PS

PS

SEGUIDORES

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Canoas.




Hoje pelo terceiro dia consecutivo nossa cidade de Canoas, a quarta maior cidade do Estado do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas, com uma população que passa dos 350 mil habitantes, novamente foi atingida por mais uma hora de intensa chuva, que alagou as regiões mais baixas da cidade, as passagens de nível sob a linha do metrô de superfície, alagando também muitas ruas e avenidas, tanto no centro como em alguns bairros.


É um problema que se arrasta desde muito tempo, e as usinas de recalque não deram vazão ao forte toró, rápido, porém violento.


Da sacada de meu apartamento podia ver as extensas filas de automóveis que fluíam lentamente devido ao acúmulo d’água que se formou em ambos os lados mais baixos da Rua Doutor Barcelos, tanto junto a Rua Coronel Vicente como nas proximidades do Shopping Canoas Centro.


Porém vamos ver nossa Canoas sem essas massas d’água que tanto atormentam a cidade principalmente na época das grandes chuvaradas.


Canoas é uma cidade próspera, com um parque industrial de fazer inveja, uma rede de ensino bem estruturado e que conta hoje com três Universidades.

            Vista panorâmica da cidade

         Pracinha no centro, conhecida como Praça do Avião.

            A pracinha do Avião é uma homenagem à
            Base Aérea de Canoas que junto a de Santa
            Maria, ambas no Rio Grande do Sul, defendem 
            o espaço aéreo e naval do Extremo Sul.
               
            Br. 116, que corta a cidade de sul a norte

            Shopping Canoas - Centro
 

            Interior do Shopping Canoas

         ParkShopping Canoas, será inaugurado em abril.

            Bairro Jardim do Lago.

Primeiro plano: Bairro Jardim do Lago.


            Adiada a construção da linha do aeromóvel
            que ligará os dois maiores bairros da cidade,
            Mathias Velho e Guajuviras, percorrendo as  
            Avenidas Rio Grande do Sul e Boqueirão.
 

            Como ficará a Estação Mathias Velho do Metrô
             interligada ao Aéromóvel.
 

            Apesar de morar apenas 400 metros do centro 
            comercial da cidade onde fervilham  lojas, 
            restaurante e lanchonetes, vivo no meio
            do mato, neste edifício.
            Área de preservação, mata nativa e nada 
            mais será construído ao redor.






4 comentários:

  1. OI PROFESSOR PEDRO!
    CONHEÇO BEM "CANOAS" POIS SOMOS VIZINHOS DE CIDADE, MAS, SOB ESTE OLHAR CARINHOSO QUE HOJE A MOSTRAS, NÃO, ACHO UMA PENA O AEROMÓVEL, UM PROJETO QUE PENSO EU, DARIA UMA MAIOR MOBILIDADE ALÉM DE MODERNIDADE A BONITA CIDADE DE CANOAS. NOSSO RIO GRANDE NO GERAL, ESTÁ DEIXANDO A DESEJAR O QUE NOS ENTRISTECE MUITO POIS, GAÚCHO QUE SE PRESA, É " GAÚCHO ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA" NÉ TCHE? KKKK
    UMA BRINCADEIRA PARA DESCONTRAIR, MAS ACHO QUE SOMOS UM POVO QUE AMA MUITO SEU CHÃO MESMO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zilani, imenso é o prazer em ler teu amável comentário que muito me honra.
      Nenhum membro de minha família é canoense a não ser meu amado neto, porém todos se acham e se dizem canoenses, afinal de contas moro nesta bela cidade há mais de 35 anos. Sou um fervoroso amante de Canoas e por isto espero mais de “minha” cidade. Centenas de milhares de pessoas que diariamente percorrem a cidade pela BR 116 acham que Canoas é apenas uma rodovia envolvida por casas, loja, indústrias e edifícios, porém, por ser Canoas mui plana o passante não tem a noção do que é esta cidade que se estende por quilômetros a cada lado da BR, com bairros belíssimos, lembrando que a cidade estende-se por quilômetros em ambos os lados, com avenidas quilométricas como a Rio Grande do Sul e Florianópolis no Bairro Mathias Velho com mais de 130 mil habitantes, que alcançam as margens do Rio dos Sinos, divisa com a cidade de Nova Santa Rita, e em sentido oposto a avenida Santos Ferreira que vai até o limite do Município de Cachoeirinha e a Avenida Boqueirão que é a principal artéria que liga ao bairro Guajuviras, onde o comércio é continuo, dia e noite, porém, além de ser um amante desta cidade não deixo de ser também um acérrimo crítico de administrações desastrosas. Nos últimos dois governos, nossa cidade com maravilhosas obras, abertura de uma perimetral e da Rodovia do Parque passou a fluir, e o caos existente na BR foi dissipado. Quanto ao Aeromóvel, agora estudam o prolongamento do mesmo atingindo o centro e bairros de Cachoeirinha e Gravataí. Será uma obra fantástica dando maior mobilidade à cidade, pois Canoas há muito tempo deixou de ser um dormitório de Porto Alegre. Espero que o atual governo Municipal não fique adiando as obras, assim como o rebaixamento do Metrô e do túnel da Domingos Martins que passará por baixo da BR. Canoas tem tudo para tornar-se uma grande e bela metrópole. Esperamos que as obra continuem e não sejam paradas como muitas foram. Sou de família da Pampa, tanto do Rio Grande do Sul como do Uruguai, meio haragano, cujo coração está plantado nestas plagas, mas o Rio Grande do Sul é altivo e sei que o progresso que hoje encontramos nas Missões, no Planalto e na Serra um dia será coisa de todas as querências deste pago.
      Prazer imenso e um respeitoso e fraterno abraço.

      Excluir
  2. Olá, querido Pedro!

    Tudo bem por aí? Sandrinha, já está melhor? As infiltrações são necessárias e como a composição é cortisona, em doses generosas, faz sempre efeito. Os joelhos e o colo do fémur nas mulheres são pontos chave, infelizmente. O excesso de peso, a diminuição das hormonas são fatores a ter em consideração, portanto, vamos perder, todas, um pouquinho de peso. Eu tenho 1,56m e tenho 68kG, portanto, tenho peso a mais. Estou suprimindo apenas farináceos e doces, claro.

    Falando de teu magnífico post, te digo que fiquei boquiaberta com tanta beleza e desenvolvimento, contudo, eu creio e até pke tenho outros comentadores desse estado, k o clima é estranho, ou seja, no inverno as temperaturas são mto baixas e até neva e no verão, as temperaturas sobem, mas num mesmo dia, conseguem ter as 4 estações do ano. Ah, e essas chuvas não dão com nada, Pedro! Me explica, se é assim, por favor!

    Adorei os edifícios e a vista da cidade de Canoas, mas meu olho se fincou no shopping, enfim, (de)formação feminina.

    Qto à tal bebida, o chimarrão, todo o mundo bebe, uns a seguir aos outros, numa de delicadeza e tradição. Bem, e se houver doenças? Já pensaram nisso?

    Não nasceste em Canoas, mas vives aí há 35anos como li em tua resposta, acima, e compreendo, perfeitamente, teu amor e apreço por essa cidade. Bruninho é k é canoense.

    Então, e aí não fazem carnaval? Em Portugal, tudo sereno. Um ou outro lugar com umas meninas tentando sambar, imitando as brasileiras, mas ficam bem aquém delas, se diga.
    Não aprecio essa festa louca, embora, qdo criança, me gostasse de fantasiar.

    Beijos pra todos vocês e dias bem felizes. Já li teu mais recente post, mas minhas mãos precisam repousar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu, amada amiga portuguesa.
      A Sandrinha hoje acordou com fortes dores na perna, o que a tem restringido muito o caminhar, no mais está bem. Por motivo de um acidente ela rompeu os ligamentos do joelho. Era uma mulher ativa e mantinha o peso sob constante vigilância, porém devido a não poder caminhar seu peso subiu. Ela tem feito várias aplicações do produto de nome Synvisc, é um líquido viscoelástico estéril que contém hilanos, sal sódico do ácido hialurônico. O que alivia a fricção dos ossos. Seu médico está importando da Suíça um novo e mais eficiente produto. Espero que surta um efeito maior. Entretanto calculamos que cada aplicação ficará em torno de seiscentos reais, quase duzentos euros, e são seis aplicações. Mas isto não é o importante, e sim a sua melhora, mesmo que por algum tempo, antes de nova etapa de aplicações.(três por joelho)
      O chimarrão é usado desde tempos imemoriais, antes pelos índios que usavam a bomba, tubo pelo qual se sorve a água, era feito de taquara, com o tempo e o hábito se espraiando por toda a população aqui formada, trocaram a velha bomba de madeira e hoje é feita de aço inoxidável, muitas com o bocal de ouro e é tomado entre familiares e amigos próximos, não se sabe de nenhum caso de transmissão de doenças. É uma bebida estimulante e diurética, que é um hábito arraigado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, de origem paraguaia ele também se enraizou na Argentina e no Uruguai. Não há registros de contaminação por motivo deste hábito.
      Quanto ao clima no Rio Grande do Sul, é meio caborteiro (manhoso, mal, tratante), pois muitas manhãs prenunciam um dia sereno e ameno, porém ao aproximar-se do meio-dia o calor torna-se sufocante, com temperaturas passando dos 40º, e vai, com a chegada da tarde tornando-se outonal, e ao chegar perto da noite a temperatura despenca abruptamente devido aos ventos vindos do Sul. Muitas vezes as manhãs são frias e as pessoas já sabem que o efeito “cebola” se aproxima. Efeito cebola como dizemos aqui, é o ir tirando peça por peça, de roupa, camada por camada, pois o calor torna-se abrasador. Muitas vezes o clima está límpido e quente, e num vu (repentinamente) formam-se massas de nuvens carregadas que despejam raios e muita água. Mesmo no inverno, cuja temperatura cai abaixo de zero e em algumas regiões forma-se geada ou cai neve, em horas começa a fazer um calor forte. Haja saúde. As regiões próximas à costa são mais amenas, porém na Pampa o calor é de fritar ovos no asfalto na época do verão, ao chegar o inverno o frio é cortante devido ao Minuano, ventos vindos da Patagônia.
      Quanto a Canoas é sim uma bela cidade que ficará melhor ainda com obras que estão sendo planejadas, como o rebaixamento da linha do metrô, túneis, linhas de aeromóveis, que ligará não somente os bairros de Canoas, como se estenderá até os Municípios lindeiros (vizinhos do limites), como Cachoeirinha e Gravataí, a cidade que mais cresce no Estado e outras obras viárias de deixar o queixo caído. Isto é, se conseguirmos tirar o usurpador Temer do Poder. O bonito de se ver é o povo, centenas de milhares, nas avenidas, em pleno carnaval gritando “FORA TEMER – FORA TEMER”, ou em ensurdecedores “LULINHA, PAZ E AMOR”.
      O Shopping Canoas Centro, já está pequeno para o afluxo de pessoas de vários municípios, por este motivo estão para inaugurar o ParkShopping Canoas, uma obra gigantesca e bela.
      O Bruno foi com a namorada e os pais dela passar o carnaval no Rio de Janeiro, cujo carnaval é o mais belo espetáculo da Terra, estão numa afamada praia, a de Búzios, internacionalmente conhecida. Eu e Sandrinha não gostamos de carnaval, mas o povo se diverte.
      Céu amada, que tenhas um belo fim de domingo e que tua semana, assim como sempre tenhas muita saúde e paz.
      Um fraterno abraço cá do extremo sul do Brasil.

      Excluir