PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Níver da Nora.




Neste último domingo, finalmente, comemoramos mais um aninho de, Liane Antunes, a nossa querida nora, conhecida no seio familiar como Piliquiti, esposa de meu filho Franco e mamãe de Bruno. Ela recebeu os parabéns na casa dos cunhados Fábio e Grasiela. Mais que merecida esta homenagem, lembrando que Fábio é também meu filho, o mais novo dos três. Monica não estava presente, pois apesar de ser domingo estava trabalhando.


Aqui uma cena que seguidamente se repete. Fábio espetando uma bela carne sob os olhares "fiscalizadores" de mano velho Franco.


E novamente, como em outras oportunidades, a churrasqueira cheia de espetos maravilhosos, tendo ao fundo meu filho Franco, que preparava um belo "quentão" no fogão campeiro ao lado da churrasqueira. Quentão nada mais é que uma bebida a base de vinho tinto seco, cravo, canela, açúcar e um pouco de cachaça.



Como tira-gosto salsichão e coração de galinha assados com uma farofa.



Liane, a aniversariante, servindo-se enquanto Fabio trazia mais carne para a mesa.


Seguindo a ordem da esquerda para direita, Franco, Liane, Fábio, Sandrinha, Grasiela.


Como o frio era muito, após o almoço fomos ver um filme, porém todos enroladitos, tendo Bruno, meu neto de 18 aninhos, bem aconchegado ao colinho do vovô.


Mas bah! O frio era de renguear cusco.

Fui! 



Clique sobre as fotos

22 comentários:

  1. Nossa... nem me fale tá frio demais da conta!
    Lá no sítio por esses dias só um 1grau!!!
    Mas.... Somos Gaúchos!!! k.
    Boa continuação de mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janicce, os bons frios que a trouxeram a meu cantinho sejam eternos enquanto durem, se bem que teremos ainda alguns dias mais frios. Estaremos viajando para Nova Petrópolis assistir o 46º Festival Internacional de Danças Folclóricas. Esperamos que o frio esteja condizente com o espetáculo. Pretendemos passar uma semana abaixo de zero. KK. Caríssima Janicce, bons frios e bons dias vindouros com muita saúde e paz.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Que bonito ver toda a família reunida, claro, faltou a filhota que é linda! Sem esquecer da Sandrinha e das noras, que são igualmente belas.
    Gostei de ver as carnes muito bem apresentadas e apetitosas na churrasqueira e feitas com capricho pelos filhos.
    O aperitivo sempre me agrada, gosto muito de linguiças na churrasqueira e tenho paixão por choripan. Imagino que vocês devem ter linguiças artesanais maravilhosas.
    Vejo uma bela bela mesa, Pedro! E após os comes de bebes, um carinho do neto querido. Muitíssimo bem!
    Deixo aqui um forte abraço meu e do maridex para vocês todos e o desejo de um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Glória e Dom Luiz.
      Família é tudo. Ter filhos, noras e neto juntos é ter momentos de extrema felicidade e alegria. Peninha que Monica não estava. Aqui temos excelentes linguiças e salsichões, principalmente os do Morro Borussia em Osório, terra da amiga Anajá. O choripán é muito comum na fronteira, assim como o chivito uruguaio. Temos sim excelente linguiças aqui no Sul, porém nenhuma delas se comparam as que faziam meu pai, dom Floribal (Pelotas) e Dom Silvio Charão (Uruguaiana) tio de Sandrinha. Eram verdadeiras maravilhas. Meus filhos quando adolescentes adoravam comer em Uruguaiana os chivitos. Ainda é uma boa pedida fazer o salsichão assado, seja na brasa, no gás ou no forninho elétrico para comer simplesmente com pãozinho e uma xícara de café. Quanto ao almoço realmente foi um momento maravilhoso que após os comes e bebes, desfrutamos no quentinho das cobertas com a companhia maravilhosa do neto, nosso amor mais que perfeito, mais um momento de intensa harmonia. Grande abraço ao casal de amigos e que tenham um belo final de semana.

      Excluir
    2. Pedro, não conhecia o chivito. Vi imagens no google e é um sanduíche super reforçado, mais que uma refeição. Quem vai gostar é o maridex.
      Por aqui, não se acha boa linguiça facilmente. Disponível são as industrializadas, tipo a toscana da marca Aurora, a mais querida. Quando queremos algo de qualidade, digo artesanal, é preciso ir açougues especiais, o preço é igualmente especial ahaha.
      Um abração amigos queridos.

      Excluir
    3. Olá Maria Glória.
      "En la frontera el chivito" é muito popular, já Canoas não o encontramos, porém nossa cidade é a capital mundial do Xis, numa variedade incrível. Temos o xis galinha, xis coração, xis bacon, xis bagunça, xis tudo, xis morte lenta, xis ovo e por aí se vai. É um super lanche. Principalmente a garotada reúne-se para comer xis. Meu neto quando pequeno ia com os pais comer xis e como não conseguia comer um inteiro, pedia que fosse cortado a metade e voltava para casa com um presente para o vovô. Metade de um xis.
      Quanto a linguiça: Há sim muitas linguiças industrializadas, porém encontramos boas linguiças, quase que artesanais como as do Morro Borússia, que é vendida não só em açougues como nos grandes supermercados. É famosa e o preço não é absurdo.
      Muito frio e umidade por aqui.
      Um grande abraço ao casal de amigos. Saúde e paz.

      Excluir
    4. Boa tarde Pedro e Sandrinha!
      Fui ao google ver as fotos dos xis. São lanches prensados, pelo que entendi e muito variados. As fotos que vi, me pareceram apetitosos, não são lanches muito altos, eu gostei do que vi. E o recheio pode ser personalizado.
      Por aqui também temos os xis, mas não tão variados como os de vocês. O que temos por aqui, em alta moda, são as hamburguerias tradicionais e as gourmets. Algumas com decoração dos anos 50, com garçons vestidos a rigor, músicas de época, tipo Elvis Presley e tal e até carros antigos como decoração. Tudo imitação dos EUA, claro :/
      As churrasqueiras, chapas ou grelhas foram desenvolvidas para competir e não perder clientes. O paulistano ama um hambúrguer. Os lanches são variados, temos até hambúrguer de cordeiro e vegetariano, com molhos muito criativos. Também oferecem muitas variedades de pães, sendo o australiano bastante requisitado. As batatas fritas, especialmente as rústicas, com parte da casca, aromatizadas com alecrim e alho, são excelentes. Estas casas especializadas em hambúrgueres, oferecem cervejas variadas, muitas importadas. É uma experiência e tanto, digo assim, porque quando pensamos em lanche, entendemos que a refeição deve ser rápida, mas nestas hamburguerias não é o caso, tanto pelo que oferecem, quanto pelo preço. Temos que aproveitar do começo ao fim.
      Por outro lado, temos também as hamburguerias tradicionais, algumas com mais de 30 anos, que são igualmente excelentes, por vezes, muito superiores.
      Espero que tenham um bom final de domingo e aproveito para deixar um forte abraço com beijinhos para o casal Sandrinha e Pedro.

      Excluir
    5. Olá Maria Glória.
      Novamente estávamos preparados para ir à Três Coroas visitar o Templo Budista, juntamente com Fábio e Grasiela e mais uma vez a chuva nos fez adiar a viagem. O café colonial ficará adiado e ainda temos este mês entrante o Festival Internacional de Folclore em Nova Petrópolis, estamos com o pé na estrada para assistir esse espetáculo que ocorrerá de 13 a 29 de julho.
      Aqui em Canoas temos muitos comércios de XIS, em uma quadra chegamos a encontra três ou quatro estabelecimentos, lotadíssimo, servindo essa maravilha bem prensada, pois caso contrário não caberia no estômago. É tão popular e variado que na cidade de Sapucaia do Sul, pertinho de Canoas, havia uma lanchonete que servia o "xis Carlos", pois foi um pedido do colega professor Carlos, natural de Santos SP, que pediu um xis com linguiça, ovos, fritas, queijo e cebola, maionese, mostarda. Fez sucesso. Há excelentes estabelecimentos que só servem xis e as casas vivem lotadas. E muitos são acompanhados de batata palha, batata frita, milho verde e ervilha. Não esquecendo que há a tele-entrega. As vezes, a noite, quando me dá aquela vontade de comer um xis, ligo para o Xis Colono e peço um de picanha ou galinha. Maravilha.
      Caríssimo casal paulista, um mega abraço e que tenham um belo finalzinho de domingo e que a semana seja proveitosa, com muita saúde e paz.

      Excluir
  3. Amigo Pedro e querida Sandrinha, boa tarde!
    Olhe que o "xis Carlos" tem tudo o que eu gosto, faria sucesso comigo também.
    Então a chuva novamente apareceu e o passeio com o delicioso café colonial foi adiado. Tu estás de malas arrumadas para o festival, que façam boa viagem e tenham dias espetaculares! Como é bom viajar, passear, andar por terras conhecidas ou não.
    O maridex tem um irmão que mora em Blumenau. O pai deles, já falecido, era de Itajaí. E na sexta-feira próxima vamos dar uma passeada por lá, a convite do irmão e esposa. Já conheço Blumenau e gostei muito. E foi um passeio rápido, apenas um dia. Agora terei até o final de semana para conhecer mais um pouco da cidade.
    Estou escrevendo para vocês em pleno jogo do Brasil, mas estou com a TV desligada, porém ouvindo os gritos e cornetas, pois creio que agora o Brasil fez gol. Não me emociona ahahahahaha!
    Bem amigos, por aqui entrou o inverno com dias de sol, na parte da tarde, está esfriando, com céu azul.
    Quero dar um forte abraço ao casal de amigos, afetos e um até breve.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos paulistas, Maria Glória e Dom Luiz, privilégio imenso em recebê-los em meu espaço, neste dia frio, úmido e com o aspecto de Londres, pois não se enxerga há dois metros de tanta cerração. Há muito tempo não apreciava uma noite tão cerrada como esta. Pois é, mais uma vez o tempo nos tirou do passeio e de antemão sabemos que choverá no próximo final de semana. Aguardaremos ansiosos um belo dia ensolarado para ir ao Templo Budista.
    O Xis Carlos que era servido em uma única lanchonete muito frequentada por professores da rede municipal de Sapucaia do Sul, no horário de troca de turno, da tarde para a noite, fez sucesso. Não sei se ainda existe, pois um incendiário colocou em uma noite fogo em uma loja e nessa lanchonete que distava quatro quarteirões. (foi identificado e preso, tratava-se de um demente) mas a lanchonete não mais abriu.
    Quanto ao 46º Festival Internacional de Folclore, ontem a noite fizemos nossa reserva no Hotel Rothemburg. Maravilha. Passaremos uma semana em Nova Petrópolis para assistir parte deste festival.
    Gosto muito de Itajaí e Blumenau, porém em duas oportunidades em Blumenau a sensação foi desoladora. A cidade estava coberta pelas águas em enorme enchente. Parecia uma Veneza, com suas ruas do centro cobertas por mais de metro e meio d'água.
    Quanto a Copa do Mundo... Loucura, loucura, loucura. Não assisti nenhum jogo. KKKK. Nem quero assistir. Quero que todos os grandes caiam e os pequenos passem por cima. KKK
    Hoje foi um dia atípico. Ontem saímos ao meio-dia e fomos almoçar na Churrascaria Vitória e depois fomos passear no Canoas Park Shopping, chegamos em casa ao cair da noite. Tudo bem! Porém a noite foi terrível. Não conseguia dormir e já se iam duas da matina. Dei-me conta que o frio não me dava trégua. Levantei, peguei mais um cobertor de esquimó e consegui dormir. Passei o dia, como diz o velho taura da fronteira: "Passei o dia no catre, bombeando sobre a vida enroladito nas enxergas, ouvindo o soprar do minuano que maleva e de vereda gelou o meu pago". Traduzindo: "Passei o dia na cama, pensando sobre a vida, enroladinho nas cobertas ouvindo o soprar do vento que perverso e rapidamente gelou a mina terra".
    Assisti filmes e documentário na cama e dormi o que não havia dormido a noite. Levantei às 21 horas, fiz minha janta, estou te respondendo e de pronto vou voltar para caminha. Ufa! que vida cruel.
    Amados amigos de São Paulo, agradecemos o carinho e mandamos um grande e fraterno abraço meu e da Sandrinha e que tenham belos dias vindouros com muita saúde e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, Sandrinha, bom dia!
      O tempo por aqui está bem tranquilo, de manhã cedinho havia cerração. Nada de chuva.
      Fui ao google ver o Hotel Rothemburg. Que beleza! Achei encantador! Não resta dúvidas, a viagem a Nova Petrópolis será excelente.
      Almoçar em uma churrascaria é sempre muito bom. No final de semana passado, o maridex sugeriu no almoço de sábado. Mas acredita que eu não escolhi comer churrasco e sim uma alheira com batatas e salada. Me fartei! Estava uma maravilha.
      O frio incomoda quando não estamos bem agasalhados. E tira mesmo até o sono. O inverno é um tempo que hibernamos, descansamos, as atividades diminuem. A natureza é o melhor exemplo deste ciclo. A fome também aumenta, além das comidas que melhor confortam nosso organismo, serem mais calóricas.
      Semana passada, fiz uma carne na panela, com cebolas, cerveja preta e loira, mostarda e pitada de canela. Adoramos, é um prato belga, chamado Carbonade Flamande. Muito fácil de fazer, acompanha batatas, fritas ou purê rústico.
      Hoje voou cuidar do cabelo e tal, também dos preparativos para a viagem, Sandrinha me entenderá bem, coisitas do universo feminino. Embarcamos amanhã.
      Um bom restinho de semana para vocês, um abração de Sampa, meus queridos Sandrinha e Pedro.

      Excluir
    2. Olá gente querida de Sampa.
      Sandrinha e eu estamos ansiosos para fazer novamente esta viagem a Nova Petrópolis, mesmo sendo a cidade que mais visitamos e sempre bom chegar naquela querência. Há muitos hotéis em NP, porém já estamos acostumados com o Rothenburg, fica há uns 3 ou 4 km do centro da cidade, na avenida central que é continuação da maravilhosa Rota Romântica.
      Alheira é bom, porém modifica-se os acompanhamentos. É calórica, mas muito boa.
      E essa carne de panela com cervejas, com certeza ficou uma maravilha.
      Desejamos a vocês uma bela viagem, aproveitem cada instante. Quanto a preparação das mulheres, sou paciencioso, tanto que a sexta-feira é o dia das meninas. Sandrinha e Monica vão almoçar juntas e depois vão para o salão (manicure, pedicure, cabelos, sobrancelhas) haja tempo e paciência. Aproveito para procurar calmamente um bom vinho, ir a oficina dar uma revisada no carro ou simplesmente ficar em meu cantinho.
      Paulistas amados, que tudo seja sempre melhor, que todos os sonhos sejam realizados e que a paz e o amor reine eternamente entre vocês.
      Grande abraço de Sandrinha e Pedro ao casal Maria Gloria e Luiz.

      Excluir
    3. Olá queridos amigos! Como estão?
      Hoje a temperatura baixou, está muito agradável.
      Chegamos de viagem e no final de semana, tínhamos uma reunião familiar, com uma bela mesa, muito vinho, conversa e alegria. E assim ficamos por sete horas, sem perceber o tempo passar. Foi muito, mas muito bom.
      Já estão em Nova Petrópolis?
      Por aqui, a semana começou com trabalho, arrumações na casa e roupas de viagem.
      Sobre o seu comentário na postagem do edifício Martinelli e o restaurante grego, o grego Trasso é um mito, já foi entrevistado por muitas emissoras de TV e outros, uma simpatia e com tanta idade, é tão ativo.
      Gostei de saber da história do Banco Pelotense e se minha mãe estivesse viva, adoraria ouvir cada palavra. Ela adorava trabalhar no banco da Província do Rio Grande do Sul. Só teve boas lembranças e amizade. O chefe era muito amigo da nossa família e uma amiga querida foi madrinha da minha irmã. Como minha mãe perdeu o pai (meu avô) muito cedo, foi ele (o chefe) que a levou para o altar, no casamento. Era querido por todos na família, são histórias de outros tempos.
      Sobre o arroz a grega, creio já ter lido algo sobre a história, mas não me lembro agora. Antigamente era um prato que nunca faltava nos cardápios dos bons restaurantes. Hoje em dia, posso afirmar que ele está extinto. Nunca mais vi este prato, parece esquecido, pelo menos aqui na capital de São Paulo. Acredito que o tal arroz a grega possa ser servido em uma galeteria de aqui de São Paulo e olhe, o galeto é excelente!
      Gostei de aprender sobre gringo, griego e grego. Por aqui é como escreveste: "gringo é um estrangeiro".
      Blumenau: gostamos da viagem, foi bem tranquila, dias quentes. A cidade é bem pacata, passeamos pela avenida principal. No sábado a noite, fomos jantar com a família do irmão do maridex e foi muito agradável. Estivemos na Vila Germânica e tomamos algumas cervejas diferentes, gostamos muito da Eisenbahn IPA, com pronunciado sabor amargo. Comprei salsichas alemãs e linguiça defumada de Blumenau. Na sexta-feira fiz um jantar alemão, mas a cerveja era argentina ahaha (Patagonia Amber Lager - maravilhosa). Blumenau é uma cidade limpa, com um povo educado e simpático. Nos restaurantes e comércios, o relacionamento foi educado e amável. Eu gostei muito.
      A copa quase nem existiu e agora, tudo voltando ao normal. Isso é bom.
      Abraços para os amigos Sandrinha e Pedro e até breve.

      Excluir
    4. Olá Maria Gloria e Luiz, prazer imenso.
      Os dias por aqui andam muito frios e com chuva. Estamos com o pé na estrada, nossa viagem será no próximo sábado. Estou ansioso para rever a bela Nova Petrópolis. Hoje mesmo estive sondando restaurantes da Serra que servem carnes exóticas, pois ando com muita vontade de comer belos bifes de avestruz. Comprava seguidamente em Canoas essa carne maravilhosa, porém não mais a encontro.
      Infelizmente do Banco da Província sobrou apenas a história (nem sempre contada com clareza) e seu belo Prédio junto a Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre. Majestoso prédio que é um dos cartões postais de nossa capital. Infelizmente nos anos 70 entre outras “maracutaias” o Banco vinculou-se ao Montepio da Família Militar, e tudo ruiu numa roubalheira sem igual. Certa tarde, no final dos anos 70, estando na Feira do Livro, acontecimento que há mais de meio século acontece anualmente nessa Praça, ouvi um Coronel da Reserva do Exército dando uma entrevista a uma Rede de Televisão local e alto e claro disse, no meio do povo que se acotovelava no evento, ao repórter que o entrevistava, - “a falência deste Banco, apontando para o Prédio do Banco da Província, deve-se a roubalheira feita por colegas meus que se locupletaram roubando milhões desta instituição”. Bueno! Caiu-me os butiás do bolso, pois era uma das milhares de coisas abafadas daquele período.
      Blumenau é linda, assim como outras cidades do litoral catarinense e quanto as cervejas, hoje há uma procura muito grande por cervejas artesanais, pois essas das grandes cervejarias não passam de um chazinho fraco e aguado. Mas por aqui há muita cerveja uruguaia e a nossa imbatível Polar. Forte, encorpada e amarga.
      Não assisti nenhum jogo da copa, mas continuo torcendo pela Croácia kkkk.
      Grande abraço ao casal paulista. Muita saúde e paz.

      Excluir
    5. Olá Pedro e Sandrinha!
      Estou escrevendo para vocês e pensando que devem estar em Nova Petrópolis, curtindo férias merecidas, em local que tanto gostam. Desejo que tenham dias incríveis e que descansem e relaxem muito, com alegria e serenidade.
      Nunca provei carne de avestruz, preciso provar, já que dizes que é muito boa. Quanto a cerveja Polar, também nunca provei e vou dar uma passadinha no Zaffari aqui de São Paulo, para ver se encontro por lá. Também quero conhecer, nunca provei. A minha preferência é vinho, mas não dispenso uma boa, encorpada e amarga cerveja.
      A corrupção neste país é algo muito antigo e enraizado, portanto, difícil a correção. Bem se vê e sabe.
      Dia 12/07 eu fiz aniversário e estes dias foram festivos, com um jantar aqui em casa e uma noite surpresa de pizzas, organizada pelo maridex. A 'pizzada' foi em uma pizzaria e não em casa e foi excelente! A minha Marianinha estava comigo, assoprando a velinha, pq vc bem sabe, quando se é avô ou avó e os netos são pequenos, a velinha sempre é assoprada por eles ahahaha.
      Pedro, como você gosta de comer a carne de avestruz? Nem imagino como é feita.
      Um abraço Sandrinha e Pedro, beijinhos e bons dias de ferias.

      Excluir
    6. Olá Maria Gloria.
      Maravilha: 6 Seis dias em New Petrópolis. Seis dias de cultura. Seis dias de encontros com povos diferentes e tão iguais. Argentinos, Paraguaios, Colombianos. Pomeranos, Libaneses, Maoris, Pataxós, Gaúchos, Birivas. Goianos e outros povos unidos pela dança e pela música. Publicarei no decorrer esses seis maravilhosos dias.
      Voltamos hoje a tarde de Nova Petrópolis, mas nossa vontade era de ficar mais uns dias.
      Quanto a carne de avestruz é uma carne saudável e gostosa que contempla a todos aqui de casa. Costumo fazer bifes mal passados com pouco sal. Ficam deliciosos, porém há mil maneiras de fazer, inclusive assada no espeto, ensopada com milho verde e ervilhas, ensopada com batata ou no molho para massas e pizzas.
      Há aqui no RS muitas cervejas artesanais que estão se firmando pois são verdadeiras cervejas, desde as amargas e encorpadas quanto as leves e suaves.
      Mesmo atrasado "PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO" muita saúde e paz. Um beijinho à Marianinha e um abraço a Dom Luiz.
      Caríssima amiga, muita saúde, paz e bem. Um mega abraço.

      Excluir
    7. Pedro e Sandrinha, olá!
      Agradeço pelos votos do meu aniversário, foi um dia super alegre. Terça-feira da semana que vem, terei um atividade com a Marianinha, na escolinha dela. Será com as duas avós.
      Já olhei e vi que tens três postagem publicadas sobre Nova Petrópolis, que irei apreciar.
      Deixo um forte abraço a você e Sandrinha, desejando desde já, um ótimo final de semana.

      Excluir
    8. Olá Maria Gloria;
      Essas atividades nas escolinhas, que reúnem avós são maravilhosa, prazerosas e alegres. Vale muito participar, tanto para o aluno como para os familiares. É a oportunidade conhecer por dentro o cantinho que os acolhe.
      Foi realmente fantástica essa semana em Nova Petrópolis. Há muita coisa a ser publicada.
      Desejamos a vocês um final de semana excelente.
      Mega abraço ao casal paulista.

      Excluir
  5. ERRATA: Leia "minha terra" no lugar de "mina terra".

    ResponderExcluir
  6. Olá Prof. Pedro,
    Mas bah, essa é a melhor parte de nossa vida reunir a família e ainda degustar um churrasquinho feito pelos filhos. Eu sou louca por uma carne e tem que sobrar para fazer a paçoca no outro dia.
    Parabéns a nora, desejamos muitas felicidades.
    Bjos pra Sandrinha e abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anajá.
      Acabamos de chegar de Nova Petrópolis, aonde por seis maravilhosos dias assistimos parte do 46º Festival Internacional de Folclore. Maravilha. Estivemos também em Pinhal Alto, pois quando publicaste tua visita à essa localidade fiquei curioso em conhecer. Lindinha, pacata e de uma paz imensurável. Publicarei posts sobre essa viagem. Agradecemos o carinho e retribuímos com afeição. Muito obrigado.

      Excluir