PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 13 de janeiro de 2018

BRASIL – Um País De Faz De Contas.





Quando, em 1962, o General Charles de Gaulle, 18º Presidente da França, afirmou do alto de seu 1,96 m. quase dois e de sua postura de um verdadeiro General, que o Brasil não era um país sério, muitos brasileiros acharam-se profundamente ofendidos.


Coitadinhos.


Entretanto hoje, há bem mais de meio Século o que vemos é exatamente isto. Um país de “Faz de Contas”, das orgias e maracutaias, um país cujo povo ainda não acordou de seu sono eterno em berço esplêndido e perdido nesta profana farra com o dinheiro público não se atém aos verdadeiros canalhas que enxovalham a Nação, cuja imprensa internacional, inunda seus periódicos com sarcasmos e reproches ao outrora Pindorama.


Há na verdade dois Brasis. Um é o Brasil de faz de contas, dos marajás, dos maus brasileiros, que além da deslavada corrupção que corre solta em todas as esferas da Mãe Pátria, aonde Deputados, Senadores, Juízes, alguns Militares, Prefeitos e até os inúteis Vereadores chafurdam no erário, golpes, auxílio moradia, auxílio creche, auxilio paletó, mordomias e falcatruas, habeas-corpus que nem juiz de futebol concederia, o “Zé-povinho”, que pertence ao segundo Brasil, país de analfabetos por instrução, analfabetos políticos de enésima qualidade, analfabetos funcionais e tantas outras péssimas qualidades, continua na mesma e secular pasmaceira e deixa o barco correr sem tomar uma atitude drástica contra esses brasileiros cuja pátria é la plata, não se importando com o verdadeiro Brasil.




Estamos vendo um verdadeiro assalto aos direitos trabalhistas, instituídos nos anos 30 pelo velho caudilho Getúlio Vargas, Gaúcho de São Borja, que tomou o poder na marra, pela força das armas e nas patas dos haraganos e no poder ficou por 15 anos, sendo depois eleito por voto direto, suicidando-se em 24 de agosto de 1954, para, segundo ele, não haver derramamento de sangue, o que na verdade era o que precisava acontecer, pois chega de tantos escândalos e desmandos nesta terra tão generosa. Generosa para os ricos, já que a dita classe média que se acha rica defende com unhas e dentes esse poder podre, corroído e desavergonhado, e esquece que também está sendo lesada, já os pobres padecem o infortúnio de serem pacatos e sem memória. Enquanto o meu computador tem excelente memória esse povinho tem uma vaga lembrança.


Chega!


Enquanto o povo não acordar, esta vergonha continuará a acontecer e para eles, parece que está tudo as mil maravilhas. Pobre defendendo políticos renomadamente corruptos, pobre defendendo políticos de direita, aliás, ser pobre de direita já é prova suficiente de analfabetismo político, e ainda para defender os ricos dizem com a maior imbecilidade que se o sujeito é rico, não precisa roubar. Mais uma prova da ignorância deste povinho pobre que defende esse bando de canalhas que só vê o ganho pessoal, enquanto isto o pau que bate em Zé não bate em José. Acumulam-se processos contra Senadores, Deputados, Ministros e outros alcaides, pois essas leis carcomidas dão a eles esse famigerado Foro Privilegiado, por isso nada vai à frente e continuam os safados com poses de doutores, esquivando-se e sendo protegidos por esse verdadeiro escárnio de leis fracas, omissas e até imorais.


Portanto o povo pobre e oprimido parece-me querer viver neste país de contos de fadas.


Vemos agora mais um assalto aos trabalhadores, no caso específico aos trabalhadores públicos, que têm suas cestas básicas de alimentos cortadas por alguns prefeitinhos golpistas, enquanto isto Juízes, Senadores e Deputados e outros desse meio recebem auxilio para tudo, até para gasolina, não bastasse os astronômicos proventos e vantagens que extrapolam o teto constitucional. Riem, gargalham e fazem pouco deste povo “emburrecido” com o antipetismo, como se a corrupção tivesse acorrido somente nesse período, porém ela é antiga e passou pela Privataria Tucana (PSDB) e continua em todos os partidos e em todos os momentos, mas o povo não se atém aos verdadeiros canalhas, corruptos que usando de sua posição não só traficam influências como drogas. Drogas em fazendas de Senadores e helicópteros, conhecido como helicoca. Drogas na verdade são esses mandantes de assassinatos, de propinas e tantas outras coisas que levam o país para o fundo do poço, mas o povo está tão “emburrecido” que só enxerga um lado. Tenho pena, não, tenho nojo.


Senhor Charles de Gaulle, sei que se o senhor fosse vivo diria mais, não apenas que o Brasil não é um país sério e sim que o Brasil além de não ser sério é um verdadeiro escárnio, aonde a vergonha não existe, a moral foi-se água abaixo e o que impera e a safadeza, a corrupção, o desmando, a farra com o dinheiro público. Vivemos, pois neste país que não passa de uma “Never Land”, ou Ilha da Fantasia. Se preferires um país que deveria verdadeiramente ser chamado de Marmelândia.



Um país rico, que apesar de toda essa vergonhosa roubalheira consegue se manter entre as dez maiores economias do mundo, porém se não fossem as malas de dinheiros encontradas em apartamento do Deputado Geddel (PMDB), cinco vezes eleito pelo Estado da Bahia, e outros escândalos, a situação seria outra. Mas não só o povo baiano, mas todo os brasileiros precisam saber em quem votar e não votar nesses lixos.




Até quando vou viver nesta monstruosa pouca vergonha desses políticos safados que mereceriam mesmo era de um bom PAREDÓN, que pelo visto teria que funcionar 24 horas ininterruptas e que os canalhas tivessem que pagar a munição dos pelotões de fuzilamento.


Realmente, tenho vergonha de nosso povo que se deixa iludir por esses políticos canalhas e mentirosos. E quanto mais safado, autoritário, racista, misógino for mais cativa esse povinho também desavergonhado, que acredita no canto do quero-quero.


Como podemos não aceitar as sábias palavras de Charles de Gaulle, se até um Juiz da Suprema Corte, a mais alta instância do país está no alvo para ter seu impeachment aprovado pelos escândalos que o envolvem. Só mesmo num pais de mentiras, roubalheiras e de um deslavado entreguismo, orquestrado pela grande mídia, direitista e mentirosa.


Meus filhos sabem da vergonha que eu tenho de pertencer a este país de Faz de Contas, onde os mais canalhas são os mais louvados, país que não tem memória, pais que vota em Deputados e Senadores condenados por corrupção, vota em palhaço, vota em fascistas, achando que as coisas vão melhorar.




O Palhaço Tiririca fez sua campanha com o slogan “Vote em Tiririca, pior que está não fica” e foi eleito.


Mas senhor Tiririca, apesar de sua renúncia, verdadeira palhaçada, teatrinho barato, falsas lágrimas, ficou muito pior.


Hão de chorar lágrimas de sangue e por esses motivos cresce tanto o movimento “O Sul é o Meu País”. Depois não adiantará chorar o leite derramado, mas de alguma maneira temos que nos livrar dos verdadeiros bandidos que assaltam os cofres da própria Mãe Pátria.




Não esqueçam que o resultado do plebiscito não oficial, o Plebisul, ocorrido em outubro 2017 mostrou no voto que 96,26% são favoráveis a uma Republica autônoma no Sul, mas precisa esta Nova República, se vier a acontecer, mudar todas essas leis falidas e instituir a pena de morte aos políticos corruptos, pois aqui há também muitos caborteiros.


Fui!
 

Mas vou tapado de asco.

16 comentários:

  1. Olá tudo bem?
    Quero desejar um feliz 2018 que neste ano as coisas melhores para todos os brasileiro e acordem para fazer deste pais um lugar de se orgulhar. É uma vergonha ver tudo isso acontecer e ninguém se revolta. Certamente devem estar mamando.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, sempre bem-vinda Anajá.
    Realmente vivemos nesse país em que muitos assalariados que percebem mais que a média, acham-se ricos. Vergonhosos escândalos que fez surgir a ideologia do ódio. Muitos sem as mínimas condições de entender o que hoje acontece no país, mas tem a veleidade de se acharem entendidos nessas questões e como falta-lhes conhecimento e base sólida apelam para o ódio. O verdadeiro ódio pelo ódio. Fico decepcionado com o que está acontecendo em todos os sítios da sociedade e que a maioria desconhece, pois para se manterem dentro de certos privilégios externam com ódio sua ideias, mesmo que carcomidas, para manterem-se no "poder", apontando muitas vezes com seus dedos sujos toda essa cultura que está muito bem ancorada principalmente dentro da classe alta e parte da classe média que vende o peixe como se verdade fosse. É até temerário tentar argumentar ou expor o que hoje rola em todas as camadas da sociedade, pois o que a grande parcela desta sociedade sabe são informações tendenciosas veiculadas pelas grande mídia atrelada a interesses escusos e financiadas pelo grande capital internacional que não dá espaço ao povo pensar. Realmente, essa grande maioria vive num mundo de faz de contas, não sabendo o que está realmente acontecendo, uma verdadeira caça aos que sabem pensar. Não só o povo está sendo vilmente enganado, a própria classe média está sendo vergonhosamente lesada, porém não consegue vislumbrar, pois seus ganhos ainda a mantém em um determinado status que a resguarda, por enquanto, do que está para acontecer e não sabe o que o futuro aguarda. Um ódio visceral está tomando conta, perseguições recorrentes, demissões de funcionários, extinção de Universidades, fim dos direitos trabalhistas. Enquanto o povo perde seu poder de compra, a classe média perde o poder de venda, mas acha que está tudo normal. Há sim um plano, capitaneado pelo grande capital internacional para tirar o Brasil do contexto internacional e torná-lo no Brasil dos anos 50 e 60. Mera colônia de exploração. Entregam grande áreas na Amazônia a esse capital especulativo, sem nenhum pudor. E dentro desta ideologia do ódio, muitos serão os alvos. Vemos isto nos constantes ataques impetrados pelo próprio Departamento de Estado Americano, tendo a frente essa figura patética, sombria e agressora de Donald Trump, que não cansa de se imiscuir nos assuntos internos de diversos países, a ponto de sistematicamente atacar os países pobres e principalmente os países emergentes. Fiquei estarrecido com planos dessa direita raivosa que semeia tanto ódio, estudando inclusive a possibilidade de esterilização de países que são considerados carta fora do baralho. Infelizmente estamos entrando em uma era de total espoliação do chamado Terceiro Mundo, aonde por incrível que pareça ressurgem lideranças fascistas para acabar de vez com os despossuídos e demais trabalhadores, num verdadeiro assalto odioso que tanto mal faz a humanidade. Humanidade cada vez menos humana. Depois dizem-se bons e cristão, que numa luta ferrenha que expandir sua influência amordaçam todos os que, tendo um pouco mais de visão humanitária e social, denunciam ou se opões diretamente a esse assalto.
    Caríssima, sempre um grande privilégio em tê-la em meu espaço comentando e dando sua opinião, mesmo que sucinta, mostra bem sua visão clara e correta do que estamos passando. O pior está para vir.
    Com carinho e respeito um grande abraço, extensivo a Dom Alfredo e apesar de não os conhecê-los pessoalmente, nutro muito carinho e admiração. Obrigado pelo Feliz 2018. Retribuo.
    Não publiquei o outro comentário para resguardar a inviolabilidade de seu endereço postal. Aguarde.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Meu querido amigo Pedro,

    Nossa! Que silêncio, o teu! Está tudo bem por aí? Aqui, tudo normal e sereno.

    Li teu excelente post, não só hoje, mas já duas vezes, antes, e fiquei espantadíssima e orgulhosa com a tua lucidez, que pões bem a nu.

    Começas mto bem com Charles de Gaulle, que considero um político mto inteligente, embora com suas falhas, bem menores que as de Macron, em minha opinião. Os tempos são outros, eu sei!

    Talvez fosse natural os Brasileiros ficarem ofendidos com as afirmações do general francês, pke, afinal, ninguém gosta de ouvir verdades. Creio que mtos sabiam, que ele falava verdade, mas custa aceitar, então vamos mostrar que somos mto bons, quase únicos e respeitosos. Com o andar dos tempos, as coisas não mudaram, não, excetuando o período da ditadura militar, mas como eu sempre te digo e direi: pra grandes males, grandes remédios.

    "Chega", escreveste mto bem. É preciso que o povo, os mais desfavorecidos, sobretudo, acordem e se necessário lancem mãos à obra ou às armas, não sei, contudo vocês são milhares e a vossa cultura é uma miscelânea, o que, por um lado, até pode ser positivo, mas temos de ter atenção às tendências, ascendências e aos respetivos e inúteis credos.

    Qto às malas de dinheiro, eu vi na TV portuguesa e achei e acho inclassificável. A classe favorecida rouba, rouba à desfavorecida e o olhar da maioria está no carnaval, no samba e no futebol. Como se pode elucidar essa gente?

    Em relação em quem votar, a cada eleição é sempre o mesmo. Eles, os candidatos juram pela mãe, mulher, prima, sogra e papagaio, mas depois é só meter a mão na massa. Quem vota neles é quem tem culpa. Não votem! Façam greve às eleições próximas. Virará anarquia? Mais do que aquela, que existe, atualmente, é difícil (rs).

    E como por aí há mtos palhaços não profissionais, o "circo" vai continuando e até aumentando. Mas quem foram as cabecinhas ocas, que votaram em Tiririca?

    o teu país é tão grande, que até acho bem que o Sul seja um país com leis próprias, e se necessário for, instituir a pena de morte. Estou contigo, estou com os com vergonha na cara.

    Novo post e vídeo, lá no blog. Aparece, qdo pretenderes. Obrigada!

    Beijos e um mega e sincero abraço, meu lindo amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, amada.
      Meu silêncio não retrata que tenha esquecido de tão querida amiga. Jamais.
      Ando mui ocupado, preocupado e arredio.
      Ocupado a nível político e social, anteontem e ontem foi uma correria. Anteontem, Ruthe Passos chegando de Cuiabá (MT) ao Aeroporto Salgado Filho, passou à tarde em nossa companhia, almoçamos juntos, levamos a conhecer o novo shopping e às 17 horas runbiamos à Cidade de Porto Alegre, levá-la à Estação Rodoviária, pois ela seguiria de ônibus para Pelotas. Quando ela embarcava, chegava de Pelotas, seu pai, meu amigo, cuja amizade, sincera e respeitosa dura mais de 55 anos. Ele, Dr. Luiz Augusto Passos, Mestre Doutor da UFMT, Universidade Federal do Mato Grosso, estando de passagem para participar de uma Banca de Mestrado de uma sua mestranda, pernoitou em nosso apartamento e na manhã de ontem, levei-o até o Campus da Unisinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo e de lá voltou à Porto Alegre e tomou um avião para Cuiabá. Muita correria.
      Preocupado com o estado de instabilidade que sufoca o Brasil. Alguns contatos, muitas e acaloradas discussões.
      Arredio em sair às ruas, pois não consigo entender que este povo esteja nesta pasmaceira assustadora, com a direita raivosa semeando o ódio pelo ódio. A violência pela violência. Sandrinha e Monica dizem que estou sofrendo de agorafobia. Concordo plenamente. Prefiro ficar em meio a minhas abelhinhas que insistem em me acompanhar em tudo o que faço em meu escritório do que ver ou falar com um bando de equivocados políticos, verdadeiros analfabetos como frisou bem Bertolt Brecht.
      Mas não a esqueço. Nunca.
      Quando Charles de Gaulle disse que o Brasil não era um país sério, na verdade referia-se a proibição brasileira aos navios pesqueiros franceses de entrarem em águas brasileiras para a pesca de lagostas, porém a frase ficou e o que vemos nesse longo período que realmente, no campo da política nada mais correto foi a sua afirmação. Estou enojado dessa corja de maus brasileiros que usam da política para amealhar verdadeiras fortunas a custa do erário.
      Lula, que será julgado por um tribunal em Porto Alegre, certamente, mesmo não havendo provas concretas, será condenado, pois a mão do Departamento de Estado Americano e o próprio Donald Trump, querem isto. Para eles o Brasil, que no Governo Lula alcançou a 6ª posição na economia mundial, representa um “perigo”, sendo que em um ano despencou para a 9ª posição.
      Quanto a votar, sou favorável ao voto facultativo, mesmo pela idade não sendo obrigado a votar o farei, pois corremos o risco de, como acontece em todo o mundo, termos também essa direita raivosa no poder, o que é um mal terrível para os trabalhadores e mesmo ao povo em geral.
      Estava com saudades e desejo que tenhas um belo final de semana, com muita saúde e paz.
      Beijos.

      Excluir
    2. OBS: O palhaço Tiririca foi eleito pelo Estado de São Paulo, o mais rico Estado da Federação. Dá para acreditar?
      Beijos amada Céu.

      Excluir
  4. Amigo Pedro Teixeira,

    obrigado pelo seu comentário n' A Cidade Deprimente, o blogue com que pretendi fazer o contraponto à Cidade Surpreendente.

    O problema que relato no post que comentou é, como diz, comum a muitas cidades em todo o mundo. No entanto, no Porto, apesar de haver muita gente pobre, não há assim tantas pessoas a dormir na rua. Se houvesse vontade, o município (a prefeitura, como se diz no Brasil) resolveria esta questão com facilidade, porque tem excedentes financeiros devido aos altos impostos que nos cobram. Não tem é vontade política.

    A questão dos desalojados agravou-se em Portugal entre 2011 e 2015, durante a vigência de um governo de gente que cortou nos salários, no ensino, na saúde e privatizou a maioria das grandes empresas que pertenciam ao Estado. Tal como o golpista Temer disse hoje, no forum de Davos (essa cimeira de vilões), que iria fazer no Brasil.

    Imagina que em Portugal, a produção e a distribuição de energia eléctrica estão hoje nas mãos do Estado chinês, rendendo ao accionista 750 milhões de euros por ano? E que os Correios de Portugal, uma empresa com 500 anos, foi vendida ao desbarato à americana Goldman Sachs? E que esta distribui dividendos superiores aos lucros, descapitalizando a empresa? Tudo isto foi feito na nossa cara, sem meios para resistir a estes roubos dos recursos de quem trabalha.
    Neste momento temos um governo, o único governo social-democrata existente na Europa, que tem emendado algumas das injustiças impostas pela governação anterior, mas com dificuldade, porque, apesar de ter o apoio da população, tem todos os média (rádio, televisões e jornais que estão nas mãos de grandes grupos financeiros), contra si, divulgando mentiras e calúnias a toda a hora. Nem a televisão do Estado merece credibilidade.

    Sobre o Brasil, não creio que movimentos como "O Sul é o Meu País" resolvam os problemas dessa grande nação. Poderão servir de escape para a impotência de quem assiste ao assalto aos recursos nacionais, mas o essencial, mesmo com a divisão do país, manter-se-á, porque o problema não é brasileiro, é mundial.

    O panorama para o futuro é, quanto a mim, negro. Creio que um dia se fará a reversão deste estado de coisas, mas levará uma geração, pelo menos. Ou então não, andaremos todos controlados e contentinhos, numa farsa de democracia, num misto do que foi previsto por George Orwell e Aldous Huxley, na primeira metade do século passado.

    Um abraço meu amigo (e tente viver os dias da melhor maneira, que é o que eu faço).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual expressão usaria para começar esta resposta a tão consistente e lúcido comentário?
      Optei por AMIGO, pois amigo sintetiza o que há de mais profundo em uma relação respeitosa, já que irmão é puro acaso e com o tempo muitos se tornam distantes e até antagônicos.
      Então:
      Amigo Carlos Romão, semana passada esteve hospedado em minha casa, outro amigo, Luiz Augusto Passos, uma amizade de mais de 50 anos, ele Professor, Mestre e Doutor, (doutorado em Portugal), hoje catedrático na UFMT, Universidade Federal do Mato Grosso e neste interregno que aqui esteve, pois viera à Canoas participar de uma banca de Mestrado na Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, pudemos por nossos assuntos em dia e tanto ele como eu temos essa visão quanto ao grande espólio que estão sofrendo os países em decorrência desta absurda exploração pelo grande capital internacional.
      Tivemos uma péssima experiência com a dita Social Democracia, governo de Fernando Henrique Cardoso que privatizou a maioria das empresas nacionais, num verdadeiro escândalo que inclusive foi meticulosamente abordado no livro, que está ao alcance de minhas mãos, A PRIVATARIA TUCANA de Amaury Ribeiro Jr. Foi um verdadeiro e escandaloso governo que levou o Brasil a um assalto gigantesco. Com a tomada do Governo Lula, o Brasil passou a ser mais notado e até respeitado a nível mundial, com a criação do G20, Missões de Paz do Exército Brasileiro no Haiti, Timor, Angola e outros, porém isto incomodava as tentativas americanas de recolonizar o país. Não por menos todo este estardalhaço, feito pela mídia que levou ao Impeachment de Dilma Roussef, articulado fora do país e muito bem cumprido pelas elites nacionais. Um passo atrás.
      Ontem a cidade de Porto Alegre estava vermelha de militantes da esquerda nacional e estrangeira, inclusive com delegações oficiais de muitos países para assistirem de perto o que iriam fazer contra Lula, pois seu julgamento será em nossa Capital Estadual e que pesquisas mostram que se for candidato ganha disparado em qualquer situação. Vão condenar o Lula, com ou sem provas, pois esse é o plano dessas elites lacaias.
      Muitos ainda têm uma aversão profunda, pois confusos acham que Socialismo é o que houve na Antiga URSS. Enganam-se. O Mundo precisa mudar radicalmente, cito muito em meus escritos Aldous Huxley e refiro-me sempre ao Admirável Mundo Novo. Precisamos mudar nossa forma de ver o Mundo e a Vida em si. Pois enquanto poucos têm muito, muitos nada têm e a miséria, o infortúnio e as disparidades sociais só se agigantam.

      CONTINUA:

      Excluir
    2. Houve aqui no Brasil no ano de 1935, um levante armado que partiu de dentro de alguns quartéis do Exército, movimento esse liderado pelo Capitão da Esperança, Luís Carlos Prestes. Comunista Histórico. Como o intento dos Comunistas não logrou êxito seguiu-se uma campanha violenta contra a esquerda, culminando com o falso Plano Cohen, feito e divulgado pelo Gen. Góis Monteiro e o então Capitão Mourão Filho. A repressão, as mentiras, prisões e mortes e finalmente a Imposição do Estado Novo de cunho Fascista. Mourão (General) volta às páginas da História quando em 1964 iniciou a movimentação de tropas sob seu comando, culminando com a famosa Quartelada de 64, que levou o Brasil aos anos de Chumbo.
      Porém continua a grande mídia farsante a iludir o povo com mentiras e absurdos e o que mais me deixa atônito é ver pobre defendendo a direita raivosa. A direita da exploração, da miséria e da fome.
      Óbvio está que a pretensão das grandes fortunas é ter um governo centrado nos EUA, para assim poder facilitar o assalto às riquezas de todos os países. Donald Trump, em entrevista dada há duas Semanas chamou os países pobres de países de “m”, bem mostrando sua arrogância, prepotência e caráter fascista e racista.
      Muito me interessei pelos escritos de George Orwell, principalmente em suas críticas ao Stalinismo, sem tirar o foco no Socialismo Democrático, no Anarquismo (autogestão).
      Quanto ao Sul é Meu País, desde 1835 os Gaúchos já queriam e chegaram a proclamar sua República no Rio Grande do Sul. Este movimento hoje tem a participação de Santa Catariana e Paraná, porém ainda não me convenceram totalmente e te confesso que sinto certa velhacaria neste movimento, tanto que me abstive de votar no Plebisul. Posso estar enganado, mas falta muito para convencer-me, pois não é o momento, muito menos confio nessas lideranças comprometidas com alemães e italianos.
      Um grande abraço meu amigo e agora bem gauchescamente:

      “SOU UM TAURA QUEIXO DURO E DE RELANCINA COMPRO CAMORRA E NÃO ME ARROLHO PARA ESSES ALCAIDES CABORTEIROS”.

      “SOU UM HOMEM DESTEMIDO, BIRRENTO, E NUM INSTANTE COMPRO BRIGA E NÃO ME ACOVARDO PARA ESSES IMPRESTÁVEIS TRAPACEIROS”.

      Excluir
  5. Amigo Pedro Teixeira,

    procurei há pouco notícias da manifestação de apoio a Lula, que aconteceu ontem em Porto Alegre. Na internet não existe qualquer referência dos média portugueses a essa manifestação, no entanto, vi umas imagens no Youtube que mostravam milhares de pessoas na rua. Tenho quase a certeza que se a manifestação fosse anti-Lula, teria sido noticiada repetidamente, mas acontece que os donos da informação em Portugal, têm os mesmos objectivos dos que distribuem notícias no Brasil.

    Quando aludi à social-democracia, não me referia àquela que praticou Fernando Henrique Cardoso. Ele, tal como Felipe Gonzalez, Durão Barroso e outros, foi um dos coveiros da social-democracia, ao seguir a chamada terceira via de Tony Blair, que não foi mais do que o abrir de portas ao capitalismo desregulado, selvagem. Foi-se o social e a democracia vai pelo mesmo caminho.

    A social-democracia de que falo é a da via reformista para o socialismo, que o meu amigo referiu como socialismo-democrático, aquela que após a II Guerra Mundial trouxe a paz e a prosperidade à Europa, com a criação do estado-social e da União Europeia, projecto que hoje se desmorona, a cada dia que passa, nas mãos de traficantes da alta finança que assumiram o poder em Bruxelas.

    Voltando ao Brasil, vou copiar, mais abaixo, uma crónica de Daniel Oliveira escrita antes do aumento da pena de prisão de hoje, a Lula da Silva, onde se diz:

    « Houve um tempo que em que a elite brasileira usava o exército para aplacar a democracia. Agora não precisa de militares na rua. Basta ter todas as televisões do Brasil, juízes com fome de protagonismo e um exército de políticos corruptos disponíveis para queimar quem for preciso para salvar a sua própria pele.»

    Um grande abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo Carlos Romão.
      Aqui ainda era cedo quando comecei a elaborar esta resposta. Manhã fechada com cara de que muita chuva teremos. Ontem tivemos na área, uma forte temporal com muita chuva. Casas destelhadas e muitos problemas já sanados, porém há prenúncios de mais chuvas.
      Obviamente os meios de comunicação mascararam os atos pró Lula, que foram gigantescos em vários pontos da cidade de Porto Alegre. A chamada esquina democrática no centro da Capital, esquina da Av. Borges de Medeiros e Rua dos Andradas, conhecida como Rua da Praia, (praia que não existe), foi um verdadeiro show a quantidade de pessoas que lá estava para assistir Lula falar. Foi um recorde. Brasileiros de todas las plagas, Uruguaios, Argentinos, Boliviano, gente de todo o mundo, imprensa internacional e órgãos oficias internacionais e o aguerrido e bem organizado MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Porto Alegre recebeu mais de 50 mil pessoas de fora para tal e teatral julgamento de cartas marcadas. Verdadeiro linchamento de quem teve a coragem de enfrentar essas oligarquias atrasadas e vingativas. Muitos não entendem, mas quem estava sendo punido, como sempre afirmo não era o cidadão LULA e sim o povo que teve o discernimento de levá-lo à Presidência. Óbvio que foi confirmada a condenação, pois o ódio dessas elites burras é enorme e vão continuar a massacrar a classe trabalhadora.
      Entendi quanto a Social-democracia e ao citar FHC, o fiz, pois precisa a Social-democracia ser repensada e como vimos, tende essa, quando no poder abrir as portas ao capitalismo.
      Nisto temos que lembrar que pelo puro ranço anticomunista, na Alemanha (República de Weimar) nos anos trinta, pela falta de visão, essa social-democracia em não compor com os comunistas e vice-versa, com a mão de Stálin, abriu as portas para que Hitler chegasse ao poder. No pós-guerra a social- democracia obteve muito êxito, porém estava respaldada pelo Plano Marshall e quase sempre tende enveredar à direita, devido às pressões do grande capital. Ainda vejo na social-democracia uma sobrevida do capitalismo, e mesmo sendo ela “reformista” não deixa de ser essa válvula de escape. Tivemos há pouco um candidato Socialista, Bernie Sanders, que concorreu nas primárias à Casa Branca, porém continua a se afirmar como um defensor do capitalismo. Como entender?
      Quanto a Daniel Oliveira, não deixa de ter razão, absoluta razão quando faz sua afirmação, entretanto se ainda o Exército e as duas outras forças não tomaram em suas mão uma intervenção é por que há muitas coisas a se questionar. A primeira é que, mesmo dentro das Forças Armadas não há um consenso geral, visto que foi vazada a informação de uma grande divisão dentro delas, pois muitos Oficiais e Praças são adeptos a Lula e as reformas por ele implantadas. Porém cresce dentro dessas forças um movimento pró intervenção. Caso isto venha acontecer, sonho com a velha história: Que vençam os brancos, porém com uma cunha vermelha.
      O massacre foi feito, cabe agora os recursos que demandarão tempo e possibilitará a Lula, mesmo processado possa concorrer neste ano. Assim espero, porém nunca se pode confiar neste poder judiciário composto por homens comprometidos com o grande capital e alguns comprometidos com a própria CIA.
      Espero, sinceramente, que este povo levante-se desta pasmaceira e tome em suas mãos os verdadeiros destinos de um Brasil justo e igualitário e faça uma verdadeira revolução, pois sem derramamento de sangue não haverá solução, já que a via democrática está sendo descaradamente impedida.
      Lamento, porém não vejo alternativas dentro do meu ponto de vista, que pode ou não ser a visão da maioria.
      Caro amigo, que bons dias venham ao nosso encontro, apesar do pessimismo que insiste em me manter alerta ao que pode acontecer de ruim ao nosso povo.
      Um grande e fraterno abraço.

      Excluir
  6. COM PRESIDENTE ELEITA E CANDIDATO MAIS POPULAR AFASTADOS, ESTÁ CONSUMADO O GOLPE

    «Já há uns meses ESCREVI sobre o processo judicial contra Lula da Silva e a sua inacreditável fragilidade. Nada, a não ser a convicção de denunciadores premiados cuja a liberdade depende da incriminação de Lula, permite corroborar que o triplex de Guarujá, em São Paulo, lhe pertencia formal ou informalmente. O facto deste mesmo apartamento ter sido aceite pela justiça brasileira como bem penhorado para que a construtora pagasse as suas dívidas é a prova final de que nem os juízes acreditam que o apartamento era do ex-Presidente. Tudo se resume, no fim, à visita do casal ao apartamento e a obras que terão sido por eles pedidas. Da real propriedade ou usufruto de qualquer espécie do imóvel não só não há provas como as que existem (a penhora) o desmentem. A maior prova da corrupção é Lula não ter pago nem discutido o preço a pagar por um apartamento que não comprou. Mudar a história do Brasil apenas com base numa visita a um apartamento revela a má-fé dos julgadores.

    Como se pode impedir um cidadão de concorrer a umas eleições por ter recebido um pagamento que não só nenhuma prova diz existir como a própria justiça brasileira garante não ser seu? Quando nem sequer existe qualquer suspeita de que esse apartamento tivesse servido para pagar favores? Palavras do juiz Sérgio Mouro: “Este juízo jamais afirmou na sentença ou em lugar algum que os valores obtidos pela construtora OAS nos contratos com a Petrobrás foram usados para o pagamento de vantagem indevida para o ex-Presidente”. O pagamento que não foi recebido foi feito em troca de nada. Sobra nada. De resto, todo o processo vive de suposições em relação ao que Lula saberia do que acontecia na Petrobrás. Mas não há qualquer prova ou indício de que Lula tenha participado ou influenciado qualquer decisão da Petrobras para beneficiar a construtora OAS. Como escrevi antes, Lula é condenado por ter favorecido uma empresa que nenhuma prova ou indício forte permite dizer que favoreceu em troca de um apartamento que comprovadamente não lhe pertence nem legal, nem informalmente. Um julgamento assim dificilmente deixaria qualquer político brasileiro, do mais sério ao mais bandido, fora da prisão. E por isso tem recebido fortes críticas de muitos juristas brasileiros. Mas com o Brasil fortemente polarizado, a culpa ou inocência de Lula parece ser a última coisa que interessa a alguém.

    Para que não haja, como tende a haver por cá, confusões com o que se passa com José Sócrates, este julgamento kafkiano, enquadrado num processo judicial carregado de irregularidades e atropelos à lei, tem de ser visto em perspetiva. Antes de mais, em conjunto com o afastamento da presidente Dilma Rousseff, com base na invenção de um crime de responsabilidade (a famosa “pedalada fiscal”), risível perante o mar de lama e corrupção da política brasileira. A motivação constitucional e ética dos deputados não precisava de outra contraprova que não fosse a própria sessão de votação do “impeachment”, um momento grotesco que fica como registo mais esclarecedor da natureza antidemocrática do golpe.

    Os dois acontecimentos – afastamento inconstitucional da presidente eleita e processo contra o candidato mais popular de forma a impedi-lo de ir a votos – são peças fundamental deste golpe constitucional. E as motivações ficam evidentes na atuação posterior de Michel Temer, um homem que, apesar de todas as suspeitas e acusações de corrupção, foi mantido no lugar sem qualquer receio de incoerência. E que, depois de garantir que ele próprio não enfrentava a justiça, veio dizer, em Davos, que este julgamento serena os mercados porque mostra que as instituições brasileiras funcionam.»

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  7. «As graves mudanças na lei laboral e na lei da previdência, reformas profundíssimas num Brasil a viver em crise social, e com um pendor neoliberal em tudo oposto à “chapa” pela qual Temer foi eleito vice, explicam porque foi tão importante afastar Dilma e impedir o regresso de Lula. Que seja um governo com popularidade de 3% e sem qualquer legitimidade política (o sistema brasileiro é presidencialista, não é semipresidencialista ou parlamentarista) a levar a cabo estas reformas mostra o grau de desespero e descaramento da elite económica brasileira. Com a queda do preço de petróleo e a crise económica brasileira, já não se está a discutir, como no tempo de Lula, a distribuição da prosperidade mas a distribuição dos sacrifícios. E, com essas coisas, a oligarquia brasileira, ainda plena dos seus tiques esclavagistas, não brinca.

    É preocupante que a esquerda brasileira se tenha colocado numa situação de total dependência em relação a Lula da Silva. É extraordinário que, em 12 anos de poder num país da dimensão do Brasil e com um partido tão implantado como o PT, não tenha conseguido construir outras lideranças carismáticas. Isso fragilizou o próprio Lula, colocando-o na mira do ataque – os seus opositores sabiam que matar Lula era matar toda a esquerda brasileira. Mas mesmo que assim não tivesse acontecido talvez não houvesse fuga possível. Um dos nomes mais falados como alternativa a Lula da Silva era o antigo perfeito de São Paulo, Fernando Haddad. Mal a sua candidatura alternativa começou a ganhar maior credibilidade, sobretudo depois de ter sido escolhido como responsável do programa eleitoral de Lula, logo surgiu um indiciamento judicial, com mais nenhuma base que não seja tão vaguíssima que dá vontade de rir. Ou seja, cada nome que surja no campo do PT e que tenha, como tem Haddad, popularidade suficiente para ter alguma hipótese, passará a estar imediatamente na mira de um poder judicial que substituiu o processo pela convicção. Num país onde os magistrados tomam posições políticas públicas bastante claras e onde as carreiras política e judicial se cruzam bastantes vezes.»

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  8. «Este processo de total judicialização da política brasileira, que transforma os juízes em centro de disputa política, que pedem apoio popular, apelam a manifestações e têm como último critério da sua ação a própria lei, é um caso de estudo que merece ser olhado com toda a atenção por todos os que acreditam na democracia e no Estado de Direito. No Brasil, mas não só, ele depende de uma tríade perfeita: os grandes grupos de comunicação social, o poder económico e financeiro e juízes cada vez mais disponíveis para saltar para a ribalta mediática onde hoje se define o sucesso e relevância de cada profissional. Cavalgando a justíssima indignação popular com a corrupção e selecionando politicamente as vítimas a queimar na fogueira mediática, o poder desta tríade é avassalador. Um poder que tem a particularidade de não depender do voto. No Brasil, ele até já serve para proibir exposições “indecentes” com base em convicções religiosas de juízes (o poder dos evangélicos estende-se a todos os ramos do Estado). O populismo desbragado que move parte do poder judicial brasileiro é bem evidente na máxima mediatização de todas as demonstrações de força, de que a exibição da transferência de prisão do ex-governador Sérgio Cabral acorrentado nas mãos e nos pés é uma boa ilustração. Claro que o povo gostou da imagem. E o objetivo é esse mesmo, reforçando assim o poder simbólico dos juízes face ao poder político.

    O processo que hoje teve o seu momento decisivo, cujo resultado exato foi preanunciado por várias televisões, e que teve uma gestão extraordinária de calendário para garantir que acontecia antes de Lula poder concorrer a eleições, torna a sua candidatura quase impossível. Com base numa acusação sem qualquer substância, prova ou sequer indício. Nestas circunstâncias, o afastamento do político mais popular do Brasil da corrida presidencial revela-nos que novos instrumentos podem ser usados para impedir qualquer esforço de justiça social em tempo de crise.

    Nunca devemos esquecer, quando analisamos o que se passa no Brasil, a natureza profundamente classista e racista da elite nacional e a afronta que significou ter, à frente dos seus destinos, um operário sem curso superior. Mas o que está em causa agora, que chega o tempo das “vacas magras”, é muito mais do que isso. Como se percebe por tudo o que o governo Temer vai apressadamente aprovando.

    Claro que Lula, Dilma e PT cometeram erros graves. Fizeram depender do petróleo todas as suas reformas sociais, que tiraram da pobreza milhões de brasileiros. Bastou que o seu preço caísse para tudo ir atrás. Como aconteceu com outros países que acreditaram que podiam fazer reformas sociais sem tocar numa economia de base extrativista. O Brasil passou então a depender do endividamento externo. E depender do endividamento externo é, como nós bem o sabemos, depender dos humores de mercados pouco interessados em reformas políticas e sociais emancipadoras dos trabalhadores. O segundo pecado do PT foi, apesar das mudanças legislativas que promoveu e que tornaram todo o processo Lava-Jato possível, não ter combatido a corrupção. Pelo contrário, deixou que ela o minasse por dentro e foi fechando os olhos aos crimes cometidos por seus dirigentes e aliados. O terceiro, foi não saber refazer as suas alianças, achando que, por estar no poder, dispensava um movimento popular que pressionasse para reformas sociais e políticas mais profundas. Preferiu ficar nas mãos dos oportunistas do PMDB, mesmo quando era evidente que eles estavam, dentro do próprio governo, a preparar o golpe.»

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  9. «Está ainda a cometer erros, não preparando o dia seguinte a Lula, quando for evidente que o golpe antidemocrático foi, como não podia deixar de ser, bem sucedido. Continua, na resistência a este processo judicial, a pôr todas as suas fichas numa carta marcada e abatida pelas poderosíssimas forças que usaram uma justiça politizada e uma comunicação social sem grande vínculo à democracia (a Globo foi um instrumento fundamental da ditadura) para impedir que a gestão desta crise fosse feita por quem queira distribuir sacrifícios. Mas o que está a acontecer no Brasil deve ser um alerta para todos nós. A aliança entre o poder mediático e juízes populistas ávidos de notoriedade é o novo instrumento que a elite económica tem, perseguindo seletivamente ou mesmo injustamente políticos pouco cooperantes, para aplacar qualquer vontade de mudança. Um dia isto também nos vai acontecer.»

    Daniel Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo.
      Lúcido e bem embasado este comentário, não há o que acrescentar, tanto no teu como no de Daniel Oliveira, que não conheço, mas faz uma análise perfeita da caótica situação pela qual passa o Brasil e o Partido dos Trabalhadores. Muitas coisas são verdadeiramente alarmantes, mas e infelizmente é o retrato correto de meu Brasil, tão desmoralizado, tanto no campo político como no Judiciário, uma vergonha, onde as convicções suplantam as provas. Temos que ter a sensibilidade de ver dentro deste lamaçal que estamos enfrentando, apesar das teatrais cenas que corriqueiramente são apresentadas na televisão, numa sórdida demonstração de que a justiça estaria sendo feita, trilhando um caminho perigoso que poderá levar ao poder um governo fascista. Porém, esta mesma justiça do Faz de Contas esquece muitos políticos golpistas e notórios corruptos, como Romero Jucá, Aécio Neves (Lavagem de dinheiro, propinas e tantos outros) Renan Calheiros e um rol de Deputados e Senadores, cuja mídia ou média, não faz tanto estardalhaço, por serem próceres da Direita Raivosa.
      Vivemos neste país de faz de contas, e isto sempre foi a marca deste Continente chamado Brasil.
      Infelizmente a própria Proclamação da República, que foi provisória por mais de um Século mostra bem os erros dantescos que passamos. Tal República foi na verdade uma farsa, cujo seu principal protagonista, o Marechal Deodoro da Fonseca, sem querer foi a pedra angular deste verdadeiro golpe, pois era amigo pessoal de Dom Pedro II e sempre foi um defensor acérrimo do Império, que num momento de fragilidade, com sua saúde abalada dirigiu-se ao Campo de Santana e no momento em que falaria à tropa lá acantonada não foi ouvido devido às ordens do Coronel Benjamim Constant, verdadeiro republicano, que abafou suas palavras com uma salva ensurdecedora de canhões e sem entender o velho Marechal voltou à sua casa sem saber que naquele momento dar-se-ia o início ao Golpe da República. É de ficar pasmo em saber que quem redigiu e aprovou a República foi uma simples Câmara de Vereadores, a do Rio de Janeiro e não quem competia fazer. Tal documento previa um plebiscito em que o povo votaria por uma República ou pelo Império o que só aconteceu em 1993, quando as opções eram a volta do Império ou uma República Presidencialista ou Parlamentarista. Confesso que votei por uma República Parlamentarista, porém o povo optou pelo, já conhecido Presidencialismo, que em muitos momentos não conta com a maioria e se torna vulnerável como aconteceu no último mandato de Dilma Rousseff, que teve todos os seus projetos engavetados na Câmara e no Senado. Engavetados por liderança de um mau brasileiro Aécio Neves, pois defendia o estratagema do quando pior melhor. Porém o nosso povo, de conhecimento incipiente não se deu por conta que aí iniciava o Golpe contra a democracia e o que vimos foi exatamente o que sucedeu

      CONTINUA:

      Excluir
    2. Houve e há dentro do PT uma série de discussões sobre o papel do partido a âmbito nacional, porém tardiamente. Tais discussões que deveriam acontecer já no primeiro mandato de Lula não ocorreram e colocaram o Partido numa posição muito delicada e como diz Daniel Oliveira, não houve um processo de garantir novas lideranças que pudessem substituir o carisma e a popularidade de Lula. Alea jacta est e não adianta bater no peito e esbravejar Mea culpa! Mea culpa! Por outro lado todas as possíveis lideranças, mesmo a de Haddad foram pelos meios de comunicação sendo achincalhadas levando o Partido a uma total falta de liderança a nível continental, já que o Brasil é na verdade, por seu gigantismo, um continente que continua nas mãos dos meios de comunicação atrelados à Direita Raivosa, que vendem o ódio pelo ódio. Tão severa é esta escancarada manipulação da opinião pública que mesmo eu, um de quatro irmãos estou sozinho dentro da família, pois os outros, duas irmãs pensionistas do Exército, sendo uma casada com um Coronel, e vergonhosamente recebendo pensão de meu falecido pai, verdadeira parasita e um irmão, estão de braços dados com o que há de mais reacionário dentre os possíveis candidatos, que é o fascista Bolsonaro, que cativa os analfabetos políticos com declarações bem ao estilo de Adolf Hitler. É um confesso racista, misógino e homofóbico, que em suas declarações violentas e ensandecidas cativa os que tanto ódios tem da esquerda, por interesses e mesmo aqueles analfabetos políticos que se deixam levar pelo canto da cotovia. Pior, muitos afrodescendentes aliam-se a ele, que os chama de “arroba”.
      Estamos realmente navegando em um mar de lama. Estamos assistindo um Judiciário realmente politizado, no sentido pejorativo, envolto, muitos, em escandalosas transações, com acusações de grilagem de terras, recebimento de propinas e até trabalho escravo. Porém o povo dá de ombros, pois o foco está todo centrado em destruir a imagem de Lula e principalmente na retirada dos direitos trabalhistas em vigor desde os anos 30 e muitos surgidos mesmo dentro dos anos de Chumbo.
      Cassam-se os benefícios dos Sindicatos, com o possível fim do Imposto Sindical que é um dia de trabalho descontado de todos os trabalhadores e rateado entre todos os Sindicatos, conforme sua representatividade. Mais uma maneira de amordaçar o que ainda reflete a organização da Sociedade. Lembrando que por muitos anos fui líder sindical e que em determinada época assumi a Presidência do Sindicato dos Professores. Cassam-se direitos fundamentais que levarão a classe trabalhadora a uma situação de total subordinação ao capital especulativo, pois mesmo os direitos previdenciários podem ser privatizados. Mais um passo atrás. Mais um vergonhoso golpe contra o povo.
      Até duvido que não haja um levante popular, pois as coisas andam nesse sentido, porém muito falta para o nosso povo ter uma visão adequada do momento extremamente sensível pelo qual passa o país.
      Encerrando, gostaria que com a mesma ferocidade que estão tratando Lula, fizessem com o magnata Fernando Henrique Cardoso, com José Serra, com Geraldo Alkmin e tantos outros políticos da Direita Raivosa que são esquecidos pelo Judiciário, pois tem as costas quentes e são protegidos pelas oligarquias nacionais e pelo capital especulativo internacional. Vergonha é o que sinto.
      Se quisessem fazer uma verdadeira limpeza no Brasil, todos deveriam passa pelo mesmo crivo, porém não é isto que estamos assistindo e muitos estão inertes acreditando no que os meios de comunicação tanto alardeiam.
      Caro amigo, fico realmente envergonhado com o que está acontecendo no Brasil e isto é apenas o prelúdio do que pode se espraiar pelo mundo, pois o capital especulativo não tem fronteiras e tudo é material de venda e lucro, até mesmo a educação pode ser privatizada, assim como a saúde e as aposentadorias.

      Grande e fraterno abraço.

      Excluir