentas lindas de cores variadas.
    Em breve publicarei foto, pena que as orquídeas estão sem flores.
    Obrigado com o carinho aos meus e aproveito para deixar um grande abraço a ti e aos teus.
    PAZ E BEM.
    Beijos.

    ResponderExcluir